Sie sind auf Seite 1von 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
7 Srie Administrao de Micro e Pequenas Empresas
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA Adilson do Carmo Bassan


Faculdade Anhanguera de Campinas Unidade 3

Administrao - 7 Srie - Administrao de Micro e Pequenas Empresas

Pg. 2 de 5

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Reconhecer e definir problemas, equacionar solues, pensar estrategicamente, introduzir modificaes no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de deciso. Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produo, compreendendo sua posio e funo na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Leitura de textos. Pesquisa bibliogrfica. Elaborao de respostas. Relatrios parciais, com os resultados das Etapas 1 e 2. Resenha, na Etapa 3. Elaborao de Relatrio acadmico, na Etapa 3.

Participao
Para a realizao desta ATPS, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de trs a cinco participantes, definidas pelo tutor presencial, e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao mesmo, que far o acompanhamento das atividades nos encontros presenciais. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em pginas de formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor de Ensino a Distncia (EAD) da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.
1

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Adilson do Carmo Bassan

Administrao - 7 Srie - Administrao de Micro e Pequenas Empresas

Pg. 3 de 5

DESAFIO
A equipe de trabalho dever elaborar uma lista de verificao e uma apresentao das habilidades requeridas do Administrador nas Micro e Pequenas Empresas. A equipe deve listar as principais informaes que sero trabalhadas na possibilidade de exercer uma tima administrao, englobando desde os conceitos iniciais, passando pela administrao financeira, gesto de custos e desenvolvimento de novos produtos.

Objetivo do Desafio
Produo de uma lista de verificao e uma apresentao das habilidades requeridas do Administrador nas Micro e Pequenas Empresas.

ETAPA 1
Esta atividade importante para que voc entenda o fundamental papel da Micro e Pequena Empresa no nosso pas. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Ler atentamente o Captulo 1 - As Relaes com as Grandes Empresas e com o Estado; o Captulo 5 - A Centralidade do Modelo; e o Captulo 6 - Fundamentos do Microempreendedorismo, do LivroTexto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS). Sugesto Podem-se dividir, entre os componentes do grupo, as responsabilidades de leitura e elaborao de resumos parciais, gerando debate aps a leitura, para que todos possam compreender o que est sendo solicitado.
Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Passo 2 (Equipe) Responder s questes apresentadas a seguir, com base nos captulos do livro lidos, justificando a resposta. 1. Como se define Micro e Pequena Empresa? 2. Quais os desafios do micro e pequeno empreendedor? 3. Quais so os riscos de abrir um novo negcio? Passo 3 (Equipe) 1 Aps a obteno das respostas, reunir-se para discutir sobre a atividade.

Adilson do Carmo Bassan

Administrao - 7 Srie - Administrao de Micro e Pequenas Empresas

Pg. 4 de 5

2 3

Organizar todas as informaes e elaborar um relatrio. Reserv-lo para compor o relatrio final.

ETAPA 2
Esta atividade importante para que voc entenda como administrar os recursos financeiros na empresa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler atentamente o captulo 11 - Gesto Financeira do Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS).
Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Passo 2 (Equipe) Elaborar uma tabela, contendo os elementos da estrutura de capital. A tabela dever ser desenvolvida em formato de tpicos, com duas colunas, uma delas informando o componente, e a outra contendo uma breve explicao de sua finalidade. Passo 3 (Equipe) Responder: Como administrar e qual a importncia do capital de giro da Micro e Pequena Empresa?. Passo 4 (Equipe) 1 2 Organizar todas as informaes desta etapa e elaborar um relatrio. Reserv-lo para compor o relatrio final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para que voc possa analisar quais so os fatores relevantes para a tomada de deciso sobre a formao de preos e mix de produtos na Micro e Pequena Empresa. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

Adilson do Carmo Bassan

Administrao - 7 Srie - Administrao de Micro e Pequenas Empresas

Pg. 5 de 5

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler atentamente o captulo 12 - Gesto de Custos do Livro-Texto da disciplina (referenciado ao final desta ATPS).
Nota O grupo ter autonomia para acrescentar informaes de sites a seu critrio, desde que estes sejam confiveis. Lembre-se de consultar o plano de ensino da disciplina, disponvel no AVA, que apresenta uma srie de referncias bibliogrficas e no se esquea de anot-las.

Passo 2 (Individual) Ler o artigo indicado a seguir:

ROCHA, Welington. O custeio varivel e o custeio-alvo como suportes s decises de investimentos no desenvolvimento de novos produtos. Revista de Administrao e Contabilidade da Unisinos. 1 (2): 33-42, setembro/dezembro 2004. Disponvel em: <https://docs.google.com/file/d/0B4luxBIRX2K1eFBfRk01cGdWbE0/edit>. Acesso em: 4 nov. 2012.

Passo 3 (Equipe) A partir da leitura do captulo 12 do Livro-Texto e do artigo, elaborar uma resenha explicando o que Custeio Varivel e sua importncia na tomada de deciso sobre o Mix de Produtos na Micro e Pequena Empresa. Passo 4 (Equipe) 1 Aps terem lido, montado a tabela e formulado a resenha: elaborar o relatrio final, em arquivo nico de formato doc, contendo todas as etapas e seguindo as orientaes do item Padronizao desta ATPS. Postar o relatrio no ambiente virtual, para a avaliao do tutor a distncia.

Livro-Texto da Disciplina
FERRONATO, Airto J. Gesto contbil-financeira de micro e pequenas empresas: sobrevivncia e sustentabilidade. So Paulo: Atlas, 2011.

Critrios de Avaliao

Cumprimento das etapas da ATPS. Respostas s questes. Tabela. Resenha. Utilizao de bibliografia sugerida. Estrutura do trabalho.

Adilson do Carmo Bassan

Das könnte Ihnen auch gefallen