Sie sind auf Seite 1von 2

Sete atitudes do vencedor

O que você acha: é fácil alcançar a vida eterna? É fácil ou difícil alcançar a salvação? Se você acha que é difícil, acertou. Se você acha que é fácil também acertou. Tudo vai depender das atitudes que você tomar. Vamos tomar o exemplo de Zaqueu, aquele homem que desejava a salvação. Ele era ruim, mau caráter, não confiável, hipócrita, explorador ganancioso. A lista de más qualidades certamente pode ser muito maior. Mais apesar de tudo isso, ele desejava ir para o céu. Com este desejo no coração, ele tomou sete atitudes que tornaram um vencedor, verdadeiro mordomo de Deus. A sua história encontra-se em S. Lucas 19:1-10.

1. Rico porém não satisfeito Zaqueu era um homem rico. Tinha muito dinheiro, mais do que muitos da cidade de Jericó. Quem não quer ser tão rico como ele? Ele tinha tudo o que queria, bem, quase tudo. Ele queria algo mais. Quanto mais dinheiro tinha, mais longe ficava da paz interior. Ele na estava satisfeito consigo mesmo. Então, o que ele fez? Tomou uma atitude feliz:

procurou Jesus!

2. Impedido, porém, perseverante Zaqueu desejava contemplar o rosto daquele cujas palavras de esperança já ouvira falar. Mas não foi fácil. As ruas estavam apinhadas, e ele era de pequena estatura. Todo mundo também queria ver Jesus. Ninguém queria abrir o caminho. Ele tentou uma, duas, três e mais vezes, porém, não desistiu. Ele continuou insistindo. Maravilhosa atitude de Zaqueu.

3. Escondido, porém, descoberto Embora Zaqueu fosse impedido de ver Jesus ele continuou a procura daquele de quem tanto precisava. Ele correu adiante da multidão, chegou a uma grande árvore a beira da estrada. O que fez aquele rico cobrador de impostos, aquele fiscal do mo=inistério da fazenda? Tomou uma corajosa atitude: subiu na árvore e escondeu-se entre os galhos para ver Jesus.

4. Desprezado, porém, chamado Ninguém se importava com Zaqueu, ninguém estava interessado nele. Jesus e não Zaqueu era o centro da atenção de toda multidão. Apesar disto, não se importava com o desprezo da multidão. Ansioso, ele vai em busca da figura que tanto almejava ver. Lá em cima da árvore, escondido e desprezado, de súbito ouve a voz que tanto Zaqueu queria

5. Indigno, porém, convidado Zaqueu não poderia acreditar no que ouvira e vira. Hospedar em sua casa a pessoa mais importante de sua vida? Ele se achava indigno de receber o filho de Deus, e na verdade ele era indigno, não merecia a presença de Jesus. Entretanto, ele precisava da sua

presença. Jesus não me importa com o que somos, nem com o que temos. O que importa para Ele é estarmos bem junto dEle.

ouvir: “Zaqueu, desce depressa

verso 5.

6. Necessitados, porém, satisfeito Diante de uma demonstração tão grande de consideração e de amor de Jesus, Zaqueu toma uma atitude de arrependimento e confissão. Essa atitude foi a mais importante de sua vida. Na presença de todos, diz algo que poucos teriam coragem de dizer: “Senhor, ”

Verso 8. Zaqueu, seu pecado, sua fraqueza, seu egoísmo, sua

prometo devolver ganância.

7. Pecador, porém, transformado Diante da sincera confissão de Zaqueu, Jesus realiza um milagre que está acima de toda compreensão humana: o milagre da transformação, o milagre do novo nascimento. Zaqueu foi transformado, já não era mais o mesmo. Só Jesus pode fazer um milagre assim, ninguém mais. Quando Jesus entra na casa, no coração e na vida de alguém, tudo muda, tudo se transforma.

Zaqueu ouviu de Jesus as mais lindas palavras que um pecador pode ouvir: “hoje, ouve salvação nesta casa”. Verso 9. Não existe coisa mais maravilhosa do mundo do que ter a certeza da salvação. “Toda alma convertida, como Zaqueu, marca a entrada de Cristo no coração pelo abandono das práticas injustas que lhes assinalaram a vida. Como chefe dos publicanos, deu provas de sua sinceridade fazendo restituição”. (DTN, p. 556). Do mesmo modo, precisamos também restituir tudo o que retemos de Deus e dos homens, e o Senhor nos dará muito mais!

“É quando se recebe Cristo como Salvador pessoal, que sobrevém salvação à alma”. Desejado de

Todas as Nações, p. 556

Lembre-se: Jesus deseja para você muito mais que sucesso, ele quer que você seja fiel. “Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida”. Apocalipse 2:10

Fonte: Jornal Órion julho 2007 - ARJS