Sie sind auf Seite 1von 6

ECONOMIA VERDE NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUTENTAVEL E DA EXTREMA POBREZA

MARIANA SANTOS NUNES Educandrio Juvncio Terra, 2012

RESUMO
Os movimentos ambientalistas trouxeram grandes discusses acerca dos graves problemas relacionados ao meio ambiente e a necessidade de se criar a viso de sustentabilidade ambiental, valorizando a economia verde, os princpios de cidadania, a busca pela resoluo da extrema pobreza. Esse artigo teve como referencia a palestra realizada pela professora Abigail no V CONEEJT que levou vrios debates a respeito do meio ambiente, cidadania e sustentabilidade.

Palavras-Chave: cidadania, meio sustentabilidade, economia verde

ambiente,

movimentos

ambientais;

ABSTRACT

The environmental movement brought much discussion about the serious problems related to the environment and the need to create the vision for environmental sustainability, valuing the green economy, the principles of citizenship, seeking solutions for extreme poverty. This article was reference to a lecture by Professor Glaucia Portela in V CONEEJT led several discussions about the environment, citizenship and sustainability.

Keywords: citizenship, environment, environmental movements; sustainability. green economy.

_________________________
Tema do mini curso ministrado pela professora Glaucia Portela no V Congresso Ecolgico do Educandrio Juvncio Terra (CONEEJT). Discente do Segundo ano do Ensino Mdio.

INTRODUO

Os movimentos ambientalistas trouxeram grandes discusses acerca dos graves problemas relacionados ao meio ambiente e a necessidade de se criar a viso de sustentabilidade ambiental. A partir dai vrias abordagens relativas a uma maior preocupao de se basear numa economia verde, onde possvel utilizar os recursos naturais de forma mais racional, evitando o aumento dos problemas ambientais e tambm na busca de formas de se acabar com a pobreza. Essas formas de se pensar leva a importncia da sociedade passar a buscar e exercer sua cidadania, que se preocupe com a construo de uma sociedade sustentvel, onde haja uma atitude social preocupada com o desenvolvimento e o respeito ao meio ambiente.

Os movimentos Ambientalistas

Os movimentos ambientalistas tem se preocupado com os problemas que vem a ocorrer, para isso leva a populao a rever seu modo de pensar e agir diante no meio ambiente, pois ele j esta muito afetado, e se no ocorrer uma mudana de atitude pois o dever de manter o meio ambiente menos desestabilizado j visto por muitos como uma questo de sobrevivncia. Na dcada de 1960 iniciaram os primeiros movimentos ambientalistas por questes relacionadas a contaminao das guas e do ar nos pases industrializados. J nos anos de 1970 foi a dcada onde ocorreu a necessidade de regulamentao e do controle ambiental, aps a Conferncia das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente, realizada em Estolcolmo em 1972, onde as naes comearam a criar e estruturar seus rgos ambientais e estabelecer suas legislaes visando ao controle da poluio ambiental. A Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida tambm como Cpula da Terra ou Rio 92, veio alertar que no final do sculo a questo ambiental j

ultrapassava seus limites. Nessa conferncia, realizada no Rio de Janeiro, foram produzidos diversos documentos internacionais: Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento; Agenda 21; Princpios para a Administrao Sustentvel das Florestas; Conveno da Biodiversidade; Conveno sobre a Mudana do Clima. Por resoluo da Assemblia Geral da Organizao das Naes Unidas (ONU) foi ainda criada a Comisso de Desenvolvimento Sustentvel. Na dcada de 1990 comeou a entrada em vigor das normas internacionais de gesto ambiental, denominadas de srie ISSO 14000, que constituem o coroamento de uma longa caminhada em prol da conservao do meio ambiente e do desenvolvimento em bases sustentveis. A preocupao com as questes ambientais globais ficaram cada vez maiores maiores, com as discusses sobre as mudanas do clima. Pelo Protocolo de Kioto, firmado em 1997 por ocasio da 3 Conferncia das Partes da Conveno sobre Mudanas do Clima, os pases industrializados se comprometeram a reduzir, at 2012, suas emisses de gases que ajudam a causar o aquecimento global em 5,2%, calculados com base nos nveis de emisses de 1990. Grandes discusses esto sendo feitas com relao ao novo Cdigo Florestal Brasileiro, trazendo muita polmica, pois muitas pessoas so contra as mudanas estabelecidas. Esse tema tem sido pauta de muitos debates. A Rio 20 Rio+20 foi o nome da Conferncia das Naes Unidas sobre Desenvolvimento Sustentvel, que ocorreu na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho de 2012. Participaram nessa conferncia lderes dos 193 pases que fazem parte da ONU. O principal objetivo da Rio+20 foi renovar e reafirmar a participao dos lderes dos pases com relao ao desenvolvimento sustentvel no planeta Terra. Entre os temas que foram debatidos estevem presentes: Balano do que foi feito nos ltimos 20 anos em relao ao meio ambiente; A importncia e os processos da Economia Verde; Aes para garantir o desenvolvimento sustentvel do planeta; Maneiras de eliminar a pobreza; A governana internacional no campo do desenvolvimento sustentvel.

Meio ambiente, Cidadania e Economia Verde

Vivemos numa sociedade que ainda no est pronta, no tem conscincia de seus direitos e deveres e deve urgente organizar movimentos em favor da diminuio dos problemas ambientais, pois a participao da populao de extrema importncia nas mobilizaes sociais em prol de uma melhor qualidade de vida. Ultimamente existe a necessidade de que a realizao da sustentabilidade se baseia numa mudana de modelo de economia. Mesmo que a sustentabilidade seja um objetivo a longo prazo, necessrio que a nossa economia se torne mais verde para que consigamos atingir esse objetivo, por isso a economia verde deve ser inclusiva, preciso considerar igualmente os setores econmico, social e ambiental. Desenvolvimento sustentvel um processo que permite satisfazer as necessidades da populao atual sem comprometer a capacidade de atender as geraes futuras (ONU,1987). O principal objetivo da Economia Verde levar ao desenvolvimento econmico buscando tambm a igualdade social, procurando a erradicao da pobreza e melhoria do bem-estar dos seres humanos, diminuindo os impactos ambientais e a escassez ecolgica. Os especialistas que trabalham nas reas de Economia e Meio Ambiente, afirmam que a aplicao da Economia Verde em pases desenvolvidos e em desenvolvimento aumentaria a gerao de empregos geraria o progresso econmico, alm de combater as causas do aquecimento global (emisses de CO2), do consumo irracional de gua potvel e dos fatores que geram a deteriorao dos ecossistemas. O homem est aqui para evoluir e saber lidar com os possveis problemas que assolam o meio ambiente, pois o consumo, o comportamento de rebanho ( eu posso tudo) a irresponsabilidade tem trazido grandes transtornos para nossas vidas.

Capitalismo e Desenvolvimento Sustentvel

O crescimento e evoluo Industrial so uns dos exemplos de ao que bombardeia com sua diversidade de produtos, aumentando gradativamente o

consumo por bens materiais, alm de acarretar um maior consumo de recursos naturais e a produo de lixo. A preocupao com a qualidade de vida foi sendo deixada para trs em prol do consumo exacerbado, da busca incessante de saciar os desejos. O pensamento humano a partir do domnio de vrias reas, tem se sentido muito autossuficiente,su buscando como satisfao apenas o apego material, o dinheiro, a sociedade em meio ao capitalismo selvagem, onde as desumanidades tm imperado. O dinheiro que apenas um pedao de papel consegue como atrativo a saciedade de muitos desejos efmeros, e as impessoalidades geradoras de egosmos. A indstria e muitos de seus recursos tecnolgicos tm contribudo para destruir cada vez mais a natureza e dar suporte ao artificialismo criando sempre algum impacto ambiental, surtindo como uma industrializao predatria. A cincia e tecnologia esto se tornando poluente da vida e da conscincia, criando dramas existenciais nas sociedades. O correto posicionamento das empresas deve ser buscado no por causa da sociedade, mas tambm por meio do respeito ao meio ambiente e da qualidade e competitividade de seus produtos. As guerras por posse de territrios, pelo petrleo e por outros recursos naturais como a gua o exemplo disso. As reas verdes tem perdido seu espao para asfaltos e prdios, em outras reas a terra utilizada para pasto, ou outro tipo de cultura que devasta o solo. Essa pratica tem levado ao encarecimento dos alimentos, a diminuio de reas verdes e como consequncia menor qualidade de vida a populao. Os pases devem valorizar as reas onde so produzidos alimentos, alm de utilizar os recursos renovveis de forma consciente, mantendo a sustentabilidade.

Esses problemas nos levam a refletir a respeito de que essa dita evoluo, no seria uma involuo?

CONSIDERAES FINAIS

O fato de repensar o modo de viver, quais devem ser os verdadeiros anseios, de como agir com os seres da natureza, o respeitar ao mximo o meio ambiente seus elos cheios de perfeies necessrio para uma maior qualidade de vida e Assim, o Seminrio ministrado pela professora Abigail surtiu grande efeito ao levantar pontos de discusso de extrema importncia com relao ao meio ambiente e os problemas ambientais derivados das formas capitalistas de agir e pensar. Devemos acreditar que o ideal de autocritica ambiental, e de sustentabilidade uma preciosa meta, estimulante para os seres humanos, cansados de uma poca esbanjadora e destrutiva.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: tica do Humano-Compaixo pela Terra. Petrpolis: Vozes, 2004.

AMBIENTE BRASIL. guia de Boas Prticas para o Consumo Sustentvel. Disponvel em:http://ambientes.ambientebrasil.com.br/educacao/artigos/guia_de_boas_praticas _para_o_consumo_sustentavel.html?query=Dicas+de+c onsumo+sustent%C3%A1vel. Acesso em: 15 jul. 2012.

O Brasil e a economia Verde Disponvel em ::<http://www.brasilescola.com/biologia/o-brasil-economia-verde.htm. Acesso em 15 de jul..2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen