Sie sind auf Seite 1von 8

A educao bsica na China1

Alana Kercia Barros Andrea Jernimo Jeannette Filomeno Pouchain Ramos2


Introduo Como parte de uma iniciativa maior, que se prope a lanar um olhar sobre aspectos da educao bsica nos cinco continentes, este trabalho apresenta um breve panorama da educao chinesa: seu funcionamento, sua organizao e suas leis. Nos ltimos anos, a educao bsica tem constitudo foco de ateno na China. Em 2006, entrou em vigor, no pas, a nova Lei de Ensino Obrigatrio, com o objetivo de beneficiar os 180 milhes de alunos primrios e secundrios e suas famlias. A China no mundo A Repblica Popular da China situa-se no continente asitico. Este concentra 29,5% das terras emersas do planeta, alm de ser o continente com maior nmero populacional, abrigando em torno de 60% da populao mundial. O nmero de pases e territrios soma-se por volta de 65.

Artigo apresentado na disciplina de Estrutura e funcionamento do ensino fundamental e mdio do Curso de Letras da Universidade Estadual do Cear, semestre 2010.1. 2 Professora do Curso de Pedagogia da UECE, ramosjeannette@yahoo.com.br

A China uma das civilizaes mais antigas e de existncia contnua que se tem registro. Possui um dos mais altos ndices demogrficos da histria da humanidade. A fundao do que hoje chamamos China atribuda a Dinastia Qin, sendo o processo iniciado a partir do sc. III a.C. A histria da civilizao chinesa atravessou momentos de unidade e fragmentao at chegar aos dias atuais, quando temos novamente uma fragmentao em Repblica Popular da China (RPC) e Repblica da China (RC), cada uma reclamando a si a legitimidade. A segunda vem tentando um reconhecimento internacional, mas a primeira se ope a qualquer interferncia internacional e busca uma unidade, insistindo na Poltica de uma China. A Repblica Popular da China se estabelece em fins dos anos 1940, sob a liderana de Mao Tse-tung, o qual adota o regime comunista. Atualmente a China adota um socialismo de mercado, recebendo investimentos de empresas privadas e mantm alguns servios essenciais populao nas mos do Estado.

Organizao do Estado nacional Apesar de sua grande extenso territorial, a China no admitiu o federalismo. Segundo Silva (2004), o pas organiza-se a partir de um ncleo de poder centralizado com carter fortemente burocrtico, constituindo uma Repblica de partido nico, o Partido Comunista da China. Hoje, j no se pode afirmar que a China seja uma repblica socialista, pois, embora a maior parte das empresas no pas continue nas mos do Estado, a participao da indstria privada no total da produo apresenta intenso crescimento. A Repblica tem jurisdio sobre 22 provncias, cinco regies autnomas (Xinjiang, Monglia Interior, Tibete, Ningxia e Guangxi), quatro municpios (Pequim, Tianjin, Xangai e Chongqing) e duas Regies Administrativas Especiais com grande autonomia (Hong Kong e Macau). A capital Pequim.

Histrico da Educao

A educao na China teve sua origem na prtica do letramento, por meio da leitura de textos clssicos chineses, e no por iniciativa das instituies religiosas, como ocorreu em muitos pases no mundo ocidental. Este sistema de educao foi desenvolvido pelo governo chins para a educao de funcionrios destinados a cuidar da administrao do imprio. Criou-se, ento, um sistema imperial de avaliao para seleo desses funcionrios, que deu origem s escolas, onde o ensino atravs de textos clssicos perpetuou-se por 2.000 anos, sendo abolido apenas em 1911, e substitudo por mtodos ocidentais de ensino.

Organizao da lei da educao

A Lei de 1986, Lei de Educao Obrigatria da Repblica Popular da China, tornou obrigatrio o direito educao para todas as crianas na China. Foram
Fonte: http://www.bbc.co.ukportuguesemultimedia200904090319_china_educacao_video.shtml

implementados nove anos de ensino

bsico obrigatrio e em perodo integral para todas as crianas chinesas, com taxas e material escolar subsidiados pelo governo s famlias mais carentes. A partir de ento, foram efetuadas algumas reformas e novas leis e novos regulamentos foram acordados. Em 2004, o Conselho Estadual da China aprovou o Plano para Rejuvenescimento da Educao 2003-2007, que prioriza a promoo da reforma educacional e o desenvolvimento das reas rurais, onde 70% dos habitantes esto no ensino fundamental. Em 2006, entrou em vigor a nova Lei de Ensino Obrigatrio, com o objetivo de beneficiar os 180 milhes de alunos primrios e secundrios e suas famlias. A lei de 1986 revisada estipula a iseno gradual de anualidades e outras despesas escolares na etapa dos nove anos de ensino obrigatrio; a ampliao dos investimentos nas regies mais pobres e a melhoria da qualidade do corpo docente. A nova Lei qualifica, ainda, o ensino obrigatrio como empreendimento de assistncia social.

Organizao da educao escolar

Na China, a educao dividida em trs categorias: educao bsica, educao superior e educao adulta. O governo chins imprimiu sua rea educacional vrias reformas. Estas foram destacadas no ensino superior, mas tambm resultou em mudanas no sistema bsico de ensino. Entre as vrias reformas aplicadas ao sistema educacional est uma maior autonomia das universidades na administrao dos recursos e na escolha de sua grade curricular, o governo deixa de ser o gerente direto e passa a atuar num mbito mais geral. Sobre o financiamento, o governo instalou, gradualmente, um sistema de cobrana anual nas universidades pblicas do pas, sendo que a maior parte ainda financiada pelos cofres pblicos. Alm do investimento de alunos e governo, h tambm outros meios de sustentao que proporcionam aumento no nmero de bolsas de incentivo aos alunos carentes. Esses meios advm da sociedade civil e iniciativa privada, quando do desenvolvimento de pesquisas encomendadas, cobrana no uso das instalaes da universidade, doaes entre outros. Ainda sobre investimento pblico no nvel superior, o destaque vai para um aumento no nmero de Instituies de Ensino Superior IES no pas, tanto aquelas com cursos regulares como aquelas voltadas para o pblico adulto, estes beneficiados com o sistema de ensino superior a distancia. Por fim, tambm o modo de seleo de candidatos s IES foi reformado. Antes, no exame de admisso, eram cobradas todas as matrias vistas no ensino mdio, agora o sistema adotado de trs disciplinas obrigatrias (chins, ingls e matemtica) e uma escolhida pelo candidato. Essa formula implica uma diminuio na carga de estudos exigida no ensino mdio, bem como um maior aprofundamento no ensino de nvel superior.

Organizao da educao bsica A educao bsica na China inclui educao pr-escolar, educao primria e educao secundria. Desde 1986 a China vem investindo na educao bsica gratuita e destacou-se como um dos poucos pases que conseguiu realizar as orientaes estabelecidas no Frum Mundial de Educao, em 2000.

O tempo de estudos da educao bsica de nove anos, em tempo integral e totalmente gratuito. Desses noves anos, seis so dedicados educao primria. A frequncia escolar desse perodo ultrapassa os 98%. Esse percentual alcanado pelo incentivo do governo chins permanncia das crianas carentes na escola atravs de subsdios concedidos s suas famlias. A iniciativa privada tambm participa de programas de incentivo melhoria do ensino. Em 2006 teve inicio o programa "Western Gardener", que recebeu doaes de empresas privadas com o intuito de melhorar a capacitao de professores e diretores de escolas da zona rural e das comunidades de minorias tnicas. Agora em 2010, a Fundao Soong Ching Ling em conjunto com a Universidade de Economia e Comrcio Exterior, funcionrios do governo, pedagogos e professores vinculados ao programa discutiram temas como o papel das instituies de ensino superior na melhoria da educao na regio oeste da China. A educao secundria, de maioria pertencente esfera pblica, vem recebendo investimentos do governo a fim de elevar o nvel do ensino para proporcionar uma educao mais justa. Isto se d atravs do aumento no nmero de contrataes de docentes e de uma especial ateno capacitao destes. 1980 Matriculados no Ensino Fundamental Matriculados no Ensino Mdio 93% 75,9% 1998 98% 94,3%

Dados do Ministrio da Educao Chins

Organizao do trabalho na escola A educao primria e secundria na China composta por trs etapas, a escola primria, a escola intermediria I e a escola intermediria II, somando 12 anos de estudo. A escola primria composta por um perodo de seis anos, incluindo o ensino de disciplinas como Chins, Matemtica, Cincias, Lngua Estrangeira, Educao Moral, Msica e Educao Fsica. O pas possui mais de 400 mil escolas primrias e 120 milhes de alunos e professores. O ndice de freqncia escolar das crianas est acima de 98%.

A escola intermediria I e a escola intermediria II so, cada uma, compostas por um perodo de trs anos. As crianas com idade de 6 anos so obrigadas a ingressar na escola primria, e os estudantes que concluem a escola primria devem, sem necessidade de exame, avanar para escola intermediria I. Aps a concluso dessa etapa, antes do ingresso na a escola intermediria II, os estudantes precisam prestar exames organizados por autoridades de educao locais. A maioria das escolas secundrias na China pertence rede de ensino pblico. O ano letivo na China comea no incio de setembro, e o mtodo pedaggico , atualmente, focado na criatividade e no pragmatismo dos estudantes, com nfase na relao entre a vida do aluno e o desenvolvimento de uma sociedade moderna, da cincia e da tecnologia. Assim os estudantes so incentivados a descobrir solues, experimentar, investigar, coletar informaes, etc.

Polticas e programas no ensino mdio A partir da implementao da Lei de Ensino Obrigatrio a China vem estabelecendo a iseno de anualidades escolares como importante princpio, e a criao de um mecanismo de garantia dos oramentos para a educao obrigatria. Essas isenes vm sendo aplicadas gradualmente por regio de modo a atingir toda a China, principalmente quelas situadas nas reas rurais. Alm disso, a nova lei visa promover o desenvolvimento equilibrado das escolas e reduzir a diferena das condies entre elas, acabar com a elitizao do ensino que vinha priorizando algumas escolas, enfatizando a necessidade de distribuir equilibradamente os recursos educacionais e demonstrando, atravs dessas aes, a busca pela equidade no desenvolvimento intelectual do povo chins.

Formao docente e do pessoal de apoio A organizao da educao na China se estendeu aos docentes como forma de atingir um resultado mais eficiente, j que o quadro de professores estava bastante defasado. Desse modo, houve uma renovao significativa nas contrataes dos profissionais da educao com preferncia por aqueles com mestrado e doutorado.

Visando a uma padronizao na qualidade do ensino, o governo chins desloca no s recursos, mas professores qualificados e pessoal administrativo, oriundos de escolas mais desenvolvidas intelectualmente para apoiar aquelas mais pobres situadas nas regies rurais.

Programa Internacional de Avaliao de Alunos PISA

O PISA um programa internacional de avaliao comparada. A principal finalidade do programa produzir indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, avaliando o desempenho de alunos na faixa etria em que se pressupe o trmino da escolaridade bsica obrigatria na maioria dos pases. A China no participou do PISA 2000. Em 2003, o pas ficou com um dos melhores rendimentos em matemtica (560) e em cincias (541) e, em 2006, obteve uma sensvel melhora no desempenho de leitura (542).

Consideraes parciais Embora se observe que pequenas aldeias isoladas tenham ainda dificuldades de aceder ao relativo progresso adquirido pelo pas e de acompanhar a qualidade de ensino que vem sendo alcanada nas reas urbanas, tem-se percebido, na China, nos ltimos anos, um gradual desenvolvimento econmico e a melhoria do sistema de Educao a partir de reforos legislativos e novos programas de ao que intensificam a mobilizao de recursos, tanto financeiros quanto humanos, para as reas rurais.

Referncias bibliogrficas

SILVA, S. D. O papel do Estado Chins: reflexes a partir das transformaes do capitalismo contemporneo. Grupo de Estudos sia-Pacfico PUC-SP, Site, p. 01-24, 2004.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Popular_da_China

http://www.pstu.org.br/jornal_materia.asp?id=4008&ida=4

http://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Chinese_Education

http://en.wikipedia.org/wiki/Culture_of_China

http://universia.com.br/gestor/materia.jsp?materia=12346

http://www.edu.cn/english_1369/index.shtml

http://portuguese.cri.cn/ http://www.inep.gov.br/

Das könnte Ihnen auch gefallen