You are on page 1of 33

SUÍÇA

Cultura

Introdução
A propósito da disciplina de Sociologia, nós iremos
abordar o subtema “Suíça”, tendo em conta o tema
“Cultura”, desenvolvido em sala de aula.
Para melhor o compreendermos iremos desenvolver
a questão do idioma, o porquê deste, e como este
influencia a cultura em cada uma das regiões.
Iremos dar a conhecer o porquê da Suíça ser um país
multicultural, e como a sua cultura é tão diferente de
uma região para outra, sobretudo na Gastronomia.

Suíça – Cantões e Municipalidades

Aprovam as suas leis tributárias e dirigem os seus próprios sistemas. havendo também a existência de semicantões. como o educacional. Possui uma área de 41 290 km² dos quais 1 289 km² são cobertos por lagos. é um pequeno estado federal localizado no centro da Europa. Confederação Suíça. Os Governos Cantonais são formados por cinco a sete membros. eleitos pelo povo. Composta por 26 cantões. Confederação Helvética. . o de serviços sociais e o policial. ou ainda.8 milhões e cada cantão tem a sua própria constituição (aprovada pelo parlamento federal).A Suíça. A população suíça é de aproximadamente 7. Berna é a capital administrativa.

mais rígidos e conservadores. tornando-se bilingues. Falantes alemães . 7% e menos de 1% da população. 20%. divertidos e comunicativos. italiano e reto-romano ou romanche. Falantes italianos . Estas quatro línguas oficiais são faladas. Ideologias e culturas: Falantes franceses . As pessoas nas áreas fronteiriças entre duas línguas vão crescendo a aprender ambas as línguas. francês. . respetivamente.mais abertos e liberais. por cerca de 64%.Idiomas A Suíça tem quatro idiomas nacionais: alemão.alegres.

enquanto o italiano abrange o Ticino e o sul do vizinho cantão dos Grisões. sendo que estes são diferentes um pouco por todo o país. O francês é falado no oeste do país.Idiomas O facto linguístico mais notável envolvendo o alemão falado na Suíça é o uso do dialeto para a comunicação falada. O romanche é falado apenas nos Grisões (Graubünden). havendo assim diversos dialetos. . e do “bom” alemão para comunicação escrita.

assumiu um perfil de grande importância nos últimos anos. como idioma de contatos internacionais. mas. .Idiomas Nota: acredita-se que o inglês seja uma língua utilizada por não mais que um por cento dos habitantes.

Berna Capital da Suíça. uma das mais belas cidades do país. Genebra Segunda maior cidade da Suíça. são: Zurique Maior cidade da Suíça. . sede europeia das Nações Unidas. cidade global e centro económico.Cidades As maiores cidades helvéticas. do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e de outras importantes organizações governamentais e não-governamentais. Basileia Centro industrial e comercial do país.

quase mediterrânea.Cidades Lucerna ou Luzern (em alemão) Compete com a capital na categoria das mais belas cidades do país. com uma atmosfera completamente oposta às regiões suíças de língua alemã ou francesa. sendo apelidada de “cidade romântica da Suíça”. Lausanne Sede do Comitê Olímpico Internacional desde 1914. . situado no cantão do Ticino. Locarno Um dos lugares mais quentes do país. situada na margem ocidental do grande Lago de Lucerna.

Cidades Berna Luzern .

Patrocínio Cultural A promoção cultural na Suíça . como está fixado na Constituição desde 2000.está no limite de competência dos cantões.assim como a educação . .

Costumes e festivais Do carnaval às festas de canto tradicional: os costumes e tradições suíças são tão variados quanto cada um dos cantões helvéticos. Exemplos: Carnaval e Fanfarras Mercado da Cebola Feira do Canto Tradicional (Jodel) .

Costumes e festivais Carnaval e Fanfarras .

Costumes e festivais Mercado da Cebola .

youtube.Costumes e festivais Feira do Canto Tradicional (Jodel) https://www.com/watch?v=k3GTxRt4iao .

Suíça . com os seus lagos de águas cristalinas e cintilantes e as suas densas florestas. leva muito a sério os programas turísticos de recreação ao ar livre.Lazer A Suíça. Luzern. abençoada pela natureza. Exemplos: Esqui Caminhada Patinagem Canoagem Etc. Lago dos Quatro Cantões. com alguns dos mais altos e desafiadores picos europeus.

fotografia . Clube Alpino Suíço.Lazer Nota: a Associação de Teleféricos da Suíça tem centenas de associados que lá trabalham e mantêm as suas instalações. cabana Associação de Teleféricos da Suíça.500 leitos nos Alpes Suíços. O Clube Alpino Suíço cuida mais de 150 cabanas com cerca de 9.

fotografia .Cultura Corneta Alpina.

youtube. temos o Jodel. Entre os géneros modernos. jazz e música clássica.Música Em relação à música folclórica. com o seu fondue. estes são variados e vão desde o yodel até ao rock.com/watch?v=sZ53ZFqo42s . e o canto coral tão típico na Suíça. https://www.

Zurique . com as suas mais de 1000 casas. Entre eles. a todos os tipos de gostos. catalogada entre os países com maior índice de museus per capita do mundo. destacam-se: Museu Nacional Suíço Museu Suíço dos transportes Museu de Arte de Zurique Museu de Arte de Basileia Museu Nacional Suíço.Museus A Suíça. atende.

sejam estrangeiros ou nacionais. Grandes feiras de artes como a Art Basel (Basileia) transformaram-se numa plataforma de trabalho para artistas de renome internacional. . Existem muitas galerias na Suíça que apresentam o trabalho de artistas contemporâneos.Pintores e escultores Os estilos dos artistas suíços vão desde o lúdico até o grotesco.

“Alien” .Pintores e escultores “RG” Giger.

Jean-Jacques Rousseau. fotografia . fotografia Jeremias Gotthelf. fotografia Francesco Chiesa.Escritores Do clássico às contemporâneas. O país tem uma tradição literária que se estende pelas quatro línguas nacionais. os suíços são apaixonados pela leitura.

nasceu e cresceu em Genebra • Jeremias Gotthelf (1797-1854). que era tanto poeta como prosador. .Escritores Idioma Francês Idioma Alemão Idioma Italiano • Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). um clérigo que escreveu sobre a vida campestre na região do Emmental • romancista Gottfried Keller (1819-1890) • Escritores suíços em língua italiana tendem a permanecer intimamente ligados à tão bem conhecida vizinha Itália • O escritor mais famoso desta linha foi Francesco Chiesa.

Heidi. sem sombra de dúvidas. fotografia . Sua criadora foi Johanna Spyri (1827-1901). Heidi é a heroína de um dos livros infantis mais famosos do mundo.Escritores O personagem mais famoso da literatura suíça de língua alemã. “Heidi”. é.

Escritores Outro escritor suíço. fotografia . autor de “Sidarta”. Hermann Hesse (1877-1962). Hermann Hesse. foi um escritor alemão que se naturalizou suíço em 1923.

a ópera e a dança. Também outras vertentes desta arte. possuindo ou não orquestras e companhias de balé. . todas estas cidades possuem um nome "teatral" que vai além das suas delimitações. bastante presentes na Suíça. Zurique. recebem a maior fatia do orçamento municipal destinado às artes. Berna. Basileia. Os teatros maiores. são: o teatro open air.Teatro A Suíça possui uma longa e rica tradição nas artes cénicas.

Teatro Grande parte das encenações e produções estão linguisticamente enraizadas à região. mas Friedrich Dürrenmatt transcendeu estas estruturas. alcançando um renome mundial como dramaturgo. fotografia . Friedrich Dürrenmatt.

. Eles oferecem mais de 142 mil leitos.Desenvolvimento Histórico A Suíça tornou-se um destino turístico somente há cerca de 150 anos. Antigamente. os únicos visitantes que atravessavam o país eram pelegrinos com destino à Itália ou à Espanha. caixeiros viajantes com os seus cortejos de cavalos carregados e alguns naturalistas pioneiros que desejavam explorar os alpes e a sua fauna e flora.000 hotéis no país. Os suíços estão ávidos viajantes no seu próprio país: em 2009. Atualmente são aproximadamente 35 milhões de pernoites por ano. Ambos os números diminuíram nas últimas décadas. aos escritores do Romantismo e apaixonados por aventuras. Hoje existem mais de 5. sobretudo graças aos naturalistas. os turistas nacionais foram responsáveis por quase metade dos pernoites no país dos Alpes.

.

Gastronomia .

como a maior parte do país. como esta dá grande importância às artes.Conclusão Com este trabalho. Em suma. e os seus lagos. apesar da sua área. . para a beleza dos Alpes. são também muito belas. que de tão importantes. Aliás. com diversas cidades influentes. com especial destaque. foi-nos possível ficar com uma melhor noção da cultura Suíça. com as suas paisagens montanhosas. e como os discernes regionais influenciam a própria forma de ser do indivíduo. a Suíça é um país.

Trabalho realizado por: Catarina Vilelas Daniel Costa Filipa Elisiário Maria Annes Ano/Turma: 12º LH2 Disciplina: Sociologia Prof.: Ana Basto .