Sie sind auf Seite 1von 26

SANTO REMDIO O ALHO UMA ABORDAGEM EMPRICA Orlando Batista dos Santos Thas de Mello Cestari

SANTO REMDIO O ALHO UMA ABORDAGEM EMPRICA Capa: Viviane Cristina Betanin Maximiniano Abril/2002

APRESENTAO Raras so as pessoas que nunca experimentaram algumtipo de ch, na esperana de suaviz ar uma cefaleia, uma gripe ou um mal-estar qualquer. Mas no menos raro so tambm, aquelas que logram obter resultados plenamente satisfatrios com o uso das plantas medicinais, pelo simples fato de no disporem de informaes mais objetivas, capazes de proporcionar segurana na aplicao do mtodo, ainda que caseiro, sem que uma dvida paire no ar e sem colocar emrisco a prpria sade. Os to pr opalados chs caseiros, base da medicina na antiguidade, nunca deixaram de ser importantes, e ainda hoje, muito tem contribudo para o bemestar e pela elevao da nossa qualidade de vida, quando fazemos bom uso de suas potencialidades sabido que a abordagem com as plantas medicinais muito diferente daquela quando utilizamos os remdios alopticos, mas no necessariamente contraditria. Enquanto se afirmam que os remdios alopticos intervm sobre a maioria das doenas de forma mais imediata possvel, na maioria das vezes as plantas oferecem respostas positivas a um prazo maior, ao proporcionar ao organismo como um todo, as condies para seu reequilibro, o que necessariamente demanda algum tempo. Ao aconselhar-mos o uso do alho, o fazemos com a inteno de se propagar o aspecto preventivo a muitos males que sabemos no haver dificuldades para evit-los, embora reconheamos que no faltam experincias e testemunhos em qualquer parte do mundo sobre sua eficcia tambm como remdio curativo, mas, a falta de rigor, condio indispensvelpara dar segurana aos adep tos da cultura do ch , faz com que sejamos cautelosos. Por isso, faz-se necessrio que se trave um debate consequente, aberto e, de preferncia, com indicaes ou demonstraes de resultados de pesquisasoficiais que se tenham realizadas ou em curso

As informaes deste trabalho foram colhidas do senso comum, junto a pessoas que de alguma forma utilizam o alhocomo medicamento casei ro. Conservamos neste trabalho, uma viso essencialmente popular (inclusive em sua linguagem), umesforo para resgatar a spectos consistentes da sabedoria popular que necessita do moderno conhecimento cientfico para desenvolver pesquisas que com certeza, s viro a confirmar a eficcia dos ensinamentos dos antigos.

BREVE HISTRICO O alho (Allium sativum) uma planta herbcea pertencente famlia das Liliceas. Pode atingir a altura de at 70 centmetros e uma das culturas mais cultivadas no mundo inteiro. Contudo, so muitas as suas variedades e deve-se buscar, quando se trata de interesse pela sua produo, as que melhor se adaptem em cada regio, conselho que deve ser muito bem observado no caso do Brasil, por causa do seu clima variado. Na maior parte do territrio brasileiro o plantio do alho ocorre entre os meses de maro a maio. Amplamente empregado como tempero de vrios alimentos e na indstria farmacutica como remdio, o alho possui no entanto, sabor e cheiro que nem todos apreciam, o que contribui para a m fama da nossa planta. Os registros histricos sobre o uso do alho pela civilizaoperdem-se no tempo. Mas sa be-se que h pelo menos cinco mil anos antes de Cristo, os egpcios j o utilizavam comoalimento e como remdio. Na Grcia antiga o alho fazia parte das provises dos guerreiros que alm de alimento era aplicado nos ferimentos produzidos em combates. Alexandre, O Grande, conquistador da Grcia e de grande parte do mundo conhecido na poca tambm se utilizava dos benefcios dessaplanta. Na Europa do sculo XIV, ficou famosa a saga dos quatro ladres de Marselha que, ignorando os riscos da peste negra que dizimava milhares de pessoas, saqueavam casas e vasculhavam cadveres sem sertem contaminados, sendo atribudo essa a proteo, ao consumo do alho, no s como alimento, mas tambm e, principalmente, pelo uso de uma soluo desinfectante base de alho, usada para descontaminar as mos e os objetos pilhados.

ALHO COMO REMDIO CASEIRO sabido que as plantas oferecem inmeras possibilidadesde alvio e at mesmo cura de do enas, das mais comuns, como uma simples virose, s mais temveis, a exemplo do cncer. O alho, com certeza, pertence ao rol das plantas mais importantes e, assim como outras plantas medicinais, vale todo esforo para se conhecer cada vez mais os benefcios que as plantas oferecem. A divulgao de pesquisas recentes sobre os princpios ativos de plantas medicinais s vem comprovar o que a sabedoria dos antigos j afirmavam e transmitia de gerao em gerao. A sabedoria popular indica o uso do alho para males diversos, incluindo-se a arteriosclerose, asma, bronquite, calosidades, dor de cabea, dores reumticas, febre, gripes e resfriados, hipertenso, infeco intestinal, insnia, otite, pneumonia, sinusite, verminose e at mesmo verrugas. evidente que alguns critrios para o uso do alho como remdio precisam ser estabelecidos para que possamos tirar bom proveito de suas potencialidades, e no corramos riscos de banalizar-mos uma prtica to antiga, fazendo uso inadequado e assim impedir-mos que sejam atingidos os reais objetivos. Quanto se fala em eficcia, creditamos que a primeira questo a ser, que a maioria dos chazinhos caseiros trazempouco ou nenhum benefcio quando tomados uma nica vez e, ao mesmo tempo, o uso muito prolongado de um universo muito reduzido de algumas substncias ainda que natural, pode trazer risco sade de quem o consome. Tudo pede moderao e um mnimo de compreenso dos mecanismoscom que se est lidando. O ALHO NO ORGANISMO O consumo do alho produz intensa secreo no s das glndulas digestivas mas tambm da blis e ao exterminar

bactrias patognicas (que provocam doenas) no intestino, proporciona a recuperao da flora intestinal, auxiliando no tratamento da priso de ventre, e facilita a assimilao de nutrientes. J nas vias respiratrias, os elementos constituintesdo alho acelera as secrees de lquidos que se encontrem em excesso no organismo, demonstrando seu poder expectorante e diurtico, ao mesmo tempo em que desinfeta e auxilia na restaurao das clulas comprometidas, sem agresses ao organismo. Por essas razes, o alho considerado um antibitico natural, desintoxicante, dilatador dos vasos sanguneos, dissolve catarros intestinais, expectorantepulmonar, preventivo de vria s formas com que se manifesta o cncer, reativador do paladar e do metabolismo, remove catarros da face e restaura o olfato.

CONSTITUINTES DO ALHO A planta contm leo essencial rico em compostos compredominncia de enxofre: alilprop ilbisulfureto, aliltrisulfureto, aliltetrasulfureto, etc... Dentre as vrias dezenas de compostos, encontramos no alho pr-vitamina A, vitaminas C, B1 e B8, sendo esta ltima de valor considervel, em relao ao conjunto da utilidade da planta. Denominada alicina a substncia oleaginosa possui cheiro muito forte, que torna-se mais acentuado, quanto maior for o contato com o ar, ou ambiente externo. PRODUTO FITOTERPICO O leo de alho vastamente comercializado por profissionais, farmcias e casas especializadas em produtosfitoterpicos. Apresentad o-se comumente em cpsula, o leo de alho comercializado apresenta vantagens, pela praticidade do manuseio e pela possibilidade de se adicionar algum produto para camuflar seu cheiro caracterstico. J as desvantagens ficam por conta do preo que normalmente bem elevado, e ainda a possibilidade de reduo do potencial de cura, devido aos processos industriais e semi- industriais na fabricao das capsulas de leo de alho. O alho tambm pode ser encontrado como remdio na forma de florais, elaborados por farmcias de manipulao e que tambm apresenta muita praticidade emsuasembalagens.

CRENDIES POPULARES So muitas as simpatias que podem ser colhidas do meiopopular sobre o uso do alho como fator de proteo. Diz a crena popular que o alho afasta mau-olhado (energia negativa recebida de terceiros), e o temido olho-gordo (energia disparada pelas pessoas portadoras da inveja e da cobia). Dizainda, que quando al gum acometido de crises de histerias ou confuso mental, basta esfregar alho nas tmporas do paciente para que a normalidade seja logo restabelecida. Um bom observador no ter dificuldades para localizar essas pessoas que realmente acreditam no poder dessas simpatias e ainda por cima, repassam essas informaes para geraes futuras, que as perpetuam. Crendices parte, o certo que o alho sempre teve, atravs dos tempos, uma aplicao para males no somente fsicos, mas tambm para intervir emquestes espirituais. No devem os nos esquecer que na idade mdia, o alho era tido como planta anti-diablica, material de trabalho indispensvel nos rituais de exorcismo de ento. O ALHO E A MENTE COMBATE A MELANCOLIA - MELHORA A AUTO DISSIPA EMOES DESTRUTIVAS ESTIMA E

O interesse que o outro experimenta por ns, e sua reao diante de ns, depende muito do estado psquico que apresentamos nas nossas relaes interpessoais. Quem temdificuldades para expressar a sua prpria personalidade ter grande auxlio consumindo alho regularmente, j que esta planta tende a provocar a harmonia entre nosso corpo e a nossa mente, dissolvendo energias reprimidas. Com o uso do alho desaparecem tambm muitos fatores de ansiedade, de melancolia, fortalecendo nossa resistncia psicolgica e provocando melhoras em nossa auto-estima. Com o equilbrioentre nosso corpo e noss a mente, nossas relaes com o outro do- se com mais naturalidade.

ALIADO ESPIRITUAL Alguns setores do esoterismo acreditam que o alho desfazencantamentos, protege c ontra ataques de foras psquicas de entidades astrais inconvenientes e tido como formidvel desobsessor. Chamado de terror dosvampiros na Idade Mdia, o alho produz na verdade, o equilbrio natural entre nossasenergias fsicas e pisico lgicas, razo pela qual se justifica a to reconhecida fama.

INCONVENIENTES Pessoas que se encontram em crise de presso baixa no devem fazer uso do alho cru, pelo simples fato de alm de no serem beneficiadas no momento da crise, o alho pode contribuir para baixar a presso arterial ainda mais. Neste caso recomenda-se tomar s os medicamentos indicados pelomdico, at que se encontre em con dies mais favorveis. Um outro aspecto que merece ateno, que, por colocar em evidncia nas pessoas, as potencialidades que lhes so inerentes, o uso do alho deve ser moderado para aquelas pessoas que se revelem colricas, fogosas por natureza, egocntricas extremadas, e todas aquelas pessoas sabidamente inconsequentes para com as responsabilidadessociais. Nestes casos, d eve-se lanar mo do alho para aes curativas apenas, abstendo-se do uso muito frequente.

PREPARO DE SOLUES 1- GUA E ALHO Coloca-se um dente de alho de tamanho mdio levemente amassado em um copo com gua e deixa- se em repouso por aproximadamente uma hora, tempo necessrio para dissolver uma boa quantidade de princpios ativos do alho na gua. Apsesse perodo, remover o den te de alho do copo e tomar dessa gua a quantidade que desejar. A gua utilizada a gua comum, potvel, sem necessidade de fervura. Pode-se repetir a operao quantas vezes se achar necessrio. Em crianas e idosos especialmente, esta receita com o alho surte resultadosmiraculosos, preve nindo com muita eficcia, resfriados e outras doenas respiratrias, muito comuns nessas faixas etrias. H vrias outras formas de utilizao do alho fervido mas, evitamos cit-las, por considerar que o alho cru, conserva todasas suas propriedad es, fato que provavelmente no dever ser observado no alho cozido. Alm do mais, o alho em forma de chs fervidos so de um odor e sabor realmente mais difceis de serem suportados. 2- LEO E ALHO Socar, ou triturar um dente alho e coloc-lo num frasco conta-gotas, juntando-se a um leo neutro, que poder ser adquirido em uma farmcia. Essa soluo, se bemconservada, dura por 30 dias, a partir dos quais, deve ser renovada. 3- VINHO E ALHO Retirar as cascas de alho e colocar semana, filtrar e duas a trs vezes e triturar uma cabea de tamanho mdio a pasta em um litro de vinho branco. Depoisde transcorrer uma tomar um clicezinho de ao dia, de preferncia em jejum e antes das

refeies. Este procedimento muito utilizado por pessoas que querem emagrecer de forma lenta e segura.

EM QU SE USA O ALHO COM FREQUNCIA ASMA - BRONQUITE A gua de alho auxilia na expectorao ou expulso de lquidos formados no sistema respiratrio, facilitando a cura de inflamaes por bactrias e viroses. Deve-se ter muito cuidado com lugares onde o ar poludo e ainda com o uso de materiais de limpeza que contenham produtos qumicos base de cloro e amnia. Os locais insalubres, at mesmo dentro de nossas casas, e produtos de limpeza so responsveis por alergias que atacam as vias respiratrias. Cuidado tambm com o acar. H uma relao direta entre doenas do sistema respiratrio e o consumo exagerado de acar, especialmente em crianas. Na idade adulta, deve-se sempre acompanhar a taxa de acar no sangue atravs de exames clnicos, j que o organismo temnaturalmente, mais dificuldad es para se livrar das impurezas, o que justifica o surgimento de doenas do metabolismo, comodiabete. Os problemas da s vias respiratrias que ao mais das vezes se apresentam em forma de alergias, demandam um tempo maior para a cura total. Mas sem dvidas, j nos primeiros dias em que se tomam gua de alho, grandes alvios so observados. CALOSIDADE Tecido morto ou semi-morto localizado em alguma regio do corpo que sofre presses exageradas, a exemplo das mos que calejam pelo contato e pela fora aplicada em determinados instrumentos de trabalho, bem como os dedos dos ps submetidos s presses e rigidez de determinados calados. Algumas gotinhas de alho em leo aplicadas ao longo do dia sobre a calosidades, isola, onde aplicada, o tecido vivo dotecido morto, em uma semana de aplicao.

DOR DE CABEA As dores de cabea mais comuns so decorrentes de problemas estomacais, mal funcionamento do fgado e por priso de ventre. Numa palavra, consequncias de uma alimentao errada, onde se priorisa o paladar, em prejuzo da funo nutricional. Felizmente, tem-se divulgado muito sobre a necessidade de sermos mais seletivos com os alimentos. E talvez porque trate-se de um dado cultural, no tocante dieta alimentar, ainda estamos longe de ficar-mos livres das dores de cabea. O uso de gua de alho em jejum e nos momentos de crises providencial para interveno nos males citados que origina a dor de cabea. DOR DE OUVIDO A inflamao dos ouvidos, exceto seporalgumincidente,ou acidente, normalmente indicador de sangue sujo ou seja, sangue carregado de impurezas que os nossos rgos excretores no esto dando conta de eliminar, tornando-se um caldo de cultura ideal para a instalao de vrios tipos de microorganismos que vo provocar as chamadas infeces. muito comum tambm, durante um pr ocesso de contrariedades em que temos dificuldades para compreender e dar o melhor encaminhamento aos problemas, isso venha a refletir no nosso corpo fsico e tambm na dinmica do nosso metabolismo, impedindo, tanto a assimilao adequada de nutrientes, quanto uma limpeza eficaz do nosso organismo. Vigiemos tambm se no estamos precisando consumir um pouco mais de gua, ou selecionar melhor os nossos alimentos, evitando os excessos gordurosos ou aucarados, prevenindo-se assim, de problemasdecorrentes do descuido e do abuso que proporcionamos ao nosso corpo. Pessoas que tem facilidades para sofrer do ouvido devem tomar gua de alho com muita frequncia, em jejum e antesdas refeies

DORES REUMTICAS Os resduos txicos alojados no nosso corpo so os principais responsveis pelas vrias formas de reumatismo de que somos acometidos, no importa o nome que se lhe dado, e o cido rico um dos principais resduos do metabolismo, cuja presena em nosso corpo no pode ser subestimada. Convm tomar gua de alho e fazer compressa nos pontosdoloridos e recorrer ainda ao auxlio do limo para uma limpeza mais eficiente, procedendo da seguinte forma: durante um ms, reserva-se uma semana para tomar, em jejum, o suco de meiolimo de tamanho mdio em um copo com gua. No restante do ms ou seja, nas outras trs semanas, toma-se a gua de alho normalmente. Repete-se o procedimento at a cura total. O suco do limo tomado em jejum no pode ir alm de uma semana, por causa do risco de desmineralizao do nosso organismo, caso haja excesso de seu uso. GRIPE E RESFRIADO Periodicamente nosso organismo precisa eliminar o excesso de muco acumulado. neste momento que um batalho de microorganismos e em especial, ospatgenos,seaproveitame proliferam nesse muco disponvel em nosso corpo trazendo como consequncia, doenas como a gripe. Melhorar a nutrio a melhor sada para manter a resistncia do organismo em dia. Mas, a gua de alho tomada periodicamente, com certeza evitar os transtornos provocados pela gripe. Uma das maiores causas da sinusite o costume de dormir, depois de um banho, com a cabea molhada. Quem tem sinusite procure evitar lavar a cabea antes de dormir, se quiser uma cura permanente. O problema sempre estar sujeito a crises, toda vez que as condies climticas apresentem significativas variaes, em especial, as variaesbruscas da umidade do ar.

Um padro alimentar baseado em alimentos de origem vegetal garantir maior resistncia ao nosso organismo contra invases virais e bacterianas. INSNIA ANSIEDADE

Uma interpretao para a insnia a de que estamos to inseguros com nossos propsitos que sequer dormimos, commedo de perder nossas aqui sies materiais, ou no conseguir honrar nossos compromissos assumidos na sociedade, projetando-nos em lastimvel estado de ansiedade e de obsesso em torno dos projetos e pendncias, desencadeando ainda o processo denominado stress . O resultado da insnia a intoxicao do organismo, pela falta de depurao do sangue que deveria ocorrer enquantodormimos. Numa observao mais detalhada de nossa rotina, chegaremos facilmente concluso de que as noites mal dormidas ou no dormidas, estabelecem correlaes com outros fatores que mais tarde, desencadeiam variados processos negativos de interferncia na nossa sade. A gua de alho, sem dvidas auxilia- nos muito a controlar nossa ansiedade, permitindo o sono reparador. Mas preciso fazer opes saudveis e definitivas para incorporar nossa rotina. O mundo globalizado gira em alta rotao, desenvolvendo exigncias e criando novas necessidades. Mas nossas cabeas, nossos valores e nossas capacidades permanecem quase sempre as mesmas, apenas a cada dia mais sobrecarregadas. Faamos nossas escolhas. MICOSES SUPERFICIAIS A aplicao de alho em leo em dias alternados, controla asmicoses superficiais com mu ita facilidade, mesmo aquelas mais persistentes. Muitas vezes esse tipo de problema pode ser resolvido em uma semana.

OLHO-DE-PEIXE Pingar, em dias alternados uma gota do alho em leo sobre o local afetado. A recuperao muito rpida. PRESSO ALTA Usa- se gua de alho no momento da crise e ao mesmo tempo, cuidar para no ingerir alimentos muito gordurosos ou salgados. Pessoas hipertensas precisam repensar seus valores, priorizando acima de tudo a paz, a harmonia, sem querer resolver sozinho todos os problemas do mundo, sem dependerem de milagres salvadores e sendo mais tolerantes com o prximo e consigo mesmas. UNHA ENCRAVADA Aplicar trs vezes por semana, uma gotinha de alho em leo sobre a cutcula e sobre o local do dedo afetado. Este procedimento livrar a pessoa do problema com unha encravada em poucas semanas, mesmo as que se encontrama vrios anos sofrendo do ma l. VERMINOSE A gua de alho tomada por 30 dias consecutivos previne as verminose, devendo-se no entanto, cuidar para descobrir asfontes de contaminaes, q ue esto gerando o problema e assim, tomar todas as precaues para san-las. VERRUGAS Aplica-se polpa de alho bem amassado sobre a verruga e protege-se com pano. Isto basta ser feito noite. Dentro de poucos dias de aplicao a verruga adquire um aspecto plido

e deteriora-se aos poucos at desaparecer. Uma gota de leo em alho por dia aplicada sobre a verruga suficiente para resolver tambm o problema.

O ALHO E OS ANIMAIS Atualmente est muito disseminada a prtica de utilizaodo alho tambm em hipdromos, pois foi constatado que o morcego transmissor da raiva no atacam os animais que tenham consumido alho misturado na sua rao. Tambm em alimentos de ces e gatos deve-se fazer uso do alho, por que alm da proteo ao sistema digestivo dos animais, atua tambm combatendo verminoses. Segundo a crena popular, o alho capaz ainda de afastar cobras, sendo muito difundida a informao de que pescadores e moradores de reas infestadas tem o costume de macerar um punhado de alho atando-o s pernas, com intuito de protegerem-se em reas infestadas por esses animais.

O CULTIVO DO ALHO A poca do plantio do alho varia de acordo com as condies climticas regionais, contanto que inicialmente haja uma temperatura amena, entre 20 e 25 graus Celsius, por aproximadamente 60 dias para a formao do bulbo. As variedades mais comuns de alho exigem temperatura mais baixas, menores que 20 graus Celsius. J na fase de maturao, a planta requer temperaturas mais elevadas e por essas razes que, na maior parte do Brasil o plantio de alho feito entre os meses de maro abril e maio. O ALHO PLANTADO NO QUINTAL Comercialmente prefervel cultivar o alho em grande escala, devendo-se para isso, buscar orientaes tcnicassobre o tipo se solo, poca do plantio para cada regio e para cada variedade, enfim, todas as orientaes que uma instituio especializada em agricultura pode oferecer. No entanto, o alho cultivado em casa constitui-se num timo passa-tempo, como qualquer outra cultura que se produza de forma domstica, obtm-se os benefcios econmicos, j que trata-se de um produto de preo relativamente elevado. No quintal de casa, prepara-se um canteiro com aproximadamente um metro de largura, e no comprimento que se desejar, como fazemos com um canteiro de hortalia, tomando-se o cuidado para que a terra fique bem fofa, misturando ao solo se possvel, serragens de madeira ou palhas secas de cereais ou, capim muito bem picotado. O espaamento entre as linhas deve ser em torno de 20 cm, enquanto que o espao entre os bulbilhos (dentes), deve ficar em torno de 8 cm. Os bulbilhos devem ser plantados a uma profundidade suficiente para cobri-lo (3 cm) e todo o canteiro dever ser coberto por fina camada de palha ou capim, a fimde proteg-lo da eroso e do ressecamento do solo. Para tanto, a

rega diria faz-se necessria, a fim de garantir um bom desenvolvimento das plantas e bons resultados na colheita. O tempo da colheita do alho indicado pelo amarelecimento de suas folhas, o que se d entre o quinto e o sexto ms, dependendo da variedade escolhida para o plantio.

ADVERTNCIA As sugestes sobre o uso do alho citadas neste trabalho, refletem as informaes obtidas do conhecimento popular e no implica em iptese alguma, em substituio de tratamentomdico convencional. Muito pel o contrrio; recomendamos que cada pessoa possa estar sempre consultando seu mdico, sempre que se fizer necessrio. As citaes para uso do alho e a forma, por se tratar de conhecimento emprico, dever ser objeto de pesquisas para sua real comprovao. Contudo, no podera-mos deixar de abordar o tema, pela mesma razo pelaqual no podemos desprezar conhecimentos milenares sobre determinadas espcies vegetais, neste caso o alho, que tantas contribuies traz at hoje sade da humanidade que, no obstante o avano da medicina, muitos obstculos precisam ser superados e um dos maiores reside, sem dvida, na dificuldade que comunidades inteiras tem para o acesso aos servios de sade e com qualidade no atendimento. O alho pode e deve ser utilizado como preventivo de doenas, sempre com bom senso e moderao. A opo mais indicada para o uso do alho na forma de salada crua ou gua de alho, que pode ser ingerido duas ou trs vezes ao dia, sendo que os melhores momentos para a ingesto, so de preferncia, em jejum e noite ou ainda, antes das principais refeies. Mas, se o melhor remdio a preveno, o melhor mtodo de preveno consiste no aprimoramento, na auto-educao, dando ao nosso organismo somente os alimentos que realmente so imprescindveis nossa sobrevivncia. S assim teremos garantias de melhoriana nossa qualidade de vid a, gozando boa sade, s recorrendo a remdios em casos de maior gravidade.

Thas de Mello Cestari: Graduando em Farmcia e Bioqumica pela Universidade Paulista (UNIP). Orlando Batista dos Santos: Trabalha informaes do senso comum, visando interpretar e simplificar os mtodos caseiros no uso das plantas medicinais.

Pesquisando a sabedoria popular foi possvel descodrir maneiras fceis, prticas e seguras para prevenir e at mesmo controlar certas doenas, usando o alho como remdio. Com santo remdio - o alho, vamosredescobrir os segredos da vov, o valor medicinal dessa planta e sua aplicao de forma segura, trazendo grandes benefcios para todas as idades.

Das könnte Ihnen auch gefallen