Sie sind auf Seite 1von 15

Cidade e urbano

conceituaes e especificidades
A cidade espelha a obra humana. Ela resultante da interao social, do conhecimento de tcnicas que permitem a manipulao dos produtos naturais e da cultura em suas mais diversas manifestaes. A cidade tem a dimenso do humano refletindo e reproduzindose atravs do movimento da vida, de um modo de vida de um tempo especfico, no podendo ser analisada somente por seus aspectos exteriores.

Algumas definies de cidade ao longo do tempo


- Aglomerao fechada de uma certa importncia e onde leva uma vida urbana. (Bobeck) - Agrupamento cujos meios de existncia normais consiste na concentrao deformas de trabalhos que no so consagrados cultura, mas ao comrcio e a industria. ( Von Richtofen) - Aglomerao de homens dependendo dos produtos do trabalho exterior. (Sombart)

Algumas definies de cidade ao longo do tempo


- uma reunio durvel de homens e habitaes humanas que cobre uma grande superfcie e se encontra no cruzamento de grandes vias comerciais. (Ratzel) - Ponto de concentrao do comrcio humano. (Wagner) - Existe cidade toda vez que a maioria de seus habitantes emprega o seu tempo no interior das aglomeraes. (Brunhes)

Algumas definies de cidade ao longo do tempo


- Aglomerao de homens mais ou menos considervel, densa e permanente, altamente organizada, geralmente independente para a sua alimentao do territrio sobre o qual se desenvolve e implicando para a sua existncia, uma vida de relaes ativas necessrias a manuteno de sua industria, de seu comercio e demais funes. (Sorre) - So formas de acumulao humana e de atividades concentradas , prprias para o sistema econmico e social, reconhecidos a partir de fatos de massa e arquitetnico. (Pierre George)

Algumas definies de cidade ao longo do tempo


Para alguns autores as definies de cidade vinculam ao seu aspectos ao seu carter funcional. Para outros a aspectos econmicos, polticos e sociais. Na obra de Pierre George a cidade analisada de forma mais abrangente, envolvendo uma perspectiva histrica. A cidade deve ser definida dentro de uma totalidade como produto histrico e social que tem relao com a sociedade em seu conjunto, com seus elementos construdos e com sua histria. Ela vai se transformando a partir que a sociedade como um todo se modifica.

A cidade definida como aglomerao


o local da produo, concentrao dos meios de produo, do capital, da mo de obra e ainda da produo de bens de consumo coletivo.

Aglomerao e concentrao so caractersticas vinculadas a cidade. Por isso, tem sido analisada como concentrao de pessoas, instrumentos de produo, atividades de servios, infraestrutura, reserva de mo de obra, trabalhadores e sobretudo mercadoria. Ou seja: ruas, carros , gente, etc.

A cidade definida como aglomerao


Pensar em cidade refletir sobre o espao urbano. A paisagem urbana a forma pela qual o fenmeno urbano se manifesta. O espao uma relao de social que se materializa formal e concretamente em algo passvel de ser aprendido, entendido e apropriado. O espao o produto do trabalho humano a partir da relao que o homem matem com a natureza. Espao como condio, meio e produto da reproduo da sociedade significa pensar como o homem produzem e produziram as condies materiais de sua existncia e do modo como conceberam as possibilidades de mudanas

A cidade como produto de lutas


Neste contexto o urbano transcende ideia de cidade enquanto aglomerao de capitais, supera a discusso da cidade e do espao do capital. Permite pensar o espao como produtos de lutas fruto da relaes sociais contraditrias, criadas e aprofundadas pelo desenvolvimento do capital. no embate do que bom para o capital e do que bom para sociedade, o urbano se produz, a cidade se estrutura e a paisagem ganha a sua configurao.

A cidade como lugar de encontro


O espao o lugar de encontro e produto prprio encontro. A relao com o lugar determinado pelo cotidiano e no existe dissociada da gente que d contedo

A cidade do capital
A cidade condio geral da produo que impe uma determinada configurao ao urbano, fundamentado numa complexa diviso espacial do trabalho. A unidade produtiva para funcionar requer a articulao no espao de determinadas atividade. A estruturao dos espaos d-se de forma a permitir a circulao de mercadorias, de materiais, da mo de obra e da visualizao do processo produtivo. A produo espacial realiza-se de modo a viabilizar o processo de reproduo do capital e desse modo a cidade se apresenta como materializao das condies gerais do processo de produo.

A cidade como localidade central


A rea central ou seu embrio, atrai consumidores fazendo com que a ateno dos cidados se voltem para o centro do assentamento no para suas franjas. A cidade um centro de gesto do territrio por sediar empresas, poder religioso e poder poltico.

A cidade como localidade central


Dois papeis so desempenhado pela cidade: - como teatro de acumulao exerce vrias funes econmicas: - extrao e captao de excedente alimentar, - drenagem da receita fundiria, - apropriao do capital; - como centro de difuso exerce suportes para disseminao de bens e ideias das cidades maiores para cidades menores, at chegar ao campo

O espao urbano enquanto resultante da reproduo da sociedade


O espao urbano do ponto de vista de reproduo da sociedade significa: - pensar no homem enquanto ser individual e social no seu cotidiano, no seu modo de viver, agir e pensar - entender o processo de produo do homem atravs da produo da histria e das condies materiais de sua existncia. Portanto a reproduo do espao tambm o da vida , pois ele no se reproduz sem conflito e as contradies de uma sociedade de classes. Materializa espacialmente , nas cidades as desigualdades sociais

O espao urbano enquanto resultante da reproduo da sociedade


Do ponto de vista de produtor de mercadorias a cidade condio geral da produo, o local da produo. Do ponto de vista do consumidor a cidade um meio de consumo coletivo ( bens e servios) para reproduo da vida homem, o local da habitao, escola, transporte, gua, luz,esgoto, assistncia medica, atividades culturais, etc.

Das könnte Ihnen auch gefallen