Sie sind auf Seite 1von 39

Aula 00

Curso: Noes de Informtica p/ TJ-CE - Todos os Cargos Computao) (Exceto Cincias da

Professores: Alexandre Lnin, Junior Martins

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

AULA 0: Microsoft Office PowerPoint 2010.

SUMRIO 1. Apresentao inicial e Cronograma 2. PowerPoint 2010 3. Questes comentadas 4. Lista das questes comentadas na aula 5. Gabaritos

PGINA 1 6 21 33 38

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada!

Para mim um enorme orgulho poder escrever aqui no Estratgia. Estou muito feliz em fazer parte deste time de vencedores! E mais, com grande alegria que posso apresentar a vocs a professor Jnior Martins, nosso mais novo professor da rea de Informtica. Ns escreveremos este curso a quatro mos, dividindo todas as aulas, escrevendo contedo e revisando em conjunto. Seja muito bem-vindo, mestre, desejo muito sucesso aqui no Estratgia, assim como teve em vrias outras empreitadas. E voc, nosso parceiro neste estudo, escolheu esta casa por confiar na qualidade dos nossos cursos. E pode contar com nosso compromisso de trabalhar com seriedade e dedicao. Mas, antes de conversarmos sobre como ser este curso, vale uma breve apresentao da dupla.
56464799320

Meu nome Alexandre Lnin Carneiro, Analista de Planejamento e Oramento do Ministrio do Planejamento, da rea de Tecnologia da Informao. Trabalho regional Gois da Secretaria de Patrimnio da Unio, onde estou Chefe-Substituto da Coordenao de Gesto Estratgica. Como APO, estive lotado na Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratgicos em Braslia/DF -, onde pude acompanhar o desenvolvimento e manuteno dos principais sistemas de planejamento do governo, incluindo o sistema do PAC, participar de diversos grupos de trabalho da rea de Tecnologia da Informao e dos processos de contratao de servios de Tecnologia da Informao para o Ministrio, alm de participar da gesto tcnica do Portal do Planejamento.
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 1/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Trabalho na rea de TI desde o sculo passado! Trabalhei como analista de sistemas por algum tempo, mas descobri minha vocao para lecionar muito cedo (desde 1989 leciono em cursos tcnicos de informtica). Em 1997, mudeime para Braslia em busca do mestrado e desde ento leciono em cursos de graduao e ps-graduao. Decidi ingressar no servio pblico em 2004. Depois de alguns quases naquele ano, resolvi dedicar-me arte de estudar para concursos. No incio acreditava que o meu conhecimento e experincia eram suficientes para ser aprovado em um bom cargo pblico. Especialmente porque fui aprovado logo no primeiro concurso que fiz (STJ). Mas ser aprovado no tudo, preciso ficar dentro das vagas! Assim, depois de quase no STJ, obtive outro quase na Polcia Federal. Neste fiquei na redao, por 0,04 ponto. Ficou evidente a necessidade de ajuda e fiz cursos para aperfeioar meus conhecimentos e, em especial, para aprender como se deve fazer uma prova de concurso. Percebi que to importante quanto saber o contedo aprender a fazer a prova! Os resultados comearam a aparecer um ano depois. Fui aprovado para alguns bons cargos, tendo tomado posse nos seguintes: Serpro, Analista Ambiental e Analista-Tributrio da Receita Federal do Brasil. Continuei estudando agora com mais dificuldade por conta do pouco tempo para chegar ao meu objetivo: ciclo de gesto. Precisei adaptar-me aos novos desafios de trabalhar durante o dia na Receita, lecionar noite e estudar nas horas vagas e finais de semana. Aprendi muito sobre como estudar com pouco tempo, como selecionar material e como fazer isto usando o computador. Em 2008 fui aprovado para o cargo de Analista de Planejamento e Oramento, meu atual emprego e onde pretendo permanecer. com voc agora, Jnior. Deixe o pessoal conhec-lo um pouco mais.

Ol, pessoal, tudo bem com vocs?


56464799320

Primeiramente, quero agradecer a oportunidade e confiana que depositaram em mim. Tanto ao pessoal do Estratgia, quanto ao professor Lnin, pela recepo calorosa. E quero enviar um grande abrao a todos os companheiros de jornada, concurseiros de planto, no mesmo? Afinal, eu j estive na luta e retorno agora depois de um bom tempo fora, desenvolvendo meus projetos em busca do meu lugar na administrao pblica. Mais uma vez, professores, agradeo o convite e renovo meu compromisso em corresponder altura do nome conquistado por vocs. ColocoProf. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 2/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 me disposio de vocs e dos nossos alunos para que possamos, juntos, construir um curso que faa a diferena na aprovao. Afinal, este nosso objetivo principal, no mesmo? Agora, caros alunos, apresento-me a vocs. Sou o professor Jnior Martins (Ataides Martins Leite Jnior), 38 anos, empresrio da rea de Informtica e professor. Minha histria com a Tecnologia de Informao bem antiga, pois j aos 12 anos de idade, conheci este mundo apaixonante e que faz parte do meu cotidiano desde ento. Comecei na rea estudando linguagem de programao Basic e usando um equipamento chamado CP-300, hoje s encontrado em museus. Est achando graa? Pois , na informtica 30 anos mais do que uma vida! Entre um curso e outro, pensei em me formar em eletrnica, mas decidi cursar Processamento de Dados. Estudei nas Faculdades Objetivo, na poca s existiam duas faculdades de informtica aqui em Goinia, e foi uma das melhores decises da minha vida. Durante o curso fui escolhido para ser monitor algumas disciplinas. E foi trabalhando no laboratrio descobri minha paixo pelo ensino. A oportunidade gratificante. Descobri que o que gosto mesmo ensinar. experimentar, aprender e resolver os problemas. de laboratrio e de de informtica que de ser monitor foi Mostrar os caminhos,

Trabalhar as dvidas de colegas e de outros estudantes, mesmo aqueles que estavam ainda iniciando, levou-me a adotar a postura de multiplicador de conhecimento na rea de informtica, tarefa que levo muito a srio e intercalo com projetos que desenvolvo na rea de desenvolvimento de aplicativos para desktop e web. Estive frente de departamentos de TI de grandes empresas como usina de lcool, grandes colgios da capital Goinia, inclusive internacionais, possibilitando-me trocar experincias sobre diversas situaes em vrios ambientes tecnolgicos. Gerenciei algumas empresas, inclusive uma escola de informtica quando fui scio do professor Lnin aqui na capital goiana onde lecionvamos por meio de um mtodo de ensino desenvolvido pela escola, com grandes resultados prticos.
56464799320

Trabalhei na rea pblica, especialmente na Caixa Econmica Federal, e hoje sou empresrio. Agora, com quase 40 anos, talvez seja a hora de repensar minha estratgia e buscar um emprego pblico novamente. Quem sabe no nos encontramos em algum certame por a?

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

3/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Contem comigo, com minha experincia em vrias reas da Tecnologia da Informao e com minha disposio em ensinar e compartilhar conhecimento. Estou pronto para colaborar!

Sobre o curso Este curso direcionado ao certame do Tribunal de Justia do Cear (TJ/CE). um curso de Noes de Informtica (em Teoria e Exerccios Comentados com videoaulas complementares) que contempla todos os itens presentes no edital para os cargos que exigem esta disciplina. O edital j est publicado e no podemos perder mais tempo. preciso comear HOJE. Afinal, trata-se de um cargo de primeira linha, com um ambiente de trabalho excelente e tima remunerao. Neste curso, vou abordar o que importante para a realizao das provas, apresentando o contedo com ESTRATGIA e em uma linguagem de fcil assimilao. Para o roteiro das aulas adotamos o contedo presente no edital do certame, a saber: NOES DE INFORMTICA: 1 Noes de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edio de textos, planilhas e apresentaes (ambientes Microsoft Office e BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos bsicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegao (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox e Google Chrome). 3.3 Programas de correio eletrnico (Microsoft Outlook e Outlook Web Access). 3.4 Stios de busca e pesquisa na Internet.3.5 Grupos de discusso. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computao na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organizao e de gerenciamento de informaes, arquivos, pastas e programas. 5 Segurana da informao. 5.1 Procedimentos de segurana. 5.2 Noes de vrus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurana (antivrus, firewall, anti-spyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 6 Certificado digital.
56464799320

Todos os itens acima sero abordados neste curso. Alguns tpicos sero tratados com maior profundidade do que outros devido importncia e frequncia em provas. Outros podero ser destacados em questes comentadas. Veja a distribuio dos contedos no quadro a seguir. As aulas podero sofrer alterao na ordem programada, mas todos os temas descritos sero abordados.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

4/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 VDEOS ASSOCIADOS 3.3 3.1 3.2 6.1 -

AULA Aula 0 Aula 1 Aula 2 Aula 3 Aula 4 Aula 5 Aula 6 Aula 7 Aula 8 Aula 9

CONTEDO PowerPoint 2010 (item 2) Microsoft Word 2010 (item 2) Microsoft Excel 2010 (item 2) Microsoft Windows 7 (item 1 e item 4) Redes e Internet (3 e 5.5) Navegadores (item 3.2) e Correio Eletrnico (item 3.3) BrOffice Writer (item 2) BrOffice Calc e Impress (item 2) Linux (item 1) Segurana da Informao (itens 5 e 6)

DATA 18/02 25/02 04/03 11/03 18/03 25/03 01/04 08/04 15/04 22/04

Alm das aulas em PDF, voc contar com aulas em VDEO (marcadas acima na coluna vdeos associados) e um frum de discusso da disciplina, onde poder enviar suas dvidas, sugestes e reclamaes e, claro, os elogios. Disponibilizo, ainda, o meu e-mail no estratgia: alexandrelenin@estrategiaconcursos.com.br. E ento, vamos iniciar nossa jornada? Nesta aula demonstrativa, quero que voc tenha contato com a proposta deste curso e possa avaliar, com calma, minha forma de trabalho.
56464799320

Aproveite para iniciar, agora, os estudos que iro promover sua aprovao no concurso. Acredite, possvel conseguir a aprovao sem estudar, mas as chances so quase imperceptveis. A melhor forma , certamente, estudar bastante. Um bom material, muita dedicao e fora de vontade so os principais companheiros daqueles que alcanam a vitria!

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

5/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 AULA 0: Microsoft PowerPoint 2010.

O PowerPoint o software menos cobrado de todos. Talvez s o Impress seja menos cobrado do que ele! Desta forma, esta aula concentrou-se nos pontos mais relevantes e, na falta de questes CESPE sobre o tema, trouxe tambm questes de outras bancas. De qualquer forma, a aula ser proveitosa e voc poder verificar meu estilo de trabalho. 1. Microsoft PowerPoint 2010 O PowerPoint um aplicativo desenvolvido para a criao de apresentaes em slides, possibilitando ao usurio uma grande facilidade e recursos na criao da sua apresentao. Nada melhor do que objetividade e visual atraente para apresentar suas ideias. Em diferentes reas, como negcios ou assuntos com contedo didtico, a apresentao por meio de slides torna-se uma soluo eficiente. Alm de permitir a incluso de textos, grficos, figuras, fotos, filmes, sons, efeitos e animaes, possvel acess-la de diversas formas: no computador, com um projetor de transparncias ou at mesmo na Internet. Para inici-lo basta clicar no boto Iniciar da barra de tarefas do Windows, apontar para Todos os Programas, selecionar Microsoft Office e clicar em Microsoft PowerPoint 2010. Criar uma apresentao no Microsoft PowerPoint 2010 engloba: iniciar com um design bsico; adicionar novos slides e contedo; escolher layouts; modificar o design do slide, se desejar, alterando o esquema de cores ou aplicando diferentes modelos de estrutura e criar efeitos, como transies de slides animados. Criando apresentaes
56464799320

Para iniciar uma nova apresentao basta seguir os seguintes passos: Clicar na guia Arquivo, e em seguida clicar em Novo.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

6/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Escolher um modelo para a apresentao (Em Branco, Modelos recentes, Modelos de exemplo, Novo a partir de existente ou Modelos do Office Online). Depois de escolhido o modelo clicar em Criar.

56464799320

A Faixa de Opes composta de vrias guias. As principais so:

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

7/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Guia Arquivo Nova!! Ao clicar nessa guia so exibidos comandos bsicos, como: Salvar, Salvar Como, Abrir, Fechar, Informaes, Recente, Novo, Imprimir, Salvar e Enviar.

Fig. Guia Arquivo do Powerpoint 2010 Guia Pgina Permite criar novos slides, formatar os slides quanto fonte, Inicial alinhamento, entre outros.

Guia Inserir

Aqui esto todos os itens que voc queira colocar em um slide, como tabelas, imagens, clip-arts, instantneo (uma imagem de qualquer programa que no esteja minimizado na tela), lbum de fotografias, formas, elementos grficos smartArts, hiperlinks, grficos, caixas de texto, equaes, vdeos, udios, etc.

56464799320

Guia Design

Escolha um visual completo para os slides que inclui design de plano de fundo, fontes e esquema de cores. Em seguida, personalize esse

visual. Guia Transies Nova!! As transies de slide so efeitos de animao que ocorrem no modo de exibio Apresentao de Slides quando voc muda de um slide para o prximo. possvel controlar a velocidade, adicionar som e at mesmo personalizar as
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 8/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

propriedades de efeitos de transio por essa guia.

Guia Animaes

Todos os efeitos de animao esto aqui. Animaes bsicas para listas ou grficos so as mais fceis de adicionar.

Guia Grave a sua apresentao de slides, narrao, percorra a Apresentaapresentao e execute outras tarefas preparatrias. o de Slides

Guia Reviso

Nela est o verificador ortogrfico e o servio de pesquisa. Permite sua equipe usar anotaes para revisar a apresentao e, em seguida, revise os comentrios feitos.

Guia Exibio

Alterne rapidamente para o modo de exibio Anotaes, ative linhas de grade ou organize todas as apresentaes abertas na janela.

56464799320

Modos de exibio de apresentao no PowerPoint O menu das verses anteriores conhecido como Exibir do PowerPoint agora a guia Exibio no Microsoft PowerPoint 2010. Conforme visto na figura seguinte, o PowerPoint 2010 disponibiliza aos usurios os seguintes modos de exibio: Normal, Classificao de Slides, Anotaes,
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 9/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Modo de exibio de leitura, Slide Mestre, Folheto Mestre, Anotaes Mestras. Modo de exibio "Normal"

o principal modo de edio, em que voc escreve e projeta a sua apresentao. Esse modo de exibio possui quatro reas de trabalho:

1 Guia Slides: exibe os slides da sua apresentao na forma de imagens em miniatura, medida que voc realiza a edio, o que facilita a sua navegao pela apresentao e permite a observao dos efeitos de quaisquer alteraes no design. Aqui tambm possvel reorganizar, adicionar, ou excluir os slides com facilidade.
56464799320

2 Guia Tpicos: mostra o texto do seu slide na forma de estrutura de tpicos. 3 Painel de Slides: exibe uma imagem ampla do slide atual, o que nos permite adicionar texto e inserir imagens, tabelas, grficos, objetos desenhados, caixas de texto, filmes, sons, hiperlinks, e animaes. 4 Painel de Anotaes: localizado abaixo do painel de Slides, nesse local possvel digitar anotaes que se aplicam ao slide atual. Mais tarde, voc poder imprimir suas anotaes e consult-las ao fornecer a sua apresentao. Modo de exibio "Classificao de Slides" Exibe os seus slides na forma de miniaturas, conforme ilustrado a seguir.
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 10/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Modo de exibio "Anotaes" Permite-nos digitar anotaes no painel de Anotaes, que est localizado logo abaixo do painel de Slides, no modo de exibio Normal. Todavia, se voc quiser visualizar e trabalhar com as suas anotaes em formato de pgina inteira, na guia Exibio, no grupo Modos de Exibio de Apresentao, clique em Anotaes.

56464799320

Modo de Exibio de Leitura" Exibe a apresentao como uma apresentao de slides que cabe na janela.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

11/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Modo de exibio "Slide Mestre" Um slide mestre o slide principal em uma hierarquia de slides que armazena todas as informaes sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentao, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos de espaos reservados e o posicionamento.

56464799320

Cada apresentao contm pelo menos um slide mestre.Voc pode alterar slide mestres, e o principal benefcio de modific-los e us-los a sua capacidade de fazer alteraes de estilo universais em cada slide da sua apresentao, incluindo os adicionais posteriormente apresentao. Ao usar um slide mestre, voc economiza bastante tempo, j que no precisa digitar as mesmas informaes em mais de um slide. O slide mestre especialmente til quando voc possui apresentaes muito longas com vrios slides. Como os slides mestres afetam a aparncia da sua apresentao inteira, quando voc criar e editar um slide mestre ou um ou mais layouts correspondentes, o trabalho feito no modo de exibio de Slide Mestre.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

12/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

1 Um slide mestre no modo de exibio de Slide Mestre 2 Layouts associados ao slide mestre IMPORTANTE uma boa ideia criar um slide mestre antes, e no depois, de construir slides individuais. Se voc criar o slide mestre primeiro, todos os slides que adicionar sua apresentao sero baseados nesse slide mestre e nos layouts associados. Quando comear a fazer alteraes, faa-as no slide mestre. Alm disso, se voc criar um slide mestre depois de criar slides individuais, alguns dos itens nesses slides talvez no estejam de acordo com o design do slide mestre. possvel substituir algumas das personalizaes do slide mestre em slides individuais utilizando recursos de formatao de texto e plano de fundo, mas outras personalizaes (como rodaps e logotipos) somente podem ser modificadas no modo de exibio de Slide Mestre. Observaes

56464799320

Ao modificar um ou mais dos layouts abaixo de um slide mestre, voc modifica essencialmente esse slide mestre. Embora cada layout de slide seja configurado de maneira diferente, todos os layouts que esto associados a um determinado slide mestre contm o mesmo tema (esquema de cor, fontes e efeitos). Quando quiser que a sua apresentao contenha dois ou mais estilos ou temas diferentes (como planos de fundo, cores, fontes e efeitos), ser necessrio inserir um slide mestre para cada tema diferente. Quando voc acessar o modo de exibio de Slide Mestre, ver que existem vrios layouts padro associados a qualquer slide mestre determinado. muito provvel que voc no venha a utilizar todos os
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 13/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 layouts fornecidos. Voc pode escolher um dos layouts disponveis, determinando aqueles que funcionam melhor para exibir as suas informaes. Voc pode criar uma apresentao que contenha um ou mais slides mestres e ento salv-la como um arquivo de Modelo do PowerPoint (.potx ou .pot) e us-la para criar outras apresentaes. Esse arquivo inclui tudo o que um slide mestre contm e muito mais. Modo de exibio "Folheto Mestre"

Modo de exibio "Anotaes Mestras"

56464799320

Guia "Apresentao de Slides"

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

14/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

O boto permite-nos exibir a apresentao de forma que ocupe toda a tela do computador, como uma apresentao real, permitindo-nos assistir apresentao da mesma maneira que seu pblico o far. Voc pode observar como os seus grficos, intervalos, filmes, efeitos animados, e efeitos de transio iro parecer durante a apresentao real. Sees Este novo recurso Sees do Powerpoint 2010 pode ser utilizado para organizar seus slides, muito semelhante maneira como voc usa pastas para organizar os seus arquivos. Podemos usar sees nomeadas para controlar grupos de slides e possvel atribuir sees a colegas para esclarecer a propriedade durante a colaborao. Se estiver comeando do zero, as sees podero at ser usadas para destacar os tpicos em sua apresentao. Enquanto voc pode exibir sees no modo Classificador de Slides ou no modo Normal, o modo Classificador de Slides tende a ser mais til quando voc desejar organizar e classificar seus slides em categorias lgicas definidas por voc.
56464799320

A seguir, um exemplo retirado da seo Ajuda do sistema que nos mostra como possvel exibir sees no modo Normal:

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

15/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Agora um exemplo de como voc pode exibir sees no modo Classificador de Slides:

56464799320

Mostra a seo selecionada no conjunto de slides Outra seo do conjunto de slides


Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 16/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Para adicionar e nomear uma seo: No modo Normal ou no modo Classificador de Slides, clique com o boto direito entre os dois slides onde voc deseja adicionar uma seo.

Neste exemplo, no modo Normal, clique com o boto direito entre os dois slides e, em seguida, clique em Adicionar Seo. Renomear uma seo: Para renomear a seo para algo mais significativo, clique com o boto direito no marcador Seo Sem Ttulo e clique em Renomear Seo. Insira um nome significativo para a seo e clique em Renomear.

56464799320

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

17/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Mover uma seo para cima ou para baixo em uma lista de slides: Clique com o boto direito do mouse na seo que voc deseja mover e clique em Mover Seo Para Cima ou Mover Seo Para Baixo. Remover uma seo: Clique com o boto direito do mouse na seo que voc deseja remover e clique em Remover Seo. Inserindo figuras no slide Para inserir uma figura no slide basta clicar na guia Inserir, e, em seguida, clicar em um dos botes, como por exemplo os que esto listados a seguir:

: para inserir uma imagem de um arquivo.

: para escolher entre vrias figuras que acompanham o Microsoft Office.

na tela.

: uma imagem de qualquer programa que no esteja minimizado

: para inserir formas prontas, como retngulos e crculos, setas, linhas, smbolos de fluxograma e textos explicativos.
56464799320

: para inserir um elemento grfico SmartArt para comunicar informaes visualmente. Esses elementos grficos variam desde listas grficas e diagramas de processos at grficos mais complexos, como organogramas (vide opes na figura seguinte).

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

18/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

: para inserir um grfico para ilustrar e comparar dados.

56464799320

: para inserir um texto com efeitos especiais.

Finalizando o Powerpoint Para sair do PowerPoint, utilizar as seguintes opes: Acionar a guia Arquivo e clicar em Pressionar as teclas ALT+F4. do PowerPoint.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

19/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Caso o arquivo no tenha sido salvo ainda, ou se as ltimas alteraes no foram gravadas, o PowerPoint emitir uma mensagem, alertando-o do fato.

Vamos treinar? No se esquea que voc pode e DEVE encaminhar suas dvidas mesmo sendo sobre contedo da aula demonstrativa!

56464799320

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

20/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 2. Questes Comentadas

O PowerPoint pouco cobrado e, por isso, precisamos complementar as questes com outras bancas.

1. (VUNESP/2009/SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO - SP/Agente de Organizao Escolar) Para iniciar uma apresentao de slides no PowerPoint 2003, em sua configurao padro, pode-se pressionar a tecla A ) F1. B ) F3. C ) F5. D ) F7. E ) F9. Comentrios Para exibir uma apresentao em qualquer verso: F5. GABARITO: C. 2. (CETRO/2012/Pref. Campinas/Administrador Geral) Caio deseja colocar o logotipo da empresa em todos os slides da sua apresentao criada no Microsoft PowerPoint 2007. Como Caio j sabe, no necessrio inserir a imagem do logotipo slide por slide, basta utilizar o recurso do Slide Mestre e inserir a imagem que ser apresentada automaticamente por todos os slides da apresentao. Caio insere a imagem no Slide Mestre mas, ao voltar para a apresentao, a imagem s aparece no slide de ttulo, no aparecendo em nenhum outro slide de texto. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o que pode ter acontecido, nesse caso.
56464799320

(A) Caio teria que optar entre apresentar o logotipo somente no slide de ttulo ou somente nos outros slides da apresentao (slides de texto). (B) Caio deve ter inserido a imagem do logotipo somente no Slide Mestre correspondente ao ttulo da apresentao. (C) O tamanho do arquivo da apresentao deve ser muito grande, no suportando colocar a imagem em todos os slides.
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 21/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 (D) O tipo de imagem deve ser incompatvel com o programa, apresentando somente uma vez. Comentrios Um slide mestre o slide principal em uma hierarquia de slides que armazena todas as informaes sobre o tema e os layouts de slide de uma apresentao, inclusive o plano de fundo, a cor, as fontes, os efeitos, os tamanhos de espaos reservados e o posicionamento. Na verso 2010, o slide mestre uma forma de visualizao que mostra um slide para cada layout de slide de um tema. Alis, a verso 2010 permite que se crie slides mestre distintos para os temas. Bem, sendo assim, o usurio visualizar vrios slides mestre para a mesma apresentao e o que aconteceu neste caso foi que o usurio inseriu a figura apenas no slide mestre que reflete o slide com o layout do ttulo da apresentao. Veja na figura a seguir. O slide em destaque aquele que est associado ao layout de ttulo.

56464799320

Gabarito: B.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

22/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 3. (CETRO/2012/Pref. Campinas/Agente Administrativo) Joaquim est comeando a criar uma apresentao utilizando o Microsoft PowerPoint 2007. Ele comeou com um slide vazio, em branco, e inseriu um retngulo com um texto no slide. Agora, Joaquim gostaria de centralizar automaticamente, tanto na horizontal quanto na vertical, esse retngulo no slide com um nico comando. Assinale a alternativa que apresenta como isso pode ser feito. (A) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar na guia Formatar. (B) Clicar com o boto direito do mouse sobre o retngulo e escolher a opo Centralizar no Slide no menu que surgir. (C) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar Imagem na guia Exibio. (D) No existe opo para centralizar automaticamente uma imagem no slide nos dois sentidos. Comentrios O item correto a letra D. Muito cuidado com a comparao do PowerPoint com o Word. A centralizao automtica de uma imagem no slide no existe. No Word conseguimos centralizar uma imagem porque ela pode ser inserida como se fosse parte do texto, como se fosse um caractere. Gabarito: D. 4. (CONSULPLAN 2011 - Comp. Esprito Santense de Saneamento Adjunto Administrativo) O software Microsoft Office PowerPoint 2003 (configurao padro), utilizado para criao de slides. O aplicativo conta com inmeros recursos que tornam as apresentaes cada vez mais dinmicas. NO um recurso do PowerPoint: a) Design: opo que permite ao usurio selecionar um modelo de slide prdefinido. b) Esquemas de animao: opo que permite ao usurio adicionar ao slide diversos tipos de efeito.
56464799320

c) Plano de Fundo: opo utilizada para criar um slide com um plano de fundo personalizado. d) Inserir grfico: opo que permite a insero de grficos no slide. e) Formatao condicional: opo que aplica uma formatao a um slide de forma automtica, caso a condio informada seja estabelecida. Comentrios A formatao condicional (letra E) a nica opo que no est presente no PowerPoint. Ela pertence, na verdade, ao Microsoft Excel. Gabarito: E.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

23/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 5. (CONSULPLAN 2009 Comp. Esprito Santense Saneamento (CESAN) - Analista Sistemas de Saneamento / Pesquisa e Desenvolvimento) No Microsoft PowerPoint 2000, assinale as alternativas de impresso das apresentaes: a) Slides Folhetos Imagens Estrutura de tpicos b) Slides Folhetos Anotaes Imagens c) Slides Imagens Anotaes Estrutura de tpicos d) Slides Folhetos Anotaes Estrutura de tpicos e) Folhetos Anotaes Imagens Estrutura de tpicos Comentrios No PowerPoint encontramos as opes de impresso das apresentaes: Slides, Folhetos, Anotaes e Estruturas de tpicos. Na figura abaixo, retirada do PowerPoint 2010, encontramos as mesmas opes citadas, sendo que as variaes da opo folhetos so apresentadas graficamente no menu de opes.

Gabarito: D.
56464799320

6. (FGV/2006/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas) Um usurio do Powerpoint 2002 BR est montando uma apresentao. Para executar as aes referentes a Verificar Ortografia e Exibir Apresentao, ele dever acionar, respectivamente, as seguintes teclas: a) F6 e F5. b) F6 e F11. c) F7 e F5. d) F7 e F11. e) F8 e F5. Comentrios

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

24/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Para acionar a verificao ortogrfica usamos o F7 e para exibir a apresentao o F5. Gabarito: C. 7. (FUNIVERSA 2010 SESI Tcnico em Educao) O Microsoft Office Powerpoint 2003, verso em portugus, permite uniformizar a aparncia de uma apresentao de forma rpida, por meio de um recurso que armazena informaes acerca do posicionamento do texto e de objetos em um slide, tamanhos dos espaos reservados, estilos de texto, plano de fundo, temas de cores, efeitos e animao. Esse recurso est indicado corretamente em A) Slide Mestre. B) Layout do slide. C) Design do slide. D) Apresentao de slides. E) Configurar apresentao. Comentrios O recurso com as caractersticas descritas o Slide Mestre. Ele permite a criao de itens padronizados para todos os slides. GABARITO: A. 8. (CESPE/2012/TRE-RJ/Analista Judicirio Administrativa "Sem Especialidade") Acerca de edio de textos, planilhas e apresentaes nos ambientes Microsoft Office 2010 e BrOffice 3.0, julgue o item a seguir. Por intermdio do Microsoft PowerPoint 2010, possvel salvar uma apresentao como vdeo, sendo possvel, ainda, visualizar a apresentao mesmo por meio de computador sem o PowerPoint instalado em seu sistema, e configurar a resoluo e o tamanho desses arquivos de vdeo tanto para dispositivos mveis como para monitores de computadores de alta resoluo HD.
56464799320

Comentrio

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

25/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 A partir da verso 2010 do Microsoft Powerpoint possvel salvar apresentaes como vdeo. Estas apresentaes so salvas em arquivos Windows Media Video (.wmv) que podem ser visualizadas em aplicativos como o Windows Media Player dispensando a utilizao do Powerpoint. A figura acima mostra como podemos salvar uma apresentao como vdeo e configurar a sua resoluo e o tamanho desses arquivos de vdeo tanto para dispositivos mveis como para monitores de computadores de alta resoluo HD. Para acessar esta janela de configurao basta clicar no menu Arquivo>Salvar e Enviar e escolha a opo Criar um vdeo. GABARITO: C. 9. (CESPE/2010/DPU/Analista Tcnico Administrativo) No modo de apresentao de slides do MSPowerPoint, que pode ser acionado por meio da tecla F5 ou do boto , possvel visualizar os slides de uma apresentao em conjuntos de quatro slides por tela. Comentrios Esse modo de visualizao exibe os slides de forma individual, em tela inteira. GABARITO: E. 10. (CESPE/2011/TRE-ES/Tcnico Judicirio) Julgue o item seguinte, relacionado aos aplicativos que compem os pacotes BrOffice.org e Microsoft Office. No PowerPoint 2007, a tecla S pode ser usada para parar ou reiniciar uma apresentao automtica que esteja em andamento. Comentrios Item Errado. O PowerPoint 2010, verso portugus, utiliza a tecla "R" para ou reiniciar uma apresentao automtica e no a tecla S como afirmado na questo. Vejamos algumas teclas de atalho utilizadas durante a apresentao de slides (fonte: Microsoft).
56464799320

PARA ISSO Iniciar a apresentao a partir do comeo. Executar a prxima animao ou avanar para o prximo slide. Executar a animao anterior ou voltar ao slide anterior.
Prof. Lnin e Jnior

PRESSIONE F5 P, ENTER, PAGE DOWN, SETA PARA A DIREITA, SETA PARA BAIXO ou BARRA DE ESPAOS A, PAGE UP, SETA PARA A ESQUERDA, SETA PARA CIMA ou
26/38

www.estrategiaconcursos.com.br

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 BACKSPACE Ir para o slide nmero. Exibir um slide preto vazio ou voltar para a apresentao a partir de um slide preto vazio. Exibir um slide branco vazio ou voltar para a apresentao a partir de um slide branco vazio. Parar ou reiniciar uma apresentao automtica. Finalizar uma apresentao. Apagar anotaes na tela. Ir para o prximo slide, se ele estiver oculto. Definir novos intervalos ao testar. Usar os intervalos originais ao testar. Usar um clique do mouse para avanar ao testar. Retornar ao primeiro slide. Reexibir o ponteiro oculto ou alterar o ponteiro para uma caneta. Reexibir o ponteiro oculto ou alterar o ponteiro para uma seta. Ocultar imediatamente o ponteiro e o boto de navegao. Ocultar o ponteiro e o boto de navegao em 15 segundos. Exibir o menu de atalho. Ir para o primeiro ou o prximo hiperlink em um slide. Ir para o ltimo hiperlink ou o anterior em um slide. Executar o comportamento "clique no mouse" do hiperlink selecionado. nmero+ENTER E ou PONTO

C ou VRGULA

S (Na verdade, na verso em portugus, a tecla R) ESC ou HFEN E H T O M 1+ENTER CTRL+P

CTRL+A CTRL+O
56464799320

CTRL+S SHIFT+F10 TAB SHIFT+TAB ENTER enquanto um hiperlink estiver selecionado

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

27/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

GABARITO: E. 11. (CESPE/2008/TST/Tcnico Judicirio) Com relao ao PowerPoint 2007, julgue o item a seguir. O PowerPoint 2007 disponibiliza botes que, ao serem clicados, permitem aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto que esteja selecionado em um slide. Comentrios Correto. O PowerPoint 2010 possui dois botes para aumentar/reduzir o tamanho da fonte de um texto selecionado. Estes botes aparecem na Guia Incio, Grupo Fonte. Destaquei abaixo.

GABARITO: C. 12. (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Tcnico em Material e Patrimnio) A respeito de aplicativos do Microsoft Office 2010 e do BrOffice, julgue o item seguinte. Com o objetivo de criar trilhas sonoras em eslaides, o PowerPoint permite a incluso de udio em apresentaes e, a partir da verso 2010, podem ser utilizados arquivos de udio no formato MP3. Porm, essas trilhas sonoras, quando aplicadas, devero abranger toda a apresentao, no sendo permitido restringir a aplicao a apenas uma parte dela. Comentrios Item Errado. O Powerpoint j aceitava arquivos de udio antes da verso 2010. Alm disso, possvel configurar a apresentao de modo que a trilha sonora fique restrita a uma parte da apresentao.
56464799320

GABARITO: E. 13. (CESPE/2010/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES) No PowerPoint 2007, em uma apresentao definida como personalizada, apenas os slides que tenham sido selecionados sero exibidos. Comentrios Uma apresentao de slides personalizada exibir somente os slides selecionados. Isso possibilita que voc tenha vrios conjuntos de slides diferentes (por exemplo, uma sucesso de slides de 30 minutos e outra de 45 minutos) na mesma apresentao.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

28/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 GABARITO: C. 14. (TJ-ES/2011/CBNS1_01/Superior) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se, assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. Comentrios Quando quiser que a sua apresentao contenha dois ou mais estilos ou temas diferentes (como planos de fundo, cores, fontes e efeitos), pode-se inserir um slide mestre para cada tema diferente. Na imagem a seguir, existem dois slides mestres normalmente apresentados no modo de exibio de Slide Mestre. Cada slide mestre tem um tema diferente aplicado.

A questo tornou-se errada ao afirmar que podem ser alternados os slides mestres durante a apresentao. Na verdade no pode. O usurio, no momento de criao do slide ir escolher o slide mestre a ser utilizado. GABARITO: E.
56464799320

15. (CESPE/2010/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES) No PowerPoint 2007, possvel associar a emisso de sons a um slide, devendo esse slide ser adequadamente configurado para indicar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som. Comentrios Esse um recurso bem interessante do PowerPoint 2010, que pode ser

acessado pela guia Inserir, boto


Prof. Lnin e Jnior

, localizado no grupo Mdia.


29/38

www.estrategiaconcursos.com.br

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

Aps selecionar o arquivo de som, na barra Ferramentas de udio, Guia Reproduo, pode-se configurar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som, conforme visto a seguir.

GABARITO: C. 16. (CESPE/2010/DETRAN-ES/Assistente Tcnico de Trnsito) No PowerPoint 2007, possvel definir a velocidade da transio entre slides de uma apresentao, utilizando-se a opo Animaes; nesse caso, o usurio precisa informar o tempo da transio, em segundos.
56464799320

Comentrios Na Guia Animaes pode-se definir o som de transio e a velocidade de transio. Nesse ltimo item basta definir se a velocidade lenta, mdia ou rpida, conforme ilustrado a seguir.

GABARITO: E.
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 30/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0

17. (TJ-ES/2011/CBNM/Nvel Mdio) No Microsoft PowerPoint, as caixas de texto so elementos grficos que podem ser dimensionados com a finalidade de incluso, no eslaide, de letras, palavras ou textos que se deseje digitar e inserir em qualquer espao do eslaide, dentro de uma apresentao. Comentrios A caixa de texto nos oferece as possibilidades descritas, e muito interessante, j que pode ser posicionada em qualquer espao do slide (o Cespe fala eslaide, mas eu no consigo! rsrsrs), dentro de uma apresentao que est sendo criada no Powerpoint. GABARITO: C. 18. (TJ-ES/2011/CBNM1_01/Nvel Mdio) No Modo de anotaes do Microsoft PowerPoint, h, na tela, um espao para anotaes que podero ser exibidas juntamente com cada eslaide da apresentao. Esse recurso fica acessvel caso, em qualquer eslaide da apresentao, seja ativado o modo de Apresentao de Slides do Microsoft PowerPoint. Comentrios As anotaes no aparecem no modo de Apresentao de Slides do Microsoft Powerpoint. GABARITO: E. 19. (CESPE/2010/INCA - Assistente em Cincia e Tecnologia) O PowerPoint um aplicativo utilizado para a criao de apresentaes de slides para palestras, cursos, organizao de contedos, entre outras finalidades. Uma vez aberto um arquivo, a insero de novos slides em uma apresentao pode ser feita a partir da opo Novo slide, encontrada no + . menu Inserir, ou acionando-se as teclas
56464799320

Comentrios A mesma combinao de teclas funciona no PowerPoint 2010. GABARITO: C.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

31/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 Antes de encerrar nossa aula, quero reforar a importncia do frum. Ele uma ferramenta que permite a voc esclarecer suas dvidas, enviar sugestes e reclamaes! Faa uso do frum constantemente. Estarei atento s perguntas e comentrios. Em nossa prxima aula trataremos do e-mail e programas para navegar na Internet. Desejo sucesso a todos e aguardo nosso encontro nas aulas.

Forte abrao e at j. Prof. Alexandre Lnin

Facebook: http://facebook.com/alexandre.lenin.carneiro E-mail: alexandrelenin@estrategiaconcursos.com.br

56464799320

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

32/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 3. Lista das questes comentadas

1. (VUNESP/2009/SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAO - SP/Agente de Organizao Escolar) Para iniciar uma apresentao de slides no PowerPoint 2003, em sua configurao padro, pode-se pressionar a tecla A ) F1. B ) F3. C ) F5. D ) F7. E ) F9. 2. (CETRO/2012/Pref. Campinas/Administrador Geral) Caio deseja colocar o logotipo da empresa em todos os slides da sua apresentao criada no Microsoft PowerPoint 2007. Como Caio j sabe, no necessrio inserir a imagem do logotipo slide por slide, basta utilizar o recurso do Slide Mestre e inserir a imagem que ser apresentada automaticamente por todos os slides da apresentao. Caio insere a imagem no Slide Mestre mas, ao voltar para a apresentao, a imagem s aparece no slide de ttulo, no aparecendo em nenhum outro slide de texto. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta o que pode ter acontecido, nesse caso. (A) Caio teria que optar entre apresentar o logotipo somente no slide de ttulo ou somente nos outros slides da apresentao (slides de texto). (B) Caio deve ter inserido a imagem do logotipo somente no Slide Mestre correspondente ao ttulo da apresentao. (C) O tamanho do arquivo da apresentao deve ser muito grande, no suportando colocar a imagem em todos os slides. (D) O tipo de imagem deve ser incompatvel com o programa, apresentando somente uma vez.
56464799320

3. (CETRO/2012/Pref. Campinas/Agente Administrativo) Joaquim est comeando a criar uma apresentao utilizando o Microsoft PowerPoint 2007. Ele comeou com um slide vazio, em branco, e inseriu um retngulo com um texto no slide. Agora, Joaquim gostaria de centralizar automaticamente, tanto na horizontal quanto na vertical, esse retngulo no slide com um nico comando. Assinale a alternativa que apresenta como isso pode ser feito. (A) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar na guia Formatar. (B) Clicar com o boto direito do mouse sobre o retngulo e escolher a opo Centralizar no Slide no menu que surgir.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

33/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 (C) Clicar no retngulo e escolher a opo Centralizar Imagem na guia Exibio. (D) No existe opo para centralizar automaticamente uma imagem no slide nos dois sentidos. 4. (CONSULPLAN 2011 - Comp. Esprito Santense de Saneamento Adjunto Administrativo) O software Microsoft Office PowerPoint 2003 (configurao padro), utilizado para criao de slides. O aplicativo conta com inmeros recursos que tornam as apresentaes cada vez mais dinmicas. NO um recurso do PowerPoint: a) Design: opo que permite ao usurio selecionar um modelo de slide prdefinido. b) Esquemas de animao: opo que permite ao usurio adicionar ao slide diversos tipos de efeito. c) Plano de Fundo: opo utilizada para criar um slide com um plano de fundo personalizado. d) Inserir grfico: opo que permite a insero de grficos no slide. e) Formatao condicional: opo que aplica uma formatao a um slide de forma automtica, caso a condio informada seja estabelecida. 5. (CONSULPLAN 2009 Comp. Esprito Santense Saneamento (CESAN) - Analista Sistemas de Saneamento / Pesquisa e Desenvolvimento) No Microsoft PowerPoint 2000, assinale as alternativas de impresso das apresentaes: a) Slides Folhetos Imagens Estrutura de tpicos b) Slides Folhetos Anotaes Imagens c) Slides Imagens Anotaes Estrutura de tpicos d) Slides Folhetos Anotaes Estrutura de tpicos
56464799320

e) Folhetos Anotaes Imagens Estrutura de tpicos 6. (FGV/2006/SEFAZ-MS/Fiscal de Rendas) Um usurio do Powerpoint 2002 BR est montando uma apresentao. Para executar as aes referentes a Verificar Ortografia e Exibir Apresentao, ele dever acionar, respectivamente, as seguintes teclas: a) F6 e F5. b) F6 e F11. c) F7 e F5. d) F7 e F11.
Prof. Lnin e Jnior www.estrategiaconcursos.com.br 34/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 e) F8 e F5. 7. (FUNIVERSA 2010 SESI Tcnico em Educao) O Microsoft Office Powerpoint 2003, verso em portugus, permite uniformizar a aparncia de uma apresentao de forma rpida, por meio de um recurso que armazena informaes acerca do posicionamento do texto e de objetos em um slide, tamanhos dos espaos reservados, estilos de texto, plano de fundo, temas de cores, efeitos e animao. Esse recurso est indicado corretamente em A) Slide Mestre. B) Layout do slide. C) Design do slide. D) Apresentao de slides. E) Configurar apresentao. 8. (CESPE/2012/TRE-RJ/Analista Judicirio Administrativa "Sem Especialidade") Acerca de edio de textos, planilhas e apresentaes nos ambientes Microsoft Office 2010 e BrOffice 3.0, julgue o item a seguir. Por intermdio do Microsoft PowerPoint 2010, possvel salvar uma apresentao como vdeo, sendo possvel, ainda, visualizar a apresentao mesmo por meio de computador sem o PowerPoint instalado em seu sistema, e configurar a resoluo e o tamanho desses arquivos de vdeo tanto para dispositivos mveis como para monitores de computadores de alta resoluo HD.

9. (CESPE/2010/DPU/Analista Tcnico Administrativo) No modo de apresentao de slides do MSPowerPoint, que pode ser acionado por meio da tecla F5 ou do boto , possvel visualizar os slides de uma apresentao em conjuntos de quatro slides por tela.
56464799320

10. (CESPE/2011/TRE-ES/Tcnico Judicirio) Julgue o item seguinte, relacionado aos aplicativos que compem os pacotes BrOffice.org e Microsoft Office. No PowerPoint 2007, a tecla S pode ser usada para parar ou reiniciar uma apresentao automtica que esteja em andamento. 11. (CESPE/2008/TST/Tcnico Judicirio) Com relao ao PowerPoint 2007, julgue o item a seguir. O PowerPoint 2007 disponibiliza botes que, ao serem clicados, permitem aumentar ou diminuir o tamanho da fonte de um texto que esteja selecionado em um slide.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

35/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 12. (CESPE/2012/Cmara dos Deputados/Tcnico em Material e Patrimnio) A respeito de aplicativos do Microsoft Office 2010 e do BrOffice, julgue o item seguinte. Com o objetivo de criar trilhas sonoras em eslaides, o PowerPoint permite a incluso de udio em apresentaes e, a partir da verso 2010, podem ser utilizados arquivos de udio no formato MP3. Porm, essas trilhas sonoras, quando aplicadas, devero abranger toda a apresentao, no sendo permitido restringir a aplicao a apenas uma parte dela. 13. (CESPE/2010/Tcnico Superior Formao 1- DETRAN-ES) No PowerPoint 2007, em uma apresentao definida como personalizada, apenas os slides que tenham sido selecionados sero exibidos. 14. (TJ-ES/2011/CBNS1_01/Superior) No Microsoft PowerPoint, um arquivo pode ser editado tendo-se como base um conjunto de eslaides mestres que podem ser alternados durante a apresentao, criando-se, assim, uma variao de formatos, planos de fundo e padres que podem ser utilizados para enriquecer a apresentao com diversos estilos. 15. (CESPE/2010/Assistente Tcnico de Trnsito - DETRAN-ES) No PowerPoint 2007, possvel associar a emisso de sons a um slide, devendo esse slide ser adequadamente configurado para indicar o momento exato em que ser iniciada a execuo do som. 16. (CESPE/2010/DETRAN-ES/Assistente Tcnico de Trnsito) No PowerPoint 2007, possvel definir a velocidade da transio entre slides de uma apresentao, utilizando-se a opo Animaes; nesse caso, o usurio precisa informar o tempo da transio, em segundos. 17. (TJ-ES/2011/CBNM/Nvel Mdio) No Microsoft PowerPoint, as caixas de texto so elementos grficos que podem ser dimensionados com a finalidade de incluso, no eslaide, de letras, palavras ou textos que se deseje digitar e inserir em qualquer espao do eslaide, dentro de uma apresentao.
56464799320

18. (TJ-ES/2011/CBNM1_01/Nvel Mdio) No Modo de anotaes do Microsoft PowerPoint, h, na tela, um espao para anotaes que podero ser exibidas juntamente com cada eslaide da apresentao. Esse recurso fica acessvel caso, em qualquer eslaide da apresentao, seja ativado o modo de Apresentao de Slides do Microsoft PowerPoint.

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

36/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 19. (CESPE/2010/INCA - Assistente em Cincia e Tecnologia) O PowerPoint um aplicativo utilizado para a criao de apresentaes de slides para palestras, cursos, organizao de contedos, entre outras finalidades. Uma vez aberto um arquivo, a insero de novos slides em uma apresentao pode ser feita a partir da opo Novo slide, encontrada no menu Inserir, ou acionando-se as teclas + .

56464799320

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

37/38

Noes de Informtica TJ/CE Teoria e questes comentadas Prof.Lnin e Jnior Aula 0 4. GABARITOS

GABARITO 1 C 11 C 2 B 12 E 3 D 13 C 4 E 14 E 5 D 15 C 6 C 16 E 7 A 17 C 8 C 18 E 9 E 19 C 10 E 20

56464799320

Prof. Lnin e Jnior

www.estrategiaconcursos.com.br

38/38

Das könnte Ihnen auch gefallen