Sie sind auf Seite 1von 24

Imaginrio - usp, 2007, vol.

13, n o 14, 43-65

Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

Ana Maria Loffredo*

Escreve Nietzsche, no prefcio de Genealogia da Moral: Verdade seja que, para elevar assim a leitura dignidade de Arte mister, antes de mais nada, possuir uma faculdade hoje muito esquecida (por isso h de passar muito tempo antes dos meus escritos serem legveis), uma faculdade que exige qualidades bovinas, e no as de um homem fim-de-sculo. Falo da faculdade de ruminar (NIETZSCHE, 1976, p. 16).

Mas quais seriam as condies necessrias para essa ruminao? O primeiro embate parece comear pelo prprio tempo: Ah! quo felizes somos os que procuramos o conhecimento, quando o sabemos calar por algum tempo... (1976, p. 10) , levando-se em conta a advertncia do autor quanto s dificuldades para ser entendido, ou melhor, interpretado, desde que um aforismo vendado no pode decifrar-se primeira leitura (1976, p. 16). E considerem-se os obstculos que se colocam a seus leitores, como bem esclarece Paulo Csar Souza, em seu posfcio a Alm do Bem e do Mal (SOUZA, 1992, p. 254). H um recado, anunciado logo de incio, que tem o estatuto de uma modalidade de princpio metodolgico a ser decifrado: ruminar e calar. A referncia ao mtodo enigmtica, embora frtil na produo de imagens.

* Docente do Instituto de Psicologia USP. Psicanalista, Instituto de Psicanlise Durval Marcondes, Sociedade Brasileira de Psicanlise de So Paulo-SBPSP.

43

03 - ana maria loffredo.pmd

43

15/06/07, 12:00

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

Caberia a analogia com o deixar-se impressionar, semelhana de uma composio fotogrfica, na qual o momento mais emocionante do trabalho est na emergncia da configurao de formas, no fundo do papel em branco? Embora essa imagem emergente no consiga ser fiel provocao do texto, ao criar uma impresso de desvio, em sua infidelidade e erro, recorta paradoxalmente uma espcie de janela para a contemplao do texto do filsofo. Mas nem a imagem de janela, muito menos a de contemplar, fazem jus experincia do texto. Parece que se concretizam, a cada passo, corpos mais palpveis de tiras de verdades encobertas, de quaseverdades ou de imprecises para expressar a turbulncia do texto. As impresses primeiras evocam dissonncias ou sons dspares, soados simultaneamente, que se impem como figura de ordenao da leitura. No est dito que Verdade seja que, para elevar assim a leitura dignidade de Arte...? Ambas, a palavra arte e as aspas que a protegem, insistem em piscar como um sinal de alerta nesse convite ao ruminar e ao calar, necessrios produo do conhecimento e compreenso da obra do filsofo. Trata-se de ruminar com os dentes dianteiros, com o estmago ou com o corao? A metfora fisiolgica do ruminar nos remete questo do corpo na perspectiva nietzschiana, recordando-nos que, no perodo da transvalorao dos valores1, ao se reportar histria e fisiologia que Nietzsche leva s ltimas conseqncias a pergunta kantiana pelas condies de possibilidade do conhecimento (MARTON, 1991). E ao traduzir as faculdades do esprito numa linguagem biolgica que acaba de vez qualquer possibilidade de oposio entre corpo e alma. Se foi em funo da sobrevivncia que se desenvolveram as habilidades do intelecto, no teria sentido que o intelecto pudesse criticar a si prprio. nesse quadro que no cabem referncias s faculdades do esprito, linguagem que denotaria um plano de operao distinto do corpo, em termos de natureza e de atividades. Escreve o filsofo:
Esse imperioso algo a que o povo chama esprito quer ser e quer se sentir senhor, dentro e em torno de si tem a vontade de

1 Nele se inscreve toda a produo do filsofo desde 1883, iniciando-se com Assim falou Zaratustra, abrangendo os textos publicados em vida e todos os fragmentos publicados postumamente, que foram escritos nesse perodo. Tambm inclui os prefcios ao primeiro e segundo volumes de Humano, demasiado humano; O nascimento da tragdia; Aurora e A gaia cincia e a quinta parte deste ltimo (MARTON, 1989, p. 29).

44

03 - ana maria loffredo.pmd

44

15/06/07, 12:00

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

conduzir da multiplicidade simplicidade, uma vontade restritiva, conjuntiva, sequiosa de domnio e realmente dominadora. Suas necessidades e faculdades so aqui as mesmas que os fisilogos apresentam para tudo que vive, cresce e se multiplica (NIETZSCHE, 1992, p. 136).

O corpo humano nietzschiano composto por inmeros seres vivos microscpicos que se situam como adversrios, animados por uma luta permanente, pela qual uns so vencedores, outros perecem. Essa tenso ocorreria tanto no plano celular como no de tecidos e rgos, sendo o corpo definido, portanto, por um combate incessante. Este no s a garantia de um estado dinmico de mudana permanente, com o desaparecimento de uns e a proliferao de outros, como do estabelecimento de um funcionamento por meio de hierarquias. Vencedores e vencidos so o modo pelo qual a vida se realiza, sendo possvel afirmar, nesse sentido, que nossa vida, como toda vida, ao mesmo tempo uma morte perptua (NIETZSCHE citado por MARTON, 1991, p. 33). A hierarquizao no supe paz, porque nunca definitiva dominador e dominado mudam de posies de tal forma que a luta o trao que define a vida. Importa destacar que a fisiologia o paradigma para entender como se processa o conhecimento: assim como o corpo se alimenta ao incorporar o estranho, o esprito digere as novas experincias, o que significa dizer que o conhecimento , fundamentalmente, apropriao. O esprito, escreve o filsofo, se assemelha mais que tudo a um estmago (NIETZSCHE, 1992, p.137), no havendo, portanto, dicotomia entre corpo e esprito: todos os nossos rgos de conhecimento e sentidos desenvolveram-se apenas em relao s condies de conservao e crescimento (NIETZSCHE citado por MARTON, 1991, p. 31). A perspectiva do conhecimento, segundo um contexto naturalista, ampliada, desde que ele inscrito tambm num quadro histrico de forma que um tipo de homem superior ocorreria quando o homem no visasse unicamente sua conservao. Autoconservao e adaptao so uma atividade de segunda ordem, so reativas e derivam-se da vontade de potncia, que a verdadeira animadora

45

03 - ana maria loffredo.pmd

45

15/06/07, 12:00

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

da vida. A vontade de potncia, vontade de vida, exerce-se sobre o meio criando formas do interior, utilizando, explorando as circunstncias exteriores (NIETZSCHE citado por MARTON, 1990, p. 55). Nas palavras de Marton, fora eficiente, plstica, criadora (1990, p.45). A vontade de potncia exuberncia, excesso, esbanjamento. A luta pela existncia apenas exceo (aqui se situa na contramo do pensamento darwiniano, em sua nfase no combate pela vida). No mais, combate-se por potncia (1990, p. 42). Como tudo o que existe est em movimento de combate, fica claro que Nietzsche no falar em foras expresso da vontade de potncia seno no plural. Em seu conjunto, o conceito de vontade de potncia, elaborado via biologia, e a teoria das foras, amparada nos subsdios fornecidos pela fsica da poca articulados, respectivamente, aos aspectos dinmico/quantitativo e qualitativo , demarcam a impossibilidade de se estabelecerem traos distintivos significativos entre o orgnico e o inorgnico, entre o fsico e o psquico, entre o material e o espiritual. O conceito de vontade de potncia constitui um dos principais pontos de ruptura em relao tradio filosfica (1990, p. 57) e, aliado concepo relativa pluralidade das foras, constitui as bases da cosmologia no metafsica, apoiada em dados cientficos, que o filsofo se prope a construir no terceiro perodo de sua obra. A vontade de potncia abriga o apolneo e o dionisaco; de um lado, o que d forma e ponderao; de outro, o que quebra e dissolve, ruptura e excesso. Voltemos ao prefcio da Genealogia. L est escrito:
O meu Zaratustra no o pode compreender seno o leitor a quem tenha impressionado ou entusiasmado cada uma das suas palavras: s ento gozar o privilgio alegrico donde esta obra nasceu e sentir venerao pela sua resplandecente claridade, pela sua amplitude, pelas suas perspectivas longnquas e pela sua certeza (NIETZSCHE, 1976, p. 16, grifos meus).

Zaratustra acerta no alvo com certeza certeira ao rasgar horizontes. Acertar no alvo abrir.

46

03 - ana maria loffredo.pmd

46

15/06/07, 12:00

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

A insuficincia das metforas anunciadas no incio do texto, relativas composio fotogrfica e a janela para se contemplar, ilumina-se pela nfase na impresso e no entusiasmo como componentes do processo de captao de sentidos. O que um negativo fornece para uma ampliao mesmo que se criem variaes por meio de estratgias tcnicas est previamente delimitado, bem como no contemplar pela janela se aloja uma espcie de passividade indolente. Ambos no se coadunam ao se elevar a leitura dignidade de Arte e faculdade de ruminar. O autor parece considerar imprescindvel uma participao ativa por parte do leitor, bem como um conhecimento de seu trajeto de produo filosfica: o que digo bastante claro na suposio que hajam lido minhas obras anteriores. Se necessria uma apropriao pelos rgos do conhecimento atravs da histria e, simultaneamente, preciso deixar-se mergulhar em cada uma das palavras de Zaratustra, a questo que nos interessa se remete s peculiaridades do tipo de presena que esperada do leitor nessa atividade de deciframento. As duas metforas, por sua impreciso, conduzem suspeita de que o autor espera mobilizar um processo criativo no prprio ato de leitura como condio de produo de conhecimento (garantia de que no seja refm de dogmatismos fechados em si prprios, pratosfeitos prontos para serem consumidos. Comer , simultaneamente, cozinhar). Parece que o leitor estimulado, quase pressionado, a um tipo de atitude mestia no movimento em direo ao entendimento e compreenso do texto. Reportando-nos a Bachelard, algumas idias podem ser arriscadas. Embora o filsofo tenha afastado qualquer possibilidade de compromisso entre as duas vertentes de sua filosofia a epistemolgica e a potica , sendo mesmo enftico ao afirmar que no se confunda cincia e poesia (JAPIASSU, 1976), justamente essa duplicidade que pode nos servir de auxlio neste momento. Se para Bachelard devemos nos definir pela tendncia transformao e ultrapassagem em relao a nossos limites, por meio da cincia e da tcnica, de um lado, e da poesia e da imaginao,

47

03 - ana maria loffredo.pmd

47

15/06/07, 12:00

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

de outro, que esse empreendimento libertador poder se concretizar. Embora ambas sejam concebidas como tentativas do humano em seu embate com a tragicidade imersa na solido do instante, que motor de luta, para vencer a solido do instante a poesia vai at mais longe do que a cincia, pois ela aceita o que ele tem de trgico (JAPIASSU, 1977, p. 75). Assim o filsofo explicita, em A potica do espao, uma verdadeira fenomenologia do potico:
preciso ento que o saber se acompanhe de um igual esquecimento do saber. O no-saber no uma ignorncia, mas um ato difcil de superao do conhecimento. a esse preo que uma obra a cada instante essa espcie de comeo puro que faz de sua criao um exerccio de liberdade (BACHELARD, 1974, p. 352).

Se o no-saber pr-condio da poesia, a tarefa do poeta associar imagens, mas a vida da imagem est toda em sua fulgurncia, no fato de que a imagem uma superao de todos os dados da sensibilidade (1974, p.352). A imaginao, um poder maior da natureza humana, expressa sua vitalidade desligando-nos ao mesmo tempo do passado e da realidade, apontando para o futuro. funo do real, instruda pelo passado, como destacada pela psicologia clssica, escreve Bachelard, preciso articular uma funo do irreal , crucial para o exerccio do psiquismo verdadeiramente criador. Na busca de uma metapsicologia da imaginao, pretende debruar-se sobre o nascimento da palavra, na tentativa de apreender a vontade de falar. Essa vontade de falar desejo de querer viver, desde que o homem quer dizer a si aquilo em que quer tornar-se. assim que a poesia
palavra querida antes de ser palavra falada, (...) a poesia pura se forma no reino da vontade antes de aparecer na ordem da sensibilidade, (...) est longe de ser uma arte da representao. Nascendo no silncio e na solido do ser, desligada da audio e da viso, a poesia aparece, pois, como o primeiro fenmeno da vontade esttica humana (BACHELARD, 1965, p. 276, citado por JAPIASSU, 1976, p. 105).

48

03 - ana maria loffredo.pmd

48

15/06/07, 12:00

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

Creio que esse pano de fundo desenhado pelo pensamento de Bachelard nos instrumentaliza para tematizar a dificuldade e a turbulncia provocadas pelo texto nietzschiano, que parece jogar o leitor num trnsito/transe pelo espao de convivncia entre o homem diurno da cincia e o homem noturno da poesia. Pois ter sido nesse stio, delimitado pela perspectiva do dilogo entre as bordas porosas dessas duas vertentes, inspirado por questes de natureza filosfica, que o filsofo poderia ter produzido cada uma das palavras de Zaratustra. E, para gozar o privilgio alegrico donde esta obra nasceu, ao leitor caber tambm ser passvel de ser atravessado por uma experincia potica, pois quando o leitor revive o poema na ressonncia de sua leitura atinge um estado, nas palavras de Octavio Paz
que podemos, na verdade, chamar de potico. A experincia pode adotar esta ou aquela forma, mas sempre um ir alm de si, um romper os muros temporais, para ser outro. Tal como a criao potica, a experincia do poema se d na histria, histria e, ao mesmo tempo, nega a histria (...). A leitura do poema mostra grande semelhana com a criao potica. O poeta cria imagens, poemas; o poema faz do leitor imagem, poesia (PAZ, 1982, p. 30).

Entretanto, no h garantias de que se possa ser tocado e capturado pela poesia, no atravessamento de uma experincia potica. Da esse livro inesgotvel, como escreve Paulo Cesar Souza, no posfcio a Alm do Bem e do Mal:
J houve quem atribusse a riqueza de interpretao de que Nietzsche objeto ambigidade da grande poesia. Mais correto seria, talvez, atribu-la amplitude de uma alma capaz de abrigar os impulsos mais contraditrios e de, portanto, atingir os espritos mais diversos. Tal amplitude aproxima esse pensadorartista dos artistas-pensadores (aos quais, diferena dos filsofos, ele sempre reserva elogios) (SOUZA, 1992, p. 257).

Essa proximidade aos artistas-pensadores autenticaria elevar assim a leitura dignidade de arte e, talvez, nos autorize a afirmar

49

03 - ana maria loffredo.pmd

49

15/06/07, 12:00

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

que ler Nietzsche dever ser, tambm, abrir-se possibilidade de uma experincia esttica, dada a pluralidade de sentidos que sua obra pode provocar, pois uma obra de arte sempre, no dilogo com o outro, por princpio, uma obra aberta. nesse contexto que o estilo da obra pode ser entendido como expresso das concepes que dele se servem como seu veculo, pois, no instante apaixonado do poeta, espantoso e familiar, escreve Bachelard:
existe sempre um pouco de razo; na recusa racional permanece sempre um pouco de paixo, (...) para o xtase, preciso que as antteses se contrariem em ambivalncia. Surge ento o instante potico (...). No mnimo, o instante potico a conscincia de uma ambivalncia. Porm mais: uma ambivalncia excitada, ativa, dinmica (BACHELARD, 1985, p. 184).

Na linguagem de foras em tenso, caberia utilizar os termos potncia ou expresso de uma vontade de potncia na escrita, de modo que, em termos dos conceitos de luta e de agonia que atravessam o texto nietzschiano, luz das concepes sobre poesia brevemente anunciadas aqui, possvel conceber tanto seu estilo como o impacto que provoca no leitor como um exerccio do mtodo que o filsofo pretende propor para se ter acesso produo de conhecimento.

Freud e Nietzsche

A idia recortada anteriormente pode anunciar um caminho interessante de investigao numa interlocuo entre o pensamento nietzschiano e a inovao instaurada pelo discurso freudiano. Neste momento, vale a pena apontar, mesmo que brevemente, o alcance da inovao freudiana, inscrita definitivamente no corte epistemolgico efetuado em A interpretao dos sonhos (Freud,

50

03 - ana maria loffredo.pmd

50

15/06/07, 12:00

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

1900/1989). A primeira proposta terica de Freud, em Projeto de Psicologia (FREUD, 1895/1995), apresentava-se no formato hipottico-dedutivo, e a inverso que ocorreu na obra matriz, conforme argumenta Bento Prado, que essa teoria do aparelho psicolgico estaria fundada na prtica da interpretao, em lugar de fundar essa prtica original (PRADO JR., 1985, p. 10). nesse carter originrio da situao interpretativa que repousa uma nova concepo da prpria idia de teoria, marcando radicalmente a originalidade dessa obra a teoria deixa de ser uma axiomtica, a partir da qual se deduz a psicopatologia e os mecanismos do sonho e, inversamente, produzida a partir da prtica original de interpretao do sentido dos sonhos. Est assim legitimada uma ruptura com a concepo usual da relao entre teoria e prtica, entre conhecimento puro e aplicao tcnica: a interpretao dos sonhos precede e fundamenta a arquitetura da teoria, enfatiza o autor, o que tem como conseqncia enunciar que a teoria no tem fundamento objetivo. Estaria nessa surpreendente deciso a marca da originalidade do discurso psicanaltico. nesse contexto que se inscreve esse apontamento de Fdida, to preciso em sua explicitao de um pensar metapsicolgico e to prenhe de conseqncias metodolgicas: a transformabilidade metapsicolgica do terico devia ter como referncia o jogo: o jogo da criana e a infncia brincando nas anlises de adultos no so outra coisa do que um pensar terico em transformao (FDIDA, 1989, p.100). Essa inverso, indita para o contexto cientfico da poca, se expressa diretamente no alcance terico-metodolgico das especificidades da escrita freudiana, desde que o estilo de Freud estava estreitamente articulado a seu objeto de investigao. Na ruptura com o saber psiquitrico de sua poca, na qual se inscreve a novidade epistemolgica instaurada pela psicanlise, Freud procurou inspirao no tratamento da subjetividade efetuado pela literatura e pela poesia durante todo o seu longo trajeto de investigao, de modo que esse retorno freudiano tradio mito-potica (BIRMAN,

51

03 - ana maria loffredo.pmd

51

15/06/07, 12:00

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

1991, p. 13) est operante na prpria economia das fices metapsicolgicas, desde que os referenciais literrios, em seu pensamento, esto subjacentes a verdadeiros conceitos fundamentais (haja vista a construo terica nuclear pertinente metfora edpica). Os poetas aparecem nas redes de argumentao de seus textos com muito mais freqncia do que os autores do campo cientfico. Essa diferena de participao das tradies mdico-psiquitrica e literria em sua obra no nada trivial. A sntese efetuada por Birman absolutamente eficiente para nossos propsitos:
Esta particularidade estilstica seria indicadora de uma particularidade epistemolgica do discurso psicanaltico, destacando que a relao deste com a tradio literria no tem nada de acidental. Remete a uma problemtica de fundamentos, que colocaria novamente em questo principalidade epistmica conferida categoria de sentido face categoria de explicao (BIRMAN, 1991, p. 13).

Portanto, a originalidade de Freud tambm repousa na sua maneira nova de articular o discurso cientfico, desde que, como sintetiza Mezan, a prosa cientfica usual expe os resultados de uma atividade que comea e termina antes da redao do texto, enquanto a exposio psicanaltica parte integrante da experincia que ele descreve (1991, p. 63). Essa peculiaridade ilustrada de modo eloqente no conhecido comentrio feito por Freud ao amigo Fliess, quando escrevia A interpretao dos sonhos:
[O texto] segue completamente os ditames do inconsciente, segundo o clebre princpio de Itzig, o viajante dominical; Itzig, para onde voc vai?, E eu sei? Pergunte ao cavalo. No iniciei um s pargrafo sabendo onde ele iria terminar (FREUD citado por MASSON, 1986, p. 320).

Se a prosa de Freud pode ser considerada, ao mesmo tempo, uma exposio sobre o inconsciente e uma exposio do inconsciente (MAHONY, 1989, citado por MEZAN, 1991, p. 63), absolutamente consistente com essa peculiaridade epistemolgica que seus relatos clnicos apresentem um estilo de romance, caracterstica j

52

03 - ana maria loffredo.pmd

52

15/06/07, 12:00

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

apontada por Freud, nas origens da psicanlise, quando apresentou o relato do atendimento de Elizabeth von R. em Estudos sobre a histeria (FREUD; BREUER, 1895/1990).2 Quanto ao estado psquico que a situao de anlise pretende favorecer, por meio da regra tcnica da disposio ao livre associar, seu parentesco com a criao produo potica legitimado pelo prprio Freud, reportando-se ao poeta-filsofo Friedrich Schiller, que sustenta estar presente uma disponibilidade desse tipo como condio da criao potica 3. Desse modo, seria possvel, inspirando-nos no pensamento de Bachelard, considerar a situao analtica como uma interseo de duas vertentes de produo de conhecimento: uma formal, terica e tcnica e outra, apoiada nesta, mas que a ultrapassa, que seria sua vertente potica ou de potencialidade potica. Neste caso, a vertente potica se delimita como verdadeira condio de checagem da teoria, sendo que ambas as vertentes se realizam atravs do mtodo fundante da situao analtica, no qual encontram seu espao de convivncia. Cabe, portanto, ao mtodo criar as condies para que a funo criativa do setting se expresse, ao favorecer a possibilidade de dilogo entre o pensamento disciplinado e a imaginao criadora.4

2 Escreve Freud: a mim mesmo me parece estranho que as histrias clnicas que escrevo se lem como contos e delas est ausente, como se diz, o selo da seriedade cientfica. Devo-me consolar por isto, considerando que a responsvel por este resultado a prpria natureza do tema e no qualquer preferncia pessoal; que o diagnstico local e as reaes eltricas no cumprem um papel importante no estudo da histeria, ao passo que uma exposio em profundidade dos processos anmicos como a que estamos habituados a receber do poeta me permite, atravs da aplicao de um pequeno nmero de frmulas psicolgicas, obter alguma forma de inteleco sobre o curso de uma histeria (FREUD; BREUER, 1895/1990, p. 174, grifos meus). 3 Trata-se de uma resposta do poeta a um amigo, que se lamentava, pois sua criatividade parecia-lhe bloqueada. Eis, aqui, o trecho citado por Freud, que bem poderia ser colocado em dilogo com o ruminar e calar, nomeados por Nietzsche e destacados no incio deste texto: a explicao de tua queixa est, parece-me, na restrio que tua razo impe tua imaginao. Devo esboar aqui um pensamento e ilustr-lo com uma metfora. No parece bom, sendo mesmo prejudicial para o trabalho criativo da mente, que a razo examine com demasiado rigor as idias que vo brotando, e o faa na prpria porta de entrada, digamos assim. Se conside-

Unheimliche
Os apontamentos efetuados anteriormente nos levam a considerar que h parentescos entre aspectos do texto de Nietzsche e certas especificidades pertinentes ao escrito psicanaltico, na medida em que este permitiria realizar em ato a crtica de uma forma totalizante e exaustiva de narrativa, centrada numa argumentao pretensamente insofismvel (BIRMAN, 1995, p.14), de tal forma que nas brechas da escritura o leitor convocado a pensar pelo que falta, pelo que se faz enigma. Esse tipo de escritura propicia a criao de algo no registro do unheimliche, quer dizer, do estranho e do sinistro, que, ao nos remeter ao mesmo tempo ao familiar e ao no-familiar nos

53

03 - ana maria loffredo.pmd

53

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

rada de forma isolada, uma idia pode ser muito insignificante e ousada, mas talvez, em uma certa unio com outras, que talvez tambm paream desdenhveis, pode nos dar um conjunto muito bem integrado: nada disso a razo pode julgar se no a retm o tempo suficiente para contempl-la em sua unio com essas outras. E em uma mente criativa, parece-me, a razo retirou sua guarda das portas; assim as idias se precipitam (...) e ento s ento ela pode dominar com a vista o grande conjunto e model-lo. Vs, senhores crticos, (...) sentis vergonha ou temor frente a esse delrio momentneo, passageiro, que sobrevm a todos os criadores genunos e cuja durao maior ou menor distingue o artista pensante do sonhador. Da vossas queixas de esterili-dade, porque desprezais as idias muito rapidamente e as selecionais com excessivo rigor (SCHILLER. Trecho de seu epistolrio com Krner, 1/12/1788, citado por FREUD, 1900/1989, p. 124). 4 Essa hiptese formulada em Loffredo (2002).

abre a possibilidade de produo do inslito e do surpreendente. assim, escreve Birman, que somos convocados a um modo de pensar que nos impulsiona a nos apropriarmos do texto de modo que fale nossa linguagem, numa espcie de canibalizao do texto, que produz autoria no leitor pela atividade a que pressionado propiciando uma experincia de inconsciente . Mais que isso, a postura que o texto parece querer convocar no leitor tambm se assemelha s peculiaridades do tipo de produo de conhecimento que se espera criar na situao analtica. De modo que a temtica do estilo, em ambos, nos remete a questes de fundamentos e de mtodo. De que se trata esse unheimlich? Desde os primrdios da constituio do campo psicanaltico, foi enfatizada por Freud a importncia terica do sonho como referncia capital da tcnica analtica. O sonho, considerado o estranho infantil da linguagem, que em sua estranheza peculiar remete, nas palavras de Fdida,
mais secreta intimidade da fala. Na medida em que funda negativamente o infantil, o estranho configura o nico stio dos lugares possveis de construo e, assim sendo, da linguagem desse infantil. O estranho a lngua fundamental da intimidade do sonho e da fala da qual ele a fonte (FDIDA, 1988, p. 81).

O analista deve colocar-se como estranho-ntimo para fornecer as condies que o sinistro do espantosamente familiar possa se manifestar. Escreve Freud no belssimo texto O estranho : o estranho (sinistro) aquela variedade do terrorfico que se remonta ao conhecido antigo, ao familiar desde h muito tempo (FREUD, 1919/1990, p. 220). No incio do texto, apresenta o sentido de heimlich (ntimo) e heimisch (domstico), a partir dos quais se entenderia que algo terrorfico por no ser nem conhecido nem familiar. Tecer todo o texto para demonstrar que o unheimlich uma variedade da heimlich, unindo essa constatao ao enunciado de Schelling, para quem o sinistro (estranho) tudo o que estando destinado a permanecer em segredo, no oculto, saiu luz (1919/ 1990, p. 225). O intuito finalmente nomear claramente que a angstia do unheimlich corresponde a algo reprimido que retorna,

54

03 - ana maria loffredo.pmd

54

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

de modo que o prefixo un da palavra unheimlich a marca da represso. Se o sonho a fonte mais exuberante de acesso ao infantil e a referncia fundamental da tcnica , a situao de anlise, ao promover a neurose de transferncia, espera sustentar um processo alucinatrio semelhana do sonho, cena proeminente de emergncia do unheimlich, pois neste se aloja o heimlich.

Potica psicanaltica

No s o instante potico espantoso e familiar (BACHELARD, 1970, p. 184), mas, mais que isso, se o ato pelo qual o homem se funda e se revela a si mesmo a poesia, s o , acrescenta Octavio Paz, na medida em que essa revelao criao, de tal forma que a anlise da experincia potica inseparvel da anlise de sua expresso (PAZ, 1956, p. 191) Como vimos, essa peculiaridade pode ser destacada em meio s turbulncias do texto nietzschiano e tambm est subjacente s condies pertinentes no s situao psicanaltica como s narrativas que a ela se reportam. E no foi o trabalho psicanaltico batizado em seus antecedentes como uma talking cure , tendo marcado definitivamente Freud, nos primrdios da constituio da psicanlise, que dizia que as palavras so o instrumento essencial do tratamento anmico (FREUD, 1890/1991, p. 115)? As palavras de Fdida tocam o ponto central da questo e esclarecem a tese 5 segundo a qual a experincia potica poderia ser considerada o limite para o qual tende a funo criativa do espao analtico: assim que o ato potico exatamente o ato de fundao por traduo, o ato de apropriao do prprio a partir desse stio instaurado como estrangeiro (FDIDA, 1991, p. 53). nesse momento que as idias desenvolvidas por Harold Bloom, em seu instigante A angstia da influncia, fornecem uma amarrao conceitual muito estimulante na perspectiva da interlocuo entre
5 Essa tese desenvolvida em Loffredo (1994).

55

03 - ana maria loffredo.pmd

55

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

Freud e Nietzsche, fornecido pela criao potica (BLOOM, 1991). possvel recortar um ponto de interseo demarcado pela atitude mestia, que se destaca como proeminente, como condio de produo de conhecimento, delineando, nesse caso, uma espcie de perspectiva metodolgica. Nessa obra aparece, com freqncia, a expresso poeta forte, como se essa potncia definisse a grande poesia. Escreve Bloom: os poetas, medida que se tornam fortes, no lem mais a poesia de X, porque os poetas realmente fortes s so capazes de se lerem a si mesmos (BLOOM, 1991, p. 49). Esse aparente solipsismo radical ampara-se, entretanto, em influncias que o poeta, ao se tornar um forte, conseguir exorcizar de tal forma que a histria da poesia, que no se distingue da histria da influncia potica, se faz com os poetas deslendo-se uns aos outros na abertura do espao para a originalidade. Assim, os poetas de todas as eras contribuem para um nico Grande Poema, perpetuamente in progress. Borges comenta que o poeta cria seu precursor (1991, p. 49). Se a lngua gregria, repetitiva e monstruosa em seus esteretipos, como diz Barthes (1982), entretanto as lnguas amam seus poetas como se fossem seus filhos mais atrevidos, escreve Leminski, em tom veemente e amoroso, que faz jus transgresso de que a poesia a ilustrao exemplar no exerccio de passagem da opresso/alienao para a libertao (LEMINSKI, 1987, p. 289). assim que, cido com seus precursores, escreve Nietzsche, no mbito desse inevitvel jogo sutil de apropriaes a avanos:
H boas razes para esperar que toda dogmatizao em filosofia, no importando o ar solene e definitivo que tenha apresentado, no tenha sido mais que uma nobre infantilidade e coisa de iniciantes; e talvez esteja prximo o tempo em que se perceber quo pouco bastava para constituir o alicerce das sublimes e absolutas construes filosofais que os dogmticos ergueram alguma superstio popular de um tempo imemorial (como a superstio da alma, que, como superstio do sujeito e do Eu, ainda hoje causa danos) (...). Parece que todas as coisas grandes, para se inscrever no corao da humanidade com suas eternas exigncias, tiveram primeiro

56

03 - ana maria loffredo.pmd

56

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

que vagar pela terra como figuras monstruosas (NIETZSCHE, 1992, p. 7-8).

Entretanto, acrescenta, num movimento complementar:


No sejamos ingratos para com eles (...) somos ns, cuja tarefa precisamente a viglia, os herdeiros de toda fora engendrada no combate a esse erro. (...) com um arco assim teso pode-se agora mirar nos alvos mais distantes. (1992, p. 8)

A luta contra a presso crist-eclesistica produziu uma magnfica tenso do esprito, um arco assim teso, isto , os problemas e questes filosficas inseridos no movimento da histria permitem que o precursor arme o arco de sua prpria agonia. Assim, Nietzsche, herdeiro de Shopenhauer, , ao mesmo tempo, seu algoz. Se este revela o absurdo da existncia, o que o leva extrema renncia, a uma melancolia da perda, em Nietzsche a ameaa da perda o motor da vida. O absurdo o obstculo alimentador da vontade de potncia. Se o sentido da existncia depende da vontade, trata-se de aproveitar cada minuto; o trgico, impulsionando a luta, o sangue que faz a vitalidade da vida. nesse cenrio que, na clave fornecida pelos parmetros que definem as polaridades vencidos ou vencedores, fortes ou fracos, o tipohomem-poeta pode ser alado categoria de heri verdadeiro, em sua posio de modelo no embate com a lngua. Pois na mitologia o heri, portador do aret6 ddiva gratuita dos deuses, que lhe concedem uma fasca de eternidade , no pode ultrapassar o mtron (medida de cada um) na pretenso de se apropriar de atributos divinos. o castigo por essa transgresso que habita o cerne da tragdia. O trgico s poder fazer histria na e pela ruptura, justamente e por princpio, por nela estar inserido irremediavelmente. Freud (1930/ 1990) teorizou de modo radical, como sabemos, em Mal estar na civilizao , o que h de trgico como constituinte do sujeito, ao enunciar um mal-estar que estrutural, e no conjuntural, pois no contexto da cultura que se acirram os conflitos entre suas demandas e as da pulso, sendo delimitado ao conceito de desamparo um papel estratgico na metapsicologia freudiana.

6 Aret significa a excelncia, a superioridade, expressas particularmente no campo de batalha e nas assemblias atravs da arte da palavra (BRANDO, 1986, p. 143).

57

03 - ana maria loffredo.pmd

57

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

Assim, o eterno retorno no nem uma volta do mesmo, nem uma volta ao mesmo. Ao contrrio, uma aceitao da crueldade do tempo, da durao, dessa dura realidade. Assim, da hostilidade contra o tempo, passa-se a enaltecer o viver cada instante como se fosse a eternidade, pois o que retorna o prprio retorno, isto , a transitoriedade. Nessa perspectiva, o infantil subjacente existncia neurtica, como o demonstrou exaustivamente Freud no decorrer de toda a sua obra, no se reportaria ao medo de crescer e de ficar adulto mas sim ao que a isso remete: aproximar-se da morte, impregnando-se da temporalidade na qual se inscreve a vida humana. A repetio que se expressa na sintomatologia neurtica, independentemente da variedade de formas de que se travista, um retorno do mesmo e ao mesmo, pois a mesmice produz a iluso de um tempo parado, isto , de um no-tempo. Tambm a analogia estabelecida por Freud (1927/1990), em O futuro de uma iluso , entre a religio e a neurose obsessiva no se fundamentaria apenas na referncia ao fortalecimento do infantil, na medida em que a figura de Deus a criao de uma figura parental que responde ao desamparo da existncia. A f religiosa pode parar o tempo ou dissolv-lo, desde que acena para o amparo da eternidade, vida alm do tempo. Seguindo esses parmetros ao avesso, imortalidade da alma se articularia a prpria morte da vida, desde que o viver seja concebido radicalmente como fulgurao do instante. O sintoma, como sabemos, o reinado da atemporalidade. assim que, paradoxalmente, a tragicidade propiciada pela psicanlise se instaura na prpria encenao do campo transferencial, porque
A transferncia tem valor menos na medio do passado e mais porque o campo transferencial constitui o imediato da anlise o instante do encontro (...). Trgico e psicanlise se curvam ali naquele territrio existencial que favoreceu o acolhimento de todo estranho em ns (GRAA, 1995, p. 19).

Pois o campo transferencial reproduz a doena como condio de acesso ao que at ento carece propriamente de existncia. Per-

58

03 - ana maria loffredo.pmd

58

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

manecemos estranhos a ns mesmos, diz Nietzsche, e no stio delimitado pelo aparecimento desse estranho o desejo que o campo transferencial espera favorecer que se centra a tragicidade que estaria no mago do exerccio da psicanlise. Ao tratar dos padres de apropriao, melhor dito, de desapropriao entre poemas, Bloom apresenta seis estgios da relao entre um poeta e seu precursor, que so elucidativos da dinmica acirrada de dvida e ruptura que fundamentam o movimento da produo de conhecimento e da busca da originalidade e da libertao mas no disso que se trata no processo de constituio da subjetividade e que o setting analtico espera favorecer? Pois, nas palavras de Birman,
o pressuposto de que o processo psicanaltico seja uma prtica de subjetivao, com as implicaes tica e esttica que admitem esta proposio axial. Vale dizer, a experincia analtica pretende realizar a produo de novas modalidades de existncia de uma individualidade dada, na medida em que a suposta verdade do desejo possa ser reconhecida e apropriada pela individualidade (BIRMAN, 1997, p. 16).

Os estgios descritos por Bloom (1991) que bem poderiam se articular ao processo em que a suposta verdade do desejo possa ser reconhecida e apropriada pelo sujeito , numa linguagem de fora, seriam traduzidos na seguinte seqncia: busca, queda, giro, progresso, mascaramento e combate. So eles: clinamen, a desleitura propriamente dita, a descrio mais geral do desvio de um poeta em relao obra de seu antecessor; tessera, palavra ancestral que Bloom reencontra em Lacan, a complementao do precursor na obra do poeta novo; kenosis , o esvaziamento do poeta, um mecanismo de ruptura semelhante s defesas contra as compulses de repetio; demonizao, um deslocamento na direo do contra-sublime, isto , de um sublime contrrio ao do precursor; askesis, o truncamento de certas qualidades do poeta mais novo, uma ascese que permite ao poeta, afinal, interpretar seu precursor; e apophrades , o retorno dos mortos, a apropriao do poeta mais

59

03 - ana maria loffredo.pmd

59

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

velho, o retorno do precursor como se fosse, ele mesmo, obra do poeta mais novo (BLOOM, 1991, p. 19).
7 GOETHE, F. Parte I, cena 1.

Esse percurso explicitaria perfeitamente a aventura a que convocado o sujeito, expressa nesta mxima de Goethe7, retomada por Freud em mais de uma ocasio e que traz para o centro o embate implicado na angstia da influncia: aquilo que herdaste de teus pais, apropria-te dele e faze-o teu (FREUD, 1913/1988, p. 159; 1940/1989, p. 209).

Tragicidade e poesia: por uma estilstica da existncia


No mbito do discurso freudiano, sabemos que com a enunciao da pulso de morte a construo terica freudiana sofre um abalo constrangedor em um de seus pilares bsicos a noo de representao (FREUD, 1920/1990). A irrupo do campo do irrepresentvel traz para o mago do trabalho analtico a nomeao de um espao de indeterminao e incerteza, e nesse campo de jogo que se tecem os jogos de linguagem privilegiados da produo do sujeito psicanaltico. Nesse momento, como bem desenvolve Birman (1997) em seu excelente Estilo e modernidade em psicanlise, quando a investigao freudiana reconhece os limites intransponveis da rememorao isto , a interpretao jamais chegar a um referente ltimo, pontual e definitivo , o trabalho analtico se movimenta no sentido de um processo interminvel que , ele prprio, a construo e direo de uma histria, em que se trata de possibilitar aberturas no funcionamento do sujeito. Desde que a pulso, esse conceito nuclear da metapsicologia freudiana (FREUD, 1915/1990), se remete a uma fora constante e a uma exigncia de trabalho, constitutivas e mantenedoras do aparelho psquico, no s h presso no sentido da construo de novas simbolizaes por parte do sujeito como tambm so desarticuladas e colocadas em tenso simbolizaes e certezas j estabelecidas. A definio de desamparo foi justamente circunscrita por Freud (1926/1990) no intervalo

60

03 - ana maria loffredo.pmd

60

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

compreendido entre a exigncias incontornveis da pulso e as insuficincias nos instrumentos de simbolizao de que dispe o sujeito. essa condio estrutural de desamparo que funda a tica trgica do discurso freudiano (BIRMAN, 1997, p. 67), em que se aloja, em toda sua radicalidade, o mal-estar da civilizao. assim que, num sentido rigorosamente freudiano, a fora pulsional funcionaria como o agenciador para a produo das diferenas no sujeito, base da conquista de um estilo. Nesse contexto, cabe ao exerccio do trabalho analtico, inserido no campo da tica e da esttica, favorecer uma estilstica da existncia, na medida em que o que est em pauta para o sujeito, alm da revelao da verdade do seu desejo, a inflexo crucial que pode realizar na construo do seu destino (BIRMAN, 1997, p. 67). A tese do desamparo, sendo radical, no admite teraputica. No h cura ou salvao, mas resta como nica sada o confronto com essa crueza da existncia, que faz o sujeito embeber-se nesse labirinto de apropriaes e desapropriaes, que est no cerne da produo da singularidade. Desse modo, na perspectiva dos ingredientes mticos dessa cenografia, a dor, o exlio e a traio so os componentes fundamentais do drama envolvendo a tragicidade da superao de si, implicado no processo de constituio da subjetividade. A possibilidade de viver a agonia do trgico torna-se medida de humanizao, desenhando o tipo do tipo-homem , que ou ser um pecador no rebanho (remetendo-se ao desejo do Outro) ou se elevar, como diz Nietzsche ao mais alto grau do poder e do esplendor (NIETZSCHE, 1976, p. 14), se entender que o pecado superar-se a si, transgredir-se a marca original que o autentica como humano8. O pecado, fasca de graa e no de desgraa , dom recebido que garante que a vida, uma vez fora do paraso, possa ter graa, possa ser gozada. Se o tipo homem asctico engendrado pela metafsica platnica dever ser superado para que se atinja o bermensch, ser ento o poeta nosso heri que, voltando das grandes viagens, nos comunicaria uma possibilidade de salvao, transformando-se em referncia exemplar?

8 Sobre isso, ver Loffredo (1994).

61

03 - ana maria loffredo.pmd

61

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

Bem, o processo de subjetivao uma luta ferrenha de libertao e ruptura em relao a quem seremos sempre endividados: nossos precursores. A influncia solidria da domesticao pertinente cultura e ao processo civilizatrio, do ser-um-homem-em-sociedade. Mas sem a agonia da angstia da influncia parece no ser possvel ser-um-homem-entre-outros-homens. Estaria na brecha desse entre, ao que tudo indica, o germe da potencialidade criativa. Resumo: Este texto apresenta uma perspectiva de interlocuo entre Freud e Nietzsche a partir da criao potica, examinando a relao entre os estilos de escrita freudiano e nietzschiano, que poderiam ser considerados expresses de suas concepes metodolgicas relativas produo de conhecimento.

Palavras-chave: Freud, Nietzsche, poesia, estilo, mtodo de produo de conhecimento, transferncia e tragicidade.

Abstract: This text presents a perspective of interlocution between Freud and Nietzsche from the poetic creation, dealing with the relationship between the Freudian and Nietzschian writing styles, which could be considered as expressions of their methodological conceptions related to the knowledge production.

Key words: Freud, Nietzsche, poetry, style, knowledge production method, transference and tragicity.

Resumen: Este texto presenta una perspectiva de inter-locucin entre Freud y Nietzsche a partir de la creacin potica, examinando la relacin entre los estilos de escritura freudi-

62

03 - ana maria loffredo.pmd

62

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

ano y nietzschiano, que podran ser considerados expresiones de sus concepciones metodolgicas relativas a la produccin de conocimiento.

Palabras clave: Freud, Nietzsche, poesa, estilo, mtodo de produccin de conocimiento, transferencia y tragicidad.

Bibliografia
BACHELARD, G. Lair et ls songes: essai sur limagination du movement . Paris: Coni, 1965. _______. A potica do espao. In: Os Pensadores. Vol. 28. So Paulo: Abril, 1974. _______. O direito de sonhar. So Paulo: Difel, 1985. BARTHES, R. Aula. Traduo de Leyla Perrone-Moiss. So Paulo: Cultrix, 1982. BIRMAN, J. Freud e a interpretao psicanaltica . Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1991. _____. A escritura nos destinos da psicanlise. In: Boletim de Novidades. Pulsional, ed. 76, 1995, p. 7- 19. _____. Estilo e modernidade em psicanlise. So Paulo: Editora 34, 1997. BLOOM, H. A angstia da influncia. Rio de Janeiro: Imago, 1991. BRANDO, J. de S. Mitologia grega. Petrpolis: Vozes, 1986. FDIDA, P. Clnica psicanaltica: estudos. So Paulo: Escuta, 1988. _____. Modalidades da comunicao na transferncia e momentos crticos da contratransferncia. In: FDIDA, P. Comunicao e representao. So Paulo: Escuta, 1989, p. 93-123. FREUD, S. (1890).Tratamiento psquico (tratamiento del alma) In: Obras Completas. Vol. 1. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _____; BREUER, J. (1895). Estudios sobre la histeria. In: Obras Completas. Vol. 2. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990.

63

03 - ana maria loffredo.pmd

63

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

_______ (1895). Projeto de uma Psicologia. Traduo de Osmyr Faria Gabbi Jr. Rio de Janeiro: Imago, 1995. _______ (1900). La interpretacin de los sueos. In: Obras Completas. Vol. 4. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1989. _______ (1913). Ttem y tab. In: Obras Completas. Vol. 13. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1988. _______ (1915). Pulsiones y destinos de pulsin. In: Obras Completas. Vol. 14. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _______ (1919). Lo ominoso. In: Obras Completas . Vol. 17. Traduo de Jos L.Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _______ (1920). Ms all del principio de placer. Vol. 18. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _______ (1926). Inibicin, sintoma y angustia. In: Obras Completas . Vol. 20. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _______ (1927). El porvenir de uma ilusin. In: Obras Completas. Vol. 21. Traduo de Jos L.Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1990. _______ (1940). Esquema del psicoanlisis. In: Obras Completas. Vol. 23. Traduo de Jos L. Etcheverry. Buenos Aires: Amorrortu Editores, 1989. GRAA, F. R. P. O trgico e a psicanlise ou pensando em crueldade na psicanlise. In: Boletim de Novidades-Pulsional. Ed. 69. So Paulo: Escuta, 1995, p. 19. JAPIASSU, H. Introduo ao pensamento epistemolgico . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977. _______. Para ler Bachelard . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976. LEMINSKI, P. Poesia: a paixo da linguagem. In: CARDOSO, S (org.). Os sentidos da paixo . So Paulo: Companhia das Letras, 1987. LOFFREDO, A. M. A cara e o rosto. So Paulo: Escuta, 1994. _______. Sobre a escrita dos relatos clnicos freudianos. In: Jornal de Psicanlise. Vol. 35, n. 64/65, 2002, p.175-189. MAHONY, P. Psicanlise e discurso. Rio de Janeiro: Imago, 1989. MARTON, S. Nietzsche: conscincia e inconsciente. In: KNOBLOCH, F. (org.). O inconsciente: vrias leituras. So Paulo: Escuta, 1991.

64

03 - ana maria loffredo.pmd

64

15/06/07, 12:01

Imaginrio - usp, 2007, vol. 13, n o 14, 43-65

_______. Nietzsche: das foras csmicas aos valores humanos. So Paulo: Brasiliense, 1990. MASSON, J. M. A correspondncia completa de Sigmund Freud para Wilhelm Fliess 1887-1904 . Rio de Janeiro: Imago, 1986. MEZAN, R. Dilogo com Loparic. In: KNOBLOCH, F. (org.). O inconsciente: vrias leituras. So Paulo: Escuta, 1991, p. 27-41, 59-72. NIETZSCHE, F. A genealogia da moral . Lisboa: Guimares e Cia. Editores, 1976. _______. Alm do Bem e do Mal. Traduo de Paulo Csar Souza. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. PAZ, O. O arco e a lira. Traduo de Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. PRADO JR., B. H.; FREUD, S.; SKINNER (em torno de um pargrafo de DELEUZE, G.). In: PRADO JR., B. Alguns ensaios. So Paulo: MaxLimonad, 1985, p.30-55. SOUZA, P. C. Posfcio. In: NIETZSCHE, F. Alm do Bem e do Mal. So Paulo: Companhia das Letras, 1992.

e-mail: anamloff@usp.br Recebido em 28/08/2006. Aceito em 30/08/2006.

65

03 - ana maria loffredo.pmd

65

15/06/07, 12:01

Loffredo, A. M. Freud e Nietzsche: tragicidade e poesia

66

03 - ana maria loffredo.pmd

66

15/06/07, 12:01

Das könnte Ihnen auch gefallen