Sie sind auf Seite 1von 2

Voc um discpulo de Jesus?

Marcos 3.13-22
-Introduo: Este texto fala do momento em que Jesus escolheu os seus discpulos. Antes te continuar, vamos passar o texto por uma prova de INTERPRETAO com as perguntas bsicas: -O qu? A escolha dos discpulos -Quem? Jesus, os doze discpulos (v.16-19), a multido (v.20), a famlia de
Jesus (v.21) e escribas (v.22).

-Quando? No incio do ministrio de Jesus, quando os discpulos estavam trabalhando. -Onde? No monte ou beira mar. -Como? Jesus os chamou e eles imediatamente os seguiam. -Por qu? Jesus escolheu os doze para andar com Ele e tambm nos chama para sermos seus discpulos.

Quem foram os discpulos?


Pessoas comuns, homens e tambm mulheres que andavam com Jesus. (Lucas 8.1-3) 1 Depois disso Jesus ia passando pelas cidades e povoados proclamando as boas novas do Reino de Deus. Os Doze estavam com ele, 2 e tambm algumas mulheres que haviam sido curadas de espritos malignos e doenas: Maria, chamada Madalena, de quem haviam sado sete demnios; 3 Joana, mulher de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres ajudavam a sustent-los com os seus bens. Note que Jesus no chamou seus discpulos de qualquer maneira, ele orou antes para os escolher (v.13 e Lucas 6.12,13).
12 Num daqueles dias, Jesus saiu para o monte a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13 Ao amanhecer, chamou seus discpulos e escolheu doze deles, a quem tambm designou apstolos:

O que preciso para ser um discpulo de Jesus?


Vejamos algumas caractersticas necessrias para o discipulado especialmente no versculo 14 de Marcos 3:

1- Ser ESCOLHIDO: v.14a


No meio de uma multido havia um grupo menor que andava sempre com Jesus mais de perto. Ao redor de Jesus haviam vrios tipos de pessoas:
-DISCPULOS (v.16-19), seguidores escolhidos para andar sempre com o Mestre. Neste grupo havia outro ainda mais prximo formado por Pedro, Tiago e Joo, que no deixavam Jesus em momento algum. -MULTIDO (v.20), grupo muito varivel de pessoas que se interessavam por curas e ver milagres. -FAMILIARES de Jesus (v.21), parentes da famlia de Jos e Maria que no estavam gostando do ministrio de Cristo. -ESCRIBAS (v.22) eram perseguidores do Senhor.

Em qual destes grupos vocs se enquadra?


Ser escolhido mais do que ser chamado apenas ou convidado. Um convidado recusa o convite, mas um escolhido aceita.

Ao olhar para os seus escolhidos, Jesus os chamava pelo seu nome. Isso significa que Jesus nos conhece e quer ter um relacionamento prximo de ns.

2- ESTAR com o Mestre: v.14b


A CONVIVNCIA ou RELACIONAMENTO com o Mestre determina o Discipulado. Atravs deste tempo junto que se aprende o carter e os ensinamentos para formar uma personalidade crist. A exemplo da multido existem pessoas que querem apenas ver o que Jesus faz e no viver com Ele. Deus no tem servio de tele-entrega, preciso busc-Lo! A diferena entre os discpulos e a multido era o tempo que passavam juntos. Para saber se voc um bom discpulo reflita: Quanto tempo voc tem passado com seu Mestre?

3- Ser ENVIADO para Pregar: v.14c


Quando Jesus os designou como apstolos deu-lhes autoridade para curar e pregar (v.15 e Mateus 10.5-8). Um discpulo no fica parado, ele prega para outros
testemunhando sobre o que Jesus faz em sua vida. O objetivo final do discipulado ser enviado como apstolo do mestre. Primeiro foram DISCPULOS (aprendiz-seguidores) e depois APSTOLOS (enviados-representantes) para ensinar sobre Jesus.

4- Qual a motivao de ser Discpulo: JOAO 6:18,27 Foram procurar a Jesus Eles pagaram um preo V26. S queriam as bnos materieis V27. v.60 a Bblia os chama de discpulos
60 Ao ouvirem isso, muitos dos seus discpulos disseram: Dura essa palavra. Quem pode suport-la?

Voc um discpulo ou apstolo de Jesus?

-CONCLUSO:
Jesus nos escolheu com propsito especial de usar nossas vidas para o Reino dEle. Ele nos conhece pelo nome e que o sigamos. Seguir viver junto o tempo todo. Jesus nos d trs imperativos: -VINDE: chamado para seguir Jesus (Mateus 11.28) -FICAI: discipulado e perseverana na f para receber o dom do Esprito (Lucas 24.49). -IDE: envio como representante do Mestre (Mateus 28.19-20). Jesus te chama primeiro para aceit-lo, depois para permanecer com Ele crescendo na f e recebendo o Esprito Santo para ento ser enviado como mensageiro do Senhor. ACEITE O CHAMADO!!!

Das könnte Ihnen auch gefallen