Sie sind auf Seite 1von 27

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

CadernodeProva 1EtapadoPIAS
21denovembrode2010

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

Instrues

Este caderno contm as propostas de temas para REDAO e a PROVA d e CONHECIMENTOSGERAISe ESPECFICOS contendo 60(sessenta) questesde mltipla escolha.Confiraseeleestcompleto,nofaltandopginasouquestes.Seocorrerqualquer falha,chameofiscal,antesdeiniciaraprova,paraqueasubstituiosejaprovidenciada.

Cadaquestodemltiplaescolhacontm5(cinco)alternativas,devendoserassinalada apenasumadelas,evale 1,25ponto. Apslercuidadosamenteasquestes,assinalearespostaquevocconsideracorreta,primeiro noCADERNODEQUESTES,e,somenteapstercerteza,transfiraparaoCARTODE RESPOSTAS,usandocanetaesferogrficapreta.

No CARTODERESPOSTAS, preencha totalecuidadosamente ocrculocorrespondente alternativacorreta.Opreenchimentoincorreto, bemcomorasuras,dificultaroouimpediro aleituratica.

Ocandidatosomentepoderseretirardasaladepoisdetranscorridasduashorasetrinta minutos,contadasapartirdoinciodaprova. Aduraodaprovade quatrohorasetrintaminutos.

DESEJAMOSLHEUMABOAPROVA!

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

Prova de Redao
INSTRUES:
1) Nesta prova, h trs propostas de redao que sero motivaes para voc demonstrar suas habilidades ao redigir narrativas. Voc dever desenvolver apenas uma delas.As sim,para fazer sua opo,procure ler atentamente as orienta es especficas de cada proposta e escolha aquela com a qualvoc tenhamaiorafinidadeou aquelaquetrata deassun to acerca do qual voc tem maior conhecimento. Aooptarporumadessaspropostas,vocdeversaberutilizar as categorias desse tipo de texto: ao, personagens, locali zaonotempoenoespaoepontodevistadonarrador. Crie expectativas (suspense, emoo, surpresa) e apresente um final interessante.

PropostaA
Leiaotextoabaixo,extradodarevistaINFOEXAME:

Vocoassassino! A casa caiu. Se os policiais baterem na sua porta, melhor fugir bem rpido. Nem adianta alegar que inocente oudizerquenoconheciaavtimadohomicdioqueestnas manchetesdosjornais.OsperitosencontraramoseuDNAna cena do crime. A histria pode at lembrar um episdio da sriedeTVamericanaCSI,masacredite:apossibilidadeest longe de ser irreal. Cientistas conseguiram criar sangue contendooDNAdeumapessoasemqueelafornecesseuma gotasequerdeamostra. Utilizandoatcnicademultiplicaodogenomatotal, pesquisadores da empresa israelense Nucleix afirmaram que tambmseriapossvelcriar,apartirdeumanicaclula,saliva e outras partes de tecido humano com material gentico de umindivduo.Algumpodepegarumanicaclulanucleada de um indivduo, fazer cpias desse genoma e implantar em umacenacriminal,dizClaudemirRodriguesDiasFilho,perito do Instituto de Criminalstica da Superintendncia da Polcia TcnicoCientficadeSoPaulo.
Info Exame. Setembro/2009, p. 20

2) D um ttulo para sua redao. Esse ttulo dever deixar claro o aspecto da situao escolhida que voc pretende abordar.Escrevaottulonolugarapropriadonafolhadeprova. Os avanos e conquistas do progresso cientfico e tecnolgico fascinam a inteligncia e a imaginao, mas podemserdirigidostantoparaobemquantoparaomal. Narre um episdio policial em que acontea o fato exposto no texto acima: uma pessoa inocente teve seu DNAclonadoeacusadadeumcrimedeassassinato. Apresente as peripcias que ela ter de praticar para provarsuainocncia(vocpodecriarsituaescientficas ainda no descobertas). Releia as instrues apresentadas no incio.

3)Aredao deve ser escrita a caneta, em prosa, com um mnimode20 (vinte) linhas das35(trintaecinco)linhascontidas na folha de redao. Antes de passla a limpo, faa uma reviso do texto, observando sua adequao modalidade escritaculta.Escrevaseutextocom letra legvel.

PropostaB
4) No assine, no use rubricas, no campo destinado ao desenvolvimento da redao. Leiaotextoabaixo,extradodarevistaPOCA:

OCANDIDATOPERDERPONTOSSENO SEGUIR A S INST RUES GERAIS E ESPECFICASDAPROVADEREDAO. ATENO:Casosdeanulaodaredao: Fugaaotema. Nomedocandidato,usode pseudnimo,abreviaturaouquaisquer palavrasquepossamidentificlo,notexto ounoespaodestinadoaele. Redaoescritaalpis.

APenlopedooceano. Quemagarotade16anosquedeuavoltaaomundo num veleiro corderosa. Um dia, ainda na infncia, Jessica Watson estava numa marina na Austrlia quando um barco se aproximou para atracar. Como de praxe nessas situaes, a pessoa dentrodaembarcaojogouacordaparaquemestemterra. Jessica se posicionou para ajudar. Foi ignorada. A situao serviu para motivaragarotaa mostrarque,apesar dapouca idade, entendia de navegao. (...) Na semana passada, Jessica completou a volta ao mundo sozinha em seu veleiro rosa, lembrando a PenlopeCharmosa do desenho animado Acorridamaluca.Enfrentoutempestadesequasesetemeses desolidoesetornouapessoamaisjovemarealizarofeito. A jornada teve incio em 17 de outubro [de 2009] e terminou no ltimo dia 15 [maio de 2010], quando Jesse foi recebida noPorto deSydney por umamultido queincluiu o primeiroministro Kevin Rudd. (...) Tanto quanto um admirvel feito esportivo, Jessica protagonizou um bemsucedido caso de marketing. Ela j recebeu milhes em patrocnios e outros mais viro com a vendadosdireitosdecoberturadesuahistria.(...) Jessica uma loirinha de aparncia frgil que conseguiu sobreviver por 210 dias sozinha em altomar.
poca.24mai2010,p.1516.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

Narre um episdio sobre a aventura de uma pessoa, homemoumulher,quetenhasobrevividosozinha,porlongo tempo, num lugar hostil, como o prprio alto mar, ou uma ilha desabitada, ou uma floresta densa, enfrentando e superando obstculos e perigos. Releia as instrues apresentadas no incio.

Prova de Conhecimentos Gerais e Especficos


ILinguagenseCdigosesuas Tecnologias (LnguaPortuguesa,Literatura)
Leia o texto para responder as questes de 1 a 4: A Folha est totalmente renovada.

PropostaC
Leiaostrechosabaixo,extradosdolivroAutodaCompadecida, pea teatral do escritor brasileiro Ariano Suassuna:

Receba 20 dias de Folha grtis e confira. Oi ...como voas coisas? Faz tempo que agente no se v, n? Estamos com saudade de debater com voc os principais acontecimentos, os ltimos jogos da rodada,os filmes e livros e at mesmo de ajudlo a escolher uma casa ou um carro. Por isso resolvemos surpreender voc com um convite irrecusvel para nosso reencontro: assine 20 dias de Folha grtis paraconferir todasas mudanas quefazem daFolha,o jornal do futuro. Isso mesmo. Voc ver uma Folha totalmente renovada. Ela ficou mais moderna e analtica. Os cadernos tambm foram reformulados, para que voc tenha uma leitura mais gil e prazerosa. Isso sem falar no novo visual, muito mais bonito. Mas tudo com a mesma transparncia, pluralidade e esprito crtico que sempre marcaram a Folha. Para ns, voc j de casa e merece aproveitar todas essas novidades durante esse perodo sem pagar nada. E o melhor: comacessocompletoFolhaDigital,quecombinaocontedo do jornal impresso, das revistas e das edies especiais com a agilidade da internet. Bem, isso. Esperamos que voc tenha se interessado por tudo o que a nova Folha tem para oferecer. Voc faz a maior falta pra gente, e no vemos a hora de voltar a ter sua companhia. Ento, pea logo a Folha, pois uma amizade to especial quanto a nossa merece entrar nessa nova fase. Um grande abrao. DiretordeCirculaoeMarketingFOLHADESOPAULO Aproveite esta oferta especial Assine a Folha por 20 dias grtis e Depois continue bem informado por um preo especial . Ligue08000158000 ou acesse www.assinefolha.com.br cdigo da oferta: 300924

Mulher: Ai, meu Deus, meu cachorrinho morreu! (...) Se o senhor tivesse benzido o bichinho, a essas horas ele ainda estava vivo. (...) Mas tem uma coisa, agora o senhor enterraocachorro!(...)Enterraetemqueseremlatim. (...) Padre: Vocs esto loucos! No enterro de jeito nenhum. (...) Joo Grilo: Se me dessem carta branca, eu enterravaocachorro.(...)Estouaquidizendoquevaiserdifcil cumprirotestamentodocachorro(...)Queemtrocadoenterro acrescentaria no testamento dele dez contos de ris para o padreetrsparaosacristo. Sacristo: Que animal inteligente! Que sentimento nobre! (...) Padre: Hein? O testamento? (...) Mas que testamentoesse? Sacristo:Otestamentodocachorro. Padeiro:Sparaovigriodeixoudezcontos. Padre: Que cachorro inteligente! Que sentimento nobre!(...)Masquejeitopodesedarnisso?Estoucomtanto medo do bispo! (...)Bispo:Entohouveisso?Umcachorroenterrado em latim? JooGrilo:Eento?proibido? Bispo:Seproibido?maisdoqueproibido!Cdigo Cannico,artigo1627,pargrafonico,letrak.Padre,osenhor vaisersuspenso. (...)JooGrilo:Umcachorrosafadodaqueleseatrever a deixar trs contos de ris para o sacristo, quatro para o padreeseisparaobispo,demais. Bispo:Como?(...)porissoqueeuvivodizendoque os animais tambm so criaturas de Deus. Que animal inteligente! Que sentimento nobre!
SUASSUNA,Ariano. Auto da Compadecida. Rio de Janeiro:Agir,2005,35ed.,p.4269.

O fato exposto no texto acima universal: o interesse pessoal, principalmente quando movido por dinheiro e poder, faz a pessoa mudar seu pensamento, seus conceitos e seus princpios ticos. Narre um episdio sobre essa afirmao, ocorrido num ambiente familiar cujos pais so dotados de slidos princpios morais e religiosos. Releia as instrues apresentadas no incio.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010 Para responder s questes 5 e 6, leia as informaes referentes ao lanamentos de alguns CDs e DVDs:

QuestoN01
Podese depreender que o texto tem o objetivo de A) B) C) D) E) descrever como se deu a renovao do jornal. alertar o leitor para a importncia do debate. informar sobre as vantagens do acesso digital. oferecer ajuda para escolha de livros, carro, casa. persuadir o leitor a ser assinante do jornal.

Texto1 Texto2

QuestoN02
Os principais recursos utilizados para atingir o objetivo pretendido incluem A) o emprego de interrogaes iniciais e enumerao de itens. B) o uso de perodos curtos e de oraes coordenadas assindticas. C) o emprego do pronome voc, da norma coloquial e do imperativo. D) a construo de uma introduo e o uso de repetio. E) ofornecimentodenmerodetelefonegratuitoparacontato.

QuestoN03
Predomina no texto a funo da linguagem: A) referencial, j que apresenta informaes sobre o jornal. B) conativa, uma vez que convoca o leitor a participar de uma ao. C) ftica, porque o autor procura testar o canal de comunicao. D) metalingustica, porque h explicao do significado das expresses. E) potica,pois h umaa elaborao especial eartstica da estrutura do texto.

Texto3

Texto4

QuestoN04
Quanto s variantes lingusticas presentes no texto, a norma padro da lngua portuguesa rigorosamente obedecida por meio A) do emprego do pronome de tratamento voc em Por isso resolvemos surpreender voc com um convite irrecusvel [...] B) doempregodaexpressoagenteemFaztempoquea gente no se v,n? C) do emprego da forma de cumprimentar em Oi ... como vo as coisas? D) do emprego do pronome pessoal oblquo em e at mesmo de ajudlo a escolher uma casa ou um carro. E) daformadeconcluirutilizadanoltimopargrafo:Bem, isso.

Folha de S. Paulo, 29 set. 2010

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

QuestoN5
Pelos dados apresentados, nos quatro textos, podese depreender que: A) 1 trata de um gnero erudito, caracterstico da msica clssica. B) 2 representa um gnero caracterstico da msica de protesto, dos anos 70. C) 3 trata de um gnero caracterstico da msica sertaneja universitria. D) 4 trata de um gnero que s pode ser apresentado por dois msicos. E) 1a4 tratam de gneros que se caracterizam pelo uso de instrumento solo.

QuestoN08
OMundodoscanriosumlivroquecontaasdiscusses estabelecidas pelo clube de leitura de Colinas da Lua, uma provncia imaginria do interior do Rio de Janeiro, em que adolescentes se renem para desvendar os mistrios acerca de seis contos de Machado deAssis. Leia com ateno o fragmento a seguir:

QuestoN6
Da leitura do conjunto dos textos podese inferir que A) em 1, virtuosismo significa qualidade de quem tem virtudes. B) em2,ficaclaroqueomelhortrabalhodaduplaoblues. C) em 3, a palavra fluminense referese agremiao esportiva. D) em3,hainformaodequeoCDrecebeunomediferente doDVD. E) em 4, subentendese que Gordon morreu em 1990.

S que o conto deixa margem para outras interpretaes. Literatura no funciona em termos de certo e errado, mas comoumasomademuitostalvezez.(...)oqueeuenxergo uma mulher madura tentando seduzir um garoto bobo, que depois fica arrependido pelo resto da vida por no ter tido coragemdesearriscar,desedeixarlevarpelosseusdesejos, pelosdesejosqueela,semele sedarconta,despertounele. Machado vivia numa poca em que o Brasil era ainda mais machistadoquehoje,emquesesubestimavamasmulheres namaior.Nemsepensavaemdireitosiguais entrehomense mulheres.EaobradeMachadoestcheiadessescasos,em que asmulheres se desapontam comhomens, molides que notmcoragemdeserseuscmplices,quandosetratade romper convenes. (...) Nogueira seria mais um desses frouxos!
AGUIAR,LuizAntnio.Omundo dos canrios. 3 impresso. So Paulo: tica, 2008, p.99

Leia o texto para responder a questo 7: [...]ASinfnica de Helipolis entrou em cena,e j na entrada deu um espetculo. Quatro percussionistas apareceram, um comeou com uma espcie de afinao da cuca, que no fim no era afinao, mas preldio para um nmero curto, pelo qual convocaram os demais instrumentistas a entrar no palco. Elesentraram,naordemdeseusnaipes,numpassodanado, seguindooritmodapercusso.Acenaramparaopblicocomo uma espcie de comisso de frente de escola de samba, enquanto a plateia e uma garotada atrs do palco (eram os membros de um coral que se apresentaria depois) davam gritos detorcida [...]
(Marcelo Coelho. Sobre a paixo. Folha de So Paulo, Ilustrada, 29 set. 2010, p. 3)

No fragmento que descrevemos anteriormente, Carolina comenta sobre a leitura de um dos contos de Machado de Assis, que o clube de leitura de Colinas da Lua fazia. Que conto a garota est comentando? A) B) C) D) E) Ideias do canrio Umas frias Missa do galo A segunda vida Eterno

QuestoN09
A que gnero literrio pertencem as obrasAuto da Barca do Inferno , de Gil Vicente, e Auto da Compadecida , deAriano Suassuna? A) B) C) D) E) lrico pico narrativo romntico dramtico

QuestoN7
Observandoseatentamenteofragmento,podeseafirmarque: A) os verbos no pretrito indicam a predominncia da modalidade narrativa. B) a expresso na ordem de seus naipes significa semelhante a um jogo de baralho. C) comisso de frente de escola de samba diz respeito aos organizadores e seguranas. D) a garotada fazia parte da plateia. E) os membros do coral acenaram para o pblico.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010 Com base na leitura do poema anterior, analise as afirmaes que seguem: I) A metfora dos culos mostra uma viso distorcida, imposta pelo capitalismo. II) O poder tem a possibilidade de manter uma realidade paralela afastada das coisas como elas so criadas. III) Os culos funcionam como filtro da realidade, impedindo a perfeita conscincia do mundo. IV) O sistema, o outro quem v portanto, anulase a identidade pessoal, criandose a identidade coletiva, a sociedade de massas: todos pensam, desejam e olham apenas uma falsa realidade. V) O eulrico agradece ao sistema por antecipar sua condio de dipo: o que fura os prprios olhos. So CORRETAS as afirmaes contidas em: A) B) C) D) E) I,III,IV,V,apenas I,II,III,IV,apenas II,III,IV,V,apenas I,II,III,V,apenas I,II,IV,V,apenas

QuestoN10
Toda a cidade derrota esta fome universal uns do a culpa total cmara, outros frota. Afrotatudoabarrota dentro nos escotilhes acarne,o peixe,osfeijes e se a cmara olha,e ri porque anda farta at aqui, cousa que me no toca. Ponto em boca! Se dizem que o marinheiro nos precede a toda a lei, porque servio delrei, concedo que est primeiro mas tenho por mais inteiro o conselho que reparte com igual mo, igual arte por todos jantar, e ceia. Masfrotacoatripacheia, epovocoapanaoca? Ponto em boca!
(DAMASCENO, Darcy. Os melhores poemas de Gregrio de Matos. 6ed. So Paulo: Global, 2001, p.98)

QuestoN12
Com base na leitura do conto A curiosa metamorfose pop do senhorPlcido,de Zulmira RibeiroTavares,marqueV para as alternativas verdadeiras e F para as falsas: () OsenhorPlcido,gerentedeumalojadeeletrodomstico, temtrscoisasafazer:irBienal,iraoenterrodoamigo Tancredo Carvalho e comprar um penico para exame. () OsenhorPlcidoaconselhadoporumamigoaapreciar aobradeartecomolhosdecriana,jquenoentendia nada de arte contempornea. Esse amigo lhe explica a diferenaentreomuseueaBienal:nesta,aartetangiao precrio, o provisrio, o perecvel. () O protagonista no compra o penico, compra uma obra de arte e vai a seus demais compromissos. () de muita comicidade a cena em que o protagonista precisa se concentrar e relaxarse, ao mesmo tempo. Vemlhe mente um livro de autoajuda, A timidez vencida em dez lies. () O texto tornase um fluxo da conscincia, com o protagonista e o narrador associando palavras e ideias, arte e cincia, as cores roxo e rosa, at a obteno do produto para o exame. () umtextosrio,querefletesobrequestesrelacionadas ao cotidiano do senhor Plcido. Asequncia CORRETA : A) V B) V C) F D) V E) V F V V F V V F F F V F V V V F V V F F V F F V F F

O fragmento acima representa qual dos estilos temticos de Gregrio de Matos? A) Poesia sacra, por falar da f crist perante a fome. B) Poesia lricoamorosa, por falar das paixes dos marinheiros. C) Poesia burlesca, por retratar as cenas cotidianas da cidade do Rio de Janeiro. D) Poesia satrica,por criticaros polticose aexplorao que produzafomedopovo. E) Poesia nacionalista, por mostrar as maravilhas de nosso pas, em especial do Recife.

QuestoN11
AOSCULOS S fingem que pem o mundo ao alcance dos meus olhos mopes. Na verdade me exilam Dele com filtrarlhe A menor imagem. J no vejo as coisas como so: vejoas como querem que as veja. Logo, so eles que vem, no eu que, mesmo cnscio do logro, lhes sou grato por anteciparem em mim o dipo curioso de suas prprias trevas. (PAES,JosPaulo.Prosasseguidasdeodesmnimas.So Paulo: Companhia das Letras, 2002, p.63)

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

Lngua Inglesa
Leia o texto a seguir, que trata do lanamento do filme mais recente estrelado pela atriz Julia Roberts.

QuestoN13
Leia as sentenas e coloque V para as verdadeiras e F para as falsas () () () () () Julia Roberts est muito bem no seu papel. O filme uma verso fiel do livro de Gilbert. A fotografia e as locaes do filme so maravilhosas. Acurtaduraodofilmeinterferiunadescriodahistria. A autora do livro, Gilbert, est, agora, casada com o brasileiro que conheceu em Bali.

EatPrayLove HappilyEverAfter?
By MARY POLS Monday,Aug.23,2010

AsequnciaCORRETAestcontidaem: A) V B) V C) V D) F E) F Julia Roberts as Elizabeth Gilbertin Eat Pray Love


FranoisDuhamel/ ColumbiaPictures

V V F F V

V F V V F

F V F F V

V V V F F

QuestoN14
Leia o fragmento a seguir (linhas 30 a 33), e assinale a alternativa que traduz seu contedo.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37

After her divorce, writer Elizabeth Gilbert traveled the world for a year. In Italy she ate and learned the language in India she joined an ashram group and meditated. In Bali, her final destination, she planned to devote herself to prayer, studying under a wise medicine man named Ketut. Instead, she fell in love witha Brazilianbusinessman,findinginner peaceand ahappyendingforthememoirshewasalreadyunder contract to write. That book, Eat, Pray, Love , was releasedin2006andwentontobecomea publishing ph en om en on , selling more than 7 million copies worldwide. Thesymmetryofthatconvenientlove,capping offthe year Gilbert is now married to the man she met in Bali,whomshecallsFelipeinthebookisabithard tounderstandforsomeofus.Ithasafairytalequality, thatby whicha womanslifeends witha man,seems less like real life and more like a Julia Roberts movie. This is why I found myself rather happily anticipating EatPrayLove,the bigscreen versionofGilbertsbook directedbyGleeandNip/TuckcreatorRyanMurph.It had assumed its rightful place in the entertainment universe. Witharunningtime of140minutes,EatPrayLove is a lushly photographed adaptation and is a faithful rendering ofGilberts text. The food looks sumptuous and the locations are stunning. Roberts is just right for the role and looks great devouring pizza. She looks great in various sacklike ethnicoutfits.Shegraciouslyallowsherselftobeshot looking tired and sad, although these images are usually closely followed by a demonstration of her breathtaking luminosity.Andwhen her browneyes fill up with tears of gratitude,empathy or fear as they often do rather than making Liz seem like a cry baby,theyconveyadeeppsychicpain,onetheuniverse really should heal ifit has any decency.

Shegraciouslyallowsherselftobeshotlookingtiredandsad, although these images are usually closely followed by a demonstration of her breathtaking luminosity.
A) As imagens de Roberts parecem transmitir cansao e tristeza, prejudicando seu desempenho final. B) Esperavase mais do desempenho de Roberts, pois o que se v no filme sua falta de luminosidade artstica. C) Roberts no permite que sejam filmadas cenas que demonstrem cansao e tristeza. D) Aps as cenas em que Roberts parece estar cansada e triste, ela no capaz de recuperar e demonstrar luminosidade na sua atuao. E) Robertscapazdeintercalarcenasdecansaoetristeza, sem prejuzo ao seudesempenho,graas sua luminosa capacidade de recuperao nas cenas.

QuestoN15
As palavras/expresses publishing phenomenon , hard , big screen , looks e shot , destacadas no texto, significam, respectivamente, de acordo com o contexto em que foram empregadas: A) bestseller, difcil, cinema, parece, filmada. B) publicao sem sucesso, difcil, filme longo, v, tiro. C) publicao mediana, duro(a), filme complicado, enxerga, filmada. D) bestseller, duro(a), filme de sucesso, parece, tiro. E) bestseller, difcil, cinema, parece, tiro.

10

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

QuestoN16
Veja,nas linhas 16 a 18,o fragmento a seguir:

IIMatemticaesuasTecnologias QuestoN18
Considere uma rea retangular cujas dimenses esto indicadas na figura abaixo, em funo de um valor x . Uma empresa de engenharia foi contratada para colocar piso e construirumacercaemtornodessarea.Osvalorescobrados pela empresa so os seguintes: R$12,00 por metro quadrado depisocolocadoR$3,00paracadametrodecomprimentoda cerca.

Ithasafairytalequality,thatbywhichawomanslifeendswith aman,seemslesslikereallifeandmorelikeaJuliaRoberts movie.


Aps uma leitura atenciosa, assinale a alternativa que reflete a ideia central desse fragmento. A) O filme de Julia Roberts muito parecido com os acontecimentos da vida real. B) O filme parecido com a vida de Julia Roberts. C) Apesardaqualidadedeumcontodefadas,estefilmeno convence, pois a personagem de Julia Roberts no termina com o homem amado. D) O filme transmite uma ideia de fracasso, pois no apresenta cenas reais, e, sim, baseadas num conto de fadas. E) O filme, pela atuao de Julia Roberts, d vida a uma histria parecida a um conto de fadas.

Dentre as funes indicadas abaixo, marque aquela que representa o custo total do servio, em reais, a ser realizado pela empresa,em funo damedida
A) B)

QuestoN17
Leia a tirinha e responda ao que se pede.

x .

C( x) = 4x2 + 32x
C( x) = 4 x2 + 8x
C ( x) = x
3
2

C) D) E)

8x 3

C( x) = 12 . x2 + 3 . x
C ( x) = 3x 2

QuestoN19
Umadeterminadausinadeacarelcoolproduziu1.000.000 de toneladas de acar em 2009.A meta que a cada ano seguinte a usina produza 20% a mais da produo do ano anterior.A quantidade de acar (em milhes de toneladas) que a usina produzir no perodo de 2009 a 2012, caso ela atinja a meta estabelecida, ser de: A) B) C) D) E) 5,368 1,728 3,640 7,441 2,200

Disponvel em: <http://www.kingfeatures.com/features/comics/ brother/aboutMaina.php?date=20101014&view_comic=Get+Comic>. Acesso em: 18 out. 2010.

Assinale o que traduz a razo pela qual o garoto,no segundo quadro, exclama menina:Algo est errado com voc! A) Porque a menina no o convidou para assistir ao filme. B) Porque ele no gostava de velhos filmes mudos em preto e branco. C) Porque a temtica do filme no era adequada para sua faixa etria. D) Porque ele estranhou o fato de a menina estar to interessada em um filme mudo, em preto e branco. E) Porque ele no gostava do ator Charles Chaplin.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

11

QuestoN20
Aoabrirumavlvulainferiordeumtanquedearmazenamento, necessrio esperar 15 horas para esvazilo.A profundidade P (em metros) do lquido no tanque, t horas depois que a vlvula foi aberta, dada pela equao

Um modelo matemtico para a rampa poderia ser:

t P = 36 1 - , 0 t 15 15
O tempo necessrio para que a profundidade do lquido no tanque seja 4m de: A) B) C) D) E) 20 horas 15 horas 10 horas 5 horas 2 horas Sabendose que em seu ponto mais alto a rampa tem 4 m, que a presidente eleita, aps caminhar 10,5 m, est a 1,5 m dosoloequeopresidenteLulaaesperanotopodainclinao da rampa,ou seja,no pontoA, conforme modelo matemtico, a quantidade de metros que Dilma ainda ter que caminhar para chegar ao presidente : Obs.: As medidas da rampa so fictcias. A)38,5m B)28m C)17,5m D)7m E)27,5m

QuestoN21
Um fazendeiro tem 260 metros de tela para cercar um campo retangular, usando todo o material. As dimenses desse campo acercar,para quesua reaseja a maiorpossvel,so: A) 100m x 30m B) 90m x 40m C) 75,6m x 54,4m D) 70m x 70m E) 65m x 65m

Observe as sucesses a seguir, para responder as questes 23e24 A (2,4,8,16,32,64,128,256,512,1024.....................) B (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10....................)

QuestoN23 QuestoN22
No dia 01 de janeiro de 2011, a presidente eleita, Dilma Rousseff, subir a rampa do Palcio do Planalto para sua posse.Abaixo, uma foto da rampa. Analisando as sequncias, coloque V para as verdadeiras e F para as falsas. () AsequnciaAumaprogressogeomtricaderazo2, e B, uma progresso aritmtica de razo igual a 1. 20 () O20termodaprogressoA2 . () A soma dos 200 primeiros termos de A um nmero maior que 20 000. () Os termos da sequnciaA so potncias inteiras de 2, cujos expoentes so os termos correspondentes na sequncia B. AsequnciaCORRETAestcontidaem: A)VFVV B) VVVV C) VFFV D) FFFF E) FVVF
Disponvel em: http://farm3.static.flickr.com/2759/ 4133695673_985a3ae73a_m.jpg. Acesso em: 03 nov. 2010.

12

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010 Asequncia CORRETA : A)V,V,V,V B)F,V,V,V C)F,F,V,V D)F,V,F,V E)V,F,F,F

QuestoN24
Analise as asseres (afirmaes) seguintes, que se referem a uma constatao muito antiga, resultante da comparao de duas sequncias como as apresentadas anteriormente. 1 Para multiplicar dois termos da sequnciaA (por exemplo, 8 x 64), basta somar os seus correspondentes na sequncia B (no caso, 3 + 6 = 9) e ver o termo da sequncia A que corresponde a essa soma. (Neste exemplo, ele 512).

QuestoN27
Porque 2 Para multiplicar potncias de mesma base, conservase a m n = a m + n base e somamse os expoentes,ou seja,a .a . (m e n inteiros e a # 0) Acerca dessas asseres, assinale a alternativa CORRETA. A) As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda uma justificativa correta da primeira. B) As duas asseres so proposies verdadeiras, e a segunda no uma justificativa correta da primeira. C) A primeira assero uma proposio verdadeira, e a segunda uma proposio falsa. D) A primeira assero uma proposio falsa,e a segunda uma proposio verdadeira. E) A primeira assero uma proposio verdadeira apenas para alguns termos das sequncias apresentadas, e a segunda uma proposio verdadeira. Observando os grficos abaixo,que apresentam os resultados de pesquisa realizada sobre os modos como os brasileiros, por faixa de renda familiar, veem alguns fatores no presente como desejaria vlos no futuro, analise as afirmaes seguintes: Os valores, por faixa de renda familiar
Co r ru p o 60% 40% 20% Po b r eza Reduo d a pobreza

0% Des em p r eg o Opo rt un i dade d e em p r eg o 60% 40% 20%

QuestoN25
Um apartamento foi vendido com 25% de gio sobre o preo inicial do imvel. Se o preo de venda com o gio foi de R$225000,00,opreoinicial erade: A)R$281250,00 B)R$200000,00 C)R$190000,00 D)R$205000,00 E)R$180000,00

0% L eg en d as 1atR$1.020 2DeR$1.021aR$1.530 3DeR$1.531aR$2.550 4DeR$2.551aR$5.100 5MaisdeR$5.100

Hoje Futuro

QuestoN26
Jos resolveu deixar as suas contas no banco Start para que efetuassem o dbito. O saldo, aps o dbito feito diariamente no ms de novembro, obedece a um modelo matemticodadopelaequao,emque eyosaldodeJos,emmilharesde reais, no dia x de novembro.

I)

II)

III)

IV) Considerando o saldo de Jos, analise os itens a seguir, colocando V para verdadeiro e F para falso. () O saldo de Jos positivo durante todo o ms de novembro. () Noperodode01denovembroa27denovembro,osaldo de Jos positivo. () Nosdias29e30denovembro,osaldodeJosnegativo. () Jos fica comsaldo de R$ 0,00 no dia28 de novembro. V)

VI)

Os brasileiros,independentemente da faixa de renda, per cebem a corrupo como o problema mais grave dentre os apresentados. A reduo da pobreza mais percebida, hoje, pelos que tm renda nas faixas 3 e 4, mas esse nmero no atinge 30%. O desemprego mais apontado, hoje, pelos que esto nafaixaderendadeatR$1.020,00,porm,emtodasas faixas est acima de 30%. Os mais ricos tm menos preocupao com desemprego e so os que mais indicam a reduo da pobreza, hoje. Os que tm renda de R$ 2.551a R$ 5.100 so os que percebem menos as oportunidades de emprego hoje, e os que mais a desejam no futuro. Os mais pobres so os que mais apontam a reduo da pobrezanofuturo.

Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) I,II,III,IVeVI,apenas B) I,III,IVeV,apenas C) II,IV,Veapenas D) I,IIIeV,apenas E)I,II,IIIeIV,apenas

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

13

III Cincias da Natureza e suas Tecnol ogias (Qumica, Biologia, Fsica)


QuestoN28
Nafiguraabaixo,htrsbales,A,BeC,queestonumasala cheia dear.Osgases usados parapreencher osbales foram osseguintes:hidrognio(d=0,083g/L),nitrognio(d=1,16g/ L) e oxignio (d = 1,33 g/L). As densidades dos gases foram determinadas na presso de 1 atm e temperatura de 20C. Considerandose a densidade do ar como igual a 1,20 g/L, CORRETOafirmarque:

Assinale a alternativa que corresponde s frmulas qumicas dos compostos formados entre o nion sulfato e os ctions presentes na amostra de gua em questo. A) K SO Na SO CaSO MgSO SrSO eBaSO 2 4 2 4 4 4 4 4 B) KSO NaSO CaSO MgSO SrSO eBaSO 4 4 4 4 4 4 C) KSO NaSO Ca SO Mg SO Sr SO eBa SO 4 4 2 4 2 4 2 4 2 4 D) K SO Na SO Ca(SO ) Mg(SO ) Sr(SO ) eBa(SO ) 2 4 2 4 4 2 4 2 4 2 4 2 E) K(SO ) Na(SO ) CaSO MgSO SrSO eBaSO 4 2 4 2 4 4 4 4

QuestoN30
A poluio que gerada nas cidades resultado, principalmente, da queima de combustveis fsseis como o carvo mineral e os derivados do petrleo.A queima desses produtosproduzumagrandequantidadededixidoemonxido de carbono, que so liberados na atmosfera. Mesmo assim, evitlos atualmente ainda extremamente difcil. Com base no texto, podese afirmar que:

A B

C
A) O NO(g) pode ser produzido, quando um combustvel queimado em presena de ar, nos motores dos veculos, no sendo considerado um poluente atmosfrico. B) AtransformaodoNO(g)emN (g),quepodeocorrercom 2 oauxliodealgunsconversores,umareaodeoxidao do nitrognio,enquanto que,para o CO(g) se transformar em CO (g), ocorre uma reao de reduo do carbono. 2 C) Os veculos automotores, movidos a combustveis fsseis, no contribuem para o aumento dos poluentes atmosfricos. D) Nacombusto incompleta,queocorredentro dosmotores dos veculos,os produtos liberados para a atmosfera so, exclusivamente, dixido de carbono e gua. E) O conversor, colocado antes do tubo de escape, nos veculos automotores, pode transformar o monxido de carbono em dixido de carbono, e o xido de nitrognio em nitrognio e oxignio gasosos, reduzindo, assim, a poluio gerada nas cidades.

A) obaloAest preenchidocom gsH . 2 B) o balo C est preenchido com gs N 2. C) obaloAest preenchidocom gsO . 2 D) o baloA estpreenchido com gs N 2. E) o balo C est preenchido com gs H 2.

QuestoN29
gua mineral aquela proveniente de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas, que possua composio qumica ou propriedades fsicas ou fsicoqumicas distintas das guas comuns.A tabela a seguir mostra a composio qumica de determinada amostra de gua.

on
Bicarbonato,HCO 3

Concentrao(mg/L) 94,32 28,00 8,00 7,49 2,06 1,30 0,66 0,07 0,065 0,002
2+ +

QuestoN31
AssinaleaalternativaCORRETA,quantoaos tiposdesoluo: A) Uma soluo saturada aquela que contm qualquer quantidade de soluto dissolvido numa quantidade de solvente, em condies especficas de temperatura e presso. B) Uma soluo que contm uma pequena quantidade de soluto emrelao auma quantidadepadro desolvente considerada soluo supersaturada. C) Os solutos inicos so igualmente solveis em gua e em qualquer solvente semelhante gua, pois estes solventes so fortemente apolares. D) A solubilidade de um gs em soluo poder aumentar comaelevaodatemperaturaeadiminuiodapresso. E) Nem todas as substncias inicas so igualmente solveis em gua.

Potssio,K
+ Sdio,Na

Clcio,Ca

2+

Cloreto,Cl

2 Sultato,SO 4

Magnsio,Mg Fluoreto,F Brio,Ba

Estrncio,Sr
2+

2+

14

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010 AalternativaquecontmaordemCORRETAdasfrasesacima : A) L B) L C) E D) C E) C E E E E L E C C C E C E L E C C L C L E L C L C L

QuestoN32
Todos estamos familiarizados com o comportamento dos estados fsicos da gua. Sabemos que, ao nvel do mar, a gua pura congela a 0 C e ferve a 100 C. J o dixido de carbono, chamado de gelo seco, possui a propriedade de sublimao. Em recipiente de alta presso com dixido de carbono lquido, ele solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a 78C, e ao entrar em contato com a temperatura ambiente, ele tornase um gs, sem passar pelo estado lquido. Nas trs mudanas de estados fsicos, dois da gua e um do dixido de carbono, so rompidas, respectivamente: A) Interaes de Van der Walls,interaes de Van der Walls e ligao de hidrognio. B) Ligao de hidrognio, ligao de hidrognio e interaes de Vander Walls. C) Interaes de Van der Walls, ligao de hidrognio e ligaes covalentes. D) Ligao de hidrognio, ligao de hidrognio e ligaes covalentes. E) Ligaes inicas, ligaes inicas e interaes de Van der Walls.

QuestoN35
Analise as informaes abaixo e, em seguida, correlacione os tipos de ovos existentes nos diferentes grupos animais com as definies de cada um deles mencionadas abaixo, indicando, nos parnteses junto a cada definio, o nmero correspondente a cada tipo de ovo: (1) ovo oligolcito (2) ovo heterolcito (3) ovo telolcito (4) ovo centrolcito () Possuiovitelotoabundantequeocupaamaiorparteda clula. Ocorre em certos peixes, nos rpteis e nas aves. ()Possui o vitelo distribudo em grnulos que circundam o ncleo. Ocorre nos artrpodes. ( ) Apresenta quantidade relativamente grande de vitelo, distribuda homogeneamente no citoplasma. Ocorre nos moluscos, aneldeos, alguns peixes e anfbios. ( ) Apresenta pouco vitelo, com grnulos distribudos homogeneamente no citoplasma. Ocorre nos equinodermos e nos mamferos. AalternativaquecontmasequnciaCORRETA: A) B) C) D) E) 1234 4321 2431 3421 3214

QuestoN33
Materiais formados por cobre ao relento adquirem uma coloraoesverdeadapelaformaodozinabre,nomepopular doazinhavre,umacamadatxicaesverdeadaqueseformano metal, resultante de oxidao. Para que um tacho de cobre esverdeado com o tempo possa ser limpo,pode ser utilizado: A) B) C) D) E) gua Vinagre Nitrato de cobre xido de chumbo Hidrxido de cobre II

QuestoN36
Considerando a clula procaritica e a clula eucaritica, analise as frases abaixo:

QuestoN34
Sobre o tecido muscular, analise as frases abaixo, indicando nos parnteses, no incio de cada frase: (E) para tecido muscular estriado ESQUELTICO, (C) para tecido muscular estriado CARDACO e (L) para tecido muscular LISO. ( ) Este tecido encontrado na parede de rgos como estmago, intestino e tero. ( ) As clulas deste tecido so multinucleadas e seu citoplasma preenchido por miofibrilas. () As clulas deste tecido apresentam pontes citoplasmticas entre si. () As contraes deste tipo de tecido muscular so voluntrias. ( ) As clulas deste tecido no apresentam estriaes transversais e se contraem involuntariamente. ( ) Este tipo de tecido muscular encontrado apenas no corao e apresenta contrao involuntria.

I) II)

III) IV) V) VI)

Este tipo de clula a base da constituio dos organismos pluricelulares em geral. Esta clula no apresenta organelas membranosas,como retculo endoplasmtico, Complexo de Golgi e mitocndrias. Esta clula apresenta seu material gentico armazenado no interior do ncleo. Nesta clula existem vrias organelas, como mitocndrias, Complexo de Golgi e lisossomos. Esta clula apresenta o seu material gentico disperso no citoplasma. Apenas as bactrias e as algas azuis so formadas por este tipo de clula.

Assinale a alternativa que contm apenas informaes que sereferemclulaEUCARITICA: A) B) C) D) E) I,IIIeIV,apenas I,IIeIII,apenas II,IVeV,apenas III,IVeVI,apenas II,VeVI,apenas

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

15

QuestoN37
O esquema aseguir representa um cortede uma clula,observadoao microscpio eletrnico.Asestruturas numeradas,indicadas pelas setas e suas principais funes, so, respectivamente:

A) 1 cloroplasto: fotossntese 2 mitocndria: respirao celular 3 retculo endoplasmtico rugoso: sntese de protenas e circulao intracelular 4 vacolo: armazenamento e regulao osmtica. B) 1 cloroplasto: fotossntese 2 mitocndria: respirao celular 3 complexo de Golgi: sntese de enzimas da cadeia respiratria 4 lisossomos: sntese de enzimas digestivas. C) 1 lisossomos: sntese de enzimas digestivas 2 mitocndria: respirao celular 3 retculo endoplasmtico rugoso: sntese de protenas e circulao intracelular 4 vacolo: armazenamento e regulao osmtica. D) 1 complexo de Golgi:armazenamento de protenas2 mitocndria:respirao celular3 retculo endoplasmtico rugoso: sntese de protenas 4 vacolo: regulao osmtica. E) 1complexodeGolgi:armazenamentodeprotenas2lisossomos:sntesedeenzimasdigestivas3retculoendoplasmtico rugoso: sntese de protenas 4 vacolo: regulao osmtica e armazenamento.

16

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

QuestoN38
Clios e flagelos so orgnulos celulares vibrteis. Os primeiros caracterizamse por serem curtos e numerosos, enquanto os segundos so longos e pouco numerosos. Os esquemas abaixo representam tipos de flagelos (Figura A) e clios (Figura B).

FiguraA

FiguraB

Analisandoas FigurasAeB econsiderando os conhecimentossobre esses orgnuloscelulares,assinale aalternativaCORRETA. A) Os clios so encontrados somente em alguns protozorios, no existindo, portanto, espcies ciliadas entre os metazorios (animais). B) Os flagelos e clios tm sua origem ligada ao centrolo, mas podem ser encontrados apenas em protozorios de gua doce. C) Os clios auxiliam no deslocamento do espermatozoide, e os flagelos, no deslocamento do vulo pelo oviduto. D) Os clios so apndices finos, contendo no seu interior um feixe de microtbulos, estendemse a partir da superfcie de muitos tipos de clulas e so encontrados na maioria das espcies animais, em muitos protozorios e em algumas plantas inferiores. E) Os clios e flagelos so visveis somente na microscopia eletrnica e so encontrados somente em organismos procariotos.

QuestoN39
O processo da fotossntese pode ser dividido na fase luminosa (ou fotoqumica) e na fase escura (ciclo de Calvin), sob influncia de vrios fatores ambientais. Usando os conhecimentos sobre a fotossntese, assinale a alternativa CORRETA: A) Na fase luminosa ou fotoqumica da fotossintese, a energia da luz usada diretamente na produo de glcose. B) No processo de fotofosforilao acclica, no ocorre a liberao de oxignio, fenmeno observado na fotofosforilao cclica. C) Na chamada fase escura ou ciclo de Calvin, a energia acumulada na fase luminosa usada na produo da glicose. D) A velocidade de realizao da fotossntese em uma planta bem iluminada inversamenteproporcional concentrao de gs carbnico no ambiente. E) A velocidade de realizao da fotossntese nunca afetada pelo aumento da temperatura, independentemente da iluminao recebida pela planta.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

17

QuestoN40
Uma bola lanada do alto de um prdio, com velocidade inicial , para baixo. Considere g como a acelerao da gravidade. O valor da acelerao a do movimento da bola, para baixo, : A) Exatamente igual ag . B) Maiordoqueg. C) Menordoqueg. D) Inicialmente, maior do que g , mas rapidamente estabilizando em g . E) Inicialmente, menor do que g , mas rapidamente estabilizando em g .

QuestoN42
A fora aplicada pelo disco sobre o taco tem intensidade _______10N,direohorizontalesentido________,segundo os dizeres da _______ lei de Newton.Aps o impacto com o taco, a acelerao adquirida pelo disco tem intensidade ______. A alternativa que preenche corretamente as lacunas :
2 A) igual a para a direita segunda 1,0m/s 2 B) menor que para a esquerda terceira 2,5m/s 2 C) maior que para a direita terceira 4,0m/s 2 D) igual a para a esquerda terceira 25m/s 2 E) igual a para a direita segunda 10m/s

QuestoN41
Um bloco de massa 0,5kg lanado com velocidade inicial iguala4m/s,nopontoAdeumapistanoplanovertical.Oponto A esta 2,0m de altura da base da pista,onde est fixa uma moladeconstanteelstica100N/m.Sodesprezveisosefeitos 2 do atrito e adotase g = 10m/s .

QuestoN43
Se desconsiderarmos as foras de atrito que possam existir entreo discoesuperfcie,a distnciapercorridapelo disco2,0 segundos aps o impacto com o taco de: A) 35 metros B) 50 metros C) 20 metros D) 15 metros E) 42 metros

QuestoN44
Um bloco de massa 3,0 Kg est pendurado por uma corda vertical e inicialmente em repouso. Uma fora de intensidade constante aplicada sobre a corda, puxando o bloco para cima, iniciando um movimento acelerado. Adotandose 2 10m/s para a acelerao do campo gravitacional, e sabendo se ainda que a velocidade do bloco era de 3,5m/s aps um tempo de 0,7 segundo, o valor da tenso na corda presa ao bloco : A)15N B)30N C)10N D)28N E)45N

A deformao final da mola quando o bloco pra instantaneamente , aproximadamente: A) B) C) D) 0,16 m 0,27 m 0,44 m 0,53 m

E) 0,75 m

TextoParaasquestes 42e43

QuestoN45
Umdiscodemassa400g,semelhanteaosutilizadosemjogosdehquei
nogelo,estemrepousosobreumasuperfciehorizontal.Comoauxlio de um taco,de massa aproximadamente igual a 1,0Kg,um garoto bate no disco com uma fora de intensidade considerada constante e igual a 10N, na direo horizontal e sentido para a direita. O disco inicia ento um movimento acelerado. Sobre as foras trocadas entre o disco,otacoeosolo,eomovimentoadquiridopelodisco,respondaas questes de nmero 42 e 43:

Em 1960, o americano Joseph Kittinger saltou de um balo a 31,35 km de altura.Aps 30 segundos, a 27,30 km do cho, eleatingiuavelocidadede972km/h.Considerandosuaqueda como um movimento exclusivamente vertical, a acelerao mdia do americano foi de, aproximadamente: 2 A) 5m/s 2 B) 17 m/s 2 C) 9 m/s 2 D) 30 m/s 2 E) 22 m/s

18

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010 Sobre o modo de organizao dos povos africanos, este era assim sustentado: A) A unio entre grupos de diferentes famlias assegurava a manutenodalinhageme,aomesmotempo,aexpanso territorial do grupo tnico. B) A rgida hierarquia patriarcal em que o pai tinha poder de vidae mortesobretodosos membroseagregados docl garantia a estabilidade social. C) A escolha dos lderes era feita por eleio, em que os mais velhos e experientes demonstravam seu conhecimento a respeito de sua comunidade. D) O conhecimento vinha dos mais velhos e dos ancestrais, e a orientao dasaes cotidianas estava fundamentada no sobrenatural. E) A existncia de um mesmo tronco lingustico garantia a comunicao e a escravido como principal meio de produo e gerao de riqueza.

Leia o fragmento com ateno para responder as questes 46e47 O brilhante sculo XVI viu o surgimento do Antigo Sistema Colonial, das Reformas religiosas, de Estados Modernos j francamente consolidados, de uma produo artstica e intelectual impressionante. Mas viu tambm o estabelecimento das inquisies ibricas, o horror das guerras de religio, o incremento da histria inacreditvel que foi a caa s bruxas. Na verdade, Cincia e Razo eram apenas uma face de realidade bem mais complexa. Enquanto as elites redescobriam Aristteles ou discutiam Plato na Academia florentina, a quase totalidade da populao europia continuava analfabeta.
(SOUZA, Laura de Mello e. A feitiaria na Idade Moderna. So Paulo: tica, 1987, p6.)

QuestoN46
O perodo histrico a que se refere o fragmento acima o: A) B) C) D) E) Renascimento Mercantilismo Absolutismo Iluminismo Helenismo

QuestoN49
Andodevagarporquejtivepressaelevoestesorriso,porque j chorei demais... Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe...Eu slevo acerteza deque muitopouco eusei, que nadasei...Todomundoamaumdia,todomundochora,num dia a gente chega e no outro vai embora... Cada um de ns compea suahistria, cadaser emsi carregao domde ser capaz deser feliz.
Almir Sater. Tocando em Frente

QuestoN47
As reformasreligiosas,do sculo XVI,abalaram a cristandade. Acontecimentos que contriburam para o desencadeamento das reformas: I) A venda de indulgncias como condio de perdo dos pecados e salvao. II) A insatisfao dos reis com o poder temporal do papa, que lhes impedia a centralizao do poder poltico. III) A condenao papal usura, que se contrapunha aos anseios da ascendente burguesia comercial. IV) O despreparo do clero catlico, que no conseguia atender s necessidades dos fiis. V) A aceitaodo desenvolvimento cientfico ea valorizao da razo como modos de explicar o mundo. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) B) C) D) E) I,II,IV,apenas I,II,III,IV,V I,IIeV,apenas I,III,IV,V,apenas IIIeIV,apenas

AcanodeAlmirSaterserelacionaaosmodosdeconstruo da histria humana. A respeito da dinmica do processo histrico, correto afirmar: A) A histria construda por todos os homens com as condies materiais e espirituais que se defrontam e estabelecendo relaes entre si e com a natureza. B) O tempo presente a fase superior da trajetria humana porque, ao romper com as tradies, o homem pode desenvolver as inovaes necessrias ao progresso cientfico e tecnolgico. C) A verdade dos fatos histricos alcanada quando os sujeitos alcanam a maturidade, perodo em que as experincias e vivncias esto consolidadas e buscase o consenso. D) Os conflitos vivenciados pelo homem so indicativos de que, na histria humana, as decises polticas so tomadas aps minucioso estudo e neutralidade de opinies. E) A explicao para as narrativas histricas pode ser atribuda a causas sobrenaturais porque as alegrias e o sofrimento humanos so resultados das crenas que o homem possui.

QuestoN48
Antesdachegadadoeuropeu,algumassociedadesafricanas formaram grandes reinos, outras eram agrupamentos pequenosquepraticavamacaaecoletadefrutoserazesou plantavam para o sustento da famlia. Mas todas, das mais simples s mais complexas, se organizavam a partir da fidelidadeaoschefesedasrelaesdeparentesco.
(Adaptado de SOUZA, Marina de Mello. frica e Brasil Africano. So Paulo: tica, 2006, p.31)

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

19

QuestoN50
Com aascenso deAugustoao poder em 27 a.C.,terminou o perodo conhecido como Repblica Romana.O Imprio que se inicia marca o apogeu da histria romana. Entre as vrias realizaes executadas por Augusto, o novo Imperador, sobressaise uma poltica defensiva, a diminuio das conquistaseoinciodeumprocessodeproteodasfronteiras do Imprio. Sobre o perodo liderado porAugusto, destacamse ainda: I) a implantao do perodo conhecido como Pax Romana, de relativa tranquilidade e de grandes realizaes, e da consolidao territorial do Imprio. II) a adoo de uma poltica fraca e sem estratgias estabelecidas frente aos brbaros, gerando crises polticas e fragilidades econmicas. III) o direito de participao no Senado e nos altos cargos pblicos por famlias de outras regies da pennsula Itlica. IV) aprosperidadequeseespalhouportodooImprio,onde oMarMediterrneopassouaserchamadoMareNostrum (Nosso Mar), interligando os vrios continentes dominados. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) II e III,apenas B) I e II,apenas C) I,IIIeIV,apenas D) IeIV,apenas E) III, apenas

para o conhecimento de novas terras. o surgimento de uma camada de mercadores com disponibilidade de capitais, interesse em dinamizar e diversificar as atividades mercantis, visando uma rentabilidade maior de seus capitais. IV) a tomada de Constantinopla em 1453, pelos turcos otomanos, fragilizou todo o comrcio exercido pelos portugueses, e consequentemente provocou uma queda do lucro obtido com a venda das especiarias. III) Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) B) C) D) E) IIIeIV,apenas I,II,IIIeIV I,IIeIII,apenas IIeIV,apenas I, apenas

QuestoN52
Depois das Grandes Descobertas do sculo XV, Portugal se tornou o principal fornecedor de especiarias orientais para o consumoeuropeu.Porumasriedefatores,apartirdosculo XVI, a supremacia portuguesa foi abalada e o Brasil em particular passou a ser o centro das atenes de Portugal, onde foi implantado um novo tipo de colonizao. O Imprio HispanoAmericano foi o mais rico e cobiado dos imprios coloniais na poca moderna, sobretudo por conta do ouro e da prata encontrados no Mxico e no Peru, desde a primeira metade do sculo XVI. A colonizao implantada pelos espanhis exigiu caractersticas diferentes das outras colnias.Osingleses,por sua vez,se aventuraram a colonizar a regio atualmente conhecida comoAmrica do Norte e a desenvolveram um sistema de colonizao diferenciado. Aps a leitura do texto, abordando o processo e as caractersticas diferenciadas de colonizaes adotadas pelas Metrpoles, dentro do Antigo Sistema Colonial podese distinguir dois tipos de colnias as de povoamento e as de explorao , que assim se caracterizam: I) nas de povoamento, predominavam os trabalhadores brancos e livres, e nas de explorao, predominava o trabalho compulsrio de escravos africanos e ndios semiescravos II) nas de explorao, havia o predomnio das grandes propriedades,enquanto nas de povoamento,prevaleciam as pequenas e mdias propriedades agrcolas. III) as de povoamento produziam para o mercado externo, ao passo que as de explorao visavam ao consumo interno. IV) as de povoamento situavamse nas regies temperadas, enquanto as de explorao, em regies tropicais. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) I,IIeIV,apenas B) I e II,apenas C) IIIeIV,apenas D) I,II,IIIeIV E) IIeIV,apenas

QuestoN51
Navegarprecisovivernopreciso. O verso acima, um dos mais famosos da lngua portuguesa, est contido em um poema de Fernando Pessoa. Ele usou o verbonavegaremMensagem(1934),comosinnimodecriar, experimentar.
VAINFAS,Ronaldo. FARIA,SheilladeCastro. FERREIRA,Jorge. SANTOS, Georgina dos. Histria. V. nico. So Paulo: Saraiva 2010.

O poema, conhecido mundialmente, poderia ser o tema dos navegadores portugueses do sculo XV. Estes desafiaram os perigos do oceano, ampliaram o mundo conhecido e provocaram o que possivelmente podemos chamar de segunda globalizao. Sobre esse perodo liderado pioneiramente por Portugal, e estabelecendose uma analogia com o verso de Fernando Pessoa, podese elaborar as seguintes consideraes: I) o estmulo navegao em Portugal estava ligado s condies de criar e experimentar novas opes de vida para uma nao que, precocemente, j vivenciava uma centralizao poltica, inexistente em outras regies da Europa, iniciada a partir da Revoluo deAvis. o desenvolvimento de tcnicas inovadoras de navegao e dos conhecimentos nuticos adotados e ampliados pelos genoveses e venezianos contribuiu para uma acelerao do processo de criar dinmicas mais rpidas

II)

20

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

QuestoN53
Considere os climogramas 1 e 2. Em seguida, analise as afirmativas.

QuestoN54
Observe o perfil esquemtico do solo, para assinalar a alternativa CORRETA. O perfil do solo revela o seu carter heterogneo. Entre os horizontes superficiaise os inferiores,observaseum gradiente crescente de alterao da rocha matriz.

Apud MAGNOLI, D.:ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia: natureza, tecnologia e sociedades Geografia Geral. So Paulo: Moderna,2002. 336 p.

MAGNOLI,D.:ARAJO,R.ProjetodeEnsino de Geografia: natureza, tecnologia e sociedades Geografia Geral. So Paulo: Moderna, 2002. 336 p.

I)

O climograma 1 retrata o clima tropical de uma localidade no hemisfrio Sul, marcado pela alternncia de uma es tao seca e outra chuvosa. II) O climograma 2 mostra o clima temperado, com chuvas concentradas nos meses de julho e dezembro. III) Os climogramas 1 e 2 so de regies localizadas em baixas latitudes, ao considerarmos que apresentam elevadas mdias trmicas. IV) O climograma 1 mostra a concentrao de chuvas nos meses de vero, quando atuam as massas de ar originadas nos meses quentes e na faixa equatorial.

A) O horizonte O formado, principalmente, por arenito. De colorao clara, s existe em reas cobertas por vegetais e organismos multicelulares. B) O horizonte A mistura material inorgnico e orgnico. Bastante poroso, retm gua, recebe hmus em decomposio avanada e perde minerais, para o estrato profundo. C) O horizonte B constitudo basicamente por material orgnico, embora receba material inorgnico pela infiltrao da gua. Nele, as rochas encontramse bastante solidificadas. D) O horizonte C distinguese pela presena de blocos de material orgnico. Na verdade, ele forma a faixa de transio mais ou menos fina, entre o solo e o subsolo. E) Os horizontes B e C so os grandes responsveis pela fertilidade do solo, por se tratar de camadas maduras e capazes de se recomporem ao longo do tempo.

EstoCORRETAS as afirmativas contidas em:


A) B) C) D) E) I e II,apenas I e III,apeans IeIV,apenas IIeIV,apenas I,II,IIIeIV

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

21

QuestoN55
Observe o esquema do regime climtico das mones, para assinalar a alternativa CORRETA.

Apud MAGNOLI, D.:ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia: natureza, tecnologia e sociedades Geografia Geral. So Paulo: Moderna,2002. 336 p.

A) O regime das mones est associado gangorra dos centros de alta presso atmosfrica, que se alternam sazonalmente conforme as estaes do ano, entre o oceano e o continente, provocando muita seca. B) No invernodo hemisfrio Norte,o oceano ndicofunciona como reservatriode calor:suasguas esto maisaquecidas que as massas de terras localizadas ao Norte. C) A circulao atmosfrica se distingue em decorrncia do deslocamento da zona de convergncia temperada durante o inverno. D) O regime de ventos monnicos define a dinmica das precipitaes na sia. Nas terras meridionais, os invernos so muito chuvosos. E) As mones configuram, por sua vez, uma dinmica sazonal que caracteriza o clima temperado de toda a sia setentrional.

QuestoN56
Leiaotexto: AcidenteemminaemCopiap,Chile Em 5 de agosto de 2010, 20h30min no local, 21h30min em Braslia, ocorreu um desabamento na mina San Jose, na cidade de Copiap, na provncia de Copiap, no norte do Chile. Posteriormente, fontes oficiais confirmaram que 33 mineiros ficaram presos no interior da mina, a uma profundidade aproximada de 630 metros, tornando o seu resgate uma operao de salvamento com reduzidas chances de xito. Acidade deCopiapapresenta aseguintelocalizao:2032 Se70 11W. Considerandose que a localizao de Uberaba (Brasil) , aproximadamente, 19 45S e 4756 W, vlido afirmar que: A) B) C) D) E) Copiap est 22 15 a leste de Uberaba. O local do acidente mais setentrional relativamente a Uberaba. 47 a distncia latitudinal entre a duas cidades. O clima das duas cidades semelhante dada a semelhana latitudinal. Uberaba posicionase a oeste do local do acidente.

22

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

QuestoN57
Leia a notcia: CHILECOMPLETATNELPARASALVARMINEIROS s 8h05 de ontem (09/10/2010), sob o sol forte do deserto deAtacama (norte do Chile) cu azulssimo sem nenhuma nuvem, o sino do acampamento Esperanza comeou a tocar forte, desesperado. [...] [...]A celebrao iniciada deviase ao fato de que, naquele instante, 65 dias depois do desabamento da mina San Jos, a sondaT130havia conseguido completar a perfuraode um duto de 70centmetros de dimetro,que funcionarcomo o poo do elevador que levar os operrios para a superfcie. Perfuraressepooeraomaiordesafio.Nahistriadamineraonuncahouvesalvamentoapartirdetamanhaprofundidade. [...] [...] agora o prximo passo dos engenheiros e gelogos ser avaliar as condies das paredes do poo. O objetivo checar se elas tero condies de aguentar o atrito decorrente do vaivm da cpsula Fnix subindo e descendo. [...] (Fonte: Folha de So Paulo caderno Mundo p.1 10 de out de 2010 fragmentos) Observe o perfil longitudinal do relevo daAmrica do Sul.

Apud MAGNOLI, D.:ARAJO, R. Projeto de Ensino de Geografia: natureza, tecnologia e sociedades Geografia Geral. So Paulo: Moderna,2002. 336 p.

Analise as afirmativas: I) A geologia do Chile na sua maioria, produto da orognese dosAndes, que se desenvolveu devido subduco das placas da zona costeira. II) Na zona do deserto doAtacama, podemos encontrar rochas sedimentares que se formaram durante o perodo Quaternrio (no Cenozoico) e rochas gneas e metamrficas que se formaram entre o Cretceo e o Trissico. III) O oeste da Amrica do Sul dominado pela Cordilheira dos Andes, de formao geolgica muito antiga, rochas duras, resistentes e cristalinas. IV) O Norte Grande uma das zonas do Chile, que se caracteriza pelo seu clima ameno e a sua extrema aridez, que se devem presena do Deserto doAtacama (zona onde se encontra a mina de San Jos). Esto CORRETAS as afirmativas contidas em: A) B) C) D) E) I e II,apenas II e III,apenas I,IIeIII,apenas IeIV,apenas I,II,IIIeIV

QuestoN58
Leiaotexto: Possui climaquente durante odia e frio noite,masao longodo ano seco,apresentando variaesde temperatura quevo de 0Ca40C.AfaltadechuvanessaregiodevidascorrentesmarinhasdoPacfico.Acorrentemarinha..........(I)........deixaoar muito frio, que, ao se chocar com as correntes quentes do Pacfico, gera condensao e, consequentemente, chuva. Porm, at chegaraodeserto..........(II)..........,asnuvenssedescarregam,chegandojvazias,fazendocomquenochoval.Jfoiregistrado como o menor ndice pluviomtrico do planeta. Assinale a alternativa que completa, respectivamente, os espaos I e II: A) B) C) D) E) doGolfodoAtacama. doPacficodoNovoMxico. do Labrador do Saara. do Humboldt doAtacama. do Benguelado Gobi.

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

23

QuestoN59
Leiaotexto: Comestiagem,nveldorioSolimes(AM)caievoltaabaterrecordehistrico. Com a intensificao da estiagem na regio oeste doAmazonas, o rio Solimes bateu novo recorde no nvel dgua o terceiro em 34 dias.Nasegundafeira o nvel atingiu 86,0 cm, tornando assim a maior vazante registrada desde 1982 quando comeou a serfeita a medida pelo ServioGeolgico do Brasil,naestao de monitoramento hidrolgico emTabatinga (1.105 km oeste de Manaus). O primeiro recorde do Solimes neste ano aconteceu no dia 7 de setembro com 36,0 cm. Um ms depois, o nvel desceu a 45,0 cm.At ento,a marca histrica da vazante (descidas das guas) era de 2,0 cm,registrada em 2005, ano da maior seca da Amaznia Ocidental. O problema do rio quando atinge essas marcas que o Solimes deixa de ser navegvel em vrios trechos, disse Juscelino da Costa Silva, tcnico do Porto de Tabatinga. Daniel de Oliveira, engenheiro do Servio Geolgico do Brasil, afirma que as vazantes e cheias so fenmenos naturais, que acontecemanualmentenaregioAmaznica.Ocasodesteano,comumavazanteacentuada,decorredasprecipitaes(chuvas), que foram muito baixas. [...] Com a estiagem, comunidades de 29 municpios, banhados pelos rios Solimes, Juru e Purus, esto isoladas.
Fonte:UOLNotcias14out2010

A partirdo textoe domapa,leiaas afirmaesreferentes aoespao naturaldo Brasil,assinalando V paraas verdadeiraseF para as falsas: () O regime hidrogrfico da BaciaAmaznica dominantemente pluvial e, portanto, sujeito s cheias e vazantes peridicas. () Cheiase Vazantesextremasprovocam grandestranstornosparaa populaodaregio norte,dadoque sodominantemente ribeirinhas e intensamente dependentes da rica rede fluvial da regio. () A BaciaAmaznica apresenta trs importantes divisores de gua: o Planalto das Guianas, o Planalto Central e a Cordilheira dosAndes. () A denominao Solimes comumente aplicada no trecho fluvial a jusante de Manaus, onde o perodo de estiagem mais prolongado. AsequnciaCORRETAestcontidaem: A) V V V V B) V F F V C) F V V V D) F F V F E) V V V F

24

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21novembrode2010

QuestoN60
Leiaotexto: HorriodeverocomeadomingonoSul,SudesteeCentroOestedoBrasil. O horrio de vero comeou 0h do dia 17/10 em todos os Estados do Sudeste, Sul e CentroOeste. Os moradores dessas regies adiantaram o relgio uma hora, de sbado para o domingo. O horrio de vero vai vigorar at a meianoite de 19 de fevereiro, quando os relgios devero ser atrasados uma hora. O governo adota o horrio diferenciado no vero para aproveitar mais a luz natural, j que os dias so mais longos nessa poca do ano. ONorte eo Nordesteficamde forado horrioporquenessas regiesnoh grandevariao daquantidadede horasdo diacom luminosidade natural. Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, que tm uma hora a menos em relao a Braslia, seguem a mesma regra dos demais Estados do CentroOeste e adiantaram os relgios meianoite do sbado. O primeiro horrio de vero no Brasil foi em 1931,mas ele passou a ser adotado anualmente a partir de 1985.Desde 2008 ficou estabelecido que ohorrio comea todo terceiro domingo deoutubro e termina todo terceiro domingode fevereiro,exceto quando Carnaval. O maior motivo para a mudana o deslocamento do horrio de pico de consumo de energia. No horrio normal, essa faixa vai das 18h s 21h. Com o horrio de vero, h uma queda de 4,5% a 5% de demanda durante esse perodo,consumo que transferido para mais tarde. Com essa demanda controlada, as linhas de transmisso de energia ficam menos sobrecarregadas, o que reduz a chance de problemas de fornecimento. H ainda uma reduo mdia de 0,5% no consumo geral de energia nas regies que cumprem o horrio. Mesmo pequena essa economia comemorada pelo governo porque no vero h a tendncia de se gastar muito por causa das elevadas temperaturas e da produo ampliada da indstria para o Natal.
Fonte:UOLNotcias14out.2010

Tomandose como referncia as diversas formas de estabelecer a hora, analise as proposies seguintes: I) Aimplementaodamedidaque aplicaohorriodeveroempartedoterritriobrasileiro expeumproblemaestruturalcrtico as limitaes atuais no fornecimento de energia para atender a crescente demanda. II) Comaentrada emvigordohorrio devero,oBrasilpassa aterapenasdois fusoshorrios,amboscom horasatrasadasem relaoaGMT. III) O posicionamento em uma faixa de terras de baixa latitude explica a no participao das regies Norte e Nordeste do Brasil no perodo do horrio de vero. IV) A hora legal (ou oficial) do Brasil, durante a vigncia do horrio de vero, permanece como sendo a hora de Braslia, com 3 horas atrasadas em relao a GMT. Esto CORRETAS as afirmaes contidas em: A) I e III,apenas B) II e III,apenas C) IeIV,apenas D) IIeIV,apenas E) I,II,IIIeIV

PIASProgramadeIngressoporAvaliaoSeriada1Etapa21denovembrode2010

25

UNIUBE

Pgina 1 de 2

PIAS 2010 - Gabarito

PIAS 2010 - 1 Etapa - Gabarito


Q U ESTO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 RESPO STA E C B D A E A C E D A B A E A E D B A C E C B A E B E A A E E B B B D A A D C A D D B E C A B D A

http://www.uniube.br/copese/pias/2010/gabarito1e2etapa/etapa1.php

08/03/2012

UNIUBE

Pgina 2 de 2

50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60

C C A C B B C A D E A

http://www.uniube.br/copese/pias/2010/gabarito1e2etapa/etapa1.php

08/03/2012

Das könnte Ihnen auch gefallen