Sie sind auf Seite 1von 102

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa
Roberta Barcelos

Metodologia da Pesquisa

DIREO SUPERIOR
Chanceler Reitora Presidente da Mantenedora Pr-Reitor de Planejamento e Finanas Pr-Reitor de Organizao e Desenvolvimento Pr-Reitor Administrativo Pr-Reitora Acadmica Pr-Reitor de Extenso Pr-Reitor de Ps-Graduao e Pesquisa Joaquim de Oliveira Marlene Salgado de Oliveira Jefferson Salgado de Oliveira Wellington Salgado de Oliveira Jefferson Salgado de Oliveira Wallace Salgado de Oliveira Jaina dos Santos Mello Ferreira Manuel de Souza Esteves Marcio Barros Dutra

DEPARTAMENTO DE ENSINO A DISTNCIA


Diretora Assessora Claudia Antunes Ruas Guimares Andrea Jardim

FICHA TCNICA
Texto: Roberta Barcelos Reviso: Livia Antunes Faria Maria e Walter P. Valverde Jnior Projeto Grfico e Editorao: Andreza Nacif, Antonia Machado, Eduardo Bordoni e Fabrcio Ramos Superviso de Materiais Instrucionais: Janaina Gonalves de Jesus Ilustrao: Leonardo Siebra, Tatiana Galliac e Eduardo Bordoni Capa: Eduardo Bordoni e Fabrcio Ramos

COORDENAO GERAL:
Departamento de Ensino a Distncia Rua Marechal Deodoro 217, Centro, Niteri, RJ, CEP 24020-420 www.universo.edu.br

Ficha catalogrfica elaborada pela Biblioteca Universo Campus Niteri B242m Barcelos, Roberta. Metodologia da pesquisa / Roberta Barcelos ; reviso de Livia Antunes Faria Maria e Walter P; Valverde Jnior. Niteri, RJ: EAD/UNIVERSO, 2010. 102 p. ; il.

1. Pesquisa - Metodologia. 2. Conhecimento cientifico. 3. Mtodo de estudo. 4. Educao distncia. I- Maria, Livia Antunes Faria. II- Valverde Jnior, Walter P. III- Ttulo. CDD 001.42 Bibliotecria: ELIZABETH FRANCO MARTINS CRB 7/4990
Informamos que de nica e exclusiva responsabilidade do autor a originalidade desta obra, no se responsabilizando a ASOEC pelo contedo do texto formulado. Departamento de Ensino a Distncia - Universidade Salgado de Oliveira Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicao pode ser reproduzida, arquivada ou transmitida de nenhuma forma ou por nenhum meio sem permisso expressa e por escrito da Associao Salgado de Oliveira de Educao e Cultura, mantenedora da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO).

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa

Palavra da Reitora
Acompanhando as necessidades de um mundo cada vez mais complexo, exigente e necessitado de aprendizagem contnua, a Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) apresenta a UNIVERSO Virtual, que rene os diferentes segmentos do ensino a distncia na universidade. Nosso programa foi desenvolvido segundo as diretrizes do MEC e baseado em experincias do gnero bem-sucedidas mundialmente. So inmeras as vantagens de se estudar a distncia e somente por meio dessa modalidade de ensino so sanadas as dificuldades de tempo e espao presentes nos dias de hoje. O aluno tem a possibilidade de administrar seu prprio tempo e gerenciar seu estudo de acordo com sua disponibilidade, tornando-se responsvel pela prpria aprendizagem. O ensino a distncia complementa os estudos presenciais medida que permite que alunos e professores, fisicamente distanciados, possam estar a todo momento ligados por ferramentas de interao presentes na Internet atravs de nossa plataforma. Alm disso, nosso material didtico foi desenvolvido por professores especializados nessa modalidade de ensino, em que a clareza e objetividade so fundamentais para a perfeita compreenso dos contedos. A UNIVERSO tem uma histria de sucesso no que diz respeito educao a distncia. Nossa experincia nos remete ao final da dcada de 80, com o bemsucedido projeto Novo Saber. Hoje, oferece uma estrutura em constante processo de atualizao, ampliando as possibilidades de acesso a cursos de atualizao, graduao ou ps-graduao. Reafirmando seu compromisso com a excelncia no ensino e compartilhando as novas tendncias em educao, a UNIVERSO convida seu alunado a conhecer o programa e usufruir das vantagens que o estudar a distncia proporciona.

Seja bem-vindo UNIVERSO Virtual! Professora Marlene Salgado de Oliveira Reitora

Metodologia da Pesquisa

Metodologia da Pesquisa

Sumrio

1. 2. 3. 4 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

Apresentao da disciplina ............................................................................................. 07 Plano da disciplina.............................................................................................................. 08 Unidade 1 O Conhecimento Cientfico e outros tipos de conhecimento.. 10 Unidade 2 Tcnicas de Estudo.................................................................................... 26 Unidade 3 A Pesquisa Cientfica ................................................................................ 38 Unidade 4 Delineamento da Pesquisa .................................................................... 54 Unidade 5 Execuo da Pesquisa .............................................................................. 68 Unidade 6 Apresentao e Divulgao da Pesquisa.......................................... 84 Consideraes finais .......................................................................................................... 96 Conhecendo o autor.......................................................................................................... 97 Referncias ............................................................................................................................ 98 Anexos..................................................................................................................................... 100

Metodologia da Pesquisa

Apresentao da Disciplina
Voc acaba de receber o Livro de Estudo da disciplina Metodologia da Pesquisa. Este livro foi elaborado pgina a pgina pensando em voc e nas suas necessidades. Por isso, leia-o sempre e reflita sobre cada assunto. O estudo constante lhe garantir maior segurana e aprendizado. Metodologia da pesquisa para que serve esta disciplina? Aprender a formatar um texto adequadamente, respeitando as margens? Conhecer as normas vigentes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas? No! Estes conceitos esto relacionados apresentao grfica de um trabalho e, embora sejam parmetros importantes a serem respeitados na construo de quaisquer trabalhos acadmicos, no compreendem o objeto principal de estudo desta disciplina. Pretendemos discutir com vocs, ao longo destas unidades, a importncia da pesquisa cientfica na construo do conhecimento cientfico. Sim, vamos falar em pesquisa, demonstrando seu importante papel na sua formao. Assim, iniciaremos nosso contedo com reflexes sobre o conhecimento em suas diferentes concepes e a importncia do mtodo cientfico para construo do conhecimento cientfico. Na seqncia, abordaremos as tcnicas de estudo e as definies de pesquisa com suas diferentes tipologias. Detemo-nos longamente nas fases que o trabalho de investigao compreende o saber, o planejamento, execuo e apresentao da pesquisa cientfica. Ressaltamos que a confiabilidade e legitimidade de uma pesquisa realizada dependem, fundamentalmente, da capacidade de o pesquisador articular teoria e empiria em torno de um objeto, questo ou problema de pesquisa. Isso demanda esforo, leitura e experincia e implica incorporar referncias tericometodolgicas na coleta dos dados para responder seus questionamentos. No esquea de se organizar! Reserve um horrio para leituras complementares, fazer seus exerccios, garantindo assim um timo desempenho. Desejamos que voc tenha um excelente estudo e alcance o sucesso!

Metodologia da Pesquisa

Plano da Disciplina

A disciplina Mtodos e Tcnicas de Estudo e Pesquisa possui objetivos prprios relacionados ao desenvolvimento das habilidades e competncias necessrias formao de profissionais capazes de atuar de forma crtica, cujas aes baseiam-se no conhecimento cientfico.

OBJETIVO GERAL: Oportunizar ao docente o desenvolvimento da atitude cientfica, enfocando aspectos do conhecimento cientfico, mtodo cientfico e procedimentos e tcnicas de pesquisa, de forma a capacit-los para a elaborao de suas prprias pesquisas. Unidade 1: O Conhecimento Cientfico e outros tipos de conhecimento Objetivos: Compreender o conhecimento cientfico e os demais tipos de conhecimento, bem como conhecer o mtodo cientfico e sua importncia para determinao do conhecimento cientfico. Unidade 2: Tcnicas de Estudo Objetivo: Familiarizar os estudantes com as tcnicas de estudo e pesquisa disponveis, destacando a modalidade do ensino a distncia, procurando desenvolver suas habilidades de aprendizagem. Unidade 3: A Pesquisa Cientfica Objetivo: Conceituar pesquisa, distinguindo suas diferentes modalidades, mobilizando o aluno realizao de suas prprias pesquisas. Unidade 4: Delineamento da Pesquisa Objetivos: Reconhecer a importncia da fase de delineamento da pesquisa, bem como as funes de projeto de pesquisa, capacitando-o para a elaborao e redao do seu prprio projeto de pesquisa.

Metodologia da Pesquisa

Unidade 5: Execuo da Pesquisa Objetivos: Compreender os passos necessrios para a aplicao do projeto de pesquisa, ou seja, execuo dos procedimentos planejados (metodologia) para alcanar os objetivos, obedecendo aos aspectos ticos, ao cronograma e ao oramento estabelecido pelo pesquisador. Unidade 6: Apresentao e Divulgao da Pesquisa Objetivos: Identificar as formas disponveis para apresentao e divulgao dos resultados de uma pesquisa cientfica, bem como os princpios norteadores para a preparao e apresentao, escrita e oral, de sua monografia.

10

Metodologia da Pesquisa

O conhecimento cientfico e outros tipos de conhecimento

Conhecimento popular ou senso comum. Conhecimento filosfico. Conhecimento religioso. Conhecimento cientfico. Mtodos cientficos.

Metodologia da Pesquisa

Em nossa primeira unidade estudaremos as definies de cincia e conhecimento, pois nosso objetivo, ao longo desta disciplina, desenvolver o conhecimento cientfico.

OBJETIVOS DA UNIDADE:

Compreender o conhecimento cientfico e os demais tipos de conhecimento, bem como conhecer o mtodo cientfico e sua importncia para determinao do conhecimento cientfico.

PLANO DA UNIDADE:

Conhecimento popular ou senso comum. Conhecimento filosfico. Conhecimento religioso. Conhecimento cientfico. Mtodos cientficos.

Bem-vindo primeira Unidade de Estudo. Sucesso!

11

Metodologia da Pesquisa

O homem um ser dotado de razo, caracterstica que o difere dos demais animais, pois permite fazer questionamentos existenciais e interpretar os fatos e fenmenos que ocorrem no mundo em que vive. Ao realizar este processo de interpretao da realidade, ele cria representaes significativas da realidade, o chamado conhecimento. Para comear, vejamos estes dois exemplos:

Nestes dois exemplos, podemos verificar a existncia de duas formas de conhecimento: o primeiro, baseado na experincia de vida e desprovido de explicaes, e o segundo, em que o mesmo assunto tratado de outra forma. Voc pode identificar a diferena? Isso mesmo! O profissional que trata a questo da agricultura pode explicar porque o descanso da terra facilita a produo. E agora, qual a importncia desse outro tipo de conhecimento?

12

Metodologia da Pesquisa

Este novo tipo de conhecimento permite que o homem provoque transformaes no meio e benefcios. Assim, ao identificar porque a terra precisa descansar, ou seja, ficar um tempo sem ser cultivada, o homem pode prover meios para revitaliz-la e assim aumentar a sua produo. Entendeu a diferena? Conhecer o porqu permite avanos. Sendo assim, dizemos que a diferena que o primeiro tipo de conhecimento chamado de conhecimento popular ou senso comum, enquanto o segundo chamado de conhecimento cientfico. importante destacar que somente o homem capaz de raciocinar sobre um determinado fato ou fenmeno para compreend-lo. Se no tivssemos a capacidade de conhecer e compreender fatos e fenmenos que nos cercam, viveramos submetidos s leis da natureza, impossibilitados de provocar transformaes que atendam s nossas necessidades. A compreenso do cotidiano pode ser feita em qualquer situao e por qualquer pessoa, tanto em ambientes comuns quanto em laboratrio ou instituies de pesquisa. O que diferenciar o conhecimento a ser desenvolvido ser a maneira como o assunto ser tratado. Desta forma, vamos retornar ao exemplo inicial. O campons tinha aquele conhecimento herdado do seu pai. E o agrnomo? Bem, para determinar a sua fala, ele baseou-se em experimentos prvios observaes contnuas, experimentaes. Mas onde est a diferena entre o conhecimento popular e o cientfico? A diferena principal est relacionada forma como este conhecimento foi obtido. No primeiro exemplo, o conhecimento foi produzido por experincia prpria e transmitido de uma gerao a outra. No segundo, por sua vez, tratou-se o mtodo com uma sistematizao. O conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representao, pode ser classificado em diversos tipos como, por exemplo, popular, filosfico, religioso e cientfico. Todos eles so formas de conhecimento, pois cada um, a seu modo, desvenda os segredos do mundo, atribuindo-lhe um sentido.

13

Metodologia da Pesquisa

Conhecimento popular ou senso comum


Trata de uma forma comum de conhecer fatos ou fenmenos atravs de contato direto com coisas e seres humanos.
VALORATIVO - que origina ou

Este

tipo

de

conhecimento

apresenta

como

oriundo de valorao; que envolve uma valorao. (HOUAISS; VILLAR, 2004)

caractersticas: Superficial No apresenta profundidade em suas explicaes. Geralmente traduzido como eu vi, eu acho que. Caracteriza-se das pela aceitao de no outro. problematizada, afirmaes

VALORAO ato ou efeito de valorar, de determinar a qualidade ou valor de algo. (HOUAISS; VILLAR, 2004) VALORAR apreciar, analisar a fim de atribuir valor ou julgamento; emitir juzo sobre o valor de algo. (HOUAISS; VILLAR, 2004)

Acontece por informao ou experincia casual. Valorativo

Baseia-se nas experincias pessoais daquele que o descreve. Sensitivo Baseado nas vivncias e experincias individuais do sujeito. Subjetivo Organizado pelo prprio sujeito, baseado naquilo que ouviu dizer ou na experincia adquirida por experincia prpria. Ametdico e Assistemtico A organizao das experincias no tem por objetivo sistematizar as idias, nem na maneira como so adquiridas e nem valid-las.

14

Metodologia da Pesquisa

Conhecimento filosfico

Caracteriza-se por questionar os problemas, recorrendo luz da razo humana. Seu objeto de anlise so as idias, relaes conceituais e exigncias lgicas que no podem ser analisadas atravs da realidade material. Desta forma, estes conceitos no so passveis de serem submetidos observao e experimentao. Tal tipo de conhecimento apresenta como caractersticas: Valorativo Baseado no julgamento individual, o que no permite que suas hipteses sejam submetidas comprovao. No verificvel Como baseado nas experincias individuais do sujeito, seus enunciados no podem ser confirmados ou refutados. Infalvel e Exato Seus enunciados no podem ser submetidos testes de confirmao experimentao, e desta forma tornam-se inquestionveis.

Conhecimento religioso

Tipo de conhecimento tambm conhecido como conhecimento teolgico, adquirido a partir da aceitao de axiomas da f teolgica, fruto da revelao da divindade, por meio de indivduos inspirados que apresentam respostas aos mistrios que permeiam a mente humana. Suas proposies so apresentadas em textos sagrados como a Bblia Sagrada, o Tor, entre outros, e sua aceitao baseia-se em ato de f, determinando as seguintes caractersticas:
Bblia Sagrada texto sagrado das religies crists. Tor texto sagrado do judasmo.

15

Metodologia da Pesquisa

Valorativo Baseado em conceitos sagrados que tambm no podem ser submetidos comprovao.

Inspiracional Os conceitos baseiam-se na inspirao sobrenatural ou divina.

Infalvel e Exato Suas verdades no podem ser discutidas, pois so revelaes divinas.

No verificvel Como suas evidncias decorrem de inspirao sagrada, no podem ser verificadas.

Conhecimento cientfico

Caracteriza-se por questionar os problemas recorrendo luz da razo humana. Seu objeto de anlise so as idias, relaes conceituais e exigncias lgicas que podem ser analisadas atravs da realidade material. Desta forma, estes conceitos so passveis de observao e experimentao. Este tipo de conhecimento apresenta como caractersticas: Real Lida com experincias reais ou fatos e fenmenos. Contingente Suas proposies podem ser ou no confirmadas, uma vez que se baseia na experimentao. Sistemtico Conhecimento ordenado logicamente, formando um sistema de idias.

16

Metodologia da Pesquisa

Falvel No definitivo, cada novo conhecimento pode aprimorar uma tcnica para testar determinada hiptese e levando a uma nova descoberta.

Aproximadamente exato Por ser receptivo ao desenvolvimento de novos mtodos e tcnicas, permite a reformulao de idias e teorias.

O conhecimento cientfico corresponde ao que produzido pela pesquisa cientfica, atravs de seus mtodos. Inicia-se no simplesmente da necessidade de encontrar solues para problemas de ordem prtica da vida diria, mas do desejo de fornecer explicaes sistemticas que possam ser testadas e criticadas atravs de provas empricas. Desta forma, a pesquisa cientfica surge quando se idealiza que os conhecimentos existentes, originrios quer do senso comum, quer dos outros tipos de conhecimentos existentes na cincia, so insuficientes para explicar os problemas surgidos (AGRASSI NETO, 2005). Os mtodos surgem da necessidade do homem em estabelecer ferramentas adequadas para a investigao e compreenso dos fenmenos que o cercam. Estes mtodos permitem a obteno de enunciados, teorias e leis que explicam as condies que determinam a ocorrncia dos fatos e dos fenmenos associados a um problema. Desta forma, torna-se possvel predizer alguns fenmenos e estabelecer novos enunciados, fundamentados na verificao dessas hipteses e na correlao desses enunciados com a realidade observada. O mtodo cientfico permite a construo conceitual de imagens da realidade que sejam verdadeiras, ou seja, passveis de comprovao e impessoais independente da percepo ou opinio do pesquisador. O objetivo fundamental da cincia alcanar a veracidade dos fatos. Assim, um enunciado cientfico, construdo a partir de hipteses fundamentadas em teorias poder ser contrastado com a realidade e submeter-se a testes, em qualquer poca e lugar, e por qualquer pessoa. Atravs de procedimentos
Emprico - baseado na experincia e na observao, metdicas ou no.

17

Metodologia da Pesquisa

rigorosos de testagem, possvel localizar erros e assim a cincia pode se aperfeioar constantemente. Essa constante reavaliao pode ser entendida como um processo crtico da cincia que lhe garante confiabilidade, uma vez que busca incessantemente localizar dificuldades, erros e contradies. Desta forma, deve-se ter em mente que o verdadeiro esprito cientfico consiste em tratar os resultados de uma pesquisa como hipteses que demandam constante investigao, ao invs de dogmatiz-los. Para aqueles que se dedicam busca do conhecimento cientfico, necessrio uma busca permanente da verdade, expondo as suas hipteses constante crtica, sem interferncia de suas prprias crenas e interesses pessoais, preconceitos ou concluses precipitadas. Quadro 1: Caractersticas dos quatro tipos de conhecimento (adaptado de MARCONI & LAKATOS, 2002)

Caracterstica

Definio Cientfico Baseado no julgamento pessoal, o que no permite que as hipteses sejam submetidas comprovao. Pode ser refutado ou confirmado. Enunciados no apresentam meios de serem confirmados. H sistematizao de idias ou raciocnios. No h sistematizao de idias ou raciocnios.

Conhecimento Popular Filosfico Religioso

Valorativo

Falvel Infalvel Sistemtico Assistemtico

X X X X

X X

Mtodos cientficos

imprescindvel que o trabalho cientfico seja conduzido com rigor, ou seja, com mtodo, para assegurar a si e aos demais que os resultados da pesquisa sero confiveis e vlidos. O matemtico e filsofo Ren Descartes, h mais de trs

18

Metodologia da Pesquisa

sculos, escreveu uma obra conhecida, O Discurso do Mtodo, que at hoje permanece como referncia para aqueles que estudam os mtodos cientficos. Sobre o Mtodo, Descartes afirmou:

O mtodo so regras precisas e fceis, a partir da observao exata das quais se ter certeza de nunca tomar um erro por uma verdade, e, sem a desperdiar inutilmente as formas de sua mente, mas ampliando seu saber por meio de um contnuo progresso, chegar ao conhecimento verdadeiro de tudo do que se capaz.

Assim, o Mtodo o conjunto de atividades sistemticas e racionais que permitem alcanar o objetivo formao de conhecimento vlido e verdadeiro, determinando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando os cientistas (MARCONI & LAKATOS, 2002, p. 83). Trata-se, ainda, que o mtodo derivado do grego methodos, formado por meta, para, e hodos, caminho. Poder-se-ia, ento, traduzir a palavra por caminho para ou, ento, prosseguimento para a pesquisa. O mtodo nos leva a: a) b) c) d) e) f) g) Apresentar o tema; Enunciar o problema; Rever a bibliografia existente; Formular hipteses e variveis; Observar e fazer os experimentos; Interpretar as informaes; Tirar concluses.

Ele nos leva a examinar de uma maneira mais ordenada as questes do: Por que ocorre? Onde ocorre? Quando ocorre? E o que ocorre?

19

Metodologia da Pesquisa

Na realidade, o problema uma indagao cujas respostas ou explicaes s sero possveis por meio da pesquisa e da experimentao, depender exclusivamente da adequao do mtodo e das tcnicas a serem utilizadas. Conforme o tipo de raciocnio empregado, os mtodos, basicamente, classificam-se em: dedutivo, indutivo, hipottico-dedutivo e dialtico.

a)

Mtodo Dedutivo A deduo o caminho das conseqncias, uma cadeia de raciocnio em

conexo descendente, isto , do geral para o particular, leva concluso. Segundo esse mtodo, partindo-se de teorias e leis gerais, pode-se chegar determinao ou previso de fenmenos particulares (MARCONI & LAKATOS, 2002). Exemplo:

Todo homem mortal. Antnio Logo, Antnio homem. mortal.

universal, geral particular concluso

b)

Mtodo Indutivo A induo o mtodo que parte de casos particulares, adequadamente

constatados, e infere-se uma verdade geral ou universal, no apresentada nas partes examinadas (MARCONI & LAKATOS, 2002,). Na induo percorre-se o caminho inverso ao da deduo, isto , a cadeia de raciocnio estabelece conexo ascendente, do particular para o geral. Neste caso, as constataes particulares que levam s teorias e leis gerais.

20

Metodologia da Pesquisa

Exemplo: O homem animal. O homem racional. Logo, o homem animal racional. particular particular concluso universal

O mtodo indutivo compreende as seguintes etapas: 1. Observao do fenmeno fatos e fenmenos so observados, com a finalidade de descobrir causas de suas manifestaes. 2. Descoberta da relao entre os fenmenos atravs da comparao, os fatos e fenmenos so analisados na tentativa de obter a relao existente entre eles. 3. Generalizao da relao a relao encontrada entre os fenmenos generalizada.

c)

Mtodo Hipottico-Dedutivo Tipo de mtodo que se fundamenta na observao e experimentao e

foi proposto numa tentativa de superar as limitaes dos mtodos indutivo e dedutivo (GIL, 1995). Este mtodo inicia-se com o estabelecimento de um problema, descrito de forma clara e precisa. Em seguida, o pesquisador inicia a fase de observao do objeto da pesquisa e conseqente formulao de hipteses baseadas naquilo que foi observado. Essas hipteses sero comprovadas ou no por meio de testes, experimentos ou observaes mais detalhadas. Em funo dos resultados desses testes, as hipteses podem ser confirmadas, refutadas ou modificadas, dando incio a um novo ciclo, at que no haja discrepncias entre a teoria, os experimentos e observaes. Assim, este processo contnuo, permitindo que novos problemas sejam formulados (MARCONI & LAKATOS, 2002).

21

Metodologia da Pesquisa

d)

Mtodo Dialtico Do grego dualektos, que significa debate, forma de discutir e debater.

Trata-se de um mtodo de investigao da realidade baseado nos princpios de Hegel que props que as contradies se transcendem dando origem a novas contradies que passam a requerer soluo (GIL, 1995; LAKATOS & MARCONI, 2002). Os fatos so vistos em constante fluxo e transformao. Seu foco , portanto, o processo. Dentro dele, o entendimento de que a sociedade constri o homem e, ao mesmo tempo, por ele construda, ou seja, os fatos no podem ser considerados fora de um contexto social, poltico, econmico, etc. Tanto no mtodo fenomenolgico quanto no dialtico, o pesquisador obtm os dados de que necessita na observao em entrevistas e questionrios no estruturados, nas histrias de vida, em contedos de textos, na histria de pases, empresas, organizaes em geral, enfim, em tudo aquilo que lhe permita refletir sobre processos e interaes, sendo por isso muito utilizado na pesquisa qualitativa.

e)

Mtodo Fenomenolgico Mtodo que no se preocupa com algo no conhecido que esteja atrs

do fenmeno, visando apenas o dado propriamente dito (GIL, 1995). Este mtodo limita-se aos aspectos essenciais e intrnsecos do fenmeno, sem lanar mo de dedues ou empirismos, buscando compreend-lo por meio da intuio, visando apenas o dado, o fenmeno, no importando sua natureza real ou fictcia.

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

22

Metodologia da Pesquisa

Terminamos aqui a primeira unidade de estudo. Nela voc compreendeu o que o senso comum e reconheceu as diversas formas existentes de conhecimento. Ao longo dos nossos estudos desenvolveremos muitos dos conceitos aqui aprendidos. Na prxima unidade voc conhecer as tcnicas de estudo.

23

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 1

1. Assinale a opo que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento teolgico: a) b) c) d) e) Baseia-se na razo para questionar os problemas humanos e discernir entre o certo e o errado. valorativo. Inspiracional. Infalvel. No verificvel.

2. Marque a opo que apresenta uma caracterstica errada do mtodo cientfico: a) b) c) d) e) Forma pela qual alcanamos um objetivo. Conjunto de processos para conhecer uma realidade, produzir um objeto ou desenvolver certos comportamentos. Meio atravs do qual uma hiptese pode ser comprovada ou refutada. No imprescindvel Cincia. Permite a fiel reproduo do sistema de conhecimento.

3. Marque a opo que apresenta uma caracterstica errada do mtodo indutivo: a) b) c) A partir das regras, formam-se os exemplos particulares. Partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral. Possui 3 fases: Observao do Fenmeno, Descoberta da Relao entre Eles

e Generalizao da Relao. d) Pode ser exemplificado a partir de: Pedro, Jos e Joo so homens. Pedro, Jos e Joo so mortais. Logo, todos os homens so mortais. e) Pode ser utilizado como mtodo nas cincias naturais.

24

Metodologia da Pesquisa

4. Marque a opo que apresenta uma afirmao correta sobre o conhecimento cientfico: a) b) c) d) e) Tambm chamado de vulgar ou ordinrio. Conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. superficial, acontece por informao ou experincia casual. ametdico. Sistemtico.

5. Assinale a opo que apresenta uma afirmativa incorreta sobre o conhecimento popular: a) b) c) d) e) Tambm chamado de vulgar ou de senso comum. Corresponde ao conhecimento dos fatos sem lhes inquirir as causas. superficial, acontece por informao ou experincia casual. sistemtico e metdico. Constitui a maior parte do conhecimento de um ser humano.

25

Metodologia da Pesquisa

26

Metodologia da Pesquisa

Na unidade anterior voc estudou as definies de cincia e conhecimento. Para prosseguir vamos verificar as formas mais apropriadas para tornar seu estudo mais proveitoso. Esta unidade ser muito importante para o xito de todas as disciplinas que compem seu curso de graduao, bem como o restante de sua trajetria profissional, pois somos eternos estudantes e precisamos sempre estudar mais e mais. Vamos em frente?

OBJETIVOS DA UNIDADE:

familiarizar os estudantes com as tcnicas de estudo e pesquisa

disponveis, destacando a modalidade do ensino a distncia, procurando desenvolver suas habilidades de aprendizagem.

PLANO DA UNIDADE:

O estudo pela Metodologia do Ensino a Distncia. Mtodos de estudo e leitura. Recomendaes para que seu estudo seja otimizado.

Bem-vindo segunda Unidade de Estudo. Bom estudo!

27

Metodologia da Pesquisa

Para comear, precisamos enfatizar o principal objetivo de estudar aprender. Neste curso, todos os alunos j so graduados, ou seja, concluram um curso superior que os habilitou a exercer sua profisso, mas pelo desejo de aprender mais ou ainda especializar-se em determinada rea de atuao, resolveram ingressar em um curso de graduao. Assim, vemos que para conhecer no existe limite e sempre podemos aprender algo. O consagrado educador Paulo Freire afirmou ningum ignora tudo, ningum sabe tudo. Por isso aprendemos sempre. (Freire, 1981). Outra afirmao mais antiga sobre a necessidade de buscarmos mais conhecimento a do filsofo Scrates s sei que nada sei. Para estudar necessrio dedicao, persistncia e interesse. Nesta unidade trataremos de algumas formas de estudo enfatizando esta atividade na modalidade do ensino a distncia.

O estudo pela Metodologia do Ensino a Distncia

Vivemos a chamada era da tecnologia. O conhecimento desenvolve-se em uma velocidade surpreendente. Assim, para nos mantermos atualizados com tudo aquilo que recentemente desenvolvido ou publicado necessrio um grande esforo. Neste contexto, a internet permite que informaes sejam trocadas de forma rpida entre milhares de pessoas. Atravs deste importante recurso, podemos, hoje, acessar informaes bancrias, fazer compras, conversar com amigos, entre outras funes. Dentre essa gama de opes, destacamos a possibilidade de estudar. assim, utilizando este recurso que o ensino a distncia tem se baseado. A educao a distncia compreende uma forma de ensino que possibilita o aprendizado a partir da mediao de recursos didticos sistematicamente organizados e apresentados em diferentes suportes de informao, que podem ser utilizados isolados ou combinados e veiculados em diversos meios de comunicao existentes (CHERMANN & BONINI, 2000). A expresso a distncia

28

Metodologia da Pesquisa

utilizada porque o aluno est espacialmente distante do seu professor, contudo os diversos meios de comunicao permitem que professor e aluno estejam prximos em um aspecto virtual. Nesta modalidade, o aluno no aprende sozinho, mas interagindo com seus pares e tutores. A EAD caracteriza-se pela combinao de tecnologias desde aquelas convencionais at as mais modernas, que possibilitam o estudo individual ou em grupo, em lugares determinados pelos alunos, atravs da orientao e tutoria a distncia, podendo compreender tambm atividades presencias para avaliao, seminrios ou discusses em grupo. Como demonstrado, a educao a distncia utiliza tecnologias diferentes para mediar o processo de ensino e no h dvidas de que a internet sua importante aliada. Contudo, o ensino a distncia no se desenvolveu somente aps a disseminao da internet, pois este sistema de ensino existe h aproximadamente 25 anos, todavia a ampliao da rede contribuiu decisivamente para seu avano. A inveno da escrita possibilitou que as pessoas escrevessem o que antes s podiam dizer e, assim, permitiu o surgimento da primeira forma de EAD o ensino por correspondncia. Seu alcance, entretanto, era relativamente limitado, at que o desenvolvimento permitiu a transformao das cartas em livros, ampliando seu alcance, principalmente com o desenvolvimento da tipografia. O surgimento do rdio, da televiso e, mais recentemente, o uso do computador como meio de comunicao vieram dar nova dinmica ao ensino a distncia. Cada um desses meios introduziu um novo elemento ao EAD, a saber o som rdio, a imagem associada a esta voz a televiso. Com estes dois recursos, voz e imagem puderam ser levadas a localidades remotas.

29

Metodologia da Pesquisa

Somando a esse conjunto de tecnologias, temos o computador, que permitiu que o texto, imagem e som fossem enviados com facilidade a localidades remotas ou buscados com facilidade nessas localidades. O primeiro computador foi apresentado em 1946, mas somente por volta de 1977, com o uso dos microcomputadores, em larga escala, que este foi visto como tecnologia educacional. A criao da internet data de 1969, embora sua utilizao com finalidade comercial seja bem mais recente, aproximadamente a partir de 1997. Ela permitiu o acesso rpido a documentos de texto, imagens, sons e vdeo, como tambm possibilitou a interatividade, viabilizando a comunicao entre pessoas. O correio eletrnico permitiu que as pessoas se comunicassem

Comunicao assncrona tipo de comunicao em que os agentes no esto conectados ao mesmo tempo. representado pelas listas de discusso, mensagens trocadas por correio eletrnico. Comunicao comunicao sncrona caracterizada pelo

sincronismo, ou seja, coincidncia de tempo, na troca de informaes. Os agentes mensagens enviam e recebem simultaneamente. So

exemplos deste tipo de comunicao a vdeo e teleconferncia e as salas de bate-papo, como chats. tambm conhecidas

assincronamente, mas com extrema rapidez. Mais recentemente, as conferncias eletrnicas permitiram a comunicao sncrona entre vrias pessoas atravs dos fruns de discusso, chats ou salas de bate-papos. A modalidade de ensino a distncia precisa ser compreendida como um mtodo em que o aluno tem flexibilidade para estudar no local e horrio mais apropriado para ele, sob a orientao de seu professor e toda a equipe de colaboradores. importante conhecer algumas figuras importantes deste processo: a) Tutor o professor que participa ativamente do processo de aprendizagem, estimulando a curiosidade dos seus alunos. O tutor oferece assistncia metodolgica e pedaggica com relao aos contedos abordados no mbito da disciplina, esclarecem dvidas e so os responsveis pela avaliao do processo de aprendizagem. Os alunos podem se comunicar sozinho ou em pequenos grupos com os tutores, atravs de telefone, fax, carta, email ou pelas ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem. b) Monitor responsvel por auxiliar o tutor e os alunos no processo de aprendizagem.

30

Metodologia da Pesquisa

c) Equipe tcnica equipe especializada em incorporar os recursos tecnolgicos ao processo de aprendizagem. d) Professor conteudista professor autor do material didtico utilizado em cada disciplina. At esta parte da unidade tratamos de aspectos relacionados modalidade do ensino a distncia. Agora, vamos lembrar alguns fatores que facilitam a aprendizagem e a reteno do contedo que estar sendo desenvolvido. importante lembrar que independente da modalidade de ensino, presencial ou a distncia, o estudo individual ser fundamental para o xito do curso.

Mtodos de estudo e leitura

A leitura constitui uma importante fonte para transmisso/aquisio de conhecimento. Contudo, para que haja realmente o aprendizado, o ato de ler precisa ser uma atividade crtica, sistemtica, na qual o leitor busca identificar no texto lido as idias do autor e interpret-las de forma apropriada. Freire (1981) afirma que o ato de ler implica na percepo crtica, interpretao e re-escrita do lido.

Recomendaes para que seu estudo seja otimizado

Vejamos algumas recomendaes para um timo estudo. Estabelecer um plano de estudo.

Nesta situao, o aluno tem horrio e local flexveis para estudo, mas muito importante ter cuidado para que esta flexibilidade no se torne um dificultador. Sim! Se no houver disciplina por parte do aluno, os contedos podem se acumular e depois ser necessrio grande esforo para recuperar as unidades perdidas e colocar as tarefas em dia. Assim, ressaltamos que disciplina e flexibilidade so

31

Metodologia da Pesquisa

conceitos que devem ser cuidadosamente observados. Procure distribuir racionalmente os perodos de estudo de maneira que no fique saturado e o curso se torne em um real tormento para voc. Para ajud-lo recomendamos que procure separar um horrio em que esteja mais descansado e tenha mais tranqilidade para possibilitar a utilizao mxima do seu tempo e da sua energia. Voc pode aproveitar algumas lacunas em seu dia, como enquanto espera sua conduo ou um horrio livre aps o almoo para ler o material didtico, mas ser importante reservar um horrio para leitura mais aprofundada do contedo e busca de fontes adicionais de informao. J ressaltamos na parte de leitura que esta atividade depende de ateno, crtica e mtodo para que seja proveitosa. Assim, preciso fazer anotaes, esquemas e pesquisas em outros livros para que o conhecimento possa ser realmente articulado e o contedo apreendido. Identificar o material necessrio ao seu estudo.

Cada estudante deve reconhecer todos os recursos que ir precisar para o seu estudo. Desta forma, importante consultar freqentemente o ambiente virtual de aprendizagem para saber qual o contedo que precisa ser estudado em cada semana, bem como as referncias adicionais. Um detalhe importante separar um local para guardar seu material. Participar ativamente do estudo. A aprendizagem com a utilizao de vrios sentidos viso, audio, tato facilita a reteno dos contedos. Assim, procure estabelecer contato com o material atravs de tantos meios sensoriais quantos forem possveis. Primeiramente, leia o texto, depois faa uma reviso preferencialmente em voz alta a fim de organizar os seus pensamentos. Aps dominar o texto, analise as janelas, relacionando-as com ele. Estabelea conexes entre os temas e a sua realidade. Faa snteses dos textos, usando tcnicas de reduo do texto e enriquea-as com conceitos de outros autores e suas prprias percepes. Lembre-se: estamos em um curso de graduao e j temos todas as condies para argumentao.

32

Metodologia da Pesquisa

Relacione as dvidas e procure em outras fontes formas de resolv-las. Se no encontrar a resposta ou as dvidas permanecerem, contate seu tutor. Identifique pontos que merecem ser discutidos com a turma, publique suas dvidas no espao de discusso, pois elas podem ajudar outros colegas. Fazer as reflexes sugeridas. No tenha pressa de prosseguir o estudo. As reflexes so importantes para possibilitar a voc se envolver por inteiro na aprendizagem. Utilize o momento de resoluo dos exerccios para verificar realmente se o contedo desenvolvido foi aprendido. Fazer o exerccio apenas para obter bom conceito no contribuir em nada para o seu desenvolvimento. Estudar com compreenso. Um material organizado e com significado mais facilmente retido. Para que isso ocorra, voc deve esmerar-se em descobrir os princpios e as leis que ligam as vrias partes do assunto em estudo. Esta viso global das leis e princpios gerais facilitar, sem dvida, a compreenso dos detalhes. Assim, no passe para a unidade seguinte se a atual apresentar pontos obscuros ou dvidas, nem tampouco deixe os exerccios e as leituras complementares para trs. Elas so pontos importantes para o aprendizado. Destacamos que a compreenso fundamental e no a memorizao. Estudar com ateno e concentrao. A ateno e a concentrao so importantes para quem estuda. Quanto mais nos concentramos, mais facilidade temos de aprender. Cada um tem seu tempo individual para manter-se concentrado. Assim, procure observar se voc rende melhor durante um longo perodo de estudo ou em intervalos mais curtos. A dificuldade de concentrao um dos problemas bsicos dos estudantes, ou seja, dificuldade de manter-se atento s suas atividades. Como consequencia, as horas dedicadas ao estudo prolongam-se e o produto final o que realmente se conseguiu aprender muito pouco. Para ajud-lo procure eliminar as causas externas de perturbao como visitas, telefonemas, conversas paralelas, msica barulhenta, entre outros.

33

Metodologia da Pesquisa

Existem ainda as fontes internas de distrao que so mais difceis de serem vencidas, mas importante preocupar-se com elas. Esses fatores compreendem as preocupaes pessoais, tanto de ordem afetiva ou no. Neste caso, mais prudente procurar solucion-las antes de prosseguir no estudo. Ao retom-lo, procure desligar-se de tais preocupaes. Praticar a interatividade. A modalidade do ensino a distncia, principalmente quando baseada em tecnologias avanadas, tem como uma de suas caractersticas importantes a interatividade. Assim, procure participar de todas as atividades propostas, como os fruns de discusso. No tenha receio de expor-se, pois afinal estamos em um ambiente virtual de aprendizagem e, para que haja aprendizado, dvidas e idias precisam ser apresentadas. Quanto mais voc interagir com seu professor e colegas, mas voc vai poder se familiarizar com o curso. Assim, alm de aprender voc poder fazer grandes amigos de perto e de longe.

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

Chegamos ao final da segunda unidade, na qual conhecemos algumas formas de tornar nosso estudo mais proveitoso. A partir de agora nossa misso colocar em prtica o contedo aqui desenvolvido. Vamos prosseguir?

34

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 2

1. O ensino a distncia pode ser compreendido como: I. II. III. Uma metodologia de ensino em que o aluno estuda sozinho, sem o acompanhamento de um docente. Uma metodologia que permite que o conhecimento seja levado a lugares distantes, facilitando seu acesso a todos os interessados. Uma metodologia de estudo que permite flexibilidade de local e horrio para estudo. As afirmativas I e II esto corretas. As afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta.

a) b) c) d) e)

2. No ensino a distncia pode-se afirmar que as atividades sncronas apresentam as seguintes caractersticas, exceto: a) b) c) d) e) Alunos esto em comunicao simultnea. Alunos e tutores esto em comunicao simultnea. Meio rpido de obter respostas e discutir sobre determinado assunto. Pode ser exemplificado pelo correio eletrnico. Permite entrosamento entre os participantes do estudo.

3. Marque a opo que apresenta uma idia em desacordo com o pensamento de Paulo Freire sobre a leitura e o estudo: a) b) c) O leitor deve se tornar sujeito do ato de leitura. O ato de estudar, no fundo, uma atitude frente ao mundo. O estudo de um tema especfico exige que o estudante conhea a bibliografia do tema em estudo.

35

Metodologia da Pesquisa

d)

e)

Estudar assumir uma relao de dilogo com o autor do texto, procurando perceber o condicionamento histrico-sociolgico e ideolgico do autor, nem sempre o mesmo do leitor. A quantidade de horas gastas com a leitura de um texto corresponde quantidade de conhecimento adquirido.

4. Sobre o ato de estudar pode-se afirmar que: I. II. III. a) b) c) d) e) Estudar uma forma de pensar a prtica. O estudante deve assumir uma postura curiosa, questionadora. O estudante deve buscar sempre novas perguntas, cujas respostas contribuiro para sua bagagem de conhecimento. As afirmativas I e II esto corretas. As afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta.

5. Marque a opo que apresenta uma ao que torna o estudo improdutivo: a) b) c) d) e) Estabelecer um plano de estudo. Participar ativamente do estudo. Fazer as reflexes e os exerccios sugeridas pela unidade de estudo. Estudar com compreenso. Priorizar a memorizao dos conceitos.

36

Metodologia da Pesquisa

37

Metodologia da Pesquisa

A Pesquisa Cientfica

Por que fazer a pesquisa? Para quem serve a pesquisa? Tipos de Pesquisa. Pesquisa Bibliogrfica. Pesquisa Descritiva. Pesquisa Experimental.

38

Metodologia da Pesquisa

Nesta unidade conheceremos a definio da pesquisa cientfica e suas diferentes modalidades. Alm disso, procuraremos entender a importncia da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento cientfico.

OBJETIVOS DA UNIDADE: Conceituar pesquisa, distinguindo suas diferentes modalidades,

mobilizando o aluno realizao de suas prprias pesquisas.

PLANO DA UNIDADE:

Por que fazer a pesquisa? Para quem serve a pesquisa? Tipos de Pesquisa. Pesquisa Bibliogrfica. Pesquisa Descritiva. Pesquisa Experimental.

Bem-vindo terceira Unidade de Estudo. Bom estudo!

39

Metodologia da Pesquisa

A pesquisa compreende um conjunto de procedimentos reflexivos, sistemticos, controlados e crticos, baseados no raciocnio lgico, que tem por objetivo encontrar solues para problemas propostos mediante a utilizao de mtodos cientficos. Algumas vezes voc pode se perguntar, mas por que fazer pesquisa se no pretendo ser um pesquisador? importante identificar que a pesquisa, como conhecida pelo senso comum, uma atividade realizada por pessoas que se escondem em laboratrios, trabalhando com cobaias animais e que detm muito conhecimento. Como j foi dito, esta imagem um equvoco do senso comum, pois a pesquisa deve ser entendida como um princpio educativo.

De fato existe aquela pesquisa realizada em laboratrios, utilizando metodologia e aparelhos complexos, onde so estudados micro-partculas ou algo mais especfico. Esta pesquisa conhecida como pesquisa de ponta, ou seja, aquela realizada por profissionais altamente qualificados como pesquisadores, cujos resultados geralmente apresentam conquistas para determinadas reas do saber, como desenvolvimento de novos modelos ou tcnicas. Mas, ao lado da pesquisa de ponta existe a chamada pesquisa acadmica, que uma atividade realizada por estudantes com o objetivo de aprendizado das formas de problematizar as necessidades, solucionar os problemas e indicar as respostas apropriadas. Rampazo (2002, p. 49) destaca que os estudantes, geralmente realizam suas pesquisas refazendo o caminho percorrido pelos pesquisadores mais experientes, com o objetivo de obter aprendizado naquela rea de estudo ou mesmo familiarizar-se com as tcnicas de pesquisa. Santos (2006, p. 24) refora que

40

Metodologia da Pesquisa

o resultado mais importante da pesquisa acadmica no o desenvolvimento de um conhecimento revolucionrio, mas o desenvolvimento do seu prprio conhecimento assim como da metodologia da pesquisa. Para ajudar nesta reflexo transcrevemos a afirmao de Ruiz (1986, p. 49) que descreve o estudante como um pesquisador:
No imagine o universitrio que ele seja um simples estudante e no um cientista; que em decorrncia disso, no precisa conhecer a metodologia da pesquisa cientfica; que em seus trabalhos no ter, portanto, pretenso de realizar pesquisa cientfica. No so poucos os universitrios que se acomodam sombra desse sofisma. bem verdade que o estudante universitrio no aquele cientista, j formado, amadurecido, j experimentado e integrado numa equipe de pesquisadores que trabalham nos grandes templos da cincia, movidos pelo objetivo da descoberta capaz de aumentar o conhecimento e o domnio do universo por parte da humanidade. Os recursos desses cientistas, suas condies de trabalho, o porte e a relevncia de suas pesquisas, que visam o avano da cincia e ao progresso da Humanidade, tornam, de fato, a sociedade dos cientistas distinta da classe dos estudantes. Os estudantes universitrios treinam passos no caminho da cincia. Isto verdade. Mas, para treinar passos no caminho da cincia, devem imbuir-se no s do esprito cientfico e da mentalidade cientfica, mas tambm se instrumentar e se habilitar a trabalhar em critrios de cincia. Devem, ainda, estar em condies de realizar os trabalhos de pesquisa que lhes forem sendo gradativamente solicitados, de acordo com as normas de metodologia.

Por que fazer a Pesquisa? Assim, podemos compreender que a motivao bsica para execuo de uma pesquisa o aprendizado, seja do mtodo cientfico, das tcnicas ou ainda do assunto ou para o avano da cincia atravs do desenvolvimento de um novo conhecimento.

41

Metodologia da Pesquisa

Para quem serve a pesquisa?

Ao pesquisador: propicia seu prprio aprendizado, assim como conhecimento de tcnicas para o desenvolvimento de novas pesquisas. sociedade: apresenta respostas a problemas que prejudicam seu desenvolvimento e a aplicao dos conhecimentos obtidos permite sua melhoria. comunidade cientfica: fontes de informaes e idias para o desenvolvimento de novas pesquisas.

Tipos de Pesquisa

A soluo de problemas atravs de uma investigao cientfica pode ser realizada de diversas formas, dependendo do objeto que est sendo estudado, do nvel de profundidade, dos objetivos desta pesquisa e dos procedimentos utilizados para o levantamento dos dados. Vamos exemplificar escolhendo como objeto de um estudo as notas dos alunos. A partir deste objeto nico poderamos planejar diversas pesquisas com objetivos diferentes, por exemplo: a) b) Conhecer as notas que os alunos do ensino mdio tm obtido. Determinar se existe diferena entre as notas obtidas em turmas que estudam no turno da manh ou no turno da tarde. c) Avaliar o efeito de uma nova proposta pedaggica sobre as notas dos alunos.

Bem, definidos estes trs objetivos poderamos escolher formas diferentes para coletar os dados, ou seja, as informaes que pretendemos obter deste objeto. Assim, vejamos:

42

Metodologia da Pesquisa

No primeiro exemplo (a), poderamos colher as respostas de algumas fontes, como: registros dos histricos escolares de alunos matriculados em uma determinada escola. Outra forma seria buscar, na literatura, os estudos realizados por outros autores sobre as notas dos alunos ou ainda poderamos realizar uma entrevista com alunos para identificar as notas que tm obtido nas avaliaes. Considerando o segundo exemplo (b) poderamos fazer um registro das notas obtidas por dois grupos de alunos, sendo um grupo de estudantes no turno da manh e o outro no turno da tarde. Uma outra forma de realizar este estudo seria avaliar as notas obtidas por um mesmo grupo de alunos enquanto estes estudavam no turno da manh e depois trocando o turno para o da tarde. Com estes exemplos, observamos que existem diferentes formas de investigar as realidades que determinam os diversos tipos de pesquisa. Muitas formas de classificao tm sido propostas. As pesquisas podem ser caracterizadas, segundo as fontes utilizadas na coleta de dados, segundo seus procedimentos de coleta de dados ou ainda segundo seus objetivos. A seguir, podemos observar algumas formas de caracterizar ou classificar as pesquisas: Pesquisas classificadas de acordo com os procedimentos de coleta de dados (SANTOS, 2006): Bibliogrfica Levantamento Experimental

Pesquisas classificadas de acordo com as fontes de dados (SANTOS, 2006): Bibliogrfica de Campo de Laboratrio

Pesquisas classificadas de acordo com os objetivos (SANTOS, 2006): Exploratrias Descritivas Analticas

43

Metodologia da Pesquisa

Utilizaremos em nossa unidade a classificao proposta por Cervo (1997), que caracteriza as pesquisas de acordo com o procedimento utilizado na coleta de dados em pesquisa bibliogrfica, descritiva e experimental.

a) Pesquisa Bibliogrfica A pesquisa bibliogrfica caracterizada por investigar o problema atravs de referncias tericas j publicadas. Como o material j foi previamente manipulado, estas fontes so chamadas de fontes secundrias, sendo representadas por livros, dicionrios, enciclopdias, publicaes peridicas jornais e revistas, anais de congressos e reunies acadmicas, resenhas, monografias, dissertaes, teses, monografias, entre outros.

Este tipo de pesquisa permite a familiarizao com o assunto em estudo e seu objetivo levantar as contribuies tericas sobre um determinado assunto. Assim, esta pesquisa pode ser realizada independentemente ou como parte de outras. Isto ocorre porque em qualquer rea de estudo ser necessrio uma pesquisa bibliogrfica prvia para conhecimento do assunto e fundamentao terica da pesquisa que se pretende realizar. Isto demonstra a importncia deste tipo de pesquisa, pois tanto o iniciante precisa conhec-la e pratic-la para desenvolver seus conhecimentos, quanto os pesquisadores experientes utilizam-na para delinear os outros tipos de pesquisa. A pesquisa bibliogrfica, neste contexto, representa um estudo exploratrio que oferece subsdios durante o planejamento da pesquisa e para a definio do tema, problema, hipteses, variveis e metodologia da investigao.

44

Metodologia da Pesquisa

Da mesma forma este tipo de pesquisa que permite que, aqueles profissionais preocupados em manter-se atualizados utilizam para apreender os conhecimentos cientficos vigentes e distanciar-se do senso comum. Marconi & Lakatos (2002, p. 183) reforam que a pesquisa bibliogrfica no trata de mera repetio daquilo que j foi publicado sobre determinado assunto, mas a anlise de um tema sob novo enfoque ou abordagem propiciando a obteno de concluses inovadoras. Voc, ento poder questionar: como obter novas concluses utilizando dados que j foram publicados? Lima (2004, p. 41) diz que durante a pesquisa bibliogrfica o autor no deve restringir-se a um nico autor e nem tampouco a fazer uma relao de citaes desconexas daquilo que j foi dito por outros autores. O pesquisador deve reunir um conjunto de obras de diferentes autores, relacionadas ao assunto em estudo. Durante a leitura destes textos, o pesquisador deve explorar seu contedo e articular as idias de forma a ser capaz de realizar um estudo com alto nvel analtico e no apenas uma descrio das idias de outro. A pesquisa bibliogrfica permite a elaborao de um quadro de referncia terica sobre o assunto em questo, que deve envolver tanto o estado da arte daquele assunto, ou seja, os conhecimentos mais atualizados sobre este tema, quanto tambm o panorama histrico do tema. Isto demonstra a importncia dos estudos mais atuais e tambm dos estudos mais antigos. A tcnica de pesquisa utilizada na pesquisa bibliogrfica a documentao indireta, pois os dados analisados j foram previamente levantados por outro autor.

b) Pesquisa Descritiva A pesquisa descritiva objetiva conhecer e interpretar os fatos ou fenmenos sem manipullos (RAMPAZO, 2002). Assim, esta pesquisa observa, analisa e correlaciona os fenmenos, procurando descrev-los, classific-los e interpret-los, sem a interferncia do pesquisador.

45

Metodologia da Pesquisa

Atravs da pesquisa descritiva possvel descobrir a freqncia com que um fenmeno ocorre, sua relao com outros e suas caractersticas. A pesquisa descritiva expe as caractersticas de determinada populao ou de determinado fenmeno, mas no tem o compromisso de explicar os fenmenos que descreve. Alm disso, ela pode se interessar pelas relaes entre variveis e, desta forma, aproximar-se das pesquisas experimentais, que veremos mais frente. Variveis - so aspectos, propriedades ou fatores reais potencialmente mensurveis pelos valores que assume e caracterizam um objeto em estudo. (RAMPAZO, 2002, p. 56) Normalmente, estes estudos baseiam-se em amostras representativas e podem assumir algumas modalidades diferentes, a saber:

Pesquisa documental Tipo de pesquisa que utiliza documentos como fontes de informao. Difere da pesquisa bibliogrfica porque estes documentos ainda no receberam tratamento prvio, ou seja, so as fontes primrias. Constituem essas fontes de informao os arquivos, pblicos ou privados, fontes estatsticas e as fontes no escritas. Os arquivos pblicos podem ser documentos oficiais, como leis, atas, anurios, entre outros, ou os documentos jurdicos como aqueles provenientes de cartrios. As fontes de documentos particulares so oriundas de instituies privadas como escolas, hospitais, igrejas e outros. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) representa um rgo oficial responsvel pela coleta e elaborao de estatsticas e censo populacional, cujos dados podem representar fontes de dados estatsticos. Alm do IBGE, existem outros institutos, tanto pblicos quanto particulares, responsveis por levantamentos estatsticos como o Instituto Brasileiro de Opinio Pblica e Estatstica (IBOPE) e o Instituto Vox Populi.

46

Metodologia da Pesquisa

Assim como a pesquisa bibliogrfica, a pesquisa documental realizada atravs da tcnica da documentao indireta, pois utiliza dados previamente coletados. As vantagens desta pesquisa compreendem o baixo custo, dependendo apenas da disponibilidade de tempo para anlise dos documentos alm de no ser necessrio contato com os sujeitos da pesquisa. Suas limitaes esto relacionadas no representatividade dos documentos, pois os mesmos podem no ter sido registrados com o rigor necessrio a uma pesquisa cientfica. Estudo de Caso Este tipo de pesquisa caracteriza-se pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de forma a permitir o seu amplo e detalhado conhecimento. Santos (2006, p. 30) ressalta que, por utilizar como objeto de anlise, fatos e fenmenos isolados, o pesquisador deve apresentar equilbrio intelectual e capacidade de observao alm de cuidado na generalizao dos resultados. Na pesquisa na rea da sade, esta uma forma de analisar com profundidade um caso individual de certa patologia. Em cincias sociais, estuda-se um ou vrios casos particularizados, que podem ser apenas um indivduo, uma comunidade ou uma cultura (BARROS & LEHFELD, 2005, p. 84). Levantamentos So tipos de estudos que buscam descrever as caractersticas, propriedades de um fenmeno ou uma populao. So muito utilizados para descrever a freqncia de um fenmeno como, por exemplo, uma doena ou a evaso escolar. Podem ser empregadas tambm para levantar a opinio ou o nvel de conhecimento de uma populao sobre determinado assunto. Como exemplos de levantamentos podemos citar o censo demogrfico, pesquisas sobre preferncia eleitoral ou o perfil dos consumidores. Este tipo de estudo amplamente utilizado nas diversas reas do conhecimento e usam como tcnica de coleta de dados a documentao direta, pois os dados so coletados diretamente no local onde ocorrem. A documentao direta pode ser dividida em observao direta intensiva e extensiva.

47

Metodologia da Pesquisa

a)

Observao Direta Intensiva: so tcnicas de coleta de dados que se

caracterizam por contato prximo entre os agentes envolvidos. Este processo de coleta de dados exige comunicao mais profunda e demorada entre pesquisador e pesquisado. Compreende a observao e a entrevista. b) Observao Direta Extensiva: tcnica de pesquisa que compreende a

utilizao de questionrios e formulrios.

Observao: Tcnica de levantamento de dados que utiliza os sentidos para obteno das informaes (MARCONI & LAKATOS, 2003, p. 190). O pesquisador deve ver, ouvir e examinar o fenmeno em estudo. Entrevista: Encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informaes a respeito de um determinado assunto, mediante uma conversao com carter profissional (MARCONI & LAKATOS, 2003, p. 195). Questionrio: Instrumento de coleta de dados, constitudo por uma srie ordenada de perguntas que devem ser respondidas por escrito e sem a presena do entrevistador. Formulrios: Instrumento de coleta de dados, contendo um roteiro de questes que so feitas pelo pesquisador e respondidas pelo pesquisado. O formulrio diferencia do questionrio, pois o pesquisador verbaliza as questes propostas nos instrumentos e registra as respostas, assim seu preenchimento presencial (LIMA, 2003, p. 70).

c) Pesquisa experimental Este tipo de investigao caracteriza-se por manipular de forma direta as variveis em estudo (CERVO, 1997; RAMPAZO, 2002). Atravs desta manipulao possvel obter evidncias de relaes de causa e efeito de um fenmeno. Assim, enquanto a pesquisa descritiva procura descrever, classificar e interpretar os fenmenos, a pesquisa experimental objetiva explicar de que modo e por que causas os fenmenos so produzidos (RAMPAZO, 2002). Para obter os resultados, o pesquisador precisa utilizar recursos apropriados para aferir adequadamente a relao existente entre as variveis.

48

Metodologia da Pesquisa

Antes de prosseguir, vamos reforar o conceito de varivel. Assim, varivel corresponde a fatores ou circunstncias que influem direta ou indiretamente sobre o fenmeno em estudo (ANDRADE, 1998, p. 123-124). As variveis so denominadas assim porque variam, assumem diferentes aspectos ou valores dependendo de cada pesquisa.

Existem dois tipos de variveis: Varivel independente: varivel que no se altera. No caso de uma pesquisa experimental, representa o fator, a causa ou o antecedente que determina a ocorrncia de outro fenmeno, ou seja, influencia a varivel dependente. Varivel dependente: a varivel cujo comportamento depende da varivel independente. Assim, representa o efeito ou resultado da varivel independente sobre ela.

Para facilitar a compreenso vamos utilizar como exemplo uma pesquisa que busque verificar se o etilismo (varivel independente) est relacionado ocorrncia de doena heptica (varivel dependente).

49

Metodologia da Pesquisa

Assim, ser necessrio selecionar um grupo de indivduos sem a doena e que apresentam o possvel fator relacionado, neste caso o etilismo, e observar se eles desenvolvero a doena. Se for obtida correlao positiva entre a quantidade de indivduos doentes e etilistas poder ser concludo que existe relao entre as variveis. Dependendo do nmero de indivduos observados, podem ainda ser utilizadas tcnicas estatsticas que procuram determinar se a relao observada estatisticamente significante. Seguindo este mesmo exemplo poderamos tambm comparar o grupo de pessoas etilistas com o grupo no etilistas e verificar se a ocorrncia da enfermidade seria diferente entre os dois grupos. Neste caso, o grupo que apresenta a varivel independente chamado de grupo experimental ou grupo caso e o grupo sem a varivel chamado de grupo controle. Constata-se, assim, que cada tipo de pesquisa possui suas particularidades, cabendo ao pesquisador selecionar o tipo mais apropriado ao objeto que pretende estudar e aos objetivos que pretende alcanar com sua investigao.

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

Ao final desta unidade, compreendemos a definio da pesquisa cientfica e suas diferentes modalidades. Esperamos que a partir de agora voc j se identifique como um pesquisador, pois daqui em diante estudaremos as trs etapas de realizao da pesquisa o delineamento, a execuo e a divulgao da pesquisa. Vamos continuar juntos nessa tarefa?

50

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 3

1. O estado da arte de um assunto conhecido como o estado atual de determinado fato ou fenmeno. Para determin-lo, o tipo de pesquisa mais indicado : a) b) c) d) e) Pesquisa bibliogrfica. Pesquisa documental. Pesquisa experimental. Estudo de caso. Levantamento.

2. Sobre a pesquisa experimental, pode-se afirmar que:

a)

b) c) d) e)

Pesquisa em que o pesquisador procura refazer as condies de um fenmeno a ser testado, para observ-lo sob controle, procurando explicar as causas para sua ocorrncia. Tipo de pesquisa em que o pesquisador no interfere na realidade em estudo. Estudo que procura descrever os fatos e fenmenos como ocorrem. Pesquisa em que as variveis em estudo so observadas sem nenhum tipo de manipulao ou controle. Pesquisa que utiliza materiais que no receberam ainda um tratamento analtico ou que ainda podem ser reelaborados de acordo com os objetivos da pesquisa.

51

Metodologia da Pesquisa

3. Leia as afirmativas que se seguem sobre a pesquisa experimental e assinale a alternativa correta: I. Procura explicar causas e como os fatos e fenmenos ocorrem. II. Requer manipulao e coleta de dados imparcial. III. Estuda diretamente os fatos/fenmenos sem interferncia do pesquisador. a) b) c) d) e) As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. As afirmativas I e II esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta. Apenas a afirmativa III est correta.

4. Representam fonte de informao para a pesquisa bibliogrfica, exceto: a) b) c) d) e) Livros. Artigos cientficos. Dissertaes e teses. Comunicaes em congressos. Registros de cartrios.

5. Leia as afirmativas que se seguem sobre a pesquisa descritiva e assinale a alternativa correta: I. II. III. a) b) c) d) e) Implica na manipulao das variveis em estudo. Objetiva observar, registrar e analisar os fenmenos (com que freqncia acontecem, que estrutura tm, como funcionam). Quase sempre feita com entrevistas, exames, aplicaes de questionrio, entre outros. As afirmativas I, II e III esto corretas. As afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I e II esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta. Apenas a afirmativa III est correta.

52

Metodologia da Pesquisa

53

Metodologia da Pesquisa

Delineamento da Pesquisa

Fontes para pesquisa bibliogrfica inicial. Projeto de Pesquisa. Aspectos ticos de uma Pesquisa Cientfica.

54

Metodologia da Pesquisa

A fase de delineamento da pesquisa representa a primeira etapa de uma pesquisa. Esta etapa de fundamental importncia, pois uma pesquisa bem planejada tem mais chances de ser concluda com xito. E isso que veremos agora.

OBJETIVOS DA UNIDADE:

Reconhecer a importncia da fase de delineamento da pesquisa, bem

como as funes de projeto de pesquisa, capacitando o aluno para a elaborao e redao do seu prprio projeto de pesquisa.

PLANO DA UNIDADE:

Fontes para pesquisa bibliogrfica inicial. Projeto de Pesquisa. Aspectos ticos de uma Pesquisa Cientfica.

Bem-vindo quarta Unidade de Estudo. Bom estudo!

55

Metodologia da Pesquisa

Para comear nosso estudo vamos imaginar uma situao: uma senhora recebe a ligao de uma amiga dizendo que ir visit-la no final da tarde. A senhora, como boa anfitri, decide preparar-lhe um bolo para ser servido com caf. Dirige-se cozinha e inicia o preparo. Durante a execuo da receita, percebe que est faltando a farinha de trigo. preciso, ento, parar o preparo para comprar o ingrediente que falta. Ao retornar do supermercado ela continua misturando os ingredientes e percebe que teria sido melhor adicionar o fermento no final da mistura. Quando leva a massa ao forno, a amiga toca a campainha e o bolo no est pronto. Tais problemas poderiam ter sido evitados se antes de iniciar o preparo esta senhora tivesse verificado se sua despensa tinha todos os ingredientes e se o modo de preparo estava bem claro na receita. Ainda seria necessrio que o tempo de preparo estivesse disponvel. A pesquisa cientfica um procedimento mais complexo que o preparo de um prato culinrio, contudo podemos dizer que, durante a realizao de uma pesquisa, muitos problemas so evitados se o seu delineamento for criterioso. Planejar uma pesquisa agiliza a sua execuo e permite que os dados sejam obtidos de forma sistemtica, o que fundamental para que a pesquisa possa ser chamada de cientfica. Assim, vamos verificar o que necessrio para o planejamento de uma pesquisa. O passo inicial desta fase definir o objeto de estudo, ou seja, selecionar qual o assunto dentro da sua rea de estudo que ser tratado em sua pesquisa. Ao selecionar o assunto da pesquisa, o pesquisador deve considerar suas aptides para aquele assunto, ou seja, o assunto escolhido deve representar uma rea de seu interesse. Imagine propor-se a estudar profundamente um tema com o qual voc no tem nenhuma inclinao ou afinidade. J vimos anteriormente que a pesquisa inicia-se a partir de uma pergunta que precisa ser investigada.

56

Metodologia da Pesquisa

Assim, para definir o seu tema procure um assunto que desperte seu interesse e a partir da identifique algo que precise ser investigado. Pode ser um assunto que voc no tenha muito conhecimento e esteja interessado em aprofundar o seu entendimento ou um assunto pouco estudado que precise ser mais esclarecido. Se voc ainda no conseguiu identificar qual o tema de sua pesquisa, sugerimos que leia um pouco sobre o assunto que voc tem mais inclinaes dentro da sua rea de atuao. Faa uma leitura cuidadosa, procurando identificar os pontos que ainda no esto bem esclarecidos. Sugerimos que voc tome nota destes pontos e, se possvel, selecione mais de um, pois nos prximos tpicos veremos mais alguns fatos que devem ser considerados na seleo de um tema. Vamos procurar possveis temas e relacion-los a seguir: J conseguiu identific-los? Vamos em frente para verificar se este tema est adequado. Durante a seleo de um tema importante que voc verifique se ele: a) Merece ser investigado lembre-se de que a pesquisa deve contribuir para a construo do conhecimento cientfico, seja do prprio pesquisador e/ou de seus pares. Assim, selecionar um objeto de estudo que esteja defasado ou que j tenha sido intensamente investigado parece no ser vantajoso. No esquea que a pesquisa no tem que descobrir a plvora, mas precisa aprofundar o conhecimento. b) Est bem delimitado com o tema que voc selecionou, possvel identificar claramente a pergunta que quer responder? Sim? timo! voc j tem sua pergunta de trabalho. Por outro lado se sua resposta foi no, necessrio aprofundar-se mais neste tema e descobrir qual a pergunta que voc quer responder.

57

Metodologia da Pesquisa

c)

vivel j dissemos que descobrir a plvora no deve ser o seu objetivo principal, pois pode necessitar de mais horas ou mais recursos do que aqueles que voc tem para realizar sua pesquisa. Assim, ao selecionar o seu tema necessrio verificar se os dados so acessveis, se o tempo que voc tem suficiente para executar sua pesquisa (lembra-se do exemplo da receita?), se os recursos que voc dispe so os necessrios.

Aps a definio do tema necessrio fazer uma pesquisa bibliogrfica inicial. Esta pesquisa vai ajud-lo a conhecer melhor o seu tema. Assim, voc deve buscar o que j existe na literatura sobre este assunto, ou seja, conhecer se esta pergunta j foi formulada antes e, principalmente, descobrir qual ou quais as respostas encontradas. Alm disso, importante verificar quais os procedimentos metodolgicos os outros autores utilizaram para chegar a tais respostas. Este levantamento da literatura ser til tambm na formulao das hipteses de trabalho, bem como na composio do quadro de referencial terico, que parte do projeto de pesquisa, documento sobre o qual trataremos mais adiante. Resumindo, esta pesquisa bibliogrfica inicial tem por objetivo: a) b) Desenvolver o conhecimento sobre a rea em estudo; Realizar um levantamento dos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema; c) d) Identificar e selecionar os mtodos e tcnicas a serem utilizados; Fornecer subsdios para a redao da Introduo e Reviso da Literatura do projeto de pesquisa ou do relatrio final; e) Oferecer material para a redao da Discusso do Trabalho Cientfico. (Sobre o item Discusso trataremos na Unidade 6.)

58

Metodologia da Pesquisa

Fontes para pesquisa bibliogrfica inicial

A internet apresenta muitas opes de banco de dados para levantamento bibliogrfico. Como ponto de partida, indicamos o link da Biblioteca da UNIVERSO que muito rica em informaes para pesquisadores. O acesso feito atravs do endereo www.universo.edu.br. Neste link ser possvel verificar as normas e os servios oferecidos pela biblioteca (Servios e Normas), conhecer o acervo de cada campus e fazer reservas on line (Catlogos). Na opo Recursos On-line o usurio tem acesso a outros links de interesse, agrupados em Acervos Digitais, Bases de dados, Bibliotecas, Editoras, Peridicos, Livrarias e Sites de busca. Todos estes endereos representam boas fontes de consulta para sua pesquisa. Ainda neste link h destaque para duas importantes bases de dados, a Proquest e o Portal de Peridicos CAPES. Ambos, de livre acesso para docentes e discentes, alm de oferecer levantamento bibliogrfico, permitem a consulta de muitos textos na ntegra, gratuitamente.

Projeto de Pesquisa

O projeto de pesquisa um documento que representa o roteiro de uma pesquisa. Nele est registrado o delineamento de como ser realizada a sua pesquisa. Um projeto de pesquisa procura responder a algumas perguntas sobre a pesquisa que so: como, quando, onde, de que forma, com quanto e em quanto tempo a pesquisa ser realizada. Entendeu agora a comparao inicial do projeto de pesquisa com uma receita culinria? Para redigir o seu projeto de pesquisa ser necessrio consultar o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos (META) disponvel na pgina eletrnica da UNIVERSO, que faz parte da bibliografia bsica desta disciplina. importante destacar que a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) a entidade responsvel por regulamentar as formas de apresentao dos trabalhos acadmicos, porm cada instituio de ensino e pesquisa pode adotar seus

59

Metodologia da Pesquisa

prprios modelos de trabalho fundamentados na normatizao da ABNT. Assim, na UNIVERSO, o META o manual que apresenta as normas para elaborao e apresentao dos trabalhos acadmicos realizados pelos discentes da graduao e ps-graduao. Desta forma, esta referncia ser utilizada nas unidades 4 e 6 para auxili-lo nos seus trabalhos. No captulo 2 do META, os autores descrevem de maneira minuciosa como redigir um projeto de pesquisa. Ao longo desta unidade faremos uma leitura direcionada deste captulo. Inicialmente, leia as pginas 19 e 20 e identifique as funes de um projeto de pesquisa. Agora que voc j compreendeu as funes acima, vamos iniciar sua preparao. Antes de comear leia as recomendaes do item 2.3, pgina 20. O item 2.4, desta mesma pgina apresenta o roteiro de um projeto. Voc poder utilizar este roteiro como um checklist para saber se todos os itens necessrios a um projeto esto contemplados no documento que voc preparou. Para preparar as pginas pr-textuais do seu projeto ser necessrio seguir as recomendaes do captulo 6. Nele existe um modelo de capa, folha de rosto, lista de abreviaturas e sumrio. Para elaborao da pgina de identificao siga o modelo apresentado na pgina 21. A prxima parte do projeto formada pelas pginas textuais, nas quais se encontra realmente o contedo do projeto. Nas pginas 22 a 26 do META, so apresentadas orientaes detalhadas para construo de cada item desta parte. A seguir, apresentamos um quadro que descreve de forma resumida a composio de cada item. Na ltima coluna do quadro inserimos uma pergunta que deve ser respondida durante a redao de seu texto.

60

Metodologia da Pesquisa

Item

Descrio Apresentar o tema da pesquisa e a justificativa para sua realizao. Parte sucinta destinada apresentao do trabalho. O aprofundamento terico ser explorado no item Referencial Terico. Apresenta a finalidade da pesquisa. Cuidado para que no haja confuso entre Justificativa e Objetivos. Deve sempre ser iniciado por um verbo no infinitivo. Respostas provveis para a pergunta em estudo. Apresentao da fundamentao terica da pesquisa atravs de um panorama da literatura cientfica sobre o objeto de estudo. Lembre-se de que todos os autores citados devem ser inseridos na seo Referncias. Descrio detalhada de como ser realizada a coleta de dados da pesquisa. Identificar o tipo de pesquisa e a tcnica de coleta de dados empregada. Item que deve ser includo sempre que a pesquisa utilizar direta ou indiretamente dados provenientes de pessoas e/ou animais. Este item subdivido e todas estas partes devem ser includas no projeto. Estimativa do tempo necessrio para realizao de cada etapa da pesquisa. Verifique no cronograma do curso o ms que a monografia deve ser entregue. Esta data deve ser considerada na elaborao do seu cronograma. Estimativas dos custos da pesquisa e quem ser responsvel por seu custeio.

Responde a que pergunta

Introduo

O qu?

Objetivos

Para qu?

Hipteses

Referencial terico

O que existe na literatura sobre o assunto? Como? Onde? Quando? Por quem? Respeita seres humanos e animais?

Metodologia

Aspectos ticos

Cronograma

Em quanto tempo?

Oramento

Com quanto?

61

Metodologia da Pesquisa

Uma orientao importante: faa sempre uma cpia de segurana, em disquetes ou CD-Rom, de todo o material que voc est escrevendo. Os computadores facilitam muito o nosso trabalho, mas so mquinas que podem apresentar defeitos ou serem infectadas por vrus que danificam seu funcionamento e podem causar a perda de todos os dados. Por isso, faa sempre um backup de tudo que estiver em seu computador e principalmente sua pesquisa em elaborao.

Aspectos ticos de uma pesquisa cientfica

Ressaltamos a importncia do cuidado com os aspectos ticos da pesquisa cientfica. Toda pesquisa deve respeitar tanto as exigncias ticas diretamente relacionadas rea do tema da pesquisa, quanto quelas especficas da pesquisa como as determinadas pela resoluo 196 do Conselho Nacional de Sade (Conselho nacional de sade, 1996). De acordo com esta resoluo, a eticidade de uma pesquisa est relacionada a quatro princpios: a) Autonomia os sujeitos da pesquisa tm o direito a esclarecimentos sobre todos os procedimentos a que sero submetidos, seus riscos e benefcios (consentimento livre e esclarecido) e proteo aos indivduos considerados vulnerveis e incapazes; b) Beneficncia danos e riscos; c) No-maleficncia a garantia de que danos previsveis sero evitados; d) Justia e equidade respeito relevncia social da pesquisa, ponderando os interesses dos pesquisadores e vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa. Esta no deve perder o sentido de sua destinao scio-humanitria. ponderao entre riscos e benefcios,

comprometendo-se com o mximo de benefcios e o mnimo de

62

Metodologia da Pesquisa

Deve-se entender que, apesar desta resoluo estar vinculada a um rgo de sade, todos os pesquisadores que planejem trabalhar, direta e indiretamente, com seres humanos, devem pautar-se nas diretrizes e normas desta resoluo e no apenas os pesquisadores relacionados a trabalhos na rea de sade. A pesquisa, em qualquer rea do conhecimento, envolvendo seres humanos, dever observar exigncias da resoluo. Assim, mesmo pesquisas consideradas inofensivas, como uma pesquisa de campo que utilizar uma entrevista como coleta de dados, precisam ser submetidas, primeiramente, a um comit de tica em pesquisa para apreciao. Em geral, cada universidade ou centro de pesquisa tem seus prprios comits que so formados por profissionais de vrias reas carter multidisciplinar, e contam ainda com a participao de um representante da comunidade. A UNIVERSO possui o seu comit institucional que avalia projetos de pesquisa de alunos e professores da instituio e tambm de pesquisadores externos. Mais informaes sobre o Comit de tica em Pesquisa da UNIVERSO (CEP/UNIVERSO) podem ser obtidas no link Comit de tica em www.universo.edu.br. Neste mesmo link, voc poder consultar diversos documentos que tratam das diretrizes ticas das investigaes cientficas. Destacamos que a leitura da resoluo 196/1996 do CNS fundamental para compreenso das atuais exigncias ticas da pesquisa. Terminada a elaborao da parte textual, ser necessrio elaborar as pginas ps-textuais, que incluem as referncias, os anexos e os apndices, cujas orientaes esto apresentadas nos captulos 2 e 6 do META.

IMPORTANTE! Lembre-se: todos os autores que foram citados ao longo do seu trabalho devem ser listados na seo Referncias.

LEITURA COMPLEMENTAR OBRIGATRIA: SIMO, Mrcia e BARCELOS, Roberta (Org). Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. UNIVERSO. 2006. 68p.

63

Metodologia da Pesquisa

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

Chegamos ao final desta unidade e voc j est apto a construir seu projeto de pesquisa. Lembre-se de que o xito de sua pesquisa est diretamente relacionado a um cuidadoso delineamento. O projeto de pesquisa dever ser apresentado na data prevista no cronograma e faz parte da avaliao desta disciplina. Na prxima unidade veremos a parte prtica da pesquisa.

64

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 4
1. Projetos ou protocolos de pesquisa representam um tipo de documento elaborado por pesquisadores. Observe as finalidades para a elaborao de um projeto de pesquisa e marque a opo correta: I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Submisso a um Comit de tica em pesquisa. Apreciao por uma instituio para obter custeio da pesquisa. Apresentao dos resultados da pesquisa. Roteiro para a realizao da pesquisa. As afirmativas I e II esto corretas. As afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I, II e IV esto corretas. As afirmativas I, III e IV esto corretas. Todas as afirmativas esto corretas.

2. Dentre os aspectos ticos da investigao cientfica envolvendo seres humanos, ressalta-se o consentimento livre e esclarecido, que de acordo com a resoluo n. 196, de 10 de outubro de 1996, inclui: I. II. III. IV. V. Informao sobre os procedimentos que sero utilizados na pesquisa. Aviso a respeito dos desconfortos e risco possveis. Conhecimento dos mtodos alternativos existentes. Garantia do sigilo dos dados confidenciais. Obrigatoriedade de o pesquisado se manter na pesquisa at o trmino da mesma. I, II e IV. I, IV e V. II, III e V. I, II, III e IV. II, III, IV e V.

a) b) c) d) e)

65

Metodologia da Pesquisa

3. Entre os princpios ticos de uma pesquisa cientfica esto: I. II. III. IV. a) b) c) d) e) Beneficincia. Maleficincia. Autonomia. Justia. As afirmativas I e IV esto corretas. As afirmativas I e II esto corretas. As afirmativas III e IV esto corretas. As afirmativas I, III e IV esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta.

4. Entre os itens abaixo, assinale aquele que faz parte de um projeto de pesquisa: a) b) c) d) e) Metodologia. Resultados. Discusso. Concluso. Contribuio para prximos estudos.

5. Em um projeto de pesquisa, o termo de consentimento livre e esclarecido significa: a) b) c) d) e) Autorizao por parte dos sujeitos da pesquisa ou seus responsveis concordando com sua participao na pesquisa. Concordncia de alguma instituio em custear a pesquisa. Permisso da instituio em que se realizar a pesquisa com sua execuo. Termo em que os pesquisadores envolvidos com a pesquisa comprometem-se livremente com sua realizao. Autorizao do professor orientador de que far todos os esclarecimentos necessrios ao seu orientando.

66

Metodologia da Pesquisa

67

Metodologia da Pesquisa

Execuo da Pesquisa

Coleta dos dados. Anlise dos dados. Dados quantitativos. Dados qualitativos. Interpretao dos resultados.

68

Metodologia da Pesquisa

Na unidade anterior voc recebeu as orientaes sobre o planejamento da pesquisa e a redao do seu projeto. Nesta unidade, trataremos da parte prtica da pesquisa, ou seja, sua execuo. A execuo da pesquisa a segunda das trs etapas da pesquisa planejamento, execuo e divulgao.

OBJETIVOS DA UNIDADE: Compreender os passos necessrios para a aplicao do projeto de

pesquisa, ou seja, execuo dos procedimentos planejados (metodologia) para alcanar os objetivos, obedecendo aos aspectos ticos, ao cronograma e ao oramento estabelecido pelo pesquisador.

PLANO DA UNIDADE: Coleta dos dados. Anlise dos dados. Dados quantitativos. Dados qualitativos. Interpretao dos resultados.

Bem-vindo quinta Unidade de Estudo. Bom estudo!

69

Metodologia da Pesquisa

A execuo da pesquisa o processo utilizado durante a realizao da pesquisa para obter os dados sobre o objeto em estudo, seguindo o que foi previamente planejado e est documentado no projeto de pesquisa. Neste momento, como em toda a pesquisa, importante ter cuidado para cumprir passo a passo as orientaes contidas no projeto. As tcnicas planejadas devem ser adequadas, possibilitando ao pesquisador sistematizar a localizao, coleta, registro e tratamento dos dados necessrios para soluo do problema investigado e verificao da hiptese formulada (LIMA, 2004). Lembre-se de que pesquisas que utilizam informaes provenientes, direta ou indiretamente, de animais e humanos, no podem iniciar sua fase de execuo sem a aprovao do comit de tica em pesquisa.

Coleta dos dados

Nesta etapa, pacincia, persistncia e disciplina so requisitos fundamentais para o pesquisador, pois a coleta de dados uma tarefa laboriosa, que demanda tempo e dependente da interao com os sujeitos da pesquisa, animais ou humanos, ou ainda da busca e leitura de arquivos, textos cientficos ou outros documentos utilizados como fonte de dados. O pesquisador precisa ser disciplinado no cumprimento daquilo que foi planejado, pois a pesquisa cientfica caracteriza-se por ser sistemtica e alteraes na coleta de dados podero comprometer a credibilidade dos dados obtidos. Arajo (2006) afirma que o rigor cientfico decisivo para o xito desta etapa. Para El-Guindy (2004), nesta fase, toda a criatividade, caracterstica fundamental do pesquisador durante o planejamento do trabalho, compreenso da literatura sobre o assunto e discusso dos resultados obtidos, cede lugar disciplina.

70

Metodologia da Pesquisa

Podemos voltar ao exemplo da Unidade 4 sobre a receita culinria para fazermos uma comparao com esta etapa. Imagine o que aconteceria se durante o preparo do prato as quantidades estipuladas na receita e a ordem para acrescentar os ingredientes no fossem respeitadas. Os bons cozinheiros sabem que acrescentar o fermento no incio da mistura de um bolo pode comprometer a sua receita. A execuo da pesquisa assim tambm. Se os procedimentos metodolgicos no forem seguidos, os resultados obtidos ficaro comprometidos e, conseqentemente, o conhecimento desenvolvido a partir desta pesquisa ser questionvel. Embora, os recursos metodolgicos planejados tipos de pesquisa, tcnicas de coleta de materiais e mtodos de anlise, no representem mtodos infalveis que garantem segurana de resultados totalmente inquestionveis, so instrumentos capazes de minimizar eventuais equvocos e otimizar a validade dos resultados alcanados (Lima, 2004). Assim, se uma pesquisa pretende avaliar o perfil de concluintes do ensino mdio sobre sua escolha profissional, utilizando questionrios, todos devem ser aplicados de maneira uniforme, pelo mesmo pesquisador ou por um grupo previamente treinado. Da mesma forma, em pesquisas experimentais, a ateno deve ser direcionada ao recrutamento dos sujeitos da pesquisa, preenchimento das fichas de coleta de dados e tambm armazenamento destas informaes, no caso da pesquisa com muitos anos de seguimento (estudos longitudinais). Ainda, durante a coleta dos dados, o pesquisador deve procurar a imparcialidade e a iseno. A tendenciosidade deve ser evitada para garantir que os dados levantados retratem fielmente a realidade e no aquilo que o pesquisador espera.

71

Metodologia da Pesquisa

No caso das pesquisas que utilizam como fonte de dados material cientfico previamente publicado por outros autores ou ainda documentos, pblicos ou privados, que ainda no receberam tratamento analtico, como a pesquisa documental, esforos devem ser empregados para selecionar adequadamente o material que ser utilizado como fonte de informaes. Para as pesquisas bibliogrficas apresentamos um roteiro que poder auxililo:

A. Identificao das fontes bibliogrficas:

Constituem-se fontes para a pesquisa bibliogrfica: Fontes primrias

Apresentam trabalhos originais publicados pela primeira vez pelos autores. So exemplos de fontes primrias: teses e dissertaes, livros, relatrios tcnicos, artigos em revistas cientficas, anais de congressos. Fontes secundrias Contm trabalhos no originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais. Exemplos: artigos de reviso bibliogrfica, livrostexto, tratados e enciclopdias. Fontes tercirias Contm ndices categorizados de trabalhos primrios e secundrios, podendo ou no apresentar um resumo. Bases de dados bibliogrficos, ndices e listas bibliogrficas. Primeiramente o pesquisador dever identificar nestas fontes quando foram e onde esto publicados os trabalhos relacionados sua rea de estudo. A internet representa uma ferramenta importante na localizao destas fontes. Assim, o mais prtico buscar nas fontes tercirias bases de dados disponveis na rede, atravs de palavras-chave uma relao de trabalhos relacionados.

72

Metodologia da Pesquisa

Na unidade anterior, j indicamos a biblioteca como uma importante fonte para o levantamento bibliogrfico. A seguir, destacamos outros endereos importantes para o pesquisador: Biblioteca Virtual da Educao (http://bve.cibec.inep.gov.br/) A Biblioteca Virtual de Educao (BVE) uma ferramenta de pesquisa de stios educacionais, do Brasil e do exterior. voltada a pesquisadores, estudiosos, professores, universitrios, ps-graduandos e alunos de todas as sries escolares. CAPES (http://www.periodicos.capes.gov.br) Pgina gratuita, mantida pela Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior (CAPES), apresentando acesso a teses e peridicos em todas as reas do conhecimento. SCIELO (http://www.scielo.org) A Scientific Electronic Library Online (SciELO) uma biblioteca virtual que abrange uma coleo de peridicos cientficos brasileiros, propiciando acesso gratuito a textos completos. O acesso a esta coleo pode ser feito atravs da lista alfabtica de ttulos dos peridicos, ndice de assuntos ou palavras-chave.

Bireme (http://www.bireme.org) Proporciona acesso informao cientfico-tcnica em sade, relevante e

atualizada e de forma rpida, eficiente e com custos adequados. O pesquisador pode cadastra-se no site e solicitar os artigos que s estiverem disponveis em bibliotecas muito distantes de sua residncia. Web of Science (http://www.webofscience.com) Site com informaes sobre artigos publicados em todas as reas do conhecimento (Cincias, Cincias Humanas e Sociais, Artes e Humanidades), a partir de 1945. Em cada artigo listado, pode ser obtido o resumo, as referncias e as citaes. Apresenta a restrio para utilizao mediante assinatura ou acesso atravs de instituies de ensino pblico.

73

Metodologia da Pesquisa

Medline (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/PubMed) MEDLINE (MEDlars onLINE) uma base de dados bibliogrfica criada pela

Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos (National Library of Medicines - NLM), na qual so indexadas publicaes referentes medicina, enfermagem, odontologia, medicina veterinria, sade pblica e cadeiras bsicas (fisiologia, anatomia, bioqumica, etc). Atravs desta base possvel ter acesso s citaes bibliogrficas e resumos de trabalhos publicados em mais de 3000 peridicos correntes da rea biomdica, publicados nos Estados Unidos e em outros pases. A base apresenta predomnio da lngua inglesa e apresenta registros desde 1966. No h dvidas de que a internet representa uma revoluo no que concerne troca de informao. Contudo, esta facilidade na busca e coleta de dados pode oferecer alguns perigos, principalmente quando relacionados veracidade das informaes publicadas. Os critrios para manuteno de qualidade da informao na rede no so muito rigorosos, ou seja, qualquer indivduo pode criar sua homepage com qualquer contedo. Assim, imaginemos que algum elabore uma pgina sobre o Brasil. Este indivduo pode descrev-lo como um pas cujo regime poltico a Monarquia e sua moeda corrente a Realeza. Desta forma, devemos considerar que informaes colhidas na internet devem ser cuidadosamente confirmadas. Por este motivo, durante uma pesquisa cientfica, deve-se buscar as fontes em sites com finalidade cientfica. As homepages comerciais devem ser usadas com restries.

B. Seleo das fontes a serem obtidas

Eliminar duplicaes, revistas difceis de achar, trabalhos muito similares dos mesmos autores, etc.

Ler os ttulos e resumos e eliminar as referncias pouco relevantes.

74

Metodologia da Pesquisa

C. Localizao e obteno

Formas de obteno: Artigo em texto completo on line; Revista/livro disponvel em biblioteca; Emprstimo interbibliotecas (informe-se na biblioteca da UNIVERSO ou da instituio mais prxima a voc); Separata com colega ou orientador; Solicitar separata ao autor; Pedido on line.

D.

Leitura, sumarizao das citaes relevantes

Leitura sistemtica por ordem de prioridade e do mais recente para o mais antigo.

Fazer anotaes suplementares de leitura, visando futura redao.

Uso de fichas sistemticas, contendo a referncia, resumo, comentrios, grau de interesse ou localizao.

Anlise dos dados

A anlise dos dados compreende a apurao das informaes obtidas. As variveis a serem observadas e medidas diferem-se normalmente pela forma como so medidas. Podemos facilmente atribuir valores a algumas variveis, como idade de uma pessoa, seu peso, sua altura, nmero de filhos, anos de estudo ou a freqncia com que algum fenmeno acontece. Por outro lado, para algumas

75

Metodologia da Pesquisa

caractersticas, a atribuio de valores ou nveis mais difcil como, por exemplo, aferio de sentimentos, percepes ou conhecimento sobre um assunto. As primeiras variveis exemplificadas so chamadas de quantitativas e as ltimas, qualitativas. De acordo com o tipo de varivel utilizado possvel fazer a classificao da pesquisa em pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa. Neste material, preferimos utilizar a classificao proposta na unidade 3. Abordamos esta classificao por fazer parte da literatura sobre o assunto. possvel encontrar autores que defendem um tipo ou outro, contudo entendemos que:

...no h contradio, assim como no h continuidade, entre investigao quantitativa e qualitativa. Ambas so de natureza diferente. A primeira atua em nveis da realidade [...]. A segunda trabalha com valores, crenas, representaes, hbitos, atitudes e opinies. A primeira tem como campo de prticas e objetivos trazer luz dados, indicadores e tendncias observveis. Deve ser utilizada para abarcar, do ponto de vista social, grandes aglomerados de dados, de conjuntos demogrficos, por exemplo, classificando-os e tornando-os inteligveis atravs de variveis. A segunda adequa-se a aprofundar a complexidade de fenmenos, fatos e processos particulares e especficos de grupos mais ou menos delimitados em extenso e capazes de serem abrangidos intensamente. Do ponto de vista epistemolgico, nenhuma das duas abordagens mais cientfica do que a outra (grifo nosso). De que adianta ao investigador utilizar instrumentos altamente sofisticados de mensurao quando estes no se adequam compreenso de seus dados ou no respondem a perguntas fundamentais? Ou seja, uma pesquisa, por ser quantitativa, no se torna objetiva e melhor, ainda que prenda manipulao sofisticada de instrumentos de anlise, caso deforme ou desconhea aspectos importantes dos fenmenos ou processos sociais estudados. Da mesma forma, uma abordagem qualitativa em si no garante a compreenso em profundidade.[...]. Tanto do ponto de vista quantitativo quanto do ponto de vista qualitativo, necessrio utilizar todo o arsenal de mtodos e tcnicas que ambas as abordagens desenvolveram para que fossem consideradas cientficas. [...] Assim, o estudo quantitativo pode gerar questes para serem aprofundadas qualitativamente, e vice-versa. (MINAYO & SANCHES, 1993).

76

Metodologia da Pesquisa

A seguir apresentamos as formas de anlise dos dados quantitativos e qualitativos.

a) Dados Quantitativos Quando a pesquisa trata de dados quantitativos, os dados so analisados atravs da estatstica descritiva ou inferencial. A estatstica descritiva utiliza distribuio de freqncias, medidas de posio e disperso entre outras, enquanto a inferencial compreende a aplicao de testes estatsticos. Para a anlise de dados quantitativos, a utilizao de aplicativos fundamental. Podem ser usados programas como o MS Excel ou o OpenCalc, que apresentam recursos tanto para tabulao dos resultados quanto para realizao dos testes estatsticos. Existem ainda programas destinados especialmente a estas anlises como o SPSS ou o Epi-Info. O SPSS um programa que exige licena para sua utilizao, contudo o Epi-Info foi desenvolvido pela Organizao Mundial de Sade e seu acesso gratuito. Consulte o site www.cdc.gov/EpiInfo. Aps a tabulao dos dados obtidos, utilizando um destes programas possvel descrever a prevalncia de uma determinada doena ou a freqncia de crianas que apresentam dificuldades de aprendizagem. possvel descrever ainda a mdia de idade dos pacientes examinados ou das crianas avaliadas. Se o pesquisador lanar mo da estatstica inferencial ser possvel determinar se a diferena encontrada em um grupo ou outro estatisticamente significante. Para tanto, ser necessrio aplicar um teste estatstico aos resultados encontrados. Este teste estabelece se os resultados encontrados pelo pesquisador so estatisticamente significantes, ou seja, se a probabilidade de ocorrer valores iguais ou menores do que aqueles obtidos por acaso baixa (VIEIRA & HOSSNE, 2001). Para realizar a anlise estatstica de sua amostra, o pesquisador deve consultar um estatstico, especialista no assunto, para juntos identificarem qual ou quais os testes mais apropriados para sua pesquisa.
Inferncia - operao que consiste em, tomando por base amostras estatsticas, efetuar generalizaes. (HOUAISS, 2006)

77

Metodologia da Pesquisa

b) Dados Qualitativos Dados qualitativos representam dados no-mtricos, cuja anlise tende a ser mais complexa, pois as informaes obtidas no podem ser diretamente tabuladas e contadas. Representam dados qualitativos as informaes obtidas em entrevistas, discursos, conversas, notas de campo, materiais audiovisuais ou notas biogrficas. Assim, imagine o trabalho de um pesquisador ao final de um trabalho de campo, em que utilizou entrevista semi-estruturada para determinar a percepo de adolescentes sobre a violncia em suas escolas. Se este pesquisador utilizou entrevista semi-estruturada, como este pesquisador deve proceder para obter concluses a partir dos dados coletados? Primeiramente, o pesquisador dever organizar e classificar o material obtido, de acordo com categorias previamente definidas. um trabalho rduo e, numa primeira etapa, mais braal do que propriamente analtico. Para ajudar na realizao desta etapa da anlise de dados coletados, dispe-se de alguns aplicativos que podem ajudar no trabalho. Esses aplicativos criam um ambiente digital que pode ser utilizado leitura/interpretao de materiais advindos de pesquisa com dados qualitativos. Entre os mais prticos, encontram-se o FolioViews e o NUD*IST (Qualitative Solutions and Research). Terminada a etapa de organizao e classificao do material coletado, o pesquisador dever ler e analisar em profundidade as informaes, de modo a produzir interpretaes e explicaes que procurem responder o problema e as questes que motivaram a investigao. Assim, articulando as fontes geradas nos trabalhos de campo, como fragmentos de discursos, imagens, trechos de entrevistas e o referencial terico, o pesquisador far suas consideraes e passar a descrever os resultados e explicaes para o fenmeno estudado. A abrangncia e generalizao destes resultados dependero da ponte que se possa construir entre o pequeno universo investigado e universos sociais mais amplos.

78

Metodologia da Pesquisa

Interpretao dos resultados

A interpretao dos resultados o processo de entender o significado da anlise dos dados obtidos e as implicaes destes na prtica e para a pesquisa. Este o item mais complexo na execuo da pesquisa, pois requer do pesquisador uma postura crtica de como foi conduzida sua pesquisa falhas e limitaes, para que no superestime seus resultados. Alm disso, necessrio domnio do tema da pesquisa para identificar os pontos fracos e fortes dos resultados obtidos. Durante a interpretao dos resultados, o pesquisador deve ressaltar a contribuio da sua pesquisa para o meio acadmico ou para o progresso da cincia e da tecnologia. O pesquisador deve identificar os resultados mais significativos e apontar as divergncias e convergncias destes com a literatura cientfica consultada. Nesta parte, pode-se resumir que: O pesquisador far as ilaes que a lgica lhe permitir e aconselhar, proceder as comparaes pertinentes e, com base nos resultados alcanados, enunciar novos princpios e far as generalizaes apropriadas. (RUDIO, 2000, p. 129)

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

79

Metodologia da Pesquisa

Ao final desta unidade j ultrapassamos a metade do nosso caminho da pesquisa. Alguns podem pensar que a pesquisa terminou, afinal j encontramos os resultados para nossas indagaes iniciais. Contudo, temos que lembrar que ainda falta uma parte, que compreende a apresentao dos resultados comunidade cientfica, certo? Ento, vamos para a nossa ltima unidade.

80

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 5
1. Durante a execuo de uma pesquisa, o pesquisador realiza as seguintes atividades, exceto: a) b) c) d) e) Aplicao da metodologia elaborada. Redao do protocolo de pesquisa. Discusso dos resultados. Elaborao das concluses. Coleta de dados.

2. Na fase de execuo da pesquisa, o pesquisador tem como atribuies: I. II. III. a) b) c) d) e) Coletar os dados de sua pesquisa. Fazer uma anlise dos dados observados. Encaminhar seu projeto ao comit de tica em pesquisa. As afirmativas I e II esto corretas. As afirmativas II e III esto corretas. As afirmativas I e III esto corretas. As afirmativas I, II e III esto corretas. Apenas a afirmativa I est correta.

3. Durante a anlise de dados quantitativos, o pesquisador dever, exceto: a) b) c) d) e) Organizar os dados obtidos. Tabular os dados. Preparar a distribuio de frequncias. Utilizar de recursos manuais ou computacionais para a tabulao e anlise dos dados. Realizar a anlise de discurso.

81

Metodologia da Pesquisa

4. Execuo da pesquisa significa ____________ os procedimentos planejados para alcanar os ___________, obedecendo aos ____________, ao _________ e ao oramento estabelecido pelo pesquisador.

a) b) c) d) e)

executar objetivos aspectos ticos cronograma. observar hipteses aspectos ticos cronograma. executar hipteses aspectos ticos cronograma. planejar hipteses aspectos ticos cronograma. planejar hipteses aspectos ticos recurso financeiro.

5. Durante a etapa de anlise e discusso dos resultados de uma pesquisa, o pesquisador dever executar as seguintes tarefas, exceto: a) b) c) d) e) Desenvolver viso crtica do resultado obtido. Elaborar um cronograma para a pesquisa. Confirmar ou rejeitar hipteses. Ressaltar a contribuio da sua pesquisa para o meio acadmico ou para o progresso da cincia e da tecnologia. Fazer comparao com outros trabalhos j realizados.

82

Metodologia da Pesquisa

83

Metodologia da Pesquisa

Apresentao e divulgao da pesquisa

Monografia. Pginas pr-textuais. Pginas textuais. Pginas ps-textuais. Formulrio eletrnico sobre a monografia. Apresentao oral da monografia.

84

Metodologia da Pesquisa

Chegamos ltima unidade da nossa disciplina. A unidade 6 consiste na apresentao e divulgao da pesquisa. Esta etapa representa a transcrio do seu trabalho para um documento que ser lido por outros pesquisadores, ou seja, a apresentao do conhecimento cientfico produzido a outros pesquisadores.

OBJETIVOS DA UNIDADE:

Identificar as formas disponveis para apresentao e divulgao dos

resultados de uma pesquisa cientfica, bem como os princpios norteadores para a preparao e apresentao, escrita e oral, de sua monografia.

PLANO DA UNIDADE:

Monografia. Pginas pr-textuais. Pginas textuais. Pginas ps-textuais. Formulrio eletrnico sobre a monografia. Apresentao oral da monografia.

Bem-vindo sexta Unidade de Estudo. Bom estudo!

85

Metodologia da Pesquisa

A apresentao e a divulgao da pesquisa cientfica so realizadas atravs da redao de um texto cientfico, no qual os leitores podero ter acesso ao conhecimento produzido com a sua pesquisa. importante diferenciar um texto cientfico dos textos comerciais e literrios. A diferena entre eles est no seu objetivo principal. Assim, enquanto um texto cientfico procura apresentar conhecimento cientfico desenvolvido em uma pesquisa, o texto literrio tem finalidade artstica, ou seja, divulgar uma produo cultural. Os poemas e as crnicas so exemplos de textos literrios. Por outro lado, os textos comerciais tm finalidade de apresentar orientaes formais relacionadas a um determinado produto, servio ou ambiente de trabalho. Como exemplos de textos comerciais podemos citar os manuais de produtos, os ofcios ou memorandos. Muitos consideram esta fase como muito difcil, porm ela de suma importncia para divulgao do conhecimento. Existem alguns formatos de textos cientficos como Resenha, Relatrio Cientfico, Monografia, Artigo Cientfico, entre outros. A forma escolhida depende da inteno do pesquisador ou das exigncias acadmicas a que o texto ser submetido. O Conselho Nacional de Educao exige que, para a concluso de alguns cursos, o aluno apresente uma monografia ou trabalho de concluso de curso. O formato deste trabalho depende de cada curso e varia de instituio para instituio. Contudo, aps a concluso de seu trabalho voc poder apresent-lo em um congresso de sua rea de interesse ou mesmo submet-lo publicao. Estas so formas importantes de divulgar o conhecimento cientfico e desenvolver o seu curriculum vitae. Converse com seu orientador para juntos avaliarem estas possibilidades. No captulo 5 do META esto disponveis as recomendaes para apresentao de pesquisas em eventos cientficos. L voc receber as orientaes para preparar um resumo, um painel cientfico ou a apresentao oral de um trabalho. Caso sua opo seja por realizar um artigo cientfico, o captulo 3 (Tipos de pesquisa) apresenta as orientaes gerais para redao desse tipo de texto cientfico. Ressalta-se que cada peridico apresenta suas prprias normas de apresentao e antes de submeter seu artigo ser necessrio adequ-lo s normas do peridico selecionado.

86

Metodologia da Pesquisa

Resenha: Apresentao do contedo de uma obra pronta, acompanhado de avaliao crtica. Compreende a leitura, resumo, crtica e formulao de um conceito sobre a obra analisada. Geralmente realizada por pessoas experientes na rea. Monografia: Estudo aprofundado sobre tema especfico particular, com suficiente valor representativo que obedece rigorosa metodologia e permite aprofundamento no estudo da rea. Geralmente a monografia o trabalho exigido pelos concluintes de cursos de graduao e ps-graduao Lato Sensu (Especializao). Relatrio Cientfico: Trata-se de um documento descritivo que objetiva relatar os resultados de uma pesquisa de campo ou de laboratrio. geralmente utilizado para informar o patrocinador ou a agncia de fomento da pesquisa sobre sua evoluo. Artigo Cientfico: So textos curtos em nmero de pginas, porm completos em seu contedo e que apresentam pesquisas cientficas ou outras novidades relacionadas determinada rea de conhecimento. Geralmente so publicadas em revistas especializadas ou peridicos. Com o avano da internet, alguns artigos so disponveis para consulta on line, em sites das editoras ou bases de pesquisa. Curriculum vitae (do Latim carreira de vida): Conjunto de dados concernentes ao estado civil, ao preparo profissional e s atividades anteriores de quem se candidata a um emprego. Tambm se diz, apenas e em Portugus, currculo (Ferreira, 1986).

Monografia
A apresentao de uma monografia, por um aluno, a forma utilizada por muitas instituies para verificar se este capaz de reconhecer, desenvolver e concluir um problema, em determinada rea de estudo, de forma adequada (SANTOS, 2006). Assim, por tratar-se de um trabalho acadmico apresentado na forma de um texto cientfico fundamental que o texto seja escrito de forma apurada, procurando observar tanto os padres cultos do vernculo, quanto a correo de seu contedo e as normas de apresentao grfica determinadas pela ABNT. Santos (2006, p.32) afirma que redigir um texto cientfico significa comunicar corretamente dados e informaes corretas.

87

Metodologia da Pesquisa

Os captulos 3 e 6 do META sero importantes coadjuvantes na preparao de sua monografia, pois apresentam as orientaes para redao do contedo dos trabalhos de concluso de curso e as normas para apresentao grfica da monografia, respectivamente. Destacamos alguns pontos que devem ser respeitados durante a redao de seu texto: a) b) c) d) Clareza na linguagem. Preciso evite perodos longos e pouco conclusivos. Linguagem Culta Formalidade. Uso da terceira pessoa do singular da voz passiva, para despersonalizar o mais possvel.

IMPORTANTE! importante destacar que o texto deste material didtico foi escrito na primeira pessoa, numa linguagem chamada de dialgica, ou seja, que busca estabelecer um dilogo com o leitor. Este recurso foi utilizado por tratar-se de um material para a metodologia de ensino a distncia. Assim, esta linguagem no se aplica a sua monografia seu texto dever ser impessoal.

e) f) g) h) i)

Vocabulrio especfico da rea do estudo. Correo gramatical absoluta. Lgica na organizao textual. Aprofundamento terico e explicativo. Uniformidade esttica.

88

Metodologia da Pesquisa

IMPORTANTE! Antes de prosseguir as orientaes, vamos relembrar aquele conselho das unidades 4 e 5: faa sempre uma cpia de segurana de todo o material que voc est escrevendo.

a) Pginas Pr-textuais As orientaes so apresentadas nas pginas do META. Embora esta parte preceda as pginas textuais, ela s ser redigida ao final do trabalho, pois muitas informaes desta seo s estaro disponveis quando todo o contedo j estiver pronto. b) Pginas Textuais Esta a parte do verdadeiro contedo do seu trabalho. Siga as orientaes das pginas 31 a 35 do META para elabor-las. Voc poder aproveitar um pouco do que j foi redigido no projeto de pesquisa, bastando fazer as adaptaes e ajustes necessrios. Uma recomendao importante diz respeito aos autores citados. Cada vez que citar uma determinada referncia, no deixe de list-la na seo referncias. Isto facilitar a redao das pginas ps-textuais e evitar que alguma referncia seja esquecida. Apresentamos um resumo sobre o que deve constar em cada parte desta seo: c) Pginas Ps-textuais Assim como as demais sees, sua elaborao deve seguir a descrio nos captulos 3 e 6 do META. Antes de entregar seu trabalho recomenda-se uma leitura cuidadosa de todo o contedo, procurando revisar tanto a coerncia do contedo, quanto os aspectos relacionados apresentao grfica do trabalho, como correo do vernculo, numerao das pginas, margens, correo da ordem alfabtica e respeito s normas de elaborao das referncias, entre outros.

89

Metodologia da Pesquisa

ITEM Introduo

CONTEDO Apresentao do problema. Os antecedentes do problema. As questes atuais. As controvrsias. Relevncia do trabalho. Objetivo. Reviso de Literatura: descrio das idias e posies dos autores, conceitos e teorias relacionadas ao tema do trabalho. Metodologia: descrio dos mtodos e tcnicas utilizadas na coleta dos dados. Resultados: apresentao dos dados obtidos. importante a utilizao de texto para descrio dos resultados, como tambm a representao grfica dos resultados atravs da utilizao de grficos, tabelas e fotografias. O captulo 6 do META apresenta as orientaes para a incluso destas figuras em seu trabalho. Discusso: confronto de argumentos; apresentao de idias divergentes ou convergentes entre autores, comparao com outros trabalhos j realizados. Sntese da abordagem fundamental, dos argumentos. Oferece uma sugesto de seqncia do estudo realizado.

Captulos

Concluso

sabido que a produo de uma monografia no um trabalho simples, porque demanda esforo e concentrao. Desta forma, pequenos erros podem passar despercebidos durante a construo do texto. Assim, a releitura contribuir para garantir a excelncia de seu trabalho. O ideal que esta reviso seja feita alguns dias depois da concluso de seu trabalho, pois permite um tempo de descanso para voc. Caso contrrio, a finalizao estar to absorvida pelo trabalho que ser difcil identificar as correes necessrias. Decorrido este tempo, voc ver que a leitura do trabalho fluir com mais naturalidade e os erros sero mais perceptveis.

90

Metodologia da Pesquisa

Formulrio eletrnico sobre a monografia

Ao concluir seu trabalho e feitas todas as correes pelo seu orientador, ser necessrio preencher o formulrio eletrnico sobre trabalhos de concluso de curso. Este formulrio est disponvel no link META, em www.universo.edu.br., no campo formulrio eletrnico-TCC. O preenchimento do formulrio simples e as informaes solicitadas j fazem parte do trabalho concludo, no sendo necessrio elaborar nenhuma informao adicional. Aps o preenchimento, ser gerado um recibo de comprovao que dever ser entregue juntamente com a verso final do seu trabalho. Para mais orientaes consulte o item 3.3 do META.

Apresentao oral da monografia

Com a concluso da parte escrita de sua monografia, chega o momento de preparar-se para a apresentao oral do seu trabalho. Muitos alunos relatam que ficam preocupados, pois tm medo de falar em pblico. Realmente, apresentar-se a outras pessoas pode ser um tanto assustador para quem no est acostumado. Mas, voc estar a frente de seu orientador, dos professores da banca e de seus colegas de curso. Todos j passaram ou ainda passaro por esta experincia e sabem bem como o apresentador est se sentindo. Lembre-se de que naquele momento voc a pessoa que mais compreende o tema daquela pesquisa e esta a hora de apresentar todo o conhecimento obtido com a pesquisa. Alguns requisitos so importantes para a apresentao oral de um trabalho de pesquisa: 1. Clareza na exposio do contedo procure utilizar linguagem simples e adequada ao tema, sendo sempre claro ao apresentar os conceitos estudados.

91

Metodologia da Pesquisa

2. Adequao da extenso da sua apresentao ao tempo disponvel verifique o tempo disponvel. Geralmente o tempo destinado apresentao no permite a descrio de todo o contedo da monografia, sendo necessrio identificar as partes mais importantes a serem apresentadas. 3. Sequncia discursiva ao selecionar as partes mais adequadas a apresentao, importante observar se essa seleo apresenta um encadeamento lgico das idias. 4. Aspectos exteriores procure manter o autocontrole, a boa dico (entonao, timbre e altura da voz) e uma postura correta. Nada de encostar-se na parede, colocar as mo nos bolsos ou usar de grias ou palavras pouco apropriadas a um ambiente acadmico. 5. Recursos udios-visuais a utilizao destes recursos pode tornar a apresentao de seu trabalho mais dinmica. Podem ser usados desde cartazes at a elaborao de slides, transparncias e apresentao utilizando projetor multimdia (Datashow). Verifique com seu orientador quais os recursos disponveis para sua apresentao e selecione aquele com que estiver mais familiarizado. Seja qual for o recurso escolhido, o importante a ser observado que este material apenas um apoio a sua apresentao e deve, portanto ser utilizado para apresentao de esquemas, figuras, grficos, tabelas. Caso seja inserido algum texto, este dever ser conciso, apresentando a idia principal que ser desenvolvida. Na preparao destes recursos devem ser utilizadas fontes de um tamanho que possam ser lidas a distncia. Alm disso, importante observar a esttica do material bem como a correo gramatical do texto que ser apresentado.

92

Metodologia da Pesquisa

6. Ensaio este recurso importante, principalmente se voc no est acostumado a apresentar-se para muitos espectadores. Procure ensaiar sua apresentao, repassando quantas vezes forem necessrias at que o texto seja apresentado de forma fluente. 7. Mantenha a calma parece uma recomendao bvia, mas bom relembrar que o nervosismo s prejudicar a sua desenvoltura. Por isso, lembre-se de todo esforo que fez para construir seu trabalho e no deixe que o medo atrapalhe voc.

HORA DE SE AVALIAR No esquea de realizar as atividades desta unidade de estudo, presentes no caderno de exerccio! Elas iro ajud-lo a fixar o contedo, alm de proporcionar sua autonomia no processo de ensino-aprendizagem. Caso prefira, redija as respostas no caderno e depois as envie atravs do nosso ambiente virtual de aprendizagem (AVA) ou pelo correio (em formulrio prprio). Interaja conosco!

Chegamos ao final da nossa disciplina. At aqui estudamos como, por que e de que forma realizar uma pesquisa cientfica. Esperamos que seu aproveitamento tenha sido o melhor possvel e que a experincia deste maravilhoso universo chamado pesquisa tenha conquistado voc. Parabns pela concluso de sua disciplina e sucesso no restante do seu curso!

93

Metodologia da Pesquisa

Exerccios unidade 6
1.Recomenda-se que durante a apresentao oral de uma monografia o aluno procure adotar as seguintes condutas, exceto: a) b) c) d) e) Ensaiar antes da apresentao para manter a calma. Utilizar vocabulrio adequado ao assunto. Preparar questes para debate com a turma. Elaborar fichas para servir como guias durante a apresentao. Utilizar recursos udio-visuais com muito texto e poucas figuras.

2.Entre os itens abaixo, assinale aquele que no faz parte de uma monografia: a) b) c) d) e) Introduo. Desenvolvimento. Concluso. Cronograma. Capa.

3.A comunicao dos resultados o momento importante do trabalho de investigao cientfica. Entre as opes abaixo, assinale aquela que no representa um texto adequado publicao de uma pesquisa cientfica: a) b) c) d) e) Artigo cientfico. Tese. Dissertao. Dirio Oficial da Unio. Monografia.

94

Metodologia da Pesquisa

4.Sobre os textos cientficos, marque a afirmativa incorreta: a) b) c) d) e) Dissertao um texto apresentado para obteno do grau acadmico de Mestre. Muitos sites da Internet apresentam bases de dados para consultas de textos cientficos. Resumo uma sntese das idias essenciais de um texto mantendo como base o entendimento do autor. Existem vrios peridicos disponveis na literatura cientfica brasileira e internacional que apresentam os resultados de pesquisas recentes. O principal objetivo dos textos cientficos a interpretao da realidade segundo a viso do pesquisador. Dessa forma, o rigor nas normas e mtodos torna-se irrelevante.

5. Durante a redao de um texto cientfico devem ser observados alguns aspectos, EXCETO: a) b) c) d) e) Aprofundamento terico e explicativo. Uso da primeira pessoa do singular da voz passiva para tornar o texto o mais prximo da linguagem do leitor. Vocabulrio especfico da rea do estudo. Clareza e preciso na linguagem. Texto bem organizado sob o ponto de vista esttico e normativo.

95

Metodologia da Pesquisa

Consideraes finais

Chegamos ao final dos estudos de Metodologia da Pesquisa. Ao longo das unidades de estudo voc aprendeu sobre o conhecimento cientfico e os demais tipos de conhecimento, bem como a importncia daquele no desenvolvimento da cincia. Durante as unidades, compreendemos a definio de pesquisa, sua tipologia e as etapas necessrias sua realizao. Pudemos ainda discutir um pouco sobre as formas de tornar nosso estudo mais proveitoso. O Ensino a Distncia o parabeniza por ter concludo seus estudos, aumentando sua bagagem com conhecimentos e habilidades que iro benefici-lo por toda a vida. Mas a aprendizagem no para por aqui. Mantenha o hbito de ler, atualize-se sempre e no esquea de praticar o que foi aprendido.

Uma viso sem ao meramente um sonho. Uma ao sem viso carece de sentido. Uma viso com ao pode mudar o mundo. (Arthur Joel Barker do filme Descobrindo o Futuro)

Sucesso!

96

Metodologia da Pesquisa

Conhecendo o autor

Roberta Barcelos graduada em Odontologia e Mestre e Doutora em Odontopediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ex-Diretora de Psgraduao e Pesquisa do campus Niteri, da Universidade Salgado de Oliveira. Atualmente, Professora Titular da Universidade Federal Fluminense na rea de Odontologia.

97

Metodologia da Pesquisa

Referncias

AGRASSO NETO, Manoel. Servio de referncia e informao para portais de conhecimento de grupos de pesquisa: proposta de um modelo conceitual. 2005. 214 p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produo) Programa de PsGraduao em Engenharia de Produo, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2005. CERVO, Amado Luiz; Bervian, Pedro Alcino. Metodologia Cientfica. 5 ed. So Paulo: Practice Hill, 2002. 242 p. CHERMANN, Mauricio; BONINI, Luci Mendes. Educao distncia: novas tecnologias em ambientes de aprendizagem pela Internet. So Paulo: Universidade de Braz Cubas, 2000. 86 p. CONSELHO NACIONAL DE SADE (Brasil). Resoluo n 196, de 10 de Outubro de 1996. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos.
Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/docs/Resolucoes/Reso196.doc.

EL-GUINDY, Moustafa M. Metodologia e tica na Pesquisa Cientfica. So Paulo: Santos, 2004. 175 p. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Novo Dicionrio da Lngua Portuguesa. 2 ed. rev. e amp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. 1838 p. FREIRE, Paulo. Ao cultural para a liberdade e outros escritos. 5 ed. So Paulo: Paz e Terra, 1981. 149 p. GIL, Antonio Carlos. In: ___. Mtodos e tcnicas de pesquisa social. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1995. 127p. HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. 3008 p.

98

Metodologia da Pesquisa

LIMA, Manolita Correia. Monografia a engenharia da produo acadmica. So Paulo: Saraiva, 2004. 210 p. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Cientfica. 5 ed. So Paulo: Atlas, 2002. 311 p. MINAYO, M. C. S. & SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposio ou Complementaridade? Cad. Sade Pbl., Rio de Janeiro. v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set. 1993. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientfica: para alunos dos cursos de graduao e ps-graduao. So Paulo: Loyola, 2002. 139p. RUDIO, Franz Victor. Introduo ao projeto de pesquisa cientfica. 27 ed. Petrpolis: Vozes, 2000. 144 p. RUIZ, Joo lvarez. Metodologia Cientfica: guia para eficincia nos estudos. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1996. 186 p. SANTOS, Antnio Raimundo dos. Metodologia Cientfica: a construo do conhecimento. 6 ed. Revisada. Rio de Janeiro: DP&A. 168p. VIEIRA, Sonia; HOSSNE, W. S. Estatstica: Mito e Realidade. In: ____. Metodologia Cientfica para a rea de sade. Rio de Janeiro: Campus. 2001. 200p.

99

Metodologia da Pesquisa

nexos

100

Metodologia da Pesquisa

Gabaritos
Unidade 1 1. 2. 3. 4. 5. A D A E D

Unidade 2 1. 2. 3. 4. 5. B D E D E

Unidade 3 1. 2. 3. 4. 5. A A C E B

Unidade 4 1. 2. 3. 4. 5. C D D A A

101

Metodologia da Pesquisa

Unidade 5 1. 2. 3. 4. 5. B A E A B

Unidade 6 1. 2. 3. 4. 5. 6. E D D E B

102

Das könnte Ihnen auch gefallen