Sie sind auf Seite 1von 20

http://lampiaoaceso.blogspot.com.

br/search/label/Z%C3%A9%20Rufino

quinta-feira, 7 de maro de 2013

Joo localizou "O ltimo matador de Cangaceiros"

Grson Pionrio: Vive em Paulo Afonso


Por Joo de Sousa Lima No dia 28 de julho completar 75 anos da morte de Lampio, as pessoas envolvidas diretamente na histria do cangao e que ainda se encontram vivas esto beirando os 100 anos de idade. muito difcil encontrar remanescentes daquela poca em se tratando de cangaceiros ou os que lutaram em nome da ordem pblica como soldados efetivos ou contratados. Encontramos s trs cangaceiros vivos e soldados da volante em torno de doze. Coiteiros e pessoas que conheceram alguns cangaceiros ainda existem uma grande quantidade.

O Cabo tem histria pra contar


Em Paulo Afonso vive Grson Pionrio Freire, filho de Joo Miguel Freire e Isabel Pionrio Freire. O pai de Grson nasceu nas barrancas do Riacho do Navio e sua me em Chorroch, Bahia. Grson nasceu no dia 20 de janeiro de 1916, em Cura, Bahia. Ele um dos poucos militares viventes que matou cangaceiros. O Primeiro contato de Grson com os cangaceiros foi quando Lampio passou com seu grupo na fazenda Guarani, em Cura. A fazenda pertencia ao pai de Grson, o senhor Joo Miguel. No momento estavam o pai, a me, Grson, Abdias, Ulisses e Elza. Os cangaceiros solicitaram dinheiro, ouro, sal e animais. O ouro estava em um cupinzeiro que existia em uma das paredes e os cangaceiros no encontraram. Pegaram cinco contos de ris

que estavam no bolso de Joo Miguel, um cavalo, um burro e sete jegues. Lampio olhou pra Grson e disse: - Menino venha c, pise aqui esse sal! Grson pisou o sal e entregou a Lampio. O cangaceiro comeou a colocar o sal com uma colherinha de ch em um pequeno cumbuco de coco que o orifcio de entrada era apertado e o sal caia fora do recipiente em sua maior parte. Grson pegou um livro, arrancou uma pgina, fez um funil e colocou o sal no cumbuco. Lampio observando a inteligncia do rapaz falou: - morrendo e aprendendo! Desde esse episdio do primeiro encontro de Lampio, alguns anos se passaram e Grson resolveu ser policial, sendo apadrinhado do capito Menezes. No dia 04 de maio de 1936, na cidade de Jeremoabo, Grson e seus irmos Abdias e Ulisses entraram na volante de Antnio Incio como contratado. Grson passou a ser efetivo da polcia no dia 10 de outubro de 1940.

Grson destacou como soldado nas cidades de Canind- SE, e em diversas cidades baianas como: Jeremoabo, Canudos (foi delegado), Pilo Arcado, Sento S, Remanso, Sobradinho, Casa Nova, Senhor do Bonfim, Juazeiro, Napele, Tucano, Calda de Cip, Uruc, Itabuna, Canavieiras, Camac, Jacareci (foi delegado), Euclides da Cunha (foi comandante), e Cocorob (foi delegado). Ele passou pelas volantes de Pedro Aprgio, Anbal Vicente, Z Rufino e Odilon Flor. Quando serviu com Odilon Flor, participou do combate onde foram mortos os cangaceiros Pde-Peba, Chofreu e Mariquinha. O combate aconteceu no Riacho do Negro, em Sergipe. A volante de Odilon Flor seguiu os rastros dos cangaceiros e prximo a cidade de Coit (hoje Paripiranga) chegaram na casa de um coiteiro. Os policiais cercaram a casa, no curral tinha uma janela e avistaram umas perneiras, roupas e garrafas de bebidas. Os policiais entraram na residncia e perguntaram a mulher sobre os cangaceiros. O marido da mulher foi chegando e os soldados deram voz de priso. Odilon Flor ordenou: - Grson v mais Luiz pra trs da roa e mate esse coiteiro! O coiteiro pra no morrer prometeu entregar os cangaceiros. A volante seguiu com o coiteiro nos rastros dos cangaceiros indo encontr-los s onze horas da noite. O combate noturno travado entre 15 policiais e 08 cangaceiros foi ferrenho. Odilon Flor foi baleado nas ndegas, os cangaceiros tiveram uma baixa de 03 componentes do grupo. Os policiais cortaram as cabeas e ainda noite as colocaram em um carro de boi e levaram at Paripiranga. Na cidade, a populao pde ver as cabeas de P-de-Peba, Chofreu e Mariquinha. Grson passou a receber o soldo de sargento depois da morte dos cangaceiros.

Conduzindo a musa

Quando Z Rufino matou Corisco e baleou Dad, Grson e seu irmo Abdias Pionrio foram buscar Dad em Paripiranga e a trouxeram pra Jeremoabo. Dormiram em Stio do Quinto, revezando os dois irmos a guarda da cangaceira baleada. A convivncia de Grson e Z Rufino foi marcada por discusses. Acusa que Z Rufino descontava do soldo dos soldados pra pagar o que eles consumiam dos sertanejos, mas na verdade ficava com este dinheiro. O volante participou tambm da priso do matador Peixoto, assassino que aterrorizou vrias cidades baianas. O bandido Peixoto matou um rapaz em Santo Antnio da Glria e foi preso depois de uma longa perseguio. Peixoto fugiu da cadeia de Glria e foi se esconder em Sergipe, na cidade de Simo Dias, sob a proteo do fazendeiro "Dorinha". Grson, Joo Ribeiro, Gervsio Grande e mais alguns soldados foram a Simo Dias e prenderam Peixoto e o levaram para Paripiranga. De l foram levar o preso pra Salvador. No trajeto, quando passavam na cidade de Boquim, centro sul de Sergipe um juiz de Direito se aproximou dos policiais e do detento e pediu aos soldados que soltassem o preso que ele era um "coitadinho".

Seu Grson e Joo de Sousa Lima


Joo Ribeiro pegou um mamo e jogou no juiz. O mamo espatifou-se nos peitos do juiz sujando sua roupa de linho branco. O preso foi entregue em Salvador. Grson trabalhou um bom perodo para a famlia do poltico Nilo Coelho, vive h muito tempo

em Paulo Afonso e sargento reformado da polcia baiana. Lcido, conta suas histrias e fala com saudades do tempo em que andava nas caatingas em perseguio aos cangaceiros.

Guarda junto aos documentos algumas oraes e um crucifixo que ele tem desde que entrou na polcia e acredita que s no morreu nos tiroteios por fora dessas oraes.

Paulo Afonso, Bahia, 07 de maro de 2013. -------------------------------------------------------------------------------------------------------------Joo de Sousa Lima Historiador e Escritor; Membro da ALPA- Academia de Letras de Paulo Afonso; Scio do GECC - Grupo de estudos do cangao do Cear Tem mais no: www.joaodesousalima.com
Postado por Kiko Monteiro s 22:22 3 comentrios: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: A vida aps o cangao, Paripiranga, Volantes, Z Rufino tera-feira, 4 de setembro de 2012

Joo divulga nao: Gervsio est vivo!!!

Encontrado em Jeremoabo o soldado rastejador deZ Rufino.

Jos Silva Lima, 96 anos, o verdadeiro nome de Gervsio, este baiano de Antas alm de rastejador era o "degolador" de cangaceiros e participou da morte de diversos deles. Antes de entrar para a policia esteve com Lampio na casa de Antnio Martins, na margem do Rio Vaza Barris e foi convidado pelo rei do cangao para ser um dos seus... mas no aceitou. Entrou na volante em 1931 com 15 anos de idade. Foi muito amigo dos soldados Murund e Maranc. Gervsio confirma como sendo coiteiros de Lampio os dois irmos Joo Maria eLiberato de Carvalho.

Alm de do cabra "Zepelim", o faco de Seu Gervsio deixou neste mesmo estado "Pai Vio", "Gorgulho" e "Patativa". No momento Gervsio encontra-se na casa de um dos filhos em Araci, Bahia. um homem reservado e s nos recebeu em sua residncia por que fomos at ele com um dos filhos mais velhos. Tem no corpo as marcas desse passado ainda recente, guarda na memria lembranas dos momentos difceis e de terror que passou nas caatingas nordestinas. Daquele tempo ainda conserva um faco da marca jacar que usava para separar do corpo as cabeas

dos cangaceiros.

Gervsio conta e gesticula como atirou em um dos cangaceiros e em seguida o degolou. Contou tambm sobre um combate em que foi atingido por uma bala que deixou marcas eternas.

Mo...

... E o brao danificados em tiroteio com os cangaceiros.

Gervsio e o escritor Joo de Sousa Lima. Por enquanto s, mas o pesquisador e escritor Joo de Sousa Lima registrou o encontro e em breve estar disponibilizando o resultado em um vdeo documentrio. Pesquei no Blog do primo Joo
Postado por Kiko Monteiro s 21:47 3 comentrios: Enviar por e-mailBlogThis!Compartilhar no TwitterCompartilhar no FacebookCompartilhar no Orkut Marcadores: Jeremoabo/BA, Joo de Sousa Lima, Soldado Gervsio, Volantes, Z Rufino tera-feira, 31 de julho de 2012

Encontros memorveis

A entrevista de Glauber Rocha com Z Rufino, o matador de Corisco.


Por Rostand Medeiros

O cangaceiro Corisco Como um grande apreciador da stima arte e um curioso sobre a histria do cangao, seria inevitvel que um dia eu viesse a assistir as obras cinematogrficas de Glauber Rocha, onde este baiano utilizou o cangao como parte de suas temticas. Obras como Deus e o Diabo na Terra do Sol e o Drago da Maldade Contra o Santo Guerreiro, se no foram os primeiros filmes a mostrar este fenmeno de banditismo, certamente foram pelculas marcantes, principalmente fora do Brasil.

Jornal Dirio de Notcias, edio de 21 de fevereiro de 1960 Eu sempre me perguntei de onde veio a inspirao para Glauber Rocha ter criado estas obras. Perguntava-me que tipo de envolvimento ele teve com livros clssicos sobre o assunto? Ou quantas outras pelculas cinematogrficas sobre o cangao marcaram a sua mente para realizar estes trabalhos? Um tempo atrs chegou as minhas mos a edio nmero 30, da Revista da USP, onde nas pginas 290 a 306, a professora Josette Monzani, da Universidade Federal de So Carlos, trs um interessante artigo intitulado Glauber e a Cultura do Povo e eu encontrei uma parte da resposta que desejava.

Glauber Jornalista?
A acadmica aponta que para Glauber Rocha realizar as suas obras ele teria reunido um levantamento da viso popular do cangao. O cineasta teria utilizado cordis, recortes de jornal e cantigas para compor personagens marcantes como Corisco, interpretado por Othon Bastos e Antnio das Mortes, conduzido pelo ator Maurcio do Valle.

Glauber Rocha Fonte - http://www.omni-bus.com Alm do material documental, a autora do artigo apontava que Glauber Rocha utilizou de entrevistas para criar seus trabalhos.

Mas que entrevistas eram estas?


Ento descobri que em 1960, o irrequieto Glauber Rocha, ento com 21 anos de idade, enfrentou os ainda duros trajetos em direo a cidade baiana de Jeremoabo, como reprter do jornal Dirio de Notcias, de Salvador, onde realizou uma interessante entrevista com um dos mais eficientes caadores de cangaceiros, o oficial da polcia baiana Jos Rufino. Achei que realmente eu precisava ler este material. Havia no artigo da professora uma reproduo fotogrfica da reportagem do jornal Dirio de Notcias. Mas, infelizmente, como comum em obras de cunho acadmico, a foto estava com uma resoluo to ridcula que impossibilitava a visualizao. Assim desisti de conhecer momentaneamente um pouco mais daquele trabalho.

Jos Osrio de Farias, o Z Rufino. Fonte - http://blogdodrlima.blogspot.com

Entretanto, mesmo sem ter acesso ao material, achei fantstico descobrir que Glauber havia largado o conforto da beira mar de Salvador e encarou poeira, sol, desconfiana e inmeras dificuldades para entrevistar o prprio Jos Rufino, ou Z Rufino, o comandante de volante que matou o cangaceiro Corisco.

Um Incio com Muita Desconfiana


Tempos depois fui a Salvador, cidade que adoro, onde tive a oportunidade de procurar com calma o exemplar do jornal Dirio de Notcias e finalmente foi possvel ler e digitalizar a dita reportagem.

Igreja Matriz de So Joo Batista, em Jeremoabo, Bahia. Fonte - Coleo do autor

Chama logo a ateno no texto que Glauber no seguiu para este trabalho jornalstico com no mximo um fotgrafo, como seria de esperar na funo de reprter. Ele foi a Jeremoabo com mais trs amigos. Alm do futuro diretor de Deus e o Diabo na Terra do Sol, estavam juntos o cineasta Trigueirinho Neto, um paulista radicado na Bahia que naquele ano lanaria seu nico longametragem, Bahia de todos os santos.[1]

O ator baiano Geraldo Del Rey. Fonte - http://www.filmologia.com.br Outro membro era o ator Geraldo Del Rey, um baiano da cidade de Ilhus, que em 1960 j tinha participado de dois trabalhos cinematogrficos e era considerado um dos mais promissores atores que atuavam no chamado Ciclo Baiano de cinema.[2] Finalmente entre os membros da comitiva de Glauber em Jeremoabo estava o jovem acadmico Antnio Guerra.[3] No para menos que os quatro amigos fossem inicialmente recebidos com muita reserva e desconfiana por parte de Z Rufino. Enfim, depois de tudo que Rufino havia feito na vida de caador e matador de cangaceiros, receber a visita de um grupo de quatro homens desconhecidos, certamente faria o ex-policial imaginar que aquilo poderia ter mais jeito de ser uma emboscada do que uma entrevista.[4] A desconfiana foi desfeita quando Glauber falou que tinha como um amigo comum do antigo lutador das caatingas, um membro da famlia S, de forte influncia e tradio poltica na regio de Jeremoabo. A partir da o guerreiro sertanejo Deu confiana, nas palavras de Glauber e desandou a contar sua incrvel histria.

Z Rufino e a sua esquerda o ex-rastejador "Bem-te-vi, na dcada de 196. Fonte - Coleo do autor Rufino descrito como sendo Alto, queimado pelo fogo do sol nordestino, corpo rijo, dobrando

a casa dos cinquenta (anos). Foram encontrar a lendria figura na s alinha de sua casa, de cala, palet sem gravata e fumando um cigarro atrs do outro. Afirmou o irrequieto cineasta que Z Rufino era um homem bem estabelecido em Jeremoabo, Com boas fazendas e duas mil cabeas de gado. O cineasta nascido em Vitria da Conquista afirmou que a patente do pernambucano Z Rufino era a de major e assim o designou durante toda a entrevista. E o major foi logo adiantando que; -Conheo esse mundo com a palma da mo. Tirava 18 lguas na perna e nunca soldado meu se deitou para fazer fogo. A briga era em p e eu gostava de lutar com o velho o velho Lampio, cuja a sombra lendria continua a desfilar pelas serras e campos do Nordeste-

Um Reprter, ou Diretor de Cinema?


Apesar de fazer a funo de reprter, Glauber sempre foi um cineasta e nas letras da reportagem ele j qualificava Z Rufino como um -Um ator perfeito. A conversa flua aberta e franca e o entrevistador viajava com a mente de cineasta diante da verdadeira lenda viva. Para ele, a narrativa de Z Rufino foi totalmente realizada na melhor linguagem de um autntico Western e deixaria um John Ford Suspirando de emoo.[5] Esta emoo vinha principalmente da qualidade do narrador. Rufino descrevia os combates com voz vibrante, repassando detalhes dos campos de luta, narrando biografias e voltando sem receio a um passado em que muito sangue jorrou no serto.

A cores: Virgulino Ferreira da Silva, o Lampio Interessante foi que Z Rufino descreveu que na sua juventude detestava a polcia e os policiais. Comentou que isso se devia violncia que alguns militares praticavam de forma desenfreada contra os civis. Por conta desta opinio, mesmo tendo vrios parentes como membros do aparato de segurana do Estado, Rufino quase chegou a fazer parte do bando de Lampio, cujo nome real era Virgulino Ferreira da Silva. Para o antigo guerreiro havia uma admirao pelo seu maior inimigo, que Rufino descreveu como sendo -Magro, boa estatura, sempre de culos, com uma lgrima escorrendo no olho quase cego e usando dois gales de capito nos ombros. Ele narrou que em algumas ocasies se encontrou com Lampio frente a frente. Em um destes momentos, quando o chefe cangaceiro estava acompanhado com cerca de 80 homens, Lampio vez chamou Rufino para lhe acompanhar pela terceira. O convite foi assim descrito: -Rufino, j duas vezes lhe chamei para ser meu cabra e voc nunca quis. Agora hora Rufino! Rufino afirmou que em um primeiro momento recusou, mas viu que Lampio no havia gostado nada de sua deciso. Para sair daquela situao disse que seguiria com o Rei do Cangao, mas no naquele momento. Informou que tinha Uns negcios para resolver junto a sua me. Por incrvel que parea, a demonstrao de responsabilidade de Rufino em relao a sua genitora fez o cangaceiro refrear seu mpeto e Lampio deixou o jovem seguir seu caminho. O ex-militar afirmou a Glauber que o grupo partiu devagar, com Lampio transmitindo ordens aos seus chefes de subgrupos para que partissem ordenadamente, tal como uma fora militar tradicionalmente organizada. O prximo encontro entre os dois valentes pernambucanos seria de fuzil na mo e cada um do seu lado mandando bala.

Guerra nas Caatingas

Glauber Rocha recordou (sem referenciar) o paraibano Jos Lins do Rgo, que dizia que no Nordeste daqueles tempos Quem no era cangaceiro, soldado, ou beato, padecia na seca, ou sofria de fome, ou de violncia.

Z Rufino, o primeiro em p e a esquerda, junto com os membros de sua volante na poca do cangao. Fonte - Coleo autor Rufino afirmou que preferiu ser policial a cangaceiro. Pois estes Faziam misria com o povo, tendo o fuzil na mo e o nome de Deus na boca. Narrou sem desassombro que deu muito prejuzo a Lampio e seus cangaceiros, pois quando pegava um deles Cortava a cabea, botava num saco e trazia nas costas para Jeremoabo.

Atual Delegacia de Polcia Civil de Jeremoabo, o antigo aquartelamento de Z Rufino. Fonte - Rostand Medeiros Afirmou que nesta poca a cidade baiana tinha cerca de 800 policiais de prontido. Segundo o ex-militar, Lampio esteve em uma serra prxima, mas no entrou em Jeremoabo.[6]

Z Rufino, o primeiro a direita, junto a antigos companheiros de lutas. Fonte - Coleo do autor Quando saa para a luta Rufino afirmou que sempre a frente de sua volante de policiais seguia o rastejador Bem-te-vi, que nunca perdia o rastro. Havia longas caminhadas, com os espinhos dilacerando tudo, rasgando roupas, mas logo que a volante topava com os cangaceiros a luta era dura. Para Rufino seus soldados deveriam de lutar em p, mesmo que fosse a cinco metros de distncia dos oponentes. Tinham de mostrar valentia, pois os inimigos eram fortes, conheciam o terreno e nos confrontos os cangaceiros pareciam fantasmas saltando para fugir das balas, com as suas Cabeleiras voando.

Membros do bando do cangaceiro Corisco Fonte - Coleo do autor Em uma ocasio, no meio da refrega violenta, um policial gritou e caiu no cho. Os cangaceiros recuaram, o tiroteio diminuiu gradativamente de intensidade e finalmente cessou. Ao retornar para junto dos companheiros, Z Rufino narrou que sentiu alguma coisa mole no rosto e nos braos. Eram os miolos, a massa enceflica do soldado cado. O morto era seu primo carnal, que havia levado um balao de fuzil bem no meio da testa. O prprio rastejador de Z Rufino, o veterano Bem -te-vi estava presente no encontro com os quatro rapazes vindos da capital baiana. Este demonstrou um enorme respeito pelo feroz adversrio. Disse que era mentira em relao a uma verso que afirmava ter sido Lampio ser um Matador de crianas. O rastejador disse que Lampio Tinha remorso de atirar em passarinho, nunca de matar um sujeito ruim.

Corisco, o primeiro a esquerda, tendo ao seu lado a companheira Dad e integrantes do seu grupo. Fonte - Coleo do autor Bem-te-vi mostrava um respeito sincero pelos seus adversrios. Como s os verdadeiros guerreiros que participaram da boa luta, da luta valente, do combate realizado frente a frente, no campo da honra dos nossos sertes. Interessante foram as afirmaes de Rufino em relao fora da religiosidade entre os cangaceiros e mesmo entre seus camaradas de farda. Todos eles sempre tinham O nome de Deus na boca. Reconheceu que Entre todos aqueles que botaram o fuzil no ombro, no tinha um que no se benzia. Os lutadores foram em suas declaraes Um povo beato at os fios dos cabelos. Mas indubitavelmente para o major Z Rufino, o seu maior feito na luta contra os cangaceiros foi a morte de Corisco.

A Caada e Morte do Diabo Louro


Z Rufino comeou a sua narrativa afirmando que No queria matar Corisco. Disse que o eliminou porque foi alvejado primeiro. Tanto assim que, mostrando suas intenes, no deixou que seus homens exterminassem Dad, onde garantiu a sua vida at Salvador, onde ela foi tratada.

Para o antigo caador de cangaceiros, Corisco e Dad eram definidos como Um casal bonito. Ele via Corisco, conhecido como Diabo Louro, como um homem de fibra e achava que ele Morreu feliz, pois era um valente que no aguentaria viver em uma penitenciaria. Corisco era uma figura que Z Rufino nutria um enorme respeito, mesmo passados quase vinte anos do confronto que havia provocado a sua morte e o ferimento que fez Dad perder parte de sua perna direita. Dad era uma -Mulher linda e valente aos olhos de Rufino. Em sua opinio a companheira de Lampio era Pequena diante de Dad.

Corisco e Dad, um "casal bonito" na opinio de Z Rufino Fonte - Coleo do autor Glauber aproveita a fundo a conversa com Jos Rufino, principalmente a descrio do porte fsico do cangaceiro e da indumentria, que muito lhe ajudariam no futuro a compor um dos principais personagens de Deus e o Diabo na Terra do Sol. Na reportagem Z Rufino, talvez com exagero, diz que Os cabelos de Corisco eram grandes, e quando ele jogava as mechas por cima dos ombros pareciam duas bandeiras amarelas. Quando Corisco cortou os cabelos, cada pedao dava para fazer uma grande trana. Se havia respeito e admirao a distncia, tudo se acabava quando os canos dos fuzis ficavam frente a frente. Rufino afirmou que deu muito fogo, muito combate, contra Corisco e que este era doido para lhe matar. Aparentemente nos momentos finais do chefe cangaceiro, que gostava de ser tratado como capito, este no reconheceu Z Rufino e lhe perguntou o nome. Desejava ir para a eternidade sabendo quem o derrubou. O antigo major afirmou a Glauber Rocha que no momento que Corisco soube quem o pegou, este nitidamente demonstrou irritao e deu o ltimo suspiro. Glauber transcreveu a afirmao do major Rufino contando este fato, e colocou esta parte com destaque no incio da reportagem;

-Estou ferida meu velho gritou Dad pulando no ar, baleada na perna. Mais fortes so os poderes de Deus respondeu Corisco e fez fogo feroz contra o Major Rufino. O Major continuava correndo e disparava seguidamente no Diabo Louro que fugia para o horizonte. Uma bala rompeu os intestinos, as tripas de Corisco saltaram. O Major se aproximou, viu o

homem no cho, calmo, sem medo, sem dores: Por que voc no se entregou Corisco? Sou homem de morrer, num nasci pra ser preso. Cum seu nome? Jos Rufino. Ento o rosto do capito se contorceu e ele mordeu os lbios com fria. Eram 5 da tarde em ponto, no ms de maio, 1940O que o militar Jos Osrio de Farias, o Z Rufino se esqueceu de comentar com Glauber Rocha foi que Cristino Gomes da Silva Cleto, o famigerado Corisco, natural de Matinha de gua Branca, nas Alagoas, estava praticamente aleijado de ambos os braos naquele combate. Sua deficincia era fruto de balaos que havia recebido anteriormente. Fraco e debilitado, ele tentava com sua mulher Dad, como era conhecida entre os cangaceiros a jovem Srgia Ribeiro da Silva, alcanar discretamente o sul da Bahia, acompanhados do cangaceiro Rio Branco e da mulher deste.

A cangaceira Dad ferida junto a Z Rufino. Fonte - Coleo do autor Mas em um sbado, 25 de maio de 1940, Z Rufino e seus homens apareceram em um stio em Brotas de Macabas e a histria se desenrolou.[7]

Final de Um Grande Encontro


Independente dos fatos reais eu creio que esta parte da narrativa realizada pelo antigo caador de cangaceiros, mexeu de verdade com a cabea do cineasta baiano. Pois muito do que est descrito nesta reportagem publicada no jornal Dirio de Notcias, edio de 21 de fevereiro de 1960, um domingo, Glauber Rocha reproduziu magistralmente em suas obras cinematogrficas.

Z Rufino em uma foto feita provavelmente por Glauber Rocha ou algum companheiro de entrevista. Fonte - Coleo do autor Consta que a entrevista entrou pela noite adentro. Logo a matria aponta que o Geraldo Del Rey mostrava que havia material suficiente para uma trilogia, s com as memrias de Z Rufino. Trigueirinho Neto convida ento o antigo combatente das caatingas para ser ator. Logo Bem te-vi tambm convidado a fazer parte do elenco do filme. Z Rufino afirma na sequncia, em um dilogo que demonstra camaradagem e tranquilidade, que vai chamar os antigos perseguidores dos cangaceiros ainda vivos para participarem da pelcula, com a inteno que tudo seja reconstitudo Como reza a verdade e o mito. E a entrevista se encerra.

Foto principal do cartaz do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha. Fonte - http://www.pop4.com.br Hoje quem percorre os aproximadamente 380 km que distancia Jeremoabo e Salvador, seguindo pela BR-110, realiza o trajeto uma boa estrada asfaltada e com conforto. Mas quando Glauber, Trigueirinho, Geraldo Del Rey e Antnio Guerra realizaram esta viagem a

52 anos atrs, aparentemente o caminho que ligava Jeremoabo a Salvador era todo, ou em grande parte de barro. Talvez j houvesse luz eltrica devido a proximidade com a Usina de Paulo Afonso, mas as notcias eram atravs dos velhos rdios valvulados. Ou seja, o serto no era igual ao do tempo de Lampio, mas apenas 20 anos de diferena ainda no havia mudado tanto a triste realidade daquela gente sofrida.

O personagem Antonio das Mortes, interpretado pelo ator Maurcio do Valle, baseado em Z Rufino. Fonte - http://npdorlandovieira-aju.blogspot.com Em meio a todo este cenrio, to distinto do belo litoral Soteropolitano, Glauber ficou fascinado com aquela narrativa. O interessante que apenas no final da reportagem, e em mais nenhuma outra parte da matria, o cineasta baiano afirma que, alm do trabalho jornalstico para o Dirio de Notcias, aquela viagem seria tambm para realizar uma avaliao do que havia de interessante, de belo, de produtivo no serto baiano no sentido de desenvolvimento cinematogrfico. Certamente que ao viajar com amigos que participavam do movimento cinematogrfico baiano do incio da dcada de 1960, Glauber j tinha mil ideias funcionando dentro da sua cabea e logo o vulco que ele era, seguiria despejando grandes obras de arte cinematogrficas, que chamariam ateno principalmente na Europa. Tudo isso resultaria na criao de um movimento chamado Cinema Novo e alavancaria a carreira de um cineasta que era antes de tudo ousado, determinado e genial nas suas abordagens. No sei proporcionalmente o quanto o contato com Z Rufino e Bem -te-vi contribuiu para a realizao, quatro anos depois, do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Mas certamente a ida daqueles quatro amigos ao serto no foi em vo.

Notas e referencias
[1] Este filme apresentava um painel poltico e social do pas na era do governo Getlio Vargas, seria intensamente aclamado pela crtica, ficando marcado pela expressiva fotografia Guglielmo Lombardi e estrelado pelo ator Geraldo Del Rey. [2] Geraldo Del Rey consegue projeo nacional e internacional ao participar ao lado de Leonardo Villar e Glria Menezes no filme de Anselmo Duarte, O Pagador de Promessas

(1962), que seria premiado com a Palma de Ouro em Cannes. Mas sob a direo de Glauber Rocha e sob as lentes do Cinema Novo que o ator de olhos verdes, chamado por alguns de Alain Delon tupiniquim, finca para sempre o seu nome no cinema brasileiro, participando dos antolgicos e histricos filmes de Glauber. Geraldo Del Rey integrou o ncleo fundador do Festival de Cinema de Gramado, em 1973, dando muito de seu prestgio e apoio para que o evento ganhasse repercusso nacional. Em 2004, em reconhecimento a essa colaborao o 32 Festival de Cinema de Gramado prestou uma Homenagem Especial pela sua participao e contribuio ao cinema nacional. Faleceu de cncer no dia 25 de abril de 1993. Fonte http://virtualia.blogs.sapo.pt [3] Posso estar enganado, mas acredito que o Antnio Guerra relatado pelo diretor de cinema na matria de 1960, no outro se no o advogado e ex-procurador-geral do Estado da Bahia, Antnio Guerra Lima, mais conhecido como Guerrinha, grande amigo de Glauber Rocha e de sua famlia. [4] Consta que em muitas publicaes sobre o cangao a patente de Z Rufino seria a de coronel. Entretanto decidi deixar conforme est no texto de Glauber Rocha. [5] John Ford (1894-1973) foi um diretor de cinema norte-americano de grande sucesso. Tendo atuado entre as dcadas de 1930 a 1960, conhecido principalmente pelos seus westerns. Em 51 anos de carreira, Ford dirigiu 133 filmes. [6] Ao visitar a cidade de Jeremoabo em 2010, esta histria do respeito de Lampio pela localidade foi largamente comentada. J a elevao onde ficaram os cangaceiros foi a Serra da Cruz. Percebe-se igualmente em Jeremoabo um enorme respeito em relao memria da figura de Z Rufino. [7] Rufino transmitiu a Glauber a raiva que sentiu em relao a um jornalista baiano que afirmou que ele Havia roubado o ouro de Corisco. O antigo caador de cangaceiros revidou a este reprter afirmando que Corisco levava Um quilo de metal precioso e que entregou tudo a Dad, que estava viva na poca Para confirmar. Comentou que sua promoo para major veio Devagar e foi a ltima a ser efetivada na escala hierrquica da Polcia Militar da Bahia daquele perodo. Talvez este episdio anterior com a imprensa explique a animosidade e desconfiana de Z Rufino no incio da entrevista com Glauber Rocha. Pescado no Tok de Histria permitida a reproduo do contedo desta pgina em qualquer meio de comunicao, eletrnico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Das könnte Ihnen auch gefallen