Sie sind auf Seite 1von 12

CERTEZAS E INCERTEZAS QUANTO A DATA 457 a.C.

Introduo.

O objetivo deste estudo apresentar as dificuldades envolvidas na fixao do ano 457 A.C. como o stimo ano do rei Artaxerxes, considerado o ponto de partida dos perodos profticos de Daniel 8 e 9. Esse assunto tem gerado acirrados debates nos crculos teolgicos, motivando a produo de muitos artigos e livros. Do material escrito sobre o tema, destaca-se a obra de Lynn H. Wood e Siegfried H. Horn, intitulada The Chronology of Ezra 7. Apesar do grande empenho de Horn para oferecer subsdios em prol da data 457 A.C., no havia dados suficientes que permitissem a eliminao de todas as dvidas pertinentes ao assunto, o que o levou a reconhecer que para Artaxerxes I, essa incerteza ainda existe em um certo grau. Despindo-se de todo tipo de ufanismo, o qual fecha os olhos para a realidade dos fatos, deve o investigador sincero reunir ao seu redor todos os dados favorveis e desfavorveis sua posio, buscando, por meio de um mtodo cientfico, solucionar com honestidade os problemas.

Carncia de Informao Bblica Quanto Data do Decreto.

A despeito das afirmaes de eminentes escritores sobre o assunto, Esdras 7 no fornece a data em que o decreto de Artaxerxes foi expedido. O stimo ano mencionado em Esdras 7:7-9 no se refere assinatura da ordem e, sim, ao retorno de Esdras. Segundo o registro bblico, Esdras chegou a Jerusalm no quinto ms, no stimo ano do rei Artaxerxes; pois no primeiro dia do primeiro ms partiu de Babilnia, e no primeiro dia do quinto ms chegou a Jerusalm, segundo a boa mo do seu Deus sobre ele. Esdras 7:8 e 9. O problema gerado pela inexistncia de indicao escriturstica para a prpria data do decreto pode ser agravado ainda mais se o calendrio babilnico-persa for tomado como base de clculo. Iniciando o ano no ms de Nisan, o calendrio babilnico faria a viagem de Esdras comear no primeiro dia do ano , no deixando nenhuma margem para que o decreto fosse expedido dentro do stimo ano de Artaxerxes. importante lembrar que Esdras s pde reunir sua expedio em virtude do decreto do rei. No seria vivel que a assinatura da ordem, os preparativos para a viagem e o incio da prpria viagem se concentrassem num nico dia. Isso faria a data do decreto cair em

algum ponto anterior na linha do tempo, como, por exemplo, o sexto ano daquele rei. Por outro lado, mesmo que se tome o stimo ano de Artaxerxes como a data do decreto, certas dificuldades tcnicas impedem a localizao inequvoca desse ano na escala A.C. A.D., o que ser demonstrado a seguir.

O Stimo Ano do Rei Artaxerxes Problemas de Calendrio.

No so poucos os pesquisadores das profecias que tm se debruado sobre enciclopdias e compndios de Histria procura de referncias a 457 A.C. como o stimo ano do rei Artaxerxes. Qual a desiluso e o embarao de muitos desses pesquisadores ao encontrar, em lugar de 457 A.C., a data de 458 A.C.. Desconhecendo os pormenores tcnicos envolvidos, imaginavam que alguns poucos volumes de Histria Universal pudessem resolver o problema; mas, invs disso, ficam decepcionados e confusos ao encontrar uma data diferente da que lhes tinha sido ensinada; e, no se deve subestimar tal decepo, pois, se a data inicial dos perodos profticos de Daniel 8 e 9 estiver errada, todo o restante do clculo tambm estar e o incio da purificao do Santurio Celestial no ano de 1.844 A.D. no passar de mera fantasia.

1) O Stimo Ano do Rei Artaxerxes no Calendrio Egpcio.

Ao contrrio do que bons e sinceros expositores das profecias fizeram crer no passado, o Cnon de Ptolomeu no favorece a data 457 A.C.. Na verdade, a listagem de Ptolomeu coloca o stimo ano de Artaxerxes entre 16 de dezembro de 459 A.C. e 15 de dezembro de 458 A.C.. Como Esdras saiu de Babilnia no primeiro dia do primeiro ms (Nisan) e chegou a Jerusalm no primeiro dia do quinto ms (Ab), sua jornada ocorreu, segundo o calendrio egpcio, em 458 A.C..

2) O Stimo Ano do Rei Artaxerxes no Calendrio Babilnico-Persa.

No calendrio babilnico-persa, o ano comeava na primavera do hemisfrio norte, no ms de Nisan, que correspondia aproximadamente ao final de maro e ao comeo de abril. Dessa forma, o primeiro dia do ano babilnico era o dia primeiro de Nisan. A obra Babylonian Chronology, de Richard Parker e Waldo Dubberstein, publicada em 1.956 A.D., faz referncia a um tablete do perodo helenstico que localiza a morte de Xerxes, pai de Artaxerxes, em agosto de 465 A.C. Esse documento conhecido como LBART 1.419, pois aparece traduzido em Late Babylonian Astronomical and Related Texts, de Abraham J. Sachs. Fixando a morte de Xerxes em 465 A.C., o ano de ascenso de Artaxerxes avana at a primavera de 464 A.C.. Assim, seu primeiro ano completo de reinado comea em primeiro de Nisan de 464 A.C. e termina na primavera de 463 A.C.. Seguindo a progresso, como est demonstrado no grfico abaixo, o stimo ano se estende da primavera de 458 A.C. primavera de 457 A.C., fazendo a viagem de Esdras cair no vero de 458 A.C..

3) O Stimo Ano do Rei Artaxerxes no Calendrio Civil Judaico.

O calendrio judaico admitia 2 sistemas paralelos para o cmputo do ano: o religioso e o civil. Pelo esquema religioso, o ano comeava na primavera, semelhana do calendrio babilnico-persa. Pelo esquema civil, o incio do ano caa no outono, em primeiro de Tishri (setembro/outubro), embora a numerao dos meses sempre seguisse o sistema comeando na primavera.

Sistema Judaico 1) Abib-Nisan 2) Zif-Iyar 3) Sivan 4) Tammuz 5) Ab 6) Elul

Religioso Calendrio Juliano Maro/Abril Abril/Maio Maio/Junho Junho/Julho Julho/Agosto Agosto/Setembro

Sistema Judaico

Civil

7) Ethanin-Tishri 8) Bul-(Mar)Heshvan 9) Kislev 10) Tebeth 11) Shevat 12) Adar

Setembro/Outubro Outubro/Novembro Novembro/Dezembro Dezembro/Janeiro Janeiro/Fevereiro Fevereiro/Maro Maro/Abril Abril/Maio Maio/Junho Junho/Julho Julho/Agosto Agosto/Setembro

7) Ethanin-Tishri 8) Bul-(Mar)Heshvan 9) Kislev 10) Tebeth 11) Shevat 12) Adar 1) Abib-Nisan 2) Zif-Iyar 3) Sivan 4) Tammuz 5) Ab 6) Elul

Pelo calendrio civil dos judeus, o stimo ano de Artaxerxes poderia ocorrer tanto em 459/458 A.C. quanto em 458/457 A.C., dependendo do momento em que Artaxerxes subisse ao poder. Como j foi dito, a morte de Xerxes ocorreu em agosto de 465 A.C.. Se Artaxerxes subiu imediatamente ao poder, seu ano de ascenso cobriu apenas o curto perodo de agosto a outubro (o ms de Tishri comeou em 18 de outubro em 465 A.C.) daquele ano. Dessa forma, seu primeiro ano de reinado se estendeu do outono de 465 A.C. ao outono de 464 A.C., fazendo o stimo ano cair entre o outono de 459 A.C. e o outono de 458 A.C.. A jornada de Esdras teria ocorrido, ento, no vero de 458 A.C..

Por outro lado, se, por algum motivo, Artaxerxes s tivesse subido ao trono depois do ms de Tishri, seu ano de ascenso se estenderia at o outono de 464 A.C., o que colocaria seu primeiro ano completo de reinado do outono de 464 A.C. ao outono de 463 A.C.. Isso faria com que o stimo ano do rei Artaxerxes casse entre o outono de 458 A.C. e o outono de 457 A.C. e a viagem de Esdras acontecesse no vero de 457 A.C.

4) O Problema da Ascenso do Rei Artaxerxes.

Como ficou demonstrado no item anterior, determinar o ponto exato em que Artaxerxes assumiu o governo essencial para a localizao de seu stimo ano de reinado. O grande problema a carncia de informao quanto a isso. O ltimo tablete conhecido do reinado de Xerxes vem do seu vigsimo ano, e o mais antigo tablete datado de Artaxerxes vem do terceiro ms de seu primeiro ano. Wood e Horn, The Chronology of Ezra 7, segunda edio, p. 99, traduo nossa. O documento LBART 1.419 provm do perodo helenstico, de forma que seu valor est equiparado ao de outras fontes clssicas (autores gregos e romanos). Mesmo que isso fosse desconsiderado, em nada afetaria a questo, pois, embora o texto localize a morte de Xerxes no seu vigsimo-primeiro ano de reinado, nada diz sobre o momento em que Artaxerxes subiu ao poder, de tal forma que a dvida subsiste. Antes que a terceira edio de Babylonian Chronology fosse publicada, fazendo referncia ao LBART 1.419, um tablete cuneiforme de Ur parecia ter resolvido o problema. Contendo um acordo entre 4 irmos, esse tablete est datado do dcimoterceiro ano de Artaxerxes, mas declara que o acordo original fora assinado no vigsimo-primeiro ano de Xerxes, no ms de Kislimu, sendo que a indicao do ms se baseava numa interpretao que H. H. Figulla, editor do texto, havia feito dos pedaos restantes de certos caracteres cuneiformes. Por isso, na primeira edio de The Chronology of Ezra 7, o tablete de Ur foi usado para demonstrar que Xerxes no havia morrido antes de dezembro de 465 A.C. e que, conseqentemente, Artaxerxes no teria subido ao trono antes do ms de Tishri. Quando, porm, veio luz o LBART 1.419, Figulla reavaliou sua interpretao e a abandonou. Por isso, Horn adverte que o tablete de Ur no pode mais ser usado para provar que Xerxes ainda vivia em dezembro de 465 A.C..

Aspectos Favorveis e Desfavorveis para o Ano 457 A.C.

Como ficou demonstrado, o nico sistema que permitiria a viagem de Esdras ocorrer em 457 A.C. o civil judaico, com a condio de que Artaxerxes subisse ao poder depois do Dia do Ano Novo. Pelos outros esquemas (egpcio ou babilnico-persa), a viagem de Esdras cairia necessariamente no ano 458 A.C.. Portanto, alm de buscar estabelecer o calendrio civil judaico como o sistema de datao utilizado no livro de Esdras, tambm necessrio provar que Artaxerxes no subiu imediatamente ao poder aps a morte de seu pai, mas somente depois do ms de Tishri daquele ano. Esses 2 fatores

combinados so indispensveis para que 457 A.C. possa ser fixado como o stimo ano do rei Artaxerxes. A seguir, sero apresentados os aspectos favorveis e desfavorveis para a satisfao dessas condies.

1) Aspectos Favorveis ao Calendrio Outono a Outono.

O livro de Neemias, que formava um s livro com o de Esdras no Cnon Judaico, emprega o sistema outono a outono para a datao do reinado de Artaxerxes. Neemias 1:1 faz referncia ao ms de Kislev no vigsimo ano de Artaxerxes e Neemias 2:1, que introduz acontecimentos posteriores aos do captulo 1, refere-se ao ms de Nisan, tambm no vigsimo ano. Isso demonstra que o dia primeiro de Nisan no marcou o incio de um novo ano, o que obviamente s seria possvel no calendrio civil judaico, de outono a outono.

Outra forte evidncia para um calendrio outono a outono no perodo ps-exlico provm de literatura extra-bblica. Dentre vrios papiros encontrados numa ex-colnia judaica, situada na ilha de Elefantina, no rio Nilo, a qual existiu na mesma poca em que Esdras voltava da Babilnia, h um documento que tambm utiliza o calendrio civil judaico, de outono a outono. Esse papiro conhecido pelo nome de Kraeling 6 e constitui hoje um dos mais vigorosos elementos na argumentao pr 457 A.C., pois vem reforar a informao obtida do livro de Neemias.

2) Aspectos Desfavorveis ao Calendrio Outono a Outono.

Embora o livro de Neemias e o papiro Kraeling 6 atestem o uso de um calendrio outono a outono no perodo ps-exlico, nenhuma das 2 referncias garantem, com absoluta certeza, que o mesmo esquema tenha sido tomado como base de clculo para as datas do livro de Esdras. A informao encontrada em Neemias referente ao vigsimo ano de Artaxerxes e o papiro Kraeling 6 est datado do terceiro ano de Dario II; portanto, posteriores poca do retorno de Esdras. Alm disso, o livro de Esdras faz meno de Ageu (Esdras 5:1 e 6:14), profeta do perodo ps-exlico, cujo livro data o governo de Dario I pelo calendrio babilnico-persa, de primavera a primavera. Dessa forma, no estgio atual, no h evidncias definitivas de que Esdras estivesse utilizando o calendrio civil judaico para datar o governo de Artaxerxes.

3) Aspectos Favorveis Ascenso de Artaxerxes Aps o Ms de Tishri.

Como j foi explicado, o LBART 1.419 coloca a morte de Xerxes em agosto de 465 A.C., dificultando o preenchimento de uma das condies para a obteno do ano 457 A.C.: a ascenso de Artaxerxes depois do ms de Tishri. No entanto, dentre os papiros descobertos na colnia judaica de Elefantina, existe um que favorece essa condio: o AP 6. Esse documento traz a seguinte informao: No dcimo oitavo de Kislev, que o [dcimo stimo] dia de Thoth, no ano 21, o comeo de reinado quando o rei Artaxerxes se assentou no seu trono. (Wood e Horn, The Chronology of Ezra 7, p. 100, traduo nossa.). Na faixa de transio Xerxes-Artaxerxes, 18 de Kislev coincide com 17 de Thoth em 2/3 de janeiro de 464 A.C.. Nessa ocasio, de acordo com o AP 6, Artaxerxes estava em seu ano de ascenso. Caso se pudesse comprovar que o AP 6 foi datado pelo sistema judaico de outono a outono, isso garantiria que Artaxerxes no havia subido ao poder seno depois de Tishri em 465 A.C..

Esse intervalo entre a morte de Xerxes (agosto) e a ascenso de Artaxerxes (outubro janeiro) pode ser explicado pela difcil situao poltica do Imprio Persa naquela ocasio, descrita pelos escritores clssicos, tais como Ctesias, Diodoro da Siclia e Trogus Pompeius.

4) Aspectos Desfavorveis Ascenso de Artaxerxes Aps o Ms de Tishri.

Embora o AP 6 afirme que, em janeiro de 464 A.C., Artaxerxes I ainda estivesse em seu ano de ascenso, tal informao se revela insuficiente para determinar o ponto exato do incio de seu governo. Ocorre que o AP 6 um documento judaico escrito no Egito; por isso, ele no permite saber quanto tempo levou antes que a notcia da ascenso de Artaxerxes chegasse at l. Poderia ser o caso de Artaxerxes ter subido ao poder logo aps a morte de seu pai, antes de Tishri, e a informao da mudana de soberano s ter chegado ao Egito depois daquele ms. Isso inviabilizaria o ano 457 A.C. como o stimo ano de Artaxerxes. Por outro lado, importante ressaltar que no existe garantia de que o AP 6 tenha sido datado pelo calendrio outono a outono; sendo assim, o ano de ascenso de Artaxerxes poderia ter sido calculado pelo esquema primavera a primavera, o que tornaria a informao do AP 6 de nenhum efeito para a determinao do incio do reinado de Artaxerxes, pois ele poderia ter subido ao trono antes do ms de Tishri e seu ano de

ascenso mesmo assim se estender at a primavera de 464 A.C.. Em outras palavras, se a informao do AP 6 toma como base o sistema primavera a primavera, Artaxerxes poderia muito bem estar em seu ano de ascenso em janeiro de 464 A.C., sem que isso significasse ter ele subido ao poder depois do ms de Tishri.

Acerca dessa questo, Horn declara: Se o tempo exato da ascenso de um rei no for verificvel, uma incerteza permanece quanto a que ano judaico o ano da ascenso e qual o primeiro ano, e a converso de uma data judaica para o calendrio juliano pode estar fora por um ano. Para Artaxerxes I essa incerteza ainda existe em um certo grau. Wood e Horn, The Chronology of Ezra 7, segunda edio, p. 125, traduo nossa.

Favorecendo o Ano 457 A.C.

Em resumo, 2 condies precisam ser atendidas para que o ano 457 A.C. possa ser estabelecido: - A utilizao do calendrio civil judaico, de outono a outono, por Esdras; - A ascenso de Artaxerxes depois de primeiro de Tishri em 465 A.C.. Para preencher a primeira condio, existem as evidncias de Neemias e do Kraeling 6, que atestam o uso de um calendrio outono a outono no perodo ps-exlico; mas, tais

evidncias no so conclusivas, pois nada h, dentro do prprio livro de Esdras, que confirme a utilizao desse sistema para a datao dos reinados persas. Alm disso, o livro de Ageu, tambm do perodo ps-exlico, toma como base de clculo o calendrio babilnico-persa, de primavera a primavera, para o cmputo dos anos do reinado de Dario.

Para preencher a segunda condio, existe a informao do AP 6, segundo o qual, em janeiro de 464 A.C., Artaxerxes ainda estava em seu ano de ascenso, demonstrando ter ele subido ao trono depois do ms de Tishri em 465 A.C.; porm, tal informao no conclusiva, pois Artaxerxes poderia ter comeado seu governo antes de Tishri e a notcia s ter chegado ao Egito depois desse ms, levando o escriba a datar o AP 6 no ano de ascenso. Alm disso, no h como se comprovar que o AP 6 tenha sido datado pelo calendrio outono a outono, que condio necessria para que a informao desse documento tenha alguma relevncia para a determinao do incio do governo de Artaxerxes. Existem, no entanto, outras evidncias que favorecem 457 A.C. como o ano do retorno de Esdras a Jerusalm: 1) O registro bblico assegura que Esdras partiu de Babilnia no primeiro dia do primeiro ms (Esdras 7:9). A obra Babylonian Chronology, de Parker e Dubberstein, indica 7/8 de abril, de pr-do-sol a pr-do-sol, como o dia primeiro de Nisan no ano 458 A.C. Mas, esse dia 8 de abril caiu num Sbado, o que desfavoreceria tal ano como sendo o do retorno de Esdras, pois iniciar uma jornada nessa ocasio no se harmonizaria bem com o carter do lder judeu, o qual tinha disposto o corao para buscar a lei do Senhor e para a cumprir e para ensinar em Israel os Seus estatutos e os Seus juzos. Esdras 7:10. Ver tambm Neemias 9:13 e 14. 2) importante notar tambm que o ano 458/457 A.C., contado de outono a outono, foi, provavelmente, um ano sabtico, em que todo o trabalho agrcola deveria cessar. Isso teria permitido que Esdras conseguisse reunir mais facilmente um grande nmero de judeus dispostos a realizar a longa jornada de regresso a Jerusalm. Apesar disso, certo que as evidncias disponveis atualmente, embora favorveis ao ano 457 A.C., no encerram as discusses sobre o assunto.

Bibliografia:
HORN, Siegfried H. e WOOD, Lynn H., The Chronology of Ezra 7, segunda edio, revisada, Washington, D.C.: Review and Herald Publishing Association, 1.970. PARKER, Richard A. e DUBBERSTEIN, Waldo H., Babylonian Chronology, 626 B.C. - A.D. 75. Brown University Studies, vol. 19. Providence, R.I.: Brown University Press, 1.956.

Das könnte Ihnen auch gefallen