Sie sind auf Seite 1von 5

BRANDO, S. A geografia lingustica no Brasil. So Paulo: tica, 1991.

I
Silvia Brando busca em seu texto explicitar a relao entre lngua e identidade, demonstrando o carter mutacional que aquela traz consigo. No primeiro momento, apossando-se das palavras de Mattoso Cmara Jr. e de Aurlio Buarque de Holanda, a autora observa que uma lngua destaca-se do todo cultura a que esta inserida e se torna um instrumento para esta operar, a cultura de um povo projeta-se na lngua. Com base no pressuposto de que a ltima engloba a primeira, possvel inferir que para um conhecimento de fato acerca de uma dada comunidade faz-se necessrio observar a maneira singular de sua representao (lngua) da realidade que a envolve (cultura). na fala que o indivduo transmite uma srie de caracteres como entonao, pronncia, escolha de palavras, assim o interlocutor capaz de depreender seu idioleto, alm de encaixar esse emissor em determinados grupos sociais. No texto, destacam-se itens que so identificados a partir de determinado comportamento lingustico: o pas ou a regio de que se origina; o grupo social de que faz parte; a situao (formal ou informal) em que se encontra. A autora observa que a variao lingustica no recente, demonstra que a noo de dialeto provm do povo grego e tambm existia entre os romanos, cuja variabilidade de natureza social, a linguagem corrente desse povo recebia denominaes conforme o estrato social a qual estava submetida. No sculo XIX, formaliza-se o estudo das variaes, surgiu o interesse pelos dialetos que eram tidos como fontes de conhecimento do modo como se teriam operado as transformaes em fases anteriores das lnguas. A priori, os neogramticos surgiram com a ideia de que as alteraes fonticas obedeciam a leis rgidas. A propagao dessa teoria em pases como Alemanha, Itlia e Frana gerou polmicas motivando pesquisas dialetais que foram de encontro a tais pressupostos. Na Frana, a dialectologia ganhou fora impulsionada pela valorizao das manifestaes populares e o interesse pela evoluo histrica das formas da lngua. Os nomes de Gaston Paris e Jules Gilliron esto diretamente relacionados ao desenvolvimento de estudos dialectolgicos. O primeiro salientava que as descries dialetais- quer por meio de monografias, quer por meio de atlas- deveriam ser

realizadas com o rigor exigido pelas cincias naturais. Gilliron, considerado o fundador da geografia lingustica como mtodo de investigao cientfica, iniciou a elaborao do ALF (Atlas Lingustico da Frana). Marco do estudo dialectolgico, a construo do atlas teve ajuda de Edmond Edmont, escolhido pelo terico principalmente por no ser um especialista no assunto, uma vez que o desejo de Gilliron era recolha de materiais registrados por um homem que no fosse um fillogo, nem linguista, e cuja orelha nos desse todas as garantias desejveis. Os cadernos com os dados coletados eram enviados a Gilliron que imediatamente fazia as anlises, dessa forma, em 1902 publicou os trs primeiros fascculos do ALF. Refutando os pressupostos dos neogramticos, os ensaios e artigos escritos pelo terico ressaltaram a importncia do estudo lingustico considerando sua distribuio espacial. O atlas mostrando-se como uma obra revolucionria proporciona uma viso dinmica sobre cada fato descrito, por meio da comparao simultnea com outros nele expostos. O terico no deixou de ressaltar o princpio da unidade na variedade, observando que o segredo da lngua est no falar. Como ressaltado no texto, o interesse cientfico pela questo da lngua como conjunto de variedades s tendeu a crescer a partir do momento em que Gilliron lanou as bases da geografia lingustica. Silvia Brando destaca a importncia de mencionar os conceitos de lngua, dialeto e falar ao discorrer sobre geografia lingustica. Embasando-se em Manuel Alvar, conceitua lngua como um sistema lingustico de que se utiliza uma comunidade falante e que se caracteriza por ser grandemente diferenciado, por possuir alto grau de nivelao, por ser veculo de importante tradio literria e, s vezes, por ter-se imposto a sistemas lingusticos de sua prpria origem; dialeto pressupe um sistema divergente de uma lngua comum, viva ou desaparecida, normalmente com uma concreta limitao geogrfica, mas sem forte diferenciao frente a outras de origem comum. O falar carece de uma diferenciao, assim, h falares regionais e falares locais. Os primeiros so peculiaridades regionais da lngua comum. Os segundos so estruturas de traos pouco diferenciados, mas com matizes caractersticos dentro da estrutura regional a que pertencem e cujos usos esto limitados a pequenas circunscries geogrficas, normalmente de carter administrativo. A diferena entre dialeto e falar, apesar de ser colocada precisamente por Alvar, difcil de ser estabelecida. H uma tendncia em empregar o termo dialeto quando o sentido mais amplo, considerando qualquer variedade lingustica. Assim, com sugere

Silvia, dialeto pode ser tanto a variedade falada numa regio do pas quanto as usadas por cada um dos segmentos que constituem a populao que ali vive, delimitando as normas que as caracterizam.

II
Demonstrando o carter emblemtico da fala, o texto ressalta que esta pode ser utilizada para classificar os falantes conforme sua nacionalidade, condio socioeconmica, grau de instruo. Tal caracterstica pode tambm ser utilizada de maneira negativa estigmatizando e discriminando o falante. A variabilidade na produo , na maioria das vezes, determinada por fatores sociais, assim marcada por preconceitos. De fato, no existe variante melhor ou pior, o que existe so variantes, para o linguista todos os indivduos so iguais perante sua capacidade lingustica. A homogeneidade da lngua um mito, se tomarmos como exemplo o Brasil, notar-se- o grande nmero de variantes que convivem entre si. Num pas de dimenses continentais, a mxima unidade na diversidade traduz muito bem nossa questo lingustica. A unidade garantida pelo sistema e pela cultura, pois enquanto dois grupos se sentirem falantes de uma lngua, ela ser mantida. Precisamos ter em mente que o fenmeno da variabilidade saudvel e inerente a esta e que no s a formalidade que nos leva ao seu domnio, como podemos verificar nas variaes diafsicas, cujo indivduo tem seu domnio lingustico justificado pelo grau de riqueza cultural e lingustica. A variao tambm uma forma de marcar identidade. De maneira excepcional, Brando retrata a importncia do mtodo da geografia lingustica para o estudo das variaes. Hoje, graas aos mtodos de sculos anteriores, possvel notar a visibilidade dada ao estudo de variaes, a possibilidade da elaborao de gramticas polidialetais confirma a crescente preocupao em explicar as diferenas entre as variedades regionais, sociais e individuais. No entanto, no como mencionado pela autora, mesmo a geografia lingustica sendo eficaz para a formao do ALF, nenhum mtodo consegue abarcar a variabilidade de uma lngua, pois a realidade da mesma varia de acordo com o grupo e indivduo. Assim, os mtodos precisam ser estudados conjuntamente, pois isoladamente se mostram falhos.

A autora cumpre de forma clara e explicativa a proposta de apresentar o carter variacional da lngua, ressaltando os tericos e mtodos que deram a dialectologia uma importncia cientfica. Quando falamos de variao, nota-se que um assunto pouco explorado entre os falantes, o preconceito lingustico ainda vigora, equipara-se a outros como sociais, econmicos, religioso, racial uma vez que o uso de uma lngua sempre envolve aspectos ideolgicos. Acredito que caberia a uma educao realmente democrtica reconhecer essa diversidade, possibilitando a todos os falantes conhecer as normas de prestgio e ter as mesmas oportunidades sociais.

Caroline Martins da Silva

Rio de Janeiro 2014

Das könnte Ihnen auch gefallen