Sie sind auf Seite 1von 8

CDIGODEETICAPROFISSIONALDOASSISTENTESOCIAL (APROVADOA8DEMAIODE1965)

INTRODUO Considerandoque: A formao da conscincia profissional fator essencial em qualquer profisso e que um CdigodeticaconstituivaliosoinstrumentodeapoioeorientaoparaosAssistentesSociais; O Servio Social adquire no mundo atual uma amplitude tcnica e cientifica, impondo aos membrosdaprofissomaioresencargoseresponsabilidades; S luz de uma concepo de vida, baseada na natureza e destino do homem, poder de fato oServioSocialdesempenharatarefaquelhecabenacomplexidadedomundomoderno; Um Cdigo de tica se destina a profissionais de diferentes credos e princpios filosficos, devendoseraplicvelatodos. OConselhoFederaldeAssistentesSociaisCFAS,nousosuasatribuiesconferidaspeloitem IV art. 9 do Regulamento aprovado pelo Decreto 994 de 15 de maio de 1962, resolve aprovar o Cdigo de tica alicerado nos direitos fundamentais do homem e as exigncias do bem comum,princpiosestesreconhecidospelaprpriafilosofiadoServioSocial. CAPTULOI DAPROFISSO Art.1OServioSocialconstituioobjetodaprofissoliberaldeassistentesocial,denatureza tcnicocientificaecujooexerccioreguladoemtodooterritrionacionalpelaLein3.252 de27081957,cujoRegulamentofoiaprovadopeloDecreton994,de15/05/1962. Art. 2 O assistente social, no desempenho da profisso, obrigado a respeitar as exigncias previstasnalegislaoquelheespecifica,inclusiveascontidasnesteCdigo.

Art. 3 Ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), rgos criados para orientar, disciplinar e fiscalizar o exerccio da profissoedopresenteCdigo. CAPTULOII DOSDEVERESFUNDAMENTAIS Art. 4 O assistente social no desempenho das tarefas inerentes a sua profisso deve respeitaradignidadedapessoahumanaque,porsuanaturezaumserinteligenteelivre. Art. 5 No exerccio de sua profisso, o assistente social tem o dever de respeitar as posies filosficas, polticas e religiosas daqueles a quem se destina sua atividade, prestandolhes os serviosquelhesodevidos,tendoseemvistaoprincpiodeautodeterminao. Art. 6 O assistente social deve zelar pela famlia, grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade, defendendo a prioridade dos seus direitos e encorajandoasmedidasquefavoreamasuaestabilidadeeintegridade. Art. 7 Ao assistente social cumpre contribuir para o bem comum, esforandose para que o maior nmero de criaturas humanas dele se beneficiem, capacitando indivduos, grupos e comunidadesparasuamelhorintegraosocial. Art. 8 O assistente social deve colaborar com os poderes pblicos na preservao do bem comum edosdireitosindividuais,dentrodosprincpiosdemocrticos,lutandoinclusiveparao estabelecimentodeumaordemsocialjusta. Art. 9 O assistente social estimular a participao individual, grupal e comunitria no processodedesenvolvimento,propugnandopelacorreodosdesnveissociais. Art. 10 O assistente social no cumprimento de seus deveres cvicos colaborar nos programas nacionais e internacionais, que se destinem a atender s reais necessidades de melhoriadascondiesdevidaparaasuaptriaeparahumanidade.

Art. 11 Ao assistente social cumpre respeitar a justia em todas as suas formas: comutativa, distributiva e social, lutando para seu o seu fiel cumprimento, dentro dos princpios de fraternidadenoplanonacionaleinternacional. Art. 12 O assistente social conforme estabelecem os princpios ticos e a Lei penal, deve pautartodaasuavidaprofissionalcondicionalmentepelaverdade. Art. 13 O assistente social no exerccio de sua profisso deve aperfeioar sempre seus conhecimentos,incentivandooprogresso,atualizaoedifusodoServioSocial. Art. 14 O assistente social tem o dever de respeitar as normas ticas das outras profisses, exigidos, outrossim, respeito quelas relativas ao Servio Social, quer atuando individualmenteouemequipes. CAPTULOIII DOSEGREDOPROFISSIONAL Art. 15 O assistente social obrigado pela tica e pela Lei (art. 154 do Cdigo Penal) a guardarsegredossobretodasasconfidnciasrecebidasefatosdequetenhaconhecimentoou haja observado no exerccio de sua atividade profissional, obrigandose a exigir o mesmo segredodetodososseuscolaboradores. 1 Tendose em vista exclusivamente impedir um mal maior, ser admissvel a revelaodosegredoprofissionalparaevitarumdanograve,injustoeatualaoprpriocliente, aoassistentesocial,aterceiroseaobemcomum. 2Arevelaosserfeita,apsteremsidoempregadostodososrecursosetodos osesforos,paraqueoprprioclientesedisponhaarevello. 3 A revelao ser feita dentro do estrito necessrio o mais discretamente possvel, quer em relao ao assunto revelado, quer em relao ao grau e ao nmero de pessoasquedeledevamtomarconhecimento.

Art. 16. Alm do segredo profissional, ao qual est moral e legalmente sujeito , o assistente socialdeveguardardiscrionoqueconcerneaoexercciodesuaprofisso,sobretudoquanto intimidadedasvidasparticulares,doslaresedasinstituiesondetrabalhe. Art.17Oassistentesocialnoseobrigaadeporcomotestemunha,sobrefatosdequetenha conhecimento profissional, mas intimado a prestar depoimento, dever comparecer perante autoridade competente para declararlhe que est ligado obrigao do segredo profissional, deacordocomoart.144doCdigoCivil. CAPTULOIV DOSDEVERESPARACOMASPESSOAS,GRUPOSECOMUNIDADES ATINGIDOSPELOSERVIOSOCIAL Art. 18 O respeito pela pessoa humana, considerado nos arts. 4 e 5 deste Cdigo, deve nortear a atuao do assistente social, mesmo que esta atitude reduza a eficcia imediata da ao. Art. 19 O assistente social em seu trabalho junto aos clientes, grupos e comunidades, deve ter o sentido de justia, empregando o mximo de seus conhecimentos e o melhor de sua capacidadeprofissional,paraasoluodosvriosproblemassociais. Art. 20 A ao do assistente social ser perseverante, a despeito das dificuldades encontradas,noabandonandonenhumtrabalhosemjustomotivo. Art. 21 O assistente social esforarse para que seja mantido um bom entrosamento entre as agncias de Servio Social e demais obras ou servios da comunidade, com o objetivo de assegurarmtuacompreensoeeficientecolaborao. nico As criticas construtivas que contribuam para o aperfeioamento do Servio Social e entendimentocrescenteentreasobras,poderoserfeitaspertinentementeecomdiscrio. Art. 22 O assistente social deve interessarse por todos os grandes problemas sociais da comunidade, dentro de uma perspectiva da realidade brasileira, colaborando com seus recursospessoaisetcnicos,paraodesenvolvimentosolidrioeharmnicodopas. CAPTULOV

DOSDEVERESPARACOMOSSERVIOSEMPREGADORES Art. 23 O assistente social, profissional liberal, tecnicamente independente na execuo de seutrabalho,seobrigaaprestarcontaseseguirdiretrizes,emanadasdoseuchefehierrquico, observandoasnormasadministrativasdaentidadequeoemprega. Art. 24 O assistente social ter por dever tratar superiores, colegas e subordinados hierrquicoscomorespeitoecortesiadevidos,usandodiscrio,lealdadeejustianoconvvio queasobrigaesdotrabalhoimpem. Art. 25 O assistente social deve zelar pelo bom nome da entidade que o emprega, prestandolhetodoesforoparaqueamesmaalcancecomxitoseuslegtimosobjetivos. Art. 26 O assistente social zelar para que seja mantida em seus servios perfeita organizao, fator valioso de eficincia e produtividade, sem, contudo burocratizar suas funes. Art. 27 O assistente social deve ser pontual e assduo no cumprimento de ss deveres para com a entidade, jamais relegando o seu trabalho para ocuparse de assuntos estranhos naturezadoseucargo. Art. 28 O assistente social exercer suas funes com honestidade, obedecendo rigorosamente aos preceitos ticos e s legtimas exigncias da entidade, no se prevalecendo desuasituaoparaobtervantagens. CAPTULOVI DOSDEVERESPARACOMOSCOLEGAS Art. 29 O assistente social deve ter uma atitude leal, de solidariedade e considerao a seus colegas, abstendose de crticas e quaisquer atos suscetveis de prejudiclos, observando os deveresdeajudamtuaprofissional. nico O esprito de solidariedade no poder , entretanto , induzir o assistente social a ser conivente com o erro, ou deixar de combater atravs de processos adequados os atos que infrinjam os princpios ticos e os dispositivos legais que regulam o exerccio da profisso.

Art. 30 O assistente social no aceitar cargo ou funo anteriormente ocupados por um colega, cuja desistncia tenha ocorrido por razes de tica profissional, previstas no presente Cdigo,desdequemantidasasrazesdeterminantesdoafastamento. CAPTULOVII DASASSOCIAESDECLASSE Art. 31 O assistente social deve colaborar com os rgos representativos de sua classe, zelando pelas suas prerrogativas, no sentido de um aperfeioamento cada vez maior do ServioSocialedignificaodaprofisso. nico O assistente social no deve excusarse sem justa causa, de prestar aos rgosdeclassequalquercolaboraosolicitadanombitoprofissional. Art. 32 dever de todo assistente social representar, junto aos rgos de classe, sobre assuntodeinteresseprofissionalgeraloupessoaledobemcomum. CAPTULOVIII DOTRABALHOEMEQUIPE Art. 33 O assistente social deve exercer as suas funes na equipe com imparcialidade, independentedesuaposiohierrquica. Art.34Otrabalhoemequipenodiminuiaresponsabilidadedecadaprofissionalpelosseus atosefunes,devendo,nasuaatuao,colaborarparaoxitodotrabalhoemcomum. CAPTULOIX DARESPONSABILIDADEEDAPRESERVAODADIGNIDADEPROFISSIONAL Art. 35 O assistente social responder civil e penalmente por atos profissionais danosos a que tenha dado causa no exerccio de sua profisso, por ignorncia culpvel, omisso, imprudncia,negligncia,colaboraooumf.

Art. 36 Alm do respeito s disposies legais, a responsabilidade moral deve ser o alicerce em que se assentar p trabalho do assistente social, pois na conscincia reta estar a maior garantiadorespeitoeexercciodosdireitosindividuaisesociais. Art. 37 Todo assistente social, mesmo fora do exerccio de sua profisso, dever absterse de qualquer ao que possa desabonlo, procurando firmar sua conduta pessoal por elevado padrotico,contribuindoparabomconceitodaprofisso. Art. 38 de responsabilidade do assistente social zelar pelas prerrogativas de seu cargo ou funes,bemcomorespeitarasdeoutrem. CAPTULOX DAAPLICAOEOBSERVNCIADOCDIGO Art. 39 Todos os que exercem a profisso de assistente social tm o dever de acatar as decises deste Cdigo, e ao inscreveremse no respectivo Conselho Regional de Assistentes Sociais(CRAS),deverodeclararconheclo,comprometendose,porescrito,arespeitlo. Art. 40 Compete aos Conselhos Regionais de Assistentes Sociais em primeira instncia, a apurao de faltas cometidas contra este Cdigo, bem como, a aplicao de penalidades, cabendorecursosaoConselhoFederaldeAssistentesSociais(CFAS),conformeestabelecemos arts.9e12doRegulamentoaprovadopeloDecreton994,15/05/1962. Art.41OsinfratoresaopresenteCdigoestosujeitossseguintesmedidasdisciplinares: a. Advertnciaconfidencial; b. Censuraconfidencial; c. Censurapblica d. Suspensodoexercciodaprofisso; e. Cassaodoexerccioprofissional. Art. 42 Os processos relativos s infraes do presente Cdigo obedecero ao disposto no RegimentoInternodoConselhoFederaldeAssistentesSociais(CFAS)(cap.IVart.13a17)e asnormascontidasemInstruesespecialmentebaixadaspeloConselhoparaestefim.

Art. 43 dever de todos os assistente social zelar pela observncia das normas contidas neste Cdigo, dar conhecimento no Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS) da respectivaRegio,comprincpiosticosnelecontidos. nico Em caso de dvida sobre o enquadramento de determinado fato nos princpios contidos neste Cdigo, o assistente social poder formular ao respectivo Conselho Regional de Assistentes Sociais (CRAS) consulta que, no assumindo carter de denncia , incorrernasmesmasexignciasdediscrioefundamentao. CAPTULOXI DASDISPOSIESGERAIS Art. 44 Caber ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) qualquer alterao do presente Cdigo, consultando os Conselhos Regionais de Assistentes Sociais (CRAS), competindo, ainda quele rgo, como Tribunal Superior de tica Profissional, firmar jurisprudncianaaplicaodomesmoeaindanoscasosomissos. Art. 45 Caber ao Conselho Federal de Assistentes Sociais (CFAS) e aos Conselhos RegionaisdeAssistentesSociais(CRAS)promoveremamaisampladivulgaodesteCdigo,de modo que seja do pleno conhecimento de entidades nas quais se desenvolvam programas de ServioSocial. Art.46OpresenteCdigoentraremvigornadatadesuapublicao. RiodeJaneiro,8demaiode1965

Das könnte Ihnen auch gefallen