Sie sind auf Seite 1von 29

INTRODUO AOS PROCESSOS DE FABRICAO DE PRODUTOS METLICOS

CLAUDIO SHYINTI KIMINAMI WALMAN BENCIO DE CASTRO MARCELO FALCO DE OLIVEIRA

Contedo

INTRODUO AOS PROCESSOS DE FABRICAO DE PRODUTOS METLICOS

2

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Contedo

3
CLAUDIO SHYINTI KIMINAMI WALMAN BENCIO DE CASTRO MARCELO FALCO DE OLIVEIRA

INTRODUO AOS PROCESSOS DE FABRICAO DE PRODUTOS METLICOS

4
Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos 2013 Claudio Shyinti Kiminami Walman Bencio de Castro Marcelo Falco de Oliveira Editora Edgard Blcher Ltda.

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

FICHA CATALOGRFICA Rua Pedroso Alvarenga, 1.245, 4 andar 04531-012 So Paulo SP Brasil Tel.: 55 (11) 3078-5366 contato@blucher.com.br www.blucher.com.br Kiminami, Claudio Shyinti Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos / Claudio Shyinti Kiminami, Walman Bencio de Castro, Marcelo Falco de Oliveira So Paulo: Blucher, 2013 Bibliograa. ISBN 978-85-212-0682-8 Segundo Novo Acordo Ortogrfico, conforme 5. ed. do Vocabulrio Ortogrfico da Lngua Portuguesa, Academia Brasileira de Letras, maro de 2009. proibida a reproduo total ou parcial por quaisquer meios sem autorizao escrita da editora. Todos os direitos reservados pela Editora Edgard Blcher Ltda. 1. Metalurgia 2. Engenharia de materiais 3. Metais produtos 4. Usinagem 5. Fundio 6. Metalurgia do p I. Ttulo II. Castro, Walman Bencio de III. Oliveira, Marcelo Falco de 12-0118CDD-669 ndices para catlogo sistemtico: 1. Metalurgia 2. Metais: produtos 3. Engenharia de materiais: metais

669 669 620.11

Contedo

Prefcio

Os Processos de Fabricao de Produtos Metlicos, com enfoque metalrgico, pertencem ao contedo programtico de diversas disciplinas dos cursos de graduao em Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo, Engenharia de Materiais, Desenho Industrial, Ps-Graduao em Cincia e Engenharia de Materiais, Ps-Graduao em Engenharia Mecnica, Especializao em Engenharia Mecnica, Especializao em Engenharia de Materiais, entre outros. Ns, os autores, ministrando essas disciplinas por mais de 20 anos nesses cursos na Universidade Federal de So Carlos, Universidade Federal da Paraba, Universidade Federal de Campina Grande e Universidade de So Paulo, pudemos aperfeioar um ordenamento dos conceitos e informaes envolvidos na temtica que acreditamos ser uma forma muito boa para transmitir esses conhecimentos aos alunos. Na forma de apostilas, a didtica utilizada no presente livro foi testada e validada por mais de 7 anos. Para a fabricao de produtos metlicos, so usados metais e ligas metlicas e processos que visam no s a dar forma com a preciso que o produto requer, mas tambm a conferir a este o conjunto de propriedades que o seu uso exige. As propriedades dependem do tipo de metal ou liga (de sua composio qumica) e, tambm, de sua microestrutura. A microestrutura, por sua vez, depende do histrico trmico/mecnico sofrido pelo metal durante o processamento. E as propriedades determinaro o desempenho do produto quando em uso. Assim, no primeiro captulo o conceito fundamental sobre a relao existente entre a composio qumica e microestrutura processamento propriedades aplicao/desempenho do material tratada. Nos captulos seguintes so tratados os principais grupos de processos existentes: Fundio, Conformao Plstica, Usinagem, Soldagem e Corte, e Metalurgia do P. Embora a disciplina Cincia dos Materiais seja um prerrequisito ao estudo dos Processos de Fabricao, a experincia nos mostra a importncia de uma breve reviso sobre os fundamentos metalrgicos envolvidos em cada grupo de processos, o que foi feito em cada captulo. Tambm ao nal de cada captulo do grupo de processo especco, um caso estudo de fabricao de um produto, cujo processamento principal o tratado no captulo, apresentado. Um captulo nal com diversos casos estudo de fabricao de produtos metlicos selecionados foi tambm includo. Nesses casos estudos, as etapas e rotas de fabricao de um determinado produto so apresentadas, assim como tambm uma discusso, sob o ponto de vista ampliada da correlao Processo Composio Microestrutura Propriedade Desempenho.

6

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Acreditamos que tambm para as disciplinas em que os Processos so tratados especca e profundamente (como disciplinas de Fundio, Metalurgia do P, Soldagem, Conformao e Usinagem), o presente livro poder ser usado para que o aluno tenha uma viso geral do processo especco que est estudando, assim como poder contextualizar nas diversas rotas possveis de fabricao o que est sendo estudado. Tambm acreditamos que esse livro possa atender a demanda de informao geral dos processos de fabricao dos prossionais que iniciam a sua atuao nos departamentos de compras de empresas, tendo, portanto, de tratar geralmente com uma srie de fornecedores que envolvem diferentes processos de fabricao. Os processos de acabamento e montagem, assim como os de tratamentos trmicos e xao mecnica, embora faam parte da rota de fabricao de um produto metlico, no foram tratados na presente edio.

Os autores

Contedo

Nota sobre os autores

CLAUDIO SHYINTI KIMINAMI


Claudio Shyinti Kiminami Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de So Carlos, UFSCar (1977), Mestre em Engenharia Mecnica pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP (1979) e Doktor-ingenieur pela Rheinish-Westfaelische Technische Hochschule, RWTH Aachen, Alemanha (1986), com estgio de ps-doutoramento na Universidade da Flrida, Gainesville, Estados Unidos (1999). Foi professor da Universidade Federal da Paraba, UFPB, em Campina Grande, de 1979 a 1989, e atualmente Professor Titular do Departamento de Engenharia de Materiais, DEMa, da UFSCar, onde trabalha desde 1990. Assumiu vrios cargos administrativos na UFSCar, como chefe do DEMa (1996-1998), coordenador do Programa de Ps-Graduao em Cincia e Engenharia de Materiais, PPG-CEM (2002-2004) e membro do Conselho Universitrio (1996-1998), Coordenador dos cursos de ps-graduao da UFSCar (2005-2008), Pr-Reitor de Pesquisa da UFSCar (2008-2012). Pesquisador 1A do CNPq, autor de mais de uma centena de trabalhos publicados em peridicos indexados no tema Solidicao e Fundio tendo enfoque no tema Ligas Amorfas, Metaestveis e Nanoestruturadas. orientador credenciado no PPG-CEM (CAPES 7) com orientaes de mestres e doutores. Desde 1979 ministra disciplinas nas reas de Materiais e Processos de Fabricao nos cursos de graduao em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo e Desenho Industrial, e tambm no curso de ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais.

WALMAN BENCIO DE CASTRO


Walman Bencio de Castro Engenheiro Mecnico pela Universidade Federal da Paraba, UFPB (1988), Mestre em Engenharia Mecnica pela UFPB (1992) e Doutor em Cincia e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de So Carlos, UFSCar (1997). Foi professor da UFPB em Campina Grande, de 1989 a 2001, e atualmente Professor Associado do Departamento de Engenharia Mecnica, DEM, da Universidade Federal de Campina Grande, UFCG, desde 2002. Foi membro do Colegiado Pleno da UFCG de 2004 a 2006. Pesquisador 2 do CNPq, autor de dezenas de trabalhos publicados em peridicos indexados no tema Solidicao e Ligas com Memria de Forma. orientador credenciado no Programa de ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais da UFCG Campus I, com orientaes de mestres e doutores. Desde 1989 ministra disciplinas nas reas de Materiais e Processos de Fabricao nos cursos de graduao em Engenharia de Materiais, Engenharia Mecnica, Desenho Industrial, e tambm no curso de ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais.

8
MARCELO FALCO DE OLIVEIRA

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Marcelo Falco de Oliveira Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal de So Carlos, UFSCar (1994), Mestre em Cincia e Engenharia de Materiais (1997) e Doutor em Cincia e Engenharia de Materiais, com ps-doutoramento na mesma rea, tambm pela UFSCar (2001). Foi professor da Universidade So Francisco em Itatiba, de 2002 a 2004. Em 2005 assumiu o cargo de docente do Departamento de Materiais da Universidade de So Paulo, USP, em So Carlos e em 2011 tornou-se Professor Livre-docente pela mesma universidade. Atualmente Coordenador do Curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da Escola de Engenharia de So Carlos (EESC) e tambm da USP. Pesquisador nvel 2 do CNPq, autor de dezenas de trabalhos publicados em peridicos indexados nos temas Vidros Metlicos, Cristalizao, Ligas Amorfas e Nanocristalinas. orientador credenciado do Programa de ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais da EESC/USP, com orientaes de mestres e doutores. Desde 2005 ministra disciplinas nas reas de Materiais e Processos de Fabricao nos cursos de graduao em Engenharia Mecnica, Engenharia de Produo Mecnica, Engenharia de Materiais e Manufatura e tambm no curso de ps-graduao em Cincia e Engenharia de Materiais.

Contedo

A nossas esposas e lhos, pelo carinho, suporte e pacincia nos perodos de ausncia na realizao deste trabalho.

Os autores

10

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Agradecimentos

Aos tcnicos, Edson Roberto DAlmeida e Diego Coimbro do DEMa/UFSCar, Jos Silvano Cerqueira Lima e Eliezer Dias Francisco do SMM-EESC-USP, pelo auxlio na preparao de amostras e micrograas. Roberta Marcondes Moraes do curso de Engenharia de Materiais e Manufatura da EESC-USP, pela realizao de diversas fotograas que ilustram este livro. s empresas Eaton, Faber-Castell, Mahle, Metalp e Nigro Alumnio, pelas informaes que nos ajudaram a desenvolver os casos estudos. A todos os alunos de graduao, que passaram pelas nossas disciplinas, por servirem de incentivo para a elaborao deste livro. Editora Blucher, por abraar este projeto e nos ajudar a torn-lo realidade.

Os autores

Contedo

11

Contedo

ESPECIFICAES DO PRODUTO E OS PROCESSOS DE FABRICAO.. 17 1.1 INTRODUO................................................................................. 17 1.2 ROTAS DE PROCESSAMENTO...................................................... 18

1.3 RELAO: COMPOSIO QUMICA MICROESTRUTURA PROCESSAMENTO PROPRIEDADES DESEMPENHO............ 23 1.4 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 27

FUNDIO ............................................................................................. 29 2.1 INTRODUO................................................................................. 29 FUNDAMENTOS.............................................................................. 31 2.2.1 Fuso................................................................................... 31 2.2.2 Vazamento........................................................................... 34 2.2.3 Solidicao........................................................................ 35

2.2

2.3 FUNDIO EM AREIA.................................................................... 39 2.4 FUNDIO EM CASCA OU SHELL................................................ 44 2.5 FUNDIO EM MATRIZ POR GRAVIDADE................................... 46 2.6 FUNDIO SOB PRESSO............................................................. 48 2.7 FUNDIO POR CENTRIFUGAO.............................................. 49 2.8 FUNDIO DE PRECISO............................................................. 50

2.9 OUTROS PROCESSOS.................................................................... 53 2.9.1 Conformao por spray...................................................... 53 2.9.2 Tixofundio....................................................................... 54 2.9.3 Fundio em Molde Cheio.................................................. 56 2.10 CASO ESTUDO: EIXO DO COMANDO DE VLVULAS............... 57 2.10.1 Apresentao do produto................................................... 57 2.10.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 57 2.10.3 Material .............................................................................. 59 2.10.4 Processo de fabricao....................................................... 61

2.11 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 66

12
3

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

CONFORMAO PLSTICA................................................................... 67 3.1 INTRODUO................................................................................. 67 FUNDAMENTOS.............................................................................. 69 3.2.1 Deformao plstica........................................................... 69 3.2.2 Temperatura de conformao............................................. 70 3.2.3 Atrito e lubricao............................................................ 74

3.2

3.3 LAMINAO.................................................................................... 74 3.3.1 Laminao convencional..................................................... 74 3.3.2 Processo Manesmann......................................................... 77 3.3.3 Laminao de roscas........................................................... 78 3.3.4 Laminao transversal........................................................ 79 3.4 FORJAMENTO................................................................................. 80 3.4.1 Forjamento em matriz aberta ou livre................................ 80 3.4.2 Forjamento em matriz fechada........................................... 81 3.4.3 Operaes correlatas.......................................................... 83 3.5 EXTRUSO..................................................................................... 84 3.6 TREFILAO.................................................................................. 89

3.7 CONFORMAO DE CHAPAS FINAS............................................ 92 3.7.1 Corte de chapas.................................................................. 94 3.7.2 Dobramento........................................................................ 95 3.7.3 Estampagem profunda ou embutimento............................ 95 3.7.4 Processos correlatos........................................................... 97 3.8 CASO ESTUDO: CORPO DE PANELA DE PRESSO................. 98 3.8.1 Apresentao do produto................................................... 98 3.8.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 100 3.8.3 Material............................................................................... 101 3.8.4 Processo de fabricao....................................................... 102 3.9 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 104

USINAGEM ............................................................................................. 105 4.1 INTRODUO................................................................................. 105 FUNDAMENTOS.............................................................................. 108 4.2.1 Formao do cavaco e o material a ser usinado................ 108 4.2.2 Materiais para ferramentas de corte.................................. 109 4.2.3 Fluidos de corte.................................................................. 112 4.2.4 Usinabilidade....................................................................... 112

4.2

4.3 TORNEAMENTO............................................................................. 113 4.4 FRESAMENTO................................................................................ 117 4.5 APLAINAMENTO............................................................................ 119

Contedo

13
4.6 FURAO........................................................................................ 120 4.7 RETIFICAO................................................................................. 122 4.8 SERRAMENTO................................................................................ 124 4.9 PROCESSOS NO CONVENCIONAIS DE USINAGEM.................. 125 CASO ESTUDO: ENGRENAGEM DA CAIXA DE TRANSMISSO 127 4.10.1 Apresentao do produto................................................... 127 4.10.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 128 4.10.3 Material............................................................................... 129 4.10.4 Processo de fabricao....................................................... 130

4.10

4.11 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 134

5 SOLDAGEM E CORTE............................................................................... 135 5.1 INTRODUO................................................................................. 135 FUNDAMENTOS.............................................................................. 136 5.2.1 Fontes de energia............................................................... 136 5.2.2 Gases de proteo............................................................... 139 5.2.3 Revestimentos e uxos....................................................... 142 5.2.4 Metalurgia da soldagem...................................................... 142

5.2

5.3 PROCESSOS DE SOLDAGEM POR FUSO................................... 144 5.3.1 Soldagem a Arco Eltrico com Eletrodo Revestido (SAER)................................................................................ 144 5.3.2 Soldagem a Arco Submerso (SAS)..................................... 146 5.3.3 Soldagem a Arco com Arame Tubular (SAT)..................... 147 5.3.4 Soldagem a Arco Tungstnio com Atmosfera Gasosa (SATG)................................................................................ 148 5.3.5 Soldagem a Arco Metlico com Atmosfera Gasosa (SAMG) 149 5.3.6 Soldagem a Arco Plasma (SAP)......................................... 150 5.3.7 Soldagem por Eletroescria (SEE).................................... 150 5.3.8 Soldagem por Resistncia por Ponto (SRP), por Costura (SRC) e por Projeo (SRPR)............................................ 152 5.3.9 Soldagem a Arco por Centelhamento (SAC)..................... 153 5.3.10 Soldagem por Feixe de Eltrons (SFE)............................. 154 5.3.11 Soldagem por Laser (SL).................................................... 155 5.3.12 Soldagem por Induo (SIN).............................................. 156 5.3.13 Soldagem por Oxi-Gs (SOG)............................................. 156 5.3.14 Soldagem por Aluminotermia (SAL).................................. 158 5.4 PROCESSOS DE SOLDAGEM NO ESTADO SLIDO.................... 159 5.4.1 Soldagem por Frico (SFRI)............................................. 159 5.4.2 Soldagem por Exploso (SEXP)........................................ 160 5.4.3 Soldagem por Frico-Mistura (FSW)............................... 161

14

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

5.5 BRASAGEM E SOLDA BRANDA..................................................... 162 5.5.1 Brasagem............................................................................. 162 5.5.2 Solda Branda....................................................................... 163 5.6 PROCESSOS DE CORTE................................................................. 165 5.6.1 Oxi-corte............................................................................. 165 5.6.2 Corte com Eletrodo de carvo............................................ 166 5.6.3 Corte a Plasma.................................................................... 166 5.7 CASO ESTUDO: QUADRO DE BICICLETA................................. 167 5.7.1 Apresentao do produto................................................... 167 5.7.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 167 5.7.3 Material............................................................................... 168 5.7.4 Processo de fabricao....................................................... 171

5.8 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 175

METALURGIA DO P.............................................................................. 177 6.1 INTRODUO................................................................................. 177

6.2 FUNDAMENTOS.............................................................................. 177 6.2.1 Densidade de compactao................................................ 177 6.2.2 Mecanismos de sinterizao............................................... 180 6.3 PS METLICOS............................................................................. 183 6.4 MISTURA......................................................................................... 187 6.5 COMPACTAO.............................................................................. 187 6.6 SINTERIZAO............................................................................... 188 6.7 OPERAES SECUNDRIAS......................................................... 191 OUTROS PROCESSOS.................................................................... 192 6.8.1 Laminao de ps............................................................... 192 6.8.2 Prensagem isosttica.......................................................... 192 6.8.3 Moldagem de ps por injeo............................................. 193

6.8

6.9 APLICAES................................................................................... 194 CASO ESTUDO: BUCHA AUTOLUBRIFICANTE........................ 195 6.10.1 Apresentao do produto .................................................. 195 6.10.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 197 6.10.3 Material............................................................................... 197 6.10.4 Processo de fabricao....................................................... 198

6.10

6.11 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 200

Contedo

15
7 CASOS ESTUDOS.................................................................................. 203 PISTO DE MOTOR........................................................................ 203 7.1.1 Apresentao do produto................................................... 203 7.1.2 Caractersticas e propriedades exigidas ............................ 203 7.1.3 Material............................................................................... 206 7.1.4 Processo de fabricao....................................................... 207 PONTA DE CANETA ESFEROGRFICA........................................ 212 7.2.1 Apresentao do produto .................................................. 212 7.2.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 212 7.2.3 Material .............................................................................. 213 7.2.4 Processo de fabricao....................................................... 215 ROLAMENTO................................................................................... 219 7.3.1 Apresentao do produto................................................... 219 7.3.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 221 7.3.3 Material............................................................................... 223 7.3.4 Processo de fabricao....................................................... 224 FILAMENTO DE LMPADA INCANDESCENTE........................... 230 7.4.1 Apresentao do produto................................................... 230 7.4.2 Caractersticas e propriedades exigidas............................. 231 7.4.3 Material............................................................................... 231 7.4.4 Processo de fabricao....................................................... 231

7.1 7.2 7.3 7.4

7.5 BIBLIOGRAFIA................................................................................ 235

16

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

17

Especificaes do produto e os processos de fabricao


1.1 INTRODUO
Para a fabricao de produtos metlicos so usados processos que visam dar forma (geometria, dimenses, acabamento supercial) ao metal puro ou liga metlica com as especicaes estabelecidas para o produto, e tambm conferir a este o conjunto de propriedades (resistncia mecnica, dureza, resistncia ao desgaste, resistncia corroso, condutividade eltrica, densidade etc.) exigido para o seu bom desempenho. A forma de um produto metlico pode ser diversa, alguns com geometrias simples, como de os condutores eltricos, e outros com geometrias complexas, como do bloco de um motor de automvel; alguns com dimenses pequenas, como de lamento de lmpada incandescente, com dimenses de algumas dezenas de micrmetros de espessura, e alguns com grandes dimenses, como um rotor de turbina de hidroeltrica com vrios metros de dimetro; alguns com preciso dimensional bastante rigorosa, como da ponta de uma caneta esferogrca ou dos dentes de uma engrenagem, e outros com preciso dimensional pouco rigorosa, como de uma tampa de bueiro fundida ou uma enxada forjada; alguns com acabamento supercial bastante no, como de uma joia ou talheres, e outros sem nenhuma exigncia de acabamento supercial controlado, como martelos ou marretas forjadas. As propriedades especicadas para um determinado produto metlico podem envolver propriedades mecnicas (resistncia mecnica, dureza, tenacidade, resistncia fadiga, resistncia uncia, mdulo de elasticidade e capacidade de amortecimento), propriedades no mecnicas (trmicas, ticas, magnticas, eltricas), propriedades de superfcie (resistncia corroso, oxidao, frico, abraso, desgaste), propriedades estticas (aparncia, textura), propriedades de produo

18

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

(facilidade de fabricao, de unio, de acabamento, de montagem) e propriedades ou atributos econmicos (preo e disponibilidade do material e de processos). Os produtos podem envolver um s tipo de material e poucos processos diferentes para a sua fabricao, como so os casos de um clip de papel, parafuso e agulha; como tambm envolver vrios materiais, vrias peas e vrios processos diferentes, como so os casos de uma bicicleta, um carro, uma lavadora de roupas e um avio. Na fabricao desses ltimos produtos so envolvidos dois grupos de operaes: operaes de processamento, que visam dar forma e controlar a microestrutura das peas, portanto, controlar as propriedades; e operaes de montagem, que unem as diversas partes. Assim sendo, existe uma relao complexa e importante a ser considerada para a seleo do material e da rota de processamento, que a relao entre as especicaes do produto (forma, propriedades), metal ou composio da liga e os processos de fabricao.

1.2 ROTAS DE PROCESSAMENTO


A Figura 1.1 apresenta esquematicamente um uxograma de rotas de fabricao dos produtos metlicos, no qual os fenmenos metalrgicos, os processos e alguns exemplos de produtos das diversas etapas de fabricao so apresentados. Nessa gura foi includa tambm a etapa de obteno dos metais e ligas pela reduo do minrio. De maneira geral a fabricao de um determinado produto envolve uma sequncia de processos metalurgicamente distintos, mas interdependentes, pois o histrico trmico e mecnico do material em processos anteriores inuencia os posteriores. O uxograma mostra primeiramente a etapa em que os metais e ligas so obtidos. Os metais puros (elementos metlicos), com raras excees, como, por exemplo, nquel e ferro dos meteoritos, no ocorrem na natureza em sua forma pura, mas geralmente na forma de xidos (Hematita, Fe2O3; Bauxita, Al2O3; Cassiterita, SnO2), sulfetos (Calcopirita, CuFeS2; Galena, PbS), entre outros. Processos de reduo so empregados para a separao dos elementos metlicos puros (Al, Cu, Ni, Sn) ou combinados com um segundo elemento (por exemplo, Fe-C). As combinaes de elementos metlicos com outros elementos (metlicos e tambm com pequenas quantidades de no metais) so chamadas de ligas. As ligas, pela combinao de elementos, possibilitam a ampliao de propriedades possveis de serem alcanadas pelos metais puros para atender s especicaes dos produtos metlicos, como, por exemplo, aumento de dureza por mecanismos de endurecimento, ou aumento de resistncia corroso pela adio de elementos formadores de lmes passivos. As Figuras 1.2 e 1.3 apresentam as duas grandes famlias de ligas metlicas, a de ligas ferrosas e a de ligas no ferrosas, usadas para a fabricao de produtos. Os fenmenos metalrgicos envolvidos em cada processo de fabricao esto indicados no uxograma da Figura 1.1 em tom de cinza, sendo eles: fuso, solidicao, deformao plstica, ruptura, difuso e transformao de fases no estado slido. Os processos indicados no uxograma so: lingotamento, atomizao, moagem, conformao, fundio, prensagem, sinterizao, usinagem e corte, soldagem e tratamentos trmicos e superciais, atravs dos quais dada forma especicada (geometria, dimenses e acabamento supercial) e microestrutura adequada ao metal ou liga metlica.

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

19

Figura 1.1 Fluxograma de rotas para fabricao de produtos metlicos. Os fenmenos metalrgicos esto indicados pelos quadros em tom cinza.

Minrios Ex.: Hematita (Fe2O3), Bauxita (Al2O3), Cassiterita (SnO2) Reduo Ex.: Alto forno, Eletrlise Metais e Ligas Ex.: Fe-C, Al, Al-Si, Cu, Ni, Sn Estado Estado lquido slido Solidificao Processos de lingotamento Lingotes e placas Deformao plstica Processos de conformao Ex.: laminao Produtos primrios Ex.: chapas, barras, trilhos, perfilados Deformao plstica Processos de conformao Ex.: forjamento Pea semiacabada Ex.: portas de carro, martelos, parafusos, talheres Fuso e solidificao Processos de fundio Fuso e solidificao Processos de atomizao P metlico Deformao plstica Processos de prensagem Difuso Processos de sinterizao Pea semiacabada Ex.: pistes, engrenagens Deformao plstica localizada e ruptura Processos de usinagem convencional Fuso e solidificao Deformao plstica e difuso Processos de soldagem Difuso, transformao de fases Tratamento trmicos Difuso, adeso Tratamento superficiais Produto final Peas de carro, de avies, utenslios domsticos etc. Ex.: engrenagens, parafusos, colheres, tesouras
Esses processos podem ocorrer ou no dependendo do produto. O nmero e a sequncia deles tambm variam.

Deformao plstica e ruptura Processos de moagem

Os metais e ligas, a partir do estado lquido so, por processos de lingotamento, solidicados na forma de placas (0,05 a 0,30 m de espessura, 0,30 a 4 m de largura e comprimento de alguns metros) ou ainda na forma de lingotes (blocos com 0,10 a 0,30 m de largura, 0,10 a 0,30 m de altura e comprimento de 0,60 a 2 m). Os lingotes podem ser transformados, por processos de conformao, produzindo barras, trilhos e perlados. Aplicando sequencialmente outros processos de conformao, chapas e barras podem ser transformadas em muitos

20

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Ligas metlicas

Ferrosas

No ferrosas

Figura 1.2 Famlia de ligas ferrosas existentes para fabricao de produtos metlicos. (FoFo = ferro fundido; ARBL = liga de alta resistncia e baixa liga).

Aos

Ferros fundidos

FoFo cinzento Baixa liga Alta liga

FoFo branco

FoFo modular

FoFo malevel

Baixo C

Mdio C

Alto C

Comum doce

ARBL

Comum mdio C

Tratado termicamente

Comum Alto C

Ferramenta

Inoxidvel

outros produtos como, portas de carros, bielas, parafusos e talheres. Outra possibilidade a produo de ligas pela refuso e mistura de lingotes de diferentes metais ou ainda pela adio de outros elementos que, por sua vez, so transformados em produtos semiacabados por processos de fundio; esses fundidos, aps operao de acabamento, do origem a diversos produtos como pistes e blocos de motor. Outra rota de fabricao, depois do lingotamento, a produo de ps metlicos atravs de processos denominados de atomizao, nos quais o metal (ou liga) fundido pulverizado em pequenas gotculas que se solidicam. Em alguns casos, esses ps metlicos tambm podem ser obtidos a partir da moagem, diretamente depois de processos de reduo. As ligas ou metais na forma de p so a matria prima dos processos de metalurgia do p que, por compactao e sinterizao, produzem peas como buchas autolubricantes e ltros metlicos. Os processos de usinagem so utilizados para fabricao de determinados produtos que exigem, em alguns casos, de preciso dimensional (por exemplo, certos tipos de engrenagens e parafusos) e tambm para dar acabamento (ajuste das geometrias, dimenses e acabamento supercial) s peas semiacabadas. Os processos de soldagem so usados para a unio de peas na fabricao de produtos mais complexos e, em alguns casos, de grandes dimenses. A adequao da microestrutura, para conferir ao produto as propriedades especicadas, pode requerer ainda tratamentos trmicos e tratamentos superciais. As principais rotas de fabricao de produtos metlicos so os processos de fundio, de soldagem, de conformao plstica, de usinagem e metalurgia do p.

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

21
Ligas metlicas

Figura 1.3 Famlia de ligas no ferrosas existentes para fabricao de produtos metlicos.
No ferrosas

Ferrosas

Metais leves

Ligas de Cu

Superligas

Metais refratrios

Ligas de baixo ponto de fuso

Al

Mg

Ti

Ni

Fe-Ni

Co

Zn

Pb

Sn

Bronze

Lato

Grupo VB

Grupo VIB

Nb

Ta

Cr

Mo

Fundio um processo no qual a liga fundida vazada, isto , vertida por gravidade ou injetada sob presso, para dentro de um molde onde se solidica na forma da cavidade desse molde. A fundio usada para fabricao de peas de ligas de alumnio (pistes de motores), de aos (turbinas de hidroelricas), de ferro fundido (blocos de motor, discos de freio), de ligas de cobre (conectores eltricos), de ligas de nquel (palhetas de turbina de avies), de ligas de titnio (prteses) e outras. Processos de conformao so processos de fabricao nos quais uma intensa fora aplicada na liga metlica no estado slido provocando sua deformao plstica (deformao permanente) e, assim, mudando a sua forma at aquela da pea desejada. Esses processos usam uma ferramenta, geralmente chamada de matriz, com que se aplicam as foras necessrias. O metal, ento, se deforma e toma a forma determinada parcialmente ou quase totalmente pela geometria da matriz. Os processos de conformao podem ser divididos em dois grandes grupos: os processos de conformao de volumes, que so caracterizados por signicantes deformaes e grandes mudanas de forma, e os processos de conformao de chapas que so as operaes aplicadas a chapas, tiras e bobinas. Os processos de conformao so usados para fabricao de diversas peas e produtos importantes tais como carrocerias dos automveis (estampagem de chapas), trilhos de trem (laminao), ferramentas como alicates e chaves de boca (forjamento), trilhos para cortinas (extruso), os eltricos (trelao), talheres (estampagem) e latas para refrigerantes (corte, dobramento e estampagem). A metalurgia do p um processo de fabricao pelo qual uma mistura de ps metlicos (ou metlicos e cermicos) compactada em matrizes formando aglomerados com a forma desejada que , em seguida, aquecida a altas temperaturas

22

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

(estando ainda o material no estado slido ou parcialmente lquido geralmente) em atmosfera controlada para a consolidao das partculas. Esse processo chamado de sinterizao. A metalurgia do p aplicada para fabricao de pequenas peas e produtos, tais como, ferramentas, pequenas engrenagens, pequenos componentes de armas, ltros (porosos) e componentes de motores. A soldagem um processo de fabricao pelo qual duas ou mais partes metlicas, de ligas similares ou no (dissimilares), so unidas permanentemente assegurando que na regio da junta soldada as propriedades sejam adequadas ao uso do produto nal. Ela pode ser feita por fuso localizada das partes a serem unidas, no estado slido ou ainda por fuso somente de um metal de adio (brasagem e solda branda). A soldagem, alm de ser utilizada na produo de produtos, muito importante como processo de manuteno e reparo, objetivando o prolongamento da vida til dos componentes metlicos. Tem um vasto campo de aplicaes, sendo usada desde a manufatura de uma simples cadeira at naves espaciais; ela muito utilizada nas indstrias naval, automobilstica, nuclear, energtica, aeroespacial, eletrnica, petroqumica e da construo civil em plataformas martimas etc. A usinagem um processo de manufatura no qual uma ferramenta de corte usada para remover material de um slido de tal maneira que o remanescente tenha a forma da pea desejada. Os processos principais de usinagem so torneamento, furao, fresamento e aplainamento. A usinagem aplicada a uma grande variedade de materiais, gerando qualquer geometria regular, tais como superfcie plana, cilindros e orifcios redondos. frequentemente usada como processo secundrio ou de acabamento quando a pea for produzida por fundio, conformao plstica ou metalurgia do p. Uma das etapas nais na fabricao de diversos componentes geralmente a dos tratamentos trmicos, que consistem no aquecimento e resfriamento controlado para alterar a microestrutura nal e, consequentemente, as propriedades nais da pea, como dureza e resistncia mecnica. Um tratamento trmico bastante empregado a tempera seguida de revestimento. A tmpera aumenta muito a dureza e resistncia de certos aos, porm, tornando-os frgeis (quebradios); o revenimento corrige esse problema, mas com alguma perda de dureza. Outro tipo de tratamento trmico bastante empregado o termoqumico, no qual temperatura controlada e utilizam-se compostos que promovem a adio de um elemento qumico na camada supercial das peas. Essa adio altera a composio qumica da superfcie e, consequentemente, a microestrutura. Os tratamentos termoqumicos geralmente so utilizados para aumentar a dureza e resistncia ao desgaste da superfcie das peas. Outros tratamentos superciais bastante utilizados so aqueles destinados proteo da superfcie contra a corroso e oxidao. Um exemplo bastante comum a galvanizao, na qual uma na camada de um metal mais propenso corroso depositada na superfcie das peas. Essa camada sofre corroso no lugar da pea, protegendo-a por algum tempo. As chapas de ao galvanizadas, usadas na confeco de calhas e rufos nos telhados das casas, um exemplo comum. Pode-se tambm depositar metais mais nobres e muito resistentes corroso. A deposio de material cermico para aumentar muito a dureza na superfcie tambm possvel. Filmes polimricos tambm so utilizados, principalmente para isolar o metal do ambiente corrosivo, como o caso das tintas.

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

23

1.3 RELAO: COMPOSIO QUMICA MICROESTRUTURA PROCESSAMENTO PROPRIEDADES DESEMPENHO


Para a fabricao de produtos metlicos so usados metais e ligas metlicas e processos que visam no s dar forma, com a preciso que o produto requer, mas tambm conferir a este o conjunto de propriedades que o seu uso exige. As propriedades dependem do tipo de metal ou liga (de sua composio qumica) e, tambm, de sua microestrutura. A microestrutura, por sua vez, depende do histrico trmico/ mecnico sofrido pelo metal durante o processamento. E as propriedades iro determinar o desempenho do produto quando em uso. A Figura 1.4 ilustra esquematicamente a relao existente entre a composio qumica e microestrutura processamento propriedades aplicao/desempenho do material.

Figura 1.4 Ilustrao da interrelao existente entre a composio qumica e microestrutura processamento propriedades aplicao/desempenho de um produto metlico.

Aplicao/desempenho

Estrutura e composio Propriedades

Processamento

Um exemplo da relao entre a composio qumica e microestrutura processamento propriedade o caso de um ao ao carbono com 0,8% de carbono (composio eutetoide) conforme ilustrado na Figura 1.5. Esse ao poder apresentar, dependendo do processo ao qual for submetido, microestruturas totalmente distintas e, portanto, um conjunto de propriedades tambm totalmente distintas. Por exemplo, se processado de maneira que, a partir de uma temperatura acima da eutetoide, que 723 C (996 K), seja resfriado lentamente (por exemplo, aquecimento dentro de um forno e o desligamento deste mantendo a pea em seu interior resultando numa taxa de resfriamento da ordem de 3 C/s (276 K/s); tratamento trmico denominado de recozimento), apresentar uma microestrutura constituda pelo microconstituinte denominado de perlita (lamelas de ferrita e cementita) que apresentar uma baixa dureza e alta ductilidade. Entretanto, esse mesmo ao, se processado de maneira que, a partir da mesma temperatura acima da eutetoide, que 723 C (996 K), seja resfriado rapidamente (por exemplo, colocando a pea dentro dgua resultando em taxa de resfriamento da ordem de 300 C/s; tratamento denominado de tmpera), apresentar uma microestrutura constituda da fase martensita que ter uma alta dureza e baixa ductilidade.

24

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

a)

b)
Figura 1.5 Microestruturas do ao ao carbono com 0,8% C resfriados de uma temperatura acima da eutetide, 723 C, a taxas diferentes, resultando em microestruturas e, portanto, propriedades diferentes. a) Resfriado a 3 C/S, microestrura perltica. b) Resfriado a 300 C/S, microestrutura martenstica.

Na seleo do processo de fabricao de um produto estratgica a identicao da rota que, com o menor nmero de etapas (que geralmente signica um menor custo) seja possvel dar forma ao material e fazer com que a microestrutura formada seja aquela que d as propriedades necessrias. Por exemplo, no caso de um martelo fabricado com um ao ao carbono com 0,8% de carbono (composio eutetoide), a forma dada por forjamento a altas temperaturas e, sequencialmente, a pea resfriada rapidamente, temperando-a. Assim, a energia gasta para aquecimento para a etapa de forjamento aproveitada para o tratamento trmico, economiza-se, dessa forma, energia e tempo. Outro aspecto importante a seleo do material, isto , a seleo da composio qumica a ser usada na fabricao de um determinado produto. A composio qumica importante, pois, dependendo dela, certas propriedades podem ou no ser alcanadas, ou ainda, certos processos podem ou no ser aplicados. Por exemplo, se a estratgia conferir alta dureza a um produto de ao ao carbono pelo tratamento trmico de tmpera, como o caso do martelo citado anteriormente, o ao deve ter um teor de carbono mnimo em torno de 0,4%, pois somente com esse teor mnimo o ao ao carbono estar susceptvel a ser endurecido por esse tratamento. Se a pea exigir, para o seu bom desempenho, uma altssima dureza, o teor de carbono deve ser ainda mais elevado considerando que a dureza do ao, aps o tratamento trmico de tmpera, mais elevada quanto maior o teor de carbono, at uma concentrao em torno de 0,8%. Uma caracterstica do processo a ser usado para dar o formato ao produto, por outro lado, pode tornar invivel toda essa estratgia de conferir as melhores propriedades pela seleo da melhor composio qumica. Um exemplo so as chapas nas da liga Fe-Si, usadas em ncleos de transformadores. Para esse produto, as propriedades eltricas e magnticas mais adequadas ao melhor desempenho seriam alcanadas com o uso de liga com alto teor de Si, pois, com isso, a resistividade aumenta e, portanto, diminuem a perda de energia do ncleo de transformador. Estudos mostram que o teor timo de Si para otimizar as propriedades eltricas e magnticas de 6,5% de Si. Contudo, para a fabricao das chapas nas o processo de laminao deve ser usado e, para isso, o material deve apresentar ductilidade; mesmo quando aquecida, a liga Fe-6,5%Si se apresenta frgil, o que inviabiliza a sua laminao. Por isso as chapas nas usadas para ncleos de transformadores so produzidas com a liga Fe-3,5%Si, composio que, embora no apresente as melhores propriedades, tem teor mximo de Si que

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

25

Tabela 1.1 Inuncia da alterao da composio qumica e processamento nas propriedades e aplicaes do cobre Composio qumica Cu com 99,99% pureza Cu com 99,99% pureza 75%Cu-25%Ni 75%Cu-25%Ni Processamento Tratado termicamente por recozimento, tamanho de gro em torno de 10 mm Deformado a frio, encruado Tratado termicamente por recozimento Deformado a frio, encruado Limite de escoamento aproximado (MPa) (*) 50 300 150 400 Aplicao tpica Condutores eltricos em geral Contatos eltricos Tubos para trocador de calor Fabricao de moedas

(*) Expressa a resistncia mecnica da liga, a qual a resistncia ao desgaste est diretamente relacionada.

permite a sua boa laminao, permitindo a produo em larga escala e barateando o produto nal. Nesse caso uma caracterstica de processo foi determinante para a seleo da composio em detrimento otimizao da microestrutura propriedades desempenho. Tambm, algumas rotas, embora mais trabalhosas e, portanto, geralmente mais custosas, podem ser a nica alternativa em certos casos para conciliar as caractersticas necessrias ao processamento com as caractersticas necessrias ao bom desempenho. A Tabela 1.1 ilustra, para o caso do cobre, como a alterao da composio qumica (adio de Ni no Cu) e/ou da alterao da microestrutura pela deformao a frio (encruamento) e do tratamento trmico por recozimento alteraram drasticamente a resistncia mecnica, a resistividade eltrica, a condutividade trmica e, consequentemente, sua aplicabilidade. A adio de 25%Ni na composio do Cu eleva a resistncia mecnica, mas tambm aumenta bastante a resistividade; com isso ca inviabilizado o seu uso como condutor eltrico, mas bastante adequado para o seu uso em trocadores de calor. J a deformao a frio, que provoca na microestrutura deformaes nos gros, tambm eleva a resistncia mecnica, tanto do Cu puro como da liga Cu-Ni, mas tambm com perda de condutividade, tanto trmica quanto eltrica. No caso do Cu puro, a perda de condutividade, sendo pequena, ainda permite o seu uso como contato eltrico em que a elevada resistncia mecnica e resistncia ao desgaste importante. Contudo, no caso de Cu-Ni, a alta resistncia mecnica alcanada acarreta perda muito grande de condutividade inviabilizando seu uso em trocadores de calor; para uso em moedas, que so cunhadas a frio, a alta resistncia mecnica (resistncia ao desgaste) bastante benca e as condutividades, tanto eltrica quanto a trmica, so propriedades que no afetam o seu desempenho. Assim, por essas caractersticas de alterao da composio qumica e/ou microestrutura, possvel atender especicaes distintas tanto para o caso de condutores eltricos, com maior ou menor resistncia mecnica, quanto para trocadores de calor ou moedas. Outro exemplo, que bem ilustra a relao entre microestrutura - processamento - propriedades o caso da fabricao de uma pea de geometria cilndrica por duas rotas diferentes: fundio ou extruso, conforme mostrado na Figura 1.6. Considerando que uma determinada liga possa ser usada por esses dois processos para se obter a forma desejada, cada um deles ir resultar em microestruturas dis-

26

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Figura 1.6 Ilustrao de pea cilndrica fundida e extrudada e as diferenas microestruturais resultantes.

Fundio

Extruso

Pea fundida

Pea extrudada

Macrografia da pea fundida (seo longitudinal)

Macrografia da pea extrudada (seo longitudinal

tintas. Na pea fundida, os gros se apresentaro com diversos tamanhos, sendo menores nas partes superciais (camada coquilhada onde o metal foi resfriado mais rapidamente) e alongados da regio supercial para o centro da pea. Na pea extrudada, os gros se apresentaro alongados e na direo da deformao plstica induzida pelo processo de extruso. Considerando que muitas das propriedades dependem do tamanho e formato dos gros, por exemplo, os metais com tamanhos de gro menores tendem a ser, pela alta rea de contornos de gros,

1. Especificaes do produto e os processos de fabricao

27

mais resistentes mecanicamente; na pea fundida, as propriedades mecnicas na superfcie sero diferentes da regio central enquanto que na pea extrudada os gros alongados e direcionados levam a uma anisotropia na resistncia mecnica na pea (valores diferentes entre a direo longitudinal e a transversal). As peas processadas por essas duas diferentes rotas, embora similares no formato e dimenses, apresentaro propriedades distintas e, portanto, desempenho diferente dependendo de sua aplicao. Sendo os fenmenos metalrgicos distintos nessas duas rotas (solidicao na fundio e deformao plstica na extruso), tm-se outras diferenas como a presena de defeitos (vazios ou xidos), qualidade do acabamento supercial e preciso dimensional. Esse exemplo mostra claramente que, para conferir ao material a forma exigida pela pea pode ter diferentes rotas, mas que invariavelmente levam a produtos com diferenas de preciso dimensional e/ou acabamento supercial, alm de diferenas microestruturais e, portanto, com propriedades diferentes. Existem casos em que um produto pode ser fabricado, atendendo todas as especicaes estabelecidas, por mais de uma rota; nesse caso, o fator custo se torna o determinante para a escolha. Ainda na interrelao esquematizada na Figura 1.4, importante observar que cada processo de fabricao tem limitaes quanto s caractersticas metalrgicas do metal ou liga a ser trabalhada e das formas a serem conferidas, isto , nem todas as ligas e composies podem ser processadas por determinadas rotas e nem todos os processos podem produzir determinadas formas. Por exemplo, com tungstnio, cuja temperatura de fuso superior a 3.000 C (3.273 K), no possvel processar uma pea por fundio pelo problema em se conseguir um material para a confeco do molde que suporte receber o metal fundido. Nesse caso, a rota geralmente usada a da metalurgia do p, que no envolve a fuso do metal. Por outro lado, certas peas, como o caso de ltros metlicos, so necessariamente processadas pela metalurgia do p; nesse caso, outros processos so incapazes de conferir pea os orifcios com dimenses controladas, de tamanho micromtrico e interconectados, necessrios ao bom desempenho do produto. Assim, a seleo da rota de processamento de um produto metlico deve ser feita j na etapa de projeto do produto, pois h uma relao complexa entre as especicaes de forma e de propriedades, escolha do metal ou liga e a rota de processamento. O bom desenvolvimento de um produto requer a reunio de conhecimento de diversas reas, sendo, portanto, um trabalho de equipe de prossionais de diversas especialidades.

1.4 BIBLIOGRAFIA
American Welding Society Welding Handbook, 7th Ed., AWS-USA, v. 1, 2, 3, 4 e 5, 1984. Ashby, M. F., Materials Selection in Mechanical Design, ButterworthHeinemann Led, Oxford, 1995. ASM, Metals Handbook, 10th Ed., Materials Park, Ohio. Vol. 1, Properties and Selection: Irons, Steels and High-Performance Alloys (1990) Vol. 2, Properties and Selection: Nonferrous Alloys and Special Purpose Materials (1990) Vol. 3, Alloy Phase Diagrams (1992)

28
Vol. 4, Heat Treating (1991) Vol. 5, Surface Engineering (1994) Vol. 6, Welding, Brazing and Soldering (1993) Vol. 18, Friction, Lubrication and Wear Technology (1992) ASM, Metals Handbook, 9th Ed., ASM, Materials Park, Ohio. Vol. 1, Properties and Selection: Irons and Steels (1978) Vol. 2, Properties and Selection: Nonferrous Alloys and Pure Metals (1979) Vol. 3, Properties and Selection: Tool Materials and Special-Purpose Metals (1980) Vol. 4, Heat Treating (1981) Vol. 5, Surface Cleaning, Finishing, and Coating (1982) Vol. 6, Welding, Brazing and Soldering (1983)

Introduo aos processos de fabricao de produtos metlicos

Vol. 7, Powder Metallurgy (1984) Vol. 8, Mechanical Testing (1985) Vol. 9, Metallography and Microstructures (1985) Vol. 10, Materials Characterization (1986) Vol. 11, Failure Analysis and Prevention (1986) Vol. 12, Fractography (1987) Vol. 13, Corrosion (1987) Vol. 14, Forming and Forging (1988) Vol. 15, Casting (1988) Vol. 16, Machining (1983) Vol. 17, Nondestructive Evaluation & Quality Control (1989) Black, B. J., Workshop, Process, Practices & Materials, 2nd Ed., ArnoldHodder Headline Group, 1997.

Das könnte Ihnen auch gefallen