Sie sind auf Seite 1von 3

Conceitos da Anlise do comportamento

Reflexo Incondicionado: No varia de individuo para individuo, no requer qualquer forma de aprendizagem para se estabelecer. Reflexo Condicionado: Varia de individuo para individuo a depender de sua historia prvia de condicionamento. Reforo Positivo: Aumento na probabilidade do comportamento voltar a ocorrer pela adio de um estimulo reforador ao ambiente. Reforo Negativo: Aumenta a probabilidade de o comportamento voltar a ocorrer pela retirada de um estimulo aversivo do ambiente. Punio Positiva: Adio de um estmulo aversivo, para diminuir a freqncia do comportamento. Punio Negativa: A emisso de um comportamento produz a remoo de um reforador positivo. Controle Aversivo: Maneira que o individuo se comporta para que algo no acontea, para subtrair um estimulo do ambiente. Extino: Produz uma diminuio gradual na probabilidade de ocorrncia da resposta. Fuga: Mantido por reforo negativo, pela remoo de um estimulo aversivo do ambiente. Esquiva: Mantido por reforo negativo, pela evitaco do contato com um estimulo aversivo.

Baseado no Texto

Reflexo Incondicionado: Definido como uma resposta que filogeneticamente instalada no individuo e, de regra geral, est ligada sobrevivncia. Ex: fogo prximo mo (resposta incondicionada) Contrao do Brao (reflexo incondicionado). Reflexo Condicionado: Consiste na resposta que ontogentica e, eliciada por um tipo de historia prvia de pareamento. Ex: Ver a comida (estimulo condicionado) salivar (resposta condicionada) Reforo Positivo: um evento produzido por uma resposta na qual aumenta a probabilidade de esta resposta ocorrer no futuro. Ex: Se a criana, brincando com materiais grficos, produz no papel um risco colorido com um lpis de cor e, depois disto, passa a riscar papeis quando os encontra pela frente, podemos dizer que o risco reforou positivamente a resposta de riscar. Reforo Negativo: marcada pela eliminao de um evento, uma operao em que uma resposta tem sua probabilidade de ocorrncia aumentada pela eliminao de um evento. Ex: Se uma pessoa esta do lado de uma janela e comea a chover no seu rosto, ela pode fechar a janela e impedir que a chuva continue a molhando, se das prximas vezes que chover ela fechar a janela, a porta, pode-se dizer que foi reforada negativamente. Punio Positiva: Trata-se da produo/adio de um estimulo aversivo. Ex: Punio Negativa: Processo que implica na diminuio da probabilidade de emisso da resposta. Ex:

Extino: o efeito da suspenso do reforamento sobre o responder, significa o retorno da probabilidade do responder a taxas anteriores. Ex: Se fechar a janela no impede mais a chuva, a pessoa a larga como esta. Se riscar o papel no o pinta mais, a criana desiste de desenhar.

Controle Aversivo: O reforo negativo e a punio so estudados sob o tema de controle aversivo, pois todos se tratam de variveis de controle do comportamento por outras vias que no o reforamento positivo. Devidos os efeitos que este tipo de controle pode gerar no comportamento, como supresso condicionada (parar de responder), os subprodutos (como o medo e a ansiedade) e o aumento de respostas de agresso. Ex: Fuga: Mantido por um reforo negativo, pela remoo de um estimulo aversivo do ambiente. Ex: Esquiva: Na esquiva o estimulo aversivo no precisa ser apresentado, exige-se apenas a presena de outro evento que indique que o aversivo pode aparecer. Ex: A pessoa aprendeu a fechar a janela pra se livrar da chuva pode comear a fechar a casa toda quando o cu ficar cheio de nuvens carregadas.

Das könnte Ihnen auch gefallen