Sie sind auf Seite 1von 7

BACHARELADO EM DIREITO

Teoria Geral do Estado


NOTURNO TURMA A 1. PERODO

ESQUEMA DE ESTUDO N1 CAPTULO 1 A SOCIEDADE Sociedade um conjunto de indiv duo! "ue convivem de #o$ma o$%ani&ada. 1 ORIGEM DA SOCIEDADE Pa$a e'()ica$ o #ato de "ue o *omem+ a(e!a$ da! )imita,-e! ine$ente! ao .om conv vio !ocia)+ nece!!ita vive$ em !ociedade+ e'i!tem .a!icamente dua! teo$ia!/ Teorias Naturais a#i$mam "ue e'i!tem #ato$e! natu$ai! dete$minando "ue o *omem ($ocu$e a (e$manente a!!ocia,0o com out$o! *omen!+ como #o$ma no$ma) de vida. A !ociedade ($oduto da conju%a,0o de um !im()e! im(u)!o a!!ociativo natu$a e da coo(e$a,0o da vontade *umana1 ($inci(ai! (en!ado$e! !0o A$i!t2te)e!+ Santo Tom3! de A"uino+ 4 ce$o e O$e!te Rane))etti1 e+ Teorias Contratuais 5 ne%am o 6MPU7SO ASSO46AT68O NATURA7+ di&endo "ue !2 a vontade *umana ju!ti#ica a e'i!t9ncia da !ociedade. A!!im+ a sociedade somente o resultado de um ACORDO DE VONTADES :cont$ato !ocia); *i(oteticamente ce)e.$ado ent$e o! *omen!. P$inci(ai! (en!ado$e! !0o/ T*oma! <o..e!+ =o*n 7oc>e+ Monte!"uieu e Rou!!eau.

Comentrio: A .u!ca de uma ju!ti#icativa (a$a a vida !ocia)+ no! mo!t$a "ue (odemo! c*e%a$ ? conc)u!0o "ue a !ociedade *umana resulta de uma necessidade natural, contudo, fruto de uma escolha consciente do homem. A ve$dade "ue+ natu$a)mente ou (o$ e!co)*a+ o *omem !em($e deve !e$ e!tudado como um !e$ !ocia). ! OS ELEMENTOS "ORMADORES DA SOCIEDADE @ medida "ue o! %$u(o! !ociai! #o$am aumentando+ a! $e%$a! de conviv9ncia v0o !e to$nando nece!!3$ia! como #o$ma de mante$ a (a& e a o$dem. E!!a! $e%$a! aca.am (o$ ca$acte$i&a$ uma dete$minada !ociedade e aca.am (o$ di#e$encia$ um %$u(o !ocia) de um a%$u(amento de (e!!oa!. Pa$a "ue !e$ con!ide$ada !ociedade+ a)%un! e)emento! !0o nece!!3$io! e comun! em toda! e)a!. A o "ue !e (ode denomina$ de E7EMENTOS BORMADORES DA SO46EDADE+ !em o! "uai!+ um dete$minado %$u(o+ n0o (a!!a de um ajuntamento de (e!!oa!. S0o e)e!/ A. !NA"!DADE O# VA"OR SOC!A" C A o o.jetivo a !e$ atin%ido (o$ meio de a,-e! o$ientada! de um dete$minado %$u(o !ocia). O DEM 4OMUM con!ide$ado+ (e)a maio$ia do! (en!ado$e!+ como a #ina)idade de uma !ociedade+ contudo *3 tam.m dua! ve$tente!/ 6. Deterministas $ di&em "ue o *omem e!t3 !u.metido+ !em (o!!i.i)idade de e!co)*a :inde(endentemente de !ua vontade;+ a uma !$ie de )ei! natu$ai! e ca!uai!1 (a$a e)e!+ n0o *3 o.jetivo a atin%i$+ uma ve& "ue uma !uce!!0o de #ato! natu$ai! n0o (ode !e$ im(edida (e)o *omem. 66. inalistas $ !u!tentam "ue *3 uma #ina)idade !ocia) )iv$emente e!co)*ida (e)o *omem. O *omem tem con!ci9ncia de "ue deve vive$ em !ociedade e ($ocu$a #i'a$+ como o.jetivo de vida !ocia)+ o "ue con!ide$a !e$ o DEM 4OMUM.

alxdrarantes@gmail.com

(62) 8100-9494 / 3273-1281

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

D. %AN! ESTA&'ES DE CON(#NTO ORDENADA :ORDEM SO46A7 E ORDEM =URD64A; C Pa$a a)can,a$ o .em comum+ ($eci!o "ue um %$u(amento de (e!!oa! e!teja o$%ani&ado e o.ede,a a dete$minada! o$den!. 7evando em con!ide$a,0o a #o$ma e a! ci$cun!tEncia! a! mani#e!ta,-e! devem atende$ a t$9! $e"ui!ito!/ 6. RE!TERA&)O C 4omo o .em comum + de ce$ta #o$ma+ $e)ativo e dinEmico+ !endo a)te$ado continuamente (o$ novo! #ato$e! deco$$ente! do tem(o e do )oca)+ uma !ociedade deve !e mani#e!ta$ continuamente :$eite$adamente; at a con!ecu,0o do .em comum a)mejado. 66. ORDE% $ a! mani#e!ta,-e! em conjunto+ devem !e%ui$ uma dete$minada ORDEM+ (a$a "ue a !ociedade (o!!a atua$ em #un,0o de atin%i$ o o.jetivo do .em comum. Ent0o+ con!ide$ada ORDEM SO46A7 o conjunto de $e%$a! de com(o$tamento !ocia) :mo$a) e tica; .em como o o$denamento ju$ dico+ e!ta.e)ecido (o$ dete$minado %$u(o !ocia)+ "ue+ "uando de!o.edecido+ im()ica em (uni,0o ao de!o.ediente. 666. ADE*#A&)O $ )evando em conta o ca$3te$ dinEmico do .em comum+ nece!!3$io "ue a !ociedade e!teja em con!tante ade"ua,0o (a$a+ o.!e$vando a! a!(i$a,-e! individuai! e comunit3$ia!+ %a$anta a )iv$e mani#e!ta,0o e a e'(an!0o da! tend9ncia! de!ta! a!(i$a,-e!. 4. O +ODER SOC!A" C A ($o.)em3tica do (ode$ (ode !e$ con!ide$ada como o e)emento mai! im(o$tante no e!tudo da o$%ani&a,0o e do #uncionamento de uma !ociedade. o (ode$ um #enFmeno !ocia) "ue n0o (ode !e$ e'()icado (e)a !im()e! con!ide$a,0o de #ato$e! individuai!+ at$i.u do .i)ate$a)mente+ onde !em($e e'i!ti$3 a ($edominEncia da vontade de um !o.$e out$o. 6. Anar,uismo $ a)%un! (en!ado$e! de#endem a au!9ncia com()eta do (ode$ !ocia) (a$a a #o$ma,0o de uma !ociedade+ a#i$mando "ue o *omem dotado natu$a)mente de um !entimento de ju!ti,a e !ocia.i)idade "ue di!(en!a$ia a ($e!en,a do (ode$ !ocia). De aco$do com Ge.e$+ e'i!tem t$9! *i(2te!e! de )e%itimidade do (ode$/ a; +oder tradicional+ ca$acte$ !tico da! mona$"uia! e n0o de(ende da )e%a)idade #o$ma)1 .; +oder carismtico+ e'e$cido (o$ ) de$e! aut9ntico! "ue inte$($etam e .u!ca$ a $ea)i&a,0o do .em comum de !eu! %ove$nado!+ ?! ve&e! at me!mo cont$a o di$eito vi%ente1 c; +oder racional+ e'e$cido (e)a! auto$idade! con!titu da! )e%a)mente. # AS SOCIEDADES POLTICAS O! *omen! "ue .u!cam o me!mo #im tendem a a%$u(a$5!e (a$a conc$eti&35)o mai! $a(idamente1 6ndiv duo! de me!ma tend9ncia e com a! me!ma! a(tid-e! ($e#e$em con!t$ui$ um %$u(o ? (a$te num movimento de di#e$encia,0o. 4omo e!te! continuam na de(end9ncia de out$o! (a$a !u($imi$ !ua! de#ici9ncia!+ c$ia5!e uma $e)a,0o !im.i2tica de mHtua ajuda .u!cando um todo *a$mFnico+ e i!!o !e con!e%ue com coo$dena,0o. 4omo o! o.jetivo! individuai! muita! ve&e! !0o con#)itante! !u$%e a nece!!idade de um PODER SUPER6OR "ue !eja ca(a& de mante$ o inte$e!!e comum acima do! individuai!.
alxdrarantes@gmail.com (62) 8100-9494 / 3273-1281

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

A c)a!!i#ica,0o de Bi)i((o 4a$)i "uanto ?! cate%o$ia! !ociai! .em aceita+ a !a.e$/ a; Sociedade! "ue (e$!e%uem #in! n-o determinados e difusos 5 #am )ia+ cidade+ E!tado+ etc1 .; Sociedade! "ue (e$!e%uem #in! determinados+ cuja (a$tici(a,0o vo)unt3$ia e $e!u)ta de uma e!co)*a con!ciente e )iv$e do indiv duo1 c; Sociedade! "ue (e$!e%uem #in! determinados, mas a .artici.a/-o !n0oluntria + uma ve& "ue !eu! mem.$o! (a$tici(am (o$ com(u)!0o :6%$eja;. A! !ociedade! de #in! %e$ai! !0o denominada! !ociedade! (o) tica! (o$"ue n0o !e ($endem a um o.jetivo dete$minado e n0o !e $e!t$in%em a !eto$e! )imitado!.

CAPTULO ! O ESTADO A o$dem ju$ dica !o.e$ana "ue tem (o$ #im o .em comum de um (ovo !ituado em dete$minado te$$it2$io. 1

CAUSAS DA "ORMA$%O DO ESTADO orma/-o OR!1!N2R!A do Estado: Parte-se de agrupamentos humanos ainda no integrados a qualquer Estado. (observar que tais causas esto diretamente relacionadas com os pensadores adeptos das Teorias Naturalistas - partindo da premissa de que o Estado se forma naturalmente e no de forma voluntria.) o Ori3em amiliar 4.atriarcal; !u!tentam "ue cada #am )ia ($imitiva !e am()iou e deu o$i%em a um E!tado1 o Ori3em em atos de for/a, 0iol5ncia e6ou con,uistas !u!tentam "ue a !u(e$io$idade da #o$,a de um %$u(o !ocia) (e$mitiu5)*e !u.mete$ um %$u(o mai! #$aco. O E!tado na!ce de!!a conjun,0o ent$e dominante! e dominado! com a inten,0o de $e%u)a$ e!ta! $e)a,-e!1 o Ori3em em causas econ7micas ou .atrimoniais a#i$mam "ue/ O E!tado !e #o$mou em deco$$9ncia do a($oveitamento do! .ene# cio! da divi!0o do t$a.a)*o+ ca$acte$i&ando a!!im o motivo econFmico1 A (o!!e da te$$a %e$ou o (ode$ e a ($o($iedade deu o$i%em ao E!tado de modo "ue a ca$acte$ !tica #undamenta) do E!tado a !o.e$ania te$$ito$ia). Em !uma+ o E!tado !e$ia um ($oduto da !ociedade "uando e!ta c*e%a a dete$minado %$au de de!envo)vimento ta) "ue !e #i&e!!e nece!!3$io uma in!titui,0o !o.e$ana e $e%u)ado$a da! $e)a,-e!1 o Ori3em no desen0ol0imento interno da sociedade De#endem a te!e de "ue o E!tado #$uto do ($2($io de!envo)vimento ESPONTINEO da !ociedade. O E!tado !e$ia uma (otencia)idade+ um %e$me+ ou !eja+ a! Sociedade! !im()e! e n0o de!envo)vida! !e"ue$ ($eci!a$iam do E!tado+ ma! a (a$ti$ de ce$to de!envo)vimento da Sociedade+ e!ta nece!!a$iamente ($eci!a do E!tado.

orma/-o DER!VADA do Estado: Parte-se de agrupamentos humanos j integrados a qualquer Estado.. (observar que, por sua vez, tais causas esto diretamente relacionadas com os pensadores adeptos das Teorias Contratualistas partindo da premissa que o Homem levou a formao do Estado, e no, de forma natural como defende a posio anterior)
(62) 8100-9494 / 3273-1281

alxdrarantes@gmail.com

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

o Desmem8ramento 4 racionamento9 : Acontece "uando uma (a$te do te$$it2$io de

um E!tado !e de!mem.$a e con!titui um novo E!tado+ :4in%a(u$a "ue !e !e(a$ou da Ma)3!ia1 Tocantin! "ue !e !e(a$ou de Joi3!;. o #nifica/-o 4#ni-o de Estados9 : onde doi! ou mai! e!tado! !e unem (a$a com(o$ um novo e!tado+ com o$dem ju$ dica e !o.e$ania uni#icada. Em todo! o! ca!o!+ o im(o$tante e im($e!cind ve) (a$a a c$ia,0o de um novo E!tado+ a via.i)idade e a inde(end9ncia em mante$ inte$namente a o$dem ju$ dica :!o.e$ania;+ a)m do RE4ON<E46MENTO (e)o! demai! E!tado! de!!a condi,0o. ! TEORIAS SOBRE ORIGEM E "ORMA$%O DO ESTADO So.$e a o$i%em e #o$ma,0o do E!tado e'i!tem inHme$a! teo$ia! "ue %e$am dive$!a! conce(,-e! e "ue $e!u)tam+ natu$a)mente+ em v3$ia! conc)u!-e! a.!o)utamente di#e$ente!. O te$mo E!tado :"ue !i%ni#ica e!ta$ #i$me; como #o$ma de indica$ uma !itua,0o (e$manente de conviv9ncia e $e)acionada ? !ociedade (o) tica #oi u!ado (e)a ($imei$a ve& (o$ MAKU6A8E7 em 1L1M "uando e!c$eveu O PRN46PE. Podemo! dividi$ a! v3$ia! teo$ia! em/ Naturalistas : a#i$mam "ue o E!tado #o$mou5!e natu$a)mente e n0o im(u)!ionado (o$ um ato vo)unt3$io do *omem. E!ta co$$ente tam.m $ece.e a denomina,0o de no contratualista1 Or3anicistas : a#i$mam "ue o E!tado inde(endente do! indiv duo! e ante$io$ a e)e!1 O E!tado uma ($oje,0o do N*omemN e !ua! (a$te! ou mem.$o! n0o (odem !e$ !e(a$ado! da tota)idade1 A!!im+ a! nece!!idade! do E!tado+ !0o a! me!ma! do *omem+ ma!+ evidentemente+ .u!cando o idea) do .em comum. inalistas : !u!tentam !e$ (o!! ve) a #ina)idade !ocia)+ (o$ meio de um ato de vontade+ ou !eja+ )iv$emente e!co)*ida (e)o *omem. O *omem tem con!ci9ncia de "ue deve vive$ em !ociedade e ($ocu$a #i'a$+ como o.jetivo da vida !ocia)+ uma #ina)idade condi&ente com !ua! nece!!idade! #undamentai! e com a"ui)o "ue )*e (a$ece !e$ mai! va)io!o. A!!im o E!tado tem (o$ #ina)idade ($omove$ a #e)icidade *umana.

Contratualistas : a#i$mam "ue o E!tado te$ia !ido c$iado (e)a mani#e!ta,0o vo)unt3$ia do! *omen! ne!!e !entido+ como $e!u)tado de um 4ONTRATO SO46A7 *i(ottico (o$ meio do "ua) o! *omen! ce)e.$am ent$e !i+ como e!#o$,o (e)a (a&+ um ato de conce!!0o mHtua de di$eito!1 # ELEMENTOS ESSENCIAIS PARA A E&IST'NCIA DO ESTADO Ata)i.a No%uei$a t$a& a divi!0o mai! com()eta !o.$e o a!!unto/ E"E%ENTOS %ATER!A!S : :S0o e)emento! tan% vei!+ (a)(3vei!+ inde(endente! de !eu va)o$ ideo)2%ico; Territ;rio < 4on!i!te em %$u(o *umano #i'ado em um dete$minado te$$it2$io. Seu conceito e't$a(o)a o! )imite! %eo%$3#ico!+ !endo "ue "ua)"ue$ e!(a,o de#inido e de)imitado (o$ e a (a$ti$ de $e)a,-e! de (ode$ !e ca$acte$i&a como te$$it2$io . Como elemento geogrfico, extenso territorial onde se exerce a soberania nacional, caracterizado, sobretudo, pela ideia de posse, domnio e poder, correspondendo ao espao geogrfico socializado, apropriado para os seus habitantes,

alxdrarantes@gmail.com

(62) 8100-9494 / 3273-1281

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

independentemente da extenso territorial, incluindo o subsolo, o mar territorial e o espao areo. +o0o < Povo significa a coletividade de indivduos, que se unem para constituir o stado, estabelecendo com este um vnculo !urdico de carter permanente . 6m(o$tante di#e$encia$ o conceito de Na,0o+ "ue um conceito !u.jetivo e "ue e!t3 di$etamente $e)acionado com o va)o$ cu)tu$a) :) n%ua+ *i!t2$ia+ va)o$e!+ etc...;. E"E%ENTOS OR%A!S : :Di&em $e!(eito ? ideo)o%ia+ ? #o$ma de o$%ani&a,0o; So8erania : con!ide$ado um do! #undamento! do E!tado Mode$no e (ode !e$ de#inida como o .oder a8soluto, .er.tuo, indi0is=0el, inalien0el e im.rescrit=0el ,ue o Estado .ossui .ara fa>er 0aler as normas constitu=das dentro de seu territ;rio. O (ode$ (o) tico do E!tado a.!o)uto dent$o de !eu! )imite! te$$ito$iai!1

+oder 4.oder de im.rio9 < $e($e!enta a ca(acidade de o E!tado im(o$ !o.e$anamente !ua vontade com vi!ta! a atende$ ao inte$e!!e (H.)ico. O E!tado a%e com Pode$ de 6m($io "uando im(-e !eu! ato! admini!t$ativo! a te$cei$o!+ inde(endentemente de !ua vontade. OR%AS DE 1OVERNO 4 OR%AS DE E?ERC@C!O DO +ODER9 "ORMAS IMPURAS )*orro+,idas-( 5 Ti$ania
1o0erno de um s;, 0isando o .r;.rio 8em 4tirano9

"ORMAS PURAS( 5 Mona$"uia


1o0erno de um s; 4monarcaA rei9

5 A$i!toc$acia
1o0erno de .oucos 4melhoresA elite9

5 O)i%a$"uia
1o0erno de .oucos, 0isando o 8em de .oucos 4oli3arcas9

5 Democ$acia
1o0erno de muitos 4do .o0o9

5 Dema%o%ia
1o0erno de muitos ,ue falha em reali>ar o 8em comum 4corru.tos9

!NA"!DADE 4e fun/Bes do Estado9 6ndica mai! e!(ecia)mente como !e d3 a $e%u)a,0o %)o.a) da vida !ocia). <3 uma e!t$eita $e)a,0o ent$e o! #in! do E!tado e a! #un,-e! "ue e)e de!em(en*a. De carter 3eral ins o8Ceti0os : !0o o! #in! (a$ticu)a$e! de cada E!tado "ue $e!u)tam da! ci$cun!tEncia! em "ue e)e! !u$%i$am e !e de!envo)ve$am1 !0o condicionante! de !ua *i!t2$ia. ins su8Ceti0os : indicam o $e)acionamento do E!tado com o! #in! do indiv duo. O! #in! do E!tado devem !e$ a ! nte!e do! #in! individuai!. Pode !e$/ ED.ansi0os : ($econi&a o c$e!cimento de!me!u$ado do E!tado a (onto de anu)a$ o indiv duo. Bundamentam o! E!tado! tota)it3$io! e !e dividem em doi!/ #tilitrias : indicam como .em !u($emo o m3'imo de!envo)vimento mate$ia) em det$imento ao! va)o$e! #undamentai! da (e!!oa *umana1 Eticas : d0o ao E!tado a condi,0o de #onte da mo$a)+ oni(otente e oni($e!ente+ n0o to)e$ando "ua)"ue$ com(o$tamento "ue n0o e!teja $i%o$o!amente de aco$do com a mo$a) o#icia).

alxdrarantes@gmail.com

(62) 8100-9494 / 3273-1281

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

"imitados : d0o ao E!tado a (o!i,0o de me$o vi%i)ante da o$dem !ocia)+ n0o admitindo "ue e)e tome iniciativa!+ !o.$etudo em mat$ia econFmica. E!tado5 7i.e$a). Relati0os : )eva em conta a nece!!idade de uma atitude nova do! indiv duo! no !eu $e)acionamento $ec ($oco+ .em como na! $e)a,-e! ent$e o E!tado e o! indiv duo!. A! ($emi!!a! do E!tado !e$iam con!e$va$+ o$dena$ e ajuda$. Em $e!umo+ ve$i#ica5!e "ue o E!tado+ como !ociedade (o) tica+ tem como #ina)idade %e$a)+ a)can,a$ o .em comum+ ou !eja+ o de!envo)vimento inte%$a) da (e$!ona)idade do! inte%$ante! do !eu (ovo. . E/OLU$%O HIST0RICA DO ESTADO S0o a! #o$ma! #undamentai! "ue o E!tado tem adotado ao )on%o da *i!t2$ia "ue n0o t9m um cu$!o uni#o$me+ t9m ca$acte$ !tica! di#e$ente! em cada (oca (o$ mai! an3)o%a! "ue !ejam/ ESTADO ANT!1O : Tam.m c*amado de O$ienta) ou Teoc$3tico+ di& $e!(eito ?! mai! anti%a! #o$ma! de o$%ani&a,0o !ocia). De natu$e&a unit3$ia e+ .a!eado muito mai! na $e)i%io!idade da #am )ia do "ue em uma o$%ani&a,0o econFmica ($o($iamente dita1 " poder stado era confundido com o (ode$ divino/ em a)%uma! !ociedade! o %ove$nante e$a con!ide$ado como deu! e em out$o! ca!o!+ o (ode$ divino e$a $e($e!entado (o$ !ace$dote!+ a "uem ca.iam con*ece$ a vontade divina e dec)a$35)a ao! %ove$nado!+ ,or isso ta+12+ *o34e*ido *o+o Estado Teo*r5ti*o6 o ESTADO 1RE1O : Na ve$dade n0o *avia um E!tado Onico. O te$mo E!tado J$e%o uti)i&ado (o$"ue o! (ovo! *e)9nico! (o$"ue a($e!entavam ca$acte$ !tica! muito !eme)*ante! "uanto ? conce(,0o de !ociedade (o) tica. Dividido em 4idade5 E!tado com o idea) de auto!!u#ici9ncia. N0o *avia %$ande! e'(an!-e! te$$ito$iai! (a$a mante$ o cont$o)e do (ode$. Uma (e"uena e)ite com(un*a a c)a!!e (o) tica (a$a di!cuti$ a! deci!-e! de ca$3te$ (u.)ico+ ma! tam.m na! $e)a,-e! ($ivada! a autonomia da vontade individua) e$a .a!tante $e!t$ita. ESTADO RO%ANO : teve in cio com um (e"ueno a%$u(amento *umano1 e'(e$imentou v3$ia! #o$ma! de %ove$no1 e'(andiu %$andemente !eu dom nio a n ve) mundia) en%)o.ando di#e$ente! (ovo! com co!tume! e o$%ani&a,-e! di#e$ente!1 a!(i$ou !e to$na$ um im($io1 o$%ani&a,0o iniciada com .a!e #ami)ia$ evo)uindo+ com o c$e!cimento te$$ito$ia) (a$a uma o$%ani&a,0o .a!eada na no.$e&a #euda)1 (e"uena e)ite (a$tici(ava da! deci!-e! (o) tica!1 seu crescimento deu 8ase e contri8uiu .ara a forma/-o do conceito do Estado %edie0al FFF 1

ESTADO %ED!EVA" : Pe$ odo in!t3ve)+ di# ci) e *ete$o%9neo da #o$ma,0o do E!tado1 o! ($inci(ai! e)emento! "ue ma$ca$am a !ociedade (o) tica medieva) #o$am o c$i!tiani!mo+ a! inva!-e! do! .3$.a$o! e o #euda)i!mo. Me!mo com o #$acionamento do (ode$+ e'i!tia #o$te a!(i$a,0o (e)a unidade E!tata). O 4$i!tiani!mo #oi #undamenta) (a$a a a!(i$a,0o de um im($io c$i!t0o+ dividindo a !ociedade :.a!icamente; em 4$i!t0o! e n0o54$i!t0. <avia mH)ti()o! cent$o! de (ode$1 ma$cado (e)a di!(uta de (ode$ ent$e o (a(a e o im(e$ado$1 a in!ta.i)idade econFmica+ (o) tica e !ocia) o$iunda da %$ande divi!0o do (ode$+ %e$a a nece!!idade de o$dem e auto$idade+ "ue o em.$i0o do E!tado Mode$no1

ESTADO %ODERNO : T$a& uma conce(,0o di#e$ente+ #o$ma)i!ta. O T$atado de (a& de Ge!t#3)ia o ma$co documenta) *i!t2$ico de um novo ti(o de E!tado+ com unidade
(62) 8100-9494 / 3273-1281

alxdrarantes@gmail.com

BACHARELADO EM DIREITO
Teoria Geral do Estado
NOTURNO TURMA A 1. PERODO

te$$ito$ia) e !o.e$ania+ na!ce o E!tado Mode$no. E!tado A.!o)uti!ta. De!te (onto em diante come,a a di!cu!!0o !o.$e o! E)emento! e!!enciai! (a$a a e'i!t9ncia do E!tado.

alxdrarantes@gmail.com

(62) 8100-9494 / 3273-1281

Das könnte Ihnen auch gefallen