Sie sind auf Seite 1von 5

IDOLOS FRANCIS BACON DIVERSOS CONCEITOS

Em sua teoria do conhecimento, Francis Bacon prope um novo mtodo indutivo, o qual ofereceu uma profunda contribuio aos mtodos de investigao da natureza. Alm das contundentes crticas aos filsofos clssicos, rompeu com uma tradio filosfica de mais de dois mil anos e com a religio da poca. Acreditava numa filosofia que favorecesse a humanidade com seus mtodos experimentais, era totalmente a favor de cincia moderna que libertasse o homem de seus dolos. Bacon denominou dolos as falsas noes que bloqueiam a mente e invadem o intelecto humano impossibilitando o acesso verdade e gera dificuldades em relao s cincias, quando no os combatemos. Em sua teoria, os dolos se classificam em quatro categorias: dolos da tribo, dolos da caverna, dolos da foro e dolos do teatro. O conhecimento cientfico, para Bacon, tem por finalidade servir o homem e dar-lhe poder sobre a natureza. A cincia antiga, de origem aristotlica, que se assemelha a um puro passatempo mental, por ele criticada. A cincia deve restabelecer o imprio do homem sobre as coisas. No que se refere ao Novum Organum, Bacon preocupou-se inicialmente com a anlise de falsas noes (dolos) que se revelam responsveis pelos erros cometidos pela cincia ou pelos homens que dizem fazer cincia. um dos aspectos mais fascinantes e de interesse permanente na filosofia de Bacon. Esses dolos foram classificados em quatro grupos: A verdadeira filosofia no , exclusivamente, a cincia das coisas divinas e humanas, no a simples busca da verdade. tambm algo de prtico. Para se alcanar uma mentalidade cientfica, necessrio expurgar a mente de uma srie de preconceitos ou dolos, de que enumera quatro classes Os dolos segundo Francis Bacon so noes falsas que invadem o intelecto e dificultam o acesso verdade. Alm disso, os dolos tem o alcance de incomodar no processo de instaurao das cincias, uma vez que os homens no se disponham a combater esses dolos. Por isso, a funo primordial da teoria dos dolos conscientizar os homens das falsas noes que barram o caminho rumo a verdade. Portanto, a primeira etapa identificar os dolos para ento, posteriormente, libertarse deles. Sendo assim, resta a identificao dos dolos que segundo Bacon so quatro: [1] dolos da tribo; [2] dolos da caverna; [3] dolos do foro ou do mercado e; [4] dolos do teatro. Os dolos, de acordo com a teoria baconiana, so noes falsas que se alojam no intelecto humano e o obstruem a ponto de ser difcil o acesso verdade e conseqentemente cincia. Bacon emprega a palavra dolo uma vez que esta remete a idia de um falso deus e a de idolatria. Tanto em sua origem grega (eidolon), quanto em sua origem latina (idola), dolo significa imagem. O enfeitiamento dos homens perante as divindades anlogo ao que ocorre quando os seres esto presos s suas vontades, interpretaes, idias e preconceitos. Os dolos que bloqueiam a mente humana so de quatro gneros: da tribo (fundados na prpria natureza humana), de

caverna (oriundos do indivduo), do foro (os quais possuem origem na linguagem), e do teatro (ligados a sistemas filosficos falseados)

DIVERSOS CONCEITOS - IDOLOS DA CAVERNA:


Os dolos da caverna fazem uma aluso alegoria da caverna de Plato. Para o autor, cada um tem a sua prpria caverna, tem os seu jeito prprio de interpretar a natureza, todos os indivduos vem sua prpria luz por ngulos diferentes e cometem erros diversos. Com isso a luz da natureza entra em choque com a luz humana, pois cada um tem os seus dolos da educao, do esporte, da cultura, da autoridade e daqueles que honra e admira a diversidade das falsas verdades que vo ocupando o intelecto humano.

De acordo com Bacon, cada pessoa possui sua prpria caverna, que interpreta e distorce a luz particular, qual esto acostumados. Isso quer dizer que, da mesma maneira presente na obra 'Repblica' de Plato, os indivduos, cada um, possui a sua crena, sua verdade particular, tida como nica e indiscutvel. Portanto, os dolos da caverna perturbam o conhecimento, uma vez que mantm o homem preso em preconceitos e singularidades.

So advindos de cada indivduo quando preso a uma espcie de caverna pessoal. Isso se deve pois, os homens procuram as cincias em seus pequenos mundos, no no mundo maior, que idntico para todos os homens. Portanto, os dolos da caverna perturbam o conhecimento, uma vez que mantm o homem preso em preconceitos e singularidades.

Somando-se a limitao da prpria natureza humana h mais outra insuficincia uma distoro no entendimento semelhante a uma caverna - corrompedora da luz que vem da natureza, luz essa que traria a informao reveladora da verdade e realidade. Essa caverna a variao da predisposio dos indivduos, acrescida de uma natureza singular influencivel por opinies externas e informaes de diversos meios (mdias). Tudo isso empanando (cobrindo, ofuscando para que a conscincia no perceba e entenda) o descortino (retirar os vus que impedem a viso) do verdadeiro conhecimento (o excesso de informao no fundamentada somada a idiossincrasia acarretam erros)

DOLOS DA CAVERNA, ou os preconceitos pessoais do prprio investigador; Resultam da prpria educao e da presso dos costumes. H, obviamente, uma aluso alegoria da caverna platnica.

Os dolos da caverna fazem uma aluso alegoria da caverna de Plato. Para o autor, cada um tem a sua prpria caverna, tem os seu jeito prprio de interpretar a natureza, todos os indivduos veem sua prpria luz por ngulos diferentes e cometem erros diversos. Com isso a luz da natureza entra em choque com a luz humana, pois cada um tem os seus dolos da educao, do esporte, da cultura, da autoridade e daqueles que honra e admira a diversidade das falsas verdades que vo ocupando o intelecto humano.

dolos da caverna (Idola Specus)


O ttulo dolos da caverna devido a uma aluso de Bacon Alegoria da Caverna, mito presente na obra Repblica de Plato. Esse tipo de dolos se distingue dos dolos da tribo por tratar especificamente da natureza do indivduo, e no da espcie humana. Segundo Bacon, cada pessoa possui sua prpria caverna particular, que interpreta e distorce a luz da natureza. Isso quer dizer que, da mesma maneira daquela encontrada em Plato, os indivduos, cada um, possui a sua crena, sua verdade particular, tida como nica e indiscutvel. Assim, atravs dela, interpretar e explicar todos os fatos e fenmenos, muitas vezes de forma equivocada e deformadora da realidade (que interpretada como sendo a luz da natureza). Da segue a frase de Herclito, em que os homens buscam em seus pequenos mundos e no no grande ou universal, ou seja, o ideal seria a razo comum, que universal. Mas parece que a maioria vive como se tivesse uma inteligncia absolutamente pessoal. As perturbaes intelectuais, estas freqentemente consideradas como verdades pelos indivduos, ou no processo de endoculturao, que se baseia na educaoaprendizagem e na conversao com outras pessoas; ou, at mesmo, atravs da leitura de determinados livros. Os conhecimentos adquiridos por meio desses processos, alguns deles so selecionados e, ento, dogmatizados, dado que houve uma certa conformao e, concomitante, uma certa predileo por parte do homem para transform-los em verdades inatas que passaro, a partir do momento, a administrar o seu intelecto. Esses conhecimentos, no entanto, no foram sujeitos a estudos empricos para comprovar as suas validades. Verifica-se, ademais, que dessa maneira que so concebidas as pr-noes, ou falsas noes e, por conseguinte, ou recorrncia da educao, para explicar as coisas. Ambos os mtodos so amplamente negados por Bacon, pois se mostram contrrios experincia emprica cientfica e ao mtodo indutivo, que devem ser usados para se chegar s explicaes corretas.

devido existncia dos dolos da caverna que se encontra, hoje, uma multiplicidade de interpretaes para uma nica ao. Isso ocorre porque, cada indivduo, se baseia na sua verdade para obter uma interpretao e tende, naturalmente, a recusar as verdades dos outros. Da essa multiplicao desenfreada, demasiada intil e confusa. O combate aos dolos da caverna concretiza-se na prudncia adotada nas especulaes e na busca pela objetividade, tomando-se como princpio a idia de Bacon, que diz: os dolos da caverna tm origem na peculiar na constituio da alma e do corpo de cada um. Por isso, a verdade no deve ser buscada na educao, ou no hbito,ou em eventos fortuitos, mas luz da natureza e da experincia. Em vista disso, todo entusiasmo deve ser afastado e deve-se cuidar para que o intelecto no se desvie e seja por ele arrebatado em seus juzos.

Formas exemplificadas de dolos da caverna:


A religio pode ser considerada como exemplo desse tipo de dolos na medida em que foram criados vrios modelos de religio e cada um deles, interpreta a sua maneira, as questes relacionadas f dos homens. Cabe, ao indivduo, aderir quela que melhor corresponder aos seus ideais e desejos. Essas interpretaes, repletas de pr-noes e dedues, se impem s pessoas, que se conformam a elas. O perodo histrico da Reforma exprime esse fato, quando a Igreja Catlica foi contestada quanto aos seus dogmas e suas aes e, assim, foram criadas outras Igrejas que atendessem melhor aos interesses dos homens da poca. Um outro exemplo que pode ser mencionado o esquema evolutivo criado por Morgan, um eminente antroplogo evolucionista que estudou a importncia do parentesco do casamento e das instituies sociais. Atravs desse estudo sistemtico e cientfico, que lhe renderam muitos mritos, Morgan, entretanto, formulou, dedutivamente, o esquema evolutivo da histria da sociedade humana, que seria composta por trs estgios: selvageria, barbrie e civilizao. Da ser considerado, esse esquema, como um dos mais simplistas. Ora, o prprio Bacon condena, dentro da definio de dolos da caverna, o excesso de sntese e de anlise, alm de condenar o mtodo dedutivo. Por isso, Morgan, mesmo agindo de maneira exemplar, chegou a resultados distorcidos da realidade, por serem eles influenciados pelas perturbaes do intelecto do antroplogo.

__________________________________ *** Para esses males(IDOLOS) Francis Bacon propunha uma cincia verdadeira, baseada na experimentao e investigao, que pelo mtodo da induo (nesse

mtodo, parte-se do fenmeno particular para o universal, propiciando axiomas (algo to evidente e bvio que no precisa ser demonstrado) mais slidos, reproduzveis e comprovados: Mtodo indutivo de Bacon consiste em: a coleta das informaes; organizao racional dos dados recolhidos empiricamente; a formulao de explicaes gerais (hipteses) destinada compreenso do fenmeno estudado; comprovao da hiptese formulada mediante experimentaes repetidas, em novas circunstncias. Para expuls-los preciso ter conhecimento dos mesmos a fim de expurg-los da mente, alm de conhecer um novo mtodo. a verdadeira induo o mtodo proposto, pelo qual o homem poderia construir uma nova cincia capaz de interpretar corretamente a natureza e realizar os anseios do esprito moderno.

Das könnte Ihnen auch gefallen