You are on page 1of 11

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Leandro Ribeiro Rêgo

SIOPE: PRIORITARIO PARA AS INFORMAÇÕES QUE A
POPULAÇÃO PRECISAS NOS DIASS DE HOJE

Maria da Paz Ramalho de Carvalho Gonçalves

Sucupira do Norte
2015

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA Leandro Ribeiro Rêgo SIOPE: PRIORITARIO PARA AS INFORMAÇÕES QUE A POPULAÇÃO PRECISAS NOS DIASS DE HOJE Trabalho final de conclusão do curso SIOPE no âmbito do Programa Formação Pela Escola. Maria da Paz Ramalho de Carvalho Gonçalves Sucupira do Norte 2015 1 .

Limites constitucionais. Palavras-chave: Receitas de impostos. Conclui-se com base nos dados divulgados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE. o objetivo consiste em verificar os limites constitucionais de aplicação na área da educação dos municípios. 2 . Educação. Desse modo.RESUMO Com os avanços tecnológicos e a era da informação. a qual representa um fator importante para constatação do desenvolvimento do município e qualidade de vida dos cidadãos e o compromisso do gestor com ações que prioriza a manutenção e desenvolvimento do ensino. torna-se cada vez mais fácil a divulgação de dados para que a sociedade conheça a realidade de cada município. Neste contexto a aplicação mínima de recursos na área de educação dos municípios é derivada da receita de impostos.

...........................................................................................................................10 3 ..............................................05 CONCLUSÃO.............................................................................................09 REFERÊNCIAS............................................................................................................................SUMÁRIO INTRODUÇÃO.....04 DESENVOLVIMENTO....................................................................

INTRODUÇÃO A Constituição Brasileira de 1988 determina a formação do poder público em quatro esferas. 4 . Distrito Federal e Municípios. baseado no sistema da imposto de renda e na ideia de que para elaborar qualquer política pública é necessário conhecer em que estão sendo aplicados os recursos. estados. armazenamento. se no Ensino Fundamental ou na Educação Infantil. com o objetivo de identificar quanto se investia na educação Pública no Brasil. Foi a dúvida que originou a necessidade de criação do sistema. adequando-se também a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº101/2000). como por exemplo. Caráter declaratório. Cristovam Buarque. transparência. disponibilização e extração dos dados. apresenta as seguintes características: Inserção e atualização permanente de dados da União. O SIOPE foi criado em 2006 a partir de uma demanda do então Ministro da Educação. Estados. despesas segundo níveis de ensino e natureza. O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação – SIOPE é o sistema eletrônico. a saber: União. recursos vinculados à educação. que trata da gestão de recursos fundamentado nos princípios de planejamento. e quais as necessidades. controle e de responsabilidade com os gastos públicos. pelo Distrito Federal e pelos Municípios. O Siope foi pensado de forma a alcançar todos os municípios do território nacional. sobre: receitas totais. Publicidade das informações declaradas e dos indicadores calculados. que coleta e disponibiliza os dados consolidados da união. operacionalizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE. Correspondência entre as informações declaradas na base de dados com os demonstrativos contábeis publicados pelos entes da federação. Processos informatizados de declaração. Realização de cálculo automático dos percentuais mínimos aplicados em manutenção e desenvolvimento de ensino de acordo com a metodologia adotada. pelos Estados. distrito federal e municípios.

p. responsável pelo levantamento de dados 5 . os mecanismos de controle social dos gastos na manutenção e desenvolvimento do ensino. A publicidade na administração pública brasileira está estabelecida como princípio na Constituição Federal de 1988. ampliando o nível de acesso dos cidadãos às informações sobre a gestão pública. para a melhoria da qualidade dos serviços prestados à sociedade. (2007. de acordo com Culau e Fortis (2006. Os indicadores gerados pelo SIOPE vão assegurar ainda maior transparência da gestão educacional. o sistema contribui para garantir maior efetividade e eficácia das despesas públicas em educação e. 1). cumpre a função de aproximar o Estado da sociedade. da igualdade de oportunidades. pois auxilio no planejamento das ações. calcula a aplicação da receita vinculada à manutenção e desenvolvimento do ensino de cada ente da federação. em última instância. Desta forma. da efetividade e da qualidade do ensino público.al. trazendo informações necessárias e atualizadas sobre as receitas públicas e os correspondentes recursos vinculados. p. municípios e distrito federal. visando à padronização de tratamento gerencial. Neto et.DESENVOLVIMENTO O SIOPE. 78) destacam que extrai-se do princípio da publicidade que o povo tem o direito de conhecer os atos praticados na administração pública para o exercício do controle social. O Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação poderá subsidiar a definição e a implementação de políticas de financiamento orientadas para a promoção da inclusão educacional. derivado do exercício do poder democrático. os entes públicos devem obedecer a tal princípio e prestar contas ao Poder Legislativo e à sociedade. da equidade. Dessa forma. O principal objetivo do SIOPE é levar ao conhecimento da sociedade nacional o quanto as três esferas de governo investem efetivamente em educação em todo o país. A origem do Sistema encontra-se ligada às atividades do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A implantação deste sistema se reveste de particular importância para os gestores educacionais dos estados. assim. Para desempenhar tal função o controle social deve contar com a transparência pública que. fortalecendo.

com base na análise tem produzido e calculado indicadores sobre gastos em educação. para qualquer pessoa. Em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). desenvolvida pela Autarquia. bem como pelo Distrito Federal. o Inep. Essa atividade.sobre financiamento e investimentos do setor público em educação. foi organizado em três módulos. com base na análise dos balanços da União. Em relação ao âmbito municipal. de maneira organizada. Distrito Federal e governo federal. permite ao governo federal identificar como é feita a distribuição de recursos nos diferentes níveis e modalidades de ensino dos governos municipais. consolidados por cada esfera de governo. desenvolveu o Sistema Nacional de Informações de Gasto Social (Sing). escolhidos pelo tamanho da população. estaduais. por parte dos entes federados. o Inep. que possibilitava a coleta e o tratamento dos dados de financiamento e investimentos públicos em educação. da Universidade Federal de Minas Gerais. III) Relatórios (Saída): módulo que permite o acesso e a impressão de relatórios variados. estados. a inclusão das informações referentes às receitas totais e aos investimentos públicos em educações efetuadas por cada estado e município brasileiro. 6 . incluindo as entidades da administração indireta. Este módulo encontra-se disponível na página do Siope. tem produzido e calculado indicadores sobre gastos em educação. enquanto sistema informatizado. com o apoio do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar). O Siope. Na busca do aprimoramento e agilização do processo de tratamento das informações educacionais.fnde. dos 26 estados.br). o Sing baseava-se em uma amostra estratificada dos estados brasileiros. em 2001. envolvendo cerca de 280 municípios. a partir dos balanços publicados pelos municípios. Originalmente. II) Banco de Dados (Armazenamento): guarda os dados declarados e transmitidos pelos entes. distrital e federal. do Distrito Federal e de uma amostra representativa de municípios. desde 1997. no sítio do FNDE (www. a saber: I) Sistema de Coleta de Dados (Entrada): permite.gov. sem utilização de senha. o sistema seria composto por informações sobre os investimentos públicos em educação.

➢ Demonstrativo Fundef/Fundeb. do Distrito Federal e dos referentes aos orçamentos de educação da União.RREO . 7 . efetuado pelo usuário responsável por disponibilizar informações no sistema. o processo de preenchimento do SIOPE. O objetivo do SIOPE é tornar transparente os investimentos em educação no país por meio da disponibilização das informações referentes aos orçamentos de educação da União. As principais características do SIOPE são: ➢ Inserção e atualização permanente de dados da União. ➢ Quadro Resumo de Despesas. Essa importante etapa interessa ao usuário responsável pela disponibilização das informações. O Sistema traz. na forma de convênios. os indicadores educacionais dos municípios.Os tipos de relatórios são: ➢ Situação de entrega das informações. dos estados. ➢ Dados informados pelos municípios. Relatório Resumido da Execução Orçamentária . a toda e qualquer entidade responsável por acompanhar a execução dos recursos financeiros aplicados na educação. pelo Distrito Federal e pelos municípios. como novidade. ➢ Demonstrativo de receitas e despesas com MDE (somente em 2005). ➢ Demonstrativo da função educação. A finalidade é auxiliar no planejamento das ações e na gestão dos recursos. aos órgãos fiscalizadores.Anexo X da Lei de Responsabilidade Fiscal (a partir de 2006). pelos estados. à sociedade em geral. ➢ Indicadores. dos estados. ➢ Caráter declaratório. aos conselhos de controle social. ou seja. do Distrito Federal e dos municípios. O preenchimento dos dados solicitados é requisito para o recebimento de transferências voluntárias da União. ➢ Municípios que transmitiram as informações por faixa de população ou por UF. o preenchimento dos dados e a transmissão das informações. envolve diretamente a instalação do sistema. Em termos gerais.

➢ Processos informatizados de declaração. disponibilização e extração dos dados. armazenamento. 8 . consulte o manual disponível na seção Downloads). ➢ Correspondência entre as informações declaradas na base de dados com os demonstrativos contábeis publicados pelos entes da federação. ➢ Publicidade das informações declaradas e dos indicadores calculados. ➢ Realização de cálculo automático dos percentuais mínimos aplicados em manutenção e desenvolvimento de ensino de acordo com a metodologia adotada (para tomar conhecimento desta metodologia.

CONCLUSÃO: De tudo o que estudamos até aqui. ainda assim. cabe ressaltar que transparência não significa apenas disponibilização de dados. Outra questão que chama a atenção é o fato de termos duas fontes de dados sobre gastos educacionais e. Esta situação remete a pergunta: Qual a consequência para a sociedade que não tem acesso à informação? 9 . incrementando os mecanismos de controle legal e social em relação aos investimentos em educação. que assegura a transparência e a publicidade da gestão dos recursos públicos destinados à educação. podemos compreender o Siope como uma ferramenta fundamental. Sendo necessário avaliar a forma como estas informações estão sendo repassadas para a sociedade e se estas realmente representam instrumento para o controle social. existirem municípios em que não foi encontrado nenhum destes dados. Contudo.

fnde. ENSSLIN.br/fnde-sistemas/sistema-siope-apresentacao https://www. p. Constituição Federal. NETO.REFERÊNCIAS BRASIL. http://www.gov.gov. n. 18. ENSSLIN. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Publicidade e Transparência das Contas Públicas: obrigatoriedade e abrangência desses princípios na administração pública brasileira.fnde. Orion Augusto Platt. Leonardo. Vista &Ver. BRASIL. Flávio da. 1996.br/siope/o_que_e.jsp 10 . Contab.2007. jan. 1988./mar. CRUz. 7594. v. 1. Sandra Rolim.