Sie sind auf Seite 1von 2

Caldeiras abastecidas por lenha Conforme a norma reguladora sobre caldeiras (NR-13, 13.1.

1), Caldeiras a vapor so equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob presso superior atmosfera, utilizando qualquer fonte de energia. H caldeiras que utilizam biomassa em forma de lenha e derivados da madeira para a sua queima. DE acordo com [1], esses equipamentos esto cada vez mais sendo utilizados por conta de suas vantagens com relao a outros combustveis. Como pontos positivos desse tipo de material podem citar: Baixo custo de aquisio da matria prima, a no emisso de dixido de enxofre, as cinzas so menos agressivas ao meio ambiente que as provenientes de combustveis fsseis e a menor corroso dos equipamentos. Alm disso, um recurso renovvel e suas emisses no contribuem para o efeito estufa. Tambm se pode citar como positivo o fato de algumas indstrias que possuem madeira como sua matria prima (como madeireiras), de utilizarem seus resduos para a prpria produo de energia, reduzindo assim seus resduos. Entretanto, a madeira possui uma certa quantidade de calorias com base em seu material de constituio e em sua umidade. Dependendo da idade tecnolgica da caldeira, ela ter maior ou menor eficincia de recuperar esse calor potencial que existe na madeira. Por isso como desvantagens encontradas nesse materia estao: a gerao de material particulado para a atmosfera, um menor poder calorfico se comparado a outros materiais e dificuldades no estoque e armazenamento. Segundo Brito (1986), o fator que mais influencia o uso da madeira como energia a umidade, visto que uma parte da energia liberada consumida na vaporizao, devido ao poder negativo representado pela presena da gua e, por outro lado, se o teor de umidade variar, poder dificultar o processo de combusto havendo assim a necessidade de ajuste no sistema, constantemente. Conforme Mesny (1967), o poder calorfico (kcal.kg-1) de um combustvel afetado pela umidade que est contida nele. Para ele, o poder calorfico da lenha varia de 2.400 a 3.700 kcal.kg-1. De acordo com Mitamura (2006), o poder calorfico inferior da lenha, para um teor de umidade de 40% de 2.400 kcal.kg-1, para 12% de gua, esse valor de 3.680 kcal.kg-1. Algumas das desvantagens podem ser compensadas atravs de monitoramento de parmetros do processo como o excesso de ar, CO e, para instalaes de grande porte, tambm, deve existir o monitoramento da densidade colorimtrica da fumaa por um sistema on-line instalado na chamin. Esses controles do processo de combusto so medidas para impedir a gerao de poluentes. Outros fatores que devem ser levados quanto escolha desse tipo de caldeira a questo de armazenamento do material, visto que este sofre influencias negativas se exposto a umidade, portanto deve ser bem armazenado. A questo de mo-de-obra para o processo tambm deve ser levado em considerao na hora da escolha.

Caldeiras a Gs Outro material que pode ser utilizado para a alimentao da caldeira o Gs GLP. O gs liquefeito de petrleo (GLP) pode ser obtido de duas formas: nas refinarias de petrleo ou nas Unidades de Processamento de Gs Natural. O GLP comercializado composto pela combinao dos gases propano (50%) e butano (50%), (INMETRO, 2009; ANP, 2004). Esse tipo de caldeira, segundo [2], apresenta um alto poder calorfico, possuindo uma eficincia de aproximadamente 11500 kCal para 1 kg de GLP. Se comparado com a lenha, so necessrios 4,5 Kg de lenha para equivaler a 1 kg de GLP. De acordo com [3], a sua combusto completa extremamente limpa do ponto de vista ambiental. No entanto, o fato de no estado gasoso ser mais denso que o ar, faz com que, em caso de fuga ou derrame, se acumule em locais baixos. Tambm a combusto incompleta, num espao confinado, pode produzir monxido de carbono. Possuindo um processo de queima totalmente computadorizado, o GLP necessita obrigatoriamente de um reservatrio para armazenamento do mesmo, sendo que este dever obedecer a todas as normas de segurana vigentes.

Com alta disponibilidade, o fornecimento desse produto feito atravs de carros tanques. Quanto ao custo do produto, o GLP apresenta custo maior se comparado ao gs natural.

Referencias [1]http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/biomassa/vantagens_da_biomassa_na_pro ducao_de_energia.html [2] http://www.fogas.com.br/granel/gas-energiaeletrica [3]http://www.sanitop.pt/ins_contents. aspx?mc1=290&mc2=3804&mc3=3876 BRITO, J. O. Madeira para a floresta: a verdadeira realidade do uso de recursos florestais. Sivicutura, v. 11, n. 41, 1986. MESNY, M. Caldera de vapor, decripcion, teoria, manejo y mantenimiento. 3.ed.Buenos Aires: Librera y Editorial Alsina, 1967. 269 p MITAMURA, S.S. Notas de aula. Treinamento de segurana na operao de caldeira, Realizao Mitamura Engenharia S/S Ltda. (Apostila). Londrina: 01 de mar. 05 de abr. de 2005.

Das könnte Ihnen auch gefallen