Sie sind auf Seite 1von 15

PRINCIPAIS ELEMENTOS DA FUNDIO

A fundio em areia um dos principais mtodos para obteno de peas


fundidas, sua grande utilizao deve-se ao seu custo relativamente baixo e
manufatura simples.
Faz-se necessrio, para inicio de estudo, o conhecimento sobre os principais
componentes para obteno de fundidos: o molde, o modelo e o macho.

MODELO
O modelo uma copia da pea que se deseja obter, pode ser fabricado em
metal (alumnio e ao na maioria dos casos), madeira (cedro, pinho, compensado
entre outros) e resinas do tipo epxi. Sendo mais utilizados modelos em madeira
pelo baixo custo e facilidade de trabalho, sendo agravantes sua utilizao as
deformaes com o tempo por umidade e mudanas de temperatura.
A construo de modelos deve respeitar regras que garantem a qualidade dos
fundidos. Isto depende em que, o mesmo ser empregado, tendo variaes de
acabamento superficial, resistncia mecnica, tolerncia dimensional, necessidade
ou no de emprego de maquinas para acabamento.
Comeando pelo acabamento superficial o molde deve conservar uma
superfcie lisa e livre de impurezas para que seu acabamento seja o melhor possvel,
para isto podem ser empregadas tintas, tanto para a melhora do acabamento como
para que impea que a areia adira ao modelo.
Tolerncia dimensional o modelo deve ser construdo de tal forma que a
cavidade resultante no molde compense a contrao do metal. Essa contrao
comum a todos os metais, porm as porcentagens so diferentes, assim
necessrio um projeto de modelo para cada tipo de metal.
O emprego de ferramentas para acabamento aps a fundio pode ou no ser
empregado, dependendo do uso pode-se melhorar o acabamento utilizando-se
modelos metlicos, porm este um parmetro de projeto que pode ser dispensado
caso a maquinao seja indispensvel para concluso do trabalho.
Um bom projeto de modelo de extrema importncia na qualidade de fundidos
e deve ser sempre considerada sua forma, j que areia tem limitaes quanto a sua
resistncia mecnica.

2
Paulo S. Camargos

Tabela 1: Caractersticas de alguns materiais utilizados na fabricao de moldelos.

MOLDE
O molde representa a cavidade em que o metal ser vazado, ou seja, constitui
o negativo da pea produzida. O molde fabricado a partir do modelo que na
maioria dos processos colocado em uma caixa de moldagem onde inserida e
compactada a areia. O mtodo mais comum para a produo utilizando-se um
modelo bipartido e duas caixas de moldagem, mas pode variar conforme a
complexidade da pea ou outros parmetros do projeto.

MACHO
O macho responsvel pelos furos e reentrncias no interior da pea,
geralmente fabricado em areia porem h no mercado alguns materiais refratrios
alternativos. As propriedades requeridas pelo macho so semelhantes s requeridas
pelos moldes e ser especificada a frente j que dependem das areias.

3
Paulo S. Camargos

Figura 1: Seqncia de fabricao de um molde

4
Paulo S. Camargos

AREIAS DE MOLDAGEM
H diversos tipos de areia que podem ser empregadas na fundio, entre elas
destacam-se: Slica (xido de silcio - SiO2); Cromita (FeOCr2O3); Zirconita (silicato
de zircnio ZrO2SiO2); Areia base olivina Forsterita (2MgO. SiO2) e faialita (2FeO.
SiO2); e areia base Chamote.
A areia de vital importncia para obter-se um fundido de qualidade, pois
desta que ser feito os moldes, machos e canais. Sendo assim as areias necessitam
de uma srie de propriedades para a melhora da qualidade do produto. Sendo elas:
Refratariedade: A areia deve resistir ao calor o mximo possvel a fim de no
se fundir com facilidade, causando assim penetrao no metal. Quanto mais elevado
for o ponto de fuso de uma areia melhor ser sua refratariedade.
Permeabilidade: Esta propriedade requerida para que os gases resultantes
da entrada do metal no molde e de desprendimentos durante o resfriamento sejam
expulsos. Pode ser adquirida observando-se a granulometria da areia, onde um
maior dimetro dos gros representa maior permeabilidade, porm causa perda de
qualidade

no

acabamento

superficial

das

peas.

Na

tabela

abaixo

so

exemplificados outros fatores que influenciam na permeabilidade.


Fatores que influenciam

Influncia na permeabilidade

Areia mais adequada

Presena de finos

Diminui a permeabilidade

AN101SE

Tamanho de gro maior

Aumenta a permeabilidade

AN101SE

Presena de argila

Diminui a permeabilidade

AN153SE

Alta concentrao granulomtrica

Aumenta a permeabilidade

AN107SE

Umidade da areia-base

Aumenta a permeabilidade at
um ponto timo de gua

No existe variao

Gros redondos e subangulares

Aumenta a permeabilidade

No existe variao

Maior tempo de mistura de


aglomerante

Aumenta a permeabilidade

No existe variao

Alto grau de compresso (socagem)

Diminui a permeabilidade

No existe variao

Tabela 2: Resumo dos fatores que mais influenciam na permeabilidade.

Escoabilidade: Capacidade de escoamento dos gros de modo que a areia


tome a forma do modelo e reaja ao de foras externas.
Plasticidade: um efeito que gera compactao plstica da areia para permitir
a extrao do modelo e colocao dos machos, sem que ocorra colapso do molde.

5
Paulo S. Camargos

Dilatao: A maioria dos materiais expandem com determinado aumento de


temperatura, a areia no diferente, porem isto deve ser observado para que no
cause problemas ao fundido. Esta dilatao responsvel por vrios defeitos de
forma e dimenso em peas vazadas, tais defeitos podem ser evitados escolhendo
um determinado tipo de areia para a temperatura em que ser derramado o
metal.Como pode ser visto no grfico abaixo.

Figura 2: Representao grfica da dilatao de areias de moldagem.

Inrcia qumica: Propriedade que deve atuar para minimizar/extinguir reaes


entre o molde e o metal lquido.
Com base nestas e em outras propriedades possvel selecionar corretamente
a melhor areia para obter um resultado final satisfatrio e aplicvel.
Para muitas das propriedades acima citadas sua intensificao conseguida a
partir de outros componentes como os aglomerantes.
Segundo Gloria Soares (2000, p.18), aglomerantes so materiais que
envolvendo e ligando entre si os gros conferem areia, aps a compactao,
secagem ou reao qumica, as caractersticas necessrias ao processo de
moldagem, isto , resistncia s solicitaes dinmicas, estticas e trmicas
provocadas pelo metal fundido.
As propriedades da areia de fundio so determinadas em funo das
quantidades e tipos de aglomerantes e dos aditivos usados.

6
Paulo S. Camargos

PROCESSOS DE FUNDIO EM AREIA


Os processos de fundio so de grande destaque na indstria, pois
proporcionam a fabricao de peas que praticamente no necessitam de
acabamento final. Dentre estes a fundio em areia destaca-se pela sua qualidade e
baixo custo de aplicao. Alm disso, a fundio proporciona a fabricao de peas
complexas que dificilmente seriam conseguidas por outro processo.
Os processos mais comuns para produo de peas em areia so:

Processo de moldagem em areia verde.

Processo de moldagem em areia seca.

Processo de moldagem CO2/Silicato.

Processo de moldagem Shell Moulding.

A fundio em areia verde caracterizada pela sua composio. Em termos


gerais a areia verde composta por: areia base (slica - mais comum); argila
(bentonita); gua e aditivos (p de carvo, p de madeira, amido, etc.). Em termos
de porcentagem a areia constitui uma mistura de aproximadamente 75% de areia
silicosa, 20% de argila e 5% de gua, esta uma composio mdia e pode variar
conforme o tipo de argila ou areia utilizada.
Neste processo a areia mantm sua umidade original dispensando a utilizao
de estufas por isso o nome areia verde. So utilizados misturadores para
homogeneizar a mistura, sendo todos os componentes secos misturados primeiro e
depois se acrescenta a gua.
Os moldes podem ser preparados manualmente com soquetes ou por emprego
de maquinas de compresso, impacto, vibrao ou projeo centrfuga. A areia
utilizada pode, em grande parte, ser reutilizada necessitando apenas de um
processo para retirada de impurezas, como partes metlicas.
Este processo, como todos os outros, apresenta vantagens e desvantagens.

Vantagens: adapta-se a grandes e pequenas sries, a tecnologia pode ser


usada para metais ferrosos e no ferrosos, fcil desmoldagem, no requer
uso de equipamentos especiais, baixo custo.

7
Paulo S. Camargos

Desvantagens: acabamento superficial e tolerncias dimensionais limitadas,


vedada a utilizao s grandes peas devido baixa resistncia mecnica do
molde, pode haver incrustao de areia na superfcie da pea.

Fundio em areia seca um processo semelhante ao em areia verde, neste


caso, composto por areias sintticas ou semi-sintticas e aglomerantes orgnicos
e inorgnicos. A diferena aqui se faz pela utilizao de estufas que atingem
temperatura entre 150C e 300C ou a utilizao de maaricos para que sua
resistncia mecnica seja ampliada. Tambm comum que a superfcie em contato
com a pea seja pintada, com tinta refrataria, para melhorar o acabamento
superficial.
Diferente do molde em areia verde, este pode ser utilizado para fabricao de
peas grandes devido melhora da resistncia mecnica que se faz atravs da cura
do molde. So mais permeveis que os de areia verde e permitem uma melhora no
acabamento superficial, porm a areia no pode ser reaproveitada.
Processo de moldagem CO2/Silicato consiste na mistura de uma areia de slica
de elevada pureza com um gel viscoso,de composio ternaria de silicato de sdio
(Slica+xido de sdio+gua). Aps a mistura estar compactada o molde
submetido a um tratamento com CO2 (cerca de 11% da massa do silicato).Este
processo primeiro da origem desidratao e depois reao:

O emprego desta tcnica permite a produo de peas com preciso


dimensional superior ao obtido com areia seca, dispensa a necessidade de estufas e
proporciona uma rpida produo com resistncia elevada. Tambm apresenta
algumas desvantagens como a difcil colapsidade, componentes residuais do sdio
reduzem a refratariedade, necessidade de rigoroso controle sobre as variveis do
processo temperatura, tempo de insuflao, etc.
Processo de moldagem Shell Moulding

este processo utiliza modelos

metlicos, montados em placa-molde, os quais so aquecidos a uma temperatura de


regime entre 150C e 300C durante intervalos de

3 a 5 minutos. Os modelos

8
Paulo S. Camargos

metlicos podem ser fabricados em ferro, cobre, bronze ou lato, sobre as quais
depositada uma camada de areia termoendurecvel, pr-revestida com resina, a qual
aquece por conduo, conveco e radiao, ento ela sofre um processo de
polimerizao que liga os gros de areia em uma determinada espessura, formando
a carapaa ou Shell.A outra parte do molde feita de modo semelhante sendo as
duas partes posicionadas uma ao lado da outra, respeitando-se a simetria, a fim de
obter o molde final.
As vantagens so: a boa preciso dimensional, pode-se aplicar uma areia com
glanolometria refinada o que resulta um melhor acabamento sem prejuzo
permeabilidade. As desvantagens ficam por conta do custo elevado de todo
processo, as dimenses das peas limitadas e a areia de difcil manuseio e
armazenamento.

Figura 3: Processo de confeco de molde para fundio em Shell moulding.

9
Paulo S. Camargos

Tabela 3: Comparao geral entre os diversos tipos de moldagem

SISTEMAS DE ALIMENTAO
O massalote ou alimentador um dispositivo utilizado para compensar a
contrao do metal vertido no molde. Quando o metal comea a solidificar este
tambm contrai, isto resulta em vazios no interior da pea, este o lugar mais
propicio ao aparecimento de vazios, pois nele que esto os chamados pontos
quentes onde o metal resfria-se por ltimo. So nestes pontos em que os
massalotes so empregados servindo como reservatrio de metal para preencher
vazios e direcionar a solidificao.
Os massalotes so do tipo cilndrico (massalote aberto) ou
cilindro encimado por uma esfera (massalote cego - tambm
chamado de atmosfrico) e em relao ao molde podem se
posicionar lateralmente ou no topo da pea, sendo que1 os
mais empregados so o de topo aberto ou o lateral cego.

O alimentador atmosfrico
pode ser coberto com um material isolante a fim de
2.
que a sua superfcie permanea liquida, de modo que o metal escoe para o molde
por ao da gravidade e da presso atmosfrica.
Nos alimentadores cegos pode-se aumentar a eficcia do alimentador,
aproveitando a presso atmosfrica, com a insero no topo destes um macho
poroso para que haja contado entre o metal e a atmosfera.
1

SOARES, Gloria Almeida, Fundio: Mercado, Processos e Metalurgia, Pag. 85.

10
Paulo S. Camargos

Ao massalote so requeridas algumas propriedades para que este seja


efetivo.

Deve ter peso mnimo em relao pea para maximizar o rendimento


metlico.

Estar localizado junto aos pontos quentes e solidificando-se aps a pea


assegurando assim a alimentao de todas as partes afetadas pela
contrao.

Atuar com presso mxima durante a solidificao para que o metal seja
forado a preencher a zona quente da pea.

Contar metal suficiente para compensar a contrao.

SISTEMAS DE CANAIS
O sistema de canais responsvel pela conduo do metal liquido at o molde.
Seus principais componentes so: o funil ou copo, canal de descida, canal de
distribuio e canais de ataque. Todos estes desempenham papeis fundamentais
no s por levar o metal at o molde, mas por controlar varias variveis que
influenciam e muito na qualidade do fundido.

VARIVEIS DO SISTEMA DE ALIMENTAO


Controle das condies de escoamento: Durante o enchimento do molde devese atingir rapidamente uma velocidade constante de escoamento, devendo estas ser
previsveis e mantidas constantes de um molde para outro.
Minimizar turbulncia: A turbulncia pode acarretar em aumento de desgaste
mecnico e trmico. Pode ainda provocar defeitos devido ao arrasto de ar que
originar bolhas, produzir escrias ou incluses atravs de reaes de oxidao com
o metal.
Evitar eroso de moldes e machos: O escoamento com velocidades altas e mal
direcionadas (movimentando ao encontro de machos e paredes dos moldes), isto
pode causar peas com defeitos de incluso e alargamento da cavidade do molde
que danifica a geometria da pea.
Evitar distoro na cavidade do molde: Este fenmeno acontece principalmente
em peas de parede fina, em que a distribuio no uniforme do calor pode gerar

11
Paulo S. Camargos

padres de solidificao indesejveis que provocam distores e fissuras a quente


nas peas.

ELEMENTOS DE PROJETO PARA FUNDIO


Este talvez seja a parte que definir a qualidade da pea, claro que a qualidade
da areia, o emprego de tcnicas corretas e o conhecimento profundo de todo projeto
so muito importantes, porm o projeto deve levar em conta praticamente todas as
variveis. Aqui sero abordadas apenas partes destas, so elas: mudana na
espessura de seo, concentrao de calor, linhas de apartao dos moldes,
formao de rechupes, concentrao de tenses, traado para evitar a reteno de
gases.
Variao da espessura: Esta deve ser gradual. Os ngulos de entrada
repentinos no so recomendveis, prefervel que ambas as sees tenham a
linha central comum, o melhor projeto aquele no qual a mudana de seo se
encontra inteiramente ao longo de um lado da seo fina.

Figura 4: Representao da melhoria de um projeto aplicando-se as regras mencionadas


acima.

A variao gradual da espessura ajuda a combater o arraste de ar para dentro


do molde.
Concentrao de calor: O aumento da massa numa junta pode favorecer o
aparecimento de pontos quentes, para que isso no acontea so utilizados alguns
mtodos para diminuir a espessura, como por exemplo, projetar membros da unio
de espessura menores possvel, para junes do tipo x, desloca-se dois ramos de
lados opostos.

12
Paulo S. Camargos

Figura 5: Mtodos que reduzem a concentrao de calor.

Linhas de apartao dos moldes: A linha de apartao o encontro entre as


partes da caixa de moldagem (superfcie de contado entre as caixas), na maioria dos
casos so necessrias apenas duas caixas de moldagem, porm para peas mais
complexas pode-se exigir mais. O maior nmero de linhas de apartao traz alguns
problemas, os riscos de deteriorao do molde so maiores, intensifica-se o perigo
de fuga do metal durante o vazamento e torna a rebarbagem mais trabalhosa, logo
seu emprego deve ser dosado tomando-se algumas regras: preferir linhas de
apartao planas e horizontais e procurar alternativas ao traado, diminuindo assim
o nmero de linhas de apartao.
Concentrao de tenses: Os fatores de concentrao de tenses so
especificados atravs de medidas fotoelsticas ou por utilizao do extensmetro. A
alta taxa concentrao de tenses causa trincas na pea. O grfico abaixo
representa uma tcnica para reduo da concentrao de tenses.

13
Paulo S. Camargos

Figura 6: Fator que influencia na concentrao de tenses.

Formao de rechupes: Rechupes so vazios formados no seio da pea


conseqente contrao do metal liquido em razo da solidificao. Devido aos
gradientes trmicos a solidificao tem inicio nas periferias da pea.
A formao de rechupes pode ser evitada recorrendo-se a: utilizao de
alimentadores, ou seja, reservatrio que fornece metal liquido aos pontos quentes da
pea. A utilizao de alimentadores imposta pela forma da pea e pelo seu volume
e condicionado pelo consumo de metal e utilizao de arrefecedores que
direcionam a solidificao.
Traados para evitar a reteno de gases: A formao de poros no interior das
peas pode acontecer devido a reteno de ar, por inadequao de projeto. Isto
pode ser evitado realizando traados com comunicaes entre o interior e o exterior
do molde (de preferncia para a parte superior no sentido de enchimento); evitar
formas complicadas que obriguem os gases a tomar percursos sinuosos e reduzir ao
mnimo as partes macias.

14
Paulo S. Camargos

REFERNCIAS
1.

SOARES, Gloria, Fundio: Mercado, Processos e Metalurgia, COPPE/UFRJ,

2000.
2.

MACHADO, Izabel, Processos de Fundio e Sinterizao, UFMG, 2002.

3.

CHIAVERINI, V., Tecnologia Mecnica Processos de fabricao e tratamento,

McGraw-Hill, 1986.
4.

BELEEY, Peter, Foundry Technology, Butterworth-Heinemann, 2001.

5.

FERREIRA, Jos M. G. Carvalho, Tecnologia da Fundio, Fundao Calouste

Gulbenkian, 1999.
6.

ASSOCIAO BRASILEIRA DE FUNDIO ABIFA, Manual Tcnico de

Vendas: Ao, So Paulo, p.10.


7.

TORRE, Jorge, Manual Prtico de Fundio, Hemus, 1975.

8.

THE MATERIALS INFORMATION SOCIETY - ASM, Metals Handbook V.15

Casting, 1988.

15
Paulo S. Camargos