Sie sind auf Seite 1von 11

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

Janaina Couvo Teixeira Maia de Aguiar1

RESUMO Este artigo apresenta uma anlise sobre os mitos dos orixs e sua relao com as comidas que so oferecidas a estas divindades. Pretende-se compreender a importncia dos mitos para a estrutura ritualstica do candombl, entendendo que o papel das oferendas fundamental para que a relao de troca existente entre homens e divindades seja concretizada. PALAVRAS-CHAVE: mito, comida, orixs, candombl ABSTRACT His paper presents a analysis about the myths of deities and their relationship with the food that are offered to these deities. The aim is the comprehension of the importance of the myths to the ritualistic structure of the candombl, understanding that the role of the offerings is fundamental so that the exchanging relationship that exist between man and deities can be realized. PASSWORDS: myth, food, deities, candombl

INTRODUO No universo sagrado do candombl a comida um elemento essencial. As determinaes do que deve ser oferecido aos Orixs em forma de oferendas est presente em suas histrias mticas, trazendo suas prescries alimentares e tambm referncias ao que no pode ser oferecido, ou seja, as interdies alimentares. Desta forma, os relatos sobre a histria dos Orixs apresentam elementos importantes para a compreenso de toda a estrutura ritualstica do candombl, principalmente no que diz respeito definio das oferendas. Assim, So os mitos que trazem informaes sobre o que deve ser oferecido, o que no pode ser utilizado na preparao das oferendas, ou seja, as interdies, os tabus alimentares, quem pode receber uma oferenda feita com milho branco ou milho amarelo,
1

Mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, Licenciada e Bacharel em Histria pela UFS, Especialista em Arte, Educao e Tecnologias Contemporneas pela UNB, Graduanda em Museologia pela UFS e desenvolve pesquisas sobre as Religies Afrobrasileiras, Patrimnio Cultural e imagem.

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

161

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

com dend ou com azeite doce. Nos relatos de suas aventuras e seus conflitos possvel encontrarmos a presena constante de oferendas que so solicitadas, conflitos envolvendo a ausncia das oferendas, entre outras situaes em que a comida pode aplacar a ira dos orixs ou despertar a sua proteo. Uma das histrias conhecidas no universo sagrado do candombl diz respeito interdio do sal nas oferendas oxal:
(...) Oxal foi consultar If para saber como melhor tocar a vida. Os adivinhos recomendaram que fizesse eb, que oferecesse aos deuses uma cabaa de sal e um pano branco. Assim Oxal no passaria por transtornos e no sofreria desonras e outras ofensas morais na terra. Dando de ombros ao conselho, Oxal foi dormir sem cumprir o recomendado. De noite Exu entrou na casa de Oxal. Ele trazia uma cabaa cheia de sal e amarrou nas costas de Oxal. Na manh seguinte Oxal despertou corcunda. Desde ento tornou-se o protetor dos corcundas, dos albinos e de toda sorte de aleijados. Mas foi para sempre proibido de consumir sal (...) (PRANDI, 2001, p.359)

Desta forma, assim como Oxal, os demais orixs expressam em seus mitos, alm de suas aventuras e suas caractersticas, tambm informaes sobre o que do seu agrado, o que pode ou no ser oferecido e, principalmente, o que deve ser evitado. Com isso, seguindo estas orientaes possvel manter uma relao harmoniosa entre os devotos e suas divindades.

OS MITOS E A CONSTRUO DO CARDPIO DOS ORIXS Os mitos surgem de uma presena constante da oralidade dentro dos terreiros de candombl. o caminho para o aprendizado, para a troca de conhecimentos entre o povo do ax. Muitas das orientaes so repassadas pelos mais velhos atravs dos mitos, onde as grandes aventuras dos orixs devem ser interpretadas, analisadas e retiradas desses textos todas as orientaes necessrias para cuidar de cada divindade. Assim, por meio dos relatos mitolgicos que possvel construir um cardpio dos orixs. Um estudo importante sobre a mitologia dos orixs foi desenvolvido por PRANDI (2001), apresentando uma srie de mitos que relatam suas histrias e principalmente,

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

162

descreve suas oferendas. Algumas divindades trazem em suas histrias uma presena mais significativa com as comidas, como o caso de Exu:
Elegu ganha a primazia nas oferendas (...) Olofim estava muito doente. Muitos foram v-lo, mas no se encontrou o que o curasse. Por esses tempos, Elegu comia o que o lixo lhe dava, convivendo com a misria. Sabendo da doena de Olofim, Elegu vestiu um gorro branco, igual aos que usam os babalas, e foi visitar o velho rei. Levou consigo suas ervas e com seu poder curou Olofim. Olofim ficou agradecido. Perguntou a Elegu qual deveria ser a recompensa. Elegu que conhecia o que era a misria, Elegu que provara do desprezo de todos, pediu-lhe que lhe dessem primazia nas oferendas, que lhe dessem sempre um pouco de tudo o que dessem a qualquer um. E que o pusessem entrada da casa. E para que fosse saudado pelos que sassem rua. Olofim estava grato a Elegu. Olofim deu tudo o que Elegu pediu (...) (2001, p.53-54)

Exu um orix que tem prioridade nos rituais do candombl. a divindade que primeiro deve receber as oferendas. Suas comidas, base de farinha de mandioca, dend, cachaa e pimenta, so preparadas com todo o cuidado, para que esta divindade possa receber tudo corretamente. E este cuidado com as oferendas algo muito presente nos terreiros de candombl, pois, qualquer comida preparada erroneamente pode resultar na ira dos orixs. importante perceber que todo o processo de preparao das oferendas na cozinha do santo, deve-se ter muita ateno. Preparar uma oferenda sem os cuidados Assim, conhecer as

necessrios pode resultar em problemas futuros com o orix.

particularidades de cada divindade fundamental para aqueles que esto em contato direto com a preparao das oferendas, assim como conhecer tambm suas histrias, seus feitos mitolgicos.
(...) No candombl os deuses comem. Cada um tem sua comida particular, de seu agrado pessoal, de sua preferncia pessoal. Comida ligada s suas

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

163

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

histrias, a seus odus, a seus mitos. Comida que muitas vezes cantada e danada numa integrao harmoniosa de gesto, msica e palavra (...) (LIMA, 2010, p. 138)

Esta integrao citada por LIMA (2010) algo muito presente durante o processo de preparao dos rituais no candombl. No momento em que esto sendo preparadas as comidas para os orixs, so contadas suas histrias e muitas vezes entoados cnticos que contribuem para a compreenso do que se est querendo passar aos demais iniciados que acompanham a preparao das oferendas. O conhecimento articulado com a msica, algo to presente no candombl. E esta presena constante do mito definindo as oferendas aos orixs reafirmada pelo autor:
(...) As comidas so elaboradas, requintadas na forma, no ordenamento do preparo ou na simplicidade aparente de um despojamento prescrito pelo mito, vez que, atrs de cada oferenda alimentar est o mito que a prescreve pelas prticas divinatrias (...) (LIMA, 2010, p.149)

E o espao onde todo este conhecimento construdo e apresentado aos iniciados a cozinha, espao este onde os alimentos assumem uma caracterstica mgica, fazendo com que ingredientes usados no dia-a-dia sejam utilizados atravs de um ritual onde nada por acaso. a fora do ax direcionada para a preparao das oferendas que sero destinadas aos orixs.

AS PARTICULARIDADES DA COZINHA DOS ORIXS A cozinha transforma-se num espao onde estes mitos so recriados. O fogo, elemento fundamental no preparo dos alimentos, tem sua origem associada a um mito:
Xang ensina o homem como fazer fogo para cozinhar (...) Em pocas remotas, havia um homem a quem Olorum e Exu ensinaram todos os segredos do mundo, para que pudesse fazer o bem e o mal, como bem entendesse. Os deuses que governavam o mundo, Obatal, Xang e If, determinaram que, por ter se tornado feiticeiro to poderoso, o homem deveria oferecer uma grande festa para os deuses, mas eles

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

164

estavam fartos de comer comida crua e fria. Queriam coisa diferente: comida quente, comida cozida. Mas naquele tempo nenhum homem sabia fazer fogo e muito menos cozinhar. Reconhecendo a prpria incapacidade de satisfazer os deuses, o homem foi at a encruzilhada e pediu a ajuda a Exu. Esperou trs dias e trs noites sem nenhum sinal, at que ouviu uns estalos na mata. Eram as rvores que pareciam estar rindo dele, esfregando seus galhos umas contra as outras. Ele no gostou nada dessa brincadeira e invocou Xang, que o ajudou lanando uma chuva de raios sobre as rvores. Alguns galhos incendiados foram decepados e lanados no cho, onde queimaram at restarem s as brasas. O homem apanhou algumas brasas e as cobriu de gravetos e abafou tudo colocando terra por cima. Algum tempo depois, ao descobrir o montinho, o homem viu pequenas lascas pretas. Era o carvo. O homem disps os pedaos de carvo entre pedras e os acendeu com a brasa que restara. Depois soprou at ver flamejar o fogo e no fogo cozinhou os alimentos. Assim, inspirado e protegido por Xang, o homem inventou o fogo e pode satisfazer as ordens dos trs grandes orixs. Os orixs comeram comidas cozidas e gostaram muito. E permitiram ao homem comer delas tambm (...) (PRANDI, 2001, p.257-258)

Assim, Xang se transforma no orix que ensina o fogo ao homem e a partir deste momento, o homem comea a cozinhar, a preparar comidas cozidas, porm, os primeiros a receber este alimento so os prprios orixs. Nesta relao com o sagrado, com as prprias divindades, surgem os elementos fundamentais da cozinha: o fogo e o fogo. Desta forma, o espao da cozinha pode ser considerado um espao sagrado de transformao, onde as comidas so transformadas em oferendas. Vrios so os elementos que esto relacionados neste processo: as palavras, os cnticos, as pessoas envolvidas, os objetos, tudo deve estar em perfeita harmonia para que o orix possa retribuir as ddivas oferecidas pela comunidade religiosa. importante ressaltar que todo ritual no candombl tem uma relao com o alimento. Seja uma simples limpeza espiritual, at uma celebrao mais complexa, a LIMA (2010) destaca a relao que existe

oferenda aos orixs constituda de comida.

entre as comidas rituais e a tradio yorub-nag, responsvel pelo modelo da comida sacrifical do candombl. Segundo este autor:
(...) foi certamente na estruturao das primeiras casas de santo da Bahia, do modelo nag, no fim do sculo XVIII comeo do XIX, como disse, que essa comida de santo ter sito recriada, codificada, reconstituda entre ns,

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

165

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

com as inevitveis substituies, se por acaso os ingredientes, ou mesmo os animais, no fossem encontrados no novo cenrio ecolgico dos orixs e voduns (...) (2010, p.26)

Assim, percebe-se que houve um processo de hibridismo cultural na redefinio das comidas dedicadas aos orixs, a partir do momento em que as substituies foram acontecendo, resultando em reelaboraes das comidas, redefinies de alimentos que vo ser destinados s divindades africanas. Isto pode ser observado a partir do momento em que encontramos entre as bases de muitas comidas de santo, por exemplo, a farinha de mandioca e o milho, elementos da Amrica, que foram incorporados ao inhame africano, ao quiabo, e a tantos outros alimentos, surgindo as vrias oferendas. Este processo resultante do prprio contato entre as culturas, proporcionada pelo intercmbio no s de homens, mas tambm de alimentos. importante entender estas combinaes entre prticas e elementos culturais diferenciados, resultando em novas formas, ou seja, novas comidas, a partir de um processo que CANCLINI (2008) denominou de processo de hibridao, onde o que deve ser observado todo o percurso de transformao dessas comidas. No candombl, isto se verifica na composio dos pratos destinados aos orixs, onde encontramos elementos resultantes de vrias culturas, principalmente a indgena e portuguesa. BASTIDE (2001) se refere a este processo de hibridismo cultural em torno das comidas no candombl como sincretismo:
(...) Devemos observar que o sincretismo introduziu-se na cozinha como no restante da vida religiosa. O lugar ocupado pelo milho amerndio, ao lado da mandioca, prova-o claramente. H uma mistura das sobrevivncias msticas da frica, em particular o azeite de dend e a pimenta da costa, com os elementos tomados de emprstimo cozinha dos brancos e dos ndios (...) (2001, p.333)

importante observar que possvel que este hibridismo cultural que aconteceu e ainda acontece na redefinio do cardpio dos orixs tenha uma relao com os processos vividos na atualidade pelo candombl, onde a modernidade e suas

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

166

transformaes interculturais podem influenciar neste processo de adaptaes. Isto destacado por SOUZA JNIOR (2009):
(...) Deve-se perguntar, ento, se certas adaptaes e substituies regemse pela necessidade, portanto, um fato, ou se podem, simplesmente, ser tomadas como condies para a sobrevivncia desses orixs na contemporaneidade (...) (2009, p.205)

Assim, entender estas transformaes nas comidas dos orixs entender que a cozinha um espao que tambm passou por adequaes. Existe todo um discurso voltado para a valorizao do tradicional, porm, encontramos cada vez mais a presena de fogo industrial, panelas de alumnio e outros instrumentos modernos que coabitam este espao juntamente com os objetos de madeira e barro, como as colheres de pau, as gamelas de madeira, os potes, panelas e alguidares de barro, entre tantos outros objetos que so necessrios para o preparo dessas oferendas. Entretanto, mesmo diante de todas estas inovaes, o ax, a crena nos orixs, permeia todo o universo sagrado que est presente na cozinha, ou seja, so as palavras, as msicas, os rituais que so realizados durante o preparo de cada comida que traz a fora e o sagrado de cada oferenda preparada para as divindades. a cozinha do santo, espao este que no utilizado para outra situao a no ser para o preparo as oferendas do candombl.
(...) Cozinha do santo assim, mais que um lugar determinado que, em terreiros de estrutura maior, se tem para preparar somente os pratos dos orixs e, sim, um espao criado e redefinido a cada momento, no terreiro, atravs da separao dos objetos, utenslios e mudanas de comportamentos (...) (SOUZA JNIOR, 2009, p.82)

Dar um presente, dar uma oferenda, dar uma comida ao orix. Estas so as denominaes que os iniciados no candombl utilizam para o momento em que procuram construir uma relao mais prxima com seus orixs individuais, atravs da relao entre o dar, receber e retribuir, to presente no candombl e que tem enquanto elemento de mediao fundamental, a comida. Neste sentido, a cozinha ganha um status de santurio,

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

167

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

onde tudo gira em torno do sagrado, e todos com o pensamento firmado em energias positivas, que so repassadas ao alimento que est sendo preparado. Segundo BASTIDE (2001), A cozinha um espao marcado por ritos, que so seguidos por uma srie de interdies e tabus em torno do preparo das comidas destinadas aos orixs. Existem os tabus relacionados a cada orix em particular e aqueles relativos a rituais especficos, que limitam por um determinado tempo algumas comidas, temperos e frutas ou mesmo excluem por definitivo da dieta alimentar do iniciado. Assim, temos orixs fun-fun, orixs do branco, que s podem receber comidas brancas, ou seja, feitas com milho branco, sem dend, outros que podem recebe comidas feitas base de dend, com a presena do sal, que s podem receber oferendas preparadas com milho amarelo, inhame, feijo fradinho, que no preparo s pode ser utilizado o azeite doce, entre outras prescries que devem ser seguidas cuidadosamente, para evitar os castigos em virtude de uma comida muito temperada ou mesmo preparada de forma errnea. Segundo o autor,
(...) Cada divindade tem suas repugnncias alimentares, bem como suas preferncias. E todas essas repugnncias explicam-se. H uma lgica dos ews. Alguns tem suas origens nos mitos, na vida dos prprios deuses, quando eles eram reis africanos (...) (2001, p.336)

Desta forma, os tabus alimentares so bastante respeitados no candombl, havendo uma preocupao constante com o agradar o orix, e isto est vinculado a uma oferenda preparada da forma correta, sem deslizes que possam resultar na insatisfao da divindade. Estas restries abrangem tanto os alimentos quanto os temperos utilizados no preparo das comidas, assim como tambm a ingesto de algumas frutas, que se transformam em quizilas, ou seja, interdies. Diante da importncia deste espao no terreiro, um papel importante neste processo de preparo das oferendas e tambm fundamental dentro da estrutura do candombl est relacionado pessoa que ir assumir a cozinha. Trata-se da Iabass, a senhora da cozinha. ela quem assume toda a responsabilidade no preparo e organizao

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

168

de cada prato a ser ofertado s divindades, tendo todo o cuidado com os preceitos alimentares. Desde a ida ao mercado efetuar a compra dos alimentos at a elaborao da oferenda, esta iniciada assume toda a responsabilidade pela comida dedicada aos orixs. auxiliada por outros iniciados, porm, nos momentos essenciais na elaborao das iguarias sagradas, a Iabass est frente. Na definio deste cargo essencial para o terreiro, importante ressaltar que no qualquer pessoa que pode assumir. Segue toda uma srie de preceitos e orientaes para definir quem ser a pessoa escolhida para o cargo. Assim, de acordo com SOUZA JNIOR (2001), este um cargo que est voltado preferencialmente a mulheres que j esto na menopausa, com certa idade, pois existe todo um tabu em torno do sangue menstrual, que limita os espaos da mulher no candombl durante este perodo. Alm disso, outro

aspecto importante est relacionado dedicao a cozinha, que deve ser exclusiva para a Iabass, o que exige a sua presena diria no terreiro. Assim, para o autor,
(...) Como detentora da colher de pau, guardi da culinria, ofcio recebido desde os primrdios do tempo por todas as mulheres, a Iabass, de forma especial, tem a funo de cuidar das panelas de cada orix, da a exigncia do seu profundo conhecimento, decorrente dos muitos anos de aprendizado, observncia e respeito ao silncio e a criatividade (...) (2009, p.119)

Este um cargo ocupado na maioria dos terreiros de candombl, por mulheres, e que so orientadas e acompanhadas pela Ialorix. Porm, importante ressaltar que homens tambm assumem a liderana na cozinha do santo. Este fato foi analisado por

BASTIDE (2001), que ressalta que a presena feminina no candombl e principalmente na ocupao de cargos importantes nos terreiros, no deve ser considerada universal.
(...) A funo de preparar os pratos msticos nem sempre atribuda a uma mulher e sabe-se, com efeito, que os homens, quando se encarregam disso, so cozinheiros ainda mais hbeis. Assim se explica o que vimos em um terreiro jeje, um cozinheiro muito aplicado em sua funo, e que me falou,

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

169

OS ORIXS, O IMAGINRIO E A COMIDA NO CANDOMBL

como um verdadeiro apaixonado, dos preparativos das cozinhas dos deuses (...) (2001, p.334)

Assim, sejam homens ou mulheres, trata-se de uma grande responsabilidade est frente da cozinha no candombl, pois uma funo que vai exigir todo um conhecimento das questes relativas atividade prtica do preparo das oferendas. O cuidado com as palavras, os gestos, as roupas e demais acessrios utilizados pelos iniciados uma constante, principalmente pelos que esto na organizao direta das comidas. Tudo que acontece em volta da cozinha deve estar em sintonia com o momento sagrado, mantendo um equilbrio de todos no terreiro, para que os orixs recebam os presentes e possam retribuir com sua proteo ao terreiro e a todos os que esto participando do ritual.

CONSIDERAES PARA UM BANQUETE... importante perceber que o fato de dar um presente ou dar uma comida ao orix est relacionado a toda uma relao construda com base em uma obrigao centrada em trs elementos fundamentais: o dar, receber e retribuir, onde o iniciado, ao preparar uma comida para seu orix, espera algo em troca e consequentemente isto vai exigir uma retribuio das ddivas recebidas. Nesta relao construda base de obrigaes,

importante ressaltar que, segundo MAUSS (2008), existe a necessidade da circulao das ddivas, ou seja, as ddivas dadas devem ser retribudas, o que pode ser observado nos pejis dos terreiros de candombls, onde a todo o momento possvel encontrarmos iniciados colocando suas oferendas, renovando seus laos com seu orix individual, o que demonstra esta constante circularidade em torno dos presentes recebidos e retribudos. Assim, segundo LODY (2004):
(...) O candombl , sem dvida, o reduto de grande significado para a sobrevivncia da cozinha, onde as atitudes rituais e as maneiras de preparar os alimentos esto repletas de significados econmicos e sociais, sendo de alta importncia para uma comunicao em linguagem prpria a comida (...) (2004, p. 31)

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

170

Em torno da comida, os rituais internos acontecem. Em meio a segredos, ritos bastante elaborados fazem parte deste momento em que a comunicao construda entre o devoto e o orix, ou entre a comunidade religiosa do terreiro e suas divindades protetoras. E em algumas situaes, estes rituais se desdobram em momentos em que ocorre a socializao atravs da comida. A relao de sociabilidade entre os devotos e suas divindades se estende a toda comunidade do entorno do terreiro e aos visitantes, atravs dos rituais pblicos, as festas. Este o momento em que a relao mediada pela comida assume um significado mais amplo, promovendo a socializao entre os iniciados, a comunidade e os orixs.

REFERNCIAS BASTIDE, Roger. O Candombl da Bahia. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. CANCLINI, Nestor Grcia. Culturas Hbridas. 4 Ed. So Paulo: EDUSP, 2008. LIMA, Vivaldo da Costa. A Anatomia do Acaraj e Outros Ensaios. Salvador: Corrupio; 2010. LODY, Raul. Santo Tambm Come. 2 Ed. Rio de Janeiro: Pallas, 1998. MAUSS, Marcel. Ensaio Sobre A Ddiva. Portugal: Edies 70, 2008. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixs. So Paulo: Companhia das Letras, 2001. SOUZA JNIOR, Vilson Caetano. O Banquete Sagrado Notas Sobre Os De Comer Nos Terreiros De Candombl. Salvador: Atalho, 2009. VERGER, Pierre Fatumbi. Lendas Africanas dos Orixs. 4 Ed. Salvador: Corrupio, 1997.

Recebido: 12/05/2012 Aprovado: 25/06/2012

ISSN: 1982-3916 ITABAIANA: GEPIADDE, Ano 6, Volume 11 | jan-jun de 2012.

Das könnte Ihnen auch gefallen