Sie sind auf Seite 1von 1

ARAME TUBULAR

ARMAZENAMENTO DE ARAME TUBULAR


A Lincoln Electric dispe de uma linha completa de Arames Tubulares para soldagem, sendo uma caracterstica desse tipo de produto ser propenso contaminao por umidade. Portanto, importante tomar cuidado quanto ao armazenamento e secagem destes, a fim de que possam ser preservados por longos perodos sem perda de qualidade.

ARMAZENAMENTO
Enquanto permanecerem em embalagem original no violada deve ser armazenado em pallets ou prateleiras, com umidade relativa do ar mxima de 60%. Sob estas condies, no h prazo de validade definido para utilizao do produto. Aps abertos devem ser seguido o procedimento abaixo. Os arames tubulares possuem um fluxo interno que determina suas propriedades de soldabilidade, qumicas e mecnicas, entretanto um material de fcil absoro de umidade e por esse motivo so embalados a vcuo, podem assim manter baixo nveis de umidade apresentando melhor desempenho.

MANUTENO E RESSECAGEM
Aps a abertura da embalagem original ou violao da mesma, os requisitos abaixo devem ser seguidos para manter as caractersticas originais do produto, eliminando assim possveis contaminaes de umidade:

 Recomenda-se utilizar os arames tubulares no prazo de uma semana aps a abertura da embalagem original, sendo que quando no estiver sendo
utilizado devem ser colocados na embalagem original, selada da melhor forma possvel e mant-los acondicionado em ambiente controlado com umidade relativa at 60% e uma temperatura em mdia 10C acima da ambiente.

 Se expostos a condies de umidade, o arame tubular pode apresentar pontos de oxidao, caso isso ocorra toda a superfcie oxidada deve ser
descartada.

 Caso o arame tubular apresente problemas de umidade a bobina metlica pode ser ressecada a uma temperatura de 100C por um perodo de 6 a
12 horas, para bobina de plstico no deve aquecer o material a temperaturas superiores a 65C.

POSSVEIS PROBLEMAS CAUSADOS POR UMIDADE NOS ARAMES TUBULARES


Arames tubulares quando apresentam altos teores de umidade perdem suas caractersticas, principalmente durante a soldagem.Os principais problemas causados por umidade so:

 Alto teor de respingos e fumos  Porosidade Vermiforme  Cordo de solda com aspecto no uniforme (pequenas marcas)
Ateno: As informaes acima so para referncia apenas. Muitas variveis influenciam os resultados de uma operao de soldagem. A Lincoln no se responsabiliza pela aplicao incorreta deste produto. Consulte nosso Departamento Tcnico para maiores dvidas.

Lincoln Electric do Brasil


Av. Papa Joo Paulo I,1818, Cumbica Guarulhos So Paulo Tel.: (11) 2431-4700 www.lincolnelectric.com.br

Das könnte Ihnen auch gefallen