Sie sind auf Seite 1von 53

detox: muito alm da dieta

O guia completo para voc desintoxicar o seu corpo e emagrecer com sade.

Ol! muito bom t-lo(a) conosco para que possamos levar at voc, de forma didtica e objetiva e em parceria com a nossa nutricionista, a Caroline Viana, informaes muito valiosas sobre a DIETA DETOX. Para comear esta leitura gostaramos de lhe propor uma reflexo: Quais so os piores inimigos e melhores amigos da sua sade?

Com esta questo em mente gostaramos de contar para voc que a to comentada Detox nada mais do que uma forma de auxiliar o seu corpo a ficar mais saudvel. Isso feito ao se liberar o caminho para que rgos como fgado, rins, pulmes e pele exeram suas funes excretoras de forma plena, eliminando de vez toxinas e impurezas que produzimos, ingerimos ou adquirimos na vida cotidiana. Nas prximas pginas iremos explicar passo a passo a importncia desta ao e qual a chave para ter um corpo limpo, saudvel e mais bonito, sempre!

Conquistar um corpo saudvel e bonito uma tarefa que depende apenas de voc!

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que Detox? E como a Detox age no organismo? 1 - Inimigos da sade Os hbitos: sociedade da fartura A indstria alimentcia: o excesso de aditivos qumicos Pesticidas A falta de informao 2 - Amigos da sade O apoio da cincia De volta ao natural Desintoxicar a mente Ataque a raz 3 - Aplicando na prtica Hbitos do dia a dia Melhor forma de preparar seu detox Os resultados que voc v: beleza e emagrecimento Os resultados que voc sente Limpo para a vida toda! SURPRESA!!!

05 09 13 14 19 22 25 28 29 30 32 34 35 37 39 40 44 45 49

Afinal, o que detox?

Afinal, o que detox?

Se voc baixou este e-book bem provvel que j tenha uma noo do que a dieta desintoxicante, ou ao menos voc j tenha ouvido falar dela e ficou interessado(a) em saber mais... Ento vamos diretamente ao assunto: A Dieta Detox em sua essncia uma dieta focada em facilitar e potencializar a retirada de toxinas e impurezas que acumulamos em nosso organismo atravs da alimentao e da exposio ao meio ambiente e seus poluentes em geral. Ela se baseia na restrio, por poucos dias, de todas as substncias que ingerimos e que poderiam causar algum mal ao organismo, que atuam no processo do envelhecimento precoce, no enfraquecimento das clulas e que prejudicam as atividades naturais do corpo. Isto feito atravs da ingesto ou no de alimentos especficos. De forma objetiva, retirar de nossa dieta alimentos que contenham substncias que podem causar algum dos males citados acima, focando ento na ingesto dos alimentos que nos trazem nutrientes benficos ricos em vitaminas, minerais, protenas, fibras, gorduras boas, etc. 06

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Palavra da nutricionista
A Dieta Detox ou desintoxicante originou-se nos Estados Unidos, usada ostensivamente pelas celebridades, por seus resultados ntidos e rpidos. O objetivo desta dieta, tal como o nome j diz, realmente eliminar as toxinas do nosso corpo. O organismo projetado para eliminar resduos txicos de maneira natural, porm com o aumento do consumo de alimentos inadequados e hbitos de vida incorretos, a quantidade destes resduos se torna excessiva, desregulando assim o correto funcionamento do organismo nesta sua tarefa. possvel, no entanto, auxiliar e ainda acelerar este processo de limpeza com a ingesto dos alimentos certos. Veja a seguir os alimentos que devem ser evitados por proporcionarem o acmulo de toxinas em nosso corpo e tambm os que contribuem para o processo de desintoxicao:

07

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Palavra da nutricionista No pode comer:


Acar Doces Caf Ch preto Laticnio Carne vermelha Embutidos Refrigerantes Fermentos Corantes Gorduras em geral (salgadinhos, frituras, biscoitos) Sal em excesso Bebidas alcolicas

Frutas Vegetais Arroz integral Leguminosas Oleaginosas Linhaa Aveia Quinoa Azeite de oliva Gengibre Canela Alecrim Organo Frutas secas Peixe Leite de arroz ou de soja Chs como o verde, branco, hortel, cidreira, cavalinha, entre outros.

pode comer:

08

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

E como a detox age no organismo?

Afinal, o que detox?

A partir do momento em que se ingeri um alimento, no h volta. Ele inevitavelmente passar por nosso sistema digestivo e seus componentes sero absorvidos pelo organismo. O alimento far o caminho predefinido para todo alimento, independente de ser ele um alimento saudvel ou no. Mas afinal, qual o caminho que o alimento percorre que faz com que ele promova sade ou gere malefcios ao nosso corpo? Onde exatamente isso acontece? A nossa nutricionista pode nos ajudar a desvendar:

Palavra da nutricionista
O nosso organismo funciona de maneira ordenada combinando vrios fatores que contribuem para sua manuteno, ou seja, quando ingerimos um alimento h uma comoo de estruturas corporais que estaro em prontido para receber os seus nutrientes. A absoro, bem como a digesto, se inicia na boca, na qual a saliva amolece os alimentos e comea a digerir os carboidratos; passando para esfago forma-se o bolo alimentar que ser conduzido ao estmago, este atuar com o suco gstrico sobre o bolo e com a quebra das molculas de protenas, a fim de distribu-las pelo organismo. Seguindo para o intestino delgado, ocorre a absoro da maioria dos

10

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

nutrientes: carboidratos, ferro, clcio, vitamina A, alguns aminocidos, vitaminas C, D, K, B1, B2, B3, B6, B12, potssio, fsforo e gorduras, sdio, cloro, potssio e sais biliares. No intestino grosso absorvida gua, gorduras e acares, at seguir ao reto que tambm absorve gua e controla a eliminao das fezes. O fgado o rgo responsvel por eliminar as toxidades que agridem o nosso organismo, tais como exageros cometidos em festas, excesso de aucares e gorduras na alimentao habitual, consumo de lcool, tabaco, e at mesmo toxinas oriundas do stress, sono ruim e poluio. Porm, mesmo o corpo se encarregando sozinho de excluir estas toxinas, ainda pode haver resduos que precisam de auxiliares para sua excreo. O acmulo destes resduos pode trazer consequncias visveis e muito prejudiciais. Estas substncias malficas se acumulam no fgado e intestino, principalmente, e levam ao envelhecimento e morte precoce das clulas do nosso corpo. Podemos chamar essas toxicidades de radicais livres. Estes formam-se a partir do trabalho do metabolismo e ficam livres no organismo podendo se ligar a outras molculas do corpo e causar oxidao, isto , lesionando e at mesmo matando essas clulas. Essas leses podem levar ao envelhecimento precoce e at mesmo ao aparecimento de doenas. No h uma forma de evitar a produo dos radicais livres, pois como foi ressaltado anteriormente, sua produo naturalmente causada pelo nosso metabolismo, alm de

11

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

estarmos constantemente expostos a fatores ambientais como poluio e hbitos de vida que propiciam esta produo. Estes fatores englobam desde m alimentao, at agentes ambientais, como poluio, stress, fumo, e at mesmo quando respiramos ou fazemos alguma atividade fsica, produzimos radicais livres. possvel, porm, prevenir a ao dos radicais em nossas molculas atravs de uma alimentao balanceada, capaz de promover ao detoxificante e antioxidante. A funo dos alimentos detox propicia a remoo das toxinas e, alm disso, promovem o bom funcionamento e reparao celular, prevenindo o envelhecimento precoce. Vale frisar que os alimentos ditos saudveis no limpam o organismo por si s, mas auxiliam no trabalho como um todo, deixando assim o caminho livre para que o fgado e outros rgos excretores desempenhem sua funo a todo vapor e sem distraes, consequentemente facilitando seu funcionamento normal.

1)

importante ressaltar que a dieta detox no deve ultrapassar o perodo de 7 a 10 dias, pois mesmo sendo uma dieta riqussima em nutrientes benficos, h muita ingesto de lquidos, que s vezes substituem refeies, ou seja, ser uma dieta muito pouco calrica.

2)

imprescindvel, aps o trmino da dieta detox, manter uma alimentao equilibrada e pobre em alimentos ditos como no saudveis. Isso ir certamente prolongar os efeitos da dieta.

12

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Inimigos da sua sade

Afinal, o que detox?

Os hbitos: sociedade da fartura


Famlia reunida, amigos, alegria, diverso e aquela mesa repleta de delcias! Quem nunca passou por isso? E como no ter timas recordaes do conforto, da felicidade e da satisfao destas ocasies? Tudo isso se mostra muito perfeito, mas vamos observar melhor esta relao:

Fartura de comida = Felicidade


A cultura ocidental, desde os tempos remotos, prega a fartura como uma ddiva, um sinal de status e prosperidade. No atoa que o padro de beleza da idade mdia, por exemplo, era baseado em pessoas cheinhas. Quanto mais dobrinhas, mais poder. Com a industrializao dos alimentos, seu custo para o consumidor final baixou e a mesa farta passou a ser acessvel a muito mais gente. Na sociedade moderna este padro esttico mudou para o culto a corpos finos e esguios. Outra forma no saudvel de ser, conjugada a uma forma ainda nada saudvel de alimentao.

14

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Ou melhor, de praticamente no alimentao. Privaes doentias para se atingir um ideal que no assim To ideal. Mas um dilema nos vem mente, quando mesmo com o culto a corpos magros e esbeltos (as vezes em excesso), a associao da fartura de comida com a felicidade e prosperidade continua a mesma. Mas por que motivo? Comer , sem sombra de dvidas, um dos grandes prazeres que temos na vida e a indstria dos alimentos sabe muito bem disso. Desenvolver alimentos que sejam cada vez mais atrativos aos olhos e irresistveis ao paladar o que faz de um alimento industrializado um sucesso. Comemos um e logo queremos mais! um ciclo irremedivel no qual, por sentir prazer em comer, nos afastamos de nosso objetivo de ficar o mais parecidos possvel com aquele padro de beleza que tanto admiramos. frustrao na certa! Esse comer e querer mais certamente um dos grandes motivos de sofrimento ao se tentar cultivar uma vida saudvel, com hbitos alimentares equilibrados: o conflito entre as emoes, no qual sentimos felicidade e conforto pela riqueza de sabores e texturas trazidos ao nosso paladar, e a razo de saber que aquilo que estamos desejando tanto colocar em nossas bocas no necessariamente o melhor para nossa sade. 15

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Do ponto de vista da sade, hoje no mais precisamos do acmulo excessivo de gordura corporal, que salvava a vida de nossos antepassados distantes, que viviam de caa e moravam em cavernas. Da mesma forma tambm no podemos mais perseguir aquela magreza doentia das passarelas, que leva pessoas a adquirirem doenas serssimas e at mesmo levam ao bito. Felizmente cada dia mais se v pessoas buscando um padro de beleza natural, sem excessos, seja para mais ou para menos. Se analisarmos friamente esse padro, no qual o acmulo de msculos e de gordura em quantidades adequadas para cada um, levado em considerao (em comparao com os excessos da idade mdia ou com a privao excessiva das passarelas) ele se aproxima muito mais do ideal, do que benfico e saudvel para nossos corpos. O mais importante de tudo encontrar o equilbrio entre sade e satisfao com sua silhueta, j que a sade mental tambm de suma importncia! Aceitar-se. Mas no passivamente. Aceitar suas limitaes e dificuldades, mas tambm aceitar seus sonhos e suas potencialidades. Associar comidas cheias de gorduras ruins e excesso de acar e carboidratos felicidade, um hbito de sua mente, condicionada pela cultura em que voc est inserido.

Gostamos muito das campanhas veiculadas pela Dove, falando sobre a beleza do corpo feminino, independente de como ele seja! Veja aqui >
16

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Mudar esta associao s depende de voc experimentar, testar, buscar o diferente e fazer adaptaes. Se quer realmente mudar seu estilo de vida, ter de controlar suas emoes e fortalecer o seu lado racional. Mude! Voc consegue! No fim de tudo voc associar tudo que saudvel com a felicidade que isso pode proporcionar de fato em sua vida! E acredite, o sabor do natural tambm timo!

Palavra da nutricionista
natural considerar padro de beleza aquilo que defendido pela mdia, porm devemos saber separar certos conceitos e nos atentar apenas para o que benfico a nossa sade. Temos dois terrveis erros disseminados na sociedade que afetam drasticamente a maneira de se comportar e pensar das pessoas, evoluindo para hbitos nada saudveis. O primeiro deles prega a forma do corpo prefeito, que deve ser magro,esguio, sem a mnima gordura aparente custe o que custar; enquanto o segundo erro indica que se deve comer produtos prontos, fceis de encontrar, comprar e consumir, mas que definitivamente no fornecem nenhuma vantagem a quem os utiliza.

17

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Cada individuo deve ter em mente que a nica coisa que propicia bem-estar e satisfao estar bem consigo mesmo, e isso s possvel quando nos conscientizamos que cuidar de nossa sade a prioridade. fato: atingir um objetivo nem sempre fcil e se seguirmos caminhos duvidosos ser ainda mais difcil. Se o seu foco perder peso, ganhar massa muscular, mudar a alimentao ou praticar alguma atividade fsica, mantenha-se disciplinado! Siga bons exemplos e procure profissionais para orient-lo corretamente. Trace metas com voc mesmo! Exercite a qualidade de vida e seja seu principal f e patrocinador de mudanas saudveis!

18

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

A indstria alimentcia: o excesso de aditivos qumicos


Algum pode negar a fora da mdia alimentcia hoje em dia em nossas vidas? Somos bombardeados por publicidade de alimentos rpidos e gostosos, super adequados ao paladar e a nossa vida corrida. A modernidade nos trouxe, sem dvidas, muitos benefcios. Com o avano da indstria qumica passamos a ter formas de conservar alimentos por muito mais tempo e as possibilidades de variao na produo se tornaram muito mais amplas. Mas temos que te dizer, em meio a inmeros benefcios vieram tambm incontveis aditivos qumicos prejudiciais. A maior preocupao da indstria alimentcia deixar os alimentos mais gostosos, mais saborosos, mais prticos para o cotidiano das pessoas e, desta forma, atingir a todas as expectativas de seu consumidor. E no se mede esforos para atingir este objetivo com o menor custo possvel. E qual a frmula mgica para o alimento "perfeito" e que no custe mais do que o grande pblico pode pagar? Aditivos qumicos. So mais de 3.800 aditivos qumicos que do sabor, cor, textura e conservam os alimentos. Baratos e fceis de se conseguir, alguns destes aditivos so completamente estranhos ao nosso organismo.

19

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Suas consequncias a longo prazo so incalculveis. Eles vo minando nossa sade aos poucos e ns nem percebemos. Vale at citar aquele ditado que gua mole em pedra dura tanto bate at que fura. Geralmente os males aparecem depois de dcadas, nos levando a colocar a culpa na idade e no no estrago que estas toxinas foram nos fazendo ao longo dos anos. No caia nessa! Envelhecer no deveria ser sinnimo do aparecimento de doenas e males como o hoje em dia. Ainda mais com os gigantes avanos da medicina, que aumentaram radicalmente a expectativa e qualidade de vida nos ltimos sculos. Os maiores responsveis por esta associao somos ns mesmos, que permitimos que os excessos de aditivos prejudiciais se acumulem em nosso corpo conforme nossos hbitos alimentares. De uns tempos para c o consumidor (voc, cada um de ns e todo mundo) tem se tornado mais crtico, mais consciente. Tem exigido que seus alimentos sejam adequados alm de seu paladar agradvel, atenda seu estilo de vida, tambm sua sade. O valor nutricional, to ignorado at pouco tempo atrs se tornou fator importante na deciso de compra de muita gente. Esta mudana j est atingindo o mercado de forma positiva e cada dia surgem novas marcas preocupadas com a qualidade nutricional e de produo dos alimentos colocados nas prateleiras.

20

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Opes sem os aditivos prejudiciais e com pores de vitaminas e minerais adequados para nossa sade. O industrializado est deixando de ser sinnimo de Junkie Food e passando a pensar mais no bem verdadeiro do consumidor. Fique atento para no deixar de perceber estas novidades do mercado. Voc consegue achar de tudo, at mesmo os orgnicos entraram nessa onda. Um exemplo muito legal de marca que est investindo em produtos sem aditivos ruins a Queensberry. Suas gelias 100% Fruit so completamente sem conservantes e contam com a adio apenas de vitaminas. J os Smoothies 100% Fruit, da mesma marca, alm de terem a mesma composio livre de conservantes das gelias tm uma variedade incrvel de sabores contando ainda com um lanamento da marca que tem tudo a ver com nosso livro: o Smoothie Detox, de Abacaxi, Kiwi, Limo, Ch Verde, Clorofila e Hortel. No deixe de experimentar!

21

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Pesticidas
Vamos abdicar ento de todos os alimentos industrializados e isso ir garantir uma vida mais saudvel! Ser? Vamos consumir frutas, verduras, legumes e hortalias, gros e oleaginosas, carnes e leos naturais que logo mais veremos a desintoxicao de nosso organismo como algo fcil, realizado tranquilamente por suas funes naturais Ser? Infelizmente no bem assim e precisamos te decepcionar novamente. Nenhum extremismo bom e os alimentos "naturais" que temos facilmente nossa disposio, pretendendo ser ricos em vitaminas e minerais, entre outros nutrientes essenciais, tambm so repletos de aditivos qumicos txicos, utilizados para proteger as grandes lavouras de pragas e pestes: os tais pesticidas, alm de agrotxicos para fazer com que cresam mais fortes e bonitos E em maior quantidade. Novamente tudo para agradar ao exterior e no ao interior. Maior produo resulta em um preo final mais atrativo ao consumidor. Vegetais mais viosos e sem "defeitos" so mais bem quistos nas prateleiras, correto?

22

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Mas ningum consegue acompanhar o que acontece no interior do nosso organismo at que este esteja saturado do que no deveria e os resultados desse acmulo de toxidades seja sentido na pele, seja visvel aos olhos ou no resultado de exames. Alguns estudos mostram relaes muito ntidas entre a exposio a pesticidas e aditivos qumicos com falhas no desenvolvimento cerebral, no apenas de adultos expostos a estas substncias, como j se sabido no caso de exposio dos trabalhadores de lavouras a pesticidas e agrotxicos, mas tambm aos fetos que, em fase de desenvolvimento tm suas clulas neurais alimentadas com o que compe a alimentao de suas mes. Isto ainda se estende a bebs em fase de lactao, j que o leite materno tambm transmite o que compe o organismo da me. Voc deve estar se questionando: "Ok, ento vocs esto me propondo simplesmente para parar de comer! Como que eu vou viver se os industrializados me fazem mal mas se tambm o natural me faz mal? Bom, nossa inteno no essa! Tudo o que queremos expor uma realidade para voc, que te traga conhecimento e informaes, possibilitando assim que voc tome suas prprias decises. Propomos uma reeducao alimentar, muito alm da dieta Detox de alguns dias, mas isso contamos com mais detalhes no ltimo captulo deste livro!

23

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

A soluo, que muitas vezes bastante trabalhosa nos grandes centros urbanos, procurar pequenos produtores orgnicos (que no usam pesticidas e agrotxicos). Caso voc se interesse, ainda existe a possibilidade de fazer, voc mesmo, uma pequena horta em casa. Isso sim te traria 100% de certeza da procedncia de seus alimentos. Existem, no entanto, incontveis marcas surgindo todos os dias, dedicadas produo de alimentos de excelente procedncia. So orgnicos naturais e misturas feitas com o mnimo possvel de aditivos - em sua maioria aditivos no prejudiciais como o caso da Pectina de Fruta, do Acidulante cido Ctrico, corantes naturais, entre outros. A Me Terra, por exemplo, uma empresa que dedica muito carinho no desenvolvimento de produtos deliciosos e nutritivos, quase todos sendo compostos por 100% de ingredientes orgnicos.

Gostamos muito do trabalho de uma jornalista chamada Francine Lima. Ela tem uma frase que diz exatamente o que estamos querendo expressar aqui: >>Voc o que voc sabe sobre o que come<<
24

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

A falta de informao
No deixe que os outros decidam por voc. No seja levado por tudo que te imposto. Tenha a curiosidade de procurar saber o que realmente bom ou ruim para voc. A falta de informao ou curiosidade o que mais leva o indivduo a aceitar as coisas passivamente. Infelizmente no podemos confiar em todas as informaes que nos so passadas (inclusive as informaes deste livro podem vir a ser contrariadas por novos estudos e descobertas cientficas. Portanto seja crtico. Mas um crtico com embasamento, por favor!), mas esclarecer muitas de suas dvidas mais fcil do que voc pensa atravs de um nico artifcio: o estudo. Voc pode ir a livrarias, sebos e bibliotecas tendo assim acesso a milhares de livros. Busque tambm audiobooks, documentrios, seminrios, palestras. Tudo isso pode ser encontrado online mas, se preferir, pode participar de eventos presenciais, conversar com colegas, familiares, profissionais da rea... No tem desculpa para no se informar! Pense s na maravilha que te possibilitou ler este e-book: a internet. Nela voc encontra respostas para tudo As vezes respostas erradas, as vezes certas. Mas respostas com as quais pode refletir. 25

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Nela esto compilados incontveis artigos, relatrios, memorandos, livros, posts, estudos, trabalhos acadmicos. Uma tima opo so ainda os Blogs direcionados a assuntos ligados sade e alimentao saudvel, como o nosso Blog KitLife! Voc no precisa se tornar um PHD em uma nova cincia ou mudar de profisso. Voc precisa apenas se propor a saber mais sobre as coisas de seu quotidiano.

De onde vem o leite de caixinha que voc d para os seus filhos? O que significam aquele monte de palavras esquisitas no rtulo dos alimentos? E quais os efeitos destas substncias em seu organismo? O que ser que compe a sua pasta de dentes? E ser que, s por escovar os dentes eu absorvo alguma destas substncias?

E por a vai! 26

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Voc vai ver que aos poucos isso se torna um hbito e, alm de se tornar referncia para seus amigos e amigas como sendo uma pessoa mais culta, voc saber escolher melhor o que colocar para dentro de seu organismo! Voc pode pensar que sendo mais crtico vai deixar de consumir muita coisa e precisamos te informar que isso uma verdade! Mas apenas desta forma, com o mercado consumidor mudando seus hbitos de consumo, que os hbitos de produo tambm podem mudar. Lembra daquelas marcas que citamos? Elas j esto buscando produzir de forma diferente! Pense nisso e no se permita ser s mais um na multido.

27

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Depois de tanto falar sobre os principais aspectos que causam os males da intoxicao, aqui estamos para falar dos valiosos amigos de nossa sade. Mergulhe conosco nos verdadeiros alimentos aliados de uma vida plena e cheia de prazeres!

amigos da sua sade

Afinal, o que detox?

O Apoio da cincia
Com o auxlio da difuso ininterrupta e livre da informao, a curiosidade e a conscientizao do consumidor, da populao em geral, sobre fatos que por muito tempo foram desconhecidos, e outros que hoje se comprovam controversos ao que antes era propagado como verdade, v-se que a ideia de que os os alimentos mais naturais so infinitamente melhores para a sade se torna mais difundida. Essa ideia fez com que diversos estudiosos, mdicos, nutricionistas, jornalistas e at mesmo curiosos e preocupados comeassem a desenvolver trabalhos nesta rea. Buscando a verdade sobre os alimentos. Ainda estamos engatinhando nesta busca, mas podemos ver diariamente que novas propostas surgem pregando uma vida melhor atravs de um consumo melhor, de hbitos alimentares melhores.

29

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

De volta ao natural
No interessante observar o que a tecnologia foi capaz de fazer em nosso cotidiano? So aparelhos cada vez mais modernos, revolucionrios, atualizaes cada vez mais sofisticadas em pouqussimo tempo. Mas h uma mquina que mudou muito pouco, e h milhares de anos nunca precisou de nenhuma atualizao radical: o corpo humano. Somos uma mquina perfeita em todos os sentidos. Pense que temos, quando adultos, aproximadamente 161mil Km de dutos sanguneos em nosso organismo, entre capilares, veias e artrias, que chegam ao mnimo de aproximadamente 0,006mm de dimetro (nos capilares). Imagine a delicadeza destas estruturas e imagine tambm que todas elas funcionam perfeitamente durante todos os instantes de sua vida, irrigando todos os cantinhos do organismo e levando consigo tudo o que ingerimos para alimentar cada clula vivente. Que mquina! Lembre-se ento que de responsabilidade de cada um de ns cuidar desta mquina de forma correta. Contando com todo o conhecimento que temos, cultivar hbitos que propiciem a correta alimentao de todas as clulas de nosso corpo se torna uma tarefa desafiadora por se tratar principalmente da mudana de hbitos e costumes, mas, ao mesmo tempo, um desejo de se cuidar por se gostar.

30

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Palavra da nutricionista
A princpio parece difcil e trabalhoso manter uma rotina alimentar adequada, tudo que diferente dos hbitos no saudveis parece menos atrativo em termos de sabor e preparo, a disponibilidade de tempo tambm colocada como um obstculo, mas se pararmos para pensar: quanto vale a sua sade? Segundo estudiosos do comportamento humano, uma pessoa leva cerca de 15 anos para se livrar de um hbito dito antigo ou muito praticado. Mas como o principal foco deste material orient-lo (la) e no obrig-lo (la) a mudar alguma coisa, fica o convite de se auto-presentear com maior qualidade de vida. Quando se pensa em uma alimentao natural imediatamente vem a ideia daquilo que a natureza nos oferece, e exatamente isso! Se parece difcil de comear uma nova vida alimentar, ento vamos comear a facilitar! Por exemplo, quais sua frutas preferidas? Verduras? Legumes? Acrescente-os a suas refeies. Como est sua ingesto de gua? Experimente manter uma garrafinha sempre perto para no esquecer. Ou quem sabe usar os avisos do celular para te lembrar de fazer refeies menores, mais vezes ao dia. Estes pequenos gestos podem fazer toda a diferena em seu corpo, e acredite, em sua auto-estima, pois visivelmente, nota-se uma disposio melhor, uma pele mais bonita, as funes intestinais regulares, ou seja, voltando ao naturalmente saudvel.

31

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Desintoxicar a mente
Aqui est um aspecto importantssimo para a mudana. No somente precisamos nos encher de motivao para mudar, mas preciso atacar os nossos maiores problemas que muitas vezes criam as intoxicaes e males fsicos: os aspectos psicolgicos. Precisamos desintoxicar tambm a alma, evitar ressentimentos, mgoas e remorsos. Ainda que muitas pessoas no acreditem, estes males esto diretamente ligados e refletem em nosso corpo fsico. Ento uma desintoxicao fsica muito bem feita pode durar muito pouco tempo se o real problema estiver em sua mente. J diz a velha sabedoria popular: mais fcil lavar uma escadaria comeando pelo alto do que por baixo. Isso poupa muito tempo e traz melhores resultados. A condio de stress, por exemplo, traz inmeros malefcios fsicos evidentes e perigosos. Precisamos nos livrar destas intoxicaes mentais para limpar nosso corpo efetivamente. Infelizmente no h uma dieta ou receita mgica para fazer desaparecer os males psicolgicos. Cada um deve ser responsvel pelos seus prprios problemas e somente voc tem a capacidade de enxerg-los de uma forma diferente.

32

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Voc pode praticar um esporte, cultivar um hobbie e tambm fazer uso de alimentos anti stress, que contribuem para voc relaxar no seu dia a dia Mais uma vez temos uma notcia que pode no ser to agradvel: no possvel ficar livre de problemas para sempre. Justamente por isso devemos entender que estes problemas fazem parte da vida de todos e que de maneira alguma podemos deix-los inibir o nosso gosto de viver, nossa felicidade. Acredite! Perdoe-se, ame-se e desintoxique-se mentalmente!

33

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Ataque a raiz
Se voc chegou at aqui, agora hora de fazer um balano individual. O que realmente faz com que voc queira mudar? Quais so os aspectos em voc que precisam ser trabalhados? algo apenas fsico? Ser que voc deve se livrar de padres culturais ultrapassados ou seu problema somente falta de motivao? O que de fato te motiva? Seria sua famlia, um sonho, sua vontade de ser mais saudvel? Mais bonito(a)? Se no conseguir chegar a uma resposta exata agora, proponha-se pensar nisso mais vezes e se conhecer melhor. A partir de agora voc, mais consciente e motivado, pode colocar em prtica o prximo captulo do nosso e-book!

34

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

A detox na prtica

Afinal, o que detox?

Agora hora de colocar tudo em prtica. Tudo o que o nosso corpo precisa para uma boa prtica detox est neste captulo. Voc ver que desintoxicar o organismo reflete em todo o seu funcionamento. A consequncia da desintoxicao inevitvel, inclusive o emagrecimento. Reeducao alimentar a palavra. A nutricionista Carol Viana acompanhar voc neste captulo, trazendo as informaes e hbitos necessrios para que voc consiga implementar a dieta Detox e uma super reeducao alimentar no seu dia a dia. Vamos nessa!

36

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Hbitos do dia a dia


Quando se comea um novo estilo de vida, principalmente no mbito alimentar, comum se perguntar: o que certo ou errado na dieta? Como saber o que estou fazendo de mais ou de menos pelo organismo? Ento vamos as respostas! Primeiramente importante ressaltar que a reeducao alimentar uma ao contnua, o resultado de escolhas, de aprendizado, de se permitir mudar em prol de si mesmo. Com isso, necessrio que hbitos considerados no saudveis fiquem apenas no passado. muito comum conhecer casos de pessoas que seguiram dietas da moda por um perodo e at conseguiram resultado, porm por curto prazo. Isso se deve a falta de reeducao alimentar. Simplesmente cortar alimentos por um tempo e voltar a consumi-los logo depois no garante a manuteno dos objetivos alcanados. Nenhuma dieta ser milagrosa se voc no se alimentar corretamente posteriormente a ela, alm disso importante associar uma atividade fsica para melhores resultados e qualidade de vida.

37

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Estamos muito expostos a fatores e situaes que impedem uma boa alimentao, mas o sucesso s vem se tiver esforo e disciplina no caminho. Para auxiliar em sua reflexo tente responder a si mesmo as seguintes perguntas e tire suas prprias concluses: Tenho o hbito de comer frutas todos os dias? Quantas pores? Qual a quantidade de legumes consumo ao dia? Tem variedade? Consumo carne? Com gordura? Frituras, salgadinhos, fast food, embutidos, doces... Com que frequncia consumo estes alimentos? Se suas respostas te fizeram concluir que est pecando em relao a sua sade, o que necessrio para mudar esta situao? Foque em seu objetivo e permita-se viver melhor! S depende de voc!

38

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Melhor forma de preparar o seu detox


Antes de tudo, a pessoa que deseja utilizar dos benefcios da Detox deve ter em mente a palavra disciplina. No perodo de uso da dieta, os alimentos proibidos devem ser totalmente abolidos, para que haja eficcia na desintoxicao. Se voc tiver tempo para preparar os alimentos para o consumo imediato ser timo, mas se no houver, a indstria alimentcia tem se desenvolvido muito em criar alimentos detox prticos, rpidos de preparar, e acima de tudo sob o aspecto nutricional, saudveis. Como caso dos shakes, chs, sucos e sopas solveis, encapsulados, gis, gomas, entre outros. A melhor forma de consumo dos detox obedecendo ao nmero de 5 a 6 refeies por dia, dentro do plano da dieta, e observando a maneira de utilizao e preparo dos rtulos. Devese ingerir muita gua e em hiptese nenhuma se deve passar fome.

39

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Sempre uma opo rpida e prtica, que pode ser levada com voc para onde quiser. Os sucos detox solveis so uma soluo para quem no consegue conciliar o preparo de sucos naturais com a rotina corrida ou gostaria de poder levar consigo uma forma saudvel e prtica de suco. Aproveite o melhor dos sucos detox prontos!

Afinal, o que detox?

Os resultados: beleza e emagrecimento


A princpio a detox tem como objetivo limpar o organismo de toxinas nocivas, mas como se propem uma dieta restritiva de todos os alimentos calricos e pouco saudveis, a perda de peso certa! A ingesto grande de lquidos e fibras permite que o corpo mantenha-se hidratado e com o intestino com funcionamento correto, alm das fibras proporcionarem maior sensao de saciedade comendo menos. E ainda tem os leos megas que ajudam a expulsar o colesterol e as gorduras ruins de artrias e vasos. Com isso a perda de peso ser uma consequncia. A detox muito rica em verduras, frutas, oleaginosas e cereais que possuem todos os minerais e vitaminas necessrios para o bom funcionamento e manuteno das clulas do corpo. Em uma dieta com a oferta abundante de nutrientes, logo possvel verificar seus efeitos de dentro para fora, como cabelos, unhas e pele mais saudveis.

40

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

A vitamina A, C e E, juntamente com o zinco, o selnio, o magnsio, entre outros, so alguns dos principais nutrientes que compem a detox. So antioxidantes que promovem o retardo do envelhecimento celular e sua manuteno. O consumo adequado de nutrientes promove a formao de colgeno, essencial para a sade de cabelos e pele bonitos. Os cabelos, antes sem vida, ganham brilho e firmeza. A pele fica mais macia e sinais de acne se tornam raros. As vitaminas E e C so tidas como potenciais antirugas. Vejamos a seguir alguns aliados da beleza de forma natural...

41

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?


alimentos gua Alface Azeite de oliva Banana Batata Brcolis Cebola

Ao sobre o corpo
Hidrata a pele e os cabelos, elimina clulas mortas e aumenta a elasticidade da pele, retardando o envelhecimento. Contm fibras e rica em gua, o que deixa a pele mais macia. Junto com vitaminas A, D, K e E, combate os radicais livres, pois contm fitosteris, que retardam o envelhecimento precoce da pele e deixam os cabelos mais brilhantes. Tem vitaminas C e B6 e potssio, que auxiliam no combate do estresse. Fornece zinco, betacaroteno e vitaminas B, B6, C e E, que ajudam a retardar o envelhecimento. Contm betacaroteno e vitaminas C e E, nutrientes antioxidantes com ao antiidade. Possui vitamina C, alm de pequenas quantidades de vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, que protegem as clulas e os msculos, a pele e o sangue.

42

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?


alimentos Cenoura Couve Espinafre Gelatina Gengibre Laranja Organo Pepino Salmo, sardinha

Ao sobre o corpo
Tem altos ndices de betacaroteno, que acelera o bronzeamento e ajuda a retardar o envelhecimento. Tambm rica em clcio, fsforo e vitaminas A, B1 e B2. Contm ferro, magnsio e betacaroteno, que fortalecem os ossos e auxiliam a retardar o aparecimento de rugas. Possui ferro, betacaroteno, zinco e vitaminas C e E. Rica em queratina, protena que ajuda a fortalecer unhas e cabelos. Seu efeito antioxidante atua contra o envelhecimento, e antiinflamatrio. rica em vitamina C, que participa da produo de colgeno, indispensvel para uma pele firme, e age como antioxidante. rico em substncias antioxidantes, que previnem o envelhecimento. Amacia e hidrata a pele. rico em mega 3, que tem efeito antienvelhecimento.

43

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Os resultados que voc sente


Indiscutivelmente os resultados obtidos pela mudana na qualidade da alimentao refletem seus efeitos de forma global. Mais que esttica, possvel perceber modificaes positivas em vrios aspectos, por exemplo:
Cansao generalizado: melhora com a ingesto correta de vitaminas A, B2, C e/ou ferro,encontrados em alimentos verde escuros e amarelos alaranjados. Falta de apetite: normalizado com vitaminas A, B1 e C (alimentos verde escuros, peixes, alimentos amarelos, cereais integrais). Fraqueza muscular: evitada com a ingesto correta de potssio, presente em frutas, carnes e gros integrais. Insonia / depresso: melhoram com o a utilizao de alimentos ricos em vitamina B3, encontrada em carnes magras, leite e derivados. Fadiga: combatida com a B5, encontrada em carnes, vegetais escuros, frutas secas e frescas.

44

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?

Limpo para toda a vida


Um hbito que traz bem-estar dificilmente deixado de lado. Como vimos anteriormente, a dieta Detox deve ser restrita de 7 a 10 dias, porm seus principais aliados devem permanecer se voc preferir usufruir de toda as vantagens e benefcios que a reeducao alimentar capaz de proporcionar a sua vida por tempo ilimitado.
Coma devagar e mastigue bem os alimentos. Faa as refeies em ambientes calmos, sem pressa. Procure seguir com rigor os horrios das refeies; no pule refeies, isso no ajudar a emagrecer ou melhorar a dieta. Beba 2 litros de gua ao dia. Evite refeies fora de casa ou preparaes industrializadas como embutidos e pratos prontos congelados como linguia, salsicha, salame, lasanha pronta, hambrguer e pizza; tudo isso rico em sdio que piora a presso alta alm de conter muita gordura. Usar o mnimo de leo ao cozinhar.

45

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?


Utilizar azeite de oliva (no deve ser aquecido) para temperar saladas. Utilizar temperos naturais como alho, cebola, organo, louro, limo, vinagre. Ao invs de doces consuma frutas, mas se a vontade apertar prefira um chocolate meio amargo ou frutas secas. Descubra a quantidade de horas de sono ideais para que o seu corpo sinta-se renovado. Procure obedecer essa quantidade de horas. Uma das maiores causas de desnimo, stress e reflexos negativos em seu corpo a privao de sono. Pratique exerccios fsicos! Encontre o exerccio com o qual voc se sente mais confortvel e feliz praticando e dedique pelo menos 40 minutos por dia a ele.

46

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Afinal, o que detox?


A Dieta Detox possui inmeras planilhas a serem seguidas disponveis em revistas, blogs, sites e afins. Agora, depois de ler este e-book, voc poder avaliar de forma mais definitiva a melhor opo para voc! Mas no se esquea, para garantir os efeitos de sua dedicao nos dias de dieta, a reeducao alimentar e, principalmente, a reeducao de seus hbitos, essencial! Ficamos muito felizes com a concluso desta obra e esperamos poder ter levado a seu conhecimento informaes valiosas para aumentar e/ou melhorar sua compreenso sobre sua sade alimentar. Se voc tem dvidas sobre o contedo exposto neste material ou gostaria de fazer algum comentrio nos envie um recadinho por e-mail.

contato@kitlife.com.br
Se voc quiser tambm pode nos fazer alguma recomendao ou crtica construtiva! Entendemos que no somos possuidores de todo o saber e estamos mais do que dispostos a aprender mais e melhorar sempre! Quem sabe at, lanar uma segunda edio revisada deste material, com muito mais contedo!

47

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Preparamos uma surpresa para voc!


Nas prximas pgina voc encontrar uma sugesto de cardpio detox para iniciar sua mudana de vida! Confira!

Cardpio dirio detox


Ao acordar:
Opo 1: 1 copo (200 ml) de gua com suco de 1/2 limo sem acar Opo 2: Ou algum suco detox recomendado

Lanche da manh 2:
Opo 1: 1 xc. de ch de hibisco com canela Opo 2: Algum outro ch recomendado como detox de sua preferncia

Caf da manh (30 minutos depois):


Opo 1: 1 copo grande (250 ml) de suco de abacaxi batido com hortel + 1 fatia de po integral light com 1 fatia de queijo minas, 2 rodelas de tomate cobertas com 1 fio de azeite extravirgem Opo 2: 1 copo de shake base de soja com granola

Almoo:
Opo 1: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes 1 col. (sopa) de cenoura ralada 1 col. (sopa) de beterraba ralada com organo, limo, 1 fio de azeite e pouco sal 3 col. (sopa) de arroz integral com salsinha 1 fil mdio de peito de frango grelhado Opo 2: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes 2 colheres de sopa de arroz integral 1 concha pequena de feijo azuki 1 fatia de tofu com 1 fio de azeite de oliva

Lanche da manh 1:
Opo 1: 4 ameixas secas + 2 castanhas Opo 2: 1 fatia mdia de abacaxi (ou 1 fatia mdia de melo) com raspas de casca de limo

Cardpio dirio detox


Lanche da tarde 1:
Opo 1: 1 xc. de ch verde Opo 2: Algum outro ch recomendado como detox de sua preferncia

Jantar:
Opo 1: 1 prato (sobremesa) de folhas verdes 1 fil de peixe magro 2 batatas cozidas com tempero de salsinha e manjerico Opo 2: 1 copo de shake base de soja

Lanche da tarde 2:
Opo 1: 1 suco detox recomendado Opo 2: 1 barra de cereais

ceia:
Opo 1: 2 castanhas-do-par ou nozes Opo 2: 1 barra de cereal

Lanche da tarde 3:
Opo 1: 1 xc. de ch de casca de abacaxi, 1 lasca de gengibre e especiarias (cravo, canela e anis-estrelado) Opo 2: Algum outro ch recomendado como detox de sua preferncia

E para completar o seu cardpio DETOX, nada melhor do que um delicioso suco! Para ajudar preparamos um e-book com 35 receitas deliciosas de suco detox!

CLIQUE AQUI
Para baixar o e-book 35 receitas deliciosas de suco detox!

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas. www.kitlife.com.br

Sua loja virtual de alimentos saudveis, suplementos e vitaminas.

www.kitlife.com.br

referncias
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2014/03/14/noticia_saudeplena,147915/pesticidas-provocampandemia-de-autismo-diz-especialista-em-saude-inf.shtml http://www.infoescola.com/sistema-circulatorio/capilar-sanguineo/ Robert Houska, Mad Scientist : Aird WC. Spatial and temporal dynamics of the endothelium. J Thromb Haemost 2005; 3: 13921406. GIMENO, S. G. A. alimentao e sade de A a Z. Barcelona: Sol 90, 2005. MAHAN, L. K. -STUMP, S. Krause: alimentos, nutrio e dietoterapia. 12 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011. http://www.anutricionista.com/dieta-desintoxicante-detox.html desintoxicar e relaxar (DAHLKE, 2006)

Escrito pela equipe Kitlife, em parceria com a nutricionista Caroline Viana.

DETOX: Muito alm da dieta

Das könnte Ihnen auch gefallen