Sie sind auf Seite 1von 13

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

MICHEL DECIAN- RA: 6827452220

ATIVIDADE COMPLEMENTAR EMPREENDEDORISMO

DOURADOS OUTUBRO DE 2013

FACULDADES ANHANGUERA DE DOURADOS

MICHEL DECIAN- RA: 6827452220

ATIVIDADE COMPLEMENTAR EMPREENDEDORISMO

Trabalho apresentado ao Curso de Administrao da Faculdade de Dourados, Anhanguera Educacional S.A., como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Administrao, sob a orientao do professor Pedro Paulo.

DOURADOS OUTUBRO DE 2013

Sumrio Introduo .............................................................................................................. 4 O empreendedorismo no Brasil ............................................................................. 5 Administrador x Empreendedor Quando comparar um administrador com um empreendedor, de prima no notvel uma diferena discrepante, a menos para os mais letrados no assunto. .................................................................................. 6 Os fatores de sucesso e conceitos do empreendedor............................................. 7 O diferencial de Idia e oportunidade ................................................................... 8 Roteiro para analise de oportunidade .................................................................. 10 Concluso ............................................................................................................ 12 Bibliografia:......................................................................................................... 13

Introduo Atualmente visto u grande numero de marcas, produtos e servios que surgem nas prateleiras e so oferecidos fazendo parte do dia a dia do cidado, e estes produtos so to cclicos que espantam quando se atualizam ou desaparecem do mercado. Isto se d por conta das mudanas de necessidade das pessoas que exigem sempre o melhor e o diferencial. O empreendedor a pessoa que visa este diferencial e compra a idia de atender a deficincia alheia proporcionando realizao da procura em si. O trabalho em questo se trata de uma leitura breve e de um entendimento sobre o PLT de empreendedorismo da faculdade Anhanguera de Dourados.

O empreendedorismo no Brasil

Segundo a revista eletrnica Endeavor do Brasil, explica que no Brasil o empreendedorismo tomou fora a partir de 1990 com a abertura econmica. O governo inicia uma srie de reformas controlando a inflao e ajustando a economia. Com a abertura das importaes as empresas tiveram que modernizar seu ferramental e se organizar internamente. A entrada de alguns produtos importados ajudou a controlar os preos na balana comercial, uma condio importante para o pas voltar a crescer, mas por outro lado trouxe problemas para alguns setores que no conseguiam competir com os produtos importados. Muitas empresas tiveram que demitir funcionrios. Estes funcionaram Usaram o seu conhecimento e abriram seu prprio negcio, eram pessoas que atuavam dentro de grandes empresas em reas como finanas e marketing. O termo empreendedor era quase que desconhecido no Brasil antes disso (dcada de 90). A abertura de empresas era difcil devido instabilidade econmica e poltica, mesmo assim existiam empreendedores. Eles atuavam dentro de grandes empresas em reas como finanas e marketing, e em outras reas empresariais.

Administrador x Empreendedor Quando comparar um administrador com um empreendedor, de prima no notvel uma diferena discrepante, a menos para os mais letrados no assunto. Um administrador facultado e instrudo para atuar gerenciando e executando tarefas de trato burocrtico e administrativo visto que, um empreendedor converge com esta maioria, pois, os empreendedores so visionrios que tambm atuam desta forma, mas com um ou mais diferenciais.

O administrador enquadrado no mundo corporativo, est diretamente relacionado aos processos gerenciais soluo dos conflitos e das circunstncias que no favorecem a empresa. J um empreendedor no se faz sempre presente nas organizaes. O empreendedor tem coragem para ousar, ele inicia um novo empreendimento, faz algo ou cria uma idia jamais vista antes. Partindo de todas estas exemplificaes e entendimentos, possvel pela lgica entender que todo empreendedor tem de ser um bom administrador para poder tomar as decises certas. Mas de outra vertente nem todo administrador tem as habilidades e os anseios dos empreendedores, por melhor que seja o administrador ao fazer seu trabalho. O empreendedor vai alm das tarefas relacionadas aos administradores, tem uma viso de maior abrangncia e no se contenta em fazer s o que precisa ser feito.

Eles se diferenciam tambm na maneira com que trabalham, pois um administrador trabalha com base em diretrizes, paradigmas e outros fatores na empresa que atua. J o empreendedor
6

trabalha com a criatividade, aprendizado e outros fatores no ambiente e de mercado.

Pra fechar uma citao do professor Prof. Jos Dornelas: Segundo Dornelas (2001), as diferenas entre os domnios empreendedor e administrativo podem ser comparadas em cinco dimenses distintas de negcio: orientao estratgia, anlise das oportunidades, comprometimento dos recursos, controle dos recursos e estrutura gerencial. Logo, entendemos que para cada qual h lugar, mas discrepncias a ser consideradas no mercado para ambos os profissionais.

Os fatores de sucesso e conceitos do empreendedor

Empreender priorizar a anlise h trs fatores essenciais.

O primeiro deles a oportunidade, esta deve ser avaliada para tomar a deciso de continuar ou no o empreendimento.

O segundo fator a equipe empreendedora, que alm do empreendedor, atuar em conjunto no projeto.

E ento, os recursos necessrios basicamente como e onde conseguirem-los.

importante que os recursos necessrios para o incio do negcio sejam a ltima analise a ser feita. Assim, o empreendedor deve priorizar anlise da oportunidade, a primeira a ser realizada.

Muitos autores acreditam que a formao da equipe ocorre at antes da identificao de uma boa oportunidade, visto que de fora o lgico seria a identificao da oportunidade, a posterior formao da equipe e captao dos recursos.

Dos trs fatores pode-se identificar como crtico para o sucesso do processo empreendedor a identificao da oportunidade. No significa que as outras sejam menos importantes, mas neste estgio surge a definio do negcio. Sua identificao determinada pela capacidade do empreendedor desenvolver toda sua gama de percepes, intuio e feeling do negcio da oportunidade e do negocio. Falando do planejamento do negcio, o empreendedor avalia as oportunidades, identifica e busca os recursos necessrios, planeja as aes a serem tomadas, gerencia o novo negcio dentro do risco calculado. O planejamento deve permitir ao empreendedor e sua equipe, redirecionar os esforos da empresa de acordo com os cenrios que a empresa esteja passando.

O diferencial de Idia e oportunidade

A duvida em levantar uma idia de negocio proporcional as questes com relao a de oportunidade do mesmo, identificar idias s o primeiro passo no negocio empreendedor. O segundo selecionar entre as vrias idias qual a melhor, as idias surgem de inspirao num futuro empreendedor atravs de necessidades identificadas. Pode ser por retornando
8

frias numa praia com servios pssimos, e de repente surge um impulso, ter a idia de montar uma pousada com atendimento diferenciado. Essa pode ser uma ideia, mas ser uma oportunidade? Todos estes aspectos tm de ser avaliados criteriosamente, pois, para que a idia transformese em oportunidade, preciso O que uma oportunidade? Oportunidades, por outro lado, so idias que foram analisadas criteriosamente. Para que uma ideia se transforme numa oportunidade preciso fazer um bom trabalho de busca informaes sobre os consumidores, os concorrentes, os fornecedores, os tributos, os alvars, e etc.. Positivar tudo isso no papel, num plano de negcio propriamente dito.

Entre idias e uma oportunidade de negcio existe uma lacuna grande que nem sempre fcil de preencher.

Roteiro para analise de oportunidade

Identificar Idias

Gerenciar o negcio

Avaliar a oportunidade

Obter recursos e qualificao

Elaborar um plano de negcios

10

No Ciclo acima identificamos passo a passo o processo para analisar e lhe dar com a oportunidade de um bom negcio. Primeiramente a idia provinda da percepo do futuro empreendedor, este maximiza a potencialidade de um negcio atravs da sua viso holstica. Ento ele positiva as idias de forma a analisar os pontos cruciais para o desenvolvimento do projeto como: o que? Por qu? Como? Quando? Onde fazer? Com todos estes dados em mos hora de elaborar um Plano de Negcio. O Plano de Negocio a ferramenta mais utilizada no meio de projetos para elaborar virtualmente a vida da organizao, nele o gestor ou administrador encontra todos os dados discriminados para nortear-se nas tarefas sem perder o foco do negcio em questo. O plano de negocio alm de set uma ferramenta para o gestor ou administrador, serve tambm para meios externos, como a obteno de capital por meio de financiadores, que exigiram no somente os dados da empresa, mas todo seu potencial de funcionalidade e sua capacidade de arcar com obrigaes funcionais, ambientais, sociais e financeiras. Aps todos os passos acima hora do gestor ou administrador controlar seu negocio e fazer valer as letras D e C do ciclo PODC da administrao moderna, onde o administrador ou o gestor direciona a equipe para as metas da organizao sempre motivando a todos e fazendo os trabalhos dar frutos, e o controle que essencial para saber se tudo esta saindo como se planejou.

11

Concluso
Ento tem se que empreender muito mais que gerenciar ou somente controlar um negocio novo, dar vida a uma idia ou varias delas e sempre cultivar seu potencial a modo da mudana tornar-se rotineira, renovando os fins e dando margem as percepes que h criaram um dia.

12

Bibliografia: Sites: Disponvel em: http://www.endeavor.org.br Acesso em 10/10/2013 s 9:49h AM Disponvel em: http://www.administradores.com.br Acesso em 10/10/2013 s 10:50h AM Livro: Dornelas, Jos Carlos. PLT 137 Empreendedorismo , editora: Elsevier e campus, So Paulo, 2012.

13

Das könnte Ihnen auch gefallen