Sie sind auf Seite 1von 3

eHow Brasil Educao e cincia Como calcular a resistncia de um fio de cobre

Como calcular a resistncia de um o de cobre


H uma frmula especfica para se calcular a resistncia de um fio de cobre baseada na espessura e no comprimento dele. Para aqueles que so fracos em matemtica, uma calculadora til. A rea de um um cabo eltrico medida em uma unidade chamada de "mils circulares". Este nmero necessrio para calcular a resistncia de um fio. Para obter esta informao para seu projeto particular, voc dever consultar o "National Electrical Code Handbook NFPA 70", captulo 9, tabela 8. Um cdigo de referncia de bolso ou livro texto de eltrica ou instrumentao pode possuir a mesma informao.
Nvel de Dificuldade: Fcil

Fio de cobre Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images

Outras pessoas esto lendo

Como determinar o raio do fio de cobre 14 AWG

Como calcular a resistncia do enrolamento

O que voc precisa?

Tabela 8 do NFPA 70 ou informao equivalente Calculadora, opcional Lpis Papel

Instrues

1 2 3

De uma fonte confivel, como o livro cdigo de referncia, procure a seco cruzada para o fio que voc deseja calcular. Se o tamanho do fio for seguido de "mcm" ou "kc mil", apenas adicione zeros atrs do nmero. O que pode ser visto como #10-gauge e 500-mcm : #10-gauge = 10,380 circular mils 500-mcm = 500,000 circular mils Mea o comprimento do fio em ps, arredondando. Se o fio tiver 110 ps e 8 polegadas, arredonde para 111 ps. Se tiver 110 ps e 5 polegadas, arredonde para 110 ps. Insira os valores dos passos 1 e 2 na frmula abaixo e resolva. Um exemplo ser dado baseado em um fio de #10-gauge com 250 ps de comprimento. Frmula: L * K / A = R do condutor L = comprimento em ps K = 10,4 (ohms por mil ps de cobre) A = rea da seco transversal circular, em mils R = resistncia do condutor em ohms Exemplo: 250 * 10,4 / 10.380 = R 2600/10380 = R R = 0,2505 ohms Se voc est procurando a resistncia de um pedao de fio, voc conseguiu. Comumente, porm, voc estar procurando pela resistncia de um circuito sem carga. Se este for o caso e o segundo condutor for exatamente do mesmo tamanho, ou com dimenso parecida, apenas dobre a resposta do passo 3. Se um dos fios for muito menor, como no sistema negativo de aterramento de um veculo, ento cada condutor deve ser calculado separadamente e adicionado junto. Voc ter a resistncia total do circuito de condutor.

Dicas & Advertncias

No se preocupe muito se sua resposta for um nmero pequeno. Especialmente fios grandes ou com mais de #2 gauge possuem resistncia baixa. Antes de aplicar esta informao em uma instalao eltrica , cheque o cdigo local de construo para obter as necessidades especficas.

Mais galerias de fotos

As melhores maneiras de se motivar

Inventos brasileiros que mudaram o mundo

As mames do zodaco

Referncias

National Electrical Code Handbook NFPA 7 0 [em ingls]

Read this article in English: How to Calculate the Resistance of Copper Wire

Das könnte Ihnen auch gefallen