Sie sind auf Seite 1von 10

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Cincia da Computao
1. Srie Sistemas Operacionais
A Atividade Prtica Supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos: Favorecer a autoaprendizagem do aluno. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas para o exerccio profissional. Promover a aplicao da teoria na soluo de situaes que simulam a realidade. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem

Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua soluo.

Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Andr Ricardo Jovetta


Faculdade Anhanguera de Limeira

Renato Cividini Matthiesen


Faculdade Anhanguera de Limeira

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 2 de 10

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir. Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos. Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados. Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e tcnicas. Supervisionar a operao e a manuteno de sistemas.

Participao
Esta atividade ser, em parte, desenvolvida individualmente pelo aluno e, em parte, pelo grupo. Para tanto, os alunos devero: organizar-se, previamente, em equipes de 3 a 4 participantes; entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina e observar, no decorrer das etapas, as indicaes: Individual e Equipe.

DESAFIO
O computador est presente em todos os setores da sociedade. No setor educacional tornou-se uma ferramenta de apoio no desenvolvimento das atividades pedaggicas, tornando os contedos mais facilmente acessveis, suportando material de natureza multimdia e tornando assim as aulas mais produtivas e diversificadas. Foi pensando nisso, que a empresa XYZ TREINAMENTOS XXI que mantm um centro de treinamentos, tomou as seguintes decises. Criar uma infraestrutura adequada de tecnologia e sistemas de informao para suportar um servidor e 100 estaes de trabalho para uso em aulas prticas. Disponibilizar material didtico digital para aprimorar o aprendizado em sala de aula. Suportar um desempenho dos computadores de laboratrios de informtica para oferecer contedo multimdia. Suportar os servios gerenciados pelo computador servidor do sistema de rede de dados com os principais servios: o gerenciar os usurios com login, senha e permisses de acesso; o gerenciar seus arquivos e pastas; o gerenciar acessos restritos a sites, por meio do Proxy. As melhorias propostas pela reestruturao dos sistemas buscam resolver os problemas de: computadores que apresentam erro de sistema. Excluso de arquivos salvos pelos alunos em suas pastas mapeadas. Lentido do sistema operacional para responder solicitaes do usurio. Bloqueio de sites essenciais para aprendizagem. Uso de softwares utilizados em atividades nos laboratrios. Diminuir gastos com impresso de material. Para melhorar a infraestrutura dos sistemas, uma consultoria foi contratada para realizar uma pesquisa sobre caractersticas de sistemas operacionais e propor a instalao de sistemas que suportem as necessidades da empresa. A pesquisa encomendada consiste em descrever, mediante as comparaes dos sistemas operacionais disponveis no mercado, as
Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 3 de 10

suas caractersticas gerais tais como: estrutura do sistema operacional, gerenciamento de processos e threads, gerenciamento de memria, gerenciamento do sistema de arquivos, gerenciamento de dispositivos e por fim a instalao e configurao de sistemas operacionais para o servidor de rede e para as estaes de trabalho. Finalizando a pesquisa, entre as comparaes dos SOs (Sistemas Operacionais), os profissionais de TI (Tecnologia da Informao) contratados para desenvolverem a consultoria (pesquisa) devero apresentar as seguintes informaes em organizadas em relatrios que descrevam as caractersticas e tipos de sistemas operacionais disponveis no mercado, o sistema operacional adequado para o servidor do sistema e das estaes de trabalho (desktops) e um sistema operacional adequado para ser utilizado em dispositivos mveis como smatphones e tablets e que podero ter acesso ao contedo disponibilizado nas aulas.

Objetivo do Desafio
1. Definir um ou mais sistemas operacionais adequados para os computadores de um centro de treinamento de uma empresa. 2. Apresentar o resultado do estudo realizado por meio de relatrios, conforme a especificao a seguir. Relatrio 01: Tipos de Sistemas Operacionais Relatrio 02: Gerenciamento de Processos e Threads Relatrio 03: Gerenciamento de Memria Relatrio 04: Instalao e Configurao de Domnios, Usurios, Arquivos

Livro Texto da disciplina


A produo desta ATPS fundamentada no livro-texto da disciplina, que dever ser utilizado para soluo do desafio: MACHADO, Francis Berenger; MAIA, Luiz Paulo. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4 ed. So Paulo: LTC Livros Tcnicos e Cientficos, 2007.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Introduo a sistemas operacionais. operacionais (evoluo e tipos de SOs). Viso geral de sistemas

Esta atividade importante para que voc conhea os principais Sistemas Operacionais para servidores, desktops, smatphones e tablets. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) 1. Fazer a leitura dos captulos do livro texto ou dos livros da bibliografia complementar sobre introduo a sistemas operacionais, viso geral, conceitos de hardware e software e estrutura do sistema operacional.
Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 4 de 10

2. Ler a reportagem: OLHAR DIGITAL. Android ser mais utilizado que Windows, preveem analistas. 2012. Disponvel em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/mobilidade/noticias/android-sera-mais-utilizado-doque-windows,-preveem-analistas-->. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjT2x6V29mWUh0Y2M/edit>. Acessos em: 30 jan. 2014. 3. Ler o artigo: FREE SOFTWARE FOUNDATION. Viso Geral do Sistema GNU. 1999. Disponvel em: <http://www.gnu.org/gnu/gnu-history.pt-br.html>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjY1RPVWVNMERNY00>. Acessos em: 30 jan. 2014. 4. Assistir o vdeo: OLHAR DIGITAL. Windows, Mac ou Linux: veja as vantagens e falhas de cada um deles. 2011. Disponvel em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/analisamos_os_principais_sistema s_operacionais_do_mercado>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjdFlkVUtHakRWQlk>. Acessos em: 30 jan. 2014. Passo 2 (Equipe) Navegar em links de fruns especializados em sistemas operacionais e efetuar downloads de sistemas operacionais para auxlio no desenvolvimento de uma pesquisa sobre os principais sistemas operacionais de computadores servidores de rede, estaes de trabalho e smartphones/tablets. Sites sugeridos para pesquisa: CENTOSBR. Disponvel em:<http://www.centosbr.org>. Acesso em: 30 jan. 2014. MICROSOFT. Disponvel em:<http://www.microsoft.com/pt-br/default.aspx>. Acesso em: 30 jan. 2014. UBUNTU-BR. Disponvel em:<http://www.ubuntu-br.org/>. Acesso em: 30 jan. 2014. OLHAR ANDROID. O seu Manual Android Definitivo. Disponvel em: <http://olharandroid.com/>. Acesso em: 30 jan. 2014. APPLE. Disponvel em: <http://www.apple.com/br/>. Acesso em: 30 jan. 2014. Pode-se tambm pesquisar outros sites de sistemas operacionais a fim de estudar e definir o sistema operacional a ser utilizado como soluo para o problema verificado.

Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 5 de 10

Passo 3 (Equipe) Eleger e definir os sistemas operacionais que sero utilizados nos computadores servidores e clientes. Dever ser escolhido um sistema operacional para ser instalado no servidor da empresa, um ou mais sistemas operacionais para serem instalados nas estaes de trabalho (desktop) na empresa e um ou mais sistemas operacionais a serem utilizados nos dispositivos mveis como smatphones e tablets. Aconselha-se que seja escolhida uma verso da Microsoft e tambm uma distribuio Linux. Passo 4 (equipe) Elaborar um relatrio com o nome: Relatrio 01: Tipos de Sistemas Operacionais. Este relatrio deve conter os seguintes tpicos. Sistemas operacionais para servidores: apresentar os principais recursos disponveis na verso do sistema operacional Windows Server da Microsoft escolhido e da distribuio do sistema operacional Linux escolhido. Deve-se atentar para a apresentao da arquitetura do sistema operacional entre suas caractersticas. Sistemas operacionais para estaes de trabalho: apresentar os principais recursos disponveis na verso escolhida do sistema operacional Windows da Microsoft e/ou da distribuio do sistema operacional Linux escolhido para computadores que sero as estaes de trabalho (desktops). Sistemas operacionais para smartphones e tablets: apresentar os principais recursos disponveis das verses do sistema operacionais para smartphones e tablets escolhidas.

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Processos e Threads. Sincronizao processos/threads. Gerncia do processador. e comunicao entre

Esta atividade importante para que voc compreenda o gerenciamento do processador, conceitos sobre processos e threads dos sistemas operacionais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Fazer a leitura e anotar os pontos importantes dos captulos do livro texto ou complementar que trazem informaes sobre processos, threads, sincronizao e comunicao entre processos/threads e gerncia do processador. 2. Fazer a simulao de atividades sobre o gerenciamento de processos referente ao Captulo 5 Gerncia de Processos Laboratrio com o Simulador SOsim. Disponvel em: <http://www.training.com.br/aso/>. Acesso em: 30 jan. 2014. Primeiramente faa o download do simulador SOsim (Simulador para o Ensino de Sistemas Operacionais Verso 2.0) em Simulador baixando o arquivo sosim_v20.zip. Em seguida acessar o item
Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 6 de 10

Laboratrio SOsim Gerncia de Processos na mesma pgina ou em Anexos. Em seguida, fazer as atividades a) Prtica de Simulao e b) Anlise Prtica das atividades propostas no Laboratrio SOsim Gerncia de Processos: Atividade 1: Criao de Processos, Atividade 2: Tipos de Processos, Atividade 3: PCB, Atividade 4: Estatsticas, Atividade 5: Log de Execuo dos Processos e Atividade 6: Suspenso e Eliminao de Processos. 3. Fazer uma pesquisa e conhecer como gerenciar e monitorar processos, threads da verso dos sistemas operacionais escolhidos da linha Microsoft e da distribuio Linux. Para auxiliar na pesquisa, ler os materiais disponveis nos links. MICROSOFT. Gerenciamento de Processos no Windows. 2012. Disponvel em: <http://msdn.microsoft.com/pt-br/library/s9tkk4a3(v=vs.90).aspx>. Acesso em: 30 jan. 2014. DO VAL, Carlos Eduardo. Ubuntu Guia do Iniciante. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/open?id=0B7egHuiPat_6QlhESFJMek9LQWM>. Acesso em: 30 jan. 2014. INFO WESTER. Processos no Linux. 2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/open?id=0B7egHuiPat_6cFNvd055NU1kLUE>. Acesso em: 30 jan. 2014.

3. Responder as questes: 3.1 Quais so as partes que compem um processo? 3.2 O que espao de endereamento de um processo? 3.3 Como a eliminao de um processo utiliza o mecanismo de sinais? Passo 2 (Equipe) 1 Instalar os sistemas operacionais escolhidos em um computador ou em uma mquina virtual. Documentar os principais passos e telas do processo de instalao. Esta atividade facilitada quando se instala um sistema operacional em uma mquina virtual. Fazer a instalao de softwares. Verificar a disponibilidade de instalao de trs softwares utilizados em aulas ministradas nos laboratrios de computadores. Estes softwares podem ser utilizados como exemplo de programas para sua pesquisa e serviro como base para a consultoria da empresa de treinamento. Aps a verificao, instalar os softwares no sistema operacional da Microsoft e da distribuio Linux escolhidos anteriormente pela equipe no seu sistema (sistema operacional instalado para teste).

Passo 3 (Equipe) Executar os gerenciadores de processos do Microsoft Windows e das distribuies Linux para verificar o comportamento dos processos padro de sistema operacional e de softwares instalados na prtica. Tanto nas interfaces grficas como nas interfaces baseadas em linha de comando possvel gerenciar os processos. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio com o nome: Relatrio 02: Gerenciamento de Processos e Threads. O relatrio deve possuir informaes sobre o gerenciamento de processos e threads. As
Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 7 de 10

instalaes de servios bsicos do sistema operacional e de aplicaes (software) servem como subsdio para verificar o comportamento dos processos. O manual deve conter: Poltica de Gerenciamento de Processador: informar qual a poltica de gerenciamento de processos e threads utilizado pelos sistemas operacionais e apresentar tambm pelo menos trs caracterstica de cada poltica. Gerenciamento de Processos: apresentar o passo-a-passo sobre como gerenciar e monitorar os processos e threads do sistema operacional da Microsoft e da distribuio Linux escolhidos pela equipe (utilizao dos gerenciadores de processos ou comandos). Softwares Instalados: informar sobre execuo de 3 softwares instalados 2 no que se refere a propriedades dos processos. Sistemas de Gerenciamento de Processos: Informar sobre o gerenciamento dos processos. Se for executado via comandos, descrever na sequncia, explicando cada um dos comandos. Se for executado atravs da interface grfica do sistema operacional, descrever utilizando figuras e textos para as explicaes (atividade relacionada ao Passo 3 desta etapa).

ETAPA 3 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Gerncia de Memria. Gerncia de Memria Virtual. Esta atividade importante para que voc aprenda a gerenciar e monitorar e gerenciar a memria dos sistemas operacionais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Fazer as atividades apresentadas a seguir. 1. Fazer a leitura dos captulos do livro texto ou dos livros complementares que trazem informaes sobre gerncia de memria e gerncia de memria virtual. 2. Fazer uma pesquisa e conhecer como gerenciar memria da ltima verso dos sistemas operacionais da linha Microsoft e outro da linha Linux. Para auxiliar na pesquisa, ler os materiais disponveis nos links. DO VAL, Carlos Eduardo. Ubuntu Guia do Iniciante. 2010. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/open?id=0B7egHuiPat_6QlhESFJMek9LQWM>. Acesso em: 30 jan. 2014. MICROSOFT. O que memria virtual. 2011. Disponvel em: <http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-vista/What-is-virtual-memory>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjN2hiWmNDYzEzc28>. Acessos: em 30 jan. 2014.

Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 8 de 10

BARREIROS, Gerson. UBUNTU BR Tamanho da Partio Swap. 2009. Disponvel em: <https://lists.ubuntu.com/archives/ubuntu-br/2009June/058913.html>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjU0JzSmg0M0QzcE0>. Acessos em: 30 jan. 2014.

Passo 3 (Equipe) Elaborar um relatrio com o nome: Relatrio 03: Gerenciamento de Memria. O relatrio deve possuir informaes sobre o gerenciamento de memria dos sistemas operacionais instalados conforme orientao anterior junto ao uso dos softwares instalados. O manual deve conter: Tcnica de Gerenciamento de Memria: apresentar a tcnica utilizada para gerenciamento de memria de cada sistema operacional utilizado e apresentar tambm pelo menos trs caractersticas de cada tcnica. Tcnica de Gerenciamento de Memria Virtual: apresentar e explicar a tcnica de gerenciamento de memria virtual utilizada pelos sistemas operacionais utilizados. Gerenciamento de Memria: apresentar o passo-a-passo de como gerenciar memria do sistema operacional da Microsoft e o da distribuio Linux escolhidos pela equipe. Sistemas de Gerenciamento de Memria: informar sobre o gerenciamento. Se for executado via comandos, descrever na sequncia, explicando cada um dos comandos. Se for executado por meio da interface grfica do sistema operacional, descrever utilizando figuras e textos para as explicaes.

ETAPA 4 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula-tema: Sistema de arquivos. Gerencia de dispositivos. Esta atividade importante para que voc conhea os conceitos de sistemas de arquivos e aprenda configurar os servios que gerencia os usurios dos alunos (login, senha e permisses), os servios que gerencia os domnios, os servios que gerencia os arquivos (pastas, arquivos e mapeamentos) e as configuraes do servidor. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Fazer a leitura e as anotaes dos pontos importantes dos captulos do livro texto, complementar ou uma revista especializada que traga informaes sobre sistema de arquivos, gerenciamento de dispositivos. Passo 2 (Individual) Fazer como exemplo, os downloads dos arquivos situados nos links indicados e as anotaes dos pontos importantes para saber como instalar e monitorar domnios, gerenciamento de
Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 9 de 10

usurios, grupo e permisses, sistemas de arquivos do sistema Linux escolhido e do Windows Server. TREINA LINUX. CHMOD. 2011. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/file/d/0B9e1nJ9U5ACjVmFoLUpELW95N3M/edit> . Acesso em: 30 jan. 2014. ALECRIM, Emerson. Info Wester. Sistema de Arquivos NTFS. 2011. Disponvel em: <http://www.infowester.com/ntfs.php>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjemFELWc4Z0FZX0E>. Acessos em: 30 jan. 2014. ALECRIM, Emerson, Infor Wester. Sistema de Arquivos ext3. 2007. Disponvel em: <http://www.infowester.com/linext3.php>. Disponvel tambm no Google Docs em: <https://docs.google.com/open?id=0B9e1nJ9U5ACjTlhGVW0zZXhlV2s>. Acessos em: 30 jan. 2014. JUNIOR, Jorgeley Incio. Redes Linux Comandos Gerais e Servidores de Rede. 2012. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/open?id=0B7egHuiPat_6Wk0zNC1uZUlhZmM>. Acesso em: 30 jan. 2014. MICROSOFT. Windows Server 2003 - Instalao e Configurao do AD e Servidor DNS Promovendo um Servidor a Controlador de Domnio. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/open?id=0B7egHuiPat_6WGVaMXlIY3BfWGM>. Acesso em: 30 jan. 2014. MICROSOFT. Windows Server 2003 Procedimentos de Instalao dos Servios de WINS e DHCP. Disponvel em: <https://docs.google.com/a/aedu.com/open?id=0B7egHuiPat_6WlVpbTN0YWVBcHc>. Acesso em: 30 jan. 2014. Passo 3 (Individual) Apresentar a descrio e as caractersticas dos sistemas de arquivos instalados e configurados em cada um dos sistemas operacionais escolhidos. Apresentar as vantagens e as desvantagens de cada sistema de arquivo utilizado. Passo 4 (Equipe) Elaborar um relatrio com o nome: Relatrio 04: Instalao e Configurao de Domnios, Usurios, Arquivos. O relatrio deve conter informaes sobre a instalao e configurao dos domnios, usurios e arquivos, na verso escolhida do sistema operacional Linux e do sistema operacional da Microsoft. Itens que deve conter: Sistema de Arquivos: apresentar e caracterizar os sistemas de arquivos utilizados pelos sistemas operacionais instalados conforme Passo 3 desta etapa. Instalao de DNS: apresentar o passo-a-passo de como instalar e configurar: o Servios de nome de domnios DNS (o nome deve ser LabTreinamentos); o Diretivas de Grupos AD (com login, senha e permisses); o Sistema de Arquivos de Redes NFS (pastas, arquivos e mapeamento das pastas dos alunos).

Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Cincia da Computao - 1. Srie - Sistemas Operacionais

Pg. 10 de 10

Configuraes: apresentar as atividades realizadas para fazer as configuraes. Se a instalao e configurao forem executadas via comandos, descrever na sequncia explicando cada um deles. Se a instalao e configurao forem executadas atravs da interface grfica do sistema operacional, descrever utilizando figuras e textos para as explicaes.

Padronizao
O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT, com o seguinte padro (exceto para produes finais no textuais): em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao. Para consulta completa das normas ABNT, acesse a Normalizao de Trabalhos Acadmicos Anhanguera. Disponvel em: <http://issuu.com/normalizacao/docs/normaliza__o_para_trabalhos_acad_micos?e=8070144/2211159 >. Acesso em: 29 jan. 2014.

Andr Ricardo Jovetta, Renato Cividini Matthiesen

Das könnte Ihnen auch gefallen