Sie sind auf Seite 1von 2

Gnese do Direito

Direito: Conjunto sistemtico de normas destinado organizar a sociedade e disciplinar a conduta humana na convivncia social. Direito Objetivo: Conhecido como direito positivo ou positivado, um conjunto de regras que define como devemos nos comportar perante a sociedade. Direito Subjetivo: Conhecido como direito Natural, este direito est imputado em cada pessoa, pois ele e ensinado pela natureza, ele nasce da natureza humana definindo o que certo, justo e direito, no depende da lei. Observao: A palavra direito, quando escrita com letra Maiscula define o direito objetivo, enquanto com letra minscula o direito subjetivo.

Escola Jusnaturalista Direito Natural Direito: um conjunto de ideias ou princpios superiores, eterno, permanente e imutvel outorgado ao homem pela divindade no momento da criao a fim de mostrar o caminho a seguir e a conduta a ser mantida. Origem: Nasce do direito natural, com os filsofos gregos: Herclito, Aristteles, Scrates, Plato etc.

Escola Teolgica Direito: Como o jusnaturalismo, conhece o direito como um conjunto de princpios eterno. Origem: Com o surgimento do Cristianismo, o estudo do direito volta a ser abrangido pela religio, e continua a ser considerada a manifestao da vontade divina. So Toms de Aquino, considerava que existiam trs categoria de direito, a saber: Direito Divino: Baseado nas escrituras e nas decises do papa e do conclio. Direito Natural: A lei da conscincia escrita no corao dos homens por ordem divina. Direito Humano: Direito humano que se aplicam os princpios da lei natural.

Escola Racionalista ou Contratual Direito: Direito natural passa a sofrer influncia da razo cientifica, atravs de vrios filsofos a comear por H. Grotius . Origem: Deste ponto em diante o direito passa no mais ser a expresso da vontade divina, mais sim a expresso da vontade e da natureza racional humana.

Escola Histrica do Direito Inicia suas atividades no perodo do neo-humanismo, quando o direito era considerado pura criao da razo humana. Para eles o Direito era um produto histrico, decorrente, no da divindade ou razo, mais sim da conscincia coletiva dos povos, formando gradativamente e paulatinamente pela tradio e costumes. Seguindo essa linha, admitia Savigny que, cada povo em cada poca teria o seu prprio direito, expresso natural da sua evoluo histrica, e de seus usos, costumes e tradies de todas as pocas passadas.

Escola Marxista Origem: Criada por dois pensadores Karl Max e Friedrich Engels, conceituado mais economista que jurista. Direito: Para os Marxistas o direito pressupe o estado, surge somente quando h uma sociedade poltica, jurdica e economicamente organizada. Marx considerava a expresso do interesse da classe dominante, instrumento ideolgico de dominao da burguesia sobre o proletariado.

Das könnte Ihnen auch gefallen