Sie sind auf Seite 1von 7

Universidade Catlica de Braslia Curso: Medicina Disciplina: Bioqumica Professor: Gabriel da Rocha Fernandes Turma: GP328I0001 PR-RELATRIO N1

TITULAO E DETERMINAO DE pKa

1.INTRODUO Dentre os diversos componentes constituintes de uma clula, sabe-se que a gua sua substncia de maior importncia e a mais abundante. Ela representa cerca de 70% do peso da maioria dos organismos e participa de inmeras reaes qumicas celulares. A presena de carga parcial positiva em seus tomos de hidrognio e de carga parcial negativa no tomo de oxignio, o qual possui dois pares de eltrons no-compartilhados, permite que a gua se associe com outras quatro molculas atravs de pontes de hidrognio. Graas a capacidade que a gua tem de formar pontes de hidrognio ela possui propriedades nicas como altos pontos de fuso e ebulio, alto calor especfico e elevado calor de vaporizao. O que determina as propriedades solventes da gua, em grande parte, a sua natureza polar. As biomolculas polares se dissolvem facilmente em gua porque elas podem substituir interaes entre as molculas de gua (gua-gua) por interaes energicamente mais favorveis entre a gua e o soluto (guasoluto). Embora muitas das propriedades de solvente da gua possam ser explicadas em termos da molcula de gua no ser carregada, o pequeno grau de ionizao da gua em seus ons ction H e nion OH deve tambm ser levado em conta. Vale lembrar que a concentrao total dos ons hidrognio pode ser empiricamente calculada, sendo expressa como o pH da soluo. Quando existem concentraes iguais de ctions H e nions OH, como na gua pura, diz-se que a soluo est em pH neutro. Quando a concentrao de ctions H maior que a concentrao de nions OH, a soluo est em pH cido e, quando a concentrao de ctions H menor do que a concentrao de nions OH, tem-se uma soluo com pH bsico ou alcalino. 25C, os valores de pH variam de acordo com a tabela a seguir:

Quanto maior a acidez de uma soluo, mais baixa o ph. cidos fracos se ionizam parcialmente para liberar um on hidrognio, baixando, portanto, o ph de uma soluo aquosa. Bases fracas aceitam um on hidrognio, aumentando o ph. A extenso desses processos caracterstica de cada cido ou base fraca e expressa como uma constante de dissociao cida: Keq = [H+].[A]/[AH]= Ka Numa escala logartimca, o pKa expressa a fora dos cidos: pKa = log1/Ka = -log Ka Quanto mais forte o cido, menor ser seu valor de pKa. O pKa de cidos fracos pode ser determinado empiricamente, a partir da titulao. A titulao um mtodo que determina uma concentrao desconhecida de um cido em uma dada soluo, adicionando-se um reativo-padro que reage com essa substncia em uma proporo definida e conhecida. Nas titulaes cido-base, um dos reagentes uma soluo aquosa cida, e o outro uma soluo aquosa bsica. Essa reao que ocorre pode ser de trs tipos: cido fraco com base forte, cido forte com base forte ou cido forte com base fraca.

Na titulao devemos saber quando parar de adicionar reagente, ou seja, devemos saber em qual ponto a reao estar completa. Consegue-se isso quando se adiciona um indicador cido-base, que deve mudar de cor quando a reao estiver completa, ou seja, quando a quantidade equivalente de cido e de base forem usadas, isso chamado de ponto de equivalncia. Fazendo-se o gfico do pH em funo da quantidade de base adicionada, obtm-se uma curva de titulao. A partir da curva de titulao, possvel identificar o pKa do cido fraco. Veja a seguir:

A observao de que as solues parcialmente neutralizadas de cidos fracos ou bases fracas so resistentes a mudana de pH, quando so adicionadas pequenas quantidades de cido ou base, nos remete ao conceito de tampo. As solues tampo so solues que atenuam a variao dos valores de pH, mantendo-o aproximadamente constante. As solues tampo podem ser formadas por um cido fraco e um sal formado pela reao desse cido com uma base forte, ou, ento, por uma base fraca e um sal formado pela reao dessa base com um cido forte. As solues tampo so usadas sempre que se necessita de um meio com pH aproximadamente constante. Elas so preparadas dissolvendo-se os solutos em gua. O organismo humano depende de solues tampo, pois variaes muito bruscas de pH podem desrregular o metabolismo. Logo, as solues tampo so de extrema importncia. A equao de Henderson-Hasselbach relaciona pH, constante de dissociao do acido e as concentraes do cido e seu par conjugado. Veja a seguir:

2. OBJETIVOS: - Titular as solues, determinando seu pH. - Construir curvas de titulao pelos resultados, determinando seu pKa e a sua faixa de tamponamento. 3. MATERIAIS: - Beckers; - Funil; - Haste de Ferro - pHmetro; - Papel Toalha; - Pisseta com gua destilada; - 50 mL de cido actico (CH3COOH) 0,2M; - 50 mL de cido clordrico (HCl) 0,2M; - 50 mL de hidrxido de sdio (NaOH) 0,4M; 4. METODOLOGIA: O experimento comea despejando em um Becker a soluo de cido actico ou acido clordrico. Adiciona na bureta graduada o hidrxido de sdio (NaOH) a 0,2 M. Mede inicialmente o pH dos cidos, levando-o ao pHmetro em seguida e anotando o resultado. Aps isso deve ir colocando de 2 em 2 ml de base (NaOH),e vendo o resultado no pHmetro a cada adio. O procedimento deve ser repetido at que se atinja um valor de pH de no mnimo 12. preciso estar atento ao manuseio do pHmetro, no o encostando no fundo do Becker, lavando-o a cada medio, e no o deixando fora da gua destilada enquanto se faz o uso do Becker com a bureta. Ao fim das medies traa-se um grfico, determinado o pKa dos cidos e suas regies tamponantes.

BIBLIOGRAFIA: LEHNINGER. Princpios de bioqumica. 3 ed. Editora Sarvier, 2002. MOTTA T., VALTER. Bioqumica bsica. 2 ed. Editora Medbook, 2011. STRYER, L., BERG, J. M., TYMOCZKO, J. L. Bioqumica. 6 ed. Editora Guanabara-Koogan, 2008.

Das könnte Ihnen auch gefallen