Sie sind auf Seite 1von 9

DA AO

Trinmio: ao, jurisdio e processo. Ao provoca a jurisdio; Jurisdio Poder dever do Estado de resolver conflitos; Processo Complexo de atos no sentido de resolver os conflitos.

NATUREZA JURDICA DA AO

H distino entre a ao e o direito subjetivo material por ela invocado. O processo tem por finalidade a composio da lide, no o interesse em lide. ! Tanto " assim #ue e$istem as a%es declarat&rias, em #ue o fundamento " a simples declarao da e$ist'ncia ou no de um direito e a e$ist'ncia de a%es sem direito, #ue so as jul(adas improcedentes. ) * ao no est condicionada ao direito subjetivo, ao contrrio da teoria da ao no sentido concreto, ve+ #ue a ao jul(ada improcedente redunda em ao, #ue no dei$ou de ser, no condicionada a #ual#uer direito subjetivo material. , * orientao tradicional de conferir a ao contra o adversrio, no pro(rediu. * ao se constitui como direito - prestao jurisdicional do .stado, para tutela de um interesse em abstrato, juridicamente prote(ido. /e outro modo no poderia ser, ve+ #ue o .stado reservou para si este /ireito. CONCEITO DE AO O conceito de ao tra+ - id"ia os indiv0duos, com seus bens, direitos, e o .stado na sua funo jurisdicional. Os indiv0duos, de re(ra, (o+am pacificamente de seus bens, e$ercendo normalmente seus direitos. 1o entanto, -s ve+es ocorre #ue o interesse juridicamente prote(ido de um " ameaado e mesmo violado por outrem. *ssim, 2 interesses #ue se colidem, despertando, da parte de um, outro interesse, diver(ente. *ssim, ocorrendo o conflito e impossibilidade da autodefesa, a no ser em casos especial0ssimos e previstos em lei, o .stado, #ue reservou para si a funo jurisdicional, tem #ue atuar. /este modo, sur(e para o prejudicado o direito de fa+er valer a pretenso por via do .stado. .sse direito, de carter p3blico, pois di+ respeito ao e$erc0cio de funo p3blica e tem por sujeito passivo o pr&prio .stado, " o direito de ao.

Tal direito se confia na provocao do e$erc0cio da jurisdio. *ssim, ao direito de ao corresponde o dever da prestao jurisdicional. /esse modo, a ao diri(ida contra o .stado alcana o demandado, sujeitando!o a comparecer para se defender. ., por fora do poder de sujeio, inerente - funo jurisdicional, se estabelece a bilateralidade do processo, o #ual serve de instrumento do e$erc0cio da funo com o fim disciplinado pelo .stado. .4 561T.5.: A AO " direito subjetivo pblico, distinto do direito subjetivo privado invocado, ao #ual no se pressup%e necessariamente, e, pois, neste sentido, abstrato; " genrico, por#ue no varia, " sempre o mesmo; tem como sujeito passivo o Estado, do qual visa a prestao jurisdicional num caso concreto. o direito de pedir ao Estado a prestao de sua atividade jurisdicional num caso concreto.

CONDI!E" DA AO .mbora autnomo e abstrato, o direito de ao est instrumentalmente li(ado a uma pretenso sobre a #ual dever incidir a prestao jurisdicional invocada. Condi es da ao os elementos e requisitos necess!rios para que o jui" decida o mrito da pretenso, aplicando o direito objetivo a uma situao contenciosa#. *ssim, a sentena de m"rito s& ser reali+ada caso a ao ten2a obedecido a tr's crit"rios previstos no nosso 787. 7aso a ao obedea a esses crit"rios ela ter obtido a tutela jurisdicional e, ento, 2aver o jul(amento do m"rito da #uesto. 5e a ao no obedecer a tais situa%es ento no 2aver jul(amento do m"rito da proded'ncia ou improced'ncia do pedido formulado pelo autor. *s tr's condi%es para admissibilidade pelo poder judicial so: i#$eresse processua% ou de a&ir, %e&i$i'idade das par$es e possi(i%idade jur)dica do pedido. * princ0pio deve o jui+ e$aminar #uest%es preliminares, antes da avaliao do m"rito, #ue di+em respeito ao pr&prio direito de ao e - e$ist'ncia e re(ularidade da relao jur0dica processual 9pressupostos processuais:.

7aso 2aja car'ncia de um ou mais das condi%es da ao ento o jui+ ficar impedido de jul(ar o m"rito da ao. Aspec$os *erais das Co#di+es da Ao *s condi%es da ao no so re#uisitos para a e$ist'ncia da ao. 5o re#uisitos estabelecidos para o e$erc0cio re(ular da ao pois, se no preenc2idos, impedem a conduo do processo para a avaliao do m"rito. "o ra,+es de eco#o'ia processua% -ue de$er'i#a' a criao de $.c#icas processuais -ue per'i$a' o ju%&a'e#$o a#$ecipado, se' a pr/$ica de a$os processuais i#$eira'e#$e i#0$eis ao ju%&a'e#$o da causa. *s condi%es da ao nada mais constituem #ue t"cnica processual institu0da para a consecuo deste objetivo. 4esmo diante da aus'ncia de uma condio da ao, 2aver atividade jurisdicional pois al"m do direito a um jul(amento da lide, todos possuem o direito a uma deciso sobre a possibilidade de ser decidida a pr&pria lide. Co#di+es da Ao 1a sistemtica de nosso 787, e$istem os pressupostos processuais e as condi%es da ao, #ue so re#uisitos de admissibilidade para o jul(amento do m"rito. Apreciar o '.ri$o ou a %ide si&#i1ica decidir a respei$o do pedido do au$or, ju%&a#do2o procede#$e ou i'procede#$e3 O pri#c)pio da ad'issi(i%idade . 1or'ado pe%os pressupos$os processuais e as co#di+es da ao3 /eve!se verificar se a re%ao jur)dica processua% i#s$aurou2se e e4o%uiu re&u%ar'e#$e 9pressupostos processuais:, se a ao 1oi e5ercida re&u%ar'e#$e dia#$e do caso co#cre$o 9condi%es da ao:, ainda #ue decida a respeito destas #uest%es somente na sentena. .stas #uest%es so as preliminares em relao - #uesto de m"rito. * admissibilidade imp%e!se como uma esp"cie de mecanismo de filtra(em, separando, dentre os pedidos #ue batem -s portas do ;udicirio, a#ueles #ue se apresentam como pass0veis de e$ame substancial dos #ue podem, de pronto ser descartados, j por #uest%es respeitantes - e$ist'ncia e validade do

processo, apenas, atrav"s do #ual se desenvolve a ao, j por motivos #ue prenunciam ser esta mesma insuscet0vel de levar a uma deciso de fundo sobre o direito invocado. O 787, no art. )<=, >?, refere!se aos pressupostos de constituio e de desenvolvimento vlido e re(ular do processo e no inciso ?> refere!se -s condi%es da ao, e, no art. )<@, >, trata do jul(amento do m"rito ou do pedido do autor. ?amos -s , condi%es da ao.

6e&i$i'idade das par$es /i+ respeito - titularidade a ser observada nos p&los ativo e passivo da demanda. 5e(undo o arti(o <A do 787, o autor deve ser o titular da situao jur0dica afirmada em ju0+o e a outra parte le(0tima no processo, o r"u, " preciso #ue 2aja relao de sujeio - pretenso do autor. 7onforme preceitua o art. ,A do 787, Bpara propor ou contestar uma ao " necessrio ter interesse e le(itimidadeB. *ssim, somente os titulares da relao jur0dica de direito material dedu+ida em ju0+o " #ue podem demandar. 1a ao de despejo, v.(., so partes le(0timas o locador 9ativa: e o locatrio 9passiva:, pois fi(uram na relao jur0dica de direito material 9contrato de locao: tra+ida a ju0+o. C necessrio, tamb"m, #ue e$ista um v0nculo entre autor da ao, objeto da ao e r"u. 4esmo #ue no e$ista a relao jur0dica pelo autor, 2 de e$istir pelo menos al(uma relao jur0dica #ue permita ao jui+ identificar esta relao entre autor, objeto e r"u. O autor " o p&lo ativo, " a#uele #ue se di+ titular de direitos e re#uer proteo da justia, ao passo #ue o r"u, " o p&lo passivo, a#uele a #uem caiba cumprir obri(a%es decorrente do pedido ou objeto da ao. 7oncluindo, a le(itimidade " uma atribuio espec0fica para a(ir concretamente, conferida e$clusivamente pelo direito objetivo aos titulares da lide, podendo, -s ve+es, ser conferido a outras pessoas #ue no inte(ram diretamente a relao jur0dica afirmada em ju0+o.

.m re(ra, s& est autori+ado a demandar o titular do interesse dedu+ido em ju0+o. 1esse caso, fala!se em legitimao normal ou ordin!ria, 2ip&tese em #ue as partes do processo coincidem com as partes da relao substancial. Todavia, e$cepcionalmente, a lei permite #ue al(u"m atue em nome pr&prio para preservar direito al2eio, ou seja, concede le(itimidade - pessoa #ue no " titular do direito material. C a 2ip&tese de legitimidade extraordin!ria ou an$mala, #ue se(undo Diebman B" o direito de perse(uir em ju0+o um direito al%eioB. 9 )E: * le(itimidade e$traordinria " concorrente #uando a lei autori+a tanto o le(itimado e$traordinrio #uanto o ordinrio a demandar, isoladamente, ou em conjunto. C o #ue ocorre, v.(., Bna ao de investi(ao de paternidade, em #ue o titular do interesse ao recon2ecimento da paternidade " le(itimado ordinrio e o 4inist"rio p3blico " le(itimado e$traordinrio concorrenteB. 9 )<: *le$andre Freitas 7Gmara aponta, ainda, uma terceira esp"cie de le(itimao anmala, a legitimidade extraordin!ria subsidi!ria, #ue ocorre B#uando o le(itimado e$traordinrio s& pode demandar na omisso do ordinrioB 9 )=:. .$.: #ual#uer credor pode propor ao revocat&ria se o s0ndico no o fi+er. Hrande parte dos processualistas, arrai(ados nas li%es de 72iovenda, consideram substituio processual e le(itimao e$traordinria como e$press%es sinnimas. 7ontrapondo esse pensamento, vale ressaltar o entendimento de *le$andre Freitas 7Gmara, para #uem a substituio processual s& ocorre #uando, em um processo, o le(itimado e$traordinrio atue em nome pr&prio, na defesa de interesse al2eio, sem #ue o le(itimado ordinrio atue com ele. 9...: .m outros termos, s& ocorrer substituio processual #uando al(u"m estiver em ju0+o em nome pr&prio, em lu(ar do 9substituindo: le(itimado ordinrio. 9 )I: * le(itimao e$traordinria tem representado papel de e$trema relevGncia nos dias atuais, principalmente no #ue concerne ao amparo dos direitos difusos, coletivos e individuais 2omo('neos. Jasta observar o conte3do da lei de *o civil p3blica 9nA =.,K=LIE:, o mandado de se(urana coletivo 9art. EA, DMM, 7F: e as a%es coletivas do 7&di(o de defesa do consumidor 9Dei nA I.N=IL@N:. I#$eresse de a&ir O 787 brasileiro determina, em seu art. ,O , #ue Bpara propor ou contestar ao " necessrio ter interesse e le(itimidadeB.

*l(uns autores consideram inapropriado o termo Binteresse de a(irB por ser destitu0do de t"cnica e preciso. *(ir pode ter si(nificado processual e e$traprocessual, ao passo #ue interesse processual si(nifica, univocamente, entidade #ue tem eficcia endoprocessual. O interesse processual " composto do binmio #ecessidade e u$i%idade e sem eles no 2aver tutela jurisdicional do .stado de direito. .$iste interesse processual #uando a parte tem necessidade de ir a ju0+o para alcanar a tutela pretendida e, ainda, #uando esta tutela pode tra+er al(uma utilidade prtica. 7eri1ica2se -ua#do o direi$o es$i4er sido a'eaado ou 4io%ado3 *ssim, se o autor mover a ao errada ou utili+ar!se do procedimento incorreto o procedimento no l2e ser 3til. .$: 45 para cobrana; ao de cobrana de c2e#ue, etc. O interesse processual nasce, portanto, da necessidade da tutela jurisdicional do .stado, invocada pelo meio ade#uado, #ue determinar o resultado 3til pretendido, do ponto de vista processual. Ar$i&o 89:, 7. >nstrumentalidade. O interesse processual consiste na utilidade do provimento jurisdicional solicitado. .ssa utilidade depende da presena de dois elementos: necessidade de tutela jurisdicional e adequao do provimento solicitado. 1ecessidade ! basta a impossibilidade do autor fa+er valer seu interesse atrav"s do empre(o de meios pr&prios. .ssa necessidade tanto pode decorrer de impossibilidade le(al 9separao judicial, p. e$.: #uanto da ne(ativa do r"u em cumprir espontaneamente determinada obri(ao ou permitir o alcance de determinado resultado 9devedor #ue no pa(a o d"bito no vencimento:.
9 ,):

1o " suficiente, por"m, #ue a atuao jurisdicional seja necessria para #ue o interesse processual se confi(ure. Fa+!se mister, ainda, #ue 2aja o interesse&adequao, isto ", a utili+ao do m"todo processual ade#uado - tutela jurisdicional almejada. *ssim, p. e$., o cnju(e #ue pretenda desfa+er seu casamento em ra+o de ser o outro ad3ltero dever mover ao de separao judicial, e no ao de anulao do casamento. 9 ,,:

Possi(i%idade jur)dica do pedido H possibilidade jur0dica do pedido #uando o ordenamento jur0dico admite, em tese, a pretenso dedu+ida pelo autor. * possibilidade jur0dica estar preenc2ida se o direito material no veda o e$ame da mat"ria pelo poder judicirio. 8or e$emplo, B*B prop%e em face de BJB uma ao de cobrana, cujo pedido " a condenao do r"u no pa(amento de certo valor monetrio oriundo de d0vida de jo(o. /estarte, no basta #ue o pedido seja juridicamente poss0vel, mas tamb"m seu fundamento. 8ara *le$andre Freitas 7Gmara, o termo mais ade#uado seria B possibilidade jur'dica da demandaB.
9 ,=:

*rruda *lvim, assim se e$pressa sobre a possibilidade jur0dica do pedido B" instituto processual e si(nifica #ue nin(u"m pode intentar uma ao sem #ue pea uma provid'ncia #ue esteja em tese 9abstratamente:, prevista no ordenamento jur0dico, seja e$pressa, seja implicitamenteB. .$istem duas opini%es na doutrina #ue afirmam por um lado #ue se 2ouver previso da provid'ncia re#uerida, ento sempre 2aver possibilidade jur0dica do pedido; e por outro lado se no e$istir vedao e$pressa #uanto -#uilo #ue se est pedindo em ju0+o ento 2aver possibilidade jur0dica do pedido. 1o entanto, temos diferentes possibilidades de pedir caso estejamos diante de direito p3blico ou de direito privado. 8ara o direito privado, " suficiente a ine$ist'ncia de vedao e$pressa no ordenamento jur0dico #uanto - petio tra+ida ao jui+ pelo autor. 8ara o direito p3blico, s& se tem permitido a#uilo #ue a lei e$pressamente autori+ar, no se permitindo fa+er pedido sobre o #ue a lei no fi+er #ual#uer refer'ncia. .m vista do e$posto somos partidrios de uma mistura das duas correntes de opinio devido ao diferente tratamento dado pelo direito privado e pelo direito p3blico. 5aliente!se #ue na 2ip&tese de ine$istir previso le(al para o pedido do autor, pode!se se(undo *rruda *lvim procurar nas s3mulas emitidas pelos 5uperiores Tribunais buscar uma proteo jur0dica para o pedido. Humberto T2eodoro assim se pronuncia sobre a possibilidade jur0dica do

pedido Be$i('ncia de #ue deve e$istir, abstratamente, dentro do ordenamento jur0dico, um tipo de provid'ncia como a #ue se pede atrav"s da aoB. 5obre a impossibilidade jur0dica do pedido " e$emplo clssico relembrar #ue no caso de d0vida de jo(o no se pode re#uerer a proteo jurisdicional para cobrar tal d0vida j #ue " proibido pelo ordenamento jur0dico. 7abe observar #ue embora a ao de cobrana, considerada estritamente, seja poss0vel em nosso sistema no o ser se tiver como causa do pedido a d0vida de jo(o. 2 E6E;ENTO" DA AO

7ada ao proposta, considerada em particular, tem certos elementos pr&prios #ue a identificam, servindo para isol!la e distin(ui!la das demais. 7onforme j vimos, so , os elementos: partes; objeto e causa de pedir. 787, )I), >>, >>> e >?. 7DT IKN, P A 788, K . Faltando #ual#uer desses elementos, a petio inicial ser liminarmente indeferida. (uem age formula uma pretenso a um bem em relao a outrem, pedindo ao Estado, a quem a justifica, uma provid)ncia jurisdicional, que a tutele. *esses dados, que se encontram em todas as a es, resulta que so elementos da ao+ , - partes - sujeitos da lide. / - Pedido, a provid)ncia jurisdicional solicitada quanto a um bem. 0 - Causas de pedir, as ra" es que suscitam a pretenso e a provid)ncia.

7O4O ?>4O5, T*D >/.1T>F>7*QRO C >48OST*1T., 8O5TO TU. 1* >/.1T>F>7*QRO /O5 .D.4.1TO5 /* *QRO, .M>5T.4 OUTSO5 T.4*5 D>H*/O5, 7O4O 7O1.MRO, 7O>5* ;UDH*/*, D>T>58.1/V17>*, .T7. ?amos a cada um. Das Par$es 5o as pessoas #ue participam do contradit&rio perante o .stado!;ui+. O direito de ao " atribu0do ao titular de um interesse em conflito com o interesse de outrem. 8or meio da ao, um pretende a subordinao do interesse do outro ao seu, ao #ual este resiste.

*ssim, na ao 2 dois sujeitos, #ue so os mesmos da lide a #ue visa compor, um sujeito ativo, autor, e outro sujeito passivo, r"u, ao #uais so abran(idos pela denominao jur0dica de partes.

Da Causa De Pedir O autor, #uando vai a ju0+o, narra os fatos, apresenta sua e$posio. *ssim, apresenta os fundamentos de fato e os fundamentos de direito. Os fundamentos de fato comp%em a causa de pedir pr&$ima. C o inadimplemento, a ameaa, a leso, enfim, " a#uilo #ue autori+a o autor vir a ju0+o. < a 4io%ao do direi$o -ue se pre$e#de pro$e&er3 *ssim, o direito, abstratamente, no pode ser fundamento imediato, no justifica o in(resso em ju0+o, " necessrio fundamentar em #ue o direito foi ameaado ou violado. Os fundamentos de direito, causa de pedir remota, " a#uilo #ue autori+a o pedido. C a fundamentao #ue o direito d ao autor.

Pedido "i#=#i'o de pre$e#so, '.ri$o, o(je$o

1o se justifica o in(resso de al(u"m em ju0+o #ue no para pedir ao judicirio uma medida, um provimento. 5eria a indeni+ao; os alimentos; a separao; a anulao do contrato, etc. O re(ime jur0dico do pedido est contido no 787 entre os arti(os )I< a )@K. /eve ser e$pl0cito, pois interpretado restritivamente )@,, 787. )I e K<N. Tuesto de ordem p3blica.

Das könnte Ihnen auch gefallen