Sie sind auf Seite 1von 13

BARBOSA, E.F. da F. de M.

Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

ABORDAGEM DO SISTEMA: GEOGRAFIA FSICA X GEOGRAFIA HUMANA


Eva Faustino da Fonseca de Moura Barbosa1 RESUMO Este artigo surgiu da necessidade de discutir a dicotomia existente entre Geografia Fsica e Geografia Humana e no menos urgente a dicotomia entre cincias naturais e cincias sociais. Resultado de uma reviso bibliogrfica baseada em Christofoletti (1999), Nunes & Suertegaray (2001) e Santos (2001). O desafio maior contido nesta reviso est em inserir a Abordagem Sistmica, desmistificando a dicotomia existente no campo de atuao da Geografia. Esta dicotomia criou por muito tempo um fosso na Geografia, dificultando seu amadurecimento enquanto cincia, pois esta criou uma separao desnecessria no objeto de estudo de cada campo da Geografia. O maior resultado atualmente desta desmistificao a nova mentalidade obrigatria na atuao dos profissionais da Geografia e de reas afins que trabalham com o meio ambiente. Essa nova mentalidade foi introduzida pela Abordagem Sistmica que, v no espao, o resultado da atuao do homem que, modifica a natureza em prol da sua sobrevivncia, criando o espao humanizado, fazendo a sua histria social. Palavras-chave: Cincias; Geografia; Abordagem Sistmica. Introduo Escrever sobre a Abordagem Sistmica e a dicotomia entre a Geografia Fsica e a Geografia Humana no constitui tarefa fcil, porm esta foi uma proposta feita pelo professor ministrante da disciplina Meio Ambiente: Relaes Homem-Natureza, do Programa de Ps-Graduao em Geografia da Unesp/Rio Claro. O artigo foi escrito com base em Christofoletti (1999), Nunes & Suertegaray (2001) e Santos (2001). Considerando os autores citados acima se abordou neste artigo a dicotomia entre cincias naturais e cincias sociais, bem como, entre Geografia Fsica e Geografia Humana e como vista estas relaes, hoje, pelo meio cientfico. No se deixou de tratar da relao da Geografia (cincia) com a Abordagem Sistmica e, de que forma esta tem influenciado atualmente os estudos sobre o meio ambiente. H como distinguir natureza de sociedade? Neste momento esta distino no se faz, mas necessria, pois, a evoluo do aparato cientfico-tecnolgico transformou a
1

Doutoranda em Geografia UNESP/Rio Claro (SP). 622

1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

natureza num artefato planetrio. E a cincia moderna concluiu que a natureza a segunda natureza da sociedade e que, inversamente, no h uma natureza humana porque toda natureza humana. Assim sendo, todo o conhecimento cientfico-natural cientfico-social. Tratar da definio da Geografia assunto que demanda tempo e pesquisa, mas h um acordo de que o espao terrestre o domnio especfico do trabalho geogrfico. As definies e a prtica da pesquisa geogrfica j foram eivadas de contradies dicotonmicas. Mas, e hoje, como so tratadas estas contradies? Como estas podem influenciar o campo de atuao da Geografia? Segundo Christofoletti (1985) pode-se relacionar a Geografia Fsica com a Geografia Humana, a primeira, representando o conjunto do meio geogrfico e a segunda, representando as atividades humanas. H, necessariamente, um meio termo onde aos dois fenmenos (Geografia Fsica e Geografia Humana) so dadas as atenes aproximadas iguais e, sem dvida, alguns escritores afirmam que este termo precisamente o que a Geografia. E a Geografia, hoje, traz uma nova abordagem, onde no h mais como fazer distines entre HomemNatureza, onde o meio ambiente deve ser considerado como um todo, resultado da relao homem-natureza. Esta abordagem recebe o nome de Sistmica e, que tem influenciado atualmente nos estudos e anlises feitas dentro do campo de atuao da Geografia. 1. Cincias Naturais X Cincias Sociais Os conceitos de natureza e cultura (sociedade) so divergentes e distingui-los tm conseqncias reais e epistemolgicas. Segundo Santos (2001) a distino epistemolgica se consolidou e aprofundou com o desenvolvimento tanto das cincias naturais como das cincias sociais, a distino da realidade atenuou-se medida que o desenvolvimento tecnolgico foi transformando a natureza num artefato planetrio.
Com isto, a cultura passou de artefato intrometido num mundo de natureza expresso da converso da natureza em artefato total. Alis, possvel argumentar que esta transformao s foi possvel porque a natureza enquanto objeto de conhecimento foi sempre uma entidade cultural e que, por isso, desde sempre as cincias ditas naturais foram sociais (SANTOS, 2001, p. 85).

A partir do momento em que no h como distinguir a natureza da sociedade, onde ambas se interrelacionam independentemente das conseqncias reais e

1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6

623

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

epistemolgicas, gradualmente, todas as cincias sero concebidas como cincias sociais. Mas, sendo essa distino mais cultural do que natural (Santos, 2001), permitenos visualizar os processos sociais e polticos que presidiram sua formao e desenvolvimento. A transformao da natureza num artefato global, graas imprudente produodestruio tecnolgica, e a crtica epistemolgica do etnocentrismo e androcentrismo da cincia moderna, convergem na concluso de que a natureza a segunda natureza da sociedade e que, inversamente, no h uma natureza humana porque toda natureza humana. Assim sendo, todo o conhecimento cientfico-natural cientfico-social (SANTOS, 2001). O conhecimento, segundo o paradigma emergente, tende a no ser dualista. um conhecimento baseado na superao de todas as distines familiares e bvias.
Este relativo desaparecimento das distines dicotonmicas tem repercusses nas disciplinas cientficas que delas nascem. Alis, sempre houve cincias que se reconheceram mal nestas distines, de tal modo que tiveram de se fraturar internamente para se adequarem internamente. Refirome antropologia, geografia (grifo nosso) e tambm psicologia. Mais do que em quaisquer outras, condensaram-se nelas privilegiadamente as contradies da separao entre cincias naturais e cincias sociais. Da que, neste perodo de transio paradigmtica, seja particularmente importante, do ponto de vista epistemolgico, observar o que se passa nessas cincias. (SANTOS, 2001, p. 90)

H uma tendncia para a superao da distino entre cincias naturais e cincias sociais, mas preciso conhecer o sentido e o contedo dessa superao. E essa superao residir nas cincias naturais ou nas cincias sociais? Segundo Santos (2001) alguns vem que nas cincias naturais justificam no seio do paradigma dominante, o seu prestgio cientfico, social e poltico. Mas, se numa reflexo mais aprofundada, atentarmos no contedo terico das cincias que mais tm progredido no conhecimento da matria, verificamos que a emergente inteligibilidade da natureza presidida por conceitos, teorias, metforas e analogias das cincias sociais. A maior prova de que os modelos explicativos das cincias sociais vm subsidiando o desenvolvimento das cincias naturais nas ltimas dcadas so as facilidades com que as teorias fsico-naturais, uma vez formuladas no seu domnio especfico, se aplicam ao domnio social. Para Santos (2001) o fato da superao da dicotomia cincias naturais/cincias sociais ocorrer sob a gide das cincias sociais no suficiente para caracterizar o modelo de conhecimento no paradigma emergente, ou seja, o modelo de um
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 624

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

conhecimento emancipatrio ps-moderno. medida que as cincias naturais se aproximam das cincias sociais, estas se aproximam das humanidades. A natureza , desde o incio, cultura em ao. A superao da dicotomia cincias naturais/cincias sociais tende assim a revalorizar os estudos humansticos. Mas esta revalorizao no ocorrer sem que as humanidades sejam profundamente transformadas. O que h nelas de futuro terem resistido separao entre sujeito e objeto e entre cultura e natureza, e terem preferido a compreenso do mundo manipulao do mundo. Como catalisadores da progressiva fuso das cincias naturais e cincias sociais, os novos estudos humansticos ajudam-nos a procurar categorias globais de inteligibilidade, conceitos quentes que derretem as fronteiras em que a cincia moderna dividiu e encerrou a realidade. Criando novas formas de ver o mundo que, hoje natural ou social e amanh poder ser ambos. 2. Geografia Fsica X Geografia Humana Tratar da definio da Geografia assunto delicado, mas h um acordo de que a superfcie terrestre o domnio especfico do trabalho geogrfico. As definies e a prtica da pesquisa geogrfica j foram eivadas de contradies dicotonmicas. Entre estas contradies, segundo Christofoletti (1985 p.12) pode-se relacionar a Geografia Fsica com a Geografia Humana. Representando o conjunto do meio geogrfico e das atividades humanas; a Geografia Fsica destinava-se ao estudo do quadro natural, enquanto a Geografia Humana preocupava-se com a distribuio dos aspectos originados pelas atividades humanas. Harvey (1969) apud Chisholm (1979 p. 101) apresenta esta dicotomia:
No h dvida que as Cincias Naturais (e a Geografia Fsica) esto numa posio vantajosa em relao s Cincias Sociais (e a Geografia Humana) desde que as leis que elas possuem sejam amplamente mais consistentes (e conseqentemente necessitam menos suposies para serem empregadas) do que so as leis nas Cincias Sociais (e Geografia Humana). Mas... No se podem inferir disto que leis poderosas possam jamais ser desenvolvidas em Cincias Sociais e Geografia Humana. H toda razo em se esperar que leis cientficas sejam formuladas em todas as reas da pesquisa geogrfica e no h absolutamente justificativa para o ponto de vista de que leis no possam ser desenvolvidas na Geografia Humana por causa da complexidade e dificuldade do assunto.

Segundo Christofoletti (1985) em virtude do aparato metodolgico mais eficiente das cincias fsicas e da esplndida concatenao terica elaborada por

1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6

625

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

William Morris Davis, a Geografia Fsica rapidamente ganhou a imagem de ser a parte cientificamente mais bem consolidada e executada. Destituda de aparato terico e explicativo para as atividades humanas, assim como da impreciso dos procedimentos metodolgicos, a Geografia Humana sempre se debatia na procura de justificar o seu gabarito cientfico, e em estabelecer sua definio e finalidades como cincia. No h justificativa para o ponto de vista de que leis no possam ser desenvolvidas em Geografia Humana, pois hoje, esta reconhecidamente uma cincia com princpios de mtodo que, segundo Christofoletti (1985) so trs os princpios: O prprio homem uma causa que traz perturbaes quilo que poderia parecer ordem natural; A Geografia Humana deve trabalhar apoiando sobre uma base territorial; Para ser compreensiva e explicativa a Geografia Humana precisa remontar ao passado, isto , recorrer a Histria. Os princpios da Geografia Humana citados por Christofoletti (1985) fazem desta uma cincia, pois a referida cincia tem no homem o ser que causa modificaes no meio natural, criando o espao geogrfico sobre uma base territorial, fruto de suas relaes de trabalho num dado momento da histria. Fazendo do homem um ser histrico, pois, no seu dia-a-dia o homem se cria e recria socialmente e culturalmente. E a Geografia Humana que compreende e explica todo esse processo histrico-social do homem. Para Christofoletti (1993) sendo a Geografia a disciplina que estuda as organizaes espaciais, dois componentes bsicos entram em sua estruturao e funcionamento, representados pelas caractersticas do sistema ambiental fsico e pelas do sistema scio-econmico. O primeiro constitui o campo da Geografia Fsica enquanto o segundo corresponde ao da Geografia Humana. Trudgill (1992) apud Chistofoletti (1993 p. 11) entende que os gegrafos fsicos contribuem para o conhecimento adequado dos processos e restries ambientais fsicas relevantes, e, os gegrafos humanos encontram-se habilitados para implementar polticas sociais ambientalmente fundamentadas, que sejam realistas a respeito das restries humanas, sociais, econmicas e polticas. A questo ou questes que distinguem a Geografia de outras cincias no so to importantes. Mas, nenhuma outra cincia, alm da Geografia, preocupa-se, de modo consistente, com distribuies de fenmenos no espao terrestre. Para Abler, Adams e Gould (1971) apud Chisholm (1979 p. 07), nenhuma outra cincia preocupa-se, consistentemente, com a estrutura espacial. As questes sobre localizao, estrutura e
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 626

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

processos espaciais que formulamos e respondemos, distinguem a Geografia de outras cincias. Por isso, a Geografia tem a responsabilidade de ver o mundo como um todo. Sendo esta a cincia que estuda o espao geogrfico e tudo o que nele est inserido, no h como negar a abrangncia de seu objeto de estudo. Para Chisholm (1979 p. 06) pode-se dar Geografia a abrangncia de trs temas relacionados: 1- O registro e a descrio dos fenmenos sobre a superfcie terrestre ou prximos a ela (este o sentido literal da palavra Geografia). 2- O estudo das inter-relaes dos fenmenos em localizaes especficas. 3- O exame de problemas que possuam dimenso espacial (territorial), especialmente para identificar a significao do espao como uma varivel. slaoAinda para o autor, dentro desta definio a Geografia Humana pode ser distinguida da Geografia Fsica, j que a nfase primordial est nos fenmenos humanos ou nos fenmenos do meio ambiente. H, necessariamente, um meio termo onde aos dois fenmenos so dadas as atenes aproximadas iguais e, sem dvida, alguns escritores afirmam que este termo precisamente o que a Geografia: ns, gegrafos, temos de fazer uma escolha entre, de um lado, o aniquilamento, e de outro, o trabalho integrado do tipo que os nossos predecessores reivindicam, para ser particularmente ajustado Geografia e aos gegrafos (Dury, 1970 apud Chisholm, 1979 p. 06). Haver algum tema que possa ser propriamente chamado de Geografia Humana ou Geografia Fsica? Pois, os temas estudados pela Geografia, seja humana ou fsica, podem ser compreendidos como agrupamentos de fenmenos ocorridos na superfcie terrestre provenientes de conjuntos de fatos sociais e naturais multivariados. Portanto, no h como haver hierarquia entre a Geografia Humana e a Geografia Fsica, pois os fenmenos, atualmente, no podem mais serem analisados por uma viso reducionista. O que seria da Geografia, se no houvesse os fenmenos naturais e sociais para serem analisados pela referida cincia? Pois, esta se tornou cincia desenvolvendo teorias sobre os fenmenos naturais e sociais analisados ao longo da histria da humanidade. A bem da verdade, estudados separadamente por longo perodo, mas hoje, a necessidade outra. No h como separar o homem do meio fsico, que onde se d a construo da vida social da humanidade. A relao da Geografia Fsica com a Geografia Humana acontece quando se faz um trabalho integrado para ser particularmente ajustado Geografia.
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 627

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

A Geografia Humana integrou-se a cincia geogrfica com a introduo da noo de diversidade das relaes de produo e das relaes sociais em cada meio geogrfico, reformulando a base da pesquisa geogrfica. Pois, nesta poca a prioridade se fazia nas cincias naturais (Geografia Fsica), objetivando desta forma o estudo dos fatos na superfcie terrestre. Mas, e o papel dinmico do homem que modifica a superfcie terrestre a seu servio e da sociedade? Este pensamento trouxe o desenvolvimento da noo de espao geogrfico, espao este organizado pelo homem. Substituindo o binmio homem e meio pelo binmio homem e espao. O espao geogrfico o resultado da relao entre o homem e o meio natural. Para Bernardes apud Botelho (1987 p. 66) os aspectos essenciais que dificultaram a tran da prevalncia do social sobre o natural, na Geografia, foram: - A viso corolgica, dificultando que a Geografia pudesse ser considerada uma cincia social; - A Geografia era uma disciplina ideogrfica, ou seja, no estava cientificamente instrumentalizada para a previso; - A Geografia se constitua uma disciplina nomottica, buscava leis gerais e desenvolvimento de teorias; - Para perspectivas futuras, a pesquisa geogrfica deveria privilegiar a abordagem sistmica, assimilando o mtodo cientfico geral, que envolve a caracterizao dos sistemas ecolgicos naturais e as atividades antrpicas. Christofoletti apud Botelho (1987 p. 66), diz que a produo do espao um processo contnuo ao longo da Histria Humana, e que a sucesso no tempo dos modos de produo do espao refletem as grandes fases da histria; assim a cada sociedade corresponde o seu espao. O espao carregado de significaes sociais, transformando-se num suporte material para o homem. Para Isnard (1982) apud Botelho (1987 p. 67), os meios naturais correspondem aos ecossistemas, e o geossistema ou espao geogrfico surge quando a sociedade atua sobre os ecossistemas, alterando-os a fim de obter condies para sua manuteno e sobrevivncia. Comea no momento em que o homem adquire a possibilidade de se libertar da ordem criada pela natureza estabelecendo nesse exato momento uma nova ordem espacial, a qual exige a pronta interveno contnua da atividade humana. Assim, os constituintes do espao natural e do espao social se encontram no espao geogrfico, porm este ltimo quem modifica e reestrutura o primeiro, segundo
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 628

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

a ordem desejada pelo homem. A utilizao do espao natural pelo sistema social gera o espao geogrfico. O espao geogrfico criado pelas diferentes relaes de trabalho articuladas pela sociedade de acordo com suas necessidades. Segundo Isnard (1982) apud Botelho (1987 p. 67) o espao geogrfico surge como sendo sistema espacial devidamente organizado, com elevado grau de coerncia e unidade funcional entre seus elementos. Em sua anlise so relevantes os princpios de totalidade, hierarquizao, diferenciao e finalidade, que so os princpios fundamentais da definio de um sistema. A articulao entre a natureza e a sociedade no ocorreu facilmente, pois construir uma cincia de articulao na poca em que surgiu a Geografia parecia ser impossvel, pois neste perodo, segundo Nunes e Suertegaray (2001 p. 15), a viso de cincia dominante privilegiava a diviso entre cincias da natureza e da sociedade. Ao contrrio da integrao, o que prevaleceu no final do sculo XIX e durante mais da metade do sculo XX foi fragmentao. Esta fragmentao promoveu grande impacto na existncia da Geografia Fsica. Em nvel terico houveram tentativas de anlise integrada do meio fsico com o meio social percorrendo conceitos como os de Paisagem, inicialmente, Geossistema ou Sistemas Fsicos, posteriormente, na busca desta articulao (Nunes e Suertegaray, 2001 p.16). Na dcada de 1970, com o surgimento da discusso ambiental, este caminho retomado, ou seja, a idia de relao entre os organismos e seus ambientes. O aproveitamento da Abordagem Sistmica pelos estudos geogrficos serviu para melhor focalizar as pesquisas sociais e ambientais, delineando com maior exatido o objeto da Geografia, alm de propiciar oportunidade para consideraes crticas de muitos dos seus conceitos. Esta abordagem focaliza temas ligados a geocincias e s cincias humanas. Segundo Christofoletti (1985 p. 19) no mbito da Geografia, todos os seus setores esto sendo revitalizados pela utilizao da abordagem sistmica. Para Nunes e Suertegaray (2001 p.16), a emergncia da questo ambiental vai definir novos rumos Geografia Fsica. Esta tendncia e a necessidade contempornea fazem com que as preocupaes dos gegrafos atuais se vinculem demanda ambiental. Porm, no abandonam a compreenso da dinmica da natureza, mais incorporam a suas anlises avaliao das derivaes da natureza pela dinmica social. A nova demanda social, ambiental e cientfica exige um repensar da Geografia e das suas formas de abrangncia. Esta deve ser uma discusso a ser feita, pois existem trabalhos elaborados na tica ambiental que dizem respeito somente Geografia Fsica,
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 629

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

excluindo totalmente a dinmica social. Os estudos ambientais tm como particularidade a interdisciplinaridade por natureza. Esses estudos no podem mais ser encarados como exclusivamente de cunho natural, exigindo uma reviso dos fundamentos do profissional que trabalha com esta temtica. Para Nunes e Suertegaray (2001 p. 16):
Cabe ainda dizer que visualizar a tendncia de superao da dicotomia Geografia Fsica versus Geografia Humana neste momento histrico no pode ser confundido com o abandono do conhecimento da natureza em Geografia. O conhecimento da natureza sempre esteve presente na preocupao analtica dos gegrafos.

Atualmente as questes ambientais continuam fundamentais. A natureza assume importncia analtica para a cincia, isto se deve em grande parte a sua deteriorao com o surgimento de problemas ambientais ou sua importncia na construo de novos recursos e mercadorias que atendam as demandas da sociedade e da indstria, exigindo temticas mais recentes e concepo diferenciada daquela rotulada de Geografia Fsica. Este novo contexto redefine a Geografia e todas as reas que do suporte s anlises geogrficas. Segundo Vicente e Perez Filho (2003) a Geomorfologia, a Biogeografia e a Climatologia so cincias que fazem anlises geogrficas privilegiando algumas abordagens ambientais em diferentes escalas. As transformaes dizem respeito ao contexto econmico e social contemporneo, onde o desenvolvimento da cincia e sua relao direta com a tecnologia permitem perceber que, no estgio atual, a apropriao da natureza se produz em diferentes escalas. A escala alm de recriar a natureza, transfigura a prpria natureza e sua dinmica. Analisar a natureza exige novos mtodos de conceber o que natureza e o que sociedade. 3. Geografia e Abordagem Sistmica Ao tratar das questes ambientais, a Geografia permite a aproximao do homem com a natureza, rompendo a viso dicotonmica e afirmando a unidade dialtica. necessrio que a nossa categoria supere a viso dicotonmica da Geografia, pois assim procedendo teremos condies efetivas de dominar a amplitude interdependente do complexo homem-natureza (Gomes, 1988 apud Casseti, 1991). Geografia, com suas grandes possibilidades potenciais de enfocar em conjunto o estudo dos fenmenos naturais e sociais, habilita-se a oferecer as orientaes cientficas principais dos estudos ecolgicos assim definidos:
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 630

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

Controle sobre as mudanas do meio ambiente originadas pela atividade do homem (monitoramento antrpico); prognsticos geogrficos cientficos das conseqncias que implicam a influncia de atividade econmica sobre o entorno; preservao, debilitamento e eliminao das calamidades naturais; otimizao do meio nos sistemas tcnico-naturais que o homem cria (Guerasimov, 1983 apud Casseti, 1991).

A Geografia, enquanto cincia tem muito que fazer pelos problemas ambientais, pois esta tem no espao, o seu objeto principal de estudo. E neste, onde o homem produz as condies necessrias sua sobrevivncia atravs da explorao do geossistema que, dividido em diferentes subsistemas torna possvel a sobrevivncia do homem. Para Christofoletti (1999) a Geografia a disciplina que estuda as organizaes espaciais. Englobando a estruturao, funcionamento e dinmica dos elementos fsicos, biogeogrficos, sociais e econmicos constituem os sistemas espaciais da mais alta complexidade. Sob a perspectiva sistmica, dois componentes bsicos entram em sua estruturao e funcionamento, representados pelas caractersticas do sistema ambiental fsico e pelas do sistema scio-econmico. O primeiro constitui o campo da ao da Geografia Fsica enquanto o segundo correspondente ao da Geografia Humana. A categoria dos sistemas ambientais fsicos, os geossistemas, se expressa como essencial para as atividades scio-econmicas. O sistema ambiental fsico compe o embasamento paisagstico, o quadro referencial para se inserir os programas de desenvolvimento, nas escalas locais, regionais e nacionais. No h como omitir a existncia e o uso dos recursos ligados com as qualidades das formas de relevo, dos solos, das guas e do ar, em determinado nvel hierrquico, e da expressividade paisagstica dos geossistemas (Christofoletti, 1999). Bertrand (1972) apud Christofoletti (1999) define geossistema como situado numa determinada poro do espao, sendo o resultado da combinao dinmica, portanto instvel, de elementos fsicos, biolgicos e antrpicos, que fazem da paisagem um conjunto nico e indissocivel, em perptua evoluo. O geossistema resultaria da combinao de um potencial ecolgico (geomorfologia, clima, hidrologia), uma explorao biolgica (vegetao, solo, fauna) e uma ao antrpica, no apresentando, necessariamente, homogeneidade fisionmica, e sim um complexo essencialmente dinmico. Bertrand (1968) apud Casseti (1999) incorpora os diferentes subsistemas litosfera, atmosfera e hidrosfera no conceito de potencial ecolgico (relevo, clima e
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 631

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

hidrologia), enquanto a biosfera vincula-se explorao biolgica (vegetao, solo e fauna). O equilbrio existente entre o potencial ecolgico e a explorao biolgica caracteriza o equilbrio climxico, muitas vezes rompido pela interveno do homem na explorao biolgica. O homem, ao apropriar-se da natureza e transform-la, pode processar alteraes significativas, gerando gradativamente modificaes no potencial biolgico. Considerando o processo de ocupao do relevo, utilizando o conceito de vertente (componente genrico do relevo), transformando as propriedades geoecolgicas (primeira natureza) em scio-reprodutoras (segunda natureza), o homem pode produzir desequilbrio climxico e conseqentes derivaes ambientais. preciso oferecer subsdios ao conhecimento sistemtico dos sistemas naturais, procurando entend-los sempre num processo de interao e interconexo, onde o homem se faz presente. Portanto, o conhecimento sistemtico dos subsistemas deve envolver questes relativas atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, tendo o homem como agente responsvel pela organizao do espao produtivo social ao longo da histria. Para analisar e estudar questes ambientais so necessrias abordagens amplas com vises holsticas, como a abordagem sistmica, pois, os problemas ambientais, ao mesmo tempo em que so locais, so tambm globais. Por isso, h necessidade de abordar a relao Homem-Natureza mostrando a importncia desta relao no desenvolvimento do processo do conhecimento cientfico-tecnolgico e no desenvolvimento scio-econmico. E a Geografia, como cincia, esta apta a fazer esta abordagem, independentemente das contradies dicotmicas. Consideraes Finais Oportunamente cabe aqui fazermos algumas reflexes sobre o tema abordado. Construir um texto sobre a Abordagem Sistmica deu-nos a oportunidade de discorrermos sobre a dicotomia existente entre as cincias fsicas e sociais e, no campo de atuao dos gegrafos, entre a Geografia Fsica e Geografia Humana. A dicotomia existiu, e se tornou ferramenta necessria na evoluo do desenvolvimento do conhecimento cientfico-tecnolgico. Fazendo das cincias fsicas superiores s cincias sociais, por muito tempo, tanto que foi a sobrepujana das cincias fsicas que, gerou conhecimentos necessrios ao crescimento das cincias sociais. Mas, hoje, numa reflexo mais profunda no contedo terico das cincias que
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 632

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

mais tm avanado no conhecimento da matria, contatamos que a emergente inteligibilidade da natureza presidida por teorias e analogias das cincias sociais. O conhecimento, segundo o paradigma emergente, tende a no ser dualista. um conhecimento baseado na superao de todas as distines familiares e bvias. Mas este relativo desaparecimento das distines dicotonmicas tem repercusses nas disciplinas cientficas. A Geografia uma cincia que se apresentou fragmentada do final do sculo XIX at a metade do sculo XX. A Geografia mostrou-se dividida entre Geografia Fsica e Geografia Humana por conta das especificaes de cada rea do conhecimento desta cincia. A Geografia esteve por muito tempo, enleada em discusses infrutferas, sobre o seu prprio objeto de estudo. Mas, o que aconteceu com esta no diferente do que aconteceu com outras cincias, como, por exemplo, a Antropologia e a Psicologia. Torna-se particularmente importante, do ponto de vista epistemolgico analisar o que se passa com estas cincias. A Geografia Fsica, por muito tempo foi vista como a parte cientificamente mais desenvolvida e consolidada, enquanto que, a Geografia Humana destituda de mtodo prprio sempre se debatia na procura de explicar o seu gabarito cientfico, e em estabelecer sua definio e finalidades como cincia. A Geografia a cincia que estuda as organizaes espaciais que so representadas pelas caractersticas do sistema ambiental fsico e pelas do sistema scio-econmico. O primeiro constitui o campo da Geografia Fsica enquanto o segundo corresponde ao da Geografia Humana Em nvel terico houveram tentativas de anlise integrada do meio fsico com o meio social, na busca da articulao entre a Geografia Fsica e Geografia Humana. No final do sculo passado, com o surgimento da discusso ambiental, este caminho retomado com a idia da possvel relao entre os organismos e seus ambientes. E assim surge a Abordagem Sistmica. O aproveitamento da Abordagem Sistmica pelos estudos geogrficos serviu para melhor focalizar as pesquisas sociais e ambientais, delineando com maior exatido o objeto da Geografia, alm de propiciar oportunidade para consideraes crticas de muitos dos seus conceitos. Pois, esta abordagem enfoca temas ligados a geocincias e s cincias humanas. Para a Geografia, todos os seus setores esto sendo revitalizados pela utilizao da Abordagem Sistmica, pois esta veio para se no acabar com a dicotomia existente na Geografia, pelo menos para desmistific-la. REFERNCIAS
1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6 633

BARBOSA, E.F. da F. de M. Abordagem do sistema: geografia fsica x geografia humana

BOTELHO, C. L. A Filosofia e o Processo Evolutivo da Geografia. Fortaleza/CE: Ed. da Universidade Federal do Cear. 1987. Pg. 47 92. CASSETI, V. Ambiente e Apropriao do Relevo. So Paulo: Contexto, 1991. 146 p. CHISTOFOLETTI, A. Perspectivas da Geografia. So Paulo/SP: Difel, 1985. 317 pginas. __________________. A Insero da Geografia na Poltica de Desenvolvimento Sustentvel. Geografia, Rio Claro/SP, 18 (1): 1 22. 1993b. __________________. Modelagem de Sistemas Ambientais. So Paulo: Ed. Edgard Blcher. 1999. Pg. 1 50. CHISHOLM, M. Geografia Humana: Evoluo ou Revoluo. Traduo de Lenora Franco Machado de Cortellazzi. Rio de Janeiro: Intercincia, 1979. 170 p. NUNES, J. O. R.; SUERTEGARAY, D. M. A. A Natureza da Geografia Fsica na Geografia. So Paulo: Terra Livre - AGB Associao dos Gegrafos Brasileiros. N. 17, p. 11 24. 2 semestre/ 2001. SANTOS, B. de S. A Crtica da Razo Indolente. So Paulo: Cortez, 2001. Pg 55117. VICENTE, L. E.; PEREZ FILHO, A. Abordagem Sistmica e Geografia. GEOGRAFIA Associao de Geografia Teortica. Rio Claro/SP. V. 28, n. 3 set. a dez. 2003. Pg: 323 344.

1 SIMPGEO/SP, Rio Claro, 2008 ISBN: 978-85-88454-15-6

634

Das könnte Ihnen auch gefallen