Sie sind auf Seite 1von 4

o Qu Computac a antica: O Algoritmo de Deutsch e o Paralelismo Qu antico

Fernando Lu s Semi ao da Silva Instituto de F sica Gleb Wataghin, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, 13083-970, Campinas, S ao Paulo, Brasil e-mail: semiao@i.unicamp.br
Resumo O objetivo desse artigo e apresentar conceitos b asicos sobre computac a o e informac a o qu antica de modo que o leitor possa tomar contato com essa recente a rea da f sica, hoje em desenvolvimento nos principais centros de pesquisa. A computac a o qu antica se diferencia da computac a o cl assica que conhecemos principalmente no modo como as func o es s ao calculadas. No caso qu antico, existe um paralelismo decorrente da superposic a o coerente de estados o que permite a realizac a o de m ultiplos c alculos simult aneos da func a o de interesse. Esse e o assunto abordado nesse artigo, que ainda apresenta o algoritmo de Deutsch o qual fornece uma indicac a o direta do poder computacional contido na mec anica qu antica.

o 1 Introduc a
Quando pensamos em computac a o e usual que tenhamos uma id eia abstrata baseada em conceitos e argumentos l ogicos que est ao mais pr oximos da matem atica que da f sica. Contudo, n ao podemos nos esquecer que o computador e um objeto f sico e o processo computacional, seja ele efetuado por qualquer hardware, e um processo que obedece a ` s leis da f sica. Uma vez que a mec anica qu antica e uma teoria fundamental, parece natural pensarmos em uma m aquina que realize o processamento de informac a o num n vel tal que a superposic a o e o emaranhamento de estados qu anticos possam ser utilizados como um novo tipo de recurso computacional. Essa e a id eia formalizada por Deutsch [1] num artigo que despertou a atenc a o da comunidade de f sicos para essa nova a rea de pesquisa que reune f sica, matem atica e ci encia da computac a o, e que hoje conhecemos pelo nome de computac a o qu antica. A procura por sistemas f sicos capazes de implementar essas id eias de maneira controlada assume grande import ancia nessa a rea. Em [2] e proposto o uso de um on aprisionado num potencial harm onico interagindo com o campo quantizado de uma cavidade na implementac a o de um conjunto universal de portas l ogicas. Essa proposta apresenta algumas vantagens sobre as demais envolvendo ons porque permite o uso de f otons no envio de informac a o a pontos distantes do espac o. No que segue s ao apresentados alguns conceitos b asicos sobre computac a o qu antica, incluindo uma importante caracter stica da evoluc a o temporal dos sistemas qu anticos que e o paralelismo. Essa importante caracter stica ser a ilustrada no chamado Algoritmo de Deutsch tamb em discutido nesse artigo. N ao e objetivo discutir aqui quest oes pr aticas como, por exemplo, a viabilidade de construc a o de um computador qu antico em grande escala ou caracter sticas particulares de uma ou outra proposta de implementac a o. O artigo e dedicado a ` apresentac a o de alguns conceitos b asicos que d ao uma id eia geral da potencialidade da computac a o qu antica. Uma boa introduc a o ao assunto pode ser encontrada em [3].

2 Qubits e Portas L ogicas


Em computac a o cl assica, a menor unidade de informac a o, o bit, pode assumir dois estados, 0 ou 1. Sua generalizac a o qu antica se d a no contexto de sistemas de dois n veis no qual o estado geral (puro) para esse bit qu antico, ou qubit, e dado por:

(1)

que e parametrizado por dois n umeros complexos e , satisfazendo a relac a o de normalizac a o . Vemos que existem innitas possibilidades para o estado de um qubit, podendo estar numa superposic a o coerente de 0 e 1. Essa caracter stica d a origem a um paralelismo sem an alogo cl assico, j a explorado na criac a o de algoritmos qu anticos ecientes para soluc a o de problemas de grande complexidade computacional. Um exemplo que ilustra bem a ec encia da computac a o qu antica e o problema da fatorac a o de grandes n umeros inteiros. Esse problema demanda um tempo exponencial de soluc a o no melhor algoritmo cl assico conhecido. Foi demonstrado [4] que um computador qu antico seria capaz de solucionar esse problema num tempo polinomial, o chamado algoritmo de Shor, o que vem motivando a pesquisa em algoritmos qu anticos e consolida a espectativa sobre o poder computacional de tais m aquinas. Muitos sistemas f sicos podem ser usados como qubits. Os estados e podem corresponder, por exemplo, a duas polarizac o es distintas de um f oton, ou a dois estados de um spin nuclear num campo magn etico uniforme, ou ainda a dois estados de energia de um el etron num a tomo. Nesse u ltimo caso, iluminando o a tomo com luz de energia apropriada, e poss vel manipular o estado do sistema de modo a promover mudanc as de para , ou o processo inverso. A id eia pode ser facilmente generalizada para o caso de m ultiplos qubits. Consideremos o caso de dois qubits. Se fossem bits cl assicos, ter amos ent ao quatro estados poss veis, , , e . Correspondentemente, um sistema qu antico de dois qubits tem uma base computacional

F. L. Semi ao com quatro componentes denotadas , , e . Um par de qubits podem tamb em existir numa superposic a o desses quatro estados. Um importante estado de dois qubits e o chamado estado de Bell ou par EPR dado por:

computac a o cl assica que, no m aximo, faria uma troca negando o bit de entrada na chamada operac a o NOT.

3 Paralelismo Qu antico
A vantagem de um computador qu antico e a maneira como ele calcula func o es em paralelo. De modo simplicado, o paralelismo qu antico e a capacidade que tais m aquinas t em de calcular um func a o para muitos diferentes valores de simultaneamente. Para entender como isso ocorre, consideremos o caso simples de uma func a o . Para que a operac a o seja revers vel e conveniente guardar junto ao vaavel . Isso pode ser feito com a lor de o valor da vari aplicac a o de uma sequ encia apropriada de portas l ogicas [3], transformando o estado inicial em , no qual o primeiro qubit e registrador de dados e o segundo o registrador alvo. O sinal denota a operac a o de soma bin aria, ou se ou se seja, . A transformac a o e usualmente denotada por . No caso o estado do segundo qubit e exatamente o valor . Consideremos agora a aplicac a o de no qubit que n ao pertence a ` base computacional. Esse estado pode ser criado com a aplicac a o da porta de Hadamard (3) em . Uma vez que e um operador linear, sua aplicac a o em resulta no estado dado por:

(2)

Esse estado, aparentemente simples, e o respons avel por muitas surpresas em computac a o e informac a o qu antica, incluindo o teletransporte de estados qu anticos. O estado de Bell tem a propriedade de que uma medida sobre um dos qubits tem dois resultados poss veis: com probabilidade , levando ao estado , e com probabilidade , levando ao estado . Assim, uma medida no outro qubit sempre dar a o mesmo resultado que a medida no primeiro qubit, isso signica que o resultado das medidas est ao correlacionados. Ainda mais, outros tipos de medida podem ser realizadas no primeiro, ou segundo qubit, e as correlac o es entre os resultados das medidas ainda existir ao. Essas correlac o es t em sido objeto de grande interesse desde o famoso artigo de Einstein, Podolsky e Rosen onde eles apontaram pela primeira vez essas estranhas propriedades do estado de Bell [5]. Essas correlac o es foram estudadas por John Bell [6] que provou um resultado muito interessante e surpreendente: as correlac o es medidas no estado de Bell s ao mais fortes que qualquer outra que possa existir nos sistemas cl assicos. Esses resultados foram talvez a primeira indicac a o de que a mec anica qu antica permite processamento de informac a o al em do que e poss vel no mundo cl assico. Em [7], e apresentado um esquema de gerac a o de toda uma base de estados desse tipo, utilizando como qubits o estado vibracional de movimento de um on aprisionado e o estado do campo eletromagn etico quantizado. Operac o es sobre um qubit devem preservar sua norma, e portanto, devem ser descritas por matrizes unit arias. Em princ pio, qualquer operac a o unit aria pode ser imaginada como uma porta l ogica qu antica. No espac o de dimens ao , ou seja, de um u nico qubit, o efeito da aplicac a o de operac o es unit arias pode ser visualizado como a rotac a o de um vetor unit ario na chamada esfera de Bloch [3], e por esse motivo, operac o es unit arias em um u nico qubit s ao freq uentemente chamadas de rotac o es de qubits. Uma porta de um qubit que possui import ancia fundamental nos algoritmos qu anticos e a chamada porta de Hadamard. A ac a o dessa porta na base computacional e dada por:

(4)

(3)

Essa e uma porta sem an alogo cl assico pois o resultado nal de sua aplicac a o leva a uma superposic a o coerente dos dois estados da base computacional, algo n ao presente na 2

Esse e um estado que cont em informac a o sobre e Sua forma sugere que tivemos o c alculo para dois valores de simultaneamente. Essa caracter stica e chamada importante ressaltar que se pude paralelismo qu antico. E ao, uma u a o der assumir valores distintos, ent nica aplicac de calcular a a func a o para n diferentes valores de . Ao contr ario do paralelismo cl assico onde circuitos m ultiplos s ao constru dos para computar simult aneamente , cada um deles para um valor de , aqui um u nico circuito qu antico e empregado no c alculo da func a o para uma condiferentes valores de simultaneamente. Isso e seq ue ncia direta do fato de que um bit qu antico pode estar num estado de superposic a o. O paralelismo qu antico permite que todos os valores da func a o sejam calculados simultaneamente, ainda que tenhamos calculado essa func a o uma u nica vez. Contudo, esse paralelismo n ao e imediatamente u til, isso porque uma medida resultar a em apenas um u nico valor da func a o. Em nosso exemplo, a medida resultar a ou no estado ou no estado . Claramente, qualquer computador cl assico pode fazer isso muito bem. Deve existir ent ao alguma coisa a mais que torne o paralelismo qu antico algo u til, ou seja, algo
.

Revista Physicae 3 - 2002

Computac a antica o Qu que nos a o de superposic o es do permita extrair mais informac nico valor . Veretipo do que apenas um u mos agora um exemplo de como informac a o adicional pode ser retirada de problemas desse tipo.

se

(10) se

4 O Algoritmo de Deutsch
No intuito de compreender melhor os assuntos discutidos nas sec o es anteriores, e apresentado agora o chamado algoritmo de Deutsch [1]. Esse combina de forma clara duas propriedades importantes: paralelismo qu antico e interfer encia, sendo este u ltimo efeito, o respons avel em tornar o paralelismo u til na obtenc a o de mais informac a o sobre a func a o, isso com ainda apenas um u nico passo. O estado de entrada (input) e escolhido como:

Notando que e igual a zero se e igual a um de outro modo, podemos reescrever (10) concisamente na forma:

(11)

(5)

Esse estado e enviado a ` duas portas de Hadamard o que resulta em:

(6)

Em seguida, esse estado e enviado a ` porta . Notamos que a aplicac a o de em estados do tipo resulta em:

(7)

Usando esse resultado, obt em-se:


Portanto, medindo o primeiro qubit pode-se ent ao determinar . Assim, essa sequ encia de operac o es qu anticas fornece como resposta uma propriedade global de que e , com apenas um u nico c alculo da func a o . Isso supera qualquer l ogica cl assica, que exigiria o c alculo de e para ent ao realizar a soma. Esse exemplo ilustra a diferenc a existente entre o paralelismo qu antico e os algoritmos cl assicos aleat orios (randomi n ao zed algorithms). O estado corresponde a um computador cl assico que calcula com em com probabilidade , isprobabildade e tamb so porque num computador cl assico, essas duas alternativas excluem uma a outra. No caso de um computador qu antico e poss vel que as duas alternativas interram entre si para gerar algum tipo de propriedade global da func a o. Isso e realizado com uso de portas do tipo Hadamard que combinam as diferentes alternativas, como e o caso do algoritmo de Deutsch. A ess encia e a diculdade do desenvolvimento de algoritmos qu anticos e justamente a escolha apropriada dos qubits de entrada e da transformac a o nal. Essas escolhas devem permitir uma determinac a o eciente de propriedades globais da func a o de interesse, propriedades essas que requeririam uma maior quantidade de c alculos num computador cl assico.

Em resumo, a mec anica qu antica quando aplicada ao processamento de informac a o traz recursos computacionais profundamente distintos daqueles j a conhecidos na computac a o ou seja, cl assica. Emaranhamento e superposic a o coerente de estados t em um papel fundamental no chamado paralelis mo qu a ntico. Esse paralelismo consiste na capacidade de se tais m aquinas calcularem simultaneamente uma func a o pa(9) ra muitos valores diferentes de entrada. As perguntas que se naturalmente surgem s ao: Quais as diculdades encontradas na implementac a o pr atica dessas id eias? Essas m aquinas j a existem? De fato, essas id eias exigem um alto grau de conUma aplicac a o nal da porta de Hadamard no primeiro trole sobre o sistema qu antico escolhido para a manipulac a o qubit resulta em: de informac a o. A interac a o desse sistema com o resto do

(8)

5 Conclus ao

Revista Physicae 3 - 2002

F. L. Semi ao Universo induz perda de coer encia na evoluc a o unit aria das portas e o estado de sa da passa ent ao a n ao ser exatamente o estado esperado. Essa e uma diculdade fundamental e o principal motivo dessas m aquinas qu anticas existirem apenas em pequena escala (alguns poucos qubits). Diversos experimentos j a demonstraram o funcionamento de portas l ogicas qu anticas, mas ainda nenhuma aplicac a o pr atica pode ser realizada com t ao poucos qubits. Uma revis ao de alguns dos principais sistemas f sicos potencialmente candidatos a implementac a o pr atica desses computadores pode ser encontrada em [3]. Grande parte dos trabalhos nessa a rea est ao dispon veis na base de dados de Los Alamos no site: http://arxiv.org/archive/quant-ph. Essa e uma excelente fonte de informac a o em computac a o e informac a o qu antica. projeto. Apoio nanceiro da FAPESP (Fundac a o de Amparo a Pesquisa do Pesquisa do Estado de S ao Paulo).

Refer encias
[1] D. Deutsch, Proc. R. Soc. Lond. A 400, 97 (1985). [2] F. L. Semi ao, A. Vidiella-Barranco and J. A. Roversi, Phys. Lett. A 299, 423 (2002). [3] Michael A. Nielsen, Isaac L. Chuang, Quantum Computation and Quantum Informac a o, Cambridge, 2000. [4] Peter W. Shor, quant-ph/9508027. [5] A. Einstein, B. Podolsky, and N. Rose, Phys. Rev. 47 777 (1935). [6] J. S. Bell, Rev. Mod Phys. 38, 447 (1966). [7] F. L. Semi ao, A. Vidiella-Barranco and J. A. Roversi, Phys. Rev. A 64, 024305 (2001).

6 Agradecimentos
Eu gostaria de agradecer ao corpo editorial da revista Physicae pelo convite e tamb em a ` Camila Sanches pelo incentivo e apoio, sem sua ajuda este artigo seria ainda um

Revista Physicae 3 - 2002

Das könnte Ihnen auch gefallen