Sie sind auf Seite 1von 10

Adorno: Educao e Emancipao

Nildo Viana (1) Resumo: Para Adorno, a educao deve, simultaneamente, evitar a barbrie e buscar a emancipao humana. Ele questiona a educao autoritria e pensa uma educao emancipatria, mas, ao no apresentar um projeto de transformao social global, deixa de lado uma compreenso da totalidade da sociedade repressiva e realiza um isolamento do processo educacional, atribuindo a ele um papel transformador que dificilmente pode realizar isoladamente.

Na histria do pensamento educacional contemporneo, Theodor Adorno um nome de destaque. Nosso objetivo no presente texto expor a concepo de educao de Adorno de forma crtica, visando resgatar, simultaneamente, suas contribuies e seus limites. Adorno analisa a educao a partir dos conceitos de barbrie e emancipao (Adorno, 1995). Ele tem como preocupao fundamental a questo da barbrie. Adorno define a barbrie da seguinte forma:

Suspeito que a barbrie existe em toda a parte em que h uma regresso violncia fsica primitiva, sem que haja uma vinculao transparente com objetivos racionais na sociedade, onde exista portanto a identificao com a erupo da violncia fsica. Por outro lado, em circunstncias em que a violncia conduz inclusive a situaes bem constrangedoras em contextos transparentes para a gerao de condies humanas mais dignas, a violncia no pode sem mais nem menos ser condenada como barbrie (Adorno, 1995, p. 159 -160).
Adorno identifica barbrie e nazismo, pois este seria um caso de manifestao da barbrie. Durante o nazismo, a violncia fsica se torna algo banal, e as pessoas passam a se identificar com ela, mesmo ela estando desvinculada de objetivos racionais. O papel da educao, tal como visto por Adorno, impedir a volta da barbrie, isto , o retorno do totalitarismo, do nazismo. Este retorno uma possibilidade existente e justamente por pensar assim que a preocupao de Adorno se centra na questo da barbrie. As condies histrico-sociais que engendraram o nazismo ainda existem e por isso preciso impedir o seu ressurgimento. Se a possibilidade do retorno da barbrie existe, ento a educao assume um papel importante no sentido de prevenir e impedir tal retorno. A preocupao de Adorno em evitar a barbrie.

Qualquer debate acerca das metas educacionais carece de significado e importncia frente a essa meta: que Auschwitz no se repita. Ela foi a barbrie contra a qual se dirige toda a educao. Fala-se da ameaa de uma regresso barbrie. Mas no se trata de uma ameaa, pois Auschwitz foi a regresso; a

barbrie continuar existindo enquanto persistirem no que tm de fundamental as condies que geram esta regresso (Adorno, 1995, p. 119) .
A anlise de Adorno mostra uma forte influncia de Freud e sua concepo sobre o processo civilizatrio (Freud, 1978a). Freud coloca que a civilizao produz e refora o anticivilizatrio. Adorno parte desta tese e afirma que esta tese freudiana fundamental para se realizar uma reflexo sobre Auschwitz e tentar evitar o seu retorno. Mas, na atualidade, evitar o retorno da barbrie extremamente difcil atravs da alterao dos pressupostos objetivos, que geraram e so as condies de possibilidade do nazismo. Diante deste quadro, Adorno justifica sua posio segundo a qual a nfase deve recair sobre os aspectos subjetivos. Quais so estes aspectos subjetivos? So aqueles que remetem psicologia dos envolvidos no holocausto, mas no nas vtimas e sim nos perseguidores:

preciso buscar as razes nos perseguidores e no nas vtimas, assassinadas sob os pretextos mais mesquinhos. Torna-se necessrio o que a esse respeito uma vez denominei inflexo em direo ao sujeito. preciso reconhecer os mecanismos que tornam as pessoas capazes de cometer tais atos, preciso revelar tais mecanismos a eles prprios, procurando impedir que se tornem novamente capazes de tais atos, na medida em que se desperta uma conscincia geral acerca destes mecanismos. Os culpados so unicamente os que, desprovidos de conscincia, voltaram contra aqueles o seu dio e sua fria agressiva. necessrio contrapor-se a uma tal ausncia de conscincia, preciso evitar que as pessoas golpeiem pra os lados sem refletir a respeito de si prprias. A educao tem sentido unicamente como educao dirigida a uma auto-reflexo crtica. Contudo, na medida em que, conforme os ensinamentos da psicologia profunda, todo carter, inclusive daqueles que mais tarde praticam crimes, forma-se na primeira infncia, a educao que tem por objetivo evitar a repetio precisa se concentrar na primeira infncia(Adorno, 1995, p. 121-122).
Assim, na perspectiva de Adorno, a primeira infncia assume papel primordial. Embasado na psicanlise freudiana, Adorno afirma que a formao do carter do indivduo ocorre durante a primeira infncia. O processo civilizatrio provoca uma presso e um sentimento de claustrofobia que exasperado num mundo administrado. Isto provoca uma busca em superar isto e a violncia uma das formas como se tenta concretizar tal fuga da civilizao. Tendo em vista, segundo Adorno, que quanto mais intensa a represso, mais intensa tambm ser a recusa da represso, a tendncia de haver aumento da raiva contra a civilizao, e aes irracionais contra ela. A civilizao gera anticivilizao, um processo de integrao e ao mesmo tempo de desintegrao ou, como diz Adorno, desagregao. Porm, a violncia no pode atingir a civilizao em sua totalidade e por isso so eleitos alguns segmentos no seu interior e estes geralmente so os mais fracos e,

muitas vezes, considerados (independentemente de tal considerao ser verdadeira ou falsa) felizes. Assim, Adorno fornece grande importncia ao que ele denominou educao aps Auschwitz, que teria, segundo ele, dois aspectos. Um seria a educao durante a primeira infncia e o outro ao processo de esclarecimento da populao, que seria um processo abrangente e geral que criaria um clima cultural e social que seria um obstculo para a repetio da barbrie. neste contexto que Adorno critica a tese que aponta para a necessidade de recuperar a autoridade ou a realizao de um compromisso, e nem se trata, tambm, de se limitar ao caso alemo , que pode at contribuir para a explicao do fenmeno nazista naquela poca mas no tem um papel relevante para evitar o retorno da barbrie. Ao evitar estas solues Adorno revela sua posio:

O que a psicologia profunda denomina superego, a consci ncia moral, substituda no contexto dos compromissos por autoridades exteriores, sem compromisso, intercambiveis, como foi possvel observar com muita nitidez tambm na Alemanha depois da queda do Terceiro Reich. Porm, justamente a disponibilidade em ficar do lado do poder, tomando exteriormente como norma curvar-se ao que mais forte, constitui aquela ndole dos algozes que nunca mais deve ressurgir. Por isto a recomendao dos compromissos to fatal. As pessoas que os assumem mais ou menos livremente so colocadas numa espcie de permanente estado de exceo de comando. O nico poder efetivo contra o princpio de Auschwitz seria a autonomia, para usar expresso kantiana; o poder para a reflexo, a autodeterminao, a no-participao(Adorno, 1995, p.124125).
No entanto, existem inmeros obstculos para a realizao desta proposta e Adorno percebe vrias delas: o campo e sua oposio cidade, a inclinao para a violncia nas grandes cidades e as pessoas com traos sdicos reprimidos morando nelas, bem como relaes existentes em esferas sociais especficas, tal como o esporte, que produzem uma tendncia para a regresso. Isto tudo est relacionado com a velha estrutura social estreitamente ligada autoridade e ao carter autoritrio. Mas Auschwitz foi possvel devido identificao cega com o coletivo e o preparo para manipular as massas e coletivos. Trata-se da concepo tradicional de educao, voltada para a severidade, a represso do medo e para o carter manipulador. Adorno define o carter manipulador, o que remete ao seu conceito clssico de conscincia coisificada:

Se fosse obrigado a resumir em uma frmula esse tipo de carter manipulador o que talvez seja equivocado embora til compreenso eu o denominaria de o tipo da conscincia coisificada. No comeo as pessoas deste tipo se tornam por assim dizer iguais a coisas. Em seguida, na medida em que o conseguem, tornam os outros iguais a coisas (Adorno, 1995, p. 130).
Um exemplo oferecido por Adorno de conscincia coisificada o que ele chama de fetichismo da tcnica, que consiste numa idolatria por coisas, mquinas, em si mesmas. O fetichismo da tcnica cria uma relao do homem com ela que contm

algo de exagerado, irracional, patognico. O que possibilita isso? Para Adorno, a nica explicao para isto a incapacidade de amar. Isto no significa uma defesa sentimental e moralizante do amor, pois tal incapacidade atinge hoje a todos, com diferena de grau. Diante deste quadro, a grande questo qual o papel da educao. neste contexto que Adorno distingue entre os assassinos de gabinete e idelogos, por um lado, e aqueles que executam as aes violentas. Ele pensa que contra os assassinos de gabinete e idelogos a educao pode fazer muito pouco, ela dificilmente poder impedir seu reaparecimento. No entanto, possvel, atravs da educao, impedir aqueles que executam as aes violentas de o fazlo: os subalternos e serviais, aqueles que assassinam outros contra seus prprios interesses, assassinando a si prprios e que assim perpetuam sua prpria servido. Esta a forma como a educao pode cumprir com o seu papel, evitar o retorno da barbrie, o que, segundo ele, uma questo decisiva para a sobrevivncia da humanidade. No entanto, aqui surge uma questo: suficiente evitar a barbrie? A educao teria apenas este papel preventivo? Em seu artigo Educao Aps Auschwitz esta a abordagem, em que pese ter alguns elementos que podem abrir caminho para uma concepo mais ampla. No entanto, Adorno, em textos posteriores, avana em suas reflexes e acaba indo alm de uma viso puramente preventiva da educao e passa a contemplar tambm a questo da emancipao. Ele enfatiza, em outros escritos, a questo da emancipao e apresenta uma viso que cria uma ligao indissolvel entre emancipao e barbrie: promover a emancipao significa combater a barbrie, isto , so duas faces da mesma moeda. No somos os primeiros a fazer este questionamento a respeito do carter meramente preventivo da barbrie que teria a educao. Ele j foi feito, diretamente, por Helmutt Becker (veja Adorno, 1995). A resposta de Adorno negativa, pois a educao tambm deve servir para o processo de emancipao. No entanto, educao para emancipao e educao contra a barbrie so uma nica e a mesma coisa. Em seu debate com Becker, posterior ao texto Educao aps Auschwitz, e publicado com o ttulo Educao para qu? Adorno aprofunda a questo da emancipao:

A seguir, e assumindo o risco, gostar ia de apresentar minha concepo inicial de educao. Evidentemente no a assim chamada modelagem de pessoas, porque no temos o direito de modelar as pessoas a partir do seu exterior; mas tambm no a mera transmisso de conhecimentos, cuja caracterstica de coisa morta j foi mais do que destacada, mas a produo de uma conscincia verdadeira. Isto seria inclusive da maior importncia poltica; sua idia [de H. Becker NV], se permitido dizer assim, uma exigncia poltica. Isto : uma democracia com o dever de no apenas funcionar; mas operar conforme seu conceito, demanda pessoas emancipadas. Uma democracia efetiva s pode ser imaginada enquanto uma sociedade de quem emancipado (Adorno, 1995, p. 141 -142) .

Esta idia de emancipao, segundo Becker, seria demasiada abstrata. Adorno concorda com esta afirmao e avana dizendo que ela o mesmo que conscientizao e racionalidade, que contm, no entanto, um momento de adaptao realidade. Isto deve ser percebido e a educao no deve evitar o reconhecimento deste momento de adaptao realidade, pois isto a tornaria impotente e ideolgica. Mas a emancipao deve ser enfatizada e por este termo Adorno compreende a viso kantiana, segundo a qual a emancipao se refere ao homem autnomo, emancipado, seguindo a formulao definitiva de Kant, isto , para a exigncia de que os homens tenham que se libertar de sua auto inculpvel menoridade (Adorno, 1995, p. 141). O homem supera a sua menoridade atravs da experincia e reflexo. A primeira condio da segunda. O significado da formao mais amplo do que a simples introjeo de valores existentes e pr-determinados pois abrange o prprio processo de superao da menoridade, que ocorre atravs da experincia e reflexo. A experincia, enquanto categoria, nos remete ao empirismo, o contato com o objeto, e ao histrico, nos remete ao processo formativo, onde o indivduo se torna experiente, elaborando o que o indivduo acumula, os resultados dos processos anteriores, e o prprio processo (Maar, 1995). A emancipao, na perspectiva de Adorno, no se refere apenas ao indivduo como entidade isolada, mas fundamentalmente como um ser social. Ela pressuposto da democracia e se funda na formao da vontade particular de cada um, tal como ocorre nas instituies representativas. preciso supor, para evitar um resultado irracional, que cada um possa se servir de seu prprio entendimento. A emancipao a formao para a autonomia, mas ela s pode ser bem sucedida se for um processo coletivo, j que na nossa sociedade a mudana individual no provoca necessariamente a mudana social mas esta precondio daquela. A educao deve contribuir, portanto, para o processo de formao e emancipao, contribuindo para criar condies em que os indivduos, socialmente, conquistem a autonomia. Aps esta breve descrio da concepo de educao em Adorno, podemos partir para uma reflexo crtica a seu respeito. O objetivo da educao, para Adorno, evitar o retorno da barbrie, o que ele repete incansavelmente. Ele justifica isto devido ao fato de que as condies objetivas que geraram o nazismo permanecem e, por conseguinte, sua possibilidade tambm. O mundo burocrtico, mercantil, competitivo, nos rodeia. Adorno utiliza a expresso mundo administrado para dar conta desta realidade. Sem dvida, Adorno est correto. A sociedade capitalista amplia cada vez mais o processo de mercantilizao e burocratizao das relaes sociais, bem como da competio em todas as esferas sociais, produzindo uma sociabilidade e mentalidade adequadas e reprodutoras deste processo (Viana, 2002a). A sociedade repressiva produz uma mais-represso, que tende a desencadear energias destrutivas (Viana, 2002b). E isto j se concretiza em certos grupos sociais, onde a violncia se realiza de forma irracional e intransparente. Algumas formas de violncia e o crescimento de grupos neonazistas so exemplos confirmadores disto. No entanto, falta em Adorno uma

anlise histrica mais profunda para perceber que o nazismo, especificamente, no foi um produto destas condies permanentes da sociedade capitalista. O que Adorno no percebe ento que, sendo tais condies permanentes, preciso explicar por qual motivo o nazismo no retornou em diversas outras oportunidades Aqui se faz necessrio diferenciar possibilidade existente e possibilidade tendencial. Uma possibilidade existente aquela que existe, isto , algo possvel, mas sua probabilidade depende da concretizao de outras possibilidades. Uma possibilidade tendencial aquela que no s existe, mas existem foras e elementos que apontam para sua efetivao, tendo uma probabilidade maior de se efetivar, pois o curso dos acontecimentos aponta para sua realizao. A possibilidade do nazismo est dada mas sua probabilidade pequena, dependendo do contexto. Isto significa que o retorno do nazismo uma possibilidade existente mas no tendencial. claro que em alguns pases e contextos histricos especficos, ele pode se tornar tendencial. Foi o que aconteceu na Alemanha no incio do sculo 20 e a tendncia foi prevista pelos integrantes da Escola de Frankfurt e seu estudo sobre a personalidade autoritria. Para entender o motivo pelo qual o nazismo possvel mas se manifestou somente uma vez, na Alemanha, necessria uma anlise histrica-concreta da situao da sociedade alem. O problema de Adorno que, sendo alemo e tendo vivido a barbrie nazista, acabou exagerando a preocupao com o nazismo e generalizando a experincia alem para a sociedade contempornea como um todo, ao invs de perceber o processo histrico especfico que engendrou este fenmeno nesta sociedade. Isto no quer dizer que o nazismo s pode surgir na Alemanha. Mas sim que esta sociedade reunia condies histricas e sociais que possibilitaram a emergncia do nazismo. Outras sociedades, em situaes anlogas, geraram o fascismo ou qualquer outro tipo de ditadura. Sem dvida, o nazismo pode surgir em outra sociedade e esta possibilidade est dada, mas a probabilidade no to grande quanto pensa Adorno. Sendo assim, a preocupao de Adorno correta, retirando o exagero contido em sua anlise. Esta considerao ir intervir na anlise que realizaremos da concepo adorniana dos objetivos da educao. Para que serve a educao? Para Adorno, o seu objetivo impedir o retorno da barbrie, o que nos leva a necessidade de destruir as condies que a tornam possvel. neste contexto que Adorno apresenta a simultaneidade da luta contra a barbrie e da luta pela emancipao. A realizao da emancipao uma luta contra a barbrie, pois a primeira produz um indivduo autnomo e a autonomia o melhor antdoto contra a possibilidade de retorno da barbrie. Neste aspecto, Adorno se revela um kantiano, um representante contemporneo da filosofia iluminista. Isto no deixa de ser espantoso. A filosofia iluminista e sua valorao da razo, da autonomia do indivduo (Viana, 1999; Viana, 2000), um produto histrico especfico, que, embora tenha elementos que ainda podem ser aceitos hoje, em sua totalidade uma ideologia, no sentido marxista do termo. O racionalismo por detrs da filosofia das luzes obscurece o que alguns denominariam o irracional.

As obras de Marx e Freud, ambos citados e influentes no pensamento de Adorno, rompem com o otimismo ingnuo do iluminismo. A razo constituda socialmente e ligadas a interesses, valores, etc. As representaes que os seres humanos criam so sociais e ligadas ao seu modo de vida e interesses e valores derivados da, e, por conseguinte, as relaes sociais determinam o processo racional (Marx, 1983; Marx & Engels, 2002). Freud resgatou no o irracional, viso pejorativa do que no seria o racional, e sim o mundo do inconsciente, dos desejos reprimidos e mostrou que no existe razo pura, que esta est perpassada pelo inconsciente (Freud, 1978b). Assim, a soluo racionalista insuficiente. No basta a educao pregar a emancipao, buscar a autonomia do indivduo, pois isto est, impossibilitado, a priori, pela sociedade repressiva. Adorno parece compreender isto e por isso realiza a oposio entre o subjetivo e o objetivo:

Como hoje em dia extremamente limitada a possibilidade de mudar os pressupostos objetivos, isto , sociais e polticos que geram tais acontecimentos, as tentativas de se contrapor repetio de Auschwitz so impelidas necessariamente para o lado subjetivo (Adorno, 1995, p. 121).
Tal oposio em si questionvel. Na verdade, o objetivo e o subjetivo no so distintos, so uma unidade indissolvel e somente no reino da ideologia possvel separ-los. A razo no pode ser separada das relaes sociais. O veculo da emancipao, a educao, tambm no. A educao to coisificada quanto qualquer outro processo social. Alis, Adorno aqui deixa de lado a categoria da totalidade, fundamental para o mtodo marxista, e ressaltado por diversos autores (Korsch, 1977; Lukcs, 1989; Kosik, 1989; Viana, 2002c). A educao perpassada pelo mundo administrado e competitivo denunciado por Adorno. Como seria possvel, ento, esta educao para a emancipao? Como o s educadores, indivduos com conscincia coisificada, como quaisquer outros, poderiam reverter a lgica das relaes sociais na escola, o peso da burocracia escolar, da competio, das relaes mercantis? As crianas e os alunos em geral esto submetidos a este mundo concentracionrio, carregando seus valores, reproduzindo a conscincia coisificada, que mais um obstculo externo para uma educao emancipadora. E mesmo que fosse possvel uma tal educao emancipadora, qual efeito ela teria sobre aqueles que teriam acesso a ela? Pessoas que vivem num mundo repressivo, com as relaes familiares, a mesma convivncia com pessoas de conscincia coisificada, com o predomnio da tcnica e tecnologia, com o processo de dominao, competio, burocratizao e mercantilizao perpassando o conjunto das relaes sociais, poderiam, apenas atravs do processo educativo, se emancipar? Ser que uma educao voltada para a razo num mundo sem razo poderia ter algum efeito? O discurso da cooperao poderia romper com a mentalidade competitiva oriunda de uma sociedade competitiva? O discurso da igualdade e da liberdade teria efeito num mundo burocrtico e autoritrio em que vivemos? O discurso humanista teria eficcia na sociedade mercantil, coisificada?

Mas isto seria um questionamento tomando a educao como sendo emancipadora, o que, na verdade, um pressuposto questionvel e o prprio Adorno, ao falar da competio nas escolas (que apenas um dos elementos presentes nela) mostra que a escola e a educao em geral esto longe de ser emancipadoras e esto intimamente ligadas a esta sociedade repressiva, compartilhando com ela a represso dos indivduos. O problema da concepo de Adorno que ele no percebeu que a totalidade da sociedade capitalista repressiva e que, portanto, no possvel destacar e isolar uma parte dela e atribu-la o projeto de libertao humana. A libertao humana um processo social que requer agentes sociais e estes esto ausentes na concepo adorniana. O curioso que Marx, um pensador que exerceu influncia sobre Adorno, no tenha sido resgatado por este para efetivar esta anlise. A ausncia de uma anlise das relaes sociais concretas, dos fundamentos da sociedade repressiva, fundada no modo de produo capitalista e na luta de classes que o caracteriza, no permite a Adorno ultrapassar uma viso ilusria do processo de emancipao humana. Se como diz Adorno, a possibilidade da superao dos pressupostos objetivos extremamente limitada, ento necessrio perceber que, devido li gao indissolvel entre o subjetivo e o objetivo, do lado subjetivo a mesma dificuldade existe. A dificuldade simultnea, pois a esfera da conscincia, da cultura, da educao, tem sua gnese nas relaes sociais da sociedade repressiva e, por conseguinte, traz em si a sua marca. No h como mudar a subjetividade sem mudar as condies objetivas e vice -versa, pois na verdade, tal distino metafsica. Assim, o projeto de uma educao emancipadora limitado pois no percebe a necessidade de um projeto mais amplo, englobando o conjunto das relaes sociais, que condio de possibilidade para sua concretizao. A tese adorniana de que a possibilidade de mudar as condies objetivas limitada falha por no perceber que a mesma limitao se encontra nas condies subjetivas, pois elas so da mesma natureza e esto entrelaadas. Assim, a busca da transformao social deve atuar simultaneamente sobre as relaes sociais e sobre a cultura, onde a educao possui um papel importante. Sendo assim, a proposta de Adorno puramente equivocada e deve ser descartada? preciso reconhecer que existem elementos na anlise de Adorno que so fundamentais para a compreenso da dinmica da sociedade contempornea. Sua proposta para a educao no totalmente equivocada. Porm, limitada e a superao desta limitao que pode fazer com que sua proposta se torne exeqvel. A superao desta limitao pressupe compreender a necessidade de uma nova educao, mas ao lado disso preciso pensar uma nova escola, novos educadores, como tambm transformao em diversas outras esferas sociais, tais como nas relaes familiares, etc., tudo isso visando abolir as condies de possibilidade do retorno da barbrie, ou seja, abolir o conjunto das relaes sociais que tornam possvel o nazismo e fenmenos semelhantes. O prprio Adorno parece ter

percepo disto quando afirma que no se trata de pregar o amor, pois necessrio mudar a ordem social:

Um dos grandes impulsos do cristianismo, a no ser confundido com o dogma, foi apagar a frieza que tudo penetra. Mas esta tentativa fracassou; possivelmente porque no mexeu com a ordem social que produz e reproduz a frieza (Adorno, 1995, p. 135) .
Da mesma forma, pregar a educao emancipadora para evitar a barbrie sem mexer na ordem social que a produz e reproduz levar fatalmente ao fracasso. Mas parece que Adorno no percebe isto e assim repete o mesmo erro que aponta no cristianismo. Toda e qualquer reforma puramente cultural ou intelectual est impossibilitada se no for acompanhada por mudanas nas relaes sociais concretas. A proposta de Adorno pode ser resgatada em vrios aspectos, desde que de forma crtica e ampliada, englobando a educao extra-escolar, a luta poltica extrainstitucional, as relaes de trabalho, as relaes sociais nos locais de moradia e estudo, nos movimentos sociais, isto , no conjunto das relaes sociais, abarcando que Korsch denominou totalidade histrica e trazendo em si aquilo que Decoufl (1976) denominou projeto revolucionrio. Assim, o projeto adorniano de uma educao emancipadora ganha sentido e concreticidade, podendo contribuir com o processo de libertao humana.

Referncias
Adorno , T. Educao e Emancipao. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. Decoufl , A. Sociologia das Revolues. So Paulo, Difel, 1976. Freud , S. Esboo de Psicanlise. In: Col. Os Pensadores. So Paulo, Abril Cultural, 1978. _____, S. O Futuro de Uma Iluso. In: Col. Os Pensadores. So Paulo, Abril Cultural, 1978. Korsch , K. Marxismo e Filosofia. Porto, Afrontamento, 1977. Kosik , K. Dialtica do Concreto. 4a edio, Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1989. Lukcs , G. Histria e Conscincia de Classe. 2a edio, Rio de Janeiro: Elfos, 1989. Maar , W. L. Guisa de Introduo: Adorno e a Experincia Formativa. In: Adorno, T. Educao e Emancipao. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1995. Marx , Karl & Engels, Friedrich. A Ideologia Alem (Feuerbach). 3a edio, So Paulo, Martins Fontes, 2002.

Marx , K. Contribuio Crtica da Economia Poltica. 2a edio, So Paulo, Martins Fontes, 1983. Viana , N. A Filosofia e Sua Sombra. Goinia, Edies Germinal, 2000. _____, N. Cndido, de Voltaire: A Auto -Imagem do Iluminismo. Fragmentos de Cultura/UCG. Goinia/Go., Vol. 9, no 1, jan./fev. de 1999. _____, N. Inconsciente Coletivo e Materialismo Histrico . Goinia, Edies Germinal, 2002b. _____, N. Universidade e Especializao: O Ovo da Serpente. Revista Espao Acadmico. Maring/PR, ano 2, no 18, maro de 2002c. _____, N. Universo Psquico e Reproduo do Capital. In: Quinet, Antonio e outros. Psicanlise, Capitalismo e Cotidiano. Goinia, Edies Germinal, 2002a.

(1)Professor da UEG Universidade Estadual de Gois; Socilogo; Especialista em Filosofia/UCB; Mestre em Sociologia/UnB e Filosofia/UFG; Doutor em Sociologia/UnB. E-mail: nildoviana@terra.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen