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Samuel de Almeida
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COMO
ATRAIR
CLIENTES
E VENDER
MUITO MAIS
com
GOOGLE ADWORDS
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Seja para termos bem amplos como "futebol", seja para expresses de
sentido restrito como "camisa da seleo brasileira em 1970", a primeira
pgina do Google o local onde - provavelmente - est reunido o maior
nmero de pessoas interessadas neste tema, seja no mundo, no Brasil, ou
na sua cidade.
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Agora que voc j sabe o que o Google Adwords e quais suas vantagens,
vamos l conferir algumas dicas para tirar o melhor proveito dessa
ferramenta para seus negcios.
Glossrio
Bom, para comear, vamos conhecer os principais termos do programa,
para no haver dvidas durante a leitura. Nas prximas pginas, apresento
um breve glossrio do Adwords com as nomeaes que precisamos
conhecer a princpio:
Anncio Grfico
Uma das formas de anncios pelo Google. Sabe aquelas imagens (banners)
que as marcas colocam nos jornais e revistas? basicamente o mesmo
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Campanha
Canal
Clique
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CPC Mximo
O Custo por Clique Mximo o valor mais alto que voc deseja pagar por
clique em seu anncio. Como o sistema de Adwords baseado em leiles,
cada vez que algum realiza uma busca feito um rastreamento dentro da
rede do Google, e os anncios com CPC mais alto aparecero em
destaque. Um bnus aqui, que voc no paga o quanto define como CPC
mximo, mas sim, o quanto o concorrente que fica na posio
imediatamente abaixo da sua definiu como o CPC mximo dele.
O CPM uma forma diferente de pagar pelos seus anncios, aqui voc no
seleciona o valor mximo por um clique, escolhe quando quer pagar para
cada vez que seu anncio aparea mil vezes. mais til quando se deseja
aes de propagao da marca, e no de venda. S aplicvel na Rede de
Display.
Grupos de Anncios
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Impresso
Uma impresso ocorre cada vez que seu anncio aparece em uma
pesquisa ou banner.
ndice de Qualidade
Player
Oramento Dirio
Otimizao
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Palavra-Chave
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A partir da, voc vai descobrir quais os termos com mais buscas no seu
segmento e poder criar anncios cujo ttulo seja determinado termo A ou B,
criando maior relevncia e identificao para o usurio.
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URL
de
visualizao
deve
comear
com
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2.2.2. Vantagens
Alm disso, outra anlise realizada pelo Google mostra que a Rede de
Pesquisa leva a uma converso mdia de 26%, enquanto a Rede de Display
tem um ndice de 34%. Por outro lado, o Display costuma ter um CPC e um
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custo por venda maior que a Pesquisa, por isso, interessante manter
campanhas que abordem seu pblico alvo em ambos os espaos.
3. Leilo do Google
Voc sabe como o Google escolhe qual anncio ir aparecer em primeiro
lugar? A primeira ideia que surge quem paga mais aparece primeiro.
Mas como essa conta fecharia se todos tivessem o mesmo CPC? o que
vamos entender agora.
Quem melhor para julgar algo do que toda a internet? Atravs dos
algoritmos do Google, quanto mais pessoas clicam em um anncio, maior
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3.2.2. Relevncia
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Vamos montar uma pequena tabela para entender essa relao:
Anncio
CPC Mximo
ndice de Qualidade
AdRank
01
R$ 4,00
12
02
R$ 2,50
10
03
R$ 2,00
12
04
R$ 1,50
10
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Revisando
Tenho algumas tabelas para explicar como um anncio melhor ter sempre
um preo menor, acompanhe. Pra comear, assim seria o esquema de
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Posio
CPC Mximo
CPC Real
R$ 4,00
R$ 3,00
R$ 3,00
R$ 2,00
R$ 2,00
R$ 1,00
R$ 1,00
CPC Mximo x CPC Real: No Google, voc paga menos do que oferece,
pois o CPC Real, que o valor que voc de fato desembolsa, est
associado ao CPC Mximo oferecido pelo concorrente logo abaixo.
Acontece que, num modelo com alguns poucos clientes, seria fcil controlar
essa organizao, mas no o caso para uma empresa que lida com
terrabytes de informao de milhes de clientes todos os dias, por isso, foi
preciso para o Google adicionar um diferencial, que o IQ, composto pelas
variveis que j vimos acima. A prxima tabela mostra como so
classificados os anncios com base na frmula CPC x IQ = AdRank.
Anncio
CPC Mximo
IQ
AdRank
Posio
01
R$ 6,00
02
R$ 3,00
03
R$ 2,00
12
04
R$ 1,00
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Aqui vai o segredo do clique mais barato: Se o seu IQ subisse de 8 para 10,
por exemplo, a conta agora seria: Preo = (3x6) / 10 = R$ 0,60. Pode
parecer pouco, mas a diferena que isso faria em uma campanha com
oramento dirio de apenas 12 reais, seriam 120 cliques a mais por ms!
4. Palavras-Chave
Todos ns fazemos buscas o tempo inteiro na internet, e a maioria delas
pelo Google. Pode ser, inclusive, que este tenha sido o caminho para voc
chegar at o meu e-book. Quando digitamos algo na busca e damos Enter,
o que digitado uma palavra-chave, independente de ser mesmo uma
palavra, ou uma frase inteira.
Isto no pode ser tratado como algo aleatrio, ou por sorte; voc precisa
estar bem colocado para as palavras certas, referentes ao seu negcio.
Vou pegar o meu exemplo, de nada adiantaria eu escrever sobre Google
Adwords e comprar cliques em buscas por Facebook, s por que uma
palavra muito buscada. Talvez nem mesmo a palavra "adwords" que tem
135mil buscas mensais no Brasil seja interessante, a depender do interesse
que eu tenha com a campanha, e tambm por que a maioria dos que
buscam esse termo, querem acessar o programa, e no aprender sobre ele.
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5.1. Prtica
Caso queira usar uma ferramenta online, encontrei este site que conta
quantas
palavras
caracteres
esto
sendo
digitados
na
frase:
http://www.contadordecaracteres.com/
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5.2. Testes
O prprio Adwords pode ser explorado para mostrar o que converte mais.
Essa uma das dicas que citei no comeo do e-book. Crie duas campanhas
de oramento baixo, pode ser apenas R$ 20,00 pra cada uma. As duas
devem ter as mesmas palavras-chave, pblico-alvo e oramento dirio.
Tambm use o mesmo ttulo e a mesma URL de visualizao para as duas,
e em cada descrio utilize uma das frases que voc criou anteriormente.
Agora s esperar pra ver qual ter maior taxa de cliques. Para ter
resultados ainda melhores, repita esse procedimento, agora usando a
descrio que teve o melhor resultado, e criando dois ttulos diferentes.
Fazer esse tipo de teste a melhor maneira de criar bons anncios, e o que
for investido no ser desperdiado, pois os cliques pagos j sero levados
normalmente ao seu site.
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Google) do valor que o cliente de Adwords pagou por aquele clique. Como
voc sabe, o custo por um clique no muito alto, ento para ter um bom
rendimento com o Adsense, preciso ter muitas pessoas acessando o site.
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Liste todas as pginas e atribua um ponto para cada um dos fatores acima,
e mais um ponto para os da 5 pgina de resultados, 2 para os da 4... at
chegar a 5 pontos para os da primeira. No fim, ordene-os por nota e escolha
os 10 ou 20 melhores para inserir na sua lista de canais gerenciados.
Lembra quando falamos sobre Rede de Pesquisa e a importncia de estar
com seu anncio na primeira pgina do Google para uma palavra-chave?
Aqui vale o mesmo princpio, com uma pequena diferena: ao invs de
colocar sua propaganda diretamente na primeira pgina, voc vai coloc-la
nos sites que l esto devido a um bom trabalho de SEO.
Outra dica nunca direcionar seus anncios para a pgina principal do site.
Se voc est mostrando um produto, faa com que quem clique nele v
para a pgina do produto, se no est mostrando um, ento pare a
campanha agora e comece outra em que esteja.
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Essas trs regras simples pode ser o diferencial entre aparecer no topo dos
resultados de pesquisa ou mais abaixo, e tambm podem lhe poupar alguns
reais ao fim do ms, pratique cada uma delas. At mais!
Outras dicas
9. Acompanhe a converso
Um dos termos que citei na dica dois foi CTR. Essa sigla quer dizer Coste
to Rate, e representa a taxa de converso dos seus anncios. Taxa de
converso o nmero de pessoas que veem a sua propaganda, e clicam
para ir at o seu site, representando uma converso efetiva.
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Essa dica complementa a anterior, formando junto com ela uma campanha
mais precisa que atinja pblicos bem segmentados. Buscando pelo termo
[carros usados], a ferramenta de palavras-chave do Google (que ns
veremos melhor na prxima dica) nos mostra que existem cerca de 301 000
buscas mensais para tal palavra-chave. Olhando os termos relacionados,
podemos ver que [carros usados rj], [carros usados bh] e [carros usados
curitiba] somam cerca de 25 000 pesquisas/ms. Considerando que voc
no tenha ainda um negcio com fora para vender fora da sua cidade, So
Paulo, por exemplo, no interessante ter pessoas do Rio, BH ou Curitiba
clicando em seus anncios.
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Quando uma empresa pensa em propaganda, como ela pode calcular qual
o retorno que uma campanha na TV ou em meios impressos lhe gera?
Existe apenas um monitoramento, que muito pouco para influenciar a
fazer uma prxima campanha melhor, que o aumento nas vendas. J na
internet, cada bom programa ou ferramenta sempre gera dezenas de
grficos, nmeros e comparativos para mostrar o que lhe trouxe bons
resultados e de que forma, para que possa manter o que foi bem feito e
descartar aquilo que atrapalha o seu crescimento.
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Uma das melhores tcnicas para essa melhora o Teste A/B. Ele consiste
em criar dois anncios (tambm vale para pginas, ou quase tudo que voc
compartilhe) praticamente idnticos, e mudar uma nica caracterstica, para
medir qual verso tem um rendimento superior. Veja os exemplos na
prxima pgina:
Anncio A
Saiba mais sobre Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!
Anncio B
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!
Anncio C
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Dicas para fazer campanhas mais lucrativas
Aparea mais, gastando menos!
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Anncio D
Fature mais com Adwords
http://www.agenciaintuitiva.com/
Aprenda a fazer campanhas que vendem!
Aparea mais, gastando menos!
Deu pra sacar como funcionam os testes? Vamos dizer que com o ttulo A
Saiba mais sobre Adwords eu tivesse uma converso de 20% e com o
ttulo B Fature mais com Adwords esta fosse de 30%, e com a descrio
C Dicas para fazer campanhas mais lucrativas eu mantivesse os 30%, e
com a descrio D Aprenda a fazer campanhas que vendem! a minha
taxa casse para 25%, estaria claro que melhor usar o ttulo B com a
descrio C para obter mais cliques. Esses testes valem para o que
aparente, como os ttulos e descries, mas tambm para fatores internos,
como palavras-chave, CPC e segmentao geogrfica (anncios s para
um estado, por exemplo). No h outra forma de descobrir qual a melhor
opo dentre todas que voc pode criar, apenas testando, ento no v
pelo achismo, teste cada fator possvel da sua campanha!
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Com ela, voc pode adicionar o nmero do seu telefone comercial, e ainda
d a oportunidade da ligao por um clique, caso o usurio tenha
programas de chamada no computador dele.
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Encerramento
Bom, eu espero que ao chegar aqui no fim deste e-book voc esteja mais
seguro para investir seu dinheiro no Adwords. Garanto, por experincia em
quase dois anos de testes, que esta a melhor ferramenta de divulgao.
isso, encerro por aqui o e-book e essa pequena histria. Agora com
voc colocar em ao tudo o que aprendeu nessas pginas, e se precisar
de um parceiro par alavancar seus negcios, conte com a Agncia Intuitiva.
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