Sie sind auf Seite 1von 2

A acentuação das palavras 1

Bárbara Poli Uliano

Todo mundo já viu esse assunto na escola. Quando estudou para a prova, provavelmente, decorou “tudinho”. E agora, leitor, que você já deixou os bancos escolares ou, quem sabe, ainda esteja neles, você ainda se lembra dessa matéria? Possui tudo guardado na memória? Arrisco palpitar que a maioria das respostas será um “não”.

Realmente a acentuação é um item essencial para uma boa escrita. Em vez de decorar, que tal apreender? Isso mesmo, “prender” o conhecimento. Talvez, o seu obstáculo esteja exatamente nesse verbo nominado “decorar”. Nossa coluna é feita exatamente para ajudá-lo. Assim vamos rever ou ver rapidamente as regras para a acentuação.

A Língua Portuguesa classifica suas palavras, quanto à posição das sílabas tônicas, em oxítonas , paroxítonas e proparoxítonas. As primeiras são reconhecidas por possuírem a sílaba tônica (a que soa “mais forte” no momento da fala) na última sílaba. É o caso de “ca ”. Já nas paroxítonas, a sílaba tônica se encontra na penúltima posição. “Ca ter” se encaixa como exemplo disso. As proparoxítonas são identificadas pela sílaba tônica localizada na antepenúltima posição, como no meu nome: Bár bara.

Após entender o porquê dos nomes e, claro, ter conhecimento da separação silábica; é preciso lembrar e/ou aprender as regras de acentuação de cada uma das classificações que vimos. Dessa forma, as oxítonas são acentuadas se além de possuírem a última sílaba tônica, essa terminar em A, E, O no plural ou singular. Palavras terminadas em “em” ou “ens” igualmente: “para béns ”. Por que é interessante saber isso? Há palavras que mesmo sendo oxítonas não são acentuadas porque fogem à regra. “Caju”, por exemplo, não é acentuada, apesar de possuir o “ju” como sua sílaba tônica, mas como não termina em A, E ou O não leva acento.

Existem também as monossílabas, palavras, que como o próprio nome explica, possuem apenas uma sílaba. Todas elas serão acentuadas se forem tônicas e encerrarem em A, E, O estando no singular ou plural. A regra é muito próxima da que rege as palavras oxítonas. Associar essa duas classificações fica mais fácil porque a regra é bastante semelhante. Assim, os monossílabos tônicos , e sempre serão acentuados. Jamais caia

1 Texto originalmente publicado no Jornal do Bairro.

na tentação de acentuar “tu”, “nu” só porque são “fortes” na pronúncia, muito menos aquele monossílabo iniciado por “c” e terminado por “u”. Além de você correr o risco de ser incompreendido, será tachado de ignorante no compete à boa escrita.

Na próxima edição, veremos as proparoxítonas e paroxítonas. Essas particularmente merecerão um olhar mais cuidadoso, porque nelas o Novo Acordo Ortográfico impele algumas mudanças. Nada muito complicado, entretanto você, caro leitor, precisa estar por dentro delas. Até lá.