Sie sind auf Seite 1von 41

Seminrio de Vida no Esprito Santo Renovao Carismtica Catlica do Brasil - RCCBrasil

1. Consideraes Quando olhamos para as metas que so propostas no Planejamento Estratgico da RCCBrasil, vemos no item: a) Para cada ano a.1) realizar o Seminrio de Vida no Esprito(SVE), querigmtico, com nove semanas, para a maioria dos iniciantes no Movimento, em dias e/ou hora diferentes dos da reunio de orao; esta meta foi estipulada para que possamos avanar no ponto que julgamos como fraco: evangelizao querigmtica incompleta, entre outros. Neste tempo Deus nos pede reconstruo das muralhas da cidade, conforme o livro de Neemias, para isso somos chamados a olhar para a formao como um dos pilares para reconstruir. Sendo assim, somos impulsionados pelo Esprito Santo a focar a formao incial, o qual elencamos o Seminrio de Vida no Esprito Santo como o primeiro momento de evangelizao querigmtica e consequentemente devemos nos orientar de maneira organizada e formativa. Consideraes a cerca da Organizao e desenvolvimento do Seminrio de Vida no Esprito Santo.

2. O que Seminrio de Vida no Esprito Santo? 09 SEMANAS DE BENOS ANNCIO QUERIGMTICO Uma prtica... A RCC desde seus incios se utiliza dos SVES com a finalidade de abrir grupos de orao a pedido dos procos, ou a pedido do coordenador do grupo de orao afim de promover uma fecunda evangelizao para os iniciantes. O que um Seminrio de Vida no Esprito Santo ? So encontros semanais de orao, pregao e partilha fraterna com o objetivo de levar os seus participantes a vivenciarem o Encontro Pessoal com Jesus Cristo pelo anncio do querigma, experincia da efuso do Esprito Santo e vivncia fraterna. Ele acontece em nove semanas, em dias diferentes aos do grupo de orao. O SVES no um curso de doutrina apenas, mas uma experincia de vida, um momento para conhecer, recuperar, ou aprofundar o relacionamento com Jesus Cristo Salvador e Senhor. Momento de encontrar a Deus como Pai e ao Esprito Santo agindo no ser de cada um com amor e poder. O Querigma um anuncio forte! o primeiro anncio Do grego : Kerissein = proclamar,anunciar Apresentar Jesus Cristo morto, ressuscitado e glorificado. A fim de que pela f e converso possamos ter uma vida nova. Experimentado Jesus vivo como Salvador e Senhor, que derrama o Esprito Santo. O querigma antecede a catequese. a base da construo. Encontro pessoal com Jesus Cristo.

3. A organizao do Seminrio de Vida no Esprito Santo Para organizar a programao do Seminrio de Vida no Esprito Santo importante estruturar equipes de servios que regados com orao e escuta proftica possam se preparar para desenvolver os temas que so propostos no Seminrio de Vida no Esprito, assim como toda a metodologia e vivencia. Dividimos em trs momentos importantes: EQUIPE DE SERVIO METODOLOGIA VIVENCIA.

Seminrio de Vida no Esprito Santo

I Equipe de servio

II - Metodologia

III - Vivencia

I Equipe de servio. A equipe de servio composta por: a.1) coordenao geral a.2) equipe de espiritualidade a.3) equipe de estrutura a.1) Coordenao geral importante lembrar todo encontro precisa de um coordenador. Ele aquele que tem uma viso geral do que SVES, sabe coordenar e pastorear o povo que Deus lhe confiou. algum que esta disponvel para: Reunir os servos das diversas equipes para orar; Sabe designar funes; Toma decises precisas; Esta presente em todos os dias do SVES; Sabe tudo o que acontece durante o seminrio; Zela pelo bom andamento do SVES. a.2) Equipe de espiritualidade. So as equipes de: a.2.1) Pastoreio; Servos do pastoreio - So aqueles que vo cuidar do acompanhamento espiritual e instrutivo dos participantes do SVES. Funo do servo do pastoreio Cuidar e pastorear os participantes que lhe for confiado. Organizar o grupo de partilha Cuidar para que a proposta do cenculo no se desvie para outros assuntos. Leva o grupinho a descobrir e renovar a ao do Esprito santo em suas vidas. Conduzi-los a Jesus, no a si mesmos.

Estimul-los no gosto pela orao pessoal e o hbito de ler e meditar a Sagrada Escritura. Sanar dvidas ( se for preciso) Auxili-los na prtica dos carismas Ouvir os participantes com ateno Acolher os participantes pessoal e fraternalmente Interceder constantemente por eles Atend-los se for preciso fora do grupinho Cuidar da freqncia e participao dos mesmos Ter o cadastro dos membros do grupinho, com nome, telefone, endereo, data de nascimento, etc. Entrar em contato com eles quando faltarem. Se preciso ir na casa do participante Orar pelos participantes Na ficha de cada participante anotar algo que for necessrio sobre a partilha Orientaes do pastoreio Dar bom testemunho ( ali e fora ) Hospitalidade Seriedade e responsabilidade Acolher a todos, ter pacincia com os difceis Correo fraterna Sigilo das partilhas a.2.2) Pregadores; Devem ter todo o cronograma Saber de toda a moo de Deus para o seminrio. Conhecer todos os temas que sero trabalhados Estar atento ao tempo de pregao No sair do tema proposto Pregar querigmaticamente Ser um servo que saiba ministrar a pregao de acordo com as orientaes do ministrio de Pregao da RCCBrasil. a.2.3) Orao; A equipe de orao esta responsvel por todas as oraes do seminrio. Todas as oraes devem seguir a moo da temtica do dia, isso no significa que esto fechados a ao do Esprito Santo, para melhor se prepararem os servos que esto responsveis por esta equipe. O objetivo central desses, momentos de orao so proporcionar aos participantes experincia com Deus. Essas so as oraes do dia do seminrio, so as oraes de intercesso para o seminrio, caso tenha necessidade de atendimento individual para algum dos participantes poder ser agendado em dia separado a do seminrio. So os servos que sabem ministrar oraes de cura e libertao e tambm intercesso de acordo com as orientaes destes ministrios.

a.2.4) Msica; responsvel de providenciar folhetos e musicas para os dias de seminrios; Resolve os assuntos ligados ao som; Chega sempre com antecedncia para organizar o espao do ministrio, passar o som; Permanece no salo durante todo o tempo em que esta acontecendo o seminrio; Leva as pessoas a terem uma experincia com o Senhor atravs dos louvores. No basta apenas saber tocar bem um instrumento e cantar. preciso que o ministrio de musica seja assduo no grupo de orao pois a msica deve ser ministrada de acordo com as orientaes do ministrio de musica e arte da RCCBrasil. a.2.5) outras equipes que precisarem. a.3) Equipe de Estrutura a.3.1) Montagem Esta equipe se responsabiliza por toda a estrutura de montagem, organiza quem disponibiliza as cadeiras, o som, o local dos grupos de partilha. Esta equipe tambm se organiza para ornamentar o local com cartazes, estante para pregadores, gua.

a.3.2) Limpeza Durante os dias que acontecem o seminrio esta equipe se organiza para realizar a limpeza e organizao de todo local. Verificar se os banheiros esto limpos, se tem papel higinico, sabonete, papel tolha. Se local esta bem arejado. a.3.3) Comunicao Toda divulgao do seminrio feito por esta equipe. Algumas observaes: Estes servos so aqueles que vo as missas da parquia, nos grupos de orao convidar para o SVES; Se preocupam em fazer chamadas, vinhetas e convites para o mesmo de maneira criativa e atraente; Viabilizam para fazer cartazes, panfletos, fichas de inscrio, comunicados e chamadas em sites. Estes tambm se responsabilizam em organizarem as tarefas que sero entregues nos grupos. A mensagem do dia. II Metodologia Todas as pregaes serem realizadas de maneira querigmtica, as oraes seguem esta mesma direo.

Todos os dias de seminrio teremos grupos de partilha, o perodo de durao de cada dia ir respeitar os momentos de recepo, animao, orao, pregao, grupo de partilha e avaliao. A) CONTEDOS (TEMAS) a.1 - Semeador; a.2 - Amor de Deus; a.3 - Pecado; a.4 - Jesus Salvador; a.5 - F e Converso; a.6 - Senhorio de Jesus; a.7 - Cura Interior; a.8 - Batismo no Esprito Santo; a.9 - Vida em Comunidade e amor entre os irmos. Aps cada dia de seminrio ser distribuda folhas de atividades para os participantes. Esses exerccios tem como objetivo auxiliar o participante na orao pessoal, no uso da Palavra de Deus, na assimilao do tema. Observao no final segue anexo o desenvolvimento dos temas propostos e as atividades. B) ORGANIZAO DO DIA: b.1 Recepo Lembramos que todas as pessoas gostam de ser bem acolhidas, de ser amadas, valorizadas. O objetivo principal desta equipe fazer com que cada participante do SVES se sinta bem, ou seja, amado como filho de Deus; Quando a pessoa se sinta acolhida tem mais facilidade para partilhar os medos, mgoas, histria de vida; Esta equipe aquela que todos os dias se preocupa para ficar na acolhida dos participantes b.2 -Animao b.3 -Orao b.4 -Pregao b.5 - Partilha b.6 Avaliao Sugesto de cronograma CRONOGRAMA 30 minutos para cnticos iniciais (animao) e orao; 40 minutos para a pregao 20 minutos de orao para acolher a Palavra 30 minutos para partilha e entrega das vivncias (tarefas) 10 minutos para cnticos e recados Aps o termino os servos se renem para avaliar o dia. Avaliao minutos.

Todos os dias os servos se renem para avaliar a noite IO tempo de durao desta avaliao de mais ou menos 15

Objetivo da avaliao verificar se o tema do dia foi transmitido, se os participantes aderiram pregao e as oraes, verificar como anda a participao dos mesmos nos grupos de partilha e como esta sendo direcionado e pastoreio, resumindo a avaliao deve ser sempre de maneira construtiva, com amor e rpida. Podemos levantar os pontos negativos, mas sempre na caridade. III - Vivncia ou tarefas Cada participante dever reservar no seu dia um momento onde realizar as tarefas propostas para cada semana. Em cada tarefa o participante poder ter alguma duvida e por isso deve anotar e no momento do grupo de partilha aproveita para esclarecer. Estas tarefas tambm proporcionam ao participante a intimidade com a Palavra de Deus. bom lembrar que para que esta vivncia d fruto na vida do participante necessrio fidelidade e perseverana por parte dele. Assim ser possvel colher em sua vida os frutos deste SVES. Esclarecer as dvidas;

Seminrio de Vida no Esprito Santo


I - Equipes Coordenao Geral
A) Espiritualidade

II - Metodologia

III Vivencia Fraterna

A) Contedos

B) Organizao do dia

a.1) Equipe de Pastoreio

a.2) Equipe de Pregadores

a.1 - Semeador

Reservar tempo para orao diria; Esclarecer as dvidas;

a.3) Equipe de orao

a.4) Equipe de Musica

a.2 Amor de Deus

Ler a Sagrada Escritura; Motivar para a Confisso.

a.5) outras equipe que forem necessrio

a.3 Pecado

B) Estrutura

a.4 Jesus Salvador

b.1 -Recepo b.2 -Animao b.3 -Orao

b.1)Montagem

a.5 F e Converso

b.4 -Pregao b.5 - Partilha

b.2)Limpeza

a.6 Senhorio de Jesus

b.6 - Avaliao

b.3) Comunicao

a.7 Cura Interior

a.8 Batismo no Esprito Santo a.9 Vida em Comunidade e amor entre os irmos

ROTEIROS PARA PREGAO PRIMEIRO TEMA SEMEADOR


I - INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: SEMEADOR b) Itens: b.1) SEMINRIO b.2) DE VIDA b.3) NO ESPIRITO SANTO 3 - Motivao 1. O que voc mais deseja deste seminrio? II - DESENVOLVIMENTO 1. SEMINRIO Sentido do SVES viver: Plenamente a vida que Jesus nos deu, O nosso Batismo , O ser cristo autentico. Sentido de SEMEAR. Para semear: Aprofundar a semente Necessidade de aprofundar a terra Qual ser esta terra? Lucas 8, 14-15 Desenvolver a palavra Que tipo de terreno sou? O amor do pai tem um designo. preciso: Abertura: para colocar Desejo: de acolher a palavra(semente)

Realizar: a vontade de Deus Porm existem obstculos que nos impedem de caminhar: Pedras Os espinhos Mas devemos PERSEVERAR 2. DE VIDA Assumir O Batismo : ser cristo e viver a f em Deus; A crisma: testemunhar o Cristo Jesus. Relacionar-se com Deus: Pessoalmente orao individual Comunitariamente orao comunitria. 3. NO ESPIRITO SANTO O amor de Deus derramado sobre Promessa do Pai e do Filho. Pentecostes: Atos 2 Renovao Carismtica o que ? a) O que RCC? podemos ressaltar que um sopro do Esprito Santo que impele os cristos a terem uma experincia pessoal e viva da presena de Deus. O Esprito Santo nos leva a reconhecer que Jesus Cristo o Senhor de nossas vidas. Alguns pontos importantes sobre a RCC: Nossa misso: Fazer discpulos de nosso Senhor Jesus Cristo evangelizando o povo de Deus no Brasil, a partir da experincia do Batismo no Esprito Santo Nossa Viso: a) Viso Organizativa Consolidar todo territrio brasileiro, a Renovao Carismtica Catlica na condio de Movimento Eclesial ardoroso, organizado, unido e missionrio, eu manifesta o rosto e a memria de Pentecostes, tanto em comunidade quanto em cada um de seus membros em todos os ambientes onde se encontrarem. b) Viso Proftica Co Militncia Apostlica combatividade proftica, trabalhar pela implantao e difuso da espiritualidade e cultura de Pentecostes. b) Suas conseqncias em nossa vida: Gosto de orao

Gosto pela palavra de Deus Reconhecimento do Senhorio de Jesus Reconhecimento da Filiao Divina Vida Comunitria Evangelizao Abertura e uso dos carismas Prtica dos sacramentos.

SEGUNDO TEMA O AMOR DE DEUS I - INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: O AMOR DE DEUS b) Itens: b.1) DEUS AMOR b.2) CARACTERSTICAS DO AMOR DE DEUS b.3) EXPERINCIA DO AMOR DE DEUS 3 - Motivao 2. O que voc mais deseja na vida? 2. Ningum feliz sem amor (amar e ser amado) II - DESENVOLVIMENTO 1. DEUS AMOR a) I Joo 4, 16 b) Natureza de Deus amor c) Testemunho: Gods love BOA NOTCIA: DEUS TE AMA (Jer 31, 3 De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor; Isaas 43, 4 ... eu te aprecio e te amo...)

2. CARACTERSTICAS DO AMOR DE DEUS INCOMENSURVEL (Joo 3, 16 Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho nico, para que todo o que nele crer no perea, mas tenha a vida eterna.) CARIDOSO (I Corntios 13, 4 A caridade paciente, a caridade bondosa. No tem inveja. A caridade no orgulhosa. No arrogante. 5 Nem escandalosa. No busca os seus prprios interesses, no se irrita, no guarda rancor. 6 No se alegra com a injustia, mas se rejubila com a verdade. 7 Tudo desculpa, tudo cr, tudo espera, tudo suporta.) ETERNO (I Corntios 13, 8 A caridade jamais acabar.; Jeremias 31, 3 De longe me aparecia o Senhor: amo-te com eterno amor,) CUIDADOSO, PROTETOR, APAIXONADO (Isaas 43, 1 E agora, eis o que diz o Senhor, aquele que te criou, Jac, e te formou, Israel: Nada temas, pois eu te resgato, eu te chamo pelo nome, s meu. 2 Se tiveres de atravessar a gua, estarei contigo. E os rios no te submergiro; se caminhares pelo fogo, no te queimars, e a chama no te consumir. 3 Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu

salvador. Dou o Egito por teu resgate, a Etipia e Sab em compensao. 4 Porque s precioso a meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por ti, entrego naes em troca de ti. 5 Fica, tranqilo, pois estou contigo, do oriente trarei tua raa, e do ocidente eu te reunirei.) FIEL (Isaas 49, 15 Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? No ter ternura pelo fruto de suas entranhas? E mesmo que ela o esquecesse, eu no te esqueceria nunca. 16 Eis que ests gravada na palma de minhas mos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas.) INCANSVEL, MISERICORDIOSO, COMPASSIVO, PERFEITO ( Osias 11, 1 Israel era ainda criana, e j eu o amava, e do Egito chamei meu filho. 2 Mas, quanto mais os chamei, mais se afastaram; ofereceram sacrifcios aos Baal e queimaram ofertas aos dolos. 3 Eu, entretanto, ensinava Efraim a andar, tomava-o nos meus braos, mas no compreenderam que eu cuidava deles. 4 Segurava-os com laos humanos, com laos de amor; fui para eles como o que tira da boca uma rdea, e lhes dei alimento. 5 Ele voltar para o Egito e o assrio ser seu rei, porque no quiseram voltar-se para mim. 6 A espada devastar suas cidades, destruir seus filhos, que colhero assim o fruto de suas obras. 7 Meu povo inclinado a separarse de mim, convidam-no a subir para o Altssimo, mas ningum procura elevar-se. 8 Como poderia eu abandonar-te, Efraim, ou trair-te, Israel? Como poderia eu tratar-te como Adama, ou tornar-te como Seboim? Meu corao se revolve dentro de mim, eu me comovo de d e compaixo. 9 No darei curso ao ardor de minha clera, j no destruirei Efraim, porque sou Deus e no um homem, sou o Santo no meio de ti, e no gosto de destruir. ZELOSO, CIUMENTO (Tiago 4, 5; Dt 4,24) (DEUS NOS FEZ FORA DE SRIE) a) transformadora Moiss (na sara) Pedro (na negao) Paulo (no caminho de Damasco) Dinmica do perfume (fazer algum experimentar um perfume e pedir que faa os outros sentirem o seu cheiro, ao ponto de identificarem sua marca, somente explicando; repetir a dinmica com outras pessoas) Nossa medida (medida humana) Traumas Dvidas Incredulidades Pecado

3. EXPERINCIA DO AMOR DE DEUS

b) Semelhante a um perfume

c) Obstculos experincia do amor de Deus -

III PERORAO

- 1Jo 4,16 - Jo 3,16 - Convite ao = Incentivar cada um a se dispor a experimentar o amor de Deus - Orao Final Amm. Deus os abenoe.

TERCEIRO TEMA (PECADO) I INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: OBSTCULO EXPERINCIA DO AMOR DE DEUS (PECADO) a. Itens: b.1) CONCEITO DE OBSTCULO b.2) O PECADO COMO OBSTCULO b.3) CLASSIFICAO DO PECADO b.4) NOSSA REALIDADE PECADORA b.5) NECESSIDADE DE RECONHECER OS PRPRIOS PECADOS 3 Motivao Ningum feliz sem ser amado. Vocs querem ser felizes? Para ser feliz preciso ser amado at saciedade. O nico amor que nos satisfaz plenamente o que Deus no d. Vocs querem experimentar o amor de Deus? Algum aqui j tentou, sinceramente, acreditar que Deus o ama, ficar cheio do amor de Deus, receber o amor de Deus? Conseguiram? No conseguiram por causa de um terrvel obstculo ao amor Deus, que vamos vencer no dia de hoje.

II DESENVOLVIMENTO 1. CONCEITOS de obstculo = embarao, dificuldade, empecilho, estorvo, impedimento = Aquilo que atrapalha de graa de Deus = => (grego = graa) favor, o que se d sem cobrar = As graas de Deus so inumerveis; uma das mais importantes o seu = A maior graa de Deus Jesus 2. O PECADO COMO OBSTCULO (ANEDOTA: DEPARTAMENTO DE PROPAGANDA) amor

a) Pecado no Antigo Testamento (conceito) = Transgresso (desobedincia) vontade de Deus (Dicionrio Enciclopdico da Bblia DEB Editora Vozes, 1992, pgina 149) = Ao contra o plano de Deus = Abuso da liberdade que Deus d s pessoas criadas para que possam am-lo e amar-se mutuamente (Catecismo da Igreja Catlica Catec. nmero 387, in fine). b) Pecado no Novo Testamento (conceito) = Recusa de submeter-se a Cristo, o Redentor (DEB, pgina 1154) = No crer em Jesus Cristo (Joo 16, 9) c) Conseqncias do pecado Separao de Deus = Gnesis 3, 6-10; Catec. 399-406 (Perde a experincia do amor de Amor de Deus) Privao da glria de Deus (Romanos 3, 23) = Glria de Deus Contempl-lo face a face (Os puros vero a Deus, Mat 5, 8) Ter o seu poder atuante na prpria vida (Mateus 5, 45b) Traumas (feridas interiores) EXPLICAR Doenas (sociais, fsicas AIDS) (NO DISCRIMINAR) Injustias sociais (egosmo, avareza, soberba) Morte = Sabedoria 2, 24: Foi por inveja do demnio que a morte entrou no mundo) = Romanos 6, 23 Porque o salrio do pecado a morte... = Catec., 400 (ler); Tiago 1, 15 d) Causas do pecado Causa primria = Gnese 3, 1-6.13 e Joo 8, 44: o demnio (CVII, 239; Catec. 391) Causa secundria = Natureza humana (Romanos 7, 14-20; Tiago 1, 14-16; Catec. 398) e) Ao do Maligno atravs de nossos pecados Gnese 3, 1-5 (vaidade da Eva: querer ser igual a deuses) Gnese 3, 6 (Ado quis agradar antes carne do que a Deus seu apetite e Eva) Catec. 409 (ler) Pecados de Saul: tomou o lugar do sacerdote, oferecendo sacrifcio (I Samuel 13, 17); desobedincia (I Samuel 15, 1-30; perda do trono de Israel); ouve uma necromante mdium, me de santo dando oportunidade para ser enganado pelo mal, que aparece necromante como se fosse o esprito de Samuel (I Samuel 28, 720; Saul morre na prpria espada => I Samuel 31, 1-5)

RESUMO DOS PECADOS DE SAUL: I Crnicas 10, 13 Saul morreu por causa da infidelidade, pela qual se tornara culpado contra o Senhor, no observando a palavra do Senhor e por ter consultado necromantes. 14 No consultou o Senhor e o Senhor o fez morrer, transferindo assim a realeza para Davi, filho de Isa. ESPRITO MAU SOBRE SAUL: I Samuel, 16 14 O Esprito do Senhor retirou-se de Saul, e um esprito mau veio sobre ele, enviado pelo Senhor. 15 Os homens de Saul disseram-lhe: Eis que um mau esprito de Deus veio sobre ti. 16 Que nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes procuraro um homem que saiba tocar harpa e, quando o mau esprito de Deus estiver sobre ti, ele tocar o instrumento para acalmar-te. 17 Est bem, respondeu Saul, procurai-me um bom msico e trazeimo. 18 Um dos servos declarou: Conheo um filho de Isa de Belm que sabe tocar muito bem: valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o Senhor est com ele. 19 Saul mandou mensageiros a Isa, para dizer-lhe: Manda-me o teu filho Davi, o pastor. 20 Isa tomou um jumento carregado com po, um odre de vinho e um cabrito, e mandou esses presentes a Saul, por seu filho. 21 Davi chegou casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeioou-se a Davi e o fez seu escudeiro. 22 Mandou ento dizer a Isa: Peo-te que deixes Davi a meu servio, porque ele me simptico. 23 E sempre que o esprito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o esprito mau o deixava. Joo 13, 26-27 (Judas Iscariotes indo trair Jesus) Efsios 4, 25-28 (26b-27: No se ponha o sol sobre o vosso ressentimento. No deis lugar ao maligno)

3. CLASSIFICAO DO PECADO a) pecado individual Atinge diretamente a prpria pessoa que peca e indiretamente s demais pessoas = preguia, inveja, gula, rejeitar o plano de salvao, incredulidade b) social Atinge comunidade (sociedade) diretamente e indiretamente pessoa que peca = Falta de amor fraterno, no cumprir direitos sociais (no pagar tributos, no contribuir com o dzimo, no anotar (assinar) a carteira de trabalho dos empregados, embromao no trabalho, omisso no que toca justia e poltica, roubo 4. NOSSA REALIDADE PECADORA a) I Joo 1, 8-10 b) Romanos 3, 23 c) Jesus perdoou pecados Mateus 9, 2b (paraltico perdoado) Joo 20, 23 (Jesus deu Igreja poder para perdoar pecados) d) Jesus institui o sacramento da penitncia (confisso)

5. NECESSIDADE DE RECONHECER OS PRPRIOS PECADOS (Histria: casal que se casou noite e marido morreu) a) Para renunciar a eles b) Para aceitar a ajuda de Deus contra o pecado Quem sabe que est doente busca ajuda. Jesus, ouvindo isto, respondeulhes: No so os que esto bem que precisam de mdico, mas sim os doentes. (Mt 9, 12)

c) Para sermos curados da lepra espiritual d) Para sermos salvos do pecado III PERORAO - Graa de reconhecer que somos pecadores (Joo 16, 8-9; Catec. 388) - (PARBOLA DO P DE LIMO, CHEIO DE LENO BRANCO: VOLTA DO FILHO PRDIGO) - Convite ao = Reconhecer que somos pecadores - Orao Final Amm. Deus os abenoe.

QUARTO TEMA JESUS SALVADOR I - INTRODUO (pedir orao) 1 - Apresentao do pregador ( Dercides, casado, Parquia, Pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: JESUS: AUTOR DA NOSSA SALVAO b) Itens: b-1) JESUS b-2) SALVAO b-3) PARA SER SALVO: ACOLHER O SALVADOR 3 - Motivao a) Jo 14, 1-4 (Na casa de meu Pai existe muitas moradas (...) vou preparar -vos um lugar) b) A salvao comea nesta vida, para quem de Jesus II - DESENVOLVIMENTO 1. JESUS a) Filho de Deus vivo (Mat 16, 16) b) Jesus significa Jav salva c) Jesus: cumprimento da promessa do Pai 2. SALVAO a) Conceito (o que )? - Livrar da morte b) Jesus: Autor da nossa salvao c) Jesus j nos salvou c.1) nico Salvador (Atos 4, 12) c.2) Jesus o caminho e a vida (Jo 14, 6) d) Males vencidos pela salvao de Jesus d.1) Salvao do pecado (Livro como Evangelizar os batizados)

d.2) Salvao das conseqncias do pecado (separao de Deus, privao da glria de Deus, morte) d.3) Salvao das causas do pecado (concupiscncia, Tg 1, 14; Demnio, Gn 3, 1-13; Joo 8, 37.44) d,4) Salvao para a vida eterna, para a ressurreio (1 Cor 15,12-58) e) Frutos da salvao de Jesus e.1) Justificao (Catec. 402, in fine; Romanos 5, 19) - Ato de justificar, tornar justo, santo, puro e.2) Remisso dos pecados - Absolvio, anistia, graa, indulto, perdo e.3) Remio dos pecados (Somos vendidos ao pecado, Romanos 7, 14) Redeno (dos pecados) = Redeno: elevao do pecador at a perfeio de Cristo (Ef 4, 13) Libertao, resgate, tirar do cativeiro, reparar, compensar, ressarcir = Joo 8, 34 (quem se entrega ao pecado seu escravo) Resgate (da dvida)

f) Salvao em situaes concretas da vida (Jo 8, 1-11) 3. PARA SER SALVO: ACOLHER O SALVADOR a) Crer em Jesus (Romanos 10, 9-11; Atos 16, 31) b) Confessar com os lbios (Romanos 10, 9-11) c) Invocar o nome do Senhor clamar pelo Senhor (Romanos 10, 13) A mulher adltera (Joo 8, 1-11) O ladro na cruz (Lucas 23, 42-43)

d) acolher o Salvador Conceito de acolher (Lucas 19, 6: receber alegremente) Lucas 19, 1-11 Atos 4, 12

III PERORAO - Sintetizar o significado de JESUS, SALVAO e o que fazer para ser salvo.

- Convite ao = Conclamar aceitao de Jesus Cristo como Salvador e Senhor da nossa vida = Conclamar cada um a entregar-se a si mesmo, bem como a sua famlia a Jesus Cristo. - Orao: = Perdo dos pecados. Confessar a f em Jesus Cristo. Entregar-se a Ele. Aceit-lo como Salvador e Senhor. Deus os abenoe Amm!

QUINTO TEMA F E CONVERSO I - INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: F E CONVERSO b) PRIMEIRA PARTE: F b.1) CONCEITO DE F b.2) CAMINHO DA F b.3) F UM DOM DE DEUS c) SEGUNDA PARTE: CONVERSO c.1) Itens: c.1) CONCEITO DE CONVERSO c.2) NOSSA CONVERSO EST NO PLANO DE DEUS c.3) CONVERSO UMA GRAA DE DEUS 3 - Motivao Hebreus 11, 6 Mateus 5, 48 II - DESENVOLVIMENTO PRIMEIRA PARTE: F 1. CONCEITO DE F CRIST F: Certeza a respeito do que no se v (Hebreus 11, 1) 2. CAMINHO DA F a) Testemunho dos Apstolos Os Apstolos testemunharam a ressurreio de Jesus = I Corntios 15, 3-8 = Lucas 1, 1-4 b) Ressurreio de Jesus Lucas 24 (resumir o captulo durante a pregao) Joo 21, 1-14 (resumir a passagem durante a pregao)

RESUMINDO O CAMINHO DA F: PELO TESTEMUNHO DOS APSTOLOS CHEGA-SE RESSURREIO DE JESUS; ACEITANDO A RESSURREIO DE JESUS, ADMITIR-SE- QUE A BBLIA VERDADE; ADMITINDO-SE QUE A BBLIA VERDADE, ABRIR-SE- O CORAO PARA ACOLHER A F QUE DEUS PREPAROU PARA NS (Efsios 2, 10)

3. F UM DOM DE DEUS a) Para ter f necessitamos da ajuda de Deus, pois existem muitos inimigos da f Inimigos da f (exemplos): = Maligno = Racionalismo = Materialismo = Pecados: Orgulho, vaidade, soberba (vida de pecado) b) Poder de Deus para vencer tais inimigos O poder de Deus que vence os inimigos da f vem em forma de graa, carisma, dom, presente, oferta gratuita. = Catec. 153 (ler durante pregao) Deus deseja que tenhamos f = Joo 8, 45 = Hebreus 11, 6 (para agradar-lhe) = Para sermos salvos (Romanos 10, 9-13; Catec. 161 ABRAMOS ENTO, NESTE MOMENTO, O CORAO PARA RECEBER O DOM DA F (orar com as pessoas, neste instante, para que recebam a f em seus coraes) SEGUNDA PARTE: CONVERSO 1. CONCEITO DE CONVERSO Mudana de direo, virar (citar exemplos) Sair da direo do mundo e seguir na direo de Jesus Transformao de mentalidade. Deixar de pensar como o mundo e pensar como Cristo; deixar de agir como o mundo, para agir como Jesus. Marcos 1, 15 "Completou-se o tempo e o Reino de Deus est prximo; fazei penitncia e crede no Evangelho." Santidade a vontade de Deus para ns (Lv 11, 44 Pois eu sou o Senhor, vosso Deus. Vs vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo...) Mateus 5,8.48 Efsios 1, 9-10 Liberdade da converso (Catec. 160) = CONVERSO FRUTO DE NOSSA RESPOSTA A DEUS, BASEADA EM NOSSA F, MEDIANTE A ASSISTNCIA DO ESPRITO SANTO (Catec. 1098)

2. NOSSA CONVERSO EST NO PLANO DE DEUS -

3. CONVERSO UMA GRAA DE DEUS

Para vencer o mundo, com suas atraes (sair do mundo e ir para Deus converter-se), necessrio uma interveno divina em nossa vida. Essa interveno vem em forma de uma graa especial, chamada Dom (Catec. 1098).

III PERORAO - A f necessria e tambm uma graa de Deus. - A converso tambm necessria, pois est no plano de Deus para ns, e, tal como a f, um dom de Deus. - Convite ao = Convidar os irmos a aceitarem em seus coraes a f e a converso - Orao Final = Orar com a assemblia (fazer a assemblias orar; o pregador ora e ela repete) pedindo perdo pela falta de f e converso e pedindo ao Esprito os dons da f e da converso. Amm. Deus os abenoe.

SEXTO TEMA SENHORIO DE JESUS I - INTRODUO 1. APRESENTAO DO PREGADOR (nome, estado civil, parquia, pastoral, uma atividade na RCC) 2. APRESENTAO DA PREGAO a) TEMA: SENHORIO DE JESUS b.1) Ef 2,1-9 texto que relata nossa salvao. b.2) Fil 2,5-11 texto onde mostra que Jesus Cristo Senhor b.3) 1Cor 12,3 b.4)O que fazemos para reconhecer este Senhorio. 3. MOTIVAO O conhecer os inimigos para melhorar nossa defesa e para venc-los, a fim de que nossa f produza fruto cem por um. II - DESENVOLVIMENTO b.1) Ef 2,1-9 texto que relata nossa salvao. Esta passagem como um resumo do que vimos na pregao anterior. Jesus por amor se entrega e doando sua vida sem nenhuma reserva nos salva da morte. D nos a vida eterna. b.2) Fil 2,5-11 texto onde mostra que Jesus Cristo Senhor. A maneira misericordiosa que Jesus encontrou de nos salvar foi vindo ao mundo na condio humana, e vivendo a obedincia ao Pai. Sua ao foi forjada na humilhao, na obedincia. O texto termina dizendo toda lngua confesse para glria de Deus pai que Jesus Cristo Senhor(Fil 2,11) Povo Judeu No dia mais Santo do ano, um sumo sacerdote levando sangue de vitima, passava pelo vu do templo, entrando no Santo dos Santos e ali, sozinho pronunciava o Nome Divino. Depois durante todo o ano ningum mais pronunciava este nome. Eles substituam por ADONAI que significa Senhor. Povo Cristo Conforme aprendemos em Hebreus 4,14 ns temos um sumo sacerdote que atravessou os cus, Jesus, Filho de Deus. Ainda em Hebreus 9,12 entrou uma vez para sempre no santurio, no com o sangue de bodes e novilhos ma com seu prprio sangue.

Ao dizer Jesus Cristo o Senhor, estamos unindo cu e terra. Estamos dizendo que Jesus aquele que governa minha vida, Ele meu dono. Proclamo o domnio de Jesus em minha vida. Somente quem passou por uma experincia pessoal com Jesus Cristo consegue proclamar que Jesus Senhor. Exemplo So Paulo. Senhor o Nome Divino de Deus. Deus era Deus Pai, antes que existisse o mundo, mas no era Senhor. Torna-se Senhor a partir do momento que existe criaturas sobre as quais exerce seu domnio. Na frase Jesus o Senhor existe dois eventos fundamentais JESUS MORREU POR NOSSOS PECADOS, RESSUSCITOU PARA NOSSA JUSTIFICAO, POR ISSO SENHOR. Rom 14,9 Rom 10,9 Se confessares com tua boca que Jesus o Senhor e creres co m tu corao que Deus o ressuscitou dos mortos sers salvo. Nos evangelhos vemos que quando os demnios se referem a Jesus, dizem que Ele o Filho de Deus, o Santo de Deus e nunca diz que Jesus Senhor. Dizer que filho de Deus reconhecer um fato que na verdade no depende dele e que nada muda para os demnios. Agora dizer que Jesus Senhor implica em deciso pessoal, reconhece-lo como tal, sujeitar-se ao seu Senhorio, dizer que Jesus a razo de sua vida, que eu vivo para Ele, aceitar livremente o seu domnio. Dizer que Jesus Cristo Senhor dizer que serve a Ele, que submisso a Ele. Isso jamais o demnio vai fazer, porque ele j negou Jesus. b.3) 1Cor 12,3 ningum pode dizer que Jesus Cristo Senhor seno sob a ao do Esprito Santo. b.4)O que fazemos para reconhecer este Senhorio. Para reconhecer este Senhorio necessrio crer que Jesus Messias...enviado do pai par nos salvar. Jesus mesmo confirma isso: Vs me chamais de Mestre e Senhor e Eu o Sou. (Jo 13,13) Orao: quais so as reas de minha vida onde Jesus Senhor? Vamos dobrar no somente joelhos, mas corao, mente, vontade diante de Jesus que o Senhor.

STIMO TEMA CURA INTERIOR I - INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: CURA INTERIOR NA ECONOMIA DA SALVAO b) Itens: b.1) CONCEITO SIMPLIFICADO DE SALVAO b.2) AS DIMENSES DA SALVAO b.3) CURA INTERIOR E SALVAO 3 - Motivao Smula da reunio do Conselho Arquidiocesano da RCC (junho/2000)

II - DESENVOLVIMENTO 1. CONCEITO SIMPLIFICADO DE SALVAO - Exemplo de algum que est prestes a morrer e salvo 2. AS DIMENSES DA SALVAO a) Para a eternidade b) Em situaes prticas de nossa vida Exemplos bblicos: = Joo 8, 1-10 (Mulher adltera) = Joo 11,1-44 (ressurreio de Lzaro) 3. CURA INTERIOR E SALVAO a) Lucas 7,37-47 (carncia, pecados e marcas do pecado) b) Joo 4,7-42 c) Lucas 22,54-62 III PERORAO - Resumir a importncia e a dinmica da cura interior - Convite ao - Orao Final = Realizar orao de cura interior

OITAVO TEMA BATISMO NO ESPRITO SANTO I - INTRODUO (Pedir orao) 1 Apresentao do pregador 2 Apresentao da pregao a) TEMA: BATISMO NO ESPRITO SANTO b) Itens: b.1) A PESSOA DO ESPRITO SANTO b.2) CONCEITO b.3) FUNDAMENTOS b.4) FINALIDADE DO BATISMO NO ESPRITO SANTO b.5) JESUS, O BATIZADOR b.6) FRUTOS DO BATISMO NO ESPRITO SANTO b.7) QUEM PODE SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO b.8) CONDIO PARA SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO b.9) QUANTIDADE DE BATISMOS NO ESPRITO SANTO 3 - Motivao O Esprito Santo o poder que Deus nos d para que sejamos seus filhos de fato (Joo 1, 12; Romanos 8, 14-16; I Joo 3, 1a). Ele nos conduz (Catec. 1.266), nos capacita a vivermos como filhos de Deus e no como filhos do mundo. II - DESENVOLVIMENTO 1. A PESSOA DO ESPRITO SANTO a) Catec., 691 b) Denominaes Parclito (Catec., 692, Joo 14, 16.26; 15, 26; 16, 7) Esprito de Verdade (Catec. 692; Joo 16, 13) Esprito da promessa, Esprito da adoo, o Esprito de Cristo, o Esprito do Senhor, o Esprito de Deus, o Esprito da glria (Catec. 693 c) Smbolos gua, Uno, Fogo, Nuvem, Luz, Selo, Mo, Dedo, Pomba (Catec., 694 a 701) GUA VIVA (Joo 7, 37-39) d) Terceira Pessoa da Santssima Trindade (Catec., 685.731)

2. CONCEITO a) Batismo=> mergulho (Catecismo da Igreja Catlica - Catec. 1.214) b) Mergulho no Esprito Santo (Batismo NO Esprito Santo) 3. FUNDAMENTOS a) Bblicos (Lucas 24, 49; Atos 1, 8; Joo 1, 33) b) Doutrinrios (Catec. 696.731-746.1.287.1699a, etc.) c) Tradio (Santo Toms; Padre Domenico Grasso) 4. FINALIDADE DO BATISMO NO ESPRITO SANTO a) Encher-nos do Esprito Santo. Plenificar-nos do Esprito Santo b) Significado do estar cheio do Esprito Santo: PLER (), cheio transbordando. 5. JESUS, O BATIZADOR Joo 1, 33 6. FRUTOS DO BATISMO NO ESPRITO SANTO O prprio Esprito Santo, como dom ativo (Lc 24, 49) Vida comunitria (Atos 2,42; 4,32-35) O amor de Deus (o prprio Deus) Rm 5,5 Filiao divina (Jo 1, 12; Rm 8, 12-16; Catec. 736b) Converso (Jo 3, 3.5 => nascer de novo, nova criatura) Caridade e seus frutos (Glatas 5, 22) Santidade (fortaleza para vencer o pecado, Rm 8, 15) Herana divina (a mesma de Jesus, Rm 8, 17) Carismas (orao em lnguas) = CVII 1.339 = Cat. 2003 = CL 24, segue abaixo: O Esprito Santo, ao confiar Igreja-Comunho os diversos ministrios, enriquece-a com outros dons e impulsos especiais, chamados carismas. Podem assumir as mais variadas formas, tanto como expresso da liberdade absoluta do Esprito que os distribui, como em resposta s mltiplas exigncias da histria da Igreja. A descrio e a classificao que os textos do Novo Testamento fazem desses dons so um sinal da sua grande variedade: A manifestao do Esprito dada a cada um para proveito comum. A um, o Esprito d uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de cincia, segundo o mesmo Esprito; a outro a f, no mesmo Esprito; a outro, o dom das curas, nesse nico Esprito; a outro, a operar milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espritos; a outro, o falar diversas lnguas e a outro ainda o interpretar essas lnguas (1 Cor 12, 7-10; cf. 1 Cor 12, 4-6. 26-31; Rm 12, 6-8; 1 Pd 4, 10-11). 7. QUEM PODE SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO

VEJAMOS AGORA A QUEM JESUS DESEJA BATIZAR NO ESPRITO SANTO: a) Nmeros 11, 29 b) Joel, 3, 1-3 c) Lucas 11, 13 d) Catec. 1.287 8. CONDIO PARA SER BATIZADO NO ESPRITO SANTO Lucas 11, 13 9. QUANTIDADE DE BATISMOS NO ESPRITO SANTO a) Batismo sacramental (um apenas) b) Batismo no Esprito Santo - No existe limites (Mt 10, 1; Jo 20, 22; At 2, 1-4; 4, 24b-31) III PERORAO - Demonstrou-se que o batismo no Esprito Santo sempre esteve presente na Igreja. Est bem fundamentado na Sagrada Escritura, na Sagrada Tradio e no Magistrio da Igreja. uma graa atual, para os nossos dias, como foi sempre. Milhares de pessoas o recebem dentro da Igreja Catlica. Nos ltimos anos centenas de telogos catlicos tm sido despertados pelo Esprito Santo para estud-lo, entend-lo e ensin-lo, a partir de sua redescoberta, buscando suas razes em nossas genunas tradies. - Convite ao = Aceitemo-lo, destemidamente. - Orao Final

NONO TEMA VIDA EM COMUNIDADE E AMOR ENTRE OS IRMOS I - INTRODUO (pedir orao) 1 Apresentao do pregador (nome, estado civil, parquia, pastoral) 2 Apresentao da pregao a) TEMA: COMUNIDADE: FRUTO DO ESPRITO SANTO b) Itens: b.1) CONCEITO DE COMUNIDADE b.2) VIVER EM COMUNIDADE b.3) PARQUIA E COMUNIDADES ECLESIAIS b.4) FINALIDADES DAS COMUNIDADES b.5) COMUNIDADE: FRUTO DO ESPRITO SANTO 3 - Motivao II - DESENVOLVIMENTO 1. CONCEITO DE COMUNIDADE a) Comunidades eclesiais a.1) Conceito (Atos 2, 42) a.2) Exigncia do esprito humano a.3) Necessidade dos tempos atuais (CNBB Doc 54, 278) 2. VIVER EM COMUNIDADE a) A vida de Jesus sempre foi comunitria b) Os apstolos aprenderam com Jesus 3. PARQUIA E COMUNIDADES ECLESIAIS Conceito de parquia (Cat. 2179; 2226, in fine) = Referncia Fundamental (CNBB Doc 54, 279) = Fator de unidade (CNBB Doc 54, 280) = Movimentos nas parquias (CNBB Doc 54, 284) 4. FINALIDADES DAS COMUNIDADES EXPERINCIA DE SALVAO (DE DEUS) PROPICIAR MAIOR UNIDADE ORGANIZAR MELHOR A CAMINHADA PROPICIAR FORMAO DINAMIZAR A ORAO VIVENCIAR O AMOR FRATERNO

CRIAR OS ESPAOS PARA O PASTOREIO EXERCCIO DOS CARISMAS COLABORAR NOS TRABALHOS PAROQUIAIS RESUMINDO: CONSERVAO E APROFUNDAMENTO DA GRAA DO BATISMO NO ESPRITO SANTO. EM OUTRAS PALAVRAS, AJUDAR O GRUPO E AS PESSOAS A SEREM REALMENTE CRISTOS. O Esprito Santo nos d o dom do amor, que nos leva a desejar viver em comunidade (I Corntios 13) Jo 20,22; At 2,42 (Logo aps o Batismo no Esprito Santo, a comunidade se reuniu) - Convite ao - Orao Final

5. COMUNIDADE: FRUTO DO ESPRITO SANTO -

III PERORAO

MEDITAES DIRIAS
1 Semana: SEMEADOR Meditao diria :
1 dia Lc 8,4 2 dia Lc 5,12 3 dia Lc 8, 6-13 4 dia Lc 8, 7-14 5 dia Lc 8, 8-15 6 dia Lc 8,11 7 dia Lc 8, 4-15

Para voc refletir: 1 Como esta o terreno de seu corao? 2 Quais so as espectativas que voc tem para este Seminrio de Vida no Esprito? Vivncia: Ler o Mateus 13 e explicar esta passagem para uma pessoa que voc conhece sabe que precisa mexer no terreno de sua vida para acolher a Palavra de Deus. QUESTIONRIO 1 Aproveitamos esta semana para refletirmos sobre o poder da Palavra de Deus em nossa vida, j que durante todo este seminrio vamos mergulhar estar em continuo contato com ela. Procure as citaes abaixo, leia e escreva nos espaos: a) Is 40,8 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ b) Sl 118,105 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ c) Heb 4,12 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ d) II Tim 3,16-17 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ Is 55, 10-11 _________________________________________________________________ _________________________________________________________________ _________________________________________________________________

MEDITAES DIRIAS
2 Semana: AMOR DO PAI Nossa resposta: amar, obedecer e servir. Meditao diria : 1 dia Lc 8,4-15 2 dia Mc 16,14-20 3 dia Ap 3,15-21 4 dia Is 43,1-5 Para voc refletir: 1 Como tem correspondido at hoje a esse amor que Deus tem por voc? 2 Voc cr que Deus o ama pessoalmente, que o conhece pelo nome e que voc precioso aos seus olhos? Vivncia: Ler o Sl 138 e viver o AMOR DE DEUS para com a pessoa mais difcil. QUESTIONRIO 01 Com que amor Deus nos ama? (Jer 31,3) ________________________________________________________________ 02 A quem Deus ama (Mt 5,44-45). Aos _______________, aos ______________, aos ___________________________, aos ____________, aos _______________, aos. _______________ e aos ________________. 03 Deus amou tanto o mundo que____________________________(Jo 3,16). 04 Deus __________________________(1 Jo 4,8). 05 No Amor no h______________________________________(1 Jo 4,18). 06 Em que consiste o amor?________________________________(1 Jo 4,10). 07 Se Deus Amor (caridade), escreva de Deus o que So Paulo diz sobre o amor (caridade) em 1 Cor 13,4-8. Deus __________________ Deus no guarda___________________________ Deus _________________ Deus no se alegra__________________________ Deus no tem______________ Deus rejubila com________________________ Deus no ________________Deus tudo_______________________________ Deus no _______________ Deus tudo________________________________ Deus no _______________ Deus tudo_______________________________ Deus no busca______________ Deus no se ___________________________ Destas caractersticas, qual parece ser a mais importante em sua vida? ________ __________________________Por qu? _______________________________ ________________________________________________________________ 5 dia Is 49,14-16 6 dia Is 41,9-14 7 dia 1 Jo, 3,1-3

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 3 Semana: O PECADO Meditao diria: 1 dia Genesis 2 3 dia Rm 1, 18-32 5 dia Mc 7, 20-23 7 dia Joo Para voc refletir: A misericrdia de Deus to grande e o amor que Deus tem por cada um de ns no tem limites. Pelo sacramento da Reconciliao ou Confisso, Deus nos convida a refazer a nossa comunho com Ele. No ser esta uma oportunidade para voc procurar um sacerdote? ( Leitura. Gaudium et Spes 13 e 27) Sugesto: Orar e descobrir qual o pecado que sai de seu corao, que mais atrapalha sua converso. QUESTIONRIO 01 Por que no vivemos a vida de Deus? Por que todos ________________ e todos esto____________________________________________________(Rm 3,23). 02 Que conseqncias negativas tiveram Ado e Eva, quando quiseram ser como Deus, por suas prprias foras? __________________________________(Gen 3) 03 o que acontece quele que quer salvar sua vida por si prprio?______________________________________________________(Mt 16,25) 04 que acontece a um cego que guiado por outro cego:____________________________________________________(Mt 15,14)Assim sendo possvel salvar-se?__________________________________ (Mt 19,25-26) 05 Quem comete pecado um_______________________________(Jo 8,34) 06 O pecado no _______________________________________(Jo 16,9) 07 Pecado tudo que __________________________________ (Rm 14,23) 08 Responda: Verdadeiro (V) ou falso (F). O homem pode salvar-se a si mesmo O egosta faz sofrer porque sofre O pecado produz vazio e tristeza O pecado a verdadeira felicidade do homem Quem peca... Ofende a Deus Ofende aos outros Ofende a si mesmo 2 dia Gnesis 3 4 dia Rm 7, 15-26 6 dia Salmo 50

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 4 Semana: JESUS SALVADOR Meditao diria: 1 dia Jo 3,16-20 2 dia Jo 1,26-29 3 dia Rm 5,17-21 4 dia Jo 8,1-11 Para voc refletir: Deus amou tanto o mundo que entregou seu filho nico... para que o mundo seja salvo por ele ( J 3, 16-17). Em nenhuma outro h salvao, porque no h outro nome dado aos homens pelo qual podemos ser salvos (at 4,12). Vivncia para a semana: fazer oraes (espontneas e dirias) de louvor ao Pai por nos ter dado seu Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. 01 Nas Frases seguintes voc encontrar algo sobre Jesus e sua misso: Mt 1,21: Por que Ele se Chama Jesus?_________________________________ Jo 1,29: que disse de Jesus Joo Batista?_______________________________ Mt 8,29: que ttulo os demnios davam a Jesus?__________________________ Lc 18,38-39: Que gritou o cego de Jeric para Jesus?______________________ 02 Por sua parte Jesus mesmo tambm disse quem ele era: Mt 9,13: Eu no vim chamar_________________________________________ Jo 14,6: Eu sou o _______________________, a ______________________ e a __________________ Jo 6,47: Aquele que crer _____________________________ Jo 14,6: Ningum vai ao pai ________________________________________ 03 1 Tm 2,5 Jesus o ________ medidor entre _______ e os ___________ 04 Escreva para que foi enviado Jesus, segundo Lucas 4,18-19:___________ ________________________________________________________________ 05 Rm 4,25 Jesus morreu por ____________________________________ 06 Cl 1,13 Ao sermos salvos, samos das _________ para o ____________ 07 Rm 5,20 Onde avultou o ________________superabundou ___________ 08 Consultando a citao bblica, responda sim (S) ou no (N): Mt 19,25-26: Jesus o nico que pode salvar-nos Jo 10,10: Jesus veio trazer a vida em abundncia? Mt 19,25-26: o homem pode salvar-se por si mesmo At 4,12: Jesus o nico salvador? Mt 9,13: Jesus veio buscar os justos? Lc 4,18-19: Jesus veio libertar os homens Mt 9,3: Jesus veio buscar os pecadores? Jo 3,17: Jesus veio para condenar o mundo? Jo 3,17: Jesus veio salvar o mundo? 5 dia Rm 8,29-34 6 dia 2 Cor 5,17-21 e 6, 1-2 7 dia Cl 2,12-14

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 5 Semana: F E CONVERSO Meditao diria: 1 dia Joo 20,19-23 2 dia Lucas 15,3-7 3 dia Lucas 15,11-32 4 dia Lucas 2,25-32; Is 7,14 Para voc refletir: Por Jesus Cristo, pelo sangue derramado por amor de cada um de ns temos a redeno e a remisso dos Pecados. Voc est dispost o a aceitar de todo corao a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador Pessoal e a mudar de vida? Ler Efsios 1 QUESTIONRIO 01 Responda Sim (S) ou No(N) pela circunciso que seremos salvos (Rm 3,30)? Somos salvos pela prtica da Lei Gl 2,16? A salvao conseguida com boas obras (Ef 2,8-9)? Conquistamos a salvao por merecimento prprio (Ef 2,8)? Somos salvos gratuitamente, mediante a f (Ef 2,8; Rm 5,1-2)? A salvao uma graa, um dom de Deus (Ef 2,5.8)? s por Jesus Cristo que seremos salvos (Ef 2,5; At 4,12)? 02 Responda Sim(S) ou No(N) A f crer em pessoas? A f crer em coisas que no se entende? A f uma ideologia? 03 A f ___________________________________________________ (Hb 11,1). 04 Quem crer em Jesus ser _____________ (Mc 16,16), _____________ (Jo 11,25) e ser _______________________ (At 13,39). 05 Para sermos salvos e recebermos o Dom do Esprito Santo, devemos ___________ _______________________________________________________________(At 2,38). 06 O que mudou na vida de Madalena, Zaqueu e Paulo_________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________ (Lc 8,2; 19,1-10; Gl 1,11-15; Fl 3,4-11). 07 Converso ________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________. 5 dia Lucas 1,28-35 6 dia Lucas 1,68-79 7 dia Joo 3,16-21

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 6 Semana: SENHORIO DE JESUS Meditao diria: 1 dia Heb 4,14 2 dia Rom 10,9 3 dia Rom 14, 9
Para voc refletir : quando deixo Jesus ser o Senhor de minha vida, no dou lugar para outros senhores. Ele se torna o nico, o dono, aquele que governa conhecedor de todas as coisas e de tudo. No Estudo desta semana vamos refletir se realmente estamos dispostos a assumir o Senhorio de Jesus em nossa vida. Vivncia: Orar e proclamar o Senhorio de Jesus nas diferentes reas de sua vida.

4 dia Rom 14,7-8 5 dia Fil 2,5-11

6 dia Atos 2, 32-36 7 dia 1 Cor 12,3

QUESTIONRIO Aprendemos que dizer Jesus o Senhor, implica: implica em d eciso pessoal, reconhec-lo como tal, sujeitar-se ao seu Senhorio, dizer que Jesus a razo de sua vida, que eu vivo para Ele, aceitar livremente o seu domnio. Dizer que Jesus Cristo Senhor dizer que serve a Ele, que submisso a Ele. Pensando em cada uma dessas afirmaes vamos refletir: a) Eu estou decidido a tomar esta deciso de assumir que Jesus o Senhor de minha vida? b) Eu reconheo que Jesus Senhor? c) Eu me sujeito ao seu Senhorio? d) Hoje eu posso dizer que Jesus o Senhor de minha vida? e) Realmente posso dizer que vivo para Cristo? f) Eu quero servir ao Senhor? Esses so alguns questionamentos que podemos fazer a cerca do Senhorio de Jesus em nossa vida. Vamos tomar como base a palavra de Deus para confirmar que: a) Jesus Senhor sobre a natureza Mt 8,23-27 b) Jesus Senhor sobre todo pecado Mt 9,1-2 c) Jesus Senhor sobre os pecadores Lc 19,1-10 d) Jesus Senhor sobre todos os reinos Mt 2, 9-12 e) Jesus Senhor sobre as doenas Jo 9,1-7

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 7 Semana CURA INTERIOR Meditao diria: 1 dia Lucas 4,16-21 2 dia Lucas 4,31-37 3 dia Isaas 53 4 dia Marcos 6,53- 56 e Lucas 6,17-19 Para voc refletir: O Senhor quer realmente transformar voc em sua criatura. Para que isso acontea, Jesus, que sempre o mesmo, ontem hoje e amanh (Hb 13, 8), quer penetrar na sua vida interior para libert-lo, cur-lo espiritual e fisicamente (Ez 34,1116; Sl 102,1-5). Vivncia: Tirar 10 minutos por dia para louvar e agradecer a cura interior que o Senhor est fazendo em voc. 01 Para sermos novas criaturas, devemos crer nas seguintes citaes: Ap 12,12 ______________________________________________________________________ Ez 13,18-19 ___________________________________________________________ ______________________________________________________________________ At 9,19 ________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Rm 12,1-2 _____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 2 Tim 3,15-16 __________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Is 45,22-4______________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 1 Ts 1,9-10 _____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Ef 4,14-16______________________________________________________________ ______________________________________________________________________ Ef 4,22-27 _____________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 02 Leia Hb 11 e responda: Quantas vezes se encontra a palavra f? _____________________________________ Qual delas voc considera a mais valiosa? ____________________________________ ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ OUTRAS ANOTAES:__________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 5 dia Lucas 8,40-56 6 dia Lucas 5,12- 26 7 dia Atos 3,1-6

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 8 Semana BATISMO NO ESPRITO SANTO Meditao diria:


1 dia Lucas 11, 9-13 2 dia Mt 3,11 At 11, 15-16 3 dia - Joo 14,15-26 4 dia Joo 16,5-15 5 dia Atos dos Apstolos 1,4-11 6 dia Atos dos Apstolos 2,1-21 7 dia Jo 7,37-39

Para voc refletir:


A vida Crist s possvel na fora do Esprito Santo. Ele nos d os seus dons para que os usemos como instrumentos de trabalho e auxilio a servio dos irmos. (Apostolicam Actuositatem, Compndio do Conclio Vaticano II, nmero 1339 e Joo 14,12).

Vivncia: durante 15 minutos, diariamente, pedir o Esprito Santo ao Pai, em nome de Jesus. QUESTIONRIO 01 Jesus fez trs promessas a todos os que ouvem a sua palavra e crem em Deus, que O enviou. Quais so elas? (Jo 5,24) a)______________________________________________________________ b)______________________________________________________________ c)_____________________________________________________________________ 02 Qual a promessa de Jesus aos que servem? (Jo 12,26) _____________________ ______________________________________________________________________ 03 Quando fazemos o que Jesus nos manda, podemos esperar dEle o cumprimento de duas promessas. Quais so elas? (Copie Jo 14,23) ________ _______________________________________________________________ 04 Se fielmente fizermos o que Jesus nos manda, temos em ns, agora, a sua ______ ______________________________________ (Jo 15,11) 05 Qual o primeiro trabalho do Esprito Santo na vida de algum? (Copie Jo 16,8-9): ______________________________________________________________________ 06 Qual a promessa que Jesus faz aos que crem nEle? (14,16-17) _____________ ______________________________________________________________________ 07 Por quanto tempo o Esprito Santo fica com o cristo? (14,16-17) ______________________________________________________________________ 08 Como pode o cristo saber que o Esprito Santo est com ele? (14,17) _______________________________________________________________ 09 Como o Esprito Santo ajuda o cristo? (16,13) _______________________________________________________________ 10 Aos que buscam a Jesus e lhe pedem, Ele d graciosamente as mais preciosas ddivas. Cite-as: a) (Jo 10,28) ____________________________________________________ b) (Jo 14,27) ____________________________________________________ c) (Jo 15,9) _____________________________________________________

RENOVAO CARISMTICA CATLICA 9 Semana VIDA EM COMUNIDADE E AMOR ENTRE OS IRMOS


Meditao diria: 1 dia At 2, 42-47 2 dia At 4,32-37 3 dia Ef 5,21 4 dia Mc 2,1-12 5 dia Jo 10,16 6 dia Jo 17,20-21 7 dia At 9,22-25

Para voc refletir: - Qual deve ser a funo da comunidade na vida de um cristo? - Qual a funo da comunidade em sua vida? - Quantas pessoas de sua comunidade esto cuidando de voc neste momento? - Quantas pessoas de sua comunidade esto sob seus cuidados? Vivncia: Esclarecer, nesta semana, duas pessoas sobre o que seja comunidade crist e sobre a sua importncia para a vida dos cristos. QUESTIONRIO 1 Com base em Atos 2,42 e Atos 4,32-37, diga, por escrito, o que comunidade _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________ _____________________________________________ 2 Marque com V, se for verdadeiro e com F, se for falso: a) Jesus, no princpio, vivia em comunidade, conhecida por comunho(Jo 1,1-2) (___). b) Ao vir ao mundo, Jesus nasceu em uma (famlia) comunidad (Lc 2,1-7.41-52) (___). c) Durante seu ministrio, Jesus viveu em comunidade (Mc 3,13-19) (___) d) Ao terminar sua misso terrena, Jesus continuou em comunidade (Jo 14,1-4) (___) 03 A convivncia fraterna necessria para a vida em comunidade? Por que? ____________________________________________________________________ _____________________________________________________________________ ___________________________________________________ (Mt 5,21-26.43-48). 04 Jesus era um mestre na construo de relacionamentos. Transcreva um trecho bblico que demonstra isso: ______________________________________________ _____________________________________________________________________ ____________________________________________________ (Lc 10,38-42). 05 Um dos piores inimigos da comunidade o ressentimento. O que Jesus pensa sobre ele? ___________________________________________________________ _________________________________________________________(Mt 18,15-22). 06 Explique como os primeiros catlicos venciam o maior inimigo da comunidade. _____________________________________________________________________ __________________________________________________________(Ef 4,25-27). 07 Marque com V, se for verdadeiro e com F, se for falso. So finalidades da vida em comunidade: Propiciar formao Proporcionar/aprofundar experincia de salvao (de Deus) Dinamizar a orao Ajudar as pessoas e o grupo a serem realmente cristos Propiciar maior unidade Organizar melhor a caminhada Viver a fraternidade Criar espaos para o pastoreio Exercitar os carismas Colaborar nos trabalhos paroquiais Promover os irmos Promover o crescimento humano e espiritual

Das könnte Ihnen auch gefallen