Sie sind auf Seite 1von 24

O ABC dos BPHE

O nosso conceito de BPHE


O compacto Trocador de Calor a Placas Brasado (BPHE) constitudo por um pacote de placas corrugadas que sobrepostas formam canais ondulados separados por um material de enchimento entre cada placa. Durante o processo de brasagem vcuo, o material de enchimento forma uma junta brasada em cada ponto de contato entre as placas, criando canais complexos. O BPHE permite que meios a diferentes temperaturas entrem com uma maior proximidade, estando apenas separados por placas de canal que permitem que o calor de um meio seja transferido para outro com uma grande eficincia. O conceito similar tecnologia mais antiga de placa e estrutura, contudo sem utilizar as juntas e as peas da estrutura. Simples, flexvel e financeiramente vantajoso
As placas de canal formam circuitos separados para cada meio. O nmero, tipo e configurao das placas de canal variam facilmente para fornecer as caractersticas trmicas requeridas. Numa configurao simples de um passe, os dois fluxos so direcionados continuamente atravs de cada placa de canal. Numa configurao de dois passes, os dois fluxos so redirecionados por placas de canal especiais para fornecer o equivalente duas unidades ligadas em srie. Adicionalmente s configuraes de um e dois passes, disponibilizamos de uma variedade de outras execues e solues personalizadas. Os fluxos no interior do trocador de calor podem ser organizados em diferentes modos para cumprir
Princpio BPHE
Pacote de Placas

finalidades distintas. Nos nossos BPHE, o fluxo contra-corrente o mais comum, pois aumenta a eficincia da troca trmica. No entanto, os nossos BPHE tambm utilizam fluxo co-corrente para aplicaes em que houver necessidade, tais como em evaporadores inundados.

Fcil de instalar
Comparado com modelos casco e tubo com a mesma capacidade, os nossos BPHE so at 90% menores em peso e volume. O BPHE no s mais fcil de transportar e manusear como a sua dimenso compacta permite uma maior liberdade na concepo do projeto. Adicionalmente, as conexes esto disponveis em uma ampla gama de padres industriais.

Placa de canal sem orifcios Placas de canal

Placa de cobertura

Conexes

Placa de cobertura

Benefcios
A nossa experincia e especializao foram adquiridas em todo o mundo atravs de uma ampla gama de aplicaes em diversos tipos de climas. Temos por objetivo maximizar o desempenho e ao mesmo tempo minimizar a quantidade de material utilizado. Isto apresenta benefcios ambientais, mantm os custos em patamares reduzidos e diminui a exposio aos aumentos de preos das matrias-primas. Outros benefcios dos nossos BPHE incluem:
4 Feito sob medida: Otimizado e personalizado. 4 Desempenho: Confivel, energeticamente eficiente e financeiramente vantajoso. 4 Econmico: Utilizao otimizada do material. 4 Verstil: Cobre uma ampla gama de capacidades de resfriamento e aquecimento. 4 Competitivo: Poupa espao quando comparado com os trocadores de calor S&T (Shell & Tube - Casco e Tubo); suporta altas temperaturas e presso (sem juntas), ao contrrio de outros trocadores de calor PHE (Plate Heat Exchanger Trocador de Calor a Placas), e possui peso mnimo. 4 Turbulncia: Resistente queimaduras e incrustaes (scaling e fouling); auto-limpeza eficaz.

4 Inovador: Solues patenteadas, como por exemplo: true dual, parede dupla e BPHE assimtricos. 4 Testado: Testado quanto presso e a vazamentos. Disponveis todos os cdigos de vasos de presso reconhecidos, como por exemplo PED, KHK e UL. 4 Eficaz: Pouco volume de reteno e carregamento inferior de refrigerante. 4 Normas: Cumpre normas tais como a ISO 9001 (qualidade) e ISO 14001 (ambiental).

Os nossos BPHE so superiores


Produtos
4 Possumos a mais completa gama de BPHE do mundo.

Produtos e servios de alta qualidade


4 Possumos a aprovao ISO 9001 e ISO 14001. 4 Utilizamos SPC (Statistical Process Control - Controle de Processo Estatstico) em todas as etapas de nossa produo. 4 Disponibilizamos o rastreamento total utilizando-se um nmero de srie nico em cada unidade, o que permite a rastreabilidade das unidades at s suas matriasprimas, linha de prensagem e ferramentas, fornos e equipamento de teste de presso. 4 Investigamos minuciosamente as reclamaes, e os resultados quer seja uma falha de linha ou de campo, sempre levado a srio. Os resultados das reclamaes so monitorizados e acompanhados de modo estatstico para nos ajudar a refinar os nossos produtos e processos de modo a evit-las.

A maior capacidade de produo do mundo


4 As nossas seis fbricas em todo o mundo faz com que seja seguro ser um de nossos clientes. 4 Utilizamos linhas de corte e presso de ltima gerao, totalmente automatizadas e contnuas em nossa produo. 4 Possumos o maior nmero de fornos de brasagem vcuo entre os fabricantes de BPHE, o que permite que cresamos juntamente com os nossos clientes.

Maior vida til garantida


4 As matrias-primas utilizadas em nossos produtos vo de encontro aos mais altos requisitos. 4 Levamos a cabo testes de ruptura peridicos nos produtos de nossa produo para assegurar ir de encontro as mais altas exigncias de nossos clientes. 4 Cada produto que fornecemos verificado por teste de presso de, no mnimo, 1,5 vezes a presso de trabalho em cada circuito, e em seguida testado quanto a vazamentos com hlio, para assegurar a deteco dos mais pequenos vazamentos. Podemos detectar

vazamentos equivalentes a 2,8 g de R22 a 10 bar de presso acima de um ano. Todos os testes de presso so efetuados com ar comprimido para evitar qualquer contaminao do produto. 4 Asseguramos a qualidade do processo de brasagem vcuo mantendo suficiente espessura do material aps a prensagem.

P&D de Ponta
4 Utilizamos a Fluidodinmica Computacional (CFD Computational Fluid Dynamics) desde meados dos anos 90, e aplicamos o conhecimento coletado com esta ferramenta em todo o desenvolvimento dos nossos produtos de modo a otimizar o desempenho e a utilizao do material. 4 Produzimos ferramentas internamente, porque sabemos que alguns centsimos de milmetro fazem toda a diferena quanto fora do produto. 4 Temos o nosso prprio laboratrio para aplicaes monofsicas e bifsicas. 4 Possumos vrias concepes e solues patenteadas tais como o true dual, parede dupla e o desumidificador de ar. 4 A nossa dedicada equipe de inovao constantemente expande os limites.

Um desempenho de ponta no qual voc pode confiar


4 Verificamos todos os produtos novos em nosso laboratrio de transferncia de calor antes de serem lanados no mercado. 4 O nosso software de clculo continuamente atualizado com os resultados laboratoriais mais recentes de modo a garantir corresponder ao nosso melhor conhecimento atual. 4 Os nossos BPHE fornecem um desempenho documentado e confivel, tanto em fluxo laminar como em turbulento. 4 O nosso Corner Passage Pattern (Padro de Passagem Circundante) utiliza a rea volta das portas do trocador de calor para a transferncia de calor.

4 Utilizamos um material de placa mais fino para melhorar a razo custo/desempenho com a mesma ou superior capacidade de suportar a temperatura e presso. Hoje oferecemos presses nominais padro, mdias, altas e ultra altas nos nossos produtos (30, 42, 45 e 140 bar).

Aplicao e conhecimento do produto


4 O nosso pessoal especializado est disponvel para ajudar os nossos clientes a selecionar o modelo certo para as suas necessidades individuais. 4 Disponibilizamos de uma especializao nica adquirida ao longo de uma ampla gama de aplicaes diferentes.

Disponibilidade
4 O nosso software para dimensionamento, SWEP Software Package (SSP), est disponvel em www.swep.net, tornando fcil a tarefa de selecionar o modelo certo. 4 A maioria dos itens est disponvel em nossos armazns centrais para uma entrega rpida. 4 Disponibilizamos produtos e conexes personalizados atravs do nosso configurador de produto rpido e flexvel. 4 Disponibilizamos desenhos em 3D gerados automaticamente, nos quais os clientes podem utilizar como base em seus projetos.

Aplicaes de aquecimento
Exemplos de aplicaes na rea de aquecimento incluem bombas de calor, caldeiras alimentadas a gs e subestaes de aquecimento urbano. A eficcia e compacidade de nossos BPHE ideal para estas aplicaes, e as dimenses gerais do sistema podem frequentemente ser reduzidas consideravelmente utilizando uma soluo BPHE.

Caldeiras
Os nossos BPHE so utilizados em caldeiras alimentadas a gs em residncias para disponibilizar gua quente canalizada. Temos uma gama de produtos dedicados, com BPHE pequenos, compactos e eficientes que fornecem um grande conforto e eficincia no seu sistema. O nosso software para dimensionamento, SSP, ajuda-o a selecionar a melhor soluo BPHE para a sua caldeira.

Bombas de calor
Os nossos BPHE trabalham de modo eficiente com outros componentes da bomba de calor para atualizar a energia renovvel absorvida do solo ou do ar ambiente a fim de fornecer gua quente para o aquecimento de ambientes e da gua da torneira. A versatilidade dos nossos BPHE permite a sua utilizao em sistemas reversveis, nos quais tambm podem fornecer resfriamento. Os nossos BPHE podem operar com aproximaes de temperatura apertadas, as quais diminuem a quantidade de trabalho necessrio no compressor e portanto aumenta o COP do seu sistema.

Aquecimento urbano
Os sistemas de aquecimento urbano distribuem o calor produzido centralmente, aos consumidores para o aquecimento de ambientes e ainda para obter gua quente na torneira. Os nossos BPHE funcionam de modo eficiente e confivel nas subestaes de aquecimento urbano de modo a transferir calor da rede at ao circuito de aquecimento domstico.

Solar
Com a sua pequena pegada de CO2, os nossos BPHE so ideais para sistemas de aquecimento solar inteligentes. O aquecimento solar possui vantagens ambientais e econmicas evidentes j que a energia fornecida, gratuita e renovvel. Incorporado a uma concepo cuidadosa, os nossos BPHE fornecem confiabilidade, eficincia e custos mnimos de utilizao.

Aplicaes de ar condicionado
Os nossos BPHE fornecem eficientemente gua de resfriamento para o ar condicionado. Isto torna possvel manter uma temperatura constante e confortvel nos escritrios, hospitais, residncias e outras localizaes.

Chillers
Num chiller, um ciclo refrigerante utilizado indiretamente para refrigerar residncias ou reas comerciais atravs do efeito de absoro de energia do evaporador. Possumos uma ampla gama de BPHE que trabalham eficientemente como evaporadores dedicados tanto em chillers de condensao a ar como a gua. Disponibilizamos tambm BPHE como condensadores para rejeitar o calor em chillers de condensao a gua. Os nossos BPHE tambm provaram conseguir um desempenho excelente como economizers e dessuperaquecedores (desuperheaters), melhorando a eficincia do sistema.

Chillers por absoro


Os nossos BPHE melhoram a eficincia dos chillers por absoro, onde como subresfriadores e pr-aquecedores eles podem otimizar o sistema. Os chillers por absoro so uma alternativa quando a eletricidade for limitada ou o calor abundante. Em vez de utilizar os ciclos de refrigerao convencionais, utilizado aquecimento a alta temperatura como fonte de energia principal. O refrigerante normalmente gua e o absorvente uma soluo de brometo de ltio. Os nossos BPHE tm capacidade comprovada para suportar o brometo de ltio, que corrosivo, graas aos seus materiais de alta qualidade e nossa excelente percia no sistema.

Aplicaes de refrigerao
A nossa ampla gama de BPHE abrange diversas funes de transferncia de calor em aplicaes de refrigerao, onde ajudam a manter uma refrigerao eficiente e com considerao ao ambiente. As aplicaes de refrigerao frequentemente envolvem altas presses, portanto a robustez dos nossos BPHE faz deles uma excelente escolha. Os nossos BPHE so concebidos para distribuir o refrigerante de modo uniforme ao longo de toda a placa. Isto permite uma utilizao otimizada da superfcie do trocador de calor e cria uma soluo extremamente compacta e financeiramente vantajosa.

Transporte
Os nossos BPHE encontram-se em cmaras frigorficas e congeladores (freezers) utilizados para transportar frutas, peixes e outros bens sensveis temperatura. Os nossos BPHE so normalmente utilizados como economizers nestes sistemas, nos quais eles aumentam sua eficincia.

Supermercados
Nos supermercados, o resfriamento necessrio numa temperatura mdia para as vitrines e numa temperatura baixa para os congeladores (freezers). Os nossos BPHE cumprem vrias funes nos sistemas de refrigerao de supermercados, onde funcionam com segurana como evaporadores, condensadores, economizers e dessuperaquecedores (desuperheaters).

Aplicaes industriais
Os nossos BPHE so robustos, compactos, financeiramente vantajosos e confiveis por longos perodos de tempo precisando apenas de uma manuteno mnima estas so as qualidades vitais em aplicaes industriais. Trazemos uma grande experincia internacional nesta rea, o que inclui o resfriamento de leo, laser e sistemas eletrnicos. Os nossos BPHE so tambm adequados para o aquecimento de leo de combustvel e para sistemas de cogerao (CHP) altamente eficientes. A concepo flexvel do BPHE e a capacidade de customizar tanto a placa como os materiais de brasagem significa frequentemente um desempenho insupervel quando comparado com trocadores de calor convencionais.

Resfriamento de leo
A nossa ampla gama de BPHE abrange as necessidades de vrios tipos de resfriamento de leo, como por exemplo, hidrulico, de motor ou do leo de transmisso. A confiabilidade e compacidade dos nossos BPHE muito valorizada em aplicaes de resfriamento de leo, onde o espao para o trocador de calor frequentemente limitado e o acesso para a manuteno restringido.

Desumidificador (Secador) de ar para compressores de ar


Um problema comum em sistemas de ar comprimido a condensao, que pode causar corroso e danos considerveis nos equipamentos que utilizam o ar. Ns fornecemos a soluo com desumidificadores de ar que impedem a condensao da gua em sistemas pneumticos. Possumos quer os desumidificadores de ar convencionais quer os inovadores ADWIS, o desumidificador de ar com separador incorporado. Com a nossa soluo BPHE, o ar resfriado por um refrigerante, o vapor de gua condensado e a humidade toda removida numa unidade inteligente, compacta e financeiramente vantajosa.

Resfriamento de laser e componentes eletrnicos


O laser e os equipamentos eletrnicos so frequentemente resfriados utilizando-se gua purificada (deionizada) como lquido de resfriamento, de modo a proteger os componentes mais sensveis. A gua nesta condio pode ter efeitos indesejados nos sistemas de resfriamento, no entanto ns possumos uma soluo confivel. Os nossos BPHE brasados a nquel vo ao encontro das mais rigorosas exigncias impostas aos materiais pela gua deionizada.

Fabricao
Para ns, as chaves para uma fabricao de nvel mundial so, competncia e eficincia. Ao longo dos anos adquirimos uma enorme competncia em todos os aspectos da fabricao de BPHE. Isto reflete-se na recente abertura de nossa nova fbrica de ponta em Suzhou, China, que se junta a outras na Sucia, Suia, Estados Unidos da Amrica, Malsia e Eslovquia.
Utilizamos um Controle de Processo Estatstico (SPC) ao longo da fabricao para analisar e avaliar o volume dos dados de produo e para identificar os desvios de valores de controle. Juntamente com SPC, utilizamos Seis Sigma para controlar os defeitos e Lean manufacturing para minimizar o desperdcio e otimizar os fluxos de trabalho.

Prensagem
As placas de canal so produzidas em linhas de prensagem integradas e automticas que garantem uma alta qualidade consistente. Este processo preciso cuidadosamente supervisionado assegurando uma fabricao financeiramente vantajosa e uma eficincia mxima para cada um de nossos BPHE.

Simulao
A simulao refora a criatividade da rea de P&D e uma das etapas mais importantes no desenvolvimento dos BPHE, tanto para os novos como para os j existentes. Acelera o volume de tempo e melhora a funcionalidade dos novos produtos.

Brasagem
Uma brasagem meticulosa a chave para trocadores de calor resistentes corroso e livres de vazamento. Desenvolvemos programas de brasagem especficos com ciclos de aquecimento e resfriamento adaptados com preciso para cada combinao de materiais e dimenses do trocador de calor. O material de preenchimento mais comum o cobre, mas o nquel tambm est disponvel para uso.

Ferramentas
Fabricamos com preciso as nossas prprias ferramentas de prensa atravs de um processo CAD/CAM completamente integrado. Isto assegura qualidade e disponibilidade numa etapa vital da fabricao, e garante consistncia de srie para srie.

Teste
Ns testamos todos os trocadores quanto presso e vazamentos, independente de modelo, dimenso e tipo de conexo. Os trocadores de calor so normalmente testados quanto presso a 1,5 vezes a presso de trabalho mxima.

Laboratrio
Possumos o nosso prprio laboratrio de P&D, que possui instalaes para testes de capacidade de transferncia de calor para aplicaes monofsicas e bifsicas, de distribuio do fluxo, de fora e performance de fadiga mecnica e trmica, etc.

Materiais
Desenvolvemos especificaes de grande alcance, e apenas compramos materiais de fornecedores certificados. Isto assegura que os nossos produtos possuam uma vida til longa e confivel, apoiada pela rastreabilidade exigida por muitas aprovaes por parte de terceiros. Os produtos esto disponveis em AISI-316, AISI-304 e SMO-254.

Otimizado para novos refrigerantes


Ecolgico
Os refrigerantes antigos esto sendo substitudos por alternativas modernas por motivos ecolgicos. Atualmente os refrigerantes preferenciais, tais como R410A, R134a e CO2, esto ajudando os pases a cumprirem os seus objetivos do protocolo de Quioto, mas tm sido difcil utiliz-los eficientemente. Atualmente disponibilizamos de BPHE otimizados para estes refrigerantes.

R410A
O nosso trocador tipo P otimizado para o refrigerante R410A, que encarado como um substituto global a longo prazo do HCFC. R410A consegue a mesma quantidade de resfriamento com menos refrigerante, permitindo a concepo de sistemas mais compactos. O tipo P constitudo por vrios BPHE de circuitos nicos e duplos que trabalham numa amplitude de grande capacidade, desde 20 kW at 400 kW.

R134a
A nossa srie S dedicada a aplicaes que utilizam o refrigerante R134a. A srie S inclui o DS500, que o maior evaporador do tipo true dual e representa um grande passo frente em termos de capacidade do BPHE para aplicaes com o R134a. O DS500 pode gerir capacidades de at 600 kW e compete vigorosamente num mercado anteriormente dominado por trocadores de calor casco e tubo.

CO2
O CO2 possui um grande potencial como refrigerante, mas as suas condies de funcionamento so muito exigentes. Possumos BPHE que tm um desempenho eficiente com CO2 nos sistemas de chiller com capacidade de 350 kW ou superiores. Para sistemas transcrticos, o nosso B16DW aprovado para operaes de at 140 bar.

Os nossos modelos
Corner passage pattern (Padro de passagem circundante)
A nossa tecnologia CCP (Corner Passage Pattern Padro de Passagem Circundante) baseia-se numa placa de canal de concepo nica. Direciona o meio de resfriamento volta da porta de um modo especial, permitindo uma rea maior para a transferncia de calor na regio da porta. Isto aumenta de modo significativo a transferncia de calor e portanto sua eficincia. firam mais calor utilizando menos material (base kW/kg). Alm dos benefcios ambientais, isto significa que o sistema agora pode ser menor do que solues concorrentes de desempenho comparvel.

A placa X
A nossa nova concepo de placa X outra inovao de alta tecnologia. Isto oferece no s um maior desempenho mas tambm uma maior fora mecnica. Estas duas caractersticas, reunidas na placa X, permitem-nos utilizar menos material para um maior efeito.

Fluxo assimtrico
O nosso novo e inovador modelo de placa assimtrica patenteada permite que os BPHE trans-

Suporte profissional

SSP a maneira mais simples de obter fatos reais


Voc pode facilmente identificar a melhor soluo de BPHE para a sua aplicao utilizando o nosso software de dimensionamento, SSP, que gera clculos para sistemas monofsicos (lquido, lquido), Condensadores e Evaporadores. Os seus avanados modelos de clculo utilizam os dados introduzidos para calcular qual BPHE ser mais eficiente para a sua aplicao. O software encontra-se disponvel para download, livre de custos, (consulte www.swep.net) e muito fcil de usar graas sua interface intuitiva.

triais: tudo, desde os princpios bsicos da transferncia de calor at discusses acerca de aplicaes especficas.

Guia de seleo rpida


O Guia de seleo rpida (disponvel para uso e livre de custos em www.swep.net) uma ferramenta que ajuda a selecionar rapidamente o BPHE ideal para a sua necessidade. Pode escolher a partir de uma ampla variedade de aplicaes, desde uma pequena caldeira a uma instalao de aquecimento urbano de 250 kW.

Guia de referncia cruzada Guia rpido


Os manuais mais abrangentes do mercado no que diz respeito transferncia de calor esto disponveis para o download gratuito em www.swep.net ou em CD-ROM fornecido pelo seu representante local SWEP. Estes trs manuais digitais fornecem informaes tcnicas de primeira categoria para Refrigerao, Aquecimento e aplicaes IndusSe j possuir um trocador de calor de outra empresa, o guia de referncia cruzada disponvel em www.swep.net ir tornar mais fcil a mudana para os nossos BPHE. Simplesmente escolha o seu fabricante existente, o modelo e o nmero de placas, e o guia ir sugerir um substituto adequado da nossa linha de produtos.

Um tipo de BPHE para cada necessidade


A flexibilidade dos nossos BPHE faz deles uma excelente escolha para muitas aplicaes. A ampla gama de dimenses de placa, combinaes de modelo e conexes permitem um nmero de combinaes virtualmente ilimitado. Certamente voc poder encontrar uma soluo para a sua aplicao entre os modelos abaixo.

Tipo B
O tipo B o nosso BPHE original. A sua placa com geometria exclusiva, concepo modular e uma longa srie de fabricao econmica demonstra que o produto fcil de customizar para diferentes tipos de aplicao.

Tipo V
O tipo V foi desenvolvido a partir do tipo B original para atingir um desempenho otimizado como um evaporador ao longo de uma gama muito ampla de capacidades. A entrada de refrigerante possui uma tecnologia especial para distribuir o refrigerante de modo uniforme em cada canal.

Tipo P
O evaporador do tipo P foi desenvolvido a partir do tipo V para otimizar o desempenho com o refrigerante R410A. O tipo P utilizado como um evaporador em aplicaes de bomba de calor e chillers numa ampla gama de capacidades.

Tipo S
O evaporador do tipo S foi desenvolvido a partir do tipo V para otimizar o desempenho com o refrigerante R134a. O tipo S utilizado como um evaporador em aplicaes de bomba de calor e chillers.

Tipo VH - evaporador de alto desempenho


O tipo VH foi desenvolvido a partir do tipo V para um melhor desempenho com o refrigerante R407C numa amplitude de grande eficincia. O tipo VH pode ser utilizado como um evaporador em chillers e nas aplicaes da bomba de calor.

Tipo QA
O evaporador do tipo QA otimizado para R407C/R410A em aplicaes de bomba de calor na amplitude de fluxo trmico de 2-4 kW/m. O tipo QA apresenta um sistema de injeo especial que assegura uma distribuio perfeita do refrigerante no evaporador. Isto minimiza a superfcie de transferncia de calor utilizada para o superaquecimento do refrigerante enquanto mantm condies de funcionamento estveis.

Tipo QB
O evaporador do tipo QB otimizado para R407C/R410A em aplicaes de bomba de calor na amplitude de fluxo trmico de 4-6 kW/m. O tipo QB apresenta um sistema de injeo especial que assegura uma distribuio perfeita do refrigerante no evaporador. Isto minimiza a superfcie de transferncia de calor utilizada para o superaquecimento do refrigerante enquanto mantm condies de funcionamento estveis.

Tipo DB
O nosso circuito patenteado true dual-circuit coloca o circuito secundrio em contato com dois circuitos primrios. Mesmo que um dos circuitos primrios seja desligado, o circuito secundrio permanecer em contato com um circuito primrio. Estas vantagens tornam o tipo DB a escolha natural para chillers flexveis, controle de ambiente e sistemas de alta preciso para cabines de resfriamento de alimentos em supermercados.

Tipo DV
O nosso circuito patenteado true dual-circuit coloca o circuito secundrio em contato com dois circuitos primrios. Mesmo que um dos circuitos primrios seja desligado, o circuito secundrio permanecer em contato com um circuito primrio. O tipo DV otimizado para evaporao, com uma tecnologia inovadora para distribuir o refrigerante de modo uniforme no trocador de calor.

Tipo DP
O evaporador do tipo DP tambm baseado no nosso conceito de circuito true dual-circuit, e otimizado para o refrigerante R410A. As aplicaes incluem chillers flexveis, controle de ambiente e cabines de resfriamento de alimentos de alta preciso nos supermercados.

Tipo DS
O evaporador do tipo DS tambm baseado no nosso conceito de circuito true dual-circuit, e otimizado para o refrigerante R134a. As aplicaes incluem chillers flexveis, controle de clima e cabines de resfriamento de alta preciso para alimentos em supermercados.

Tipo E
O tipo E o BPHE mais eficiente atualmente no mercado, com quase todo o material contribuindo para o processo de transferncia de calor. O tipo E foi desenvolvido para aplicaes de caldeira de baixa presso (gua para gua) e temperaturas moderadas.

Tipo BDW
O conceito da Parede Dupla foi concebido para aplicaes que necessitem de uma grande eficincia trmica e em que no possam existir riscos de mistura entre os dois fluidos, tais como na indstria alimentcia e farmacutica. No caso improvvel de ocorrer um vazamento, a gua sai entre as paredes duplas ventiladas para a atmosfera, dando a indicao visual da existncia de uma falha.

ADWIS Desumidificador (Secador) de Ar com Separador Incorporado


Conseguimos uma compacidade revolucionria com o ADWIS, que um dos menores desumidificadores de ar no mercado. O ADWIS combina dois BPHE (um trocador de calor refrigerado e uma unidade de recuperao) entre um separador incorporado numa concepo modular. Esta soluo financeiramente muito vantajosa oferece um desempenho elevado e estvel, uma drenagem conveniente e um isolamento simples.

Tipo M (Minex)
O tipo M um PHE hbrido (trocador de calor de placas e estrutura) vedado por juntas em vez do material de brasagem. uma unidade pequena, por isso no precisa da estrutura de apoio tpica utilizada pelos PHE tradicionais. Tal como os nossos BPHE, o Minex encontra-se disponvel em vrias combinaes de materiais.

Dados dimensionais
Modelo BPHE E5AS E5T E6T E8T B5 BX8T B8T B15 B10T B12 A (mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm (polegada) 192 7.56 73 2.87 154 6.06 40 1.57 12.1 0.48 192 7.56 73 2.87 154 6.06 40 1.57 12.1 0.48 210 8.27 73 2.87 172 6.77 40 1.57 12.1 0.48 315 12.4 73 2.87 278 10.94 40 1.57 12.1 0.48 187 7.36 72 2.83 154 6.06 40 1.57 20.1 0.79 315 12.4 73 2.87 278 10.94 40 1.57 20.1 0.79 4.3+2.24NoP 0.08+0.09NoP 7 0.28 317 12.48 76 2.99 278 10.94 40 1.57 20.1 0.79 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 7 0.28 465 18.31 72 2.83 432 17.01 40 1.57 20.1 0.79 4.3+2.24NoP 0.17+0.09NoP 7 0.28 289 11.38 119 4.69 243 9.57 72 2.83 20.1 0.79 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 6 0.24 V 287 11.2 117 4.60 234 9.33 63 2.48 27.1 1.06 4.4+2.24NoP 0.17+0.08NoP 6 0.23 -

F (mm) (polegada) G (mm) (polegada) Tipos de distribuidor do evaporador Nmero mximo de placas Capacidade mxima de fluxo da gua (m/h) Tamanho mnimo da conexo padro (polegada) Tamanho mximo da conexo padro (polegada)

2+2.17(NoP-2) 2+2.24(NoP-2) 2+2.24(NoP-2) 2+2.24(NoP-2) 4.3+2.24NoP 0.08+0.09(NoP-2) 0.08+0.09(NoP-2) 0.08+0.09(NoP-2) 0.08+0.09(NoP-2) 0.17+0.09NoP 7 0.28 7 0.28 7 0.28 7 0.28 7 0.28 -

40

40

40

40

60

60

60

70

140

140

12

22

1/4"

1/4"

1/4"

1/4"

1/4"

1/4"

1/4"

1/4"

1/2"

1/2"

3/4"

3/4"

3/4"

3/4"

3/4"

3/4"

3/4"

3/4"

1"

1 1/4"

* Desenvolvido especialmente para NHP, Bomba de Calor Nrdica

Modelo BPHEl

B65

B400T

B427

B439

B500T

DB200

D300

DB400

DB500

(mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm) (polegada) (mm (polegada)

864 34.02 363 14.29 731 28.78 231 9.04 54.2 2.13 17+2.32NoP 0.67+0.09NoP 0.5 0.02 -

694 27.32 304 11.97 601 23.66 205.5 8.09 54.2 2.13 18+2.29NoP 0.71+0.09NoP 0 0 -

694 27.32 304 11.97 567 22.32 179 7.05 54.2 2.13 22+2.29NoP 0.87+0.09NoP 0 0 -

979 38.54 304 11.97 854 33.62 179 7.05 27.1 1.07 12+2.29NoP 0.47+0.09NoP 6 0.24 -

979 38.54 304 11.97 854 33.62 179 7.05 27.1 1.07 12+2.29NoP 0.47+0.09NoP 6 0.24 -

525 20.67 243 9.57 456 17.95 174 6.85 27.1 1.07 10+2.29NoP 0.39+0.09NoP 3 0.12 456 17.95 V, P

520 20.47 238 9.37 449 17.68 160 6.3 27.1 1.07 10+1.91NoP 0.39+0.08NoP 4 0.16 390 15.35 P

694 27.32 304 11.97 604 23.78 216 8.50 54.2 2.13 12+2.39NoP 0.47+0.09NoP 0 0 590 23.23 V, P, S

980 38.58 304 11.97 866 34.09 191 7.52 27.1 1.07 12+2.29NoP 0.47+0.09NoP 0 0 836 32.91 S

F (mm) (polegada) G (mm) (polegada) M (mm) (polegada) Tipos de distribuidor do evaporador Nmero mximo de placas Capacidade mxima de fluxo da gua (m/h) Tamanho mnimo da conexo padro (polegada) Tamanho mximo da conexo padro (polegada)

V, P, S, VH

S, VH

360

280

280

360

360

202

250

282

294

200

100

160

160

160

35

80

78

106

2 1/2"

1 1/8"

1 5/8"

1 5/8"

1 3/8"

7/8"

1 1/4"

1 1/8"

1 5/8"

4"

3"

4"

4"

4"

2"

3"

3"

3"

B16

B16DW

B25T

B28

B80

B35

B120T

B200T

B50

B56

B57

B60

376 14.8 119 4.69 320 12.6 63 2.48 27.1 1.07 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 6 0.24 -

377 14.84 119.5 4.70 329 12.95 72 2.83 20.1 0.79 4+2NoP 0.16+0.08NoP 6 0.24 -

526 20.71 119 4.69 479 18.86 72 2.83 20.1 0.79 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 6 0.24 V

526 20.71 119 4.69 470 18.5 63 2.48 27.1 1.07 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 6 0.24 -

526 20.71 119 4.69 470 18.5 63 2.48 27.1 1.07 4+2.24NoP 0.16+0.09NoP 6 0.24 V, P, Q*

393 15.4 243 9.57 324 12.76 174 6.85 27.1 1.07 8+2.34NoP 0.31+0.09NoP 3 0.12 V

525 20.67 243 9.57 456 17.95 174 6.85 27.1 1.07 10+2.29NoP 0.39+0.09NoP 4 0.16 V, P

525 20.67 243 9.57 448.5 17.66 163.5 6.44 54.2 2.13 10+2.29NoP 0.39+0.09NoP 4 0.16 V, P

525 20.67 243 9.57 441 17.36 159 6.26 54.2 2.13 12+2.34NoP 0.47+0.09NoP 1 0.04 -

525 20.67 243 9.57 430 16.93 148 5.82 54.2 2.13 14+2.44NoP 0.55+0.1NoP 3 0.12 -

693 27.28 243 9.57 600 23.62 148 5.83 54.2 2.13 16+2.44NoP 0.63+0.1NoP 1 0.04 -

374 14.72 364 14.33 274.5 19.81 267 10.5 54.2 2.13 16+2.14NoP 0.63+0.08NoP 1.5 0.06 -

140

140

140

140

140

250

250

250

280

250

280

300

22

15

12

22

22

35

35

55

70

78

78

78

1/2"

1/4"

1/2"

1/2"

1/2"

1"

7/8"

7/8"

2"

2"

1 1/2"

2"

1 1/4"

3/4"

1"

1 1/4"

1 1/4"

1 1/2"

2"

2"

2 1/2"

2 1/2"

2 1/2"

2 1/2"

B D

B
E

F1 F1 F2 P2 P1 F6

F2

P2 P6

P1

F3

F4

P4

P3 F3

A C M

F5

F4

P4

P5

P3

Denominao
Um BPHE deve, em princpio, ter a mesma denominao exemplificada na figura 1. Os diferentes grupos (1) a (8) so explicados abaixo.
B50H200/1P-SC-S 42 1/2" / 22 1/2"

(8) Execuo da conexo (7) Classe de presso (6) Material (5) Execuo (4) Nmero de placas (NoP) (3) Tipo de placa do BPHE (2) Dimenses de placa do BPHE (1) Tipo de BPHE

Instalao
Geral (monofsico)
O BPHE deve ser ligado de modo que os fluidos fluam em sentido contra-corrente para maximizar o desempenho do BPHE. A tubulao para o BPHE deve ser instalada de modo a evitar que impulsos e picos de presso (como por exemplo da bomba, das vlvulas ou do compressor, etc.) sejam transferidos para o BPHE. Se o meio contiver partculas maiores que 1 mm, recomenda-se que um filtro com tamanho entre 16-20 mesh seja instalado na dianteira do BPHE.

Evaporador
O BPHE deve ser instalado com a admisso do refrigerante ligada porta inferior (F3 ou P3) e com a sada do refrigerante na porta superior (F1 ou P1).

Condensador
O BPHE deve ser instalado com a admisso do refrigerante ligada porta superior (F1 ou P1) e com a sada do refrigerante na porta inferior (F3 ou P3).

Exemplos de execuo
Um-passe

Dois-passes

Circuito duplo

True Dual

Tipos de conexes padro

Rosca externa (macho)

Rosca interna (fmea)

Rosca interna com exterior hexagonal

Victualic

Solda

Flange DIN/DNC

Solda branda

Flange SAE

Acessrios
Os nossos acessrios vo de encontro aos mesmos padres elevados dos nossos BPHE pois so produzidos segundo as nossas especificaes e por fabricantes rigorosamente selecionados. Os materiais de alta qualidade so cuidadosamente escolhidos pela sua compatibilidade, ao passo que as dimenses exatas poupam tempo e dinheiro na instalao. Com os nossos acessrios, garantimos que tudo ser instalado e ir ter o desempenho pretendido pelos engenheiros do projeto. Esta gama completa inclui flanges, parafusos, pernas de suporte e isolamento, assim como a unidade de limpeza CIP (Cleaning In Place) que permite que um BPHE seja limpo de forma rpida e econmica sem que seja retirado do sistema.

Equipamento de apoio

Caso precise de apoio mecnico para um dos trocadores de calor, temos pernas de suporte feitos sob medida e kits de montagem em paredes disponveis. Cada kit vem com os tamanhos corretos e todas as fixaes, pronto para ser utilizado. No que diz respeito velocidade e convenincia da primeira montagem, o nosso equipamento de apoio insupervel.

Isolamento

Contra-conexes

O isolamento do trocador de calor pode melhorar o desempenho do BPHE, dependendo das temperaturas internas e externas. Tambm reduz perdas de energia no sistema, protege a unidade de congelamento e corroso externa e, finalmente, garante que o ambiente circundante esteja protegido.

Foram desenvolvidas contra-conexes para serem perfeitamente adaptveis nossa gama de BPHE e esto disponveis para a maioria das flanges DN/DNC e em vrios tamanho de soldas e soldas brandas.

Unidade de Limpeza CIP

Sada da soluo CIP


F2 F1

F4 F3

Entrada da soluo CIP

Normalmente, os fluxos no interior dos BPHE so altamente turbulentos, o que significa que os canais tm um efeito de auto-limpeza. No entanto, em algumas aplicaes, a tendncia de ocorrer incrustao pode ser muito elevada (por ex. quando utilizar gua extremamente pesada altas temperaturas). Em casos como este, possvel limpar o trocador de calor ao circular um lquido de limpeza (CIP - Cleaning In Place - Limpeza no Local). Utilize um depsito com cido fraco (5% de cido fosfrico ou, se o trocador de calor estiver limpo, 5% de cido oxlico). Bombeie o lquido de limpeza atravs do trocador de calor.

Folha de dados do projeto


Empresa: E-mail:

Nome:

Telefone:

Aplicao monofsica geral - Carga trmica: Meio: Temperatura de entrada: Lado 1 Temperatura de sada: Vazo: Mxima Perda de carga: C C l/min kPa

kW Meio: Temperatura de entrada: Lado 2 Temperatura de sada: Vazo: Mxima Perda de carga: C C l/min kPa

Aplicaes para evaporadores e economizers - Carga trmica: Meio: Temperatura do evaporador (dew point Lado 1 ponto de orvalho): (meio Superaquecimento evaporado) (Superheating): Vazo: Meio: C K kg/h Lado 2 (meio a ser resfriado)

kW

Temperatura de entrada: Temperatura de sada: Vazo: Mxima Perda de carga:

C C l/min kPa

Aplicaes para condensadores e dessuperaquecedores - Carga trmica: Meio: Temperatura de entrada do gs quente: Lado 1 Temperatura (meio con- de condensao: densador) Subresfriamento: Vazo: Informaes adicionais: C C K kg/h Lado 2 (meio a ser aquecido) Meio:

kW

Temperatura de entrada: Temperatura de sada: Vazo: Mxima Perda de carga:

C C l/min kPa

Envie a folha de dados de seu projeto para o seu contato local SWEP ou por e-mail para: info@swep.net

A SWEP lder mundial no fornecimento de Trocadores de Calor a Placas Brasados (BPHE) compactos. Estes produtos so utilizados em locais onde h necessidade de transferncia de calor com eficincia como em aplicaes de ar condicionado, de refrigerao, de aquecimento e outras aplicaes industriais. A SWEP tem vendas anuais de 250 milhes de dlares e est prxima de seus clientes, atravs de representaes em mais de 50 pases e com uma fora de vendas exclusiva em mais de 20 pases. Unidades de produo altamente eficientes na Sucia, Sua, Estados Unidos da Amrica, Malsia, Eslovquia e China, permitem que a SWEP sirva os seus clientes por todo o mundo. A SWEP faz parte da Dover Corporation, uma empresa multimilionria, com aes negociadas na Bolsa de Nova Iorque (NYSE) e fabricante diversificada de uma vasta gama de produtos patenteados e de componentes para utilizao industrial e comercial.

www.swep.net

92203 PT_BR R1

Das könnte Ihnen auch gefallen