Sie sind auf Seite 1von 51

SADE MENTAL DO IDOsO

Braslia-DF.

Elaborao Juliana Wolff Bueno Maddarena Racia de Moraes Resende Produo Equipe Tcnica de Avaliao, Reviso Lingustica e Editorao

SUMRIO
APRESENTAO...................................................................................................................................... 4 ORGANIZAO DO CADERNO DE ESTUDOS E PESQUISA.................................................................................. 5 INTrODuO.......................................................................................................................................... 7 UNIDADE I DEFINIES IMPORTANTES......................................................................................................................... 9 CApTuLO 1 O IdOSO.................................................................................................................................. 11 CApTuLO 2 A PSIQUIATRIA NO MUNdO.......................................................................................................... 14 UNIDADE II A REFORMA PSIQUITRICA....................................................................................................................... 17 CApTuLO 3 A PSIQUIATRIA E A REFORMA PSIQUITRICA NO BRASIL...................................................................... 19 CApTuLO 4 O ENVELHECIMENTO POPULACIONAL E A PSIQUIATRIA....................................................................... 23 UNIDADE III AS PRINCIPAIS PATOLOGIAS E TRANSTORNOS............................................................................................... 25 CApTuLO 5 PRINCIPAIS PATOLOGIAS E TRANSTORNOS...................................................................................... 27 UNIDADE IV QUALIdAdE dE VIdA................................................................................................................................ 43 CApTuLO 6 DIETA E ATIVIdAdE FSICA............................................................................................................ 45 PARA (NO) FINALIZAR.......................................................................................................................... 47 rEfErNcIAs ...................................................................................................................................... 51

APRESENTAO
Caro aluno A proposta editorial deste Caderno de Estudos e Pesquisa rene elementos que se entendem necessrios para o desenvolvimento do estudo com segurana e qualidade. Caracteriza-se pela atualidade, dinmica e pertinncia de seu contedo, bem como pela interatividade e modernidade de sua estrutura formal, adequadas metodologia da Educao a Distncia EaD. Pretende-se, com este material, lev-lo reflexo e compreenso da pluralidade dos conhecimentos a serem oferecidos, possibilitando-lhe ampliar conceitos especficos da rea e atuar de forma competente e conscienciosa, como convm ao profissional que busca a formao continuada para vencer os desafios que a evoluo cientfico-tecnolgica impe ao mundo contemporneo. Elaborou-se a presente publicao com a inteno de torn-la subsdio valioso, de modo a facilitar sua caminhada na trajetria a ser percorrida tanto na vida pessoal quanto na profissional. Utilize-a como instrumento para seu sucesso na carreira.

Conselho Editorial

ORGANIZAO DO CADERNO DE ESTUDOS E PESQUISA


Para facilitar seu estudo, os contedos so organizados em unidades, subdivididas em captulos, de forma didtica, objetiva e coerente. Eles sero abordados por meio de textos bsicos, com questes para reflexo, entre outros recursos editoriais que visam a tornar sua leitura mais agradvel. Ao final, sero indicadas, tambm, fontes de consulta, para aprofundar os estudos com leituras e pesquisas complementares. A seguir, uma breve descrio dos cones utilizados na organizao dos Cadernos de Estudos e Pesquisa. Provocao Pensamentos inseridos no Caderno, para provocar a reflexo sobre a prtica da disciplina.

Para refletir Questes inseridas para estimul-lo a pensar a respeito do assunto proposto. Registre sua viso sem se preocupar com o contedo do texto. O importante verificar seus conhecimentos, suas experincias e seus sentimentos. fundamental que voc reflita sobre as questes propostas. Elas so o ponto de partida de nosso trabalho.

Textos para leitura complementar Novos textos, trechos de textos referenciais, conceitos de dicionrios, exemplos e sugestes, para lhe apresentar novas vises sobre o tema abordado no texto bsico.

Sintetizando e enriquecendo nossas informaes


abc

Espao para voc, aluno, fazer uma sntese dos textos e enriquec-los com sua contribuio pessoal.

Sugesto de leituras, filmes, sites e pesquisas Aprofundamento das discusses.

Praticando Atividades sugeridas, no decorrer das leituras, com o objetivo pedaggico de fortalecer o processo de aprendizagem.

Para (no) finalizar Texto, ao final do Caderno, com a inteno de instig-lo a prosseguir com a reflexo.

Referncias Bibliografia consultada na elaborao do Caderno.

Introduo
O conhecimento sobre a historicidade dos fatos e dos fenmenos sociais o caminho para explicitar contradies e determinaes presentes na trajetria da humanidade. O enfoque da loucura como doena e da Psiquiatria como especialidade mdica recente na histria da humanidade. A partir do sculo XVIII, o homem inventou uma nova maneira de se perceber, uma nova maneira de vivenciar a condio humana. A loucura sempre existiu, bem como o lugar para se tratar dos loucos: templos, domiclios e instituies, mas a instituio psiquitrica, propriamente dita, uma construo do sculo XVIII (BIRMAN, 1992). A partir dessa nova forma de vivenciar a condio humana, estabeleceu-se o diferente, aquele que no segue o padro de comportamento que a sociedade define. O doente mental, o excludo do convvio dos iguais, dos ditos normais, foi ento afastado dos donos da razo, dos produtivos e dos que no ameaavam a sociedade. No passado, tratar do doente mental foi sinal de excluso, de recluso e asilamento. Hoje, esta realidade ainda existe, porm de forma mais consciente e menos exclusiva. Por no se admitir a excluso, corre-se o risco de no se admitir a diferena. Esta no pode ser negada, necessrio reconhec-la e conviver com ela sem ter de excluir, conforme a grande aspirao da Reforma Psiquitrica.

Objetivos Desenvolver o conhecimento sobre a sade mental do idoso. Auxiliar nas atividades profissionais rotineiras, possibilitando uma deteco precoce
de agravos mentais no idoso, para que se inicie um tratamento adequado e eficiente.

Ampliar a compreenso das diversas concepes curriculares do contedo que se


refere o tema.

Refletir sobre as questes pertinentes ao ensino da sade mental e do cuidado ao


idoso e a participao do profissional de sade para o bem-estar desta parcela da populao que tem tornado-se cada vez maior ao longo dos anos.

DEfINIEs ImpOrTANTEs

Unidade

CaptuLo 1
O idoso
Em 1982, a Assembleia Mundial sobre o envelhecimento, reunida em Viena, estabeleceu a idade de 60 anos como limite inferior da etapa do envelhecimento. Contudo, o processo do envelhecimento no comea aos 60 anos. Ele o acmulo de interaes sociais, biolgicas e comportamentais durante toda a vida. Segundo Costa e Carbone (Sade da Famlia, Uma abordagem interdisciplinar, pg. 84 e 85 Livraria e editora Rubio Ltda) at o sculo XX, as principais doenas que diminuam a longevidade eram as infecciosas, agravadas pelas deficincias nutricionais, de saneamento e de transporte. Medidas simples de avanos tecnolgicos e descobertas da sade coletiva resultaram em acentuada queda da mortalidade resultante das doenas infecciosas. Hoje em dia, as enfermidades fatais so causadas pelo consumo excessivo de calorias, gorduras, lcool e nveis nocivos de colesterol, juntamente com a prtica de hbitos pouco saudveis como o tabagismo e o sedentarismo. Essas enfermidades (doenas do corao, cncer, hipertenso, diabetes etc.) respondem, hoje, por um grande nmero das mortes passveis de preveno. Estima-se que trs quartos de todos os tipos de cncer ocorrem como resultados de fatores externos como alimentao, cigarro e bebida, e no por fatores genticos. Outro fator de risco passvel de preveno a falta de exerccios fsicos. Uma atividade fsica regular e adequada cada pessoa reduz o risco cardaco, ajuda a prevenir diabetes, cncer de mama e de prstata, obesidade, depresso e outras patologias. Na verdade, o principal benefcio de se manter saudvel pode no ser simplesmente evitar a morte prematura, mas conseguir uma melhor qualidade de vida. Algumas patologias so tpicas durante o envelhecimento, em nvel de ateno bsica, merecem destaque.

AVE (Acidente Vascular Enceflico) Demncia senil Hiperplasia e cncer de prstata Osteoporose Hipertenso arterial Diabetes

11

UNIDADE I | DEFINIES IMPORTANTES

Patologia social (viuvez, aposentadoria, abandono etc.) Coronariopatias DPOCs (Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica) Excesso de medicao (efeitos colaterais, interaes medicamentosas etc.)
A ONU estima que existem 606 milhes de idosos distribudos em todo o mundo sendo que, aproximadamente, 180 mil so centenrios. Essa longevidade se deve principalmente melhoria da qualidade de vida e aos avanos da medicina. A maturidade e a velhice impem alguns desafios individuais e socioculturais no grupo em que os idosos esto inseridos principalmente no que se refere s limitaes do envelhecimento e s expectativas sociais.

Os idosos deveram ser incentivados s seguintes aes. Trabalhar a autoaceitao. Descobrir novos propsitos na vida. Estabelecer novos vnculos de amizade com outras pessoas. Estar seguro do ambiente que o cerca. Ser o mais autnomo possvel. Sade mental do idoso
Nos dia de hoje, no podemos encarar a velhice como doena. uma etapa da vida com caractersticas e valores prprios, em que ocorrem modificaes no indivduo, tanto na estrutura orgnica quanto no metabolismo, no equilbrio bioqumico, na imunidade, na nutrio, nos mecanismos funcionais, nas caractersticas intelectuais e emocionais (AMARANTE, 1998). So essas modificaes que dificultam a adaptao do indivduo no seu meio, exatamente pela falta de condies que favoream o envelhecimento biopsicossocial. A aparncia do indivduo transforma-se, possibilitando atribuir-lhe uma idade quase sempre com pequena margem de erro. A pele enruga-se em consequncia da desidratao e da perda de elasticidade do tecido drmico subjacente. H perda de dentes, atrofia muscular, e a esclerose das articulaes acarretam distrbios de locomoo. O esqueleto padece de osteoporose e sujeito a fraturas sseas. O corao tem seu funcionamento alterado, os rgos dos sentidos so atacados. O velho mais vulnervel a doenas degenerativas de comeo insidioso, como as cardiovasculares e cerebrovasculares, o cncer, os transtornos mentais, os estados patolgicos que afetam o sistema locomotor e os sentidos. Inegavelmente, h uma reduo sistemtica do grau de interao social como um dos sinais mais evidentes de velhice.

12

DEFINIES IMPORTANTES

| UNIDADE I

Concorrem para agravar essa situao vrios fatores demogrficos, socioculturais e epidemiolgicos, como aposentadoria, perda de companheiros de trabalho, aumento de tempo livre, mudanas nas normas sociais, impacto da idade sobre o indivduo, impacto social da velhice, perda de segurana econmica, rejeio pelo grupo, filhos que se afastam, dificuldades citadas pela sociedade industrializada, conduo difcil, trnsito congestionado, contaminao do ar afetando a sua sade, aumento da frequncia de determinadas enfermidades, dificuldades de aceitao de novas ideias que se chocam com os modelos tradicionais de conduta, fazendo o velho duvidar do que vem at ento seguindo. A maioria dos estudos que avalia servios preventivos usa a reduo da doena como um resultado de mortalidade especfica. No idoso, h resultados de sade claramente adicionais e mais pertinentes a serem considerados. A sade no velho consiste em trs fatores relacionados: a ausncia de doena; a manuteno de tima funo; e a presena de um apoio adequado. Para tanto, os profissionais que lidam com essa clientela tm grande participao na morbidade e na qualidade de vida dos idosos.

13

CaptuLo 2
A psiquiatria no mundo
Philippe Pinel foi um mdico francs, considerado por muitos o pai da Psiquiatria. Notabilizou-se por ter considerado que os seres humanos que sofriam de perturbaes mentais eram doentes e que, ao contrrio do que acontecia na poca, deviam ser tratados como doentes e no de forma violenta. Foi o primeiro mdico a tentar descrever e classificar algumas perturbaes mentais. Pinel foi, ento, responsvel pelo servio de alienados do hospcio de Bictre e desde o comeo teve como preocupaes fundamentais:

distinguir a confuso existente entre os furiosos e os tristes; transformar a atitude brutal e repressiva em uma atitude compreensiva que ele
denominou tratamento moral;

introduzir no tratamento princpios que reduziam a importncia da leso anatmica. distinguir entre o verdadeiro e a teoria que seja feito tudo o que est sobre o mpar
do imoral e o par do repujante. Outro europeu, tambm dedicado aos estudos e ao tratamento da mente, foi Franco Basaglia, mdico e psiquiatra, precursor do movimento de Reforma Psiquitrica italiana conhecido como Psiquiatria Democrtica. Nasceu no ano de 1924, em Veneza, Itlia, e faleceu em 1980. Aps a Segunda Guerra Mundial, depois de 12 anos de carreira acadmica na Faculdade de Medicina de Padova, ingressou no Hospital Psiquitrico de Gorizia. No ano de 1961, quando assumiu a direo do hospital, iniciou mudanas com o objetivo de transformlo em uma comunidade teraputica. Sua primeira atitude foi melhorar as condies de hospedaria e o cuidado tcnico aos internos em Gorizia. Porm, medida que se defrontava com a misria humana criada pelas condies do hospital, percebia que uma simples humanizao deste no seria suficiente. Ele notou que eram necessrias transformaes profundas tanto no modelo de assistncia psiquitrica quanto nas relaes entre a sociedade e a loucura. Basaglia criticava a postura tradicional da cultura mdica, que transformava o indivduo e seu corpo em meros objetos de interveno clnica. No campo das relaes entre a sociedade e a loucura, ele assumia uma posio crtica para com a Psiquiatria clssica e hospitalar, por esta se centrar no princpio do isolamento do louco (a internao como modelo de tratamento), sendo, portanto, excludente e repressora.

14

DEFINIES IMPORTANTES

| UNIDADE I

Aps a leitura da obra do filsofo francs Michel Foucault Histria da Loucura na Idade Clssica, Basaglia formulou a negao da Psiquiatria como discurso e prtica hegemnicos sobre a loucura. Ele no pretendia acabar com a Psiquiatria, mas considerava que apenas a Psiquiatria no era capaz de dar conta do fenmeno complexo que a loucura. O sujeito acometido da loucura, para ele, possui outras necessidades que a prtica psiquitrica no daria conta. Basaglia denunciou tambm o que seria o duplo da doena mental, ou seja, tudo o que se sobrepunha doena propriamente dita, como resultado do processo de institucionalizao a que eram submetidos os loucos no hospital, ou manicmio. A partir de 1970, quando foi nomeado diretor do Hospital Provincial na cidade de Trieste, iniciou o processo de fechamento daquele hospital psiquitrico. Em Trieste, ele promoveu a substituio do tratamento hospitalar e manicomial por uma rede territorial de atendimento, da qual faziam parte servios de ateno comunitrios, emergncias psiquitricas em hospital geral, cooperativas de trabalho protegido, centros de convivncia e moradias assistidas (chamadas por ele de grupos-apartamento) para os loucos. No ano de 1973, a Organizao Mundial de Sade (OMS) credenciou o Servio Psiquitrico de Trieste como principal referncia mundial para uma reformulao da assistncia em sade mental. A partir de 1976, o hospital psiquitrico de Trieste foi fechado oficialmente, e a assistncia em sade mental passou a ser exercida em sua totalidade na rede territorial montada por Basaglia. Como consequncia das aes e dos debates iniciados por Franco Basaglia, no ano de 1978, foi aprovada na Itlia a chamada Lei 180, ou Lei da Reforma Psiquitrica Italiana, tambm conhecida popularmente como Lei Basaglia. Em 1973 o Servio Hospitalar de Trieste, dirigido por Basaglia, foi considerado pela Organizao Mundial de Sade (OMS) como referncia mundial para reformulao da assistncia sade mental. A Lei 180, ano de 1978 (Lei Basaglia), estabeleceu a abolio dos hospitais psiquitricos (manicmios) na Itlia e est vigente at o presente momento. Em 1979, Basaglia visitou o Hospital Colnia na cidade de Barbacena, tendo-o comparado aos campos de concentrao nazistas de Adolf Hitler. Franco Basaglia esteve algumas vezes no Brasil realizando seminrios e conferncias. Suas ideias se constituram em algumas das principais influncias para o movimento pela Reforma Psiquitrica no pas.

15

A REfOrmA PsIquITrIcA

Unidade

II

CaptuLo 3
A psiquiatria e a reforma psiquitrica no Brasil
A reforma psiquitrica no Brasil vem configurando-se como um movimento com diferentes graus de adeso e entendimento por parte dos profissionais e de alguns segmentos da sociedade. Tratada como desospitalizao, sem as condies necessrias para viabilizar uma proposta de ressocializao ou reabilitao, reflete de forma negativa sobre a famlia, pois nesta que se d o embate com a realidade cotidiana do cuidado ao doente mental atribudo s mulheres. O que se espera da Reforma Psiquitrica no simplesmente a transferncia do doente mental para fora dos muros do hospital, confinando-o vida em casa, aos cuidados de quem puder assisti-lo ou entregue prpria sorte. Espera-se, muito mais, o resgate ou o estabelecimento da cidadania do doente mental, o respeito a sua singularidade e subjetividade, tornando-o sujeito de seu prprio tratamento sem a ideia de cura como o nico horizonte. Espera-se, assim, a autonomia e a reintegrao do sujeito famlia e sociedade (BIRMAN, 1992). Alguns autores referem-se famlia para aludir ao fato da crescente intolerncia para com o doente mental. Essa intolerncia consequncia de uma mudana de atitude das pessoas, prpria das sociedades capitalistas avanadas e em reas mais industrializadas de pases como o Brasil. Essas mudanas refletem em nvel individual, familiar e institucional, o fato de essas sociedades serem cada vez mais incapazes de acomodar o desviante, o diferente. Na literatura brasileira sobre sade mental, os autores frequentemente se referem necessidade de assistncia famlia do doente mental como parte ou estratgia do tratamento. Entretanto no so frequentes as discusses e os trabalhos que demonstrem um conhecimento contextualizado de como e por quem os doentes mentais so cuidados fora dos espaos institucionais da Psiquiatria, ou seja, na famlia. Vrios estudos tm chamado a ateno sobre sobrecarga que a famlia enfrenta na convivncia com o doente mental, principalmente por ocasio da alta hospitalar, desencadeando atitudes de incompreenso familiar e at de rejeio, motivadoras de reinternaes sucessivas ou de internaes permanentes. Defendem que a famlia necessita de ajuda de profissionais da sade mental. Sabe-se, no entanto, que, na prtica, o grupo como um todo, dificilmente est disponvel e ou disposto a trabalhar a dimenso subjetiva e objetiva do cuidado com o doente mental. comum profissionais de sade mental exigirem que a famlia aceite a doena sem lhe oferecer suporte e orientaes. A instituio familiar no se mostra favorvel a respeito da desinstitucionalizao do doente mental exercendo presso para que a instituio psiquitrica continue a manter a custdia dos pacientes porque esse pesado encargo no aceito passivamente por ela.

19

UNIDADE II | A REFOrMa PSIQUITrICa Os diferentes percursos da Reforma Psiquitrica brasileira tm evidenciado a fragilidade do sistema de sade para oferecer outro tipo de atendimento que no aquele centrado no leito hospitalar. Evidenciase, tambm, a tendncia dos rgos formadores em manter a doena mental como um fenmeno biolgico ou um desvio sobre os quais o profissional sabe e pode intervir a despeito da singularidade e subjetividade. Tambm no so valorizadas as mltiplas determinaes sociais, econmicas, polticas, culturais e religiosas, individuais e coletivas (AMARANTE, 2000). Se no mais aceitvel estigmatizar, excluir os loucos, tambm no se pode reduzir a Reforma Psiquitrica revoluo destes s famlias, como se estas fossem, indistintamente, capazes de resolver a problemtica da vida cotidiana acrescida das dificuldades geradas pela convivncia, pela manuteno e pelo cuidado com o doente mental. Isto implica uma progressiva mudana de mentalidade e comportamento da sociedade para com o doente mental. Exige revises das prticas de sade mental em todos os nveis e posturas mais crticas dos rgos formadores de profissionais, principalmente, os da sade e da educao. A influncia desses movimentos de crtica Psiquiatria tambm se fizeram notar, em diferentes momentos, no contexto da sociedade brasileira. No final dos anos 1970 e incio de 1980, perodo marcado pelo final da falncia do milagre econmico, suspenso da censura, reorganizao da sociedade por meio do ressurgimento dos sindicatos, partidos polticos e retorno ao Estado de Direito, as ideias de Foucault, Goffman, Castel, Szaz, Basaglia e outros tiveram forte influncia. Esse perodo considerado como o primeiro momento da Reforma Psiquitrica brasileira, denominado trajetria alternativa desse processo. No segundo momento, principalmente no perodo poltico da Nova Repblica, o movimento da Reforma Sanitria e da Reforma Psiquitrica incorporou-se ao aparelho de Estado e a crtica original da cientificidade da medicina Psiquiatria e da neutralidade da cincia cedeu espao para a ideia de que uma nova administrao estatal resolveria os problemas de sade e sade mental da populao. Trata-se de momento institucionalizante do processo. No terceiro momento, o da desinstitucionalizao, cujo tema por uma sociedade sem manicmios, retrata a medida do resgate da crtica da institucionalizao da medicina psiquitrica, sob forte influncia da tradio basagliana, propem-se mudanas no modelo de interveno: as macropolticas cedem espao para a reinveo do cotidiano e enfatizam-se experincias localizadas. Nessa nova concepo de objeto e de interveno, compreende-se a desinstitucionalizao como um trabalho de transformao que , a comear pelo problema. Mas, se o objetivo ao invs de ser a doena tornase a existncia-sofrimento dos pacientes e a sua relao com o corpo social, ento desinstitucionalizao ser o processo crtico-prtico para a reorientao de todos os elementos constitutivos da instituio para este objeto bastante diferente do anterior. A Lei no 10.216 de 6 de abril de 2001, tambm conhecida como Lei Paulo Delgado e como Lei da Reforma Psiquitrica instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil. No ano de 1989, d entrada no Congresso Nacional o Projeto de Lei do deputado Paulo Delgado (PTMG), que propunha a regulamentao dos direitos da pessoa com transtornos mentais e a extino progressiva dos manicmios no pas. o incio das lutas do movimento da Reforma Psiquitrica nos

20

A REFOrMa PSIQUITrICa

| UNIDADE II

campos legislativos e normativos. somente no ano de 2001, aps 12 anos de tramitao no Congresso Nacional, que a Lei no 10.216 sancionada no pas. A aprovao, no entanto, de um substitutivo do Projeto de Lei original, que traz modificaes importantes no texto normativo. Assim, a Lei Federal no 10.216 redireciona a assistncia em sade mental, privilegiando o oferecimento de tratamento em servios de base comunitria, dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas com transtornos mentais, mas no institui mecanismos claros para a progressiva extino dos manicmios. Ainda assim, a promulgao da Lei no 10.216 impe novo impulso e novo ritmo para o processo de Reforma Psiquitrica no Brasil. no contexto da promulgao da Lei no 10.216 e da realizao da III Conferncia Nacional de Sade Mental, que a poltica de sade mental do governo federal, alinhada s diretrizes da Reforma Psiquitrica, passa a consolidar-se, ganhando maior sustentao e visibilidade.

A reforma psiquitrica no Brasil


A Reforma Psiquitrica no Brasil um movimento histrico de carter poltico, social e econmico influenciado pela ideologia de grupos dominantes. A prxis da Reforma Psiquitrica faz parte do cotidiano de um bom nmero de profissionais de sade mental. Tem como uma das vertentes principais a desinstitucionalizao com consequente desconstruo do manicmio e dos paradigmas que o sustentam. (GONALVES; SENA, 2001). A substituio progressiva dos manicmios por outras prticas teraputicas e a cidadania do doente mental vm sendo objeto de discusso no s entre os profissionais de sade, mas tambm em toda a sociedade. O modelo de assistncia psiquitrica ainda predominante no Brasil, com base na legislao de 1934, prope, fundamentalmente, a hospitalizao e o asilamento do doente mental, visando atender, sobretudo, segurana da ordem e da moral pblica. Embora predominante, esse modelo atualmente considerado falido e sua base ideolgica, desmistificada. Um novo modelo vem sendo edificado a partir da contribuio de vrios segmentos da sociedade e implica a desconstruo literal do modelo hegemnico. A Reforma Psiquitrica vem desenvolvendo-se no Brasil h vrias dcadas, mais precisamente a partir do final dos anos 1970 (BIRMAN, 1992). O movimento aponta as inconvenincias do modelo que fundamentou os paradigmas da Psiquiatria clssica e tornou o hospital psiquitrico a nica alternativa de tratamento, facilitando a cronicidade e a excluso dos doentes mentais em todo o Pas. A Reforma Psiquitrica, hoje defendida, fruto de maior maturidade terica e poltica, alcanada ao longo das ltimas dcadas, com maior conscientizao da sociedade civil organizada. No percurso da Reforma Psiquitrica brasileira, houve um momento em que as denncias sobre a precariedade da assistncia psiquitrica desencadearam estudos e trouxeram a pblico dados e informaes de rgos pblicos, como, por exemplo, do Ministrio da Sade, antes no valorizados, tais como nmero de leitos, custos e qualidade da assistncia (AMARANTE, 1998).

21

UNIDADE II | A REFOrMa PSIQUITrICa Os dados do Centro de Informaes de Sade, do Ministrio da Sade, revelaram que em 1988, o nmero de leitos psiquitricos representava 19,1% do total de leitos disponveis em todo o pas, percentual superado apenas pelos leitos de clnica mdica, 21,6%. A Reforma Psiquitrica, hoje, discutida como parte das polticas de sade, principalmente no mbito dos governos municipais. Na esfera federal, o Projeto de Lei no 3.657, de 1989, depois de aprovado na Cmara dos Deputados em 1991, tramitou no Senado, e, s em janeiro de 1999, foi aprovado um projeto substitutivo. A verso atual dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos psquicos e redireciona o modelo assistencial de sade mental. Nesta verso, h algumas possveis aberturas que, no futuro, podero facilitar mecanismos de criao, contratao ou financiamento de leitos psiquitricos com oramentos pblicos (art. 4o), bem como de internao em instituies com caractersticas asilares (art. 5o, 3o). O projeto de Lei no 3.657 cumpriu um importante papel que foi o de trazer para o debate a realidade da assistncia psiquitrica brasileira e suscitar decises importantes para a consolidao da Reforma Psiquitrica no Pas. A Reforma Psiquitrica, tomando como desafio a desinstitucionalizao, tem sido discutida e entendida com certa variedade de conceitos e consequncias. Segundo o conceito defendido pela Reforma, a desinstitucionalizao no se restringe substituio do hospital por um aparato de cuidados externos envolvendo prioritariamente questes de carter tcnicoadministrativo-assistencial como a aplicao de recursos na criao de servios substitutivos. Envolve questes do campo jurdico-poltico e sociocultural. Exige que, de fato, haja um deslocamento das prticas psiquitricas para prticas de cuidado realizadas na comunidade (BIRMAN, 1992). A questo crucial da desinstitucionalizao uma progressiva devoluo comunidade da responsabilidade em relao aos seus doentes e aos seus conflitos. Trata-se de buscar outro lugar social para a loucura na nossa cultura. Assim, a indagao sobre outro lugar para a loucura pe em debate outro polo da questo: a cidadania do doente mental. O conceito de desinstitucionalizao vem sofrendo uma verdadeira metamorfose, abrindo novas possibilidades para o campo da Reforma Psiquitrica. O termo desistitucionalizao vem sendo compreendido por diferentes atores como desospitalizao, desassistncia ou desconstruo, conforme interesses ou pontos de vista impregnados de poder ideolgico (AMARANTE, 2000).

22

CaptuLo 4
O envelhecimento populacional e a psiquiatria
Entre os anos 1940 e 1960, o Brasil experimentou um declnio significativo da mortalidade, mantendo a fecundidade em nveis bastante altos, o que gerou uma populao jovem quase estvel e com rpido crescimento. A partir dos anos 1960, a reduo da fecundidade, que se iniciou nos grupos populacionais mais privilegiados e nas regies mais desenvolvidas, generalizou-se rapidamente e desencadeou o processo de transio da estrutura etria. No futuro, teremos uma populao quase estvel, porm mais idosa e com uma taxa de crescimento baixssima ou talvez at negativa. Doenas cujo principal fator de risco a idade tendem a elevar a sua prevalncia, um exemplo tpico a doena de Alzheimer. Estudos em diversas partes do mundo demonstram que a prevalncia de demncia pode variar de 0,3% a 1% em pessoas entre 60 e 64 anos, aumentando de 42% a 68% em indivduos com 95 anos ou mais. Pode-se dizer que a prevalncia de demncia quase dobra a cada cinco anos, depois que o indivduo ultrapassa os 65 anos. O envelhecimento causado por alteraes moleculares e celulares, que resultam em perdas funcionais progressivas dos rgos e do organismo como um todo. Esse declnio se torna perceptvel ao final da fase reprodutiva, muito embora as perdas funcionais do organismo comecem a ocorrer muito antes. O sistema respiratrio e o tecido muscular, por exemplo, comeam a decair funcionalmente j a partir dos 30 anos. Na verdade, logo depois de se atingir a maturidade reprodutiva, as chances de sobrevivncia do indivduo j comeam a diminuir. Essa tendncia faz parte do processo de evoluo de todos os organismos multicelulares. Assim, o desenvolvimento, a reproduo e o envelhecimento so etapas naturais da vida de cada espcie, que ocorrem de forma sequencial e interdependente: o incio da senescncia dependente da fase reprodutiva que, por sua vez, dependente do desenvolvimento. A velocidade de declnio das funes fisiolgicas exponencial, isto , a ocorrncia de perdas funcionais acelerada com o aumento da idade. Assim por exemplo, num espao de 10 anos, ocorrem maiores perdas funcionais entre 60 e 70 anos do que entre 50 e 60 anos. H, portanto, um efeito cumulativo de alteraes funcionais, com degenerao progressiva dos mecanismos que regulam as respostas celulares e orgnicas perante as agresses externas, levando ao desequilbrio do organismo como um todo. H muito tempo que se ouve falar de pessoas que no lidam bem com a passagem dos anos e/ou com a entrada numa fase do ciclo de vida mais prxima da morte. De um modo geral, e apesar de a esperana mdia de vida ser cada vez maior, no s o medo da morte que nos angustia. Estamos genericamente cada vez mais preocupados com o envelhecimento e os seus danos, no entanto, h pessoas que se destacam pela angstia e ansiedade com que gerem essas alteraes.

23

UNIDADE II | A REFOrMa PSIQUITrICa Se, por um lado, no h nada de patolgico no fato de pintarmos o cabelo ou recorrermos a produtos de beleza que retardem os efeitos do envelhecimento, h, claramente, casos bastante complexos e perturbadores que envolvem o medo exacerbado de envelhecer. A gerascofobia define-se como o medo persistente, anormal e injustificado de envelhecer e acarreta normalmente grande infelicidade. Pode atingir pessoas que se encontrem de boa sade do ponto de vista fsico, financeiro etc. Tal como outras fobias, essa perturbao pode dar origem a sintomas concretos, como falta de ar, tonturas, sudao excessiva, boca seca, tremores, palpitaes, dificuldade em raciocinar ou falar claramente, descontrole, despersonalizao (sensao de estar fora da realidade) ou ataque de pnico. H alguns fatores diretamente associados a essa perturbao e que esto relacionados com a histria de vida do doente: a existncia de outras fobias ou focos de ansiedade exacerbada, falta de realizao pessoal ou cumprimento de objetivos de vida e at o contexto socioeconmico. Trata-se normalmente de pessoas ansiosas ou com personalidade narcsica e que sobrevalorizam os bens materiais. Alm disso, o fato (ou a possibilidade) de perderem os seus atributos fsicos e o poder de seduo constitui uma fonte de angstia e sofrimento. Ao contrrio do que superficialmente se possa considerar, esta no uma perturbao que possa atingir qualquer pessoa, j que depende claramente da forma como cada um amadurece. Mas o medo de envelhecer est longe de circunscrever-se esttica a angstia generalizvel perda de competncias intelectuais e capacidades fsicas em geral. E se h pessoas capazes de gastar verdadeiras fortunas em produtos sem os quais no podem viver, a prtica exagerada de exerccio fsico e a preocupao exacerbada com o corpo so outras respostas comuns ao problema. Outro padro comum a estas pessoas o relacionamento amoroso com pessoas mais jovens. De algum modo, a capacidade para conquistar algum significativamente mais novo lhes confere a sensao de poder e de valorizao. Para alguns, essa necessidade exemplificada atravs de comportamentos tpicos de um adolescente, como a aquisio de uma moto depois dos 50 anos. Mesmo que no possam parar o relgio, os gerascofbicos adotam estes comportamentos de negao porque isso lhes permite maquiar a sua verdadeira idade e, assim, reduzir os nveis de angstia e ansiedade. A idade traz inevitavelmente algumas perdas do ponto de vista da imagem, mas tambm ao nvel social, relacional, intelectual e de poder. Prepararmo-nos para as diferentes fases do ciclo de vida implica encontrar atividades e objetivos a perseguir de modo a que nos sintamos preenchidos, em vez de tremendamente ansiosos. As pessoas que encaram a velhice como uma parte do processo no a evitam. Tendem a sobrepor os aspectos positivos desta etapa aos mais negativos. A espiritualidade, a transmisso de conhecimentos e de experincias s geraes mais novas ou a possibilidade de se gerir o tempo de forma mais tranquila so elementos positivos. Procurar atividades potencialmente geradoras de satisfao, manter o contato social (real e no apenas virtual ou telefnico) e a atividade intelectual so os melhores caminhos para um envelhecimento emocionalmente saudvel. Para aqueles que de fato no buscam alternativas saudveis para lidar com o envelhecimento, este certamente precisa de recursos mais agressivos para lidar com o tempo que j passou.

24

As PrINcIpAIs PATOLOgIAs E TrANsTOrNOs

Unidade

III

CaptuLo 5
Principais patologias e transtornos
Esquizofrenia e seus subtipos
A esquizofrenia um dos principais transtornos mentais e acomete 1% da populao em idade jovem, entre os 15 e os 35 anos de idade. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS), a terceira causa de perda da qualidade de vida entre os 15 e 44 anos, considerando-se todas as doenas. Apesar do impacto social, a esquizofrenia ainda uma doena pouco conhecida pela sociedade, sempre cercada de muitos tabus e preconceitos. Crenas como as pessoas com esquizofrenia so violentas e imprevisveis, elas so culpadas pela doena, elas tm dupla personalidade, elas precisam permanecer internadas so fruto do desconhecimento e do preconceito. A esquizofrenia caracteriza-se por uma grave desestruturao psquica, em que a pessoa perde a capacidade de integrar suas emoes e sentimentos com seus pensamentos, podendo apresentar crenas irreais (delrios), percepes falsas do ambiente (alucinaes) e comportamentos que revelam a perda do juzo crtico. A doena produz tambm dificuldades sociais, como as relacionadas ao trabalho e relacionamento, com a interrupo das atividades produtivas da pessoa. O tratamento envolve medicamentos, psicoterapia, terapias ocupacionais e conscientizao da famlia, que absorve a maior parte das tenses geradas pela doena. A esquizofrenia no tem cura, mas, com o tratamento adequado, a pessoa pode se recuperar e voltar a viver uma vida normal. Apesar de a exata origem no estar concluda, as evidncias indicam mais fortemente que a esquizofrenia um severo transtorno do funcionamento cerebral. A esquizofrenia provavelmente um grupo de doenas relacionadas, algumas causadas por um fator, outras, por outros fatores. A questo sobre a existncia de vrias esquizofrenias e no apenas uma nica doena no um assunto novo; primeiro, pela diversidade de manifestaes como subtipos paranoide, hebefrnico e catatnico alm das formas atpicas, que so conhecidas h dcadas; segundo, por analogia com outras reas mdicas como o cncer. O cncer para o leigo uma doena que pode atingir diferentes rgos. Na verdade, trata-se de vrias doenas com manifestao semelhante. Para cada tipo de cncer, h uma causa distinta, um tratamento especfico em chances de cura distintas. So, portanto, vrias doenas. Na esquizofrenia, talvez seja o mesmo e o simples fato de trat-la como uma doena s que atrapalha sua compreenso. Poucos sabemos sobre essa doena. O mximo que conseguimos foi obter controle dos sintomas com os antipsicticos. Nem sua classificao, um dos aspectos fundamentais da pesquisa, foi devidamente concluda.

27

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS A esquizofrenia pode desenvolver-se de maneira gradual, to lentamente que nem o paciente nem as pessoas prximas percebem que algo vai errado: s quando comportamentos abertamente desviantes se manifestam. O perodo entre a normalidade e a doena deflagrada pode levar meses. Por outro lado, h pacientes que desenvolvem esquizofrenia rapidamente, em questo de poucas semanas ou mesmo de dias. A pessoa muda seu comportamento e entra no mundo esquizofrnico, o que geralmente alarma e assusta muito os parentes. No h uma regra fixa quanto ao modo de incio: tanto pode comear repentinamente e eclodir numa crise exuberante, quanto comear lentamente sem apresentar mudanas extraordinrias, e somente depois de anos surgir uma crise caracterstica. Geralmente, a esquizofrenia comea durante a adolescncia ou quando adulto jovem. Os sintomas aparecem gradualmente ao longo de meses e a famlia e os amigos que mantm contato frequente podem no notar nada. mais comum que uma pessoa com contato espaado por meses, perceba melhor que a esquizofrenia est se desenvolvendo. Os primeiros sintomas so a dificuldade de concentrao, prejudicando o rendimento nos estudos; estados de tenso de origem desconhecida mesmo pela prpria pessoa e insnia e desinteresse pelas atividades sociais com consequente isolamento. A partir de certo momento, mesmo antes da esquizofrenia ter deflagrado, as pessoas prximas do-se conta de que algo errado est acontecendo. Nos dias de hoje, os pais pensaro que se trata de drogas; os amigos podem achar que so dvidas quanto sexualidade; outros julgaro ser dvidas existenciais prprias da idade. comum nessas fases o desleixo com a aparncia o descuido com a higiene pessoal e as mudanas no visual como a realizao de tatuagens, piercing, cortes de cabelo, indumentrias estranhas. Enquanto o tempo passa, os sintomas aprofundam-se, o paciente apresenta uma conversa estranha, irreal, passa a ter experincias diferentes e no usuais que leva s pessoas prximas a julgarem ainda mais que o paciente est fazendo uso de drogas ilcitas. Infelizmente, o tratamento precoce no previne a esquizofrenia, doena inexorvel. As medicaes controlam parcialmente os sintomas: no normalizam o paciente. Quando isso acontece, por remisso espontnea da doena e por nenhum outro motivo. No h um exame que diagnostique precisamente a esquizofrenia, isto depende, exclusivamente, dos conhecimentos e da experincia do mdico, portanto comum ver conflitos de diagnstico. O diagnstico feito pelo conjunto de sintomas que o paciente apresenta e a histria como esses sintomas foram surgindo e se desenvolvendo. Existem critrios estabelecidos para que o mdico tenha um ponto de partida, uma base em que se sustentar, mas a maneira como o mdico encara os sintomas pessoal. Que a esquizofrenia doena grave ningum duvida, pois afeta as emoes, o pensamento, as percepes e o comportamento. Mas o que dizer de uma gravidade que pode no deixar sequelas nem ameaar a vida da pessoa, mas, pelo contrrio, permite o restabelecimento da normalidade? A gravidade ento no est tanto no diagnstico: est mais no curso da doena.

28

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

Classicamente a distino que Kraepelin fez entre esquizofrenia (demncia precoce) e o transtorno bipolar (psicose cclica) foi a possibilidade de recuperao dos cicladores, enquanto os esquizofrnicos se deterioravam e no se recuperavam. Talvez, a partir da, criou-se uma tendncia a considerar-se a esquizofrenia irrecupervel. No resta a menor dvida de que muitos casos no se recuperam, mas h excees e quando elas surgem toda a regra passa a ser duvidosa, pois se perdem os limites sobre os quais se operava com segurana. Faz apenas um pouco mais de 10 anos que se editou, pela Organizao Mundial de Sade, critrios objetivos e claros para a realizao do diagnstico da esquizofrenia. Na verso anterior, os critrios eram frouxos permitindo diferenas considerveis nos parmetros adotados entre os estudos; assim as disparidades de resultados entre eles eram inaceitveis, terminando com a indefinio a respeito do curso da esquizofrenia. Algumas psicoses so naturalmente transitrias e nicas na vida de uma pessoa. Se por engano, estas so consideradas como esquizofrnicas, gera-se conflito ao se comparar com estudos cujos critrios exigiam um perodo mnimo de meses na durao da psicose. Mesmo que durem muitos anos, as psicoses no podem ser confundidas com a personalidade esquizoides. Apesar de o CID 10 (o novo) ter criado uma tcnica comprovadamente mais confivel e precisa de se diagnosticar a esquizofrenia, o problema no est resolvido. Somente com o tempo e com mais pesquisas saberemos se os critrios, hoje, adotados esto corretos, se correspondem realidade. A causa da esquizofrenia complexa e multifatorial. O crebro, por si, possui um funcionamento extremamente complexo e em grande parte desconhecido. Essa complexidade aumenta se considerarmos, e temos de considerar, que o funcionamento do crebro depende do funcionamento de outras partes do corpo como os vasos sanguneos, o metabolismo do fgado, a filtragem do rim, a absoro do intestino etc. Por fim, se considerando outras variveis nada desprezveis como o ambiente social e familiar, a complexidade torna-se inatingvel para os recursos de que dispomos. Provavelmente a esquizofrenia resultado disso tudo. A diviso dos sintomas psicticos em positivos e negativos tem por finalidade dizer de maneira objetiva o estado do paciente. Tendo como ponto de referncia a normalidade, os sintomas positivos so aqueles que no deveriam estar presentes como as alucinaes, e os negativos aqueles que deveriam estar presentes, mas esto ausentes, como o estado de nimo, a capacidade de planejamento e execuo, por exemplo. Portanto, sintomas positivos no so bons sinais, nem os sintomas negativos so piores que os positivos. So estes os sintomas positivos. Alucinaes as mais comuns nos esquizofrnicos so as auditivas. O paciente geralmente ouve vozes depreciativas que o humilham, xingam, ordenam atos que os pacientes reprovam, ameaam, conversam entre si falando mal do prprio paciente. Pode ser sempre a mesma voz, podem ser de vrias pessoas, podem ser vozes de pessoas conhecidas ou desconhecidas, podem ser murmrios incompreensveis, ou claros e compreensveis. Da mesma maneira que qualquer pessoa se aborrece em ouvir tais coisas, os pacientes tambm se afligem com o contedo do que ouvem, ainda mais por no conseguirem fugir das vozes. Alucinaes visuais so raras na esquizofrenia, sempre que surgem devem pr em dvida o diagnstico, favorecendo perturbaes orgnicas do crebro.

29

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS Delrios Os delrios de longe mais comuns na esquizofrenia so os persecutrios. So as ideias falsas que os pacientes tm de que esto sendo perseguidos, que querem mat-lo ou fazer-lhe algum mal. Os delrios podem tambm ser bizarros como achar que est sendo controlado por extraterrestres que enviam ondas de rdio para o seu crebro. O delrio de identidade (achar que outra pessoa) a marca tpica do doente mental que se considera Napoleo. No Brasil, o mais comum considerar-se Deus ou Jesus Cristo. Perturbaes do Pensamento Estes sintomas so difceis para o leigo identificar: mesmos os mdicos no psiquiatras no conseguem perceb-los, no porque sejam discretos, mas porque a confuso tamanha que nem se consegue denominar o que se v. H vrios tipos de perturbaes do pensamento, o diagnstico tem de ser preciso porque a conduta distinta entre o esquizofrnico que apresenta esse sintoma e um paciente com confuso mental, que pode ser uma emergncia neurolgica. Alterao da sensao do eu Assim como os delrios, esses sintomas so diferentes de qualquer coisa que possamos experimentar, exceto em estados mentais patolgicos. Os pacientes com essas alteraes dizem que no so elas mesmas, que outra entidade se apoderou de seu corpo e que j no ela mesma, ou simplesmente que no existem, que seu corpo no existe. Estes so alguns sintomas negativos.

Falta de motivao e apatia. Embotamento afetivo: as emoes no so sentidas como antes. Isolamento social.
Os sintomas negativos no devem ser confundidos com depresso. A depresso tratvel e costuma responder s medicaes, j os sintomas negativos da esquizofrenia no melhoram com nenhum tipo de antipsictico. A grande esperana dos novos antipsicticos de atuarem sobre os sintomas negativos no se concretizou, contudo esses sintomas podem melhorar espontaneamente. Qualquer pessoa est sujeita a vir a ter esquizofrenia; a maioria dos casos no apresenta nenhuma histria de parentes com a doena na famlia. A seguir esto enumeradas algumas dicas, nenhuma delas so caractersticas, mas servem de parmetro para observao.

Dificuldade para dormir, alternncia do dia pela noite, ficar andando pela casa a
noite, ou mais raramente dormir demais.

Isolamento social, indiferena em relao aos sentimentos dos outros. Perda das relaes sociais que mantinha. Perodos de hiperatividade e perodos de inatividade. Dificuldade de concentrao chegando a impedir o prosseguimento nos estudos. Dificuldade de tomar decises e de resolver problemas comuns. Preocupaes no habituais com ocultismos, esoterismo e religio.

30

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

Hostilidade, desconfiana e medos injustificveis. Reaes exageradas s reprovaes dos parentes e amigos. Deteriorao da higiene pessoal. Falta de expresses faciais (Rosto inexpressivo). Diminuio marcante do piscar de olhos ou piscar incessantemente. Sensibilidade excessiva a barulhos e a luzes. Alterao da sensao do tato e do paladar. Uso estranho das palavras e da construo das frases. Afirmaes irracionais. Comportamento estranho como recusa em tocar as pessoas, penteados esquisitos,
ameaa de automutilao e ferimentos provocados em si mesmo.

Mudanas na personalidade. Abandono das atividades usuais. Incapacidade de expressar prazer, de chorar ou chorar demais injustificadamente,
risos imotivados.

Abuso de lcool ou drogas. Posturas estranhas.


Nenhum desses sinais por si ss comprovam doena mental, mas podem indic-la. A personalidade patolgica no apresenta mudanas no comportamento, sempre desviante, desde as tenras idades. Na esquizofrenia incipiente, ainda que lentamente, ocorre uma mudana no curso do comportamento da pessoa, na personalidade patolgica no. O paciente esquizofrnico sofre intensamente com sua condio e sua famlia tambm, no h como evitar isso. Infelizmente, os programas poltico-sociais de reinsero dos doentes mentais na sociedade simplesmente ignoram o sofrimento e as necessidades da famlia, que so enormes. Esta vista como desestruturada, fria, indiferente ou mesmo hostil ao paciente. Da mesma forma que o paciente esquizofrnico sofre duas vezes, pela doena e pelo preconceito, a famlia tambm sofre duas vezes, com a doena do filho e com a discriminao e a incompreenso sociais. Os remdios so a nica alternativa para tratar a esquizofrenia, outras formas de terapia complementam, mas no substituem as medicaes. H, contudo, uma natural resistncia ao uso delas e isso apenas uma consequncia da forma como se entende a doena. Se encararmos a medicao como algo estranho ao corpo, a averso dar-se- inevitavelmente, mas se encararmos as medicao como substncias reguladoras de atividades cerebrais desequilibradas, podemos v-las como amigas.

31

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS O paciente no tem nenhuma culpa por uma parte do crebro estar desregulado, mas pode usar o lado saudvel (o bom-senso) para tomar a deciso de se tratar. As medicaes, portanto, s fazem ajustar o que estava desajustado. Infelizmente no caso da esquizofrenia, no conhecemos medicaes que realizem essa tarefa completamente, restabelecendo a normalidade do paciente. Mas, por enquanto, temos uma ajuda parcial. Metade da dor melhor que uma dor completa.

Depresso e seus subtipos


Um transtorno depressivo uma doena que envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Ele afeta a maneira de a pessoa se alimentar, de dormir, de se relacionar, de pensar. Um transtorno depressivo no o mesmo que uma tristeza passageira. Pessoas com doenas depressivas no podem simplesmente se acalmar e melhorar. Os transtornos depressivos ocorrem de diferentes maneiras e podem durar semanas, meses ou anos. Os principais tipos de depresso so os apresentados a seguir.

Depresso maior: manifesta-se por uma combinao de sintomas que interferem

na capacidade de trabalhar, de estudar, de dormir, de se alimentar e de apreciar atividades anteriormente prazerosas. Pode ocorrer como um fato isolado (uma nica vez na vida do indivduo) ou como episdios repetidos. Alguns dos principais sintomas so: humor persistentemente triste, sentimentos de desespero ou pessimismo, culpa, desvalia, impotncia, energia diminuda, insnia, perda de apetite, pensamentos de morte ou suicdio, cefaleias, dores crnicas.

Distimia (depresso menor): envolve sintomas crnicos e de longa durao, mas no


incapacitam. No entanto, impedem que o indivduo funcione bem ou sinta-se bem.

Transtorno bipolar:

caracteriza-se por alteraes cclicas do humor: graves altos (manias) e baixos (depresso). As oscilaes do humor so dramticas e rpidas, porm graduais. No ciclo depressivo, o indivduo pode ter qualquer um ou todos os sintomas de um transtorno depressivo. No ciclo manaco, o indivduo fica muito ativo, falante e com a sensao de ter muita energia. A mania afeta o pensamento, o julgamento e o comportamento social. Alguns dos principais sintomas so: euforia anormal ou excessiva, irritabilidade fora do comum, menor necessidade de sono, ideias de grandeza, fala excessiva, pensamento acelerado, aumento do desejo sexual, juzo crtico deficiente, energia muito aumentada.

O tratamento para os transtornos depressivos consiste no uso de antidepressivos que podem ou no estar associado psicoterapia.

32

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

Transtornos de ansiedade
Ansiedade generalizada
A ansiedade um sentimento de apreenso desagradvel, vago, acompanhado de sensaes fsicas. As reaes de ansiedade normal no precisam ser tratadas por serem naturais e autolimitadas. Os estados de ansiedade anormais, que constituem sndromes de ansiedade, so patolgicos e requerem tratamento especfico. A ansiedade generalizada basicamente uma preocupao ou ansiedade excessiva, ou com motivos injustificveis ou desproporcionais ao nvel da ansiedade observada. Uma srie de sintomas fsicos podem estar associados ansiedade, como tenso muscular, inquietao, fadiga, falta de ar, taquicardia, sudorese, tontura, boca seca, mico frequente, diarreia, dificuldade de dormir, problemas de concentrao, irritabilidade e cefaleias. A forma de diferenciar-se uma ansiedade normal de uma ansiedade generalizada ao longo do tempo de durao dos sintomas. A ansiedade normal restringe-se a uma situao. A ansiedade patolgica estende-se por longo perodos, mesmo que a situao inicial que gerou a ansiedade j tenha passado ou tenha sido resolvida. Na ansiedade patolgica, a pessoa permanece tensa, apreensiva, nervosa, inquieta, irritada por um perodo superior a 6 meses. O tratamento para essa patologia pode ser realizado com terapia e medicamentos. O uso das medicaes como benzodiazepnicos, buspirona e antidepressivos so eficazes.

Fobia
Existem vrios tipos de fobias que podem acometer diversos tipos de pessoas. Sero descritas a seguir as fobias mais frequentes que encontramos na sociedade. Fobia social: intensa ansiedade gerada quando o paciente submetido avaliao de outras pessoas. Na maioria das vezes, concentra-se sob tarefas ou circunstncia bem definidas. A intensidade desta reao desproporcional ao nervosismo que a situao exigiria das pessoas em geral, e isso reconhecido pelo paciente. Fobia especfica: medo acentuado e persistente de objetos ou situaes claramente discernveis e circunscritos. Normalmente o medo de animais ou medo de gua so os mais comumente identificados. A exposio ao estmulo fbico provoca resposta imediata de ansiedade, que pode assumir a forma de um ataque de pnico ligado situao ou desencadeado por ela. Agarofobia: representa o comportamento de evitao provocado por lugares ou situaes em que o escape seria difcil ou embaraoso, caso se tenha alguma crise ou um mal-estar. O paciente dependente de outras pessoas para executar algumas tarefas como sair de casa, ir ao trabalho ou escola. Para o tratamento das fobias, usa-se comumente o clonazepam ou os antidepressivos inibidores da rematao de serotonina. A terapia cognitvo-comportamental vem apresentando bons resultados depois de 1 ou 2 anos de tratamento. A nica fobia que no tratada com medicamentos e apenas terapia a agarofobia.

33

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

Transtorno obsessivo compulsivo


O transtorno obsessivo compulsivo (TOC) um estado em que se apresentam obsesses ou compulses repetidamente, causando grande sofrimento pessoa. Obsesses so pensamentos, ideias ou imagens que invadem a conscincia da pessoa. H vrios exemplos como dvidas que sempre retornam (se trancou a porta, se desligou o chuveiro, se fechou o gs) e fantasias de querer fazer algo que considera errado (xingar, bater). O TOC caracterizado pela presena de pensamentos obsessivos e atos compulsivos suficientemente severos que consomem um tempo significativo do dia da pessoa ou que causam sofrimento ou ansiedade acentuados. Os tratamentos mais modernos para o TOC so feitos com medicamentos dos grupos antidepressivos e terapia cognitiva. A terapia de exposio, frequentemente, ajuda os indivduos com a doena. Neste tipo de terapia, o paciente exposto a situaes ou a pessoas que desencadeiam obsesses, rituais ou desconforto. O desconforto ou a ansiedade diminuem gradualmente se o paciente evitar realizar o ritual durante exposies repetidas ao estmulo que o desencadeia. Ele aprende que o ritual no necessrio para reduzir o desconforto.

Demncia
Demncia um comprometimento cognitivo geralmente progressivo e irreversvel. As funes mentais anteriormente adquiridas so gradualmente perdidas. Com o aumento da idade, a demncia torna-se mais frequente. Acomete 5% a 15% das pessoas com mais de 65 anos e aumenta para 20% nas pessoas com mais de 80 anos. Os fatores de risco conhecidos para a demncia so: Idade avanada, histrico de demncia na famlia e sexo feminino. Os sintomas incluem alteraes na memria, na linguagem, na capacidade de orientar-se. H perturbaes comportamentais como agitao, inquietao, andar a esmo, raiva, violncia, gritos, desinibio sexual e social, impulsividade, alteraes do sono, pensamento ilgico e alucinaes. As causas de demncia incluem leses e tumores cerebrais, sndrome da imunodeficincia adquirida (AIDS), lcool, medicamentos, infeces, doenas pulmonares crnicas e doenas inflamatrias. Na maioria das vezes, as demncias so causadas por doenas degenerativas primrias do sistema nervoso central (SNC) e por doena vascular. Cerca de 10% a 15% dos pacientes com sintomas de demncia apresentam condies tratveis como doenas sistmicas (doenas cardacas, renais, endcrinas), deficincias vitamnicas, uso de medicamentos e outras doenas psiquitricas (depresso). As demncias so classificadas em vrios tipos de acordo com o quadro clnico, entretanto, as mais comuns so demncia tipo Alzheimer e demncia vascular.

34

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

Demncia tipo Alzheimer


De todos os pacientes com demncia, 50% a 60% tm demncia tipo Alzheimer, o tipo mais comum de demncia. mais frequente em mulheres que em homens. caracterizada por um incio gradual e pelo declnio progressivo das funes cognitivas. A memria a funo cognitiva mais afetada, mas a linguagem e a noo de orientao do indivduo tambm so afetadas. Inicialmente, a pessoa pode apresentar uma incapacidade para aprender e evocar novas informaes. As alteraes do comportamento envolvem depresso, obsesso (pensamento, sentimento, ideia ou sensao intrusiva e persistente) e desconfianas, surtos de raiva com risco de atos violentos. A desorientao leva a pessoa a andar sem rumo podendo ser encontrada longe de casa em uma condio de total confuso. Aparecem tambm alteraes neurolgicas como problemas na marcha, na fala, no desempenhar uma funo motora e na compreenso do que lhe falado. O diagnstico de excluso, isto , s pode ser feito quando no se encontra nenhuma outra causa. A rigor, tal diagnstico s realizado ps-morte, atravs de bipsia cerebral, na qual aparecem alguns sinais caractersticos e exclusivos da doena. A histria do paciente e exame clnico, alm das tcnicas de imagem cerebral como tomografia computadorizada e ressonncia magntica podem ser teis no diagnstico clnico. O tratamento paliativo e as medicaes podem auxiliam no manejo da agitao e das perturbaes comportamentais. No h preveno ou cura conhecida.

Demncia vascular
o segundo tipo mais comum de demncia. Apresenta as mesmas caractersticas da demncia tipo Alzheimer, mas com um incio abrupto e um curso gradualmente deteriorante. Pode ser prevenido por meio da reduo de fatores de risco como hipertenso, diabetes, tabagismo e arritmias. O diagnstico pode ser confirmado por tcnicas de imagem cerebral e fluxo sanguneo cerebral.

Transtornos somatoformes
um grupo de transtornos que incluem sintomas fsicos (por exemplo, dores, nuseas e tonturas), para os quais no pode ser encontrada uma explicao mdica adequada, e que so suficientemente srios para causarem um sofrimento emocional ou prejuzo significativo capacidade do paciente para funcionar em papis sociais e ocupacionais. Nesses transtornos, os fatores psicolgicos so grandes contribuidores para o incio, a severidade e a durao dos sintomas. No resultado de simulao consciente. A hipocondria comum em pacientes com mais de 60 anos, embora o seja mais frequente entre 40 e 50 anos. Exames fsicos repetidos so teis para garantirem aos pacientes que eles no tm uma doena fatal. A queixa real, a dor verdadeira e percebida como tal pelo paciente. Ao tratamento, deve dar-se um enfoque psicolgico ou farmacolgico.

35

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

Tabagismo
A Organizao Mundial de Sade (OMS) considera o fumo nocivo sade porque ele contm milhares de substncias txicas. J foram identificadas no fumo, alm da nicotina, mais de 4.700 substncias. Conforme a quantidade do tabaco e a maneira de tragar o cigarro, inala-se, em cada tragada, em mdia de 2.000 a 2.500 dessas substncias. Em mdia, traga-se 10 vezes um cigarro. Quem fuma um mao de cigarros por dia sofre, portanto, 200 impactos cerebrais de nicotina, totalizando 73 mil impactos por ano. Nenhuma outra droga age com esse volume e intensidade, provocando os malefcios e lesando praticamente todos os rgos do corpo. Matando trs milhes de pessoas no mundo, anualmente, com uma projeo estimada de bitos em torno de dez milhes at o ano 2020, das quais sete milhes ocorrero nos pases em desenvolvimento, o tabagismo considerado um problema de sade pblica, fazendo-se necessrias campanhas preventivas globais que esclaream os malefcios do fumo. A populao precisa saber que o consumo de cigarros a maior causa evitvel de doenas e mortes em todo mundo. A relao entre a dependncia de nicotina e os outros transtornos psiquitricos vm atraindo interesse crescente desde a ltima dcada. O estudo da extenso e das repercusses desta relao tem grande importncia para a prtica clnica, dada a alta prevalncia do consumo do tabaco na populao em geral e, ainda, a descrio da prevalncia de tabagismo, sensivelmente maior, entre os pacientes psiquitricos do que no restante da populao (VAZQUES; BECOA, 1999). A discusso sobre dependncia de tabaco e suas comorbidades tem grande importncia no contexto atual de tratamento, pois, na medida em que se expande o conhecimento sobre os efeitos deletrios do tabagismo e as possibilidades teraputicas se multiplicam, o consumo do tabaco tende a concentrar-se nas populaes acometidas por transtornos psiquitricos. O abuso de substncias tem sido relacionado ocorrncia de episdios depressivos, no entanto, at recentemente, estes achados no diziam respeito dependncia da nicotina. Desde o fim da dcada de 1970, diversos autores passaram a relacionar o tabagismo e os aspectos negativos da afetividade, tais como tenso, ansiedade, irritabilidade, humor e sintomas depressivos em geral. Acredita-se que pacientes com sintomas depressivos proeminentes procurariam a nicotina para a obteno de alvio dos sintomas, o que poderia ser reforado pela alta prevalncia do tabagismo entre estes pacientes e a elevada probabilidade de fracasso no tratamento. Sabe-se, ainda, que a dependncia da nicotina e a depresso seriam doenas no relacionadas diretamente entre si, mas provocadas por um fator que as predispem. A relao entre tabagismo e depresso tem importncia expressiva no contexto do tratamento da dependncia da nicotina. Por um lado, h a possibilidade de que a depresso predisponha a recadas e ao consequente fracasso de uma tentativa de parar de fumar; por outro lado, parar de fumar pode facilitar o desenvolvimento de episdios depressivos com sintomas graves. O tipo de tratamento realizado tem influncia sobre a ocorrncia de episdios depressivos, sendo verificada maior incidncia em pacientes realizando terapia de reposio de nicotina do que em pacientes fazendo

36

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

uso de antidepressivos, a despeito dos relatos de melhora de curto prazo dos sintomas depressivos com a utilizao da reposio de nicotina. O vcio no tabaco pode ser tratado. Para tanto, o paciente deve ser o maior interessado neste tratamento, j que precisa aderir esquemas longos de tratamento medicamentoso e acompanhamento psicolgico. Para os idosos, alm do vcio e seus malefcios, o uso prolongado de cigarro ou de afins pode garantir ainda em longo prazo um cncer de pulmo, boca ou laringe. Por isso, a conscientizao, o aconselhamento e o acompanhamento do idoso tabagista so fundamentais.

Alzheimer
A Doena de Alzheimer uma doena do crebro, degenerativa, isto , que produz atrofia progressiva, com incio mais frequente aps os 65 anos, que produz a perda das habilidades de pensar, de raciocinar, de memorizar, afetando as reas da linguagem e produzindo alteraes no comportamento. As causas da Doena de Alzheimer ainda no esto conhecidas, mas sabe-se que existem relaes com certas mudanas nas terminaes nervosas e nas clulas cerebrais que interferem nas funes cognitivas. Na fase inicial da doena, a pessoa afetada mostra-se um pouco confusa e esquecida e parece no encontrar palavras para se comunicar em determinados momentos; s vezes, apresenta descuido da aparncia pessoal, perda da iniciativa e alguma perda da autonomia para as atividades da vida diria. Nessa fase pode ainda ser notada apatia, como um sintoma bastante comum. tambm notada uma certa desorientao de tempo e espao. A pessoa no sabe onde est nem em que ano est, em que ms ou que dia. Quanto mais cedo os sintomas forem percebidos, mais eficaz o tratamento e melhor o prognstico. Com o passar dos anos, conforme os neurnios morrem e a quantidade de neurotransmissores diminuem, aumenta a dificuldade em reconhecer e identificar objetos (agnosia) e na execuo de movimentos (apraxia). Na fase intermediria necessita de maior ajuda para executar as tarefas de rotina, pode passar a no reconhecer seus familiares, pode apresentar incontinncia urinria e fecal; torna-se incapaz para julgamento e pensamento abstrato, precisa de auxlio direto para vestir-se, comer, tomar banho, tomar suas medicaes e todas as outras atividades de higiene. Pode apresentar comportamento inadequado, irritabilidade, desconfiana, impacincia e at agressividade; ou pode apresentar depresso, regresso e apatia. Nessa fase, o paciente ainda consegue comunicar ideias bsicas. O paciente pode parecer desleixado ao efetuar certas tarefas motoras simples (escrever, vestir-se etc.), devido a dificuldades de coordenao. No perodo final da doena, existe perda de peso mesmo com dieta adequada; dependncia completa, torna-se incapaz de qualquer atividade de rotina da vida diria e fica restrita ao leito, com perda total de julgamento e concentrao. Durante a ltima fase do Mal de Alzheimer, o paciente est completamente dependente das pessoas que tomam conta dele. A linguagem est agora reduzida a simples frases ou at a palavras isoladas, acabando, eventualmente, em perda da fala. Pode apresentar reaes a medicamentos, infeces bacterianas e problemas renais. Na maioria das vezes, a causa da morte no tem relao com a doena, e sim com fatores relacionados idade avanada.

37

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS Uma das dificuldades em realizar um diagnstico de Doena de Alzheimer a aceitao da demncia como consequncia normal do envelhecimento.

Tratamento
No existe cura conhecida para a Doena de Alzheimer, por isso o tratamento destina-se a controlar os sintomas e proteger a pessoa doente dos efeitos produzidos pela deteriorao trazida pela sua condio. Antipsicticos podem ser recomendados para controlar comportamentos agressivos ou deprimidos, garantir a sua segurana e a dos que a rodeiam. O tratamento permite melhorar a sade, retardar o declnio cognitivo, tratar os sintomas, controlar as alteraes de comportamento e proporcionar conforto e qualidade de vida ao idoso e sua famlia. A doena de Alzheimer no afeta apenas o paciente, mas tambm as pessoas que lhe so prximas. A famlia deve preparar-se para uma sobrecarga muito grande em termos emocionais, fsicos e financeiros. Tambm deve se organizar com um plano de ateno ao familiar doente, em que se incluam, alm da superviso sociofamiliar, os cuidados gerais, sem esquecer os cuidados mdicos e as visitas regulares, que ajudar a monitorar as condies da pessoa doente, verificando se existem outros problemas de sade que precisem ser tratados.

Evoluo
A evoluo da piora em torno de 5% a 15% da cognio (conscincia de si prprio e dos outros) por ano de doena, com um perodo em mdia de oito anos de seu incio e seu ltimo estgio. Com a progresso da doena passa a no reconhecer mais os familiares ou at mesmo a no realizar tarefas simples de higiene e vestir roupas. No estgio final, necessita de ajuda para tudo. Os sintomas depressivos so comuns, com instabilidade emocional e choros. Delrios e outros sintomas de psicose so frequentes, embora difceis de avaliar nas fases finais da doena, devido total perda de noo de lugar e de tempo e da deteriorao geral. Em geral, a doena instala-se em pessoas com mais de 65 anos, mas existem pacientes com incio aos 40 anos, e relatos raros de incio na infncia, de provvel cunho gentico. Podem aparecer vrios casos numa mesma famlia, e tambm pode acontecer casos nicos, sem nenhum outro parente afetado, ditos espordicos.

Prevalncia
No mundo, o nmero de portadores de Alzheimer chega a cerca de 25 milhes, com aproximadamente 1 milho de casos no Brasil. Existe uma relao inversamente proporcional entre a prevalncia de demncia e a escolaridade. Nos indivduos com 8 anos ou mais de escolaridade, a prevalncia de 3,5%, enquanto nos analfabetos de 12,2%.

38

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

Sintomas

As reas mais afetadas so as associadas memria, aprendizagem e coordenao motora.

Preveno
O Alzheimer quatro vezes mais comum em analfabetos do que em pessoas com mais de 8 anos de estudo formal. Todos os estudos de medidas para prevenir ou atrasar os efeitos do Alzheimer so frequentemente infrutferos. Hoje em dia, no parecem existir provas para acreditar que qualquer medida de preveno definitivamente bem-sucedida contra o Alzheimer. No entanto, estudos indicam relaes entre fatores alterveis como dietas, risco cardiovascular, uso de produtos farmacuticos ou atividades intelectuais e a probabilidade de desenvolvimento de Alzheimer da populao. Mas s mais pesquisa, includos testes clnicos, revelaro se, de fato, esses fatores podem ajudar a prevenir o Alzheimer. A incluso de fruta e de vegetais, de po, de trigo e de outros cereais, de azeite, de peixe e de vinho tinto, podem reduzir o risco de Alzheimer. Algumas vitaminas como a B12, a B3, a C ou a B9 foram relacionadas em estudos ao menor risco de Alzheimer, embora outros estudos indiquem que estas no tm nenhum efeito significativo no incio ou no desenvolvimento da doena e podem ter efeitos secundrios. Algumas especiarias como a curcumina e o aafro mostraram sucesso na preveno da degenerao cerebral em ratos de laboratrio.

Tratamento
Os inibidores da acetilcolinesterase retardam o declnio cognitivo em 40%. O tratamento visa minimizar os sintomas, proteger o sistema nervoso e retardar o mximo possvel a evoluo da doena. Os inibidores da acetilcolinesterase, atuam inibindo a enzima responsvel pela degradao da acetilcolina que produzida e liberada por algumas reas do crebro (como os do ncleo basal de Meynert). A deficincia de acetilcolina considerada um dos principais fatores da doena de Alzheimer, mas no o nico evento bioqumico/fisiopatolgico que ocorre. Mais recentemente, um grupo de medicaes conhecido por inibidores dos receptores do tipo NMDA (N-Metil-D-Aspartato) do glutamato entrou no mercado brasileiro, j existindo no europeu h mais de uma dcada.

39

UNIDADE III | AS PRINCIPaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

Medicamentos psiquitricos
Como a depresso e a ansiedade so um problema constante no Alzheimer comum que os mdicos prescrevam antidepressivos, principalmente inibidores seletivos da recaptao da serotonina como sertralina (Zoloft) e o citalopram (Cipramil). Porm os estudos demonstrando sua eficcia so bastante limitados, diminuindo a concentrao, a ateno e o estado de viglia, sendo a eletroconvulsoterapia uma boa alternativa. Antidepressivos, alm de melhorarem o humor, o apetite, o sono, o autocontrole e diminuirem a ansiedade, tendncias suicidas e agressividade, tm demonstrado tambm significativamente retardar a degenerao do crebro. Em 2008, um estudo conseguiu desenvolver um meio de reverter alguns sintomas do Mal de Alzheimer em questo de minutos. Uma injeo de etanercepte (nome comercial: Enbrel) na espinha, uma citocina usada no tratamento de problemas imunolgicos atuou inibindo o fator de necrose tumoral alfa (TNF) resultando em melhoras cognitivas e comportamentais quase imediatas. Em 2011, outro estudo identificou que um defeito no fgado responsvel pelo excesso de produo de amiloide beta. Em testes com animais o uso de imatinib (nome comercial: Gleevec), uma droga usada no tratamento do cncer, resultou em diminuio de amiloides beta no sangue e no crebro. H o planejamento de realizar testes com humanos em breve.

Cuidadores
Os cuidadores so fundamentais para o tratamento do idoso com Alzheimer no ambiente domiciliar, mas nem todos os familiares esto preparados fsica e psicologicamente para conviver e cuidar de algum que no os reconhece nem valoriza seus esforos. Por isso, importante o acesso s informaes sobre a patologia e apoio psicossocial aos cuidadores. E o cuidador de paciente com Alzheimer frequentemente tem de lidar com irritabilidade, agressividade, mudanas de humor e de comportamento. recomendado a participao do cuidador em programas de cuidado ao idoso com Alzheimer para esclarecer dvidas sobre a doena, acompanhar o tratamento, dar apoio psicolgico e social para atenuar o esgotamento e o estresse gerados pela convivncia com uma pessoa que a cada dia vai precisar de mais cuidado e ateno no ambiente domiciliar. Os cuidadores so responsveis pela manuteno da segurana fsica, reduo da ansiedade e agitao, melhoria da comunicao, promoo da independncia nas atividades de autocuidado, atendimento das necessidades de socializao e privacidade, manuteno da nutrio adequada, controle dos distrbios do padro de sono e transporte para servios de sade, alm das inmeras atividades dirias de cuidado com o lar.

Solido
Um dia voc olha no espelho e percebe que o tempo passou. O corpo e a pele j no so os mesmos, a disposio vai dando espao ao cansao e a insegurana das primeiras experincias transformou-se em sabedoria. A solido pode produzir estragos em uma pessoa que se encontra na chamada plenitude da vida, ento, o que poderia acontecer com algum que j est, provavelmente, ao final do caminho?

40

AS PRINCIpaIS PaTOLOGIaS E TRaNSTORNOS

| UNIDADE III

A solido entre pessoas idosas frequentemente mais comum do que se pensa. Segundo cifras da Organizao Pan-Americana de Sade, o grupo humano que proporcionalmente atinge taxas mais altas de crescimento no mundo est entre os 60 e os 85 anos de idade. As causas esto relacionadas melhoria da alimentao e ao crescimento da cobertura dos servios de sade pblica, enfrentando importantes sistemas de controle da natalidade. Na Inglaterra, as entidades de estatstica calculam que existir, no ano 2031, mais de 35 mil cidados com, pelo menos, 100 anos de vida. Um estudo desenvolvido pela psicloga argentina Marta Susana Tetamanti, intitulado La vejez, el tema olvidado (O envelhecimento, este tema esquecido), defende que existem mltiplas caractersticas para que essa poro da sociedade se encontre atualmente isolada. Segundo a professora de Psicologia da Universidad Nacional de Mar Del Plata, o conceito capitalista da sociedade, segundo o qual o que no serve se joga fora foi transformado em realidade para os mais velhos. So rechaados de postos de trabalho, isolados das famlias e, em alguns casos, com matrimnios que terminam em viuvez. Segundo Tetamanti, o aspecto individualista das sociedades contemporneas deixa os idosos solitrios, o grupo humano com maiores ndices de desemprego. Da mesma forma, agrega a especialistas, as mudanas fsicas e em seu quadro familiar, os leva a sofrer de maiores depresses e a ser o grupo humano com maiores taxas de suicdios. Muitos idosos lidam bem com essa situao e at fazem da Terceira Idade, a melhor fase de suas vidas, saindo para danar, participando de grupos de atividades e curtindo tudo o que a vida pode lhes oferecer sem dar espao para a solido, porm, boa parte deles no consegue superar a sensao de inutilidade e vazio decorrentes das mudanas no corpo e na rotina e acaba se isolando de seu ciclo social, seja por vergonha de estar parado, seja por se sentir descartado: muita gente acha que os problemas de sade dos idosos so decorrentes da sade fragilizada. De fato, nosso organismo fica mais vulnervel com o passar dos anos e, assim como toda mquina, vai perdendo suas reservas, mas manter a autoestima em alta e receber afeto ajuda a fortalecer o sistema imunolgico nesta fase da vida. Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos comprova o poder das emoes na sade dos idosos. Depois de avaliar 229 pessoas, com idade entre 50 e 68 anos, os pesquisadores descobriram que idosos solitrios tm presso sangunea at 30% mais elevada do que os mais ativos. Alm disso, constataram, tambm, que estes pacientes so mais propensos a apresentar doenas cardacas. Um dos grandes dilemas dos idosos assumir para si mesmos que a idade chegou e conseguir manter o nimo mesmo depois de perceber que o corpo e a vida j no seguem no mesmo ritmo da poca da juventude (SADIGURSKY, 1997). Muitas vezes, no o idoso que se isola, a famlia que o deixa de escanteio por no ter pacincia ou por falta de tempo para conversar e dar a ateno necessria. Nestes casos, preciso que todos os que convivem com o idoso se sensibilizem e percebam que deix-lo de lado pode trazer consequncias graves em funo da sensao de abandono.

41

Unidade
QuALIDADE DE VIDA

IV

CaptuLo 6
Dieta e atividade fsica
A dieta e a atividade fsica so dois fatores principais no estilo de vida. Fazem um papel na preveno e no manuseio das debilitaes que afetam a populao idosa. Ambos, dieta e exerccios fsicos, tanto em excesso quanto em escassez provocam problemas e interferem na modificao do estilo de vida, na preveno de doenas e na inaptido. A baixa de sdio e a ingesto alta de potssio, bem como o consumo de frutas e legumes, so associadas a uma reduo de hipertenso e das doenas que surgem da hipertenso, como o acidente vascular cerebral e a demncia. Os padres dietticos, como consumo de quantidades e tipos de gorduras, colesterol, leos vegetais e peixes so importantes na doena cardaca coronariana. A ingesto ou no de clcio ou vitamina D so importantes no desenvolvimento de osteoporose e alguns fatores alimentares esto ligados ao desenvolvimento de neoplasias. A atividade fsica importante na preveno do declnio funcional e no aumento da sobrevivncia, uma vez que a incidncia de queda e fraturas diminuir, trazendo maiores benefcios sade cardiovascular. Alm de prevenir doenas, o exerccio tem tambm um papel preponderante, melhorando a funo em algumas doenas crnicas, como insuficincia cardaca congestiva e doena pulmonar crnica.

A participao da famlia e a incluso


Sabe-se que a mudana das diretrizes da assistncia em sade mental, optando pelo atendimento em regime aberto, implica uma importante mudana da relao do profissional de sade mental com as famlias dos pacientes, importantes parceiras no processo de reabilitao. A falta de orientao s famlias pode fazer com que eclodam conflitos e descompassos entre o paciente e a dinmica familiar, com prejuzos para o processo teraputico. Normalmente, o paciente era excludo da vida familiar pelo internamento no hospital psiquitrico, fato que acabava gerando 2 tipos de sentimento para a famlia: a perda e a culpa (SADIGURSKI, 1997). O sentimento de perda, muitas vezes, advinha da ausncia do convvio com o ente, e a culpa, alm de incidir sobre possveis responsabilidades da famlia no processo que conduzia doena, tambm poderia dizer respeito ao prprio ato de internamento. No contexto da assistncia em regime aberto, o paciente reinserido ou mantido no convvio familiar, levando possivelmente emergncia das duas outras categorias identificadas, o descompasso temporal quanto aos ritmos da vida diria, e a desavenas ou conflitos gerados pelo convvio com o paciente (COSTA; CARBONE, 2004).

45

UNIDADE IV | QUALIDADE DE VIDA Estudos podem afirmar que os familiares dos pacientes pedem escuta, acolhimento e ajuda para amenizar sua experincia com a pessoa acometida de transtorno mental. Estas dificuldades so desafios para os profissionais da rea, pois, a partir das prticas renovadas de assistncia, ampliam-se suas possibilidades de atuao. Para tal, necessrio compreender a demanda que impele busca de instrumentos que ofeream o suporte necessrio para a famlia do doente mental. Estar prximo do universo familiar significa estar em contato com realidades complexas e conflitantes, que pedem uma assistncia voltada cooperao e integrao, uma vez que as expectativas dos familiares tm relao direta com as expectativas dos profissionais de sade (SADIGUSRKI, 1997). O convvio com o portador de transtorno mental impe aos seus familiares a vivncia de sentimentos e emoes que, consciente ou inconscientemente, so difceis de elaborar e entender. Isto evidencia a grande necessidade de intervenes que acolham o sofrimento apresentado, considerando a subjetividade das pessoas e favorecendo a dinmica de ajuda mtua.

46

PARA (NO) FINALIZAR


Alguns livros e filmes podem ilustrar, claramente, os quadros mais comuns que afetam a sade mental das pessoas, sejam elas idosas ou no. Para tanto, vale a pena pesquisar, ler ou assistir algumas das sugestes abaixo, para que as percepes no fiquem restritas apenas sintese deste Caderno.

Filme: Bicho de sete cabeas


Lanamento: 2000 (Brasil) Direo: Las Bodanzky Atores: Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cssia Kiss, Lus Miranda. Sinopse: O filme retrata o ambiente e as relaes existentes dentro de um manicmio, a partir do ponto de vista de um jovem, internado pelo av, com quem possui relacionamento difcil. O filme uma crtica contundente ao sistema psiquitrico nos moldes da internao como isolamento da sociedade.

Cartaz de divulgao do filme

Filme: Melhor impossvel


Ttulo original: (As Good As It Gets) Lanamento: 1997 (EUA) Direo: James L. Brooks Atores: Jack Nicholson, Helen Hunt, Greg Kinnear, Cuba Gooding Jr. Sinopse: O filme trata da relao de um escritor nova-iorquino, que alm de personalidade forte, portador do Transtorno Obsessivo Compulsivo, com uma jovem garonete, me solteira e com um filho que tem srios problemas de sade. Foi ganhador do Oscar de Melhor Atriz e de Melhor Ator de 1997.

47

PARA (NO) FINALIZAR |

Filme: Uma mente brilhante


Ttulo original: (A Beautiful Mind) Lanamento: 2001 (EUA) Direo:Ron Howard Atores: Russell Crowe, Ed Harris, Jennifer Connelly, Paul Bettany Sinopse: O filme, baseado na histria real do Prmio Nobel John Nash, mostra diferentes estgios e aspectos da esquizofrenia e de como este matemtico, conseguiu superar os desafios impostos pela doena. Recebeu 8 indicaes ao Oscar, tendo sido premiado com 4, incluindo o de melhor filme.

Cartaz de divulgao do filme

Filme: Nunca fale com estranhos


Ttulo original: (Never Talk to Strangers) Lanamento: 1995 (EUA) Direo: Peter Hall Atores: Rebecca De Mornay, Antonio Banderas, Dennis Miller, LenCariou Sinopse: O filme de suspense mostra o relacionamento de uma psiquiatra, com um desconhecido e os desdobramentos decorrentes desta relao, em que ela passa a ser ameaada por outra pessoa.

48

| PARA (NO) FINALIZAR

Livro: Psiquiatria, loucura e arte


O livro uma coletnea, com diferentes especialistas como Teixeira Coelho, Hugo Segawa, Judith Zurquim e Ceclia de Lara, alm das organizadoras, as psiquiatras Eleonora Antunes, Lygia Maria Pereira e a psicloga Lcia Helena Barbosa. So discutidas no livro, os vrios aspectos e a relao entre a Psiquiatria, a loucura e a arte. O livro foi editado pela EDUSP.

Livro: O alienista
Este clssico da literatura brasileira, escrito por Machado de Assis, no sculo XIV, conta a histria de um psiquiatra portugus que se instala em uma pequena cidade brasileira, com o objetivo de estudar as causas da loucura. Resolve ento internar em um Casa, todos que julga serem loucos, mas fica cada vez mais claro para o leitor e para o prprio alienista, o quanto difcil delimitar as fronteiras do que seria uma pessoa normal, do excntrico e do alienado.

49

PARA (NO) FINALIZAR |

Livro: O inimigo no meu quarto


Neste livro da editora Record, lanado em 2008, o escritor, que tambm mdico e psiclogo, YoramYovell, apresenta diversos casos de pacientes tratados por eles, com suas particularidades.

Livro: Uma mente inquieta


Este livro foi escrito por Kay RedfieldJamison e editado pela Martins Fontes em 2006. Por meio de um relato corajoso de uma mdica psiquitrica renomada, que descobriu ser portadora de distrbio bipolar, conta sua luta diria para vencer a doena.

50

referncias
AMARANTE, P. D. Ensaios: subjetividade, sade mental, sociedade. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2000. _____. Psiquiatria social e reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 1998. BIRMAN, J. A. Cidadania tresloucada. In: Bezerra Amarante P. (Org.). Psiquiatria sem hospcio: contribuio ao estudo da reforma psiquitrica. Rio de Janeiro: Relume-Dumar; 1992. p. 71-90. BRASIL. Cmara dos Deputados. Projeto de Lei no 3657-1989. Dispe sobre a extino progressiva dos manicmios e sua substituio por outros recursos assistenciais e regulamenta a internao psiquitrica compulsria. Braslia: CD; 1991. BRASIL. Senado Federal. Projeto de Lei substitutivo ao projeto no 3657-1989; Dispe sobre a proteo e os direitos das pessoas portadoras de transtornos psquicos e redireciona o modelo assistencial em sade mental. Braslia: SF; 1999. COSTA, E. M. A; CARBONE, M. H. C. Sade da famlia uma abordagem interdisciplinar. Rio de Janeiro: Rubio Ltda, 2004. DELGADO, P. G. G. Perspectivas da Psiquiatria ps-asilar no Brasil (como um apndice sobre a questo dos cronificados). In: TUNDIS, S. A, COSTA, N. R. (Org.). Cidadania e loucura: polticas de sade mental no Brasil. Petrpolis: Vozes/ABRASCO; 1987. GONALVES, A. M.; SENA, R. R. A reforma psiquitrica no Brasil: contextualizao e reflexos sobre o cuidado com o doente mental na famlia. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.9, n.2, Ribeiro Preto, mar./abr. 2001 MALBERGIER, A; OLIVEIRA JR., H. P. Dependncia de tabaco e comorbidade associada. Revista de Psiquiatria da USP, 2004. MORGADO, A.; LIMA, L.A. Desinstitucionalizao: suas bases e a experincia internacional. J BrasPsiquiatr 1994; 43(1): 19-28. PEREIRA, M. A. O; PEREIRA JR, A. Transtorno mental e dificuldades enfrentadas pela famlia. RevEscEnferm USP 2003; 37(4): 92-100. RAMADAM, Z. B. A.; ASSUMPO JR, F. B. Psiquiatria: da magia evidncia? So Paulo: Manole, 2005. ROSA, L. C. S. Transtorno mental e o cuidado da famlia. So Paulo: E. Cortez, 2003. SADIGURSKY, D. Desinstitucionalizao do doente mental: expectativas da famlia. [tese]. Ribeiro Preto (SP): Escola de Enfermagem de Ribeiro Preto/USP, 1997. VZQUES, F.; BECOA, E. Depression and smoking in a smoking cessation program. J Affect Disorders 55:125-32, 1999.

51

Das könnte Ihnen auch gefallen