Sie sind auf Seite 1von 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS CATU Data: Disciplina: Filosofia Aluno (a): Curso: Trimestre:

I Professor: Ansia n Turma:

Srie: 3 TICA AULA 04 Filosofia Moral

A Filosofia Moral constitui uma reflexo que discuta, problematize e interprete o significado dos valores morais. A Filosofia Moral ou a disciplina denominada tica nasce quando se passa a indagar o que so, de onde vm e o que valem os costumes.

Scrates Na pergunta de Scrates sobre o que a coragem?, o que a justia?, o que a piedade?, o que a amizade? para os atenienses, ele est indagando qual a origem e a essncia (a significao verdadeira e necessria) das virtudes (valores e obrigaes) que julgavam praticar ao seguir os costumes de Atenas. Mas as respostas confundiam fatos com valores, pois ignoravam as causas e as razes porque valorizavam certas coisas, certas pessoas, certas aes e desprezavam outras. Mas o que eram e o que valiam realmente os costumes que lhes haviam sido ensinados? Dirigindo-se aos atenienses, Scrates no s lhes perguntava qual o sentido dos costumes estabelecidos (os valores ticos ou morais da coletividade, transmitidos de gerao em gerao), mas tambm indagava quais as disposies de carter (caractersticas pessoais, sentimentos, atitudes, condutas individuais) que levavam algum a respeitar ou a transgredir os valores da cidade e por qu. A indagao tica socrtica dirige-se, portanto, sociedade e ao indivduo. Conscincia do agente moral: sujeito tico e moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de sua ao, o significado de suas intenes e de suas atitudes e a essncia dos valores morais. Scrates acreditava que apenas o ignorante vicioso, pois quem sabe o que o bem no pode deixar de agir virtuosamente.

Aristteles: a Felicidade e a Virtude Aristteles define o campo das aes ticas, que no corresponde somente pela virtude, pelo bem e pela obrigao, mas corresponde tambm deliberao e a deciso ou escolha. Deliberamos e decidimos sobre o possvel, isto , sobre aquilo que pode ser ou deixar de ser, porque para ser e acontecer depende de ns, de nossa vontade e de nossa ao (diretamente ligado ideia de liberdade). A tica se refere s coisas que esto em nosso poder. Scrates: Conscincia moral + Aristteles: vontade guiada pela razo

Ponto de partida: Todas as aes humanas tm uma finalidade, que o seu bem. Admite-se geralmente que toda arte e toda investigao, assim como toda ao e toda escolha tm em mira um bem qualquer; e que por isto foi dito que o bem aquilo a que todas as coisas tend em. O ponto final o fim que desejamos por ele mesmo, ou seja, o sumo bem ou aquilo em vista do que desejamos todas as outras coisas e para a realizao do qual se dirigem todas as nossas aes. O fim ltimo a FELICIDADE (eudaimonia que significa realizao). Queremos a felicidade por ela mesma e no em vista de outra coisa, ou seja, no h sentido algum perguntar: por que algum quer ser feliz?. A felicidade , portanto, o bem supremo.

- O que a Felicidade para voc? Se formos perguntar, cada um tem uma opinio do que a felicidade para si mesmo. Aristteles parte ento, em busca de uma compreenso de felicidade que possa ser mais satisfatria que a diversidade das opinies. Ora, para saber o que a felicidade preciso perguntar, antes, o que o ser humano, porque aqui se trata da felicidade para o ser humano. Se felicidade realizao, qual seria a realizao da verdadeira natureza do ser humano? Primeiro, como o ser humano no apenas um ser de desejo, mas um ser que age, a felicidade tem a ver com a ao, a possibilidade de agir. Aristteles fala mesmo que um homem pode ser bom (virtuoso), mas se estiver impedido de agir (por causa de doena ou de pobreza) no ser feliz. Segundo, Aristteles concorda com seu mestre Plato que a verdadeira natureza do homem est em sua racionalidade, o homem s realiza a sua funo (rgon = tarefa, obra) se suas aes forem dirigidas pela razo: a funo do homem uma certa espcie de vida, e esta vida uma atividade ou aes da alma que implica um princpio racional. Conceito de Felicidade associado conceito de Virtude O homem virtuoso, ou excelente, o que realiza bem sua funo de homem, agindo segundo a razo: o homem feliz vive bem e age bem (EN I, 8), pois fica feliz ao agir corretamente. A ssim, na tica aristotlica, o prazer importante, mas nem todo prazer bom ou est de acordo com a natureza racional do homem. O homem bom, ou virtuoso, se alegra em praticar as aes nobres. Assim, a importncia dada por Aristteles vontade racional, deliberao e escolha o levou a considerar, entre todas as virtudes, uma delas como condio de todas as outras e presente em todas elas: a prudncia ou sabedoria prtica a justa medida. O prudente aquele que, em todas as situaes, capaz de julgar e avaliar qual a atitude e qual a ao que melhor realizaro a finalidade tica, ou seja, entre as vrias escolhas possveis, qual a mais adequada para que o agente seja virtuoso e realize o que bom para si e para os outros. Se tomarmos a tica a Nicmaco, de Aristteles, nela encontraremos a sntese das virtudes que constituam a excelncia e a moralidade gregas durante o tempo da Grcia clssica. Nessa obra, Aristteles distingue vcios e virtudes pelo critrio do excesso, da falta e da moderao: um vcio um sentimento ou uma conduta excessivos ou, ao contrrio, deficientes; uma virtude, um sentimento ou uma conduta moderados. Vcio por falta Covardia Insensibilidade Virtude Coragem Temperana Vcio por excesso Temeridade Libertinagem

Avareza Vileza Modstia Indiferena Descrdito prprio Grosseria Tdio Malevolncia

Liberalidade Respeito prprio Magnificncia Gentileza Veracidade Agudeza de esprito Amizade Justa indignao

Prodigalidade Vulgaridade Vaidade Irascibilidade Orgulho Zombaria Condescendncia Inveja

O Legado dos Filsofos Gregos A tica afirma trs grandes princpios da vida moral: 1. Por natureza, os seres humanos aspiram ao bem e felicidade, que s podem ser alcanados pela conduta virtuosa; 2. A virtude uma excelncia alcanada pelo carter, tanto assim que a palavra grega que a designa aret, que quer dizer excelncia. a fora interior do carter que consiste na conscincia do bem e na conduta definida pela vontade guiada pela razo, pois cabe a esta ltima o controle sobre instintos e impulsos irracionais descontrolados, que existem na natureza de todo ser humano. 3. A conduta tica aquela na qual o agente sabe o que est e o que no est em seu poder realizar, referindo-se, portanto, ao que possvel e desejvel para um ser humano. Saber o que est em nosso poder significa, principalmente, no se deixar arrastar pelas circunstncias nem pelos instintos, nem por uma vontade alheia, mas afirmar nossa independncia e nossa capacidade de autodeterminao. O sujeito tico ou moral no se submete aos acasos da sorte (fortuna), nem vontade e aos desejos de um outro, nem tirania das paixes (ou sentimentos e desejos incontrolveis), mas obedece apenas sua conscincia que conhece o bem e as virtudes e sua vontade racional que conhece os meios adequados para chegar aos fins morais. A busca do bem e da felicidade so a essncia da vida tica. Os filsofos antigos consideravam que a vida tica transcorria como um embate contnuo entre nossos apetites e desejos as paixes e nossa razo. Por natureza somos passionais e a tarefa primeira da tica a educao de nosso carter ou de nossa natureza para seguirmos a orientao da razo. A vontade possua um lugar fundamental nessa educao, pois era ela que deveria ser fortalecida para permitir que a razo controlasse e dominasse as paixes. O passional aquele que se deixa arrastar por tudo quanto satisfaa imediatamente seus apetites e desejos, tornando-se escravos deles. Desconhece a moderao, busca tudo imoderadamente, acabando vtima de si mesmo. Questionamentos / (In)concluses / Problemas De fato, a busca da realizao e da felicidade faz parte da vida da maioria das pessoas e em funo dela planejamos nossas aes. Alguns problemas, porm, colocam-se para sua teoria. Questiona-se se virtude e felicidade sempre coincidem: todos ns conhecemos pessoas boas que so infelizes e de pessoas ms que se sentem felizes. Outro grande questionamento tica aristotlica foi feito por Kant: ser mesmo a felicidade o bem supremo? No haveria, acima da felicidade, um bem maior, que a prpria pessoa humana e sua dignidade?

Das könnte Ihnen auch gefallen