Sie sind auf Seite 1von 27

O ENSINO SOBRE A

GRAA SALVADORA NA HISTRIA DA IGREJA


Franklin Ferreira

O pecado e a graa no ensino cristo primitivo


PAIS GREGOS
!!

PAIS LATINOS
!!

!!

Partem do intelecto, ao qual a vontade est subordinada, e por meio da qual opera: o que o homem pensa, poder fazer. O homem opera o comeo de sua salvao, onde, depois, Deus coopera com a graa.

!!

Concedem liberdade vontade. Deus comea a obra e, depois, o homem coopera com sua vontade, enfatizando fortemente a obra da graa, ainda que no exclusiva.

O ensino de Pelgio no sculo IV


!!

!!

!!

!!

A vida crist consiste de um esforo constante, atravs do qual a pessoa vence seus pecados e obtm a salvao. Deus fez os seres humanos livres e o mal teria sua origem na vontade, tanto na do diabo como na de seres humanos. O ser humano sempre tem poder de se sobrepor ao pecado, atravs da escolha do bem e do mal, podendo cumprir perfeitamente os mandamentos de Deus, sem pecar. No h necessidade de alguma graa especial de Deus, pois esta algo que est presente em todos os lugares, em todo momento.

A converso de Agostinho
E tu, Senhor, at quando? At quando continuars irritado? No te lembres de nossas culpas passadas! Sentia-me ainda preso ao passado, e por isso gritava desesperadamente: Por quanto tempo, por quanto tempo direi ainda: amanh, amanh? Por que no agora? Por que no pr fim agora minha indignidade?

O triunfo da graa em Agostinho


!!

!!

!!

!!

Total depravao humana e a consequente incapacidade para salvao; Somos salvos pela eleio incondicional de Deus, enfatizando a prioridade da graa livre e soberana de Deus; Esta graa irresistvel nos eleitos, pois o Esprito Santo convence eficazmente o pecador; Os santos perseveram na f, pois aqueles que de antemo foram eleitos sero preservados da queda final.

Interesse pastoral e devocional


!!

No fim, a base da diferena entre Pelgio e Agostinho foram seus pontos de vista sobre a natureza humana e a graa de Deus. Mas a luta de Agostinho em prol da graa de Deus no era motivada apenas pela defesa de uma das doutrinas centrais da f crist. A nfase de Agostinho sobre a primazia da soberana graa de Deus foi intensamente existencial e pastoral.

!!

!!

[Na doutrina da graa] Agostinho encontrou o antdoto contra o elitismo cristo. (...) Nenhum grupo deixava de ser tocado pela graa divina. Pois no havia esforo, por mais humilde que fosse, que no dependesse to rigorosamente da ddiva da graa divina quanto a mais espetacular manifestao de carisma [como no martrio e no celibato]. Todos os fiis eram iguais, pois todos eram igualmente pobres. Todos eram tambm iguais porque, para seu sustento, eram inteiramente dependentes do abundante banquete de Deus. (...) Agostinho ps-se a trabalhar para eliminar a distncia entre a vitria da graa divina nos mrtires cujo comportamento parecia inimitvel e muito extramundano para a maioria dos seus ouvintes e a operao menos dramtica, porm igualmente decisiva, dessa mesma graa na mdia dos cristos, quando eles enfrentavam a dor e a tentao em sua vida.

(...) A graa divina seguiria o cristo em todas as idades, protegendo o fiel batizado at nos perodos mais vulnerveis de sua vida. (...) E, mais importante que tudo, Agostinho apreendeu com clareza, em sua doutrina da graa, as consequncias do intenso sentimento da ao validada por uma inspirao sobrenatural, que perpassava toda a cultura religiosa de sua poca. Ele domesticou essa ideia de ao ao colocar a glria da graa divina disposio de todos. Num mundo em que ningum podia gloriar-se em si mesmo, Agostinho deixou aberto o caminho para que todos, dentro da Igreja (...), se gloriassem na ideia da ao baseada em Deus, pois insistiu em que Deus era capaz de colocar um peso de glria (2Co 4.17) em cada corao. Peter Brown

As decises conciliares
!!

A igreja antiga concordou com Agostinho, condenando o pelagianismo como hertico em trs conclios:
o! Cartago

(418), no norte da frica o! feso (431), na sia Menor o! Orange (529), na Frana
!!

Mas ao final desse perodo j haviam duas novas interpretaes sobre a salvao, conhecidas como semipelagiana e semi-agostiniana.

A graa na Igreja Ocidental


POSIO! PELAGIANISMO! PRINCIPAIS DEFENSORES! Pelgio! Juliano de Eclano! Celstio! Agostinho de Hipona! - Joo Cassiano! RESUMO! O homem nasce essencialmente bom e capaz de fazer o necessrio para a salvao.! O homem est morto no pecado; a salvao totalmente pela graa de Deus, a qual dada apenas aos eleitos.! A graa de Deus e a vontade do homem trabalham juntas na salvao, na qual o homem deve tomar a iniciativa.! A graa de Deus estende-se a todos, capacitando uma pessoa a escolher e a fazer o necessrio para a salvao.!

AGOSTINIANISMO!

S E M I PELAGIANISMO!

S E M I - Cesrio de Arles! AGOSTINIANISMO!

Uma influncia duradoura


Seguidores da interpretao agostiniana sobre as doutrinas da graa:
!!

!!

!! !!

No cristianismo medieval: Anselmo de Canturia, Bernardo de Claraval, Toms de Aquino e Toms de Kmpis, alm de Jan Hus e John Wycliffe. As reformas eclesisticas do sculo XVI, especialmente nas tradies luterana e reformada. A reforma puritana na Inglaterra, nos sculos XVI e XVII. O Grande Avivamento, ocorrido na Inglaterra e nos Estados Unidos no sculo XVIII.

Os puritanos e a graa de Deus


A partir do sculo XVII, por causa da influncia dos escritos de William Perkins, passou-se a enfatizar entre os agostinianos uma seqncia ou ordem da aplicao da salvao (cf. Rm 8.29-30).

Uma cadeia que no se rompe


1.!

2.! 3.!

4.! 5.! 6.! 7.!

Antes do tempo Deus predestinou e elegeu os piores pecadores para a salvao; no tempo, estes foram chamados e regenerados, o que leva os eleitos a responderem ao chamado do evangelho com f e arrependimento; isto implica a justificao e a adoo, assim como a santificao, a perseverana e, ao fim do tempo, a ressurreio e a glorificao, tendo como alvo a unio mstica do fiel com Cristo.

Uma importante distino


GRAA COMUM (amor benevolente)
!!

GRAA SALVADORA (amor complacente)


!!

!!

Deus o criador concede ddivas a justos e a injustos. O amor benevolente de Deus universal, se estendendo a todas as pessoas, sem distino.!

!!

Bno especial que Deus, o redentor, concede ao seu povo por meio da f em Cristo. O amor complacente de Deus o deleite e o prazer especiais que Deus tem em seu Filho unignito e, por meio da adoo, por cada crente.

A controvrsia hipercalvinista
Uma distoro surgida no sculo XVIII entre os batistas ingleses, que mina a evangelizao ou distorce a mensagem evanglica:
1.!

2.! 3.!

4.! 5.!

Nega que o chamado do evangelho se aplica a todos os ouvintes; ou Nega que a f dever de todo pecador; ou Nega que o evangelho faa qualquer oferta de Cristo, de salvao ou de misericrdia aos no-eleitos (ou nega que o oferecimento da misericrdia divina gratuita e universal); ou Nega a existncia da chamada graa comum; ou Nega que Deus tenha qualquer tipo de amor pelos no-eleitos.

Outros caminhos aps a Reforma


Com algumas modificaes, a posio semi-agostiniana foi assumida pelos arminianos no sculo XVII, por John Wesley e a tradio metodista no sculo XVIII, assim como por grande parte da tradio de santidade e pentecostal do sculo XIX e XX.

O triunfo da graa em Karl Barth


!!

!!

!!

O destino sofrido por Jesus Cristo reflete um processo intratrinitrio, no qual Deus escolhe o Filho e nele, a raa humana, e que ele rejeita o Filho e permite que Cristo se submeta morte a fim de que pudesse ser ressuscitado para a glria eterna. A predestinao , pois, uma deciso eterna feita por Deus, significando que os homens todos os homens so graciosa e soberanamente eleitos, enquanto que o prprio Deus, na forma do Filho, toma sobre si mesmo a condenao. Esta posio conduz ao universalismo, porque a nica diferena entre aqueles que esto na igreja e aqueles que esto fora que a igreja sabe da sua eleio e o mundo no.

O ensino da graa na atualidade


!!

O ressurgimento das mesmas nfases agostinianas na atualidade no uma novidade, antes, o retorno a uma das doutrinas fundamentais da teologia crist, e a nfase na liberdade e soberania da graa de Deus e radicalidade do pecado. Principais autores: D. M. Lloyd-Jones, J. I. Packer, R. C. Sproul, John MacArthur, Michael Horton, John Piper, D. A. Carson, Tim Keller, Albert Mohler e Wayne Grudem.

!!

Concluso: Somente a Escritura


1. As diversas posies histricas devem ser julgadas pelas Escrituras: O Juiz Supremo, pelo qual todas as controvrsias religiosas tm de ser determinadas e por quem sero examinados todos os decretos de conclios, todas as opinies dos antigos escritores, todas as doutrinas de homens e opinies particulares, o Juiz Supremo em cuja sentena nos devemos firmar no pode ser outro seno o Esprito Santo falando na Escritura. (Confisso de F de Westminster I.10)

Lutherbibel, 1534

Concluso: Somente a graa


2. Diante das diversas opes histricas, a posio bblica aquela que afirma a gratuidade da graa (cf. Rm 3.24). A salvao a obra completa de Deus em favor dos pecadores, regenerando-os, justificando-os, libertando-os de sua escravido ao pecado, santificando-os, sustentando-os e conduzindo-os glria. E esta recebida pela f somente, mas esta a no a causa pela qual Deus salva pecadores. Pois, de acordo com as Escrituras, a origem da salvao se encontra somente em Deus, para sua glria.

Ao contemplar a rude cruz (Isaac Watts) 1. Ao contemplar a rude cruz em que por mim morreu Jesus, minha vaidade e presuno eu abandono em contrio. 2. Em nada quero me gloriar salvo na cruz de dor sem par, humilde sacrificarei tudo que desagrada ao Rei. 3. Se eu fosse o mundo lhe ofertar ele o iria desprezar. Seu grande amor vem requerer minha entrega, todo o meu ser.

A Escritura Sagrada, (...) o nico testemunho de revelao real e competente de Deus, (...) diz que, tendo-nos Deus procurado no milagre de sua condescendncia em Jesus Cristo, cujos testemunhas so os profetas e os apstolos, todos os nossos esforos por encontr-lo por nossa iniciativa no s perderam seu sentido, mas se provaram impossveis. Karl Barth, Reforma deciso, p. 172-173.

Concluso: Devida humildade


3. A posio assumida sobre o que a Escritura ensina sobre a graa deve excluir o orgulho e arrogncia (cf. Rm 3.27; 1Co 1.26-29). De forma maravilhosa, a graa alcana os piores pecadores. So estes que so o alvo da triunfante graa de Deus. Aqueles que recebem a salvao em Cristo, a recebem somente pela graa, do comeo ao fim e dessa forma Deus recebe toda glria.

Um monge perguntou certa vez a Francisco de Assis qual foi a razo de Deus t-lo escolhido. Ele no tinha resposta. Mas o curioso monge insistiu; deveria haver alguma razo para Deus t-lo escolhido. Depois de um tempo pensando, Francisco de Assis sugeriu que Deus o escolheu por no haver pecador pior. Por isto, toda soberba excluda, para que, no fim, aqueles que constituem o novo povo de Deus gloriem-se somente no Senhor (1Co 1.31).

Parte superior do mais antigo retrato de Francisco de Assis, um mural no mosteiro beneditino de Sacro Speco em Subiaco, Itlia.

Concluso: Seja antema


4. A posio das Escrituras clara: a tentativa de ajudar a salvao com nossas obras torna nula a obra de Jesus. Por isso o apstolo Paulo ameaa com maldio a todos os que pervertem o seu evangelho, entregando-os ira do juzo de Deus (cf. Gl 1.6-9). O sentido de toda a Escritura claro: Jesus Cristo, e somente ele, salva, gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno, a quem Deus props, no seu sangue, como propiciao (Rm 3.24-25).

O guarda de um bordel pblico menos pecador que o pregador que no entrega o verdadeiro Evangelho, e o bordel no to ruim assim como a igreja do falso pregador. (...) Isto os surpreende? Lembrem-se de que a doutrina do falso pregador no causa nada mais que dia-a-dia desviar e violar almas recm-nascidas no batismo cristos jovens, almas tenras, noivas virgens, puras e consagradas a Cristo. Considerando que o mal feito espiritualmente e no fisicamente como num bordel, ningum o observa: mas Deus est incomensuravelmente descontente.
Martinho Lutero

Sermon on the St. Stephens Day, em: Erl. Ed. 10, 228; W. 11, 280; St. L. 11, 204.

Das könnte Ihnen auch gefallen