Sie sind auf Seite 1von 36

PANORAMA DE HISTRIA DA IGREJA

INTRODUO 1. Razes Para Estudar a Histria da Igreja Em primeiro lugar, o estudo da histria do cristianismo nos proporciona uma demonstrao concreta do carter histrico da f crist. A Bblia est repleta de evidncias sobre a historicidade da nossa f. Por exemplo, Deus deu os dez mandamentos aos filhos de Israel como uma consequncia direta da sua ao na histria em favor deles: "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. No ters outros deuses diante de mim." (Ex 20.2-3). No centro da narrativa do Novo Testamento est a afirmativa dogmtica central de que o Verbo se fez carne (Jo 1.14). Mais tarde o apstolo Joo apresenta a f crist em termos concretos dizendo que "o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mos tocaram da Palavra da vida" (1Jo 1.1). Lucas escreveu no inicio do seu Evangelho que a mensagem crist dependia "dos fatos que entre ns se cumpriram, segundo nos transmitiram os mesmos que os presenciaram desde o princpio e foram ministros da palavra" (Lc 1.1-2). O apstolo Paulo fala dos eventos na histria dos judeus como "figuras" (exemplos) para os crentes do primeiro sculo (1Co 10.6, 11). A segunda contribuio da Histria da lgreja prover recursos para a interpretao das Escrituras. Ainda que todos os cristos testificam da sua dependncia da Bblia, existe uma vasta diferena na maneira com que a Bblia entendida e usada por eles. O estudo da histria do Cristianismo nos proporciona uma variedade de meios para se descobrir o significado das Escrituras. O estudo da histria da lgreja tambm serve como um recurso para se entender a interao da igreja com a cultura que a rodeia. Um exemplo clssico o de muitas igrejas do final do sculo XX lutando com a questo sobre que tipo de msica usar na igreja. O estudo da histria da igreja tambm nos ajuda a entender a maneira com que Deus sustenta a Sua igreja, mesmo em meio a apostasia da mesma. O estudo do passado pode ser til para moldar nossas atitudes no presente. Tambm este estudo serve para aumentar a nossa humildade e confiana acerca do que somos e do que seremos. No h nada do que a igreja moderna usufrua que no seja um legado de geraes anteriores. Quanto mais conhecemos acerca de como esse legado chegou at ns, maior deve ser nossa humildade e gratido a Deus pela sua fidelidade para com as passadas geraes, assim como tem sido fiel nossa gerao.

2. A Origem da Igreja A igreja de Cristo sempre existiu na mente e corao do Pai, desde antes da fundao do
!

"!

universo. Efsios 1 : 4 Como tambm nos elegeu nele antes da fundao do mundo, para que fssemos santos e irrepreensveis diante dele em amor; I Pedro 1 : 20 O qual, na verdade, em outro tempo foi conhecido, ainda antes da fundao do mundo, mas manifestado nestes ltimos tempos por amor de vs; O plano de Salvao estava traado por Deus desde o eterno passado. O sacrifcio fora feito antes da fundao do universo, isto , antes mesmo de ser efetuado no calvrio, o cordeiro j era conhecido pelo Pai. Em uma ordem lgica, podemos admitir que : Deus fundou a Igreja, Jesus Cristo formou a Igreja e o Esprito Santo dinamizou (deu vida) a Igreja. Assim, o projeto no corao de Deus, a formao pelo ministrio de Cristo e a dinamizao, no dia de Pentecostes, pelo poderoso derramamento do Esprito Santo deu origem a igreja.

3. A Preparao Para o Cristianismo

Os Romanos Estabilidade Poltica - A organizao poltica dos romanos unificou os povos conquistados, possibilitando assim a penetrao do Evangelho em todo o mundo dominado por Roma. A Pax Romana - O poder de Roma trouxe urna paz universal, a Pax Romana. Este mundo relativamente pacfico tornou mais fcil a movimentao dos primeiros cristos nas cidades onde pregavam o Evangelho a todos os homens. Vias de Comunicao - Os romanos criaram um timo sistema de estradas que iam do marco ureo no frum a todas as regies do imprio. As estradas romanas e as cidades estrategicamente localizadas s margens dessas estradas foram uma ajuda indispensvel na concretizao da misso de Paulo. Enfraquecimento das religies - As conquistas romanas levaram muitos povos falta de f em seus deuses, urna vez que eles no foram capazes de proteg-los dos romanos. Tais povos foram deixados num vcuo espiritual que no estava sendo satisfeito pelas religies de ento.

Os Gregos A lngua - O grego tornou-se no mundo antigo, ao tempo em que o imprio Romano apareceu, a lngua universal. Foi atravs deste dialeto do homem comum, conhecido como Koin e diferente do grego clssico, que os cristos foram capazes de se comunicar com os povos do mundo antigo.
! #!

O intelecto - A filosofia grega preparou o caminho para a vinda do Cristianismo por ter levado destruio as antigas religies. Porm a filosofia deixou sem resposta a necessidade mais crucial do homem que era de como satisfazer o vazio da sua alma. O cristianismo, com sua oferta de um relacionamento pessoal com Deus, forneceu a resposta que a cultura grega, em funo de sua prpria inadequao, no tinha produzido para satisfazer aos muitos coraes famintos.

Os Judeus Monotesmo - O judasmo contrastava flagrantemente com a maioria das religies pags, ao fundamentar-se num slido monotesmo espiritual. Este sublime monotesmo foi espalhado por numerosas sinagogas localizadas em volta da regio mediterrnea durante os trs ltimos sculos anteriores a vinda de Cristo. Esperana Messinica - Os judeus ofereceram ao mundo a esperana de um Messias que estabeleceria a justia na terra. A expectativa de muitos cristos hoje em torno da vinda de Cristo ajuda-nos a compreender a atmosfera de expectao no mundo judeu acerca da vinda do Messias. Sistema tico - Na parte moral da lei judaica, o judasmo tambm ofereceu ao mundo o mais puro sistema tico de ento. O Antigo Testamento - O povo judeu, ademais, preparou o caminho para a vinda do cristianismo ao legar igreja em formao um livro sagrado, o Velho Testamento. Mesmo um estudo superficial do Novo Testamento revela a profunda dvida de Cristo e dos apstolos para com o Velho Testamento e sua reverncia por ele como a palavra de Deus para o homem. A Sinagoga - Os judeus tambm ofereceram uma instituio da qual muitos cristos esquecem a utilidade, no surgimento e desenvolvimento do cristianismo primitivo. Esta instituio era a sinagoga judia. Foi ela a casa de pregao do cristianismo primitivo.

I.

A IGREJA PRIMITIVA

O primeiro perodo da histria da igreja caminha paralelo com a histria do Imprio Romano. Do tempo em que a igreja Crist foi fundada no Pentecoste at o Conclio de Jerusalm (49 ou 50) ou a revolta dos judeus e a destruio de Jerusalm (66- 70), a igreja existiu primariamente dentro do judasmo. O Conclio de Jerusalm abriu a porta da igreja para os gentios, definindo a salvao como sendo pela graa atravs da f em Jesus Cristo ressuscitado, ao invs de uma adeso Lei de Moiss. O apstolo Paulo desenvolveu uma teologia para a igreja universal. A igreja foi "peregrina" at que o imperador Constantino legalizou o Cristianismo em 312 e o Conclio de Nicia, reunido sob a autoridade imperial, definiu o que significa ser um cristo ortodoxo. Enquanto na sua

$!

condio de peregrina a igreja sofreu perseguio primeiro por parte do judasmo e depois do estado Romano. Aps 325, a igreja se tornou uma "Igreja estabelecida," recebendo o favor do estado, especialmente aps 381, quando o imperador Teodsio I tornou o Cristianismo a nica religio legal do imprio Romano.

1. A lgreja entre os Judeus O pano de fundo mais imediato da igreja nascente foi o judasmo - primeiramente o judasmo da Palestina e posteriormente o que existia fora da Terra Santa. Foi nesse contexto que a igreja teve que organizar-se e definir sua prpria natureza em contraste com o judasmo do qual surgiu.

2. O Conclio de Jerusalm (49/50) Por deciso do conclio realizado em Jerusalm, a igreja ficou com liberdade para iniciar urna obra de maior vulto, destinada a levar todas as pessoas, de todas as raas, e de todas as naes para o reino de Jesus Cristo. Este conclio tambm estabeleceu as bases da doutrina da salvao pela graa, mediante a f.

3. A Destruio de Jerusalm e do Templo (66-70) De grande significado para o futuro da igreja foi a rebelio dos judeus de 66-70, que causou a devastao da Judia e Galilia resultando na queima do templo e na quase destruio de Jerusalm pelo general Tito. Judeus e cristos fugiram para todas as partes do imprio, inclusive Alexandria, Cartago, e Roma. Antioquia se tornou o centro do cristianismo.

4. Perseguio pelo Imprio Romano O fato de maior destaque na Histria da Igreja neste perodo foi, sem dvida, as perseguies realizadas pelos Imperadores Romanos. Estas perseguies duraram at o ano 313 AD, quando Constantino, o primeiro Imperador Romano, " cristo ", fez cessar todos os propsitos de destruir a Igreja. H de se ressaltar que durante este perodo houve pocas em que as perseguies foram mais amenas. No incio do segundo sculo, os cristos j estavam radicados em quase todas as naes, e alguns creem que se estendia at a Espanha e Inglaterra. O nmero de membros da comunidade crist subia a muitos milhes. A famosa carta de Plnio ( Governador da Bitnia - hoje Turquia ) ao Imperador Trajano, declara que os templos dos deuses estavam quase abandonados, enquanto os cristos em toda parte formavam uma multido, e pertenciam a todas classes , desde a dos nobres, a at a dos escravos.
! %!

Os Motivos das perseguies O Paganismo em suas prticas aceitava as novas formas e objetos de adorao que iam surgindo, enquanto o Cristianismo rejeitava qualquer forma ou objeto de adorao. A adorao aos dolos estava entrelaada com todos os aspectos da vida. As imagens eram encontradas em todos os lares, e at em cerimnias cvicas, para serem adoradas. Os cristos, claro, no participavam dessas formas de adorao. Por essa razo o povo considerava os cristos como antissociais e ateus que no tinham deuses. A adorao ao Imperador era considerada como prova de lealdade. Havia esttuas dos imperadores reinantes nos lugares mais visveis para o povo adorar. Os cristos recusavam-se a prestar tal adorao. As reunies secretas dos cristos despertaram suspeitas. De praticarem atos imorais e criminosos, durante a celebrao da Santa Ceia era vetada a entrada de estranhos. O Cristianismo considerava todos os homens iguais. No havia distino entre seus membros, nem em suas reunies, por isso foram considerados como " niveladores da sociedade ", portanto anarquistas, perturbadores da ordem social.

Os Perseguidores Nero (54-68) - Culpou os cristos pelo incndio de Roma no ano 64. O imperador tortura e mata milhares de cristos. Domiciano (81-96) - Os cristos foram perseguidos por se recusarem a oferecer incenso em homenagem inteligncia do imperador. Trajano 98 a 117 AD - Estabeleceu a Lei, que sendo cristo acusado de qualquer coisa e no negar f, ser castigado, no tendo acusao esto livres. Mandava crucificar e lanar s feras. Marco Aurlio 161 a 180 AD - Mandava decapitar e lanar s feras. Apesar de possuir boas qualidades como homem e governante justo, contudo foi acrrimo perseguidor dos cristos. Opunha-se aos cristos por consider-los inovadores. Milhares foram decapitados e devorados pelas feras na arena. Severo 193 a 211 AD - Mandava decapitar e lanar s feras. Iniciou uma terrvel perseguio que durou at a sua morte em 211 AD. Possua uma natureza mrbida e melanclica; era muito rigoroso na execuo da disciplina. To cruel fora o esprito do imperador, que foi considerado por muitos como o anticristo. Dcio 249 a 251 AD - Dcio observava com inveja o poder crescente dos cristos, e determinou reprimi-lo. Via as igrejas cheias enquanto os templos pagos desertos. Por
!

&!

consequncia, mandou que os cristos tinham que se apresentar ao Imperador para comunicar e religio. Quem renunciava recebia um certificado, que no renunciava era considerado criminoso e conduzidos s prises e sujeitos s mais horrorosas torturas. Diocleciano 305 a 310 - A ltima, a mais sistemtica e a mais terrvel de todas as perseguies deu-se neste governo. Em uma srie de editos determinou-se que : - Todos os exemplares da Bblia fossem queimados. - Todos os templos construdos em todo o imprio durante meio sculo, fossem destrudos. - Todos os pertencentes as ordens clericais fossem presos. - Ningum seria solto sem negar o Cristianismo. - Pena de morte para quem no adorasse aos deuses. Prendiam os cristos dentro dos templos e depois ateava fogo. Consta que o imperador erigiu um monumento com esta inscrio " Em honra ao extermnio da superstio crist ".
!

5. Heresias e Controvrsias Ebionismo - Do hebraico que significa "pobre" eram judeu-cristos que insistiam na observncia da lei e dos costumes judaicos. Rejeitavam as cartas escritas por Paulo. Eram considerados como apostatas pelo Judeus no convertidos. Gnosticismo - Do grego "gnsis = Sabedoria, Conhecimento" Acreditavam que Deus Supremo esprito absoluto e causa de todo bem, enquanto a matria completamente m criada por um ser inferior que Jeov. O propsito ento escapar deste corpo que aprisiona o esprito. Afim de chegar a libertao, necessrio que venha um mensageiro do reino espiritual. Cristo era esse mensageiro. Cristo portanto no era matria, possua somente a natureza divina. Montanismo - Tipo de movimento pentecostal levado ao extremo. Este movimento foi uma reforma carismtica ocorrida por volta de 156 AD. Os cultos com glossolalia (dom de lnguas), profecias, vises, e uma expectativa escatolgica estavam presentes no movimento montanista. Infelizmente, como muitos dos movimentos pentecostais, tambm teve seus excessos de fanatismo. Tendo o Montanismo constitudo grande ameaa ao cristianismo estabelecido, foi formalmente condenado pelos snodos de vrios bispos da sia Menor. Monarquianismo - Jesus tornou-se Cristo no momento do batismo e foi adotado pelo Pai depois da sua morte. Arianismo rio, um presbtero de Alexandria, negava a divindade de Cristo e afirmava que Jesus era subordinado ao Pai. Seu ensino causou uma grande controvrsia nas igrejas do oriente que durou muitos anos. Seu ensino foi refutado no conclio de Nicia em 325 AD. rio foi exilado juntamente com seus seguidores, sendo, porm, restaurado dez anos depois. Apolinarismo Apolinrio, bispo de Laodicia (315-393 AD) afirmava que o Logos divino substituiu o esprito, alma e mente de Cristo, de maneira que somente o seu corpo era humano. Esta heresia foi condenada no conclio de
! '!

Constantinopla em 381 AD. Nestorianismo - Nestor era sacerdote em Antioquia quando se ops a aplicao do termo "Me de Deus", a Maria, afirmou que as duas natureza de Cristo agiam em harmonia. No Conclio de feso em 433 Nestor foi banido e suas obras foram queimadas e aprovado o termo " Me de Deus ".

6. Pais Apostlicos Clemente de Roma (30-100) - Considerado pela igreja catlica o quarto papa. Martirizado sob o governo de Domiciano. Escreveu uma carta aos Corntios exortandoos a aplicar as virtudes crists nas relaes dirias e a obedecer os ancios e diconos. Incio (117)- Foi bispo de Antioquia. Escreveu 7 cartas s igrejas no caminho para o martrio em Roma. O objetivo das cartas era fortalecer a unidade das igrejas. Esta unidade se alcanaria desarraigando as heresias que negassem a plenitude da personalidade divino-humana de Cristo, e por outro lado mediante a sujeio dos dirigentes das igrejas locais a um bispo governante. Hermas - Foi contemporneo de Clemente. Escreveu uma obra conhecida como O Pastor de Hermas. Nesta obra ele relata cinco vises que servem de base para uns mandatos de desarraigar os males existentes na igreja daqueles dias. Na descrio desses males ele d um quadro sobre o nvel da vida crist da poca, 150 AD. Barnab de Alexandria - Viveu no final do sc. I e inicio do sc. II. Era judeu de Alexandria. Era familiarizado com os mtodos alegricos de interpretao das Escrituras. Papias (60-130) - Era conhecido do apstolo Joo. Foi prmilenista na sua escatologia. Afirmava que o Evangelho de Marcos se baseava nas palavras de Pedro. Policarpo (69-160) - Foi conhecido do apstolo Joo. Compilou e preservou as epstolas de Incio. Foi martirizado sob o governo de Antonino Pio.

7. Apologistas Quadrato - Viveu no inicio do sc. II. Foi bispo de Atenas. Sua apologia dirigia-se ao imperador Adriano. Aristides - Viveu no inicio do sc. II. Sua apologia dirigia-se ao imperador Adriano. Justino Mrtir (100-165) - Estudou filosofia. Era professor leigo itinerante. Defendeu o cristianismo com base nas profecias, nos milagres e na tica. Taciano (110-172) - Foi discpulo de Justino. Defendeu a prioridade temporal do cristianismo sobre as outras religies. Caiu posteriormente no gnosticismo.

(!

Atengoras - Escreveu as obras Apologia e Da Ressurreio dos Mortos. Era plantonista e escreveu em estilo clssico. Tefilo (181) - Foi severo polemista contra os filsofos pagos. Foi bispo de Antioquia.

8. Telogos Irineu - Estudou com Policarpo. Foi missionrio e apologista. Tornou-se um forte combatente do gnosticismo. Clemente de Alexandria (150-215) - Estudou filosofia. Converteu-se depois de adulto. interpretava as Escrituras de forma alegrica. Tertuliano (160-220) - Estudou direito. Apresentou importantes fundamentos para a doutrina da trindade. Uniu-se ao movimento dos montanistas no ano 200. Orgenes (185-254) - Foi aluno de Clemente. Foi notvel defensor da interpretao alegrica das Escrituras. Era extremamente asceta. Foi um dos grandes telogos dos primeiros sculos da igreja. Cipriano (200-258) - Estudou retrica. Foi influenciado por Tertuliano. Realou a autoridade do episcopado. Posicionou-se firmemente contra os que fraquejavam ante a perseguio. Eusbio (263-339) - Conhecido como pai da histria da igreja. Era amigo e conselheiro do imperador Constantino. Atansio (296-373) - Foi o mais notvel defensor da ortodoxia trinitria. Teve franca participao no Conclio de Nicia. Levava urna vida asctica (separada do mundo). Joo Crisstomo (374-407) - Crisstomo, seu apelido, significa "Boca de Ouro". Foi o maior pregador da igreja antiga. Jernimo (345-420) - Nasceu numa famlia crist. Estudou retrica. Incansvel defensor do monasticismo. Foi um dos poucos cristos da sua poca que sabia hebraico. Traduziu a Bblia para o latim. Sua Vulgata Latina mais tarde tornou-se a Bblia oficial da lgreja Romana. Agostinho (354-430) - Era filho de pai pago e me crist. Estudou filosofia em Cartago. Converteu-se em Milo em 386. Escreveu a primeira filosofia crist da histria. Sua obra foi usada para apoiar os dois lados de quase todos os debates teolgicos da poca medieval. Desenvolveu a doutrina da graa e da predestinao.

9. Principais Conclios da lgreja Primitiva Nicia (325) - Convocado pelo imperador Constantino a fim de encontrar uma soluo para a controvrsia ariana acerca da divindade de Cristo. O imperador
! )!

presidiu o conclio e custeou suas despesas. Atansio constituiu-se no principal defensor daquilo que seria a interpretao ortodoxa. Nicia preparou a minuta para o que depois ficou conhecido como o Credo Niceno. Nicia foi tambm um ponto de transio que colocou o cristianismo num caminho que ele somente comeou a abandonar, e isto apenas de modo relutante, nos ltimos dois ou trs sculos. Esse caminho consistiu em acrescentar anseios de poder mundano sua preocupao original de cultuar a Deus. Constantinopla (381) - Convocado pelo imperador Teodsio para definir a doutrina da divindade do Esprito Santo. Este conclio tambm confirmou os resultados do Conclio de Nicia encerrando ali a controvrsia trinitria. Foi redigido o texto completo do Credo Niceno.

II.

A IGREJA IMPERIAL

1. Reconhecimento da Igreja pelo Imprio Desde o Edito de Constantino, 313 AD at queda de Roma em 476 AD. No ano 305, quando Diocleciano abdicou o trono imperial, a religio crist era terminantemente proibida, e aqueles que a professassem eram castigados com torturas e morte. Logo aps a abdicao de Diocleciano, quatro aspirantes coroa estavam em guerra. Os dois rivais mais poderosos eram Majncio e Constantino. Constantino afirmou ter visto no cu uma cruz luminosa com os seguintes dizeres: "Por este sinal vencers". Constantino ordenou que seus soldados empregassem para a batalha o smbolo que se conhece como " Labarum ", e que consistia na superposio de duas letras gregas, X e P. Em batalha travada sobre a ponte Mlvio, Constantino venceu o exrcito de Majncio e este morreu afogado caindo nas guas do rio. Aps este vitria Constantino fez aliana com Licnio e posteriormente com Maximino os outros dois pretendentes a coroa. Em 323 AD, Constantino alcanou o posto supremo de Imperador, e o Cristianismo foi ento favorecido. Os templos das Igrejas foram restaurados e novamente abertos em toda parte. Em muitos lugares os templos pagos foram dedicados ao culto cristo. Em todo o imprio os templos pagos eram mantidos pelo Estado, mas, com, a converso de Constantino, passaram a ser concedido s Igrejas e ao clero cristo.

2. Resultados O Domingo foi proclamado como dia de descanso e adorao. Como se v, do reconhecimento do Cristianismo como religio preferida surgiram alguns bons resultados, tanto para o povo como para a igreja:
!

*!

As perseguies acabaram A crucificao foi abolida Templos restaurados e muitos construdos O infanticdio foi reprimido As lutas de gladiadores foram proibidas

Apesar de os triunfos do Cristianismo haverem proporcionado boas coisas ao povo, contudo a sua aliana com o Estado, inevitavelmente devia trazer, como de fato trouxe, maus resultados para a igreja. As Igrejas eram mantidas pelo Estado e seus ministros privilegiados, no pagavam impostos, os julgamentos eram especiais. Iniciou-se as perseguies aos pagos, ocorrendo assim muitas converses falsas. Todos queriam ser membros da Igreja e quase todos eram aceitos. Homens mundanos, ambiciosos e sem escrpulos, todos desejavam postos na Igreja, para, assim obterem influncia social e poltica. Os cultos de adorao aumentaram em esplendor, certo, porm eram menos espirituais e menos sinceros do que no passado. Aos poucos as festas pags tiveram seus lugares na Igreja, porm com outros nomes. A adorao a Vnus e Diana foi substituda pela adorao a virgem Maria. As imagens dos mrtires comearam a aparecer nos templos, como objeto de reverncia.

No ano 363 AD todos os governadores professaram o Cristianismo e antes de findar o quarto sculo o Cristianismo, foi virtualmente estabelecido como religio do Imprio.

3. A Fundao de Constantinopla O Imperador Constantino compreendeu que a cidade de Roma estava intimamente ligada adorao pag, cheia de templos e esttuas pags. Ele desejava uma capital sob os auspcios da nova religio. Na nova capital, a igreja era honrada e considerada, no havia templos pagos. Logo depois da fundao da nova capital, deu-se a diviso do imprio. As fronteiras eram to grande que um imperador sozinho no podia defender seu vastssimo territrio.

4. O Desenvolvimento do poder na Igreja Romana Roma reclamava para si autoridade apostlica. A Igreja de Roma era a nica que declara poder mencionar o nome de dois apstolo como fundadores, isto , Pedro e Paulo. A organizao da Igreja de Roma e bem assim seus dirigentes defendiam fortemente estas
! "+!

afirmaes. Neste ponto h um contraste notvel entre Roma e Constantinopla. Roma havia feito os imperadores, ao passo que os imperadores fizeram Constantinopla. Alm disso Roma apresentava um Cristianismo prtico. Nenhuma outra igreja a sobrepujava no cuidado para com os pobres, no somente com os seus membros , mas tambm entre os pagos. Foi assim que em todo o ocidente o bispo de Roma, comeou a ser considerado como autoridade principal de toda a igreja. Foi dessa forma que o Conclio Calcednia, na sia Menor, no ano 451 AD, Roma ocupou o primeiro lugar e Constantinopla o segundo lugar.

III.

A IGREJA NA IDADE MDIA

Durante o quinto sculo, o poderio romano na Europa deu lugar a uma era de barbarismo com chefes tribais lutando pelo controle de reas de terra antes controladas pelo estado romano. Em 410, Roma foi saqueada pelos Godos, e em 476 o ltimo imperador romano no ocidente foi deposto por um chefe tribal germnico. Durante os cinco sculos seguintes a civilizao romana praticamente desapareceu, na medida em que cidades iam sucumbindo o analfabetismo se tornou a regra. Em meio ao caos, a igreja ocidental convertia os brbaros e convergia a civilizao clssica com o cristianismo, formando uma nova cultura que se tornou o fundamento para a civilizao medieval. A tarefa se cumpriu com o estabelecimento do papado como a autoridade central do cristianismo ocidental, a ascenso do monasticismo, e a declarao da doutrina ortodoxa pelos conclios ecumnicos da igreja, especialmente os de Nicia (325) e Calcednia (451). A ascenso do papado tambm aumentou a nfase sobre os sacramentos e a tradio, estabelecendo a igreja institucional como um caminho intermedirio necessrio entre o crente e Deus.

1. A Invaso Germnica Queda de Roma (410) - Aps um cerco que durou um ano Alarico, rei dos Visigodos (tribo brbara), capturou e saqueou a cidade de Roma. Esse evento marcou o incio da queda do imprio Romano. Queda do imprio Romano (476) - No ano 476, urna tribo de germnicos, aparentemente pequena, os hrulos dirigidos pelo rei Odoacro, apoderou-se de Roma destronando o menino imperador Rmulo, conhecido por Augusto o Pequeno. Odoacro assumiu o ttulo de rei da Itlia, e desde esse ano, 476, o imprio Romano Ocidental deixou de existir.

""!

2 . O Monasticismo

Origem e Desenvolvimento Mundanismo na lgreja - Depois que o Cristianismo se imps e dominou em todo o imprio, o mundanismo penetrou na igreja e fez prevalecer seus costumes. Muitos dos que anelavam urna vida espiritual mais elevada, estavam descontentes com os costumes que os cercavam e afastavam-se para longe das multides. Anto (320) - Foi o fundador do monasticismo, pois foi a sua vida asceta que chamou a ateno e fez com que milhares de pessoas imitassem o seu exemplo. Ele viveu sozinho durante muitos anos numa caverna no Egito. Santos das colunas - Uma forma peculiar de ascetismo adotada por Simo, ou Simeo Estilista, um monge srio. Ele construiu vrios pilares em fila com dezoito metros de altura e 1,20m de largura. Nesses pilares ou colunas viveu Simo cerca de trinta e sete anos. Benedito (Bento) de Nursia (529) - Fundou o mosteiro de Monte Cassino. Formulou a Regra que serviu de modelo para todo o monasticismo ocidental. Entre seus princpios fundamentais constavam o trabalho fsico e os votos de obedincia, castidade, pobreza e permanncia.

3. Expanso da Igreja entre os Brbaros Godos - Ulfilas (311-383), um cristo ariano sentiu a chamada para a obra missionria entre este povo. Traduziu grande parte da Bblia para a lngua desses povos, preparando antes um alfabeto apropriado. Irlandeses - Patrcio (389-461), o padroeiro da Irlanda, trabalhou como missionrio naquele pas convertendo grande parte dos irlandeses para Cristo. A Irlanda acabou tornando-se o centro de cultura e de misses de onde missionrios foram enviados a todo o continente europeu. Francos - Clvis, rei dos francos tinha urna esposa crist que de h muito tentava convert-lo. Achando-se ele em apertos numa batalha, fez o voto de tornar-se cristo caso Cristo o auxiliasse a conseguir a vitria. Alcanando-a, declarou-se cristo e obrigou o seu povo a aceitar o Cristianismo. Escoceses - Columba (521-597) foi o apstolo da Esccia. Em 563, ele fundou na ilha de Iona um mosteiro que tornou-se o centro para a evangelizao da Esccia. Anglos e Saxes - Agostinho, prior de um mosteiro em Roma, foi enviado por Gregrio I para evangelizar os Anglo-saxes. Em 597, Gregrio apontou Agostinho como o primeiro arcebispo da Inglaterra.
! "#!

Pases Baixos (Frsios) - Willibrord (658-679), da Inglaterra, conseguiu implantar o cristianismo em bases slidas e obter dos frsios a obedincia ao papado por volta de 690.

4. Aparecimento do Poder Maometano Sua Origem - Maom (570-632), em 610, sentiu-se divinamente chamado para proclamar o monotesmo. Por se opor idolatria, foi forado a fugir de Meca para Medina em 622. Essa fuga, conhecida como Hgira, tornou-se o primeiro ano do calendrio muulmano. Suas Crenas - A crena em Deus, conhecido como Al, o tema central do Islamismo. Al fez conhecida a sua vontade atravs de muitos profetas, entre os quais se encontram personagens bblicos como Abrao, Moiss e Cristo; Maom , porm, o ltimo e maior dos profetas. Fatalista, a religio prope urna submisso passiva a vontade de Al. Aps o julgamento, os homens gozaro um Paraso sensual ou enfrentaro o terror do inferno. Sua Expanso - Quando Maom morreu no ano 632, o islamismo j tinha conquistado quase toda a pennsula da Arbia. Com incrvel rapidez, o islamismo conquistou o antigo imprio Persa, estendendo-se at as fronteiras da ndia e boa parte do imprio Romano: Damasco, Antioquia, Jerusalm, Alexandria, Cartago e at a Espanha.

IV.

A IGREJA NO APOGEU DA IDADE MDIA

O perodo do nono ao dcimo primeiro sculo conhecido como Apogeu da ldade Mdia. Foi durante esse perodo que a igreja ocidental alcanou o ponto mais alto em poder e influncia. A breve unificao da Europa ocidental por Carlos Magno possibilitou igreja cristianizar grande parte da Europa e consolidar a sua autoridade com o patrocnio imperial. O colapso do imprio de Carlos Magno seguido da sua morte lanou a Europa numa anarquia feudal, levada ao extremo pelas invases vikings. O feudalismo alimentou o declnio espiritual da igreja ao submet-la ao controle de senhores feudais locais, que exploravam a sua riqueza e influncia. No incio do dcimo sculo, surgiu um movimento de reforma liderado pelos monges de Cluny que visava libertar a igreja do controle e influncia seculares. Esses reformadores assumiram o papado em 1073 com a eleio de Gregrio VII. Num confronto entre Gregrio VII e o imperador romano Henrique IV resultou no triunfo da igreja sobre os interesses seculares. A consolidao do poder do papado levou ao cisma final entre a igreja ocidental e a igreja oriental em 1054.

"$!

1. O Sacro Imprio Romano Carlos Martel - Em 732 Carlos Martel consegue deter o avano dos muulmanos na Europa, derrotando-os na batalha de Tours. Carlos Martel ganha o favor do papa por haver salvado a cristandade da invaso muulmana. Pepino - Filho de Carlos, coroado rei dos francos por Bonifcio em 751. Aps salvar a Itlia da invaso dos Lombardos em 756, Pepino faz a doao ao papa Estevo II de todo o territrio tomado dos invasores. Essa doao passa a chamar-se "a doao de Pepino". Carlos Magno - Ao visitar a cidade de Roma, no dia de Natal do ano 800, Carlos Magno foi coroado pelo papa Leo III como Carlos Augusto, imperador romano. Carlos Magno reinou sobre todo o vasto domnio com sabedoria e poder. Era reformador, conquistador, legislador, protetor da educao e da igreja. Otto I - Em 962 o papa Joo XII coroa a Otto, duque da Saxnia, imperador do Sacro imprio Romano. Pelos prximos cem anos o imperador do Sacro imprio exerceu influncia na escolha do papa.

2. Declnio Moral e Espiritual da lgreja Origens lmoralidade - A batalha que o Cristianismo sustentou para sobreviver aparece no abismo em que a lgreja se precipitou, abismo da conduta moral. A decadncia moral havia tomado conta de toda a igreja romana, principalmente do clero. Embriaguez e adultrio eram os menores vcios de um clero que tinha apodrecido at a medula. Simonia - No somente a ignorncia e o abandono dos deveres eram frequentes, mas tambm a vida luxuriosa, grossa imoralidade, roubo e simonia, isto , a venda dos ofcios eclesisticos. A simonia era a maneira regular e reconhecida de se obter um bispado; e para alguns deles havia preo fixo. Degradao do papado - Nem o papado ficou isento. Seu estado por mais de 150 anos, a partir de 890, era vergonhoso, vil ao ltimo grau. Competies polticas se estenderam a vrios pontificados. Alguns ocupantes da cadeira papal foram notoriamente culpados de toda sorte de crimes. Corrupo dos mosteiros - Mesmo os monges e as freiras foram envolvidos e arrastados pela degrada o da poca. De fato, alguns dos piores registros sobre a imoralidade da poca dizem respeito aos mosteiros, cuja situao interna era o reflexo da podrido externa.

3. Reavivamento Mosteiro de Cluny - O mosteiro de Cluny foi fundado por Berno por ordem do
! "%!

duque William de Aquitaine. Este mosteiro seguia a regra de Benedito e era isento do controle secular ou episcopal exercendo a auto-gesto sob a proteo do papa. O propsito principal da fundao deste mosteiro foi o de reformar o sistema monstico existente. Partido Reformista - Surgiu no comeo do sculo XI e tinha como propsito levantar a lgreja da sua decadncia. Era composto principalmente de homens que tinham sido treinados no zelo e na vida rigorosa de Cluny, ou nos mosteiros que estavam sob a sua influncia. A ideia geral da sua poltica reformadora era libertar a lgreja dos laos que a prendiam aos poderes e interesses mundanos.

4. Ascenso e Declnio do Poder Papal A Ascenso do Papado O termo "papa", significa simplesmente "papai", sendo, portanto, um termo de carinho e respeito, este termo era usado para qualquer bispo, sem importar se ele era de Roma. Como Roma era, pelo menos de nome, a capital do Imprio, a igreja e o bispo desta cidade logo se viram em posio de destaque. Quando os brbaros invadiram o Imprio, a igreja de Roma comeou a seguir um rumo bem diferente de Constantinopla. No Ocidente, o Imprio desapareceu, e a igreja veio a ser a guardi do que restava da velha civilizao. Por isto, o papa, chegou a ter grande prestgio e autoridade. Porm, enquanto que no Oriente duvidava-se de sua autoridade, em Roma e vizinhanas esta autoridade se estendia at alm dos assuntos religiosos. Tudo isto nos mostra que em uma poca em que a Europa estava em caos, o papado preencheu o vazio, proporcionando certa estabilidade. O perodo de crescimento do poder papal comeou com o pontificado de Gregrio I, o Grande, e teve o apogeu no tempo de Gregrio VII, mais conhecido por Hildebrando. Hildebrando reformou o clero que se havia corrompido, elevou as normas de moralidade de todo o clero, exigiu celibato dos sacerdotes, libertou a igreja da influncia do estado, pondo fim nomeao de papas pelos reis e imperadores. Hildebrando imps a supremacia da igreja sobre o Estado.

Razes Teolgicas Pedro, o primeiro papa - Uma das reivindicaes papais baseia-se na afirmao de que Pedro recebeu autoridade sobre toda a igreja. Essa reivindicao foi feita pela primeira vez por Leo l. Sucesso apostlica - O ensino de que os apstolos passavam adiante a sua autoridade aos seus sucessores levou concluso de que a suprema autoridade de Pedro tinha sido perpetuada atravs dos bispos de Roma
!

"&!

Razes Polticas Localizao - Das cinco cidades patriarcais somente Roma ficava no Ocidente; dessa maneira o bispo de Roma exercia autoridade sobre muito mais territrios do que os outros patriarcas. Invases brbaras - O colapso do imprio Ocidental sob as invases brbaras fizeram com que a igreja se tornasse na maior fora de integrao da sociedade tanto no imprio como tambm entre os "cristos" brbaros. Conquista muulmana - A perda dos territrios dos patriarcas de Antioquia, Alexandria e Jerusalm para o islamismo e a presso contnua exercida contra Constantinopla fizeram aumentar a autoridade do bispo de Roma.

5. Principais Papas Gregrio I (540-604) - Foi o primeiro monge a se tornar bispo de Roma. Defendeu a autoridade do bispo de Roma sobre toda a igreja ocidental. Formulou uma teologia popular que influenciou a igreja medieval. lncentivou a obra missionria na Inglaterra. Enfatizou as boas obras e encorajou a venerao de relquias e o uso de imagens como auxlios no fortalecimento da f. Gregrio tambm defendeu a doutrina do purgatrio e da transubstanciao. Foi um dos administradores mais competentes da histria da igreja romana, e por isso mereceu o ttulo de Gregrio o Grande. Gregrio VII (1073-1085) - Foi mais conhecido pelo seu nome de famlia Hildebrando. Reformou o clero que se havia corrompido, e interrompeu, ainda que por pouco tempo, o exerccio da simonia. Elevou as normas de moralidade de todo o clero, e exigiu o celibato dos sacerdotes, que havia sido defendido, porm no estava em vigor at ento. Libertou a igreja da influncia do Estado, pondo fim a nomeao de papas e bispos pelos reis e imperadores. Hildebrando imps a supremacia da igreja sobre o Estado. Inocncio III (1198-1216) - Fez esta declarao no discurso da sua posse: "O sucessor de So Pedro ocupa urna posio intermediria entre Deus e o homem. inferior a Deus, porm superior ao homem. juiz de todos, mas no julgado por ningum". Sob o seu pontificado a igreja alcanou as culminncias do poder. Destemido, astuto, inflexvel, ele realmente alcanou em grande medida o poder com que Hildebrando sonhara. Usou trs armas para exercer o poder: A Lei Cannica, a excomunho e o interdito.

Decadncia Bonifcio VIII (1294-1303) - Enquanto o pontificado de Inocncio III foi o clmax, o de Bonifcio VIII pode ser visto como o ponto mais baixo do poder papal na ldade Mdia. Ele sem dvida, possua pretenses to elevadas como qualquer dos seus
! "'!

predecessores, porm no eram obedecidas. Bonifcio foi derrotado e humilhado pelo rei da Inglaterra, Eduardo I e o rei da Frana, Filipe, o Belo. Fortes e garantidos pela unidade das suas respectivas naes, esses monarcas conseguiram afastar o papa dos negcios internos dos seus respectivos pases. O papa chegou a ser preso pelo rei da Frana. Com isso o papado medieval recebeu urna ferida incurvel. O Cativeiro Babilnico(1309-1377) - Clemente V tornou-se papa com a morte de Bonifcio, mas no possua nem a capacidade nem a obstinao de Bonifcio. Ficou sob o domnio de Filipe e revogou todos os atos papais que desagradaram ao rei. Ele chegou a transferir a corte papal para Avinho, onde ele e sua corte ficaram sob presso direta do rei. A transferncia da s papal de Roma em 1309 inaugurou a era conhecida como o Cativeiro Babilnico. At 1377, o papa foi uma pea nas mos dos monarcas franceses, tendo perdido a grande fora moral e temporal que tivera na Europa sob o pontificado de Inocncio III. O Grande Cisma - Forado pela exigncia da opinio pblica, em 1377 o papa Gregrio XI voltou para Roma. Pouco depois da eleio do seu sucessor em 1378, um papa rival foi escolhido pelos cardeais franceses e elevado corte papal de Avinho. Por mais de trinta anos houve dois papas, um em Avinho e outro em Roma. A situao chegou a ficar to intolervel que os cardeais de ambos os papas convocaram um conclio geral, conclio esse que se reuniu em Pisa em 1409 e escolheu um novo papa. Todavia, desde que os dois j existentes se recusavam a resignar, ficaram trs papas. O cisma s terminou com a eleio de Martinho V, no conclio de Constana.

6. As Cruzadas Um grande movimento da Idade Mdia, sob a inspirao e mandado da igreja, foram as Cruzadas, que se iniciaram no fim do sculo onze.

Principais Causas Peregrinaes Terra Santa - De tudo que o homem pudesse fazer - ensinava-se para ganhar favores divinos, inclusive o perdo dos pecados, a viagem a Terra Santa era considerada a mais eficaz. Os peregrinos, como eram conhecidos os visitantes que de l regressavam, trazendo folhas de palmeiras, eram venerados como pessoas santificadas pelo resto da vida. Este costume antigo e generalizado contribuiu, naturalmente, para as Cruzadas, as quais, sob certo aspecto, outra coisa no foram seno peregrinaes organizadas. Avano do Islamismo - O perigoso avano do Islamismo foi outra causa das Cruzadas. Os turcos, que tomaram dos rabes o domnio do imprio maometano, eram intolerantes ao cristianismo. O aparecimento e a atitude desse povo uniram a cristandade ocidental para derrubar esse grande inimigo do cristianismo e libertar,
!

"(!

especialmente o santo sepulcro, das mos dos infiis. Amor ao combate - A vida mais honrosa para os homens daquela poca era a do legtimo cavaleiro, a vida de lutas em defesa do fraco, em defesa do direito do cristianismo. As cruzadas ofereciam uma oportunidade especial para a satisfao do esprito de cavalaria. Reavivamento Religioso - Provavelmente, o maior fator de aparecimento das Cruzadas foi o crescente entusiasmo religioso da poca. Este forte esprito religioso levou os homens a desejarem fazer alguma coisa a fim de espalhar o cristianismo. O que mais contribua para a salvao, pensavam eles, era uma viagem a Terra Santa, como destemidos soldados da cruz.

Principais Cruzadas Primeira cruzada (1096-1099) - Foi anunciada pelo papa Urbano II, era composta dos melhores guerreiros, para combater os Sarracenos que tinham invadido Jerusalm. Aps grande batalha Jerusalm foi reconquistada. Segunda Cruzada (1147-1148) - Foi convocada em virtude das invases dos Sarracenos s provncias adjacentes ao reino de Jerusalm. Sob a influncia de Luiz VII da Frana e Conrado III da Alemanha, um grande exrcito foi conduzido em socorro dos lugares reconhecido como santos. Enfrentara grandes dificuldades, mas obtiveram vitria. Terceira Cruzada (1189-1192) - Foi dirigida por Ricardo I "Corao de Leo", da Inglaterra e outros como; Frederico Barbaroxa, Filipe Augusto. Barbaroxa morreu afogado e Filipe desentendeu-se com Ricardo I e voltou para Frana. A coragem de Ricardo I, sozinho, no foi suficiente para conduzir seu exrcito para Jerusalm. Contudo fez um acordo com Saladino para que os cristos tivessem direito a visitar o santo sepulcro. Quarta Cruzada (1200-1204) - Foi um completo fracasso, porque causou grande prejuzo a igreja crist. Os cruzados, se afastaram do propsito de conquistar a Terra Santa e fizeram guerra a Constantinopla, conquistaram-na e saquearam-na. Constantinopla ficou, posteriormente, a merc dos inimigos. Quinta Cruzada (1219-1221) - Frederico II, conduziu um exrcito at a Palestina e conseguiu um tratado no qual as cidades de Jerusalm, Haifa, Belm e Nazar, eram cedidas aos cristos. Porm 16 anos depois a cidade de Jerusalm foi tomada pelos maometanos. Sexta Cruzada (1248) - Foi empreendida por Luiz IX. Invadiu a Palestina atravs do Egito, mas no obteve xito, foi derrotado pelos maometanos e libertado por uma grande soma . Stima Cruzada (1270) - Teve tambm a direo de Luiz IX juntamente com Eduardo I. A rota escolhida foi novamente a frica, porm Luiz morreu e Eduardo I voltou para ocupar o trono na Inglaterra e a cruzada foi um fracasso total. Esta foi considerada a ltima
! ")!

Cruzada, porm houve outras de menor vulto. Cruzada das Crianas (1212) Foi o episdio mais triste da histria das Cruzadas. Crianas da Frana e da Germnia, dirigidas por dois meninos, Estevo e Nicolau, marcharam pelo sul da Europa at a Itlia, na suposio de que a pureza de suas vidas lhes daria o sucesso no conquistado pelos seus pais pecadores. Muitos pereceram no caminho e os sobreviventes foram vendidos como escravos no Egito.

V.

A IGREJA NO FINAL DA IDADE MDIA E RENASCENA

A sntese da f com a razo desenvolvida durante o apogeu da ldade Mdia esteve sob presso no princpio do dcimo quarto sculo at chegar a se dissolver. Comeando no incio de 1300 e continuando pelos prximos dois sculos e meio, os efeitos da Peste Negra, a Guerra dos Cem Anos, o declnio do poder do papado e a ascenso de urna nova cultura secular fragmentou a unidade da f e a razo. O declnio do poder do papado chegou ao seu ponto mais baixo em 1309, quando Clemente V transferiu o papado de Roma para Avinho no sul da Frana. Com a perda do poder poltico, os papas de Avinho concentraram-se em aperfeioar a estrutura administrativa a fim de enriquecer os ocupantes do cargo. A corrupo, tanto financeira como moral, se tornou urna caracterstica da hierarquia da igreja durante o final da ldade Mdia. A tentativa de refrear a corrupo com a volta do papado a Roma levou a existncia de dois papas, um em Avinho e outro em Roma. No apogeu do grande cisma da igreja ocidental (1378-1417), haviam trs papas rivais. O cisma chegou ao fim em 1417 no Conclio de Constana. Os papas da Renascena dividiram suas energias entre recuperar o controle poltico do papado e assumir a liderana do reavivamento cultural conhecido como Renascena Italiana. Enquanto a igreja institucional se encontrava distrada pela poltica e cultura da Renascena, alguns buscaram meios de seguir a Cristo enquanto ignoravam, sem desafiar, as reinvindicaes do papado.

1. O Escolasticismo Medieval Sntese teolgica - O escolasticismo a sntese da revelao Crist e a filosofia grega. Os telogos escolsticos procuraram demonstrar atravs da deduo lgica o que j se aceitava pela f. Toms de Aquino (1225-1274) - considerado o "Pai do Escolasticismo". Nasceu numa famlia nobre em Aquino. Entrou para o mosteiro de Monte Cassino aos 5 anos de idade. Entrou para a ordem Dominicana aos 19 anos de idade. Lecionou em Paris, em Colnia e por toda a Itlia. Baseava-se muito nos escritos de Aristteles e Agostinho. O propsito de Toms de Aquino era harmonizar a f com a razo, crendo que toda a verdade procede de Deus, seja ela alcanada pela razo ou atravs de

"*!

revelao. Sua obra mais conhecida a Summa Theologica.

2. As Ordens Monsticas Este movimento desenvolveu-se grandemente na Idade Mdia entre homens e mulheres, com resultados bons e maus. Com o crescimento dessas comunidades, tornava-se necessria alguma forma de organizao, de modo que nesse perodo surgiram quatro grandes ordens. Beneditinos (529) - Fundada por Bento em 529, em Monte Cassino. Essa ordem tornouse a maior de todas as ordens monsticas da Europa. Suas regras exigiam obedincia ao superior do mosteiro, a renncia a todos os bens materiais, e bem assim a castidade pessoal. Cistercienses (1098) - Surgiram em 1098, com objetivo de fortalecer a disciplina dos Beneditinos, que se relaxava. Seu nome deve-se a cidade francesa de Citeaux, fundada por So roberto. Deu nfase s arte, arquitetura e especialmente literatura, copiando e escrevendo livros. Franciscanos (1209) - Fundada por So Francisco de Assis. Tornou-se a mais numerosa de todas as ordens. Por causa da cor que usavam, tornaram-se conhecido como os "frades cinzentos". Dominicanos (1216) - Fundada por Domingos Gusmo. Usaram as regras de Agostinho. Usados pelos papas para eliminar a heresia. Conduziram a Inquisio.

3. Benefcios e Malefcios do Monasticismo Benefcios 1. Os mosteiros davam hospedagem aos viajantes, aos enfermos e aos pobres. Serviam de abrigo e proteo aos indefesos, principalmente s mulheres e crianas. 2. Guardavam em suas bibliotecas muitas obras antigas da literatura clssica e crist. Sem as obras escritas nos mosteiros, a Idade mdia teria passado em branco. 3. Os monges serviram como missionrios na expanso do evangelho, at mesmo entre os brbaros.

Malefcios 1. O monacato apresentava o celibato como a vida mais elevada, o que inatural e contrrio s Escrituras. 2. Imps a adoo da vida monstica a milhares de pessoas das classes nobres da poca.
! #+!

3. Os lares e as famlias foram, assim, constitudos no pelos melhores, mas pelos de ideais inferiores, j que os melhores, no participavam da famlia, nem da vida social, nem da vida cvica nacional. 4. O crescimento da riqueza dos mosteiros levou a indisciplina, ao luxo, ociosidade e at a imoralidade. No incio do sculo dezesseis, os mosteiros estavam to desmoralizados no conceito do povo, que foram suprimidos, e os que neles habitavam foram obrigados a trabalhar para se manterem.

VI.

A REFORMA PROTESTANTE

Martinho Lutero no foi o primeiro a querer trazer a igreja de volta ao primeiro amor. Outros, como os Valdenses, Joo Wycliffe e Joo Hus, pregaram as mesmas verdades fundamentais cem anos ou mais antes de Lutero. Os interesses polticos dos novos monarcas nacionais, somados ao novo clima intelectual proporcionado pelos humanistas cristos tal como Erasmo de Roterd, concorreram para provocar a Reforma do dcimo sexto sculo. Uma vez lanada a Reforma, esta logo se fragmentou em duas faces a reforma "magisterial" e a "radical." A primeira se constitua dos seguidores de Lutero, Calvino e Zwinglio. A segunda se constitua de grupos de seitas menores cuja posio sobre a separao da igreja e estado, e a igreja como um corpo de crentes, levou-os a serem perseguidos pelas autoridades tanto catlicas como protestantes. A Reforma se caracterizava por uma paixo pela verdade.

1. Influncias que conduziram Reforma A Renascena - Durante a ldade Mdia o interesse dos estudiosos havia sido orientado para a verdade religiosa, com a filosofia relacionada com a religio. Porm, no perodo da Renascena, surgiu um novo interesse pela literatura clssica, pelo grego e latim, e pelas artes, de forma inteiramente separada da religio. Por meio desse interesse apareceram os primeiros vislumbres da cincia moderna. inveno da imprensa - A inveno da imprensa veio a ser um arauto e aliado da Reforma que se aproximava. Essa descoberta foi realizada por Gutemberg, em 1455, em Mogncia, no Reno, e consistia em imprimir livros com tipos mveis, fazendo-os circular. muito significativo o fato de o primeiro livro impresso por Gutemberg haver sido a Bblia, demonstrando, assim, o desejo dessa poca. Esprito nacionalista - Esse movimento era diferente das lutas medievais entre papas e imperadores. Tratava-se mais de um movimento popular do que um movimento relacionado com os reis. O patriotismo dos povos comeou a manifestarse, mostrando-se inconformados com a autoridade estrangeira sobre suas igrejas
!

#"!

nacionais; resistindo nomeao de bispos, abades e dignitrios da igreja feitas por um papa que vivia em um pas distante.

2. Precursores da Reforma Albigenses (1170) - Os albigenses ou ctaros (cathari), "puritanos", conseguiram preeminncia no sul da Franca. Eles rejeitavam a autoridade da tradio, distribuam o Novo Testamento e opunham-se s doutrinas romanas do purgatrio, a adorao de imagens e as pretenses sacerdotais, apesar de terem algumas ideias estranhas relacionadas com os antigos maniqueus e rejeitarem o Antigo Testamento. Foram praticamente exterminados a mando do papa Inocncia III no ano 1208. Valdenses (1170) - Pedro Valdo, um comerciante de Lyon, que j lia, explicava e distribua as Escrituras, as quais contrariavam os costumes e as doutrinas dos catlicos romanos, fundou uma ordem de evangelistas chamada "os pobres de Lyon" que viajavam pelo centro e sul da Frana ganhando adeptos. Foram cruelmente perseguidos e expulsos da Frana; contudo encontraram abrigo nos vales do norte da Itlia. Joo Wycliffe (1324-1384) - iniciou um movimento na Inglaterra a favor da libertao do domnio do poder romano e da reforma da igreja. Recusava-se a reconhecer a autoridade do papa e opunha-se a ela na Inglaterra. Os discpulos de Wycliffe foram chamados de "lolardos", e chegaram a ser numerosos. Seu maior trabalho foi a traduo do Novo Testamento para o ingls, terminado em 1380. Joo Huss (1369-1415) - Foi um dos leitores dos escritos de Wycliffe. Pregou as mesmas doutrinas, e especialmente proclamou a necessidade de se libertarem da autoridade papal. Chegou a ser reitor da Universidade de Praga, e durante algum tempo exerceu influncia atuante em toda a Bomia. Foi excomungado pelo papa e queimado na fogueira em 1415. Jernimo Savonarola (1452-)1498) - Foi um enrgico pregador contra o mundanismo e a corrupo da igreja e da sociedade em Florena na Itlia. Foi excomungado pelo papa. Foi preso, condenado enforcado e seu corpo queimado na praa de Florena. Erasmo de Roterd (1466-1536) - Foi um dos maiores eruditos do perodo da Renascena e da Reforma. Antes de iniciar o movimento da Reforma Erasmo tornouse crtico inflexvel da igreja catlica romana, por meio dos seus escritos, dentre os quais se destaca este de maior circulao: "Elogio da Loucura". Mas a sua obra de maior valor foi a edio do Novo Testamento em grego, com uma traduo em latim. 3. Principais Reformadores Martinho Lutero (1483-1546) - Indiscutivelmente a principal figura desse perodo.
! ##!

No ano de 1511 iniciou sua campanha de reformador, condenando a venda de "indulgncias", ou perdo de pecados e afixou as famosas teses na porta da igreja de Wittenberg. Foi excomungado pelo papa, mas queimou a bula papal em 1520. Depois da Dieta de Worms, quando confirmou as suas ideias diante das autoridades eclesisticas e seculares, foi levado para o castelo de Wartzburg onde ficou escondido durante um ano. Entre os muitos escritos que circularam em toda a Alemanha, de autoria de Lutero, o de maior influencia foi, sem dvida, sua incomparvel traduo da Bblia para a lngua alem. Ulrico Zwinglio (1484-1531) - Foi quem acendeu a chama da Reforma na Sua. Desejava uma reforma tanto da sociedade quanto da igreja. Seu mtodo era engajarse em debates pblicos com representantes da igreja Catlica Romana. Depois de algum tempo as autoridades governamentais introduziram a Reforma. Zwinglio foi morto na batalha de Kappel em 1531. Joo Calvino (1509-1564) - considerado o maior telogo do cristianismo depois de Agostinho. Calvino passou a maior parte da sua vida em Genebra na Sua, onde estabeleceu a Reforma Protestante no modelo presbiteriano. Sua maior obra literria foi as "Institutas da Religio Crist", publicadas em 1536. Joo Knox (1505-1572) - Foi o fundador da igreja escocesa e mui justamente chamado de "pai da Esccia". Foi influenciado pela teologia de Joo Calvino. Conseguiu que a f e a ordem presbiterianas alcanassem importncia suprema na Esccia. Anabatistas - Alm dos luteranos e reformados, surgiu um terceiro movimento reformador conhecido como Anabatistas. O ideal deles era organizar sociedades de cristos verdadeiramente convertidos, em bases voluntrias. Estas sociedades seriam santos agrupamentos seguindo os ensinos do Novo Testamento e particularmente o Sermo do Monte. Repudiavam o batismo de crianas. O batismo s deveria ser administrado aos adultos. Antes de 1524, existiam numerosas sociedades de anabatistas na Sua e no sul e oeste da Alemanha. Foram terrivelmente perseguidos pelos catlicos, luteranos e zuinglianos. Reforma na Inglaterra - A Reforma na Inglaterra se estabeleceu de acordo com tendncia religiosa do monarca. Esta passou por vrios perodos de lutas internas at que se estabelecesse definitivamente por volta do ano 1563 com a publicao dos 39 Artigos pelo parlamento ingls.

VII.

A IGREJA NUM MUNDO EM MUDANA

A Reforma Protestante foi seguida por um sculo durante o qual as comunidades crists desenvolveram suas teologias particulares enquanto se estabeleciam como igrejas. A igreja Catlica, fortalecida pelo Conclio de Trento, se lanou na ofensiva contra
!

#$!

o protestantismo na Europa, lanando o primeiro grande movimento missionrio estrangeiro. Como acontecera com as igrejas protestantes, as igrejas catlicas tambm se tornaram igrejas estabelecidas. Os conservadores triunfaram tanto no protestantismo quanto no catolicismo. No meio dos catlicos haviam aqueles que buscavam uma acomodao com a Reforma Protestante, porm perderam para os conservadores que advogavam o combate e a represso aos protestantes. Os "liberais" encontraram uma sada nas misses ao recm descoberto "novo mundo." No campo protestante, Jacob Arminius tentou modificar a estrita dupla predestinao de Teodoro Beza, sucessor de Calvino, pela doutrina da liberdade de cada individuo como imagem de Deus. Os ensinos de Armnio foram condenados no Snodo das igrejas Reformadas em Dordrecht, Holanda de 1618-1619. Os arminianos encontraram refgio no movimento pietista emergente, e como os reformadores catlicos, nas misses estrangeiras protestantes.

1. A Contra Reforma da lgreja Catlica Romana Conclio de Trento - Convocado no ano 1545 pelo papa Paulo III, principalmente com o objetivo de investigar os motivos e por fim aos abusos que deram causa a Reforma. O resultado dessa reunio pode ser considerado como uma reforma conservadora dentro da igreja Catlica Romana. Dentre as decises do conclio se encontram a validez dos sete sacramentos para conceder mritos aos crentes, o valor da tradio como base de autoridade juntamente com a Bblia, a canonicidade dos livros apcrifos do Antigo Testamento, a existncia do purgatrio e o valor da invocao dos santos, imagens, relquias e indulgncias. Ordem dos Jesutas - Fundada em 1534 por Incio de Loyola com o nome de "Sociedade de Jesus", para combater os Protestantes. Era urna ordem monstica caracterizada pela combinao da mais severa disciplina, intensa lealdade a igreja e a ordem, profunda devoo religiosa, e um marcado esforo para arrebanhar proslitos. Seu principal objetivo era combater o movimento protestante, tanto com mtodos conhecidos como com formas secretas.

2. A Inquisio J em seus primeiros dias, a igreja enfrentou problemas relacionados s falsas crenas as chamadas heresias e precisou lidar com elas.
!

Os homens da inquisio Com o crescimento das heresias populares em especial a do movimento albigense na Frana , a igreja adotou medidas mais severas. No IV Concilio de Latro, o papa Inocncio III estabeleceu a punio dos hereges pelo Estado, permitindo at o confisco de suas propriedades. As autoridades seculares que no fizessem esse favor igreja
! #%!

arriscavam-se tambm a ser excomungadas. A Inquisio, no entanto, s se organizou plenamente no Snodo de Toulouse, em 1229. Em resposta leitura bblica feita pelos ctaros grupo tnico que assimilara muitos equvocos do maniquesmo e dos valdenses, esse snodo proibiu os leigos de possuir as Escrituras e comeou a atacar sistematicamente crenas consideradas inaceitveis. O papa Gregrio IX deu aos frades dominicanos o poder de defender a ortodoxia. Os dominicanos, sujeitos somente autoridade do papa, tornaram-se poderosa arma do arsenal hierrquico da igreja. Em 1252, o papa Inocncio IV autorizou a tortura como meio de conseguir informao e a confisso nos casos de heresia. Ele acreditava que a heresia era um "membro podre" que precisava ser amputado, caso contrrio contaminaria todo o corpo. A crueldade perpetrada contra os hereges parecia um preo pequeno a ser pago na defesa da ortodoxia da igreja. Ainda assim, a igreja no poderia derramar sangue e, por essa razo, entregava todos os hereges ao Estado para que fossem executados. Eles normalmente eram queimados em fogueiras. Os governadores espanhis do final do sculo XV, o rei Fernando e a rainha Isabel, acreditavam que seu pas s prosperaria quando fosse verdadeiramente cristo. Pelo fato de mostrar grande devoo ao catolicismo, os monarcas receberam do papa o ttulo de "Reis Catlicos". Em 1478, pediram ao papa que estabelecesse a Inquisio na Espanha, e eles mesmos seriam os inquisidores. Muitos judeus e muulmanos da Espanha aparentemente se converteram ao cristianismo, mas sempre houve desconfiana de que estivessem praticando secretamente sua antiga f. Em 1492, os reis catlicos expulsaram todos eles de seu pas. Toms de Torquemada, frei dominicano cujo nome se tornaria sinnimo de crueldade, foi o inquisidor geral da Espanha. Embora parecesse um cristo modelo na vida particular, pois era devoto e negava-se a si mesmo, esse homem letrado levava seu zelo a extremos. Sob sua direo, muitas pessoas foram levadas fogueira, ao passo que outros pagavam pesadas multas ou sofriam penas humilhantes. Como a Inquisio tinha o poder de confiscar os pertences dos condenados, ela nunca ficou sem dinheiro para continuar suas perseguies. Ela tambm vendia a atividade de "familiar", que transformava a pessoa em uma espcie de informante, que desfrutava liberdade, pois, em troca da informao, o delator no era preso. Embora o protestantismo estivesse se espalhando rapidamente pela Europa, na Espanha ele caiu sob a forte mo da Inquisio. Ali, os livros protestantes foram banidos e bastava a simples suspeita de que algum era protestante para que os inquisidores fossem chamados. Embora poucos protestantes executados fossem espanhis, a lio ensinada pelo martrio dessas pessoas foi suficiente para que muitos se voltassem para a Igreja Catlica. Como resultado, o protestantismo nunca progrediu na Espanha, como aconteceu em outros pases. Embora os protestantes tambm enfrentassem perseguio no restante da Europa, ela no tinha a mesma fria da Inquisio espanhola, que durou at o sculo XIX.

#&!

3. Movimentos Evanglicos O Pietismo alemo - Movimento evanglico nascido na Alemanha afim de corrigir a ortodoxia fria da igreja luterana. Insistiam na necessidade da experincia da regenerao por parte de todos os crentes. Fomentavam um cristianismo vivo no qual se expressava o amor de Deus, e estimulavam a participao dos leigos na obra da igreja e no estudo da Bblia. Os morvios - O movimento morvio nasceu no pietismo alemo. Seu fundador foi o conde Zinzedorf, que havia passado vrios anos em uma das escolas de Halle. Em 1722 Zinzedorf convidou muitos protestantes desterrados da Bomia e Morvia para se estabelecer em suas propriedades na Saxnia, onde organizou a "fraternidade renovada". O arminianismo - Movimento fundado por Jacob Armnio na Holanda como uma reao a doutrina da dupla predestinao do calvinismo. lnsistiam na oportunidade e na responsabilidade do homem na salvao e que a predestinao est condicionada pela prescincia de Deus. Foi condenado no Conclio de Dort em 1618.

VIII.

A IGREJA DURANTE O PERODO DO ILUMINISMO

Se o sculo XVII foi a era da ortodoxia, o sculo XVIII foi a era do racionalismo. Em parte o racionalismo foi uma reao contra a ortodoxia fria e uma consequncia dela. Porm, o surgimento do racionalismo foi principalmente um produto do desenvolvimento cientfico. Se deve a Coprnico (1473-1543) o desenvolvimento do ponto de vista de que o sol e no a terra era o centro do universo. Galileu (1546-1642) usou a observao do cu por telescpio para apoiar o ponto de vista de Coprnico quanto ao sistema solar. Descartes (1596-1650) e Isaac Newton (1642-1727) propuseram o conceito de um universo que regido pela lei natural. Francisco Bacon (1561- 1626) introduziu o mtodo indutivo ou cientfico, segundo o qual toda verdade cientfica tem que ser comprovada pela observao dos fenmenos. Desse modo o conhecimento estava ligado ao que os sentidos podiam descobrir, e o resultado era um enfoque materialista da vida. A revelao passou a ocupar um lugar secundrio diante da razo e do conhecimento adquirido pela percepo dos sentidos. O resultado foi uma fome espiritual dentro das igrejas. Porm o Senhor no abandonou a Sua igreja, e no incio do sculo, enviou um grande reavivamento que atingiu todas as igrejas. Indivduos tais como Nicolau Zinzedorf, Jonathan Edwards, George Whitefield e Joo Wesley foram instrumentos nas mos de Deus para acender a chama desse reavivamento que alcanou grande parte da Europa e Amrica do Norte. O reavivamento no somente levou as igrejas a um retorno pregao bblica do evangelho como tambm deu nascimento ao movimento missionrio moderno.
! #'!

1. O Racionalismo Coprnico 1473-1543) - Desenvolveu o ponto de vista de que o sol e no a terra o centro do universo. Galileu (1546-1642) - Apoiou o ponto de vista de Coprnico. Teve que se retratar perante as autoridades da igreja. Isaac Newton (1642-1727) - Props o conceito de que o universo se rege por leis naturais. Descobriu a Lei da Gravidade.

2. O Desmo Os novos descobrimentos cientficos levaram ao ponto de vista de que o universo era um sistema fechado de causa e efeito, regido por leis universais e confiveis. Deus era considerado como uma Primeira Causa necessria para por em marcha o sistema; porm, desde que havia posto em marcha o universo, j no havia interferido mais em seus processos naturais. Os milagres, a providencia, a orao e a revelao foram descartadas. A religio natural do desmo veio a se tornar dominante. O desmo penetrou profundamente na Inglaterra, Frana, Alemanha e outros pases da Europa, assim como na Amrica.

3. Avivamento do Sculo XVIII Origens - Nos primeiros cinquenta anos do sculo dezoito, as igrejas da Inglaterra, a oficial e a dissidente, entraram em decadncia. Os cultos eram formalistas, dominados por uma crena intelectual, mas sem poder moral sobre o povo. A Inglaterra foi despertada dessa condio, por um grupo de pregadores sinceros dirigidos pelos irmos Joo e Carlos Wesley e Jorge Whitefield. Joo Wesley (1703-1791) - Homem que Deus levantou para sacudir a vida religiosa da Inglaterra e trazer ao mundo o impulso religioso mais forte que ocorreu depois do tempo da Reforma. Em Oxford distinguiu- se como homem de letras. Entrou para o ministrio e serviu por algum tempo na parquia do seu pai. Voltando depois a Oxford como professor de grego, tornou-se lder de um grupo de estudantes que eram extraordinariamente escrupulosos e metdicos em suas observncias religiosas e deveres escolares. Por isso foram conhecidos como os "metodistas" ou "Clube Santo". Esteve por pouco tempo como missionrio na Gergia onde teve contato com os moravianos. Esse contato culminou com a sua converso que ocorreu em 1738, durante um movimento religioso em Londres. Em 1739 Wesley comeou a pregar sobre "o testemunho do Esprito" como um conhecimento pessoal interior, e fundou sociedades com aqueles que aceitavam seus ensinos. Essas sociedades vieram a se tornar depois na lgreja Metodista. Jorge
!

Whitefield - Teve urna experincia de converso semelhante a de Wesley.


#(!

Logo depois tornou-se um pregador de notvel poder, atraindo grandes multides para ouvi-lo. Resultados - Espiritualmente o metodismo foi a resposta ao desmo da Inglaterra, especialmente entre as classes baixa e mdia. O reavivamento de Wesley alcanou no somente a Inglaterra como tambm penetrou na Esccia, Irlanda e outras partes da Europa, chegando tambm na Amrica.

4. O Movimento Missionrio Os Morvios - Desde 1732 os morvios iniciaram o estabelecimento de misses estrangeiras enviando missionrios para a Groelndia, e logo aps a mesma igreja estava trabalhando entre os ndios da Amrica do Norte, entre os pretos das ndias Ocidentais e nos pases orientais. Willian Carey (1761-1834) - Fundador das misses modernas da Inglaterra. Inicialmente foi sapateiro, mas educou-se por si mesmo, em 1789 tornou-se ministro da igreja Batista. Tendo contra si forte oposio, insistiu em enviar missionrios ao mundo pago. Organizou a Sociedade Missionria Batista, a qual contribuiu para envi-lo como missionrio a ndia.

IX.

A IGREJA NA AMRICA DO NORTE

A Igreja da Inglaterra (Episcopal), foi a primeira religio protestante a estabelecer-se na Amrica do Norte. Em 1579 realizou-se um culto sob a direo de Sir Francis Drake, na Califrnia. O estabelecimento permanente da igreja inglesa data de 1607, na primeira colnia inglesa em Jamestown, na Virgnia. A Igreja da Inglaterra era a nica forma de adorao reconhecida no incio, na Virgnia e em outras colnias do sul. A igreja, nos Estados Unidos, tomou o nome oficial de Igreja Protestante Episcopal. O crescimento da igreja Episcopal desde ento tem sido rpido e constante. Atualmente conta quase trs milhes e meio de membros. A igreja Episcopal reconhece estas trs ordens no ministrio: bispos, sacerdotes e diconos, e aceita quase todos os trinta e nove artigos da Igreja da Inglaterra, modificados para serem adaptados forma de governo norte-americano. Sua autoridade legislativa est concentrada em uma conveno geral que se rene cada trs anos. Trata-se de dois corpos, uma cmara de bispos e outra de delegados clrigos e leigos eleitos por convenes nas diferentes dioceses. Uma das maiores igrejas existentes na Amrica do Norte a denominao Batista, a qual conta com mais de vinte milhes de membros. Seus princpios distintivos so dois: (1) Que o batismo deve ser ministrado somente queles que confessam sua f em Cristo; por conseguinte, as crianas no devem ser batizadas. (2) Que a nica forma bblica do
! #)!

batismo a imerso do corpo na gua, e no a asperso ou derramamento. Os batistas so congregacionais em seu sistema de governo. Cada igreja local absolutamente independente de qualquer jurisdio externa, fixando suas prprias regras. No possuem uma Confisso de F nem catecismo algum para instruir jovens acerca de seus dogmas. Contudo, no h no pas igreja mais unida em esprito, mais ativa e empreendedora em seu trabalho e mais leal aos seus princpios, do que as igrejas batistas. Surgiram os batistas pouco depois da Reforma, na Sua, e espalharam-se rapidamente no norte da Alemanha e na Holanda. No princpio foram chamados anabatistas, porque batizavam novamente aqueles que haviam sido batizados na infncia. Na Inglaterra, a princpio, estavam unidos com os independentes ou congregacionais, mas pouco a pouco tornaram-se um corpo independente. Com efeito, a igreja de Redford, da qual Joo Bunyan era pastor, cerca do ano 1660, e que existe at hoje, considera-se tanto batista como congregacional. Na Amrica do Norte a denominao batista iniciou suas atividades com Roger Williams, clrigo da Igreja da Inglaterra expulso de Massachusetts porque se recusou a aceitar as regras e opinies congregacionais. Roger fundou a colnia de Rhode Island, em 1644. Ali todas as formas de adorao religiosa eram permitidas, e os membros de religies perseguidas em outras partes eram bem-vindos. De Rhode Island os batistas espalharamse rapidamente por todo o continente. Depois da Reforma iniciada por Martinho Lutero, as igrejas nacionais que se organizaram na Alemanha e nos pases escandinavos tomaram o nome de luteranas. No incio da histria da colonizao holandesa da Nova Amsterd, hoje Nova lorque, que se supe haja sido em 1623, os luteranos, ainda que da Holanda, chegaram a essa cidade. Em 1652, solicitaram licena para fundar uma igreja e contratar um pastor. Entretanto, as autoridades da Igreja Reformada da Holanda opuseram-se a esse desejo, e fizeram com que o primeiro ministro luterano voltasse Holanda, em 1657. Os cultos continuaram a ser realizados, embora no oficialmente. Contudo, em 1664, quando a Inglaterra conquistou Nova Amsterd, os luteranos conseguiram liberdade de culto. Em 1638, alguns luteranos suecos estabeleceram-se prximo ao rio Delaware, e construram o primeiro templo luterano na Amrica do Norte, perto de Lewes. Porm a imigrao sueca cessou at ao sculo seguinte. Em 1710, uma colnia de luteranos exilados do Palatinado, na Alemanha, estabeleceu a sua igreja em Nova Iorque e na Pensilvnia. No sculo dezoito os protestantes alemes e suecos emigraram para a Amrica do Norte, aos milhares. Isso deu motivo organizao do primeiro Snodo Luterano na cidade de Filadlfia, em 1748. A partir da as igrejas luteranas cresceram, no s por causa da imigrao, mas tambm pelo aumento natural, sendo que atualmente h aproximadamente nove milhes e meio de membros nas igrejas luteranas. Uma das primeiras igrejas presbiterianas dos Estados Unidos foi organizada em Snow Hill, Marvland, em 1648, pelo Rev. Francis Makemie, da Irlanda. Makemie e mais seis
!

#*!

ministros reuniram-se em Filadlfia, em 1706 e uniram suas igrejas em um presbitrio. Em 1716, as igrejas e seus ministros, havendo aumentado em nmero, e bem assim penetrado em outras colnias, decidiram organizar-se em snodo, dividido em quatro presbitrios incluindo dezessete igrejas. As igrejas metodistas do Novo Mundo existem desde o ano de 1766, quando dois pregadores wesleyanos locais, naturais da Irlanda, se transferiram para os Estados Unidos e comearam a realizar cultos segundo a ordem metodista. No se sabe ao certo se Filipe Embury realizou o primeiro culto em sua prpria casa em Nova lorque ou se foi Roberto Strawbridge, em Fredrick County, Maryland. Esses dois homens organizaram sociedades, e, em 1768, Filipe Embury edificou uma capela na Rua Joo, onde funciona ainda um templo metodista episcopal. O nmero de metodistas na Amrica do Norte cresceu. Por essa razo, em 1769, Joo Wesley enviou dois missionrios, Ricardo Broadman e Toms Pilmoor, a fim de inspecionarem a obra e cooperarem na sua extenso. Outros pregadores, sete ao todo, foram enviados da Inglaterra, dentre os quais se destacou Francisco Asbury, que chegou aos Estados Unidos em 1771. A primeira Conferncia Metodista nas colnias foi realizada em 1773, presidida por Toms Rankin. Porm, em razo do incio da Guerra de Independncia, todos os pregadores deixaram o pas; exceto Asbury, e a maior parte do tempo, at que a paz foi assinada em 1783, ele esteve afastado. Quando o governo dos Estados Unidos foi reconhecido pela Gr-Bretanha, os metodistas da Amrica do Norte alcanavam o nmero de quinze mil.

X.

A IGREJA NO MUNDO MODERNO

Duas grandes revolues ocorreram durante o sculo XIX que influenciaram profundamente a histria do Cristianismo. A primeira foi a expanso da industrializao atravs de toda a Europa e Amrica do Norte e a segunda foi o desenvolvimento da revoluo cientfica que, juntas, resultaram no triunfo do secularismo. Ambas resultaram da propagao do liberalismo clssico, que encorajava a expanso do governo constitucional e uma economia baseada na doutrina da nointerferncia. Para a igreja Catlica Romana, a oposio ao liberalismo poltico significava a perda do poder temporal do papado. Por isso o papado respondeu com uma extensa condenao de tudo que fosse "moderno" e um esforo para fortalecer seu poder espiritual dentro da igreja Catlica. Dentro do protestantismo, o desafio do secularismo foi respondido com o irrompimento do Segundo Grande Reavivamento durante a primeira metade do sculo, seguido pelo surgimento das cruzadas evangelsticas durante a segunda metade do sculo. Charles G. Finney representou o esprito do Segundo Grande Reavivamento, enquanto que D. L. Moody e C. H. Spurgeon caracterizaram o novo esprito do reavivamento evangelstico que continuou atravs do sculo XX

$+!

O Reavivamento na Amrica Jonathan Edwards (1703-1758) - Do plpito que Jonathan Edwards ocupou saiu "O Grande Despertamento", um avivamento que se espalhou por todas as colnias norte-americanas. Charles Finney (1792-1875) - Converteu-se em 1821 como resultado do estudo pessoal da Bblia. Abandonou a carreira de advogado para ser pregador em 1824. Muitas das caractersticas do reavivamento moderno foram introduzidas por Finney, inclusive apelos, msicas especiais, reunies de orao inclusive permitir mulheres orar em pblico e pregar. Foi homem de grande piedade que foi usado por Deus para trazer milhares de almas aos ps de Cristo. Dwight Moody (1837-1899) - Foi um leigo sem qualquer formao teolgica. Porm, o seu significado em dar forma ao evangelismo em massa supera o de Finney. Moody realizou grandes cruzadas evangelsticas tanto na Amrica como na Europa, ganhando milhares de almas para Cristo.

XI.

A IGREJA NO SCULO VINTE

Durante o sculo XX, o Cristianismo enfrentou o seu maior desafio desde o seu nascimento no dia de Pentecoste. Em resposta s duas guerras mundiais, grande depresso, o holocausto dos judeus na Europa e a ameaa de uma guerra nuclear, levou as pessoas a buscarem respostas para as questes fundamentais da vida. O resultado foi uma mudana na forma de pensamento quanto aos valores espirituais e morais. Ansiedade e desespero caracterizou a vida de grande parte dos seres humanos neste sculo. A igreja buscou respostas nas diversas tendncias teolgicas modernas. Os evanglicos se fragmentaram em vrias tendncias, tais como: liberais, fundamentalistas, evanglicos, pentecostais e carismticos. Perto do final do sculo, a igreja no mundo no-ocidental experimentou um expressivo crescimento enquanto que a Europa e Amrica do Norte se tornaram campo missionrio para uma variedade de religies no-crists. Entre essas religies podemos destacar o Islamismo e as religies orientais.

Destaques 1909 - Publicao da Scofield Reference Bible (Bblia de Referencia Scofield) que popularizou o premilenismo e o dispensacionalismo. 1949 - Cruzada de Billy Graham em Los Angeles inicia um nova era de evangelismo de massa para alcanar o mundo. 1962-1965 - Conclio Vaticano II, a igreja Catlica Romana inicia mudanas a fim de responder aos desafios do mundo ps moderno e aceita o dilogo com os protestantes.
!

$"!

1974 - No Congresso sobre Evangelismo Mundial de Lausanne, os evanglicos buscam urna resposta para os problemas do mundo ps moderno chegando a um consenso da necessidade de evangelismo acompanhado da ao social. 1989 - Queda do Muro de Berlim dando incio a queda do regime comunista na Europa que se consumou em 1991.

XII.

O MOVIMENTO PENTECOSTAL

O movimento pentecostal tem as suas razes no dia de Pentecoste quando Deus derramou do seu Esprito sobre aqueles que aguardavam o cumprimento da promessa de Cristo. No sabemos em que ponto da sua histria a igreja deixou de crer no batismo com o Esprito Santo. O Montanismo, movimento que surgiu no segundo sculo, foi uma tentativa de trazer a igreja de volta s suas origens pentecostais. Infelizmente esse movimento foi condenado pelos lderes da igreja e acabou desaparecendo. Com o passar do tempo a igreja passou a crer que o batismo com o Esprito Santo ocorre quando o Esprito vem habitar no crente no momento da converso. A Reforma Protestante no resultou em nenhuma mudana nesse modo de pensar. O Pietismo, movimento que teve suas razes antes da Reforma, surgiu num perodo de grande frieza espiritual na igreja. Os grandes reavivamentos que irromperam na Europa e Amrica do Norte nos sculos XVIII e XIX, cujos lderes foram influenciados pelo pietismo, foram os precursores do movimento pentecostal que eclodiu no incio do sculo XX.

Histria O mundo estava pronto para o avivamento. O final do sculo XIX assistiu grande revoluo industrial. As pessoas se tornavam engrenagens da mquina social. A lacuna entre os ricos e os pobres aumentava. Infelizmente, a igreja, com frequncia, pendia mais para os ricos. At mesmo grupos "comuns" e tradicionais, como os batistas e os metodistas, enfatizavam mais os bens materiais do que a energia espiritual. Graas aos precursores avivalistas, como Finney e Moody, as igrejas estavam cheias. Porm, muitos que professavam o cristianismo ainda careciam de alguma coisa. O movimento Holiness [Santidade] foi o primeiro passo na direo do avivamento. Essas agitaes, especialmente na Igreja Metodista, buscavam uma "segunda bno" de Deus, na qual os crentes seriam "santificados" para viver uma vida santa. Os ensinamentos de Keswick tambm tiveram seu impacto, tanto na Europa quanto nos EUA. Criados nas convenes anuais de Keswick, na Gr-Bretanha, os mestres de Keswick imploravam aos cristos: "Caminhem no poder da ressurreio de Cristo"; "Deixe Cristo reinar em sua alma". No aconteceu nada muito radical ali, a no ser a vontade de uma experincia crist mais plena, para utilizar a linguagem que os pentecostais usariam mais tarde. Outra corrente
! $#!

de pensamento que apressou o surgimento do incipiente movimento pentecostal foi o prmilenismo, popularizado por J. N. Darby e a Irmandade de Plymouth. A virada do sculo fez com que as posies prmilenistas e psmilenistas ficassem conhecidas. Muitos comearam a propagar a ideia de um "sculo cristo", no qual a igreja e a tecnologia prenunciariam o Reino de Deus. Os prmilenistas, no entanto, afirmavam que o fim dos tempos estava prximo, pois seria caracterizado, como era profetizado, pelo irromper de uma atividade espiritual. possvel encontrar base para o movimento pentecostal em 1896. William F. Bryant liderou o avivamento no condado de Cherokee, na Carolina do Norte, que inclua o falar em lnguas. Como essas manifestaes continuaram, as pessoas foram expulsas das igrejas, edifcios religiosos foram queimados e o prprio Bryant foi atingido por um tiro. Falar em lnguas no era uma atividade popular no condado de Cherokee. O avivamento no Pas de Gales, entre 1904 e 1906, teve, certamente, impacto no clima religioso de sua poca. Evan Roberts, ex-mineiro, viajou por todo o pas de Gales e, mais tarde, pelo mundo, proclamando o ministrio do grande avivamento do Esprito. O falar em lnguas no era enfatizado de maneira especfica, mas sim o poder espiritual. Um pequeno grupo de pastores da rea de Los Angeles visitou o Pas de Gales e tentou trazer o avivamento para suas igrejas, mas obtiveram sucesso limitado. Contudo, as sementes da restaurao estavam sendo lanadas em Los Angeles. Se preferir, voc pode observar o movimento de restaurao da virada do sculo XIX que apelava para um retorno aos dons e s prticas da igreja apostlica, especialmente o dom de cura. John Alexander Dowie afirmava que era Elias, o restaurador, e estabeleceu uma comunidade crist (que mais tarde se tornou a cidade de Zion [Sio], no Estado de Illinois). No Estado do Maine, Frank Sandford tambm afirmava ser Elias, o restaurador, que viera estabelecer uma comunidade em Shiloh [Silo]. Em 1900, Charles Fox Parham passou cerca de seis semanas em Shiloh. Ele era um pregador metodista da linha Holiness, do Kansas, que procurava a "f apostlica". Ele e sua esposa fundaram uma "casa de cura" em Topeka, onde as pessoas poderiam permanecer gratuitamente enquanto oravam por sua cura. Em Shiloh, Parham ficou impressionado com a escola bblica fundada por Sandford, O Esprito Santo e Ns, cuja abordagem era claramente antiacadmica. A Bblia era o nico texto usado, e o nico professor era o Esprito Santo. Parham fundou uma escola similar, quando voltou para sua casa. Cerca de quarenta estudantes se matricularam. Em dezembro daquele ano, Parham pediu a seus alunos que procurassem nas Escrituras, para ver se havia algum sinal que supostamente indicaria a existncia do batismo no Esprito Santo. Quando se reuniram no culto de viglia do Ano-Novo, eles j tinham a resposta: o batismo no Esprito Santo seria manifestado pelo dom de lnguas. Agnes Ozman orou para receber o Esprito Santo e "a glria caiu sobre ela", como disse Parham. "Um halo parecia cercar sua cabea e seu rosto, e ela comeou a falar o idioma chins. Ela no foi capaz de falar ingls por trs dias." No ms seguinte, a maioria dos alunos teve experincia similar. Os esforos de Parham para espalhar esse avivamento para as cidades de Kansas City e Lawrence fracassaram. As igrejas se opuseram, e os jornais zombaram desse fato.
!

$$!

Em 1903, uma mulher do Texas foi curada depois de uma orao de Parham, o que levou a convid-lo a promover um avivamento na cidade de Galena, no Texas. Esse empreendimento foi bem-sucedido. Em 1905, essas reunies "pentecostais" ou do "evangelho pleno" aconteciam no Missouri, no Kansas e no Texas, e eram frequentadas por cerca de 25 mil pessoas. Depois da campanha de Houston, em 1905, Parham fundou outra escola bblica ali. Um dos alunos mais promissores foi William J. Seymour. Uma mulher de Los Angeles visitou a escola de Houston e teve uma experincia de batismo no Esprito Santo. Quando retornou para sua casa, ela insistiu em que a congregao do Nazareno convidasse Seymour para ser pastor auxiliar daquela comunidade. Ironicamente, a igreja que trouxera o avivamento pentecostal para Los Angeles no queria ter participao alguma nesse avivamento. A nfase que Seymour dava ao ato de falar em lnguas ofendeu alguns membros, e ele ficou proibido de participar da igreja. Por fim, ele comeou a realizar cultos na casa de alguns amigos. Os cultos duraram trs dias e trs noites, atraindo muito mais pessoas do que a casa comportava. As pessoas se organizaram para mudar para um prdio na Rua Azuza, ocupado anteriormente por uma Igreja Metodista. Ali, sentadas (e em p!) nos bancos de tbua, entre materiais de construo, as pessoas continuaram seu culto de adorao cheias do Esprito. A igreja passou a se chamar Misso Evanglica da F Apostlica. Todas as linhas da renovao espiritual pareciam convergir para esse prdio. Ele foi a Meca pentecostal. Por vrios anos, serviu como centro de um movimento pentecostal crescente. As pessoas visitavam o local e tentavam levar de volta para suas casas o que encontravam ali. A despeito desse foco geogrfico, o movimento pentecostal foi extremamente diversificado. Havia um grande nmero de lderes carismticos, incluindo Seymour e Parham, que reuniam seguidores, bem como disputavam uns com os outros. O movimento tambm foi intencionalmente desvinculado de organizao e de denominaes, pois se preocupava apenas em seguir a orientao do Esprito. Isso pode explicar a abundncia de pequenas denominaes pentecostais que existem hoje. A Assemblia de Deus, a maior denominao pentecostal hoje em dia, comeou como uma tentativa de alcanar alguma coeso assim como alguma regulamentao dentro do movimento. Havia muitas acusaes de conduta inadequada nas reas financeira e sexual por parte dos principais pregadores. Havia tambm vrias disputas doutrinrias. Um grupo de pentecostais do sul dos EUA, liderado por Eudorus N. Bell, passou a se autodenominar F Apostlica e comeou a buscar unio dentro do movimento. A medida que outras pessoas se juntaram a eles, o nome mudou para Igreja de Deus em Cristo. Em 1913, essa igreja era composta por 352 ministros em uma associao bastante livre, sem qualquer autoridade que os unisse. Em abril de 1914, o grupo convocou todos os pentecostais para uma reunio em Hot Springs, no Arkansas. O propsito era: unio, estabilidade, credibilidade do movimento e criao de um programa de misses e de institutos bblicos. Foi assim que nasceu a denominao chamada Assemblia de Deus. Apesar de as questes pentecostais se tornaram a razo pela qual houve diviso de muitas igrejas no pentecostais, o pentecostalismo provavelmente foi a arma mais poderosa do cristianismo no sculo XX. Sua nfase em misses e no evangelismo
! $%!

resultou em um crescimento fenomenal do movimento, tanto nos EUA quanto por todo o mundo.

$&!

BIBLIOGRAFIA Cairns, Earle E. O Cristianismo Atravs dos Sculos, So Paulo. Edies Vida Nova, 2002. Bingham, Jeffrey D. Pocket History of the Church. Downers Grave. lnterVarsity Press, 2002. MacGregor, Jerry and Marie Prys. 1001 Surprising Things You Should Know about Christianity. Grand Rapids. Baker Gooks, 2002. Nichols, Robert Hastings. Histria da lgreja Crist. So Paulo. Editora Cultura Crist, 1997. Noll, Mark A. Momentos Decisivos na Histria do Cristianismo, So Paulo. Editora Cultura Crist, 2000. Noll, Mark A. Turning Points. Grand Rapids. Baker Books, 1997. Vos, Howard F. Breve Historia de la Iglesia Cristiana. Grand Rapids. Editorial Portavoz, 1988. Waibel, Paul R. Quiknotes: Christian History, Wheaton. Tyndale House Publishers, 2000. Walker, Wiiliston and Richard A Norris, David W. Lotz, Robert T. Handy. A History of the Christian Church. New York. Scribner, 1985. Walton, Robert C. Histria da lgreja em Quadros. Sao Paulo. Editora Vida, 2000.

$'!

Das könnte Ihnen auch gefallen