Sie sind auf Seite 1von 9

1

MEMORIAL DESCRITIVO DAS MEDIDAS DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO

1. APRESENTAO O presente memorial tem por finalidade descrever as medidas de segurana contra incndio e pnico previstas no Processo de Segurana Contra Incndio e Pnico de edificaes de propriedade L. S. Pereira e com nome de fantasia de Sorria Gs e gua. A empresa possui CNPJ n 07.360.979/0001-58 com ocupao destinada a Comrcio varejista de GLP, CNAE 4784-9/00 e carga de incndio de 2100 Mj/m. A edificao est localizada na Rua So Sebastio, n 1047 - Bairro Parque So Jorge em Rondonpolis-MT. No local est instalado um escritrio e depsito de GLP de 13 kg Classe II. A edificao possui PSCIP anteriormente aprovado sob n 214/2012. 2. REQUISITOS DA LEGISLAO Este PSCIP tem como base legal a Lei 8.399/2005 e, alteraes sofridas. Conforme a Lei Estadual n 8.399/05, a edificao possui as seguintes classificaes: Tabela 1: GRUPO M ESPECIAL M.2 DEPSITO DE GLP. Tabela 2: TIPO I EDIFICAO TRREA. Tabela 3: ALTO Tabela 4: EM CONFORMIDADE COM A LEI 8.399 DE 22/12/2005 Tabela 5: 6M.2 3. DAS MEDIDAS DE SEGURANA CONTRA INCNDIO E PNICO As medidas de segurana abaixo descritas seguem a respectiva ordem das exigncias constantes da Tabela 6 Grupo M Diviso M.2 da lei 8.399/05.
3.1 - ACESSO DE VIATURA NA EDIFICAO

De acordo a NOTA ESPECFICA 4 da Tabela 6 M.2, esta medida recomendada, portanto, no possui carter de obrigatoriedade. A edificao est instalada em zona urbana da cidade de Rondonpolis, existindo no local amplo acesso e amplo local para estacionamento.

A estrutura existente permite que a viatura do Corpo de Bombeiros acesse e utilize seus equipamentos em operaes de socorro, conforme prev a IT N 06/11 do CBMSP. A via de acesso dever ter arruamento trafegvel para aproximao e operao dos veculos e equipamentos de emergncia juntos edificao ou reas de risco.
3.2 SEGURANA ESTRUTURAL CONTRA INCNDIO

Referncia normativa: IT N 08/2011 do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Objetivo: Estabelecer as condies a serem atendidas pelos elementos estruturais e de compartimentao que integram as edificaes, quanto aos Tempos Requeridos de Resistncia ao Fogo (TRRF), para que, em situao de incndio, seja evitado o colapso estrutural por tempo suficiente para possibilitar a sada segura das pessoas e o acesso para as operaes do Corpo de Bombeiros. Dos Tempos Requeridos de Resistncia ao Fogo (TRRF) Dos TRRF para os diversos elementos construtivos, conforme tabela A, temos: Escritrio (Grupo D, Diviso D-1) Classe P1 (h06) 30 minutos para as edificaes da Diviso D-1 (Risco predominante).
3.3 COMPARTIMENTAO HORIZONTAL

Referncia normativa: IT N 09/2011 do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. A edificao est isenta da medida, pois a rea mxima de compartimentao de 5.000 m2. A edificao possui rea construda de 27,64 m.
3.4 COMPARTIMENTAO VERTICAL

No exigido, pois a edificao trrea.


3.5 CONTROLE DE MATERIAIS DE ACABAMENTO

Referncia normativa: IT N 10/2011 do Corpo de Bombeiros da Polcia Militar do Estado de So Paulo. Objetivo: O Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento CMAR empregado na edificao destina-se a estabelecer padres para o no surgimento de condies propcias do crescimento e da propagao de incndios, bem como da gerao de fumaa.

Do enquadramento: Conforme a Tabela de utilizao de materiais (Anexo B), a edificao dever ter materiais assim especificados:
Piso (Acabamento/Revestimento) DIVISO G FINALIDADE do MATERIAL Parede e divisria
(Acabamento/Revestimento)

Teto e forro
(Acabamento/Revestimento)

Classe I

Classe I

Classe I

De acordo com o item 6.3 da referida norma, quando o material empregado for incombustvel (Classe I), no haver necessidade de apresentar Anotao de Responsabilidade Tcnica (ART) do Emprego de Materiais de Acabamento e de Revestimento.
3.6 SADAS DE EMERGNCIA

Referncia normativa: NBR 9077/01 Sadas de emergncia. Objetivo: Descrever e caracterizar as indicaes e sinalizaes de rotas e fugas, no intuito de garantir que a populao desta edificao possa abandon-la, em caso de incndio, completamente protegida em sua integridade fsica, bem como permitir o fcil acesso de auxlio externo (bombeiros) para o combate ao fogo e a retirada da populao. Da aplicao: As sadas devero possuir largura suficiente para o escape sem bloqueio. Devero ser sinalizadas conforme NBRs 13434-1 e 13434-2. Devero estar sempre desbloqueadas e caso tenham que permanecer trancadas, prever vigilncia ininterrupta. Devero ser iluminadas atravs das luminrias de emergncia. As escadas constituem sadas tambm, assim sendo, devero ser construdas em material incombustvel e antiderrapante, bem como corrimo e guardacorpo. Os corrimes devero ser instalados entre 0,80m e 0,92m de altura e afastados 0,04m da parede a qual estaro fixados. O guarda-corpo dever ser instalado a uma altura mnima de 1,05m. Tabela do clculo das sadas conforme a norma referenciada: (1) Clculo da populao conforme coeficiente da Tabela 3 do Anexo C e critrios das sees 5.3 e 5.4 da NTCB 13/2013 (2) Clculo da unidade de passagem divide-se a populao (P) pela capacidade da unidade de passagem (C) N = P/C, o valor deve sempre ser arredondado para um nmero inteiro superior. (3) Clculo da largura da sada utiliza-se do resultado obtido em N = P/C (arredondado, conforme o caso) e multiplica-se por 0,55 caso seja escada ou rampas. Sendo portas, atender o seguinte: 01 (uma) porta de 0,80 m valendo por uma unidade de passagem; 01 (uma) porta de 1,00 m valendo por duas

unidades de passagem; e, 01 (uma) porta em duas folhas de 1,50 m valendo por trs unidades de passagem.
3.6.1 Escritrio 1

Nesse setor existe 01 escritrio independente e com sada direta ao ptio externo, com rea construda de 51,04 m. O setor assim classificado: Tab. 1: Servio Profissional (D-1) Tab. 2: Edificao trrea (K) Tab. 3: De pequeno pavimento (Sp<750m) ( - P) Edificaes pequenas (St<750m) ( - T) Tab. 4: De difcil propagao do fogo (Z) Tab. 5: Tab. 5 Grupo D prev 01 pessoa por 7,00 m de rea. Tab. 6: A distncia mxima a ser percorrida inferior a 30 metros. (Z) Tab.7: O setor possui 01 sada. (D) Clculo populacional: 51,04/7 = 08. Uma porta com 0,80 m de largura representa 01 UP. CLCULOS N=P/C onde N= nmero de passagens; P= populao e C= coeficiente. N= 08/100 N= 1, estando de acordo com as exigncias normativas.
3.6.1 Escritrio 1

Nesse setor existe 01 escritrio independente e com sada direta ao ptio externo, com rea construda de 7,50 m. O setor assim classificado: Tab. 1: Servio Profissional (D-1) Tab. 2: Edificao trrea (K) Tab. 3: De pequeno pavimento (Sp<750m) ( - P) Edificaes pequenas (St<750m) ( - T) Tab. 4: De difcil propagao do fogo (Z) Tab. 5: Tab. 5 Grupo D prev 01 pessoa por 7,00 m de rea. Tab. 6: A distncia mxima a ser percorrida inferior a 30 metros. (Z) Tab.7: O setor possui 01 sada. (D) Clculo populacional: 7,50/7 = 02. Uma porta com 0,80 m de largura representa 01 UP. CLCULOS N=P/C onde N= nmero de passagens; P= populao e C= coeficiente. N= 08/100 N= 1, estando de acordo com as exigncias normativas.

3.7 BRIGADA DE INCNDIO

Conforme a Normativa 020/DSCIP/2013, no h necessidade de curso de Brigada de Incndio e nem instalao de sistema fixo de proteo por hidrantes em depsito de GLP at classe V.
3.8 ILUMINAO DE EMERGNCIA

Objetivo: Estabelecer as caractersticas mnimas exigveis para as funes a que se destina o sistema de iluminao de emergncia a ser instalado em edificaes, ou em outras reas fechadas sem iluminao natural. O Sistema de Iluminao de Emergncia projetado visa, prover de iluminao, em caso de falta de iluminao natural e iluminao artificial normal, as reas de circulao, e principalmente as rotas de sada, em conformidade com a NBR 10898/99. Foi projetada iluminao de emergncia autnoma da marca WALMONOF modelo AF 15, que podero ser substitudas por similares, localizados conforme projeto. A alimentao ser em 110V. Da aplicao: Luminrias de emergncia alimentadas por central independente (bateria) com funcionamento mnimo de 1 hora. As luminrias devero ficar dispostas a altura de 2,50m do cho. Em qualquer caso, mesmo havendo obstculos, curva ou escada, os pontos de iluminao de sinalizao devem ser dispostos de forma que, na direo de sada de cada ponto, seja possvel visualizar o ponto seguinte, a uma distncia mxima de 15 m. A distncia mxima entre dois pontos de iluminao de ambiente deve ser equivalente a quatro vezes a altura da instalao destes em relao ao nvel do piso, ou seja: 04 x 2,50 = 10,00 m. A cada 10,00 m deve haver um ponto de iluminao de emergncia. O sistema de iluminao de emergncia possui as seguintes caractersticas bsicas: Lmpadas fluorescentes; Autonomia de 1h; Potncia de 16 watts; Tenso de 12 volts; Fluxo luminoso de 66,88 lmens; Vida til de 17.520 horas.
3.9 SINALIZAES DE EMERGNCIA

Como parmetros foram aplicados os critrios da NBR 13434 (1 e 2). Objetivo: Determinar as sinalizaes para os equipamentos e para as rotas de fuga da edificao. Da aplicao:

Devem ser instaladas a 1,80 m do solo. Dever ter as seguintes dimenses: Considere-se que a maior distncia de visualizao seja de 25 metros. Placa de sinalizao de sada de emergncia (orientao e salvamento): Forma: retangular; Cor do fundo (cor de segurana): verde; Cor do smbolo (cor de contraste): fotoluminescente; Largura e altura: (de acordo com a Tabela 1 da NBR 13434-2). As sinalizaes detalhadas referentes sada de emergncia e aos extintores sero instaladas nos pilares ou na alvenaria, conforme apresentao em projeto anexo. As sinalizaes tambm servem para: - Visa a proibir e coibir aes capazes de conduzir ao incio do incndio ou ao seu agravamento e a alertar para reas e materiais com potencial de risco de incndio, exploso, choques eltricos contaminao por produtos perigosos. - Visa a indicar as rotas de sada e as aes necessrias para o seu acesso e uso; indicar a localizao e os tipos de equipamentos de combate a incndios e alarme disponveis no local, assim como o trajeto completo das rotas de fuga at uma sada de emergncia (indicao continuada). - Visa a indicar a existncia de obstculos nas rotas de fuga, tais como: pilares, arestas de paredes e vigas, desnveis de piso, fechamento de vos com vidros ou outros materiais translcidos e transparentes etc. - A sinalizao de sada de emergncia apropriada deve assinalar todas as mudanas de direo ou sentido, sadas, escadas etc., e deve ser instalada segunda sua funo, a saber: a) a sinalizao de portas de sada de emergncia deve ser localizada imediatamente acima das portas, no mximo a 0,10 m da verga, ou na impossibilidade desta, diretamente na folha da porta, centralizada a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado base da sinalizao; b) a sinalizao de orientao das rotas de sada deve ser localizada de modo que a distncia de percurso de qualquer ponto da rota de sada at a sinalizao seja de no mximo 7,5 m. Adicionalmente, esta sinalizao tambm deve ser instalada de forma que no sentido de sada de qualquer ponto seja possvel visualizar o ponto seguinte, distanciados entre si em no mximo 15,0 m. A sinalizao deve ser instalada de modo que a sua base esteja no mximo a 1,80 m do piso acabado; c) a sinalizao de identificao dos pavimentos no interior da caixa de escada de emergncia deve estar a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado base da sinalizao, instalada junto parede, sobre o patamar de acesso de cada pavimento. Em escadas contnuas, alm da identificao do pavimento de descarga no interior de caixa de escada de emergncia, deve-se incluir uma sinalizao de porta de sada com seta com seta indicativa do sentido do fluxo.

A abertura das portas em escadas no deve obstruir a visualizao de qualquer sinalizao.


3.10 EXTINTORES

Como parmetros foram aplicados os critrios do Decreto 857/84 do CBMMT. Objetivo: Definir os tipos de extintores adequados para os ambientes, de acordo com os materiais existentes. Da aplicao: Capacidade mnima de cada tipo de extintor, para que se constituam numa unidade extintora: P QUMICO SECO: Um extintor de 04 quilos. GUA PRESSURIZADA: Um extintor de 10 litros. Os extintores devem ser colocados com a sua parte superior com no mximo 1,60 m e com no mnimo 0,20 m de altura em relao ao piso acabado, e: No devem ser colocados nas escadas. Devem permanecer desobstrudos. Devem ficar visveis e sinalizados. No devem ficar diretamente no piso. Os extintores devem possuir selo de conformidade da ABNT. Cada pavimento ter, no mnimo, duas unidades extintoras. Os extintores devem ser distribudos de modo a serem adequados extino dos tipos de incndio, dentro de sua rea de proteo. Cada unidade extintora protege uma rea de: Os extintores devem ser, tanto quanto possvel, eqidistantes e distribudos de tal forma que o operador no percorra mais do que: Risco alto: 200 m. Risco mdio: 300 m. Os extintores devem ser, tanto quanto possvel, eqidistantes e distribudos de tal forma que o operador no percorra mais do que: Risco alto: 15 metros. Risco mdio : 20 metros.

4. INSTALAES ELTRICAS

ART de laudo eltrico com validade por 05 (cinco) anos em anexo.

5. SISTEMA DE PROTEO CONTRA DESCARGAS ATMOSFRICAS

Demonstrao da necessidade em anexo.


6. DEPSITO DE GS

Como parmetros foram aplicados os critrios da NBR 15.514/07. - As instalaes so construdas conforme projeto e padres desenvolvidos e executados por mo de obra qualificada. - Todos os operadores, supervisores e equipe de segurana, devero ter treinamento para operao com GLP e a operao do depsito restrita s pessoas habilitadas. As reas so delimitadas e possuem as placas de advertncia com os dizeres Perigo No Fume e Perigo Inflamvel, alm de extintores de PQS em quantidade de acordo com o GLP estocado.
6.1 - DISTNCIAS DE SEGURANA MINIMA CLASSE DE ARMAZENAMENTO II

1 O terreno ser cercado por telas com altura de 1,80m em todo seu permetro. O acesso ao imvel ser efetuado atravs de um porto de 1,20 m de largura com abertura no sentido do fluxo de sada e outro de 3,50 m de largura. 2 Devero estar afastados da via pblica, dos limites do terreno e das edificaes na distncia mnima de 3,00 m. 3 Dever obedecer a distncia mnima de 15,00 m de escolas, igrejas, cinemas, hospitais, locais de grande aglomerao de pessoas e similares. 4 Dever estar afastado na distncia mnima de 3,00 m de bombas de combustveis, bocais de tubo de ventilao de tanque de combustveis e/ou descargas de motores exploso e outras fontes de ignio. Dever estar afastado 7,50 m de equipamentos e mquinas que produzam calor. 5 Dever ter capacidade mxima de armazenamento de 1.560 kg, isto , capacidade equivalente de 120 recipientes de 13 kg. 6 O descumprimento do estabelecido caber sanes e penalidades previstas no decreto n 1021/93. 7 As reas de armazenamento devero estar distantes de 1,50 metros de aberturas para captao de guas pluviais, para esgoto ou outra finalidade, canaletas, ralos, rebaixos ou similares. 8 O piso dever ser demarcado delimitando a rea de armazenamento e os lotes dos recipientes.

9 proibido o armazenamento de qualquer recipiente de GLP fora da rea de armazenamento. 10 Dever existir placa indicativa da classe da rea de armazenamento e o limite mximo de recipientes de GLP, por capacidade nominal que a instalao est apta a armazenar. 11 Os botijes vazios devero ter empilhamento mximo de 05 (cinco) unidades. 12 Os botijes cheios ou parcialmente utilizados podero ter empilhamento mximo de 04 (quatro) unidades. 13 Os botijes vazios ou parcialmente utilizados devero ser armazenados separadamente dos cheios. 14 Em caso de vazamento de GLP, o recipiente defeituoso dever estar afastado dos demais e retirado para local aberto, distante de qualquer local de chama, ignio ou aquecimento. 15 Cabe ao responsvel pelo armazenamento de recipientes de GLP a conservao dos equipamentos de segurana e manuteno dos extintores, mantendo estes devidamente inspecionados e com validade em dia. 16 Possuir no mnimo uma ou mais aberturas de 1,20 m de largura por 2,10 m de altura, e sua abertura dever ser de dentro para fora. 17 Empilhamento mximo em metros de recipientes portteis (2,0 e 5,0 kg) cheios, parcialmente utilizados ou vazios, at 1,50 m. 18 Exibir placas em locais visveis, a uma altura de 1,80 m, medida do piso acabado base da placa, distribudas ao longo do permetro de armazenamento, com os seguintes dizeres: PERIGO INFLAMAVEL e PROIBIDO O USO DE FOGO E DE QUALQUER INSTRUMENTO QUE PRODUZA FAISCA, em nmero de uma placa. 19 Ser exibida placa com dados da empresa, do fornecedor e classe de armazenamento, sendo fixada em local de fcil visibilidade, conforme projeto em anexo.

___________________________ Paulo Cezar de Mello Santos Eng Civil CREA RN 1203364288

_______________________________ Jaconias Rodrigues da Silva. proprietrio

Das könnte Ihnen auch gefallen