Sie sind auf Seite 1von 4

Anlise histrica da terminologia do piano no Rio de Janeiro

Mayra Pereira*1
*

Doutoranda do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)
1

mayrapereira@gmail.com

Palavras-Chave Pianoforte, fortepiano, organologia

RESUMO
Baseando-se em extratos de 4 fontes documentais primrias do sculo XIX Inventrios post-mortem, Jornais, Decretos Rgios e Dicionrios musicais e de lngua portuguesa o presente trabalho aborda a questo da problemtica da terminologia aplicada ao piano no Rio de Janeiro oitocentista. A partir de uma anlise histrica que remete prpria inveno do instrumento na Europa, constata-se o uso indiscriminado de uma imprecisa nomenclatura referente a este instrumento, alm de apresentar as inmeras expresses existentes nesta poca que so de difcil compreenso para o msico atual e suas possveis interpretaes.

I.

INTRODUO

As pesquisas sobre instrumentos musicais no Brasil atravs de fontes primrias revelam uma questo que nos ltimos anos tem sido levantada por alguns pesquisadores: o problema da terminologia. Documentos histricos dos sculos XVIII e XIX evidenciam a prtica comum de se atribuir vrios nomes a um mesmo instrumento musical. Esta impreciso na nomenclatura, que aparentemente no causou nenhum problema naquela poca, suscita hoje incorretas interpretaes e, em alguns casos, sua exata especificao torna-se, luz dos conhecimentos atuais, uma tarefa extremamente complexa. A terminologia aplicada ao piano no Rio de Janeiro oitocentista enquadra-se exatamente no caso mais extremo. Baseando-se em extratos de quatro fontes documentais primrias do sculo XIX Inventrios post-mortem, Jornais, Decretos Rgios e Dicionrios musicais e de lngua portuguesa o presente trabalho constata o uso indiscriminado de uma imprecisa nomenclatura referente a este instrumento, alm de apresentar as inmeras expresses existentes nesta poca que so de difcil compreenso para o msico atual e suas possveis interpretaes a partir de uma anlise histrica que remete prpria inveno do instrumento na Europa.

II. DO ARPICIMBALO AO PIANO


Segundo as referncias mais antigas encontradas na Itlia a respeito da inveno de Bartolomeu Cristofori, datadas respectivamente de 1700 e 17041 , o nome original do piano parece ter sido Arpicimbalo ou Arpi cimbalo, uma possvel combinao entre cimbalo ou cembalo (do italiano, cravo) e arpi (do italiano, harpa). Especula-se que a expresso Arpicimbalo seria uma referncia ao novo tipo de cravo no usual, diferente do clavicembalo cravo com registro de 4 ou cravo pequeno e do gravecembalo cravo com registros de 8 ou cravo grande. Alm disso, ambas as citaes adicionam ao nome do instrumento a expresso piano e forte, evidenciando a principal caracterstica da nova criao (GOOD, 2005, p. 96).

Em 1711, Scipione Maffei publica um artigo intitulado Nuova invenzione dun gravecembalo col piano e forte sobre o instrumento de Cristofori, na qual se verifica uma modificao na nomenclatura do instrumento. O arpicimbalo alterado aqui para o gravecembalo, mas o foco principal ainda a possibilidade de dinmica do novo tipo de cravo, no havendo de maneira evidente uma preocupao com a divulgao de um nome especfico para tal invento. Ao ultrapassar as fronteiras italianas, a terminologia do piano de Cristofori foi se expandindo ainda mais. Em Portugal, nas primeiras composies para o instrumento publicadas em 1732 por Lodovico Giustini aparece a expresso Cimbalo di piano, e forte detto volgarmente di martelletti, ou seja, Cravo de piano e forte dito vulgarmente de martelos. a primeira vez ao longo da histria do piano que a nova ao de martelos exerce influncia sobre a nomenclatura. No entanto, ainda em terras portuguesas observa-se o uso das palavras Piano Forte pelo importante construtor de instrumentos de teclado portugus Mathias Bostem, provavelmente no ltimo quarto do sculo XVIII, e tambm Forte Piano, j em 1806, em um anncio de jornal que convidava para um leilo dos bens pertencentes ao prprio construtor (VIEIRA, 1900, p. 482-483). Da mesma maneira, na regio da Alemanha tambm se verifica a utilizao de uma terminologia aplicada mecnica do instrumento. As expresses Hammerklavier (Teclado com martelo) e Hammerflgel ([instr.] em forma de asa com martelo) so igualmente empregadas para designar o pianoforte, em contraposio Kielklavier (Teclado com plectro) e Kielflgel ([instr.] em forma de asa com plectro) que se referem ao cravo (CLINKSCALE, 1993, p. ix). Alm disso, as expresses Pianoforte e Fortepiano, tambm so empregadas nos domnios alemes. J. J. Quantz em 1752 refere-se execuo e acompanhamento ao Pianoforte em seu tratado para flauta, enquanto C. P. E. Bach, em seu tratado para teclado de 1753, explana sobre algumas caractersticas do Fortepiano. Nas outras regies em que o pianoforte tambm foi difundido verifica-se a mesma dubiedade na nomenclatura. Na Inglaterra, sabe-se que Charles Jennens possua um Piano-forte Harpsichord (Cravo piano-forte) vindo de Florena em 1732. Em 1772, o construtor Americus Bakers denomina seu instrumento de Forte Piano, o qual literalmente copiado por Robert Stodart em 1777, mas chamado ento de Grand Piano forte. Na Frana, o primeiro registro do instrumento, em 1761, anunciado como Piano e forte clavecins (Cravo piano e forte) do construtor de Strasburgo J. H. Silbermann, mas em 1763 o compositor J. G. Eckard fala sobre a execuo ao Pianoforte no prefcio de suas Sonatas Op. 1. Em 1786, Francesco-Pasquale Ricci (1732-1817) publica um mtodo para Forte-piano, enquanto que em uma enciclopdia editada por Panckoucke em

1788 encontra-se a entrada Forte-piano ou Clavecin marteau (COLE, 2009). vlido acrescentar que a conhecida abreviao Piano j era muito utilizada no sculo XVIII como nome de instrumento e no somente como um sinal referente dinmica. Um caderno de apontamentos sobre afinao dos anos de 1770 emprega amplamente ao longo do texto os termos Forte piano, Piano forte, e nas ltimas pginas Piano (COLE, 1998, p. xi). Assim, as informaes histricas aqui apresentadas apontam o uso indiscriminado de vrios nomes para se denominar o instrumento inventado por Cristofori, o que torna equivocada a conotao atual de que o termo Fortepiano seria sinnimo do piano antigo e Pianoforte, o piano mais recente, prximo do tipo de concerto moderno (COLE, 1998, p. xi). Talvez o nico denominador comum seja que toda a nomenclatura aqui exposta se refere ao piano em forma de asa ou tambm chamado de grand ou de cauda, de tradio tipicamente florentina, isto , originado totalmente a partir do formato de um cravo italiano. Quanto aos outros formatos de instrumento (retangular e vertical e seus derivados), verifica-se uma nomenclatura bem especfica e definida em todas as regies aqui citadas.

para se venderem por preo commodo (JC, 23/08/1828, p. 2, grifo nosso).

Duas possveis interpretaes da nomenclatura usada podem ser levantadas: sua relao com a escola construtiva do instrumento ou procedncia, e com o tipo ou formato do instrumento. Entretanto, nota-se que a primeira suposio deve ser desconsiderada pois termos iguais so aplicados para instrumentos vindos de regies diferentes:
Armazem de moblia, rua dAlfandega n. 47, sortido de novo de huma grande variedade de trastes de mogno de modelos elegantes e modernos; bem como secretarias, mezas para gabinete e escritrio, guarda roupas de Sra; espelhos, e toucadores de diversos tamanhos, mezas, de jogo, ditas para o meio de salas, cadeiras e sofs com assento de palhinha, ditas cobertas de barrigana, ditas de clina de cavallo, forte pianos e pianos fortes Ingleses e da Alemanha, guitarras francesas, soberbos lustres para salas e Igrejas, gaiolas para pssaros, lindos carrinhos e sociveis de criana, &c. o que tudo se vende por preos mdicos (JC, 09/06/1829, p. 2, grifo nosso).

III. PIANOFORTE, FORTEPIANO OU PIANO?


O inventrio post-mortem do botnico Antonio Pereira Ferreira, datado de 1798, revela que a cidade do Rio de Janeiro tomou conhecimento sobre o instrumento de teclado pelo menos uma dcada antes da chegada da corte portuguesa ao Brasil. E foi sob o termo Piano forte que tal instrumento foi primeiramente conhecido2 , assim como tambm se observa no primeiro anncio de venda de piano na Gazeta do Rio de Janeiro: Vende-se um Piano forte muito bom, quem o quizer comprar, falle na rua Direita nas loges das casas No. 15 (GRJ, 26/04/1809, p. 4, grifo nosso) . As expresses fortepiano e piano tambm aparecem nos anncios de vendas e leiles em jornais com muita frequencia, como se observa nos seguintes exemplos: Antonio Jos de Araujo, morador da rua do Alecrim, n. 135, tem para vender hum Forte-Piano Francez de Eraud (GRJ, 25/07/1810, p. 3, grifo nosso) e ainda Na rua Direita No. 28, defronte do Banco vende-se hum grande sortimento de fazendas Francezas, como pianos, violas, musica [...] (GRJ, 25/01/1817, p. 4, grifo nosso). Como reflexo direto da ambigidade de nomes utilizada na Europa, em um primeiro momento acredita-se que estas trs expresses Piano forte, Forte piano e Piano so possibilidades de uma nomenclatura geral. No entanto, exemplos como os transcritos abaixo sugerem alguma diferenciao especfica para o instrumento:
Carlos Cannell faz leilo hoje Sabbado 21 do corrente em sua casa na rua detraz do Hospicio n. 3, de huma poro de lampies, loua e vidros, e huma caixa de vinho tudo pertencente a carga do Bergantim Tennis, que tudo ser vendido infallivelmente junto com algumas fazendas com varia por conta do Seguro; e hum grande surtimento de ferragens, diversos moveis, 2 pianos (hum piano forte, e hum forte piano) [...] (JC, 21/06/1828, p. 3, grifo nosso). Na rua da Cadeia, n. 142 na Fabrica de piannos de Mr. Chretien, ha hum excellente forte pianno novo, 2 piannos fortes e 1 orgo

Sugere-se ento, que as vrias nomenclaturas digam respeito ao formato da caixa do instrumento, podendo ser em forma de asa (de cauda), retangular (de mesa) ou vertical. Analisando cautelosamente o contexto no qual os termos esto inseridos, chegou-se a algum esclarecimento. Quando encontrados em um mesmo anncio de jornal, grande piano e piano forte parecem especificar, respectivamente, piano de cauda e piano de mesa. As expresses piano forte e forte piano, por sua vez, tambm sugerem determinar entre si formatos diferentes, enquanto que o abreviado termo piano pode englobar qualquer um dos tipos de instrumento. No entanto, os dados extrados dos documentos estudados so insuficientes para se determinar uma precisa classificao dos termos piano forte, forte piano e piano. Recorrendo-se ao nico documento encontrado onde se registra conjuntamente o valor unitrio de forte piano e piano forte o Decreto Rgio de 1829 , confirma-se a especulao de que os termos indicam alguma diferena entre os instrumentos, uma vez que possuem preos distintos. Um forte piano avaliado em 600$000 enquanto um piano forte, em 400$000. Todavia, no se pode assumir seguramente a existncia de uma diferena estrutural ou mecnica do instrumento. Alm disso, de acordo com dicionrios musicais e dicionrios de lngua portuguesa do sculo XIX, localizados no Rio de Janeiro ainda hoje, o conceito de alguns destes termos destacados no era nada esclarecedor. A mais antiga das obras, um dicionrio musical datado de 1842, definia como forte-piano: [...] nome dado antigamente ao instrumento que pela sua propriedade de modificar a intensidade dos sons do forte ao fraco, e ao contrario, tomava este nome; hoje denomina-se simplesmente Piano (MACHADO, 1842, p. 80). Em uma outra entrada, a conceituao de piano-forte limita-se a descrever com mais detalhes as caractersticas do instrumento e, como na anterior, a consider-lo como sinnimo de Piano:
[...] por abreviatura, chama-se hoje piano; instrumento de teclado de seis oitavas e mais; he o cravo muito aperfeioado; seu uso acha-se geralmente espalhado, e suas vantagens lhe tem grangeado a estima de que hoje goza; reunindo em si os poderes da harmonia elle por si s pde apresentar todas as partes de que

ella se compe e os seus effeitos. Facil em harmonisar e desenvolver as melodias as mais complicadas, poderoso nos effeitos da intensidade he sobre elle que se tem desenvolvido os maiores genios, os grandes compositores que at ao presente tem escripto (MACHADO, 1842, p. 170).

J em 1873, um dicionrio de lngua portuguesa trazia em um mesmo verbete as trs denominaes como sinnimas:
Piano, ou Piano-Forte, ou Forte-Piano, s.m. Instrumento de musica com teclado, onde se pde reformar ou diminuir o som vontade. - Cantar ao piano. - Piano de cauda. - Uma das melhores fabricas de pianos a de Hertz (Grande Diccionario Portuguez, 1873, vol. 4, p. 530).

E, em 1881, outro dicionrio portugus seguia a mesma linha:


Piano, s.m. instrumento musical formado por uma grande caixa sonora, com um systema especial de cordas e teclado, e que d as notas por percusso: Piano de concerto. Piano de estudo. [Tambem se chama piano forte e forte piano.]|| Piano vertical, piano cujas cordas esto collocadas verticalmente.|| (Diccionario Contemporaneo da Lingua Portugueza, 1881, p. 373).

Percebe-se, desta maneira, que ambos os termos piano, piano forte e forte piano referem-se, provavelmente, tanto aos formatos de asa quanto aos retangulares, e inclusive aos tipos verticais, sem se estabelecer uma exata conveno. A problemtica da terminologia dos pianos no Rio de Janeiro no sculo XIX estende-se ainda mais quando se observa, a partir dos jornais da poca, outras expresses ambguas que corriqueiramente acompanhavam os j confusos nomes piano, piano forte e forte piano. possvel encontrar anunciada a venda de pianos ricos de duas faces do Fabricante Stodart (JC, 23/04/1828, p. 4) e tambm de Pianos de muito superior qualidade, de huma e de duas frentes, do bom author Broadwood ja bem conhecido neste Paiz, e tambem alguns de Stodart e Clementi (JC, 11/06/1828, p. 4). De acordo com a nomenclatura convencional europia, as palavras face e frente correspondem, respectivamente, aos termos italianos fascia e frontalino e indicam lado e frente (STEINER, 2004, p. 313). Nomeando ainda as partes do formato das caixas dos instrumentos em questo de asa e retangular3 de acordo com figuras abaixo, observa-se que as expresses utilizadas nos trechos acima destacados podem dizer respeito exatamente aos lados retos da caixa dos instrumentos (Figura 1).

Sendo assim, um piano denominado de uma frente possivelmente indica um piano de cauda, e um piano de duas frentes, um piano de mesa. Seguindo a mesma linha de raciocnio, um piano de duas faces tambm deve significar um piano retangular, provavelmente por conter duas faces iguais e ao contrrio do piano em forma de asa, o qual possui lados diferentes. Ainda de acordo com os jornais da poca, algumas outras nomenclaturas foram tambm utilizadas para se referir aos dois tipos de instrumentos de cauda e de mesa , porm com menos ambigidade na conotao. Podem ser identificados como referncia ao primeiro tipo (de cauda) os termos grande piano ou grande piano forte, piano comprido (formato da caixa do instrumento) e piano forte horizontal (a relao das cordas com o teclado). Analogamente, o segundo tipo (de mesa) tambm pode ser denominado como piano perpendicular (a relao das cordas com o teclado), piano de mesa, piano portatil e pequeno piano ou manicorne4. Quanto ao formato vertical, apesar de se empregar muitos nomes para sua caracterizao, no h dvidas quanto ao seu significado. Os termos encontrados foram forte piano de parede, pianno forte de parede, forte pianno de feitio d'almario e piano de feitio de almario. Alm da relao com o formato do instrumento, foi tambm localizada uma referncia associando a terminologia com a configurao do teclado propriamente dito. No inventrio post-mortem de Antonio Ribeiro de Avellar, datado de 1794, um piano de oitava larga foi entregue famlia do finado como pagamento de dvidas. A expresso oitava larga pode ter sido empregada em oposio ao termo oitava curta, uma prtica muito utilizada em instrumentos de teclado desde o sc. XVI ao incio do XIX. A oitava curta diz respeito afinao de algumas notas mais graves de um instrumento de teclado em alturas abaixo das suas alturas aparentes ou a diviso de algumas teclas do grave para o maior aproveitamento da extenso de um instrumento com um nmero de notas restrito. O termo oitava larga aplicado ao piano refere-se, provavelmente, grande extenso de seu teclado (PEREIRA, 2005, p. 84-85). Assim, fica claro que a nomenclatura empregada para se referir ao piano indica fundamentalmente sua capacidade dinmica, mas se percebe tambm que em alguns casos ela pode

Face dupla curva (fascia a doppia curva) Face longa (fascia lunga) [Frente]

Face curta (fascia corta)

Face (fascia)

Face (fascia)

Figura 1. Nomenclatura correspondente aos lados dos pianos de cauda e de mesa

Frente do teclado (frontalino del tasto)

Frente do teclado (frontalino del tasto)

esclarecer sobre aspectos formais do instrumento. Deste modo, os formatos aqui existentes na poca de cauda, de mesa e vertical s eram facilmente identificados atravs do nome quando explicitada sua caracterstica formal; do contrrio, os termos mais comuns piano forte, forte piano e piano poderiam ser empregados para qualquer tipo de instrumento, dificultando muito sua especificao (Tabela 1).
Tabela 1. Quadro geral da terminologia do piano no Rio de Janeiro at 1830 Terminologia geral Piano forte, Forte piano, Piano Formato de Asa Grande piano Grande piano forte Piano de uma face Piano de uma frente Piano comprido Piano forte horizontal Formato Retangular Piano de duas faces Piano de duas frentes Piano porttil Piano de mesa Piano pequeno Manicorne Piano forte perpendicular Formato Vertical Forte piano de parede Piano forte de parede Forte piano de feitio dalmario Piano de feitio dalmario

cravo, mas neste caso, a palavra manicorne deve estar se referindo forma do clavicrdio em virtude de seu formato retangular, semelhante ao do piano de mesa, que um instrumento porttil.

REFERNCIAS
BACH, Carl Philip Emanuel. Ensaio sobre a maneira correta de se tocar teclado. Trad. Fernando Cazarini. So Paulo: Unesp, 1996. CLINKSCALE, Martha. Makers of the Piano (1700-1820). Oxford: Oxford University Press, 1993. COLE, Michael. Pianoforte England and France to 1800. In: Grove Music Online. Edited by L. Macy. Disponvel em: <http://www.grovemusic.com>. Acesso em 20 de abril de 2009. ___________. The Pianoforte in the Classical era. Oxford: Oxford University Press, 1998. COLEO DAS LEIS DO BRASIL DE 1829. Rio de Janeiro: Typografia Nacional, 1877. DICCIONARIO CONTEMPORANEO DA LINGUA PORTUGUEZA FEITO SOBRE UM PLANO INTEIRAMENTE NOVO. Lisboa: Imprensa Nacional, 1881. GAZETA DO RIO DE JANEIRO (GRJ). Rio de Janeiro, 1809, 1810, 1817. Biblioteca Nacional: Seo de Peridicos, PR-SOR 00004. GOOD, Edwin M. What did Cristofori call his invention? Early Music, London, v. xxxiii, p. 95-97, fevereiro 2005. GRANDE DICCIONARIO PORTUGUEZ OU THESOURO DA LINGUA PORTUGUEZA PELO DR. FR. DOMINGOS VIEIRA DOS EREMITAS CALADOS DE SANTO AGOSTINHO. Ed. Porto, 1873, v. 4. Inventrio post-mortem Antonio Pereira Ferreira. Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Fundo / Coleo: Inventrios Juzo de rfos; Cd. Fundo: 3J; Seo de Guarda: SDJ; Mao: 434; N. 8384, Ano de 1798. Inventrio post-mortem Antonio Ribeiro de Avellar. Arquivo Nacional do Rio de Janeiro, Fundo / Coleo: Inventrios Juzo de rfos; Cd. Fundo: 3J; Seo de Guarda: SDJ; Caixa: 1135; N. 9606, Ano de 1794. JORNAL DO COMMERCIO (JC). Rio de Janeiro, 1828, 1829. Biblioteca Nacional: Seo de Peridicos, PRC-SPR 1. MACHADO, Rafael Coelho. Diccionario Musical. Rio de Janeiro: Typographia Franceza, 1842. PEREIRA, Mayra. Do Cravo ao Pianoforte no Rio de Janeiro: um estudo documental e organolgico. 2005. 223fl. Dissertao (Mestrado em Msica) Escola de Msica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. RIPINS, Edwin M.& POLLENS, Stewart. Pianoforte Origins to 1750. In: Grove Music Online. Edited by L. Macy. Disponvel em: <http://www.grovemusic.com>. Acesso em 20 de abril de 2009. STEINER, Thomas. Keyboard Instruments flexibility of sound and Expression, Lausanne, 2002. German: Peter Lang, 2004. QUANTZ, Johann Joachim. On Playing the Flute: The Classic of Baroque Music Instruction. Translated by Edward R. Reilly. Second Edition, London: Faber and Faber, 2001. VIEIRA, Ernesto. Diccionario Biographico de Musicos Portuguezes Historia e Bibliographia da Musica em Portugal, 2 volumes. Lisboa: Typographia Mattos Moreira & Pinheiro, 1900.

IV. CONSIDERAO FINAL


A anlise histrica das fontes primrias utilizadas possibilitou verificar claramente que a terminologia do piano no Rio de Janeiro ao longo do sculo XIX extremamente diversa e, devido falta de uma maior especificao nos termos utilizados, configura-se tambm imprecisa. Cabe aos pesquisadores e msicos atuais, portanto, interpretarem com prudncia as informaes histricas referentes nomenclatura atribuda ao invento de Bartolomeu Cristofari.

NOTAS
1

De 1700 tem-se o inventrio dos instrumentos musicais do Prncipe Ferdinando dei Mdici de Florena. A ocorrncia de 1704 verificada na cpia do tratado de harmonia de Gioseffo Zarlino (1517-1590) Le Institutioni Harmoniche, de 1558, feita por Federigo Meccoli, msico da corte de Florena. Nela fala-se do Arpi Cimbalo del piano e forte, inventado por Cristofari no ano de 1700 (RIPINS; POLLENS, 2009). 2 Na citao original l-se na sesso intitulada Mais Avaliaes: hum pianoforte feito no Rio de Janeiro avaliado na quantia de noventa e cinco mil ris. 3 Exclui-se o formato vertical, pois se acredita que a dimenso da altura no possa ser desconsiderada. Desta forma, se no anncio no se menciona esta importante caracterstica e o que para poca era uma novidade, sendo, portanto ressaltada provavelmente no se trata deste tipo de instrumento e sim dos outros dois formatos mais conhecidos de cauda e de mesa. 4 Termo provavelmente originado das palavras portuguesas manicrdio ou monocrdio. Estas so sinnimas de clavicrdio ou

Das könnte Ihnen auch gefallen