Sie sind auf Seite 1von 3

PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - 10 ideias simples para ajudar Portugal

Sexta, 29 Junho 2012 00:42

No conturbado contexto nacional e internacional em que vivemos esquecemos com facilidade o desgnio de sermos cidados do nosso pas e o correspondentedever de actuar diariamente em benefcio do nosso colectivo. Importa assim reflectir e orientar as nossas decises no sentido de moderar o efeito de agressivas campanhas comerciais que permanentemente nos chamam a ateno para produtos com reduzidas mais-valias para o nosso pas e na maior parte dos casos com significativos impactos no nosso planeta.

Quer se queira quer no, em sociedade somos todos polticos e as nossas decises individuais, por mais simples que sejam, so tambm aces polticas que na prtica produzem sempre resultados muito mais significativos do que conseguimos imaginar.

As 10ideias aqui apresentadas so aes simples para o cotidiano que aumentam a sustentabilidade ambiental, econmica e social das nossas formas de produo. Se temos condies naturais para obtermos produtos de elevada qualidade falta-nos aumentar as escolhas individuais que promovam formas mais sustentveis de produo.

1)Optar sempre que possvel por produtos fabricados localmente, produzidos com matrias-primas nacionais ou que resultem do trabalho de pessoas que residam perto de ns. Os produtos portugueses podem ser identificados por um cdigo de barras que comea por 560, sendo que nos livros este cdigo 972 ou 978 (ISBN-13) e alguns produtos alimentares transformados tm um selo com a indicao (P). Mas ateno que o cdigo 560 pode apenas indicar que o produto apenas foi embalado em Portugal!

1/3

PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - 10 ideias simples para ajudar Portugal
Sexta, 29 Junho 2012 00:42

2)Preferir o comrcio tradicional e todas as formas de produo que empreguem mais trabalhadores localmente. Ajudar a reduzir efectivamente o desemprego mais que uma tarefa do governo, uma deciso de todos que nos ajuda a todos.

3)Escolher produtos genuinamente locais. Desde a roupa aos alimentos locais como a pera Rocha ou a alfarroba, so muitas as possibilidades de ajudarmos a impulsionar a nossa economia local e de preservar os nossos valores. Podemos tambm promover circuitos de comercializao mais curtos, com mais vantagens para os produtores locais e comprando fundamentalmente produtos da poca, aproveitando a sua melhor qualidade e maior benefcio para a sade e os menores gastos energticos na produo e no armazenamento.

4)Valorizar o patrimnio local, visitando e conhecendo com detalhe o nosso passado cultural levando assim preservao de importantes recursos que existem perto de ns. Os museus, os monumentos, as bibliotecas e todas as outras estruturas culturais esto espera da nossa visita para nos ajudarem a perceber quem somos.

5)Confecionar pratos de dieta mediterrnica tradicional como forma de valorizar produtos locais e reforar os benefcios para a sade de uma dieta baseada em produtos vegetais variados. Dar sempre preferncia produo local em modos mais sustentveis, resultando em benefcios para a sade de quem os consome, de quem os produz e numa melhoria do ambiente para todos.

6)Planear as frias e comprar produtos de lazer em Portugal, sem esquecer os Aores e a Madeira, dando preferncia a pequenas unidades tursticas e a actividades que tenham uma interaco sustentvel com o ambiente e com as culturas e populaes locais.

7)Escolher produtos locais com valor acrescentado em termos ambientais e sociais como sejam o artesanato portugus, os produtos tradicionais, ou produtos provenientes de iniciativas de produo sustentvel, como a agricultura biolgica ou a permacultura, resultando em benefcios para a sade de quem os consome, uma maior qualidade de vida para quem os produz e um melhor ambiente para todos.

2/3

PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - 10 ideias simples para ajudar Portugal
Sexta, 29 Junho 2012 00:42

8)Valorizar a produo artstica de autores e intrpretes portugueses, lendo, visitando exposies, assistindo a espectculos e vendo filmes portugueses ou que tenham alguma ligao ao nosso pas.

9)Fazer diariamente um esforo na reduo de consumos de recursos naturais e em particular daqueles em que no somos auto-suficientes. Evitar todas as formas de degradao ambiental do local onde se vive pois a juntar aos efeitos em cada um de ns, devemos pensar na diminuio do valor global do nosso pas.

10)Estar alerta para identificar, criticar e combater iniciativas que tenham por objectivo diminuir ou debilitar o valor dos nossos produtos, do nosso patrimnio e da nossa populao. A adopo pelos cidados de comportamentos que defendam o seu pas um primeiro passo para que todos possamos defender o nosso planeta.

Pedro Morais

3/3

Das könnte Ihnen auch gefallen