Sie sind auf Seite 1von 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III

Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III

Cn. Henrique Soares da Costa Da Igreja de Macei

Tema 3: A Igreja una, santa,

catlica e apostlica

Veremos, agora, com a ajuda da Sagrada Escritura, as quatro propriedades que a teologia sempre viu presentes na Igreja.

a) A Igreja una

A Igreja de Cristo una e no poderia deixar de s-lo: una, porque brota do Deus que trino na unidade perfeita e a realizao na histria e no mundo do seu nico plano de amor e salvao:

1 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

H diversidade de dons mas um mesmo o Esprito. H diversidade de ministrios mas um mesmo o Senhor. H diferentes atividades mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos (1Cor 12,4ss).

una, porque um s o seu Fundador, que sonhou com sua Igreja como o nico rebanho (cf. Jo 10,16), seu nico corpo (cf. 1Cor 12,12s); o nico templo pleno do seu Esprito, do qual ele mesmo, Cristo, a pedra angular (cf. Ef 2,20s).

una, porque a misso de Cristo Jesus era congregar na unidade os filhos de Deus dispersos:

Jesus iria morrer... para congregar na unidade os filhos de Deus dispersos (Jo 11,52).

O Filho Jesus veio para

2 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

criar em si mesmo um s

Homem Novo (Ef 2,15).

Por isso, de modo comovente, o Senhor Jesus rezou pela unidade de sua Igreja e deu-lhe esta unidade como dom irrevogvel:

No rogo somente por eles, mas pelos que, por meio de sua palavra, crero em mim: a fim de que todos sejam um. Como tu, Pai, ests em mim e eu em ti, que eles estejam em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes dei a glria que tu me deste para que sejam um, como ns somos um: eu neles e tu em mim, para que sejam perfeitos na unidade e para que o mundo reconhea que me enviaste e os amaste como amaste a mim (Jo 17,20-23).

una na mesma f, no mesmo Senhor, no mesmo batismo, na mesma vida de unidade:

H um s Corpo e um s Esprito, assim como fostes chamados por vossa vocao para uma s
3 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

esperana. H um s Senhor, uma s f, um s batismo. 6 H um s Deus e Pai de todos, que est acima de todos, por todos e em todos (Ef 4,4ss).

Os que receberam a palavra se batizaram, e naquele dia se converteram umas trs mil pessoas. Eles mostravam-se assduos doutrina dos apstolos, s reunies em comum, ao partir do po e s oraes (At 2,42).

Esta unidade, que dom de Cristo e fruto do Esprito, no pode ser perdida, apesar de tantas feridas na histria da Igreja: os cismas, as heresias e as apostasias. Dessas feridas todos os cristos so culpados e so sinal de uma grave infidelidade ao Senhor Jesus! Por isso mesmo, Cristo Senhor, alm de ter dado o Esprito Santo como artfice primrio e invisvel da unidade eclesial, dotou sua Igreja de elementos visveis que realizam e significam esta unidade no Esprito: a nica Eucaristia, o nico Colgio apostlico sucedido pelo Colgio dos Bispos e o ministrio de Pedro, sobre os quais falaremos mais adiante.

4 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

indispensvel deixar claro que jamais Cristo pensou em diversas igrejas, nem a comunidade apostlica admitiu diviso de doutrina ou separao entre as comunidades:

A multido dos que haviam crido era um s corao e uma s alma (At 4,32).

Exorto-vos, irmos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo: Sede todos unnimes no falar, e no haja entre vs divises, antes sede concordes no mesmo pensar e no mesmo sentir (1Cor 1,10).

Eu me admiro que passastes to depressa daquele que vos chamou graa de Cristo, para um outro evangelho. De fato, no h dois evangelhos. O que h, so pessoas que semeiam a confuso entre vs e pretendem deturpar o Evangelho de Cristo. Mas, ainda que ns mesmos ou um anjo descido do cu vos anuncie um evangelho diferente do que vos anunciamos, que seja antema. Eu j vo-lo disse antes,
5 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

e agora repito: se algum vos pregar outro evangelho diferente do que recebestes, seja antema (Gl 1,6-9).

Pelo conforto que h em Cristo, pela consolao que h no Amor, pela comunho no Esprito, por toda ternura e compaixo, completai minha alegria, permanecendo unidos no mesmo pensar, no mesmo amor, no mesmo nimo, no mesmo sentir (Fl 2,1s).

Quem ensina doutrinas estranhas e discorda das palavras salutares de Nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme piedade, um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questes e discusses de palavras. Da que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade que fazem da piedade assunto de lucro (1Tm 6,3-5).

So numerosos os textos do Novo Testamento que deixam claro que a Igreja una e deve viver na unidade: 2Ts 3,6;1Tm 3,15; 4,16; 6,3-5.14.20s; 2Tm 2,14;

6 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

2,20-26; 3,13-14; 4,3-5; Tt 1,10-11. As faltas contra a unidade da Comunidade na mesma f e na mesma caridade so repreendidas com dureza pelos apstolos! Exatamente porque povo de Deus, corpo de Cristo e templo do Esprito, a Igreja una e nica. O Conclio Vaticano II, recolhendo a doutrina sempre presente na Igreja ensinou de modo admirvel:

Assim, a Igreja, nica grei de Deus, como um sinal levantado entre as naes, administrando o Evangelho da paz para todo o gnero humano, peregrina na esperana, rumo meta da ptria celeste. Este o sagrado mistrio da unidade da Igreja, em Cristo e por Cristo, realizando o Esprito Santo a variedade dos ministrios. Deste mistrio o supremo modelo e princpio a unidade de um s Deus, o Pai e o Filho no Esprito Santo, na Trindade das pessoas (UR 2ef).

b) A Igreja santa

A santidade da Igreja clara no Novo Testamento. J o povo de Israel era considerado

7 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

santo, quer dizer, separado por Deus e para Deus:

Vs sereis para mim um uma nao santa (Ex 19,6).

reino de sacerdotes e

A Igreja, como j vimos, nasceu de Cristo, o Santo de Deus (cf. Lc 1,35); ele, doando aos seus discpulos o Esprito de Santidade, santificou sua Igreja:

Pai, santifica-os na verdade; a tua palavra a verdade... Por eles, a mim mesmo me santifico, para que sejam santificados na verdade (Jo 17,17.19).

graas a esta vontade que somos santificados pela oferenda do corpo de Jesus Cristo, realizada uma vez por todos. De fato, com esta nica oferenda, levou perfeio, e para sempre, os que ele santifica (Hb 10,10.14)

8 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Dizer que a Igreja santa dizer que ela totalmente separada para Cristo e com Cristo na potncia do Esprito para a glria do Pai, dizer que ela pertence totalmente a Cristo, pelo Esprito que a penetra, invade, vivifica e dirige:

Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de purific-la com o banho da gua e santific-la pela Palavra, para apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel (Ef 5,26s).

Por isso, a Escritura pode

dizer, falando da Igreja:

Mas vs sois uma raa eleita,um sacerdcio rgio, uma nao santa, o povo de sua particular propriedade, para apregoar os grandes feitos daquele que vos chamou das trevas para a sua luz admirvel (1Pd 2,9).

importante compreender que

Cristo quem
9 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

santifica a Igreja, ele a fonte de sua santidade, porque lhe d seu Esprito Santo:

Quando a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram, ele salvou-nos, no por causa dos atos justos que houvssemos praticado, mas porque, por sua misericrdia, fomos lavados pelo poder regenerador e renovador do Esprito Santo, que ele ricamente derramou sobre ns, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que fssemos justificados pela sua graa, e nos tornssemos herdeiros da esperana da vida eterna (Tt 3,4-7).

Mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Esprito do nosso Deus (1Cor 6,11).

porque a Igreja santificada pelo seu Esprito, sobretudo atravs da Palavra e dos sacramentos, que os seus membros so chamados santos (= santificados).

10 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Igreja de Deus, que est em Corinto, queles que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos... (1Cor 1,2)

Ento, a Igreja no santa porque somos santos ou santinhos; ela santa porque Cristo a santifica com seu Esprito, e porque nela fomos santificado pela Palavra e os sacramentos (sobretudo o batismo e a eucaristia), somos chamados santos (= santificados)! Esta santidade, tanto na Igreja quanto em ns, real, mas deve ir crescendo sempre: santos e chamados a ser santos! Esta santidade tambm indefectvel (= no pode ser perdida!), j que o Esprito Santo permanecer sempre agindo na Igreja:

Eu rogarei ao Pai e ele vos dar outro Parclito, para que convosco permanea para sempre, o Esprito da Verdade, que o mundo no pode acolher, porque no o v nem o conhece. Vs o conheceis, porque permanece convosco (Jo 14,16s).

Por isso, falando da sua

Igreja, Jesus disse a

11 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Pedro:

As portas do inferno nunca (Mt 16,18).

prevalecero contra ela

Afirmar que a Igreja no santa, seria contradizer clara e gravemente o prprio Cristo e negar a ao do Esprito na comunidade dos discpulos. Dizer que a Igreja perdeu a santidade negar a fidelidade de Cristo e blasfemar gravemente contra o Esprito, ele que a prpria santidade divina na Igreja do Senhor!

Esta Igreja, que santa, formada por pecadores. Basta, como exemplo, pensar na Primeira Epstola aos Corntios. A, aps chamar de santos os membros da Igreja corntia, So Paulo passa a falar dos tantos e tantos escndalos na Comunidade: as divises entre os fiis (cf. 1,10-16), os casos de imoralidade (cf. 5,1-13; 6,12-19), as disputas levadas aos tribunais pagos (cf. 6,1-11), etc. A Igreja santa e uma comunidade de santificados, chamados a agir

12 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

como tais... mas no uma comunidade de santinhos e certinhos. Ela rene em seu seio santos e pecadores, contudo, quem persevera no pecado, membro da Igreja somente de modo exterior e no segundo o Esprito de Santidade!

Uma ltima observao: j dissemos que os sacramentos so o modo principal pelo qual o Senhor Jesus, no Esprito Santo, santifica sua Igreja: eles, celebrados na fora do Esprito, do-nos a graa santificante do Cristo Jesus:

Ou ignorais que todos ns, batizados em Cristo Jesus, na sua morte que fomos batizados? Com ele fomos sepultados pelo batismo na morte para que, assim como Cristo ressuscitou dos mortos pela glria do Pai, assim tambm andemos em novidade de vida. Pois, se estamos nos tornamos uma s coisa com ele por uma morte semelhante sua, seremos uma coisa s com ele tambm por uma ressurreio semelhante sua. Sabendo que nosso velho homem foi crucificado para que fosse destrudo o corpo de pecado e j no servssemos ao pecado (Rm 6,3ss).

13 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Porque minha carne verdadeiramente comida e meu sangue verdadeiramente bebida. Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim, e eu nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim tambm quem comer de minha carne viver por mim (Jo 6,55ss).

Tambm a Palavra proclamada santifica continuamente a Igreja, j que proclamada na potncia do Esprito Santo:

Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, a fim de purific-la com o banho da gua e santific-la pela Palavra, para apresentar a si mesmo a Igreja, gloriosa, sem mancha nem ruga, ou coisa semelhante, mas santa e irrepreensvel (Ef 5,26s).

Por tudo isso, a Igreja, desde as mais antigas pocas chamada Comunho dos Santos!

14 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

c) a Igreja catlica

Em geral, diz-se com muita simplicidade que o adjetivo catlico significa universal. No bem assim! Antes de tudo, convm deixar claro que a palavra catlica no o nome da Igreja, mas um adjetivo, uma qualidade que distingue a Igreja de Cristo das comunidades que no so expresso completa da nica Igreja do Senhor. Neste sentido, bom saber que, ao menos at onde as pesquisas atuais alcanam, o primeiro a usar o adjetivo catlica para distinguir a Igreja dos grupos herticos, foi Santo Incio, Bispo de Antioquia e sucessor de Pedro naquela sede episcopal, mrtir de Cristo pelo ano 97 da nossa era. Aos cristos de Esmirna, ele escreveu:

Ningum ouse fazer sem o Bispo coisa alguma concernente Igreja. Como vlida s se tenha a eucaristia celebrada sob a presidncia do Bispo ou de um delegado seu. Onde est o Bispo, a est a comunidade, como onde est Jesus Cristo, a est a Igreja catlica.

15 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

O adjetivo catlico (katolou) significa segundo a totalidade (= katha: segundo + olou : totalidade). Isto significa: a Igreja vive e guarda em si a totalidade dos meios deixados por Cristo para a salvao: a Palavra, os sacramentos, os carismas e ministrios, as estruturas eclesiais, etc. No , portanto, uma Igreja mutilada!

E sujeitou a seus ps todas as coisas e o constituiu cabea suprema de toda a Igreja, que o seu corpo, a plenitude daquele que plenifica tudo em todos (Ef 1,22).

E no poderia ser diferente, pois ela habitada pelo Esprito da Verdade (cf. Jo 14,15-17) e, por isso mesmo, coluna e sustentculo da verdade (cf. 1Tm 3,15).

A Igreja tambm catlica porque e deve ser sempre aberta a todos os povos e culturas, sem

16 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

discriminar raa ou condio social:

Os onze discpulos foram para a Galilia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. Logo que o viram prostraram-se; alguns, porm, duvidaram. Ento Jesus se aproximou e lhes disse: Toda a autoridade me foi dada no cu e na terra. Ide, pois, fazei discpulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, at o fim do mundo (Mt 28,16-20).

Recebereis uma fora, o Esprito Santo que vir sobre vs; e sereis minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, at os confins da terra (At 1,8).

Daqui vem tambm o dever que a Igreja tem de uma sadia inculturao: ela deve falar o Evangelho a cada cultura, respeitando e assumindo os valores de cada cultura (cf. At 17,16-34 Paulo no arepago) e, ao mesmo tempo, transformando cada

17 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

cultura com o sal e a luz de Cristo (cf. At 14,8-18 Paulo na Licania):

Eu que, sendo totalmente livre, fiz-me escravo de todos para ganhar a todos. Fiz-me judeu com os judeus a fim de ganhar os judeus. Com os que vivem sob a Lei fiz-me como se estivesse submetido a ela, no o estando, para ganhar os que sob a Lei esto. Com os que no tinham Lei fiz-me como se estivesse sem Lei, para os ganhar, no estando eu sem a Lei de Deus, seno sob a lei de Cristo. Com os fracos, tornei-me fraco, para ganhar os fracos; fiz-me tudo para todos, para por todos os meios salvar a alguns (1Cor 9,19-22).

d) A Igreja apostlica

A Igreja apostlica porque seu fundamento so os apstolos; e isto em trs sentidos complementares:

18 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

(i) A Igreja apostlica porque sua f e ser sempre fundamentada no testemunho dos Apstolos, eles que foram escolhidos pelo Senhor e por eles enviados como suas testemunhas aps a ressurreio:

Depois lhes disse: Isto o que vos dizia enquanto ainda estava convosco: preciso que se cumpra tudo o que est escrito na Lei de Moiss, nos Profetas e nos Salmos a meu respeito. Ento Jesus abriu-lhes a inteligncia para compreenderem as Escrituras, e lhes disse: Assim estava escrito que o Cristo haveria de sofrer e ao terceiro dia ressuscitar dos mortos e, comeando por Jerusalm, em seu nome seria pregada a todas as naes a converso para o perdo dos pecados. Vs sois testemunhas disso. Eu vos mandarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade at que sejais revestidos da fora do alto (Lc 24,44ss).

Mas recebereis a fora, o Esprito Santo que vir sobre vs; e sereis minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria, at os confins da terra (At 1,8).
19 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

No sou livre? No sou apstolo? No vi Jesus Nosso Senhor? No sois vs minha obra no Senhor? Se para outros no sou apstolo, ao menos para vs o sou, pois sois o selo do meu apostolado no Senhor (1Cor 9,1s).

Estais edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas, do qual Cristo Jesus a pedra angular (Ef 2,20).

(ii) A Igreja apostlica porque, como Cristo prometeu, conservada na verdade da f pregada e vivida pelos apstolos, graas ao do Esprito dado pelo Senhor Jesus:

Quem vos ouve a mim ouve, e quem vos rejeita a mim rejeita, e quem me rejeita tambm rejeita aquele que me enviou (Lc 10,16).

20 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. Mas o Parclito, o Esprito Santo que o Pai enviar em meu nome, ele vos ensinar tudo e vos trar memria tudo quanto eu vos disse (Jo 14,25s).

Quando vier o Esprito da verdade, ele vos guiar em toda a verdade, porque no falar de si mesmo, mas do que ouvir, e vos anunciar as coisas futuras. Ele me glorificar porque receber do que meu e vos anunciar. Tudo que o Pai tem meu. por isso que eu disse: receber do que meu e vos anunciar (16,13-14).

Eu te digo que tu s Pedro (= Pedra), e sobre esta Pedra edificarei minha Igreja, e as portas do Inferno nunca prevalecero contra ela (Mt 16,18).

Os apstolos e os ancios ... saudaes! De fato, pareceu bem ao Esprito Santo e a ns... (At 15,23.28).

21 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Eles mostravam-se assduos ao ensinamento dos apstolos, s reunies em comum, ao partir do po e s oraes (At 2,42).

Recordo-vos, irmos, o Evangelho que vos tenho pregado e recebestes, no qual estais firmes. Por ele sereis salvos, se o conservardes como eu vos preguei. De outra forma em vo tereis abraado a f (1Cor 15,1s).

Mantm o modelo das palavras salutares que de mim recebeste, inspiradas na f e na caridade em Cristo Jesus. Guarda o depsito precioso pela virtude do Esprito Santo, que habita em ns (2Tm 1,13s).

(iii) A Igreja apostlica porque, at que Cristo retorne, continuar sendo dirigida pelos legtimos sucessores dos apstolos, dentro duma sucesso apostlica ininterrupta. Eis alguns elementos que nos ajudam a compreender tal processo:

22 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Cristo prometeu sua Igreja que no a abandonaria e, concretamente, deu-lhe o ministrio apostlico como instituio perene para o ministrio da santificao, da direo e da pregao:

Estais edificados sobre o fundamento dos apstolos e profetas, tendo por pedra angular o prprio Cristo Jesus (Ef 2,20).

Isso aparece muito claro j na prpria preocupao dos apstolos em constituir vares apostlicos, como Tito, Timteo, Silas, Joo Marcos, Barnab, Clemente Romano, Incio de Antioquia, etc... para auxili-los e suced-los pelo rito da imposio das mos, que confere o Esprito Santo:

Olhai por vs e por todo o rebanho sobre o qual o Esprito Santo vos constituiu epscopos, para apascentardes a Igreja de Deus, que ele adquiriu com seu sangue. Sei que, depois de minha partida, viro a vs lobos vorazes que no pouparo o rebanho e, dentre vs mesmos, se levantaro homens que

23 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

ensinaro doutrinas perversas, para arrastar os discpulos consigo (At 20,28ss).

Ningum te desconsidere a juventude. Ao contrrio, torna-te modelo para os fiis no modo de falar e de viver, na caridade, na f, na castidade. Enquanto eu no chegar, aplica-te leitura, exortao, ao ensino. No te descuides do dom da graa que h em ti, que te foi conferido no meio de interveno proftica, quando o presbitrio te imps as mos. Pe nisto toda a diligncia e empenho de modo que se torne manifesto para todos teu aproveitamento. Olha por ti e pela instruo dos outros com insistncia (1Tm 4,12ss).

Eu te exorto a reavivar o dom de Deus que h em ti pela imposio das minhas mos. Guarda o bom depsito, por meio do Esprito Santo que habita em ns (2Tm 1,6.14).

A Tito, meu filho verdadeiro, pela mesma f, a graa e a paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus,

24 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

nosso Salvador. Eu te deixei em Creta para acabares de organizar tudo e colocar presbteros em cada cidade, de acordo com as normas dadas por mim (Tt 1,4s).

Neste sentido, vale a pena 2Tm 2,2:

analisar com cuidado

O que de mim ouviste na presena de muitas testemunhas, confia-o a homens fiis, que sejam idneos para ensina-lo a outros.

Aparecem aqui claramente os trs elementos necessrios para que se possa falar de uma verdadeira e prpria sucesso apostlica: a) a sucesso ininterrupta das pessoas que formam uma cadeia, b) o idntico depsito, c) a fiel transmisso deste de uma pessoa a outra da cadeia. A este respeito muito importante observar o testemunho das primeirssimas geraes crists, guardado com amor e fidelidade por todas as Igrejas apostlicas: catlicos, ortodoxos, coptas, armnios, etopes, etc. Baste-nos, como exemplo, o que escreve So Clemente Romano,

25 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

discpulo de So Paulo (cf. Fl 4,3), aos corntios, no sculo I:

Tambm os nossos apstolos sabiam, atravs do Senhor nosso, Jesus Cristo, que surgiriam contestaes a propsito do ofcio episcopal. Por este motivo, sabendo com antecedncia esse conhecimento, estabeleceram aqueles (homens apostlicos) de quem falamos e ao mesmo tempo emanaram uma lei pela qual, uma vez mortos, outros homens provados no seu ofcio lhes sucedessem. Homens, portanto, estabelecidos pelos apstolos e, depois, por outros homens ilustres, com o consenso de toda a Igreja.

E tambm o que escreve Santo Irineu, bispo de Lio (sc. II), discpulo de So Policarpo de Esmirna, que foi discpulo de So Joo Evangelista, apstolo do Senhor:

A tradio dos apstolos, manifestada em todo o mundo, pode ser comprovada em toda Igreja por aqueles que desejam conhecer a verdade. Podemos aqui os

26 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

bispos estabelecidos pelos apstolos e os seus sucessores at ns: estes no ensinaram nem conheceram aquilo que aqueles outros (= os hereges gnsticos) vo delirando... Mas porque muito longo enumerar em um volume como este as sucesso de todas as Igrejas, vamos nos limitar Igreja maior e mais antiga, conhecida por todos, fundada e construda em Roma pelos gloriosssimos apstolos Pedro e Paulo e, indicando a sua tradio, recebida pelos apstolos e chegada a ns atravs da sucesso de seus bispos, confundiremos aqueles que por complacncia de si mesmos ou por vanglria, por cegueira ou erro se afastam da unidade da Igreja.

A prpria Tradio da Igreja, primeiro oral, depois colocada por escrito nos livros do Novo Testamento, era e constantemente supervisionada pelos legtimos sucessores dos apstolos:

Quando parti para a Macednia, pedi que ficasses em feso a convencer alguns a no ensinarem doutrinas extravagantes nem a se ocuparem de mitos e genealogias interminveis. Tais coisas servem mais para ocasionar disputas do que para promover o
27 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

plano de salvao de Deus na f (1Tm 1,3s).

Eis a instruo que te dou, meu filho Timteo, conforme as profecias que antes foram feitas a teu respeito: amparado nelas sustenta o bom combate com f e boa conscincia. Alguns, que a rejeitaram, naufragaram na f. o caso de Himeneu e Alexandre, que entreguei a Satans para aprenderem a no blasfemar (1Tm 1,18ss).

Como homem de Deus, foge destas coisas. Segue a justia, a piedade, a f, a caridade, a pacincia, a mansido. Combate o bom combate da f, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste solene profisso diante de muitas testemunhas. Eu te recomendo diante de Deus, que faz viver todas as coisas, diante de Cristo Jesus, que diante de Pilatos testemunhou abertamente a verdade, que te conserves sem mancha nem culpa no mandato, at manifestao de Nosso Senhor Jesus Cristo. Timteo, guarda o depsito que te foi confiado. Evita as conversas frvolas de coisas vs e as contradies da falsa cincia. Alguns, por segui-las, se transviaram da f. (1Tm 6,11-14.20s).
28 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Mantm o modelo das palavras salutares que de mim recebeste, inspiradas na f e na caridade em Cristo Jesus. Guarda o depsito precioso pela virtude do Esprito Santo, que habita em ns (2Tm 1,13s).

Lembra-lhes tais coisas e conjura-os por Deus a evitarem discusses vs, que de nada servem a no ser para a perdio dos ouvintes. Empenha-te em apresentar-te diante de Deus como homem digno de aprovao, como operrio que no tem de que se envergonhar, mas expe corretamente a palavra da verdade (2Tm 2,14).

Tu, porm, permanece fiel ao que aprendeste e que tua convico, considerando de quem o aprendeste. Desde a infncia conheces as Sagradas Escrituras e sabes que podem instruir-te para a salvao pela f em Cristo Jesus. Pois toda Escritura divinamente inspirada e til para ensinar, para repreender, para corrigir, para educar na justia, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e capacitado para toda boa obra.
29 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

Conjuro-te diante de Deus e de Cristo Jesus, que julgar os vivos e os mortos, pela sua apario e por seu reino: prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, ameaa, exorta com toda a pacincia e empenho de instruir. Porque vir tempo em que os homens j no suportaro a s doutrina. Levados pelas prprias paixes e pelo prurido de escutar novidade, arregimentaro mestres e afastaro os ouvidos da verdade a fim de volt-los para os mitos. Tu, porm, s prudente em tudo, suporta os trabalhos, pratica obra de pregador do Evangelho, cumpre teu ministrio (2Tm 3,14 4,5).

O teu ensino, porm, seja (Tt 2,1).

conforme s doutrina

precisamente neste ofcio apostlico que se insere tambm o ministrio de Pedro. Todas as grandes tradies do Novo Testamento (os evangelhos sinticos, o Quarto Evangelho, os Atos, os escritos paulinos) atestam e afirmam o primado do apstolo Pedro. Uma tal importncia deixada em testemunho para
30 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

todas as geraes seguintes, mostra e a tradio da Igreja confirma sem interrupo! o papel apostlico do ministrio petrino. Eis alguns exemplos:

Mc 3,16; Mt 10,2; Lc 6,14: Primeiro Simo, tambm chamado Pedro; Jo 1,42: Simo, chamado Cefas Mt 16,13-19: Pedro, a Pedra da Igreja, com poder de ligar e desligar; Lc 22,31s: Pedro encarregado de confirmar os irmos; Lc 24,33s: o Senhor apareceu a Simo; 1Cor 15,3ss: apareceu a Cefas e depois aos Onze; Jo 20,1-9: Pedro entra primeiro no sepulcro; Jo 21,15ss: o Senhor entrega a Pedro seu rebanho; At 2,14: Pedro com os Onze em Pentecostes; At 1,15ss: Pedro preside eleio de Matias; At 5,1ss: Pedro pune Ananias e Safira; At 10: Pedro o primeiro a introduzir um grupo pago na Igreja; Gl 1,18-20: Paulo foi a Jerusalm para ver Cefas; Gl 2,1-10: Paulo vai conferir seu Evangelho com Tiago de Jerusalm e Cefas, chefe da Igreja.

31 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

A constante Tradio da Igreja interpretou o ministrio de Pedro como uma realidade que pertence Igreja de Cristo e dever permanecer at o fim. Eis somente um exemplo:

Os bem-aventurados apstolos que fundaram a Igreja romana transmitiram seu governo episcopal a Lino, que Paulo recorda na Carta a Timteo (cf. 2Tm 4,21). Lino teve como sucessor Anacleto e depois de Anacleto foi Clemente, terceiro a partir dos apstolos. Clemente tinha visto os bem-aventurados apstolos, teve relao com eles (cf. Fl 4,3), conservava nos ouvidos a pregao deles e diante dos olhos a sua tradio. No seu tempo, portanto, ainda viviam muitos daqueles que foram ensinados pelos apstolos... A Clemente sucedeu Evaristo, a Evaristo, Alexandre. O sexto aps os apstolos foi Sixto... Com esta ordem e sucesso chegou at ns na Igreja a Tradio apostlica e a pregao da verdade. Isto prova plenamente que foi conservada e transmistida fielmente pelos apstolos a mesma, nica e viva f! (Eusbio, Bispo de Cesaria, sc. IV)

Assim, ao Colgio dos Doze,

tendo Pedro frente,


32 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

sucedeu o Colgio dos Bispos (= Epscopos), tendo o Sucessor de Pedro frente. Se toda a Igreja sucessora da Comunidade apostlica, h, sem duvida nenhuma, um rgo ministerial que garante, sob o Esprito Santo, a Igreja na sucesso apostlica legtima e ininterrupta: o ministrio episcopal, tento como centro de sua comunho visvel, o Bispo de Roma, sucessor de Pedro! A apostolicidade da Igreja no , portanto, um conceito abstrato, areo ou subjetivo, mas uma realidade firmemente ancorada nas Escrituras, na Tradio ininterrupta da Igreja e na prpria histria.

e) Concluso

A Igreja indefectivelmente una, santa, catlica e apostlica. No entanto, que fique claro o seguinte: (a) ela no o por sua prpria virtude e fora, mas por pura graa de Cristo, que, como Esposo fiel, a conserva no seu Esprito Santo; (b) tudo isso graa, mas tambm responsabilidade para seus filhos: construir a unidade, viver na santidade, conservar a catolicidade e perseverar na apostolicidade; (c) somente na glria a Igreja ter a plenitude desses dons, mesmo que agora ela j os tenha de fato e, por
33 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

ao

do Esprito, no os possa perd-los!

+++++ Um pensamento final

A Igreja de Cristo peregrina: vem do Pai pelo Filho no Esprito; caminha para o Pai, atravs do Filho no Esprito. Ela peregrina: Esposa de Cristo, nossa Me carssima, somente ser plena na Glria. Mas caminha confiante, sustentada pelo Esprito:

O Esprito e a Esposa dizem: Vem! Aquele que atesta estas coisas diz: Sim, venho muito em breve! Amm! Vem, Senhor Jesus! (Ap 22,17.20).

Vale a pena terminar pensando no captulo 21 do Apocalipse, que descreve de modo


34 / 35

A Igreja nas Sagradas Escrituras - III


Sex, 08 de Maio de 2009 20:49 -

maravilhoso a Igreja plena, Jerusalm celeste. esta Igreja, que, peregrina no mundo j e sempre ser uma, santa, catlica e apostlica, nossa Me amantssima que nos gerou para Cristo. nela que atravs do Cristo Jesus e na fora do nico Esprito queremos ser um louvor de glria para Deus, o Pai! Amm!

35 / 35

Das könnte Ihnen auch gefallen