Sie sind auf Seite 1von 6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |

CrticaCultural

Crticapoltica

VersoeProsa

Domus

Jornalismo

Ensino

Freitag.Ateoriacrtica:ontemehoje.
Freitag, Barbara (1986). Ateoriacrtica:ontemehoje. SP, Brasiliense: 1994. Escola de Frankfurt o nome que se d, simultaneamente, a uma teoria social e a um grupo de intelectuais. O termo sugere uma unidade geogrfica que nem sempre existiu. Os estudos dos frankfurtianos se orientavam por trs eixos bsicos: - a dialtica da razo iluminista e a crtica da cincia; - a dupla face da cultura e a discusso da indstria cultural; - a questo do Estado e suas formas de legitimao.

Traado histrico
1922 semana de estudos marxistas, na Turngia, organizada por Felix Weil, com participao de Karl Korsch, Georg Lukcs, Friedrich Pollock, Karl August Wittfogel. Da semana, surge a idia de institucionalizar um grupo de trabalho para a documentao e teorizao dos movimentos operrios na Europa. 3/02/1923 fundado o Institut fuer Sozialforschung (Instituto de Pesquisa Social), que passou a ter prdio prprio em 1924 e ficou vinculado Universidade de Frankfurt. Aglomerou socialistas de ctedra (kathedersozialisten), numa poca em que os marxistas rejeitavam o trabalho acadmico, adeptos da militncia operria. O primeiro diretor foi Carl Gruenberg, historiador e marxlogo. Ele permaneceu no cargo, ativamente, at 1927 e, simbolicamente, at 1930. Max Horkheimer (18851973) assume em 1930. Com isto, o instituto ganha feies de um verdadeiro centro de pesquisa, abandonando a sua orientao anterior de descrio histrica. Esta mudana se sente at no nome da revista do instituto. Passa de Archiv fuer die Geschichte des sozialismus und der arbeiterbewegung (Arquivo para a histria do socialismo e do movimento operrio) para Zeitschrift fuer sozialforschung (Revista Seguir de pesquisa social), publicada de 1932 at 1941, ininterruptamente, sob a direo de Horkheimer.

Seguir

O instituto erapost financiado Obtenha todo novo por Felix Weil, filho de um produtor de trigo emigrado para a Argentina. Este financiamento garantiu autonomia ao instituto e sua entregue na sua caixa de sobrevivncia nos turbulentos anos que se seguiram. entrada.
Junte-se a 363aglutinou outros seguidores Horkheimer em torno de si um grupo de intelectuais que inclua Fromm,

Insira seu endereo de e-mail Cadastreme

Pollock, Wittfogel, Gumperz, Adorno, Marcuse, etc. Este grupo tinha preferncia pelo ensaio, em contraposio ao tratado. Eram assistmicos. Voltavam seus olhares para a periferia e destoavam, tambm nisso, do racionalismo filosfico. A partir de 31, preocupado com o crescimento do nazismo, Horkheimer comea a Tecnologia fundar filiais WordPress.com do Instituto em Genebra, Londres e Paris, transferindo a redao da revista de Leipzig para Paris. 1933 o governo nazista decreta o fechamento e confisca o prdio do instituto por suas atividades hostis ao Estado. 60 mil livros so confiscados. Nesta primeira fase, os estudos do Instituto esto marcados pela personalidade de Horkheimer, que tenta unir o marxismo com o freudismo de Reich e Fromm.

http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/

1/6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |

A emigrao (1933-1950)
1933 o Instituto transferido para Genebra, onde passa a ter o nome de Socit Internacionale de Recherches Sociales. 1934 com o apoio de Nicolas Murray, diretor da Universidade de Columbia, em NY, Reinhold Niebuhr e Robert McIver, o Instituto se transfere para Nova Iorque e passa a se chamar Internacional Institute of Social Research, vinculado Universidade de Columbia. Mantm a autonomia financeira, graas a Weil. Neste perodo, o instituto concede mais de 50 bolsas para intelectuais e judeus perseguidos pelo nazismo. Benjamin vive em Paris com uma dessas bolsas entre 1933 e 1938, bem como Ernst Bloch. O ltimo emigra a tempo para os EUA. Benjamin e Maurice Halbwach so presos. Com a interveno de Horkheimer, Benjamin libertado, mas ao tentar a fuga pela Frana e Espanha barrado por um agente na fronteira espanhola. Em 1943, ele se suicida. Halbwachs morre numa cmara de gs nazista em 1945. 1940 Horkheimer e Adorno se transferem para a Califrnia, onde encontram outros refugiados: Mann e Brecht. Fromm se incompatibilizou com o grupo e Pollock tornou-se conselheiro do Ministrio da Justia americano. 1946 Horkheimer convidado pela municipalidade de Frankfurt a voltar para a Alemanha. 1948 ele viaja Alemanha para negociar as condies da sua volta. 1950 o instituto volta a Frankfurt. Durante a emigrao, as publicaes do instituto fundaram a teoria crtica. Alm disso, surgiram duas obras que se tornaram marcos para a pesquisa e teorizao sociolgicas: TheAuthoritarianPersonality (1950), pesquisa emprica elaborada por Adorno, Frenkel-Brunswik, Levinson, Sanford, Morrow, etc, e Dialticado Esclarecimento (1947). The Authoritarian Personality traz marcas ntidas do trabalho desenvolvido por Horkheimer e Fromm na EuropaStudienueber autoritaetundfamilie. Dialticadoesclarecimento : reflete a atitude crtica com que Adorno analisa a evoluo da cultura nas sociedades modernas, nas democracias de massa, das quais os Estados Unidos seriam a verso mais acabada. Esta obra leva, segundo Habermas, Adorno a formular seu conceito de dialtica negativa. At ento, Adorno e Horkheimer acreditavam na razo crtica, que levaria a humanidade, apesar dos percalos, a realizar sua promessa e potncia humanstica. A Dialticado esclarecimento o primeiro ponto de ruptura. Tematiza a morte da razo kantiana, asfixiada pelas relaes de produo capitalistas. Tanto Adorno quanto Horkheimer rompem, com esta obra, com os paradigmas marxistas.

A reconstruo do Institut fuer sozialforschung em Frankfurt


1950 o instituto volta a funcionar na sua velha sede, com a biblioteca reestruturada. Adorno e Horkheimer so nomeados professores catedrticos na Universidade Johenn Wolfgang Goethe e ministram seus cursos regularmente at 1969. 1967 Adorno assume a direo do instituto, substituindo Horkheimer, que se aposenta. O grupo se reduzira: Marcuse: fica no EUA e assume uma ctedra na Universidade de Brandeis, na Califrnia. Morre em 80. Lowenthal: torna-se diretor da Voz das Amricas. Wittfogel e Neumann: assumem ctedras nas universidades de Washington e NY. Fromm: incompatibilizou-se com o grupo. Benjamin: suicidou-se em 43. Bloch: aceitou uma ctedra em Tuebingen. Restam apenas Adorno e Horkheimer. Juntam-se a eles, na dcada de 60, jovens filsofos como Alfred Schmidt, Juergen Habermas, Ludwig von Friedeburg (atual

http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/

2/6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |


diretor do Instituto), Rolf Tiedemann (edita a obra de Benjamin e de Adorno), Helge Pross, Cristoph Oehler, etc. Habermas e Friedeburg realizam Studentundpolitik (1961). 1966-67 protestos estudantis contra as estruturas autoritrias. O movimento, encabeado pelo SDS Sozialistischer Studentenbund traz expoentes como Enzensberger, Rudi Dutschke, Conh-Bendit e os irmos Wolff. Fundamentam seu protesto nas reflexes da escola de Frankfurt. Dutschke, lder do movimento na Alemanha, rejeita o marxismo-leninista e busca nos tericos frankfurtianos os fundamentos da sua contestao. Transformou a teoria crtica em prtica revolucionria. Os frankfurtianos, no entanto, rejeitam as prticas estudantis, vendo nelas traos nitidamente fascistas, e as combatem. Adorno chama a polcia quando estudantes ameaam invadir o instituto. No havia, para ele, diferena entre os estudantes e os nazistas. Habermas buscou usar as armas do debate crtico e criou a expresso fascismo de esquerda. Sem adeso dos estudantes, retirou-se para o instituto Max Planck, onde trabalhou de 71 a 83. Friedeburg e Marcuse dialogam com os estudantes, so partidrios de reformas profundas no sistema universitrio, mas rejeitam as prticas revolucionrias e as tcnicas de guerrilha urbana do Baader-Meinhoff e da Rote Arme Fraktion (RAF). A incorporao da teoria crtica ao movimento estudantil parecia anunciar o seu fim. A desiluso e incompreenso de ambas as partes terminou com a sada de Horkheimer para a Sua (1967), a morte prematura de Adorno (1969) e a crtica de Marcuse a certas simplificaes da New Left. Alguns estudantes ingressaram em seitas ou em partidos, outros partiram para a luta armada, um pequeno grupo optou pelo debate terico com o frankfurtianos.

O renascimento e superao da teoria crtica


Dois caminhos: 1) a preservao dos textos com reedies ou novas edies (Tiedemann, Schmidt). Tiedemann junta e edita Passagenwerk; 2) prosseguimento, de modo original, da tradio crtica (Habermas, Wellmer, Buerger). Trs grandes momentos da teoria crtica: 1) at 1950: reflexes mais sociolgicas e filosficas; 2) a reconstruo do instituto. Sob a batuta de Adorno, a cultura e a esttica ganham relevncia; 3) incio da dcada de 70: Habermas assume a liderana e busca fundamentar uma teoria da ao comunicativa.

Contedo programtico da Teoria Crtica


A dialtica da razo iluminista e a crtica cincia
Kant: a razo como instrumento de liberao do homem. Iluminismo: o desencantamento do mundo. A razo instrumental: a razo domina a natureza, mas este conhecimento vem servir dominao do homem. A natureza transforma-se em cega objetividade. A razo converte-se em razo alienada. Teoria crtica (Marx) X teoria tradicional (Descartes) A cincia no pode resumir sua concepo epistemolgica aos juzos de valor e juzos de fato, mas deve incluir os juzos existenciais. EclipsedarazoeDialticadoesclarecimento(1947) Crticarazoinstrumental (1968) Horkheimer, neste primeiro momento, est muito prximo de Marx. Em 70, no seu

http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/

3/6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |


ensaio Ateoriacrtica:ontemehoje, ele faz uma reviso e aponta os grandes equvocos da teoria marxista: 1) a tese da proletarizao progressiva falsa; 2) a tese das crises cclicas do capitalismo falsa; 3) a justia social no se realiza com liberdade. Igualdade econmica traz homogeneizao dos indivduos. A homogeneizao generalizada o preo que se paga para assegurar o bem estar generalizado. O nazismo, na Alemanha, e o socialismo no leste europeu so regimes totalitrios, para Horkheimer, e o desiludem. Mas a teoria crtica continua presa a um juzo existencial: libertar a humanidade da represso, da ignorncia e da inconscincia. Sujeito/objeto: TT-apartados; TC-o terico um sujeito histrico e sabe disso. O primeiro se isenta, cr que seu conhecimento neutro; o segundo procura colaborar, com seu conhecimento, no redirecionamento do processo histrico (Conceito semelhante ao de intelectual orgnico, de Gramsci). Adorno X Popper (1961-Tuebingen) Popper: positivismo sofisticado, que no atribui identidade entre as cincias humanas e as cincias naturais. A cientificidade garantida pelo mtodo, quando so respeitados os princpios bsicos da lgica formal cartesiana: princpio da identidade, no-contradio, deduo ou induo, etc. A crtica consiste em demonstrar os erros no percurso de construo do conhecimento. Lgica formal lgica situacional Adorno: no se trata de construir conhecimentos slidos to somente, mas de manter uma atitude de desconfiana face ao conhecimento como tal, cujos objetivos e resultados so permanentemente questionados. Em Dialticanegativa, Adorno volta ao tema: a dialtica no um mtodo central para a produo de conhecimento, no produz um saber infalvel. A DN procura salvar o que no obedece totalidade. Engloba aquilo quer ainda est em fase de desdobramento, nunca se contenta com o presente, mas tenta superar a realidade rotinizada. Para Adorno, a razo iluminista tinha as dimenses emancipatria e instrumental, simultaneamente. A sociedade burguesa desenvolveu a razo instrumental, em detrimento da emancipatria. O positivismo e a razo instrumental no refletem sobre seus pressupostos e se condenam crtica. No se percebem como saber interessado e naturalizam o que histrico. A TC inclui, no seu arsenal terico, a prtica do cientista. O positivista s v a prtica metodolgica como integrante do seu arcabouo terico. Habermas X Luhmann (Teoriadasociedadeoutecnologiasocial-1972) Habermas questiona que a razo seja meramente a capacidade de manipular corretamente regras formais. Para se aplicar o conceito de razo prtica e moral, preciso uma concepo mais abrangente: a razo dialgica ou comunicativa. Com este debate, Habermas comea a se distanciar dos seus mestres e formula uma discusso original. Luhmann aplica conceitos da ciberntica ao estudo da sociedade; em sintonia com a biologia, distingue entre sistema e meio. A sociedade se adapta ao meio ambiente, da mesma forma que um organismo vivo. Porm, a contrrio deste, no tem sua existncia delimitada biologicamente. Teoriadaaocomunicativa: racionalidade comunicativa: mundo vivido (lebenswelt) + concepo sistmica. Razo subjetiva (dialgica): a razo para Habermas constitui-se no resultado de um dilogo, em que dois indivduos, atravs de argumento, chegam a um acordo (notapessoal: semelhante a Gadamer, que Habermas leu e criticou. Ele se aproxima, aqui, dos hermeneutas, mantendo a dimenso crtica). A razo no monolgica, mas dialgica. Esta razo no inata, transcedental; a interseco de trs mundos: o objetivo, o social e o subjetivo dos afetos. Teoria evolutiva da modernidade: a teoria da ao comunicativa permite reconstruir a histria da sociedade na medida em que consegue abarcar a sua complexidade. A modernidade tem, ao menos, duas vantagens: 1) desenvolveu os meios tcnicos para satisfazer todas as necessidades do homem; 2) substituiu as crenas religiosas por sistemas de normas e valores consensualmente elaborados pelo atores do sistema.

A dupla face da cultura e a discusso da indstria cultural


http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/ 4/6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |


O conceito de indstria cultural aparece pela primeira vez em Adialticado esclarecimento (1947). Sobreasituaosocialdamsica (1932), Adorno. Aobradeartenaeradasuareprodutibilidadetcnica(1936), Benjamin. Ocarterafirmativodacultura(1937), Marcuse. Ensaio sobre arte e cultura de massa (1941), Horkheimer. Indstriacultural,iluminismocomoseduodasmassas in Adialticado esclarecimento(1941), Horkheimer e Adorno.

Cultura e indstria cultural


Cultura: mundo das idias e dos sentimentos elevados. Civilizao: mundo da reproduo material. Marcuse afirma que, com a ascenso da burguesia, se negava as condies materiais de existncia, ao mesmo tempo em que, no plano espiritual se promete a liberdade e a felicidade. Assim, se justifica a explorao e a alienao do proletariado. A obra de arte, distante das relaes reais de existncia do homem, assume uma funo alienante, ao mesmo tempo em que, ao mostrar um mundo distinto, critica a realidade existente. Com o tempo, este modelo vai se tornando insuficiente. O mundo da cultura absorvido pelo da civilizao. J no basta a dicotomia da escassez material com riqueza espiritual. Obras literrias, sistemas filosficos, obras de arte deixam de ser bens de luxo para se converterem em bens de consumo de massa. A reprodutibilidade da arte revoluciona o conceito burgus de arte. A cultura deixa de ser cultura para ser mercadoria, produzida em srie pela indstria cultural. Este bem cultural serve para reproduzir o sistema ad infinitum. A indstria cultural a forma como a cultura e a arte se organizam num sistema capitalista. So avaliados pela sua lucratividade e aceitao no mercado e no pelo valor esttico, filosfico, literrio, etc. A indstria cultural serve para: 1) evitar a reflexo do trabalhador; 2) criar a iluso de felicidade; 3) eliminar a dimenso crtica presente na cultura burguesa.

A obra de arte, a aura e a perda da aura


Histria da arte e seu relacionamento com o produtor e com o consumidor desde a idade mdia. Categorias de anlise: 1) valor de culto; 2) valor de exposio. No mundo sacralizado, a obra de arte cultuada. medida que o mundo se dessacraliza, passa a ser exposta. Do perodo feudal ao burgus, a arte se secularizou sem perder sua aura. Do perodo burgus ao da cultura de massa, dois fatores contribuem para a perda da aura da obra de arte: 1) a tecnificao do mundo; 2) e a reprodutibilidade tcnica. Perde seu valor de culto e aumenta seu valor de exposio. Para Benjamin, a perda da aura no negativa. A obra de arte passa a ser acessvel e a ter um valor de consumo. Estetizao da poltica como a forma fascista de utilizar a dimenso artstica. Politizao da arte. A cultura, e a obra de arte em especial, possuem dupla dimenso: 1) representam e perpetuam a realidade; 2) criticam-na como imperfeita e contraditria. A cultura , a um s tempo, conservadora e emancipatria. A crtica de Habermas a TC: 1) o conceito de arte tradicional, pois s se v nela uma promessa de felicidade; 2) limitado, pois um conceito burgus que exclui o jazz, o surrealismo, o cinema, etc; 3) idealista pois no admite mudana interna da estrutura e funo da arte.

Da teoria crtica teoria esttica


http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/ 5/6

26/3/2014

Freitag. A teoria crtica: ontem e hoje. |


Adorno: Minimamoralia(1951), Dialticanegativa(1966), Teoriaesttica(1970). Desencanto com a revoluo proletria. As formas de manipulao das conscincias. Pessimismo adorniano: - a cultura torna-se indstria cultural; - a cincia e a filosofia passam a somente afirmar o que existe (positivismo). S resta a esttica e, em especial, a msica. Mas a msica tambm se torna um produto (nem toda ela). A teoria esttica tenta desvendar o carter de negao do real contido na obra de arte. A obra de arte tem ainda um contedo utpico. A dialtica negativa colocada em um impasse por Adorno quando passa a afirmar sua negao. Habermas: abandona a razo subjetiva em nome da razo comunicativa.

Compartilhe

Facebook Google

Twitter LinkedIn

Email

Imprimir

Tumblr

Gosto
Be the first to like this.

2Comentrios(+adicionarseu?)
doroteia
nov29,2012 @ 09:19:03

genial ;percepcao perfeita do texto


RESPOSTA

DanielMM
fev06,2013 @ 16:17:43

timo fichamento.
RESPOSTA

Deixeumaresposta
Escrevaoseucomentrioaqui...

Blog no WordPress.com.

http://messagi.wordpress.com/ensino/teoria-da-comunicacao-ii/fichamentos-tecom-ii/freitag/

6/6

Das könnte Ihnen auch gefallen