Sie sind auf Seite 1von 16

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CINCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADMICA DE ENGENHARIA QUMICA

PROFESSOR: ANTNIO CARLOS BRANDO DE ARAJO COMPONENTE CURRICULAR: DINMICA DE PROCESSOS

SIMULAO DE UMA COLUNA DE DESTILAO COM DUAS ALIMENTAES

ALUNOS: FBIO GEORGE NOGUEIRA CRUZ MURILO P. P. R. VASCONCELOS THALITA C. R. L. FERNANDES

CAMPINA GRANDE, PB DEZEMBRO DE 2014

Simulao de uma coluna de destilao com duas alimentaes

O esquema da coluna de destilao com duas alimentaes segue abaixo. Neste esquema j esto presentes todos os controladores que sero utilizados. Primeiramente utilizouse o controlador de presso com a varivel manipulada sendo a vazo de retirada de vapor do vaso de refluxo.

1) Distrbio na vazo de alimentao F1: A simulao iniciou-se com uma porcentagem de 30% na abertura da vlvula. A cada duas horas e meia, distrbios de (+10%) foram provocados na abertura da mesma, at que a vlvula tivesse uma abertura de 70%. O grfico resultante segue abaixo.

2) Distrbio na vazo de alimentao F2: A simulao iniciou-se com uma porcentagem de 30% na abertura da vlvula. A cada duas horas e meia, distrbios de (+10%) foram provocados na abertura da mesma, at que a vlvula tivesse uma abertura de 70%. O grfico resultante segue abaixo.

3) Distrbio nas vazes de alimentao F1 e F2 simultaneamente: A simulao iniciou-se com uma porcentagem de 30% na abertura da vlvula. A cada duas horas e meia, distrbios de (+10%) foram provocados na abertura da mesma, at que a vlvula tivesse uma abertura de 70%. O grfico resultante segue abaixo.

4) Realizou-se os mesmos distrbios, na mesma sequncia dos itens 1,2 e 3. Desta vez ser analisado a frao molar na corrente lquida de destilado. Os grficos seguem abaixo. Distrbio na F1:

Distrbio na F2:

Distrbio simultneo na F1 e na F2:

5) Realizou-se os mesmos distrbios, na mesma sequncia dos itens 1,2 e 3. Desta vez ser analisada a frao molar na corrente de fundo da coluna. Os grficos seguem abaixo. Distrbio na F1:

Distrbio na F2:

Distrbio simultneo na F1 e na F2:

6) Variao da composio de entrada da alimentao F1: Para variar a composio de entrada, redistribumos os valores das vazes, mantendo a mesma vazo total. Os valores iniciais e os valores modificados encontram-se na tabela 1:

Tabela 1: Valores de vazes e iniciais e modificados


Inicial Modificao I Vazo (Lbmol/hr) Modificao II Vazo (Lbmol/hr)

Componente Ethane Butane n-hexane n-pentane Propane Total

Vazo (Lbmol/hr)

2,5 19,0 0,5 5,0 14,0 41

6,5 17,0 0,5 5,0 12,0 41

2,5 17,0 2,5 7,0 12,0 41

Grficos para os valores iniciais: Corrente vapor destilado:

Corrente lquido destilado:

Corrente de fundo:

Grficos para os valores de vazes (Modificao I): Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

Grficos para os valores de vazes (Modificao II): Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

7) Variao da composio de entrada da alimentao F2: Os valores iniciais e os valores modificados encontram-se na tabela 1: Tabela 1: Valores de vazes e iniciais e modificados
Inicial Modificao III Vazo (Lbmol/hr) Modificao IV Vazo (Lbmol/hr)

Componente Ethane Butane n-hexane n-pentane Propane Total

Vazo (Lbmol/hr)

0,5 18,0 4,5 30,0 6,0 59

4,5 16,0 4,5 30,0 4,0 59

0,5 16,0 6,5 32,0 4,0 59

Grficos para os valores de vazes iniciais: Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

Grficos para os valores de vazes (Modificao III): Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

Grficos para os valores de vazes (Modificao IV): Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

8) Variao dos valores das retiradas laterais Variao na corrente lquida lateral. Vlvula V5. Iniciou-se com a vlvula aberta em 30%, provocou-se o primeiro distrbio aps 2,5h para 50% de abertura da vlvula, e com mais 2,5h modificou a abertura da mesma para 70%. Os grficos das composies de sada seguem abaixo. Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

Variao na corrente lquida lateral. Vlvula V6. Iniciou-se com a vlvula aberta em 30%, provocou-se o primeiro distrbio aps 2,5h para 50% de abertura da vlvula, e com mais 2,5h modificou a abertura da mesma para 70%. Os grficos de composies de sada seguem abaixo. Corrente de vapor destilado:

Corrente de lquido destilado:

Corrente de fundo:

9) Avaliao da melhor MV para o controlador de presso. Grfico do controlador de presso para a MV sendo a vazo de retirada do vapor do vaso de refluxo.

Gfico at o tempo 70,0 Horas

Grfico at o tempo 91,0 horas

Grfico do controlador de presso para a MV sendo a carga trmica do condensador.

Concluses

Avaliao do controlador de presso: Os dois tipos de controladores foram implementados em arquivos diferentes. No primeiro caso, com a MV sendo a vazo de retirada de vapor destilado, observamos no tempo de 70,0 horas, a PV = 243,1823 e a SP = 243,1704 o que j bem proximo. No grfico de 91 horas, observamos valores de PV e SP iguais a 243,1786 e 243.1704

respectivamente o que mais prximo do que os valores no tempo de 70,0 horas. Essa anlise de tempo mostra uma tendncias de maior aproximao entre a PV e o SP.

Para a MV sendo a carga trmica do condensador, observamos no grfico que no tempo prximo de 13 horas o valor da PV foi de 259,97 e o valor do SP = 238,0 e que a parti desse tempo os valores permaneceram constantes. Feito a analise dos dois tipos de controle propostos no trabalho. Podemos dizer que o primeiro tipo de controle(com a MV sendo a vazo de retirada de vapor destilado) foi mais efetivo, em comparao com o segundo tipo de controle(com a MV sendo a carga trmica do condensador), pois a diferena entre os valores de PV e SP foi menor para o primeiro tipo de controle.

Das könnte Ihnen auch gefallen