Sie sind auf Seite 1von 8

1 Superviso de Psicodiagnstico Profa. Maria da Conceio Albano Ferreira O TESTE DO DESENHO DA FAMLIA 1. Desen e sua fa!"lia# $n%u&rito' 1.

Fale um pouco sobre esta famlia: O que estas pessoas gostam de fazer juntos? 2. Qual o mel or de todos em sua famlia? !or qu"? #. Qual o mais c ato? !or qu"? $. Qual o mais feliz? !or qu"? %. Qual o menos feliz? !or qu"? &. ' (oc") nesta famlia) a quem prefere? !or qu"? *. + m,e saiu para comprar presentes e esqueceu de uma pessoa. Quem ficou sem presente? !or qu"? -. O pai prop.s um passeio de carro) mas n,o / lugar para todos. Quem permanecer/ em casa? !or qu"? 0. 1ma das crian2as n,o se comportou bem. Quem foi? 3omo ser/ punida? (. Desen e u!a fa!"lia %ue voc) gostaria de ter# $n%u&rito' 1. 'sta a famlia que (oc" imaginou. 3onte4me a ist5ria dela. 2. 6upon a que (oc" fa2a parte desta famlia) qual deles (oc" seria? *. Desen e u!a fa!"lia co! proble!as# $n%u&rito' 1. Qual o problema que est,o enfrentando? 2. 3omo resol(er,o o problema?

2 FAM+,$A D- ./$0-M - FAM+,$A $D-A,


78anual +(alia2,o 9:! e Famlia: 8aria Florentina ;. <odin o =etondo> 73asa do !sic5logo>

?e acordo com @ima 7em :rinca) 100*> no conteAto familiar que a crian2a faz as suas primeiras rela2Bes de objeto) as quais (em posteriormente determinar as modalidades de (nculos que ela estabelece com o mundo. + famlia) qualquer que seja a sua constitui2,o) o nCcleo primordial que recebe e contm a crian2a) o lugar onde ela realiza a eAperi"ncia de eAistir como ser em si mesmo. =epresenta a primeira (i("ncia de contato com o mundo) que c ega a ela pelo toque) o ol ar) as sensa2Bes) o amor) o prazer) a frustra2,o) etc. 1. Co!parao entre as duas fa!"lias 1.rige! e $deal2 D (erificar se as formas de representa2,o se mant"m ou se modificam) onde e de que maneira. (. 3alori4ao da personage! principal a. + personagem (alorizada ) com freqE"ncia) aquela que desen ada em primeiro lugar) porque nela que a crian2a logo pensa e quem l e desperta maior aten2,o. Ocupa quase sempre a posi2,o inicial F esquerda da famlia. G comum que seja um dos pais o que (em a ser in(estido dessa importHncia. Quando uma crian2a) isso significa que nela se cristalizam as principais aspira2Bes do sujeito) que ele considera seu seAo e seu papel como pri(ilegiados e que) ano seu ntimo) mantm o son o de ocupar seu lugar. Quando o pr5prio sujeito que se posiciona em primeiro lugar) isso reflete uma tend"ncia narcisista muito acentuada) cuja causa de(er/ ser descoberta. b. + personagem principal destaca4se pelo fsico maior) obser(adas todas as propor2Bes em rela2,o aos sujeitos desen ados. c. O desen o dessa personagem eAecutado com o maior cuidado. Os tra2os s,o mais cuidadosos. 6e a crian2a usou cores) nota4se) tambm) que a personagem (alorizada a mais colorida de todas) ou mesmo) a Cnica colorida. d. G) ainda) rica em moti(os complementares: enfeites nas roupas) c apu) etc. *. Desvalori4ao de u! personage! a. ?esen ada menor que as demais) guardadas todas as propor2Bes 7isto ) sobretudo em rela2,o F idade> b. 3olocada em Cltimo lugar) com freqE"ncia F margem da p/gina) como se n,o ou(esse a inten2,o inicial de l e reser(ar um lugar. c. 3olocada des(iada das outras ou com omiss,o de detal es importantes. 3omumente) s,o omitidos ou os bra2os ou os ps ou os tra2os fision.micos.

3 d. ?epreciada em algum atributo negati(o ou uma altera2,o de idade 7por eAemplo) um dos pais muito mais (el o relati(amente ao outro>I ou n,o designada pelos nome) enquanto as outras figuras o s,o. e. !ode acontecer que falte um dos pais 7ou os dois>) o que nos le(ar/ a concluir que o sujeito mantm rela2Bes) pelo menos difceis) com o 7s> ausente 7s>. f. 1ma forma muito particular de des(aloriza2,o o de cancelar 7riscar> uma personagem) ap5s a a(er desen ado. 1. Posi5es das figuras 6imboliza a forma que o eAaminando apresenta sua famlia) o espa2o ocupado) o grau de en(ol(imento 7aproAima2,oJdistHncia> do eAaminado com o pr5prio eu e com os membros da famlia. O espa2o e a postura dos membros familiares simbolizam a proAimidade afeti(a e a confian2a no relacionamento com pares 7proAimidade>I ou auto4estima rebaiAada e distanciamento afeti(o 7afastamento>. Os la2os que o indi(duo estabelece entre os personagens) em sua proje2,o gr/fica) traem a maneira pela qual encara suas rela2Bes) em seu inconsciente. 6odos os !e!bros de p&7 eretos e de frente D normal) indica uma famlia bem estruturada) adaptada e que encara os problemas de frente. Figuras sentadas ou agac adas D cansa2o eJou debilidade entre os membros. !ode simbolizar tambm) instabilidade) baiAo n(el de energia) preocupa2,o ansiosa com o equilbrio entre os membros ou com o membro sentado 7sugere :ranstorno ?epressi(o ou 9ipocondria> Figuras deitadas D sugerem patologia familiar ou pode indicar a presen2a de uma pessoa doente na famlia 7de(e4se fazer inqurito>. Figuras %ue parece! estar caindo ou inclinadas D colapso eJou instabilidade entre os membros e falta de apoio mCtuo. ,in a para representar o c o ou cerca para apoiar os !e!bros D necessidade de c ,o ou de ajuda) instabilidade entre os membros 7sugere :ranstorno de !ersonalidade ?ependente>. Figuras de perfil D famlia e(asi(a) dissimulada) incapaz de enfrentar os problemas de frente) os membros aparecem indiferentes eJou estreis afeti(amente. Corpos de frente e rostos de perfil D famlia conflituosa) desajustada) com dificuldades de intera2,o e contato entre os membros.

4 Figuras de costas D famlia dissimulada) conflituosa) ostilidade entre os membros e) Fs (ezes) agress,o 7sugere :ranstorno de 3onduta ou :ranstorno de !ersonalidade +nti46ocial>. Desen o s do rosto dos !e!bros D intelig"ncia ele(ada) problemas com o corpo eJou dificuldades de contato fsico 7sugere 9ipocondria>. Fa!"lia co! os rgos se8uais e8postos D promiscuidade no lar) auto4 afirma2,o ou descoberta do seAo 7comum em adultos com problemas gra(es na /rea da seAualidade) sugere KoLerismo>. Figuras e! negrito7 !uitos traos ou co! corre5es e reto%ues D conflito com os familiares ou com o membro retocado. Dist9ncia entre os !e!bros da fa!"lia D sentimento de isolamento) distanciamento entre os membros e falta de ressonHncia afeti(a. Pro8i!idade entre as figuras D sentimento de intera2,o) solidariedade e pertin"ncia. Cada !e!bro da fa!"lia absorvido e! sua prpria atividade D isolamento na famlia) falta de comunica2,o e distanciamento afeti(o 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide>. Fa!"lia nu! %uadrado D desejo de libertar4se e desajustamento familiar ou coes,o. Fa!"lia nu! %uadrado e o e8a!inando desen ado separado D fortes sentimentos de rejei2,o e isolamento 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide>. Fa!"lia co!parti!entali4ada7 colocao de cada !e!bro e! u!a !oldura ou separado por u!a lin a ou %uando o e8a!inando separa a si !es!o dos pais pela colocao de u!a pea de !ob"lia ou aparel o de televiso D falta de comunica2,o entre os membros) sentimento de afastamento da intera2,o familiar) sensa2,o de isolamento) distanciamento afeti(o ou de distHncia para com o membro desen ado 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide>. Fa!"lia e! %ue cada !e!bro est: desen ado e! u! canto da p:gina D intenso sentimento de afastamento da intera2,o familiar quando os membros da famlia n,o compartil am sequer o mesmo plano) o problema mais gra(e 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide>. Fa!"lia sentada e! frente a u!a !esa grande e va4ia D distHncia emocional entre os membros e intensos sentimentos de afastamento da intera2,o familiar 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide>.

5 Fa!"lia separada e! grupos D di(is,o na famlia. Fa!"lia de !os dadas7 pai ou !e pu8ando os de!ais D cerceamento) pris,o e falta de liberdade. -8a!inando %ue se desen a isolado D eApress,o de rejei2,o dolorosa e isolamento 7sugere :ranstorno de !ersonalidade 'squiz5ide ou :ranstorno ?epressi(o>. Figura dentro de u! c"rculo D desejo inconsciente de eliminar ou afastar a pr5pria representa2,o da pessoa mais importante ou algum doente na famlia 7fazer inqurito>. Colocao do su;eito pr8i!o de u! dos pais ou ir!o 1a2 D sensa2,o de pertin"ncia e prefer"ncia ou sentimentos negati(os para com aquele membro. Figura riscada D problemas em rela2,o a essa figura. Desen ar e riscar u!a figura D desejo de se afastar) sentimentos de ostilidade frente F pessoa ou conflitos. Figura desen ada tapando outra figura D desejo de ocultar essa figura ou ciCmes. Desen o de u!a vi4in a D maior intimidade e afeti(idade com a (izin a ou conflito com a pessoa. Desen o de pessoas !ortas D fiAa2,o ou conflito com as mesmas. /epresentao do e8a!inando e! pri!eiro lugar D sensa2,o de ser o mais importante) egocentrismo ou mecanismo de compensa2,o por sentimentos de rejei2,o. /epresentao do e8a!inando e! <lti!o D cerceamento) isolamento e sensa2,o de n,o receber a de(ida aten2,o. (. Proporo entre os desen os Fornece um paralelo das atitudes do eAaminando para com os membros da famlia. =uando baseado na idade de cada u! D desejo de perfei2,o ou falta de criati(idade eJou prefer"ncias) rigidez ou equilbrio emocional entre os membros 7sugere :ranstorno de !ersonalidade Obsessi(o43ompulsi(o>. Figura !aior dentro da fa!"lia D indica maior importHncia positi(a ou negati(a) com sentimentos de (aloriza2,o) ostilidade ou conflitos 7fazer inqurito>.

Figura !enor dentro da fa!"lia D sentimentos de menos (alia) deprecia2,o) ostilidade ou superioridade frente F figura. 0enitor do!inante D geralmente desen ado maior que o outro) sem ser le(ado em conta suas reais dimensBes fsicas. 6imboliza maior importHncia eJou (aloriza2,o do mesmo) figura que d/ mais aten2,o ou desejo que seja a figura ideal. + figura maior pode ter (al"ncia positi(a ou negati(a. Cabea !aior de u! dos pais D atribui maior autoridade a esta figura e maior (al"ncia positi(a ou negati(a. Disparidade entre os !e!bros7 ir!o !enor desen ado !aior e vice>versa D conflitos eJou dificuldades com esse 7a> irm,o7a> ou este7a> considerado7a> o7a> mais importante) atencioso 7a> ou percep2,o tendenciosa de si mesmo e dos outros 7quanto maior a disparidade) maior a possibilidade de desajuste>. Pai ou !e representados co!o u!a figura pe%uena e insignificante pouco !aior %ue a criana D pai ou m,e percebidos como sendo pouco acima das crian2as) ausentes e sem muitos significados. $r!o ou ir! !aior %ue o pai e?ou !e D sentimento de ciCme ou maior importHncia) que l e d/ mais aten2,o. Desen o de u! ir!o beb)7 do !es!o ta!an o %ue os outros D sensa2,o de que o beb" um forte competidor e que pBe em risco a posi2,o do eAaminando dentro da famlia) at ent,o eAclusi(a. Pai desen ado !enor %ue a !e D a m,e (ista como a figura mais dominante eJou mais atenciosa. *. .!iss5es =efletem os sentimentos de proAimidade) ciCmes) rejei2Bes e conflitos entre os familiares. <eralmente elucidam os relacionamentos entre os membros) quando estes est,o representados ou ausentes. -8a!inando %ue se inclui no desen o D sentimentos de pertin"ncia e de fazer parte da famlia. .!isso do e8a!inando do grupo fa!iliar D sentimentos de rejei2,o) de n,o pertin"ncia do grupo familiar) de n,o ser apreciado7a>) querido7a>) de ser inferior) de n,o receber a afeti(idade desejada ou ri(alidade entre os irm,os. !ode tanto ser rejei2,o como se sentir rejeitado ou desejo de afastar4se. 3omum em crian2as adotadas) F medida que se aproAima da adolesc"ncia) momento em que a identidade se torna a maior preocupa2,oI e acontece o mesmo entre aqueles que

7 (i(em com seus pais (erdadeiros) mas que se sentem rejeitados 7sugere :ranstorno ?epressi(o>. .!isso de pais e incluso de si e dos ir!os D medo) dificuldade e conflitos com as figuras parentais. =uando u! dos pais no !ora co! a fa!"lia e o e8a!inando o desen a co!o fa4endo parte da !es!a D recusa em assimilar uma realidade inaceit/(el) liga2,o com o genitor ausente) (nculo n,o desfeito e conflitos. =uando u! dos pais vive co! a fa!"lia7 !as a criana no o desen a D ressentimentos e m/goas para com o membro ausente. .!isso de ir!o ou ir! D ciCmes dos irm,os. Figuras parentais =efletem a origem) a estrutura2,o e as modalidades dos (nculos familiares. 8ostram a dinHmica do relacionamento com os pais. 3omo s,o (i(idas as fun2Bes materna e paterna) como s,o atribudos os papis e seu funcionamento dentro da dinHmica familiar. Pe%uena diferenciao entre a !e e o pai D fracasso em recon ecer caractersticas entre os pais) desinteresse ou medo frente aos progenitores. Pai e?ou !e co! e8presso afetuosa D calor no lar) sensa2,o de pertin"ncia) acol imento) sentimento de intera2,o e solidariedade. Pai e?ou !e desen ado 1a2 e! pri!eiro lugar D figura dominante) a mais importante) a mais afeti(a ou a mais agressi(a. Pai e?ou !e co! e8presso severa e?ou proibitiva D tend"ncia ao retraimento) medo e isolamento. Pai e?ou !e assistindo @ televiso7 fu!ando7 co!endo7 praticando u! esporte ou escondendo o rosto atr:s do ;ornal D pai eJou m,e ausente) afastamento dos interesses) cuidados e ati(idades familiares) sentimento de ser negligenciado 7quando o pai (isto como ausente) menos gra(e do que a m,e) e geralmente os efeitos s,o menos profundos>. Pai e?ou !e co!o u!a figura assustadora7 co! !os grandes7 dedos longos e pontiagudos D a crian2a (" o pai ou a m,e como rgido7a> e puniti(o7a>) e(idente rejei2,o e crueldade fsica e mental) freqEentemente racionalizada como disciplina e treinamento para o mel oramento da crian2a. Pai e?ou !e atirando coisas no li8o D forte sentimento de rejei2,o e sensa2,o de ser como um objeto a ser descartado.

Pai e?ou !e co4in ando ou servindo co!ida D smbolo de dar calor e amor no lar 7dando afeto>. Pai e?ou !e fa4endo trabal os do!&sticos D sensa2,o de n,o ser t,o importante quanto a ordem e a limpeza) que o cuidado com a casa mais importante do que a crian2a. Fa!"lia de !arcianos#7 artistas7 cantores de rocA7 etc. D sentimentos de que s5 em um lugar distante pode encontrar proAimidade e intera2,o familiar. 'Apectati(a de que a aceita2,o e proAimidade familiar n,o podem ser atingidas neste mundo e tend"ncia a buscar satisfa2,o na fantasia. Fa!"lia co! e8cesso de !e!bros 1tios7 avs7 pri!os2 D dificuldade em perceber a famlia de origem) confus,o) dificuldade de liga2,o afeti(a e solid,o 7tem muita gente e n,o tem ningum>) pais ausentes ou ainda pode simbolizar uma Mgrande famlia unida e solid/riaN. ---------------------------------------------------------------------------------(Apostila elaborada para fins didticos).

Das könnte Ihnen auch gefallen